O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.707
Reações
181.063
Pontos
1.514
Vou te falar que não é só em amd não.
Eu estava antes com a RTX 3070 e no final fantasy 7 remake dlc da yuffie, o jogo dava stutterring pra c***lho ao ponto de uma parte especifica do jogo, ele dar crash por excesso de stuttering e não importava o que eu fizesse, reduzindo ou não as configs, ele não me deixava de jeito nenhuma passar de uma parte da dlc.
Desinstalei, instalei de novo, atualizei drivers, removi usando DDU, mexi nas configs do driver da nvidia e nada.
Eu tinha a RX 6600 guardada aqui e fui testar o dlc do ff7, resultado? Rodou bem mais suave, ainda vi um stuttering aqui e ali, mas beeeeeem menos que na RTX 3070 e consegui passar da parte que dava crash na 3070 de primeira e nem deu stutterring nessa parte pra tu ter uma ideia.
No caso do final fantasy 7 é por que ele come uma memoria violenta mesmo em 1080p, o uso normal dele é sempre batendo ali 7000MB mesmo se deixar no low na rx6600, só que a 3070 por algo muito estranho o uso mesmo no low ficava em 7800MB, ou seja, ficava no limite da ram dela e acredito que quando dava o pico de 8000MB, o crash acontecia.
Resident evil 4 remake era a mesma coisa na rtx 3070 comendo muita vram, quando chega na ilha é um inferno de tanto stuttering, mas na rx6600 foi bem mais suave, parecia algo crônico da 3070.
Por isso me deu raiva e quero mandar logo uma placa de 20Gb de vram pra ver se para essa putaria.


Pode até ser, mas confesso que era muito dificil ter isso usando Geforce.


Um caso que eu lembro foi com Guitar Hero 3 e a 7600GT. Dava stutterings absurdos! Só que este jogo em específico pedia placas mais potentes, o que era um absurdo visto que rodava liso jogos muito mais bonitos e complexos. Com a 8800GT o problema foi resvolvido!


Já tive problema de perfomance, com uma FX 5600, mas aí era uma série cagada da Nvidia mesmo, as piores Geforce já feita!

Cê acredita que eu tive experiencia parecida? Eu já tive duas B450 e passei pra frente, peguei uma B550 e tudo começou a funcionar melhor?
Parece que a bios das B450 que tinham um tamanho insuficiente para a atualização e algumas até foram obrigadas a simplificar, a atualização para as gerações seguintes ficaram cagadas, quando era a primeira bios que não era simplificada, tudo funcionava melhor, mas depois que começaram a atualizar e o menu ficou parecendo tela de mdos, ficou um lixo.

Sim, como falei, nao somos os únicos! Vi depoimentos de outros quando eu comprei a mobo!
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.707
Reações
181.063
Pontos
1.514
Alguma limitação você tinha, de repente alguma limitação de VRM, mas não era o chipset.


Pode ser, se bem que a B450M Gaming da Gigabyte até que tem uma contruçao decente!

EcBoHCH.jpg




Interessante, que vendo vídeo no youtube, mesmo em 1080p, os cores subiam bem! Ficava acompanhando no HW Monitor




De qualquer modo, ajustanto PBO como eu falei, o problema subiu!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.432
Reações
176.142
Pontos
2.234
Pode ser, se bem que a B450M Gaming da Gigabyte até que tem uma contruçao decente!

EcBoHCH.jpg




Interessante, que vendo vídeo no youtube, mesmo em 1080p, os cores subiam bem! Ficava acompanhando no HW Monitor




De qualquer modo, ajustanto PBO como eu falei, o problema subiu!


Tem uma lista mais detalhada no Google Docs, mas o VRM da B450M Gaming X era Tier E (o pior é F). A B550 Gaming X já subiu pra C.
Dá quase pra dizer que o dissipador gigantesco era pra esconder a desgraça que era o VRM.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.281
Reações
28.717
Pontos
403
Atualmente estou com uma RX 6750 XT desde novembro do ano passado. Está combando com um Ryzen 5700X, ou seja, full AMD.


Isso depois de anos com a dupla Intel e Nvidia...


Gostei bastante do Adrenalin, masssss... tive problemas de stutterings aleatórios (o mais chato deles, eu resolvi) e vi pela net que é relativamente comum ter que fazer ajustes em Radeons... a placa é bem cavalinha pra faixa de preço dela (de 2k a 1.9k mais ou menos) mas continuo recomendando Nvidia. Lembro que eu não precisava ficar procurando tutorial pra fazer ajustes em Geforces... a única Geforce realmente ruim que eu tive foi a da linha FX lá em 2003, mas as placas eram ruins mesmo!

De todo modo, a 6750 XT pelo poder bruto, 12GB de VRAM e tudo mais, é um dos melhores CxB do mercado BR, isso se não se importar com Ray Tracing e dependendo do cenário, fazer ajustes finos!


Como estou no time vermelho, vou acompanhar o tópico agora.

Tenho a mesma placa, quase que a mesma experiência e a mesma opinião.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.707
Reações
181.063
Pontos
1.514

Tem uma lista mais detalhada no Google Docs, mas o VRM da B450M Gaming X era Tier E. A B550 Gaming X já subiu pra C.
Dá quase pra dizer que o dissipador gigantesco era pra esconder a desgraça que era o VRM.


pois é kkkkkkkkkkkkkkkk

E tem B450 pior que essa hahaha


De todo modo, com os ajustes lá, consegui um ganho, mas preferi pegar a B550 da MSI, que é uma placa bem mais parruda!


Depois eu vou colocar a B450 a venda!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Pode até ser, mas confesso que era muito dificil ter isso usando Geforce.


Um caso que eu lembro foi com Guitar Hero 3 e a 7600GT. Dava stutterings absurdos! Só que este jogo em específico pedia placas mais potentes, o que era um absurdo visto que rodava liso jogos muito mais bonitos e complexos. Com a 8800GT o problema foi resvolvido!


Já tive problema de perfomance, com uma FX 5600, mas aí era uma série cagada da Nvidia mesmo, as piores Geforce já feita!



Sim, como falei, nao somos os únicos! Vi depoimentos de outros quando eu comprei a mobo!
Foi por isso que decidi estudar qual placa pegar para rodar com o 7900x, vi varios reviews e cheguei a conclusão que a B650M Aorus elite AX aguentava com um pé nas costas o 7900x, 12 fases da vrm dela aguentam tranquilo e ela não era tão cara.
Já pra evitar essas cores de cabeça.
Eu confesso que fico com duvida sobre qual placa pegar no futuro, as vezes quero ir de amd por conta da vram extra e o preço, as vezes quero ir pra nvidia com mais vram do que a 3070, mas não sei se não teria mais stuttering (experiencia ruim te deixa cabreiro se era "só isso mesmo")
Jogo que não exigia tanta vram, os jogos funcionavam lindamente bem na 3070, mas esses mais pesados eram tristeza, como se a administração de vram fosse péssima na placa, o mesmo não ocorrendo com a rx6600.
 


-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.707
Reações
181.063
Pontos
1.514
Foi por isso que decidi estudar qual placa pegar para rodar com o 7900x, vi varios reviews e cheguei a conclusão que a B650M Aorus elite AX aguentava com um pé nas costas o 7900x, 12 fases da vrm dela aguentam tranquilo e ela não era tão cara.
Já pra evitar essas cores de cabeça.
Eu confesso que fico com duvida sobre qual placa pegar no futuro, as vezes quero ir de amd por conta da vram extra e o preço, as vezes quero ir pra nvidia com mais vram do que a 3070, mas não sei se não teria mais stuttering (experiencia ruim te deixa cabreiro se era "só isso mesmo")
Jogo que não exigia tanta vram, os jogos funcionavam lindamente bem na 3070, mas esses mais pesados eram tristeza, como se a administração de vram fosse péssima na placa, o mesmo não ocorrendo com a rx6600.


De todo modo, a série 6000 dizem ter consertado muito dos problemas da série 5000 e que as 7000 melhoraram bem em Ray Trancing!




Joguei um pouco do Quake 2 RTX hehehe deu pra se divertir...



Assim, sempre quis experimentar Radeon, desde a época da ATI.

A 9700Pro e 9800Pro/XT já foram meu sonho de consumo! Ganhava muito pouco na época pra fazer esse luxo! Só podia me contentar um com placa mid


Depois, quase peguei uma HD5850 de 1GB, mas acabei optando por uma GTX 460 1GB.


Resolvi arriscar com AMD agora, depois de séculos sem mexer no PC, tava com uma GTX 980 comprada em 2014!
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.855
Reações
11.606
Pontos
1.344
Pode ser, se bem que a B450M Gaming da Gigabyte até que tem uma contruçao decente!

EcBoHCH.jpg




Interessante, que vendo vídeo no youtube, mesmo em 1080p, os cores subiam bem! Ficava acompanhando no HW Monitor




De qualquer modo, ajustanto PBO como eu falei, o problema subiu!
A minha é e aqui


Tem uma lista mais detalhada no Google Docs, mas o VRM da B450M Gaming X era Tier E (o pior é F). A B550 Gaming X já subiu pra C.
Dá quase pra dizer que o dissipador gigantesco era pra esconder a desgraça que era o VRM.
Não sei se olhei errado, mas acho que a minha MSI B450M Gaming Plus está no tier C. Acho que é essa Gaming Plus mATX na lista da MSI B450.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.432
Reações
176.142
Pontos
2.234
aqui eu uso uma b450 da asus que nem dissipador no vrm tem
junto com um 5700x
ta suave

Mas funciona, ué. Só acrescenta risco, limita os turbos e capa eventuais overclocks. Minha X370GTN ITX vai de suporte até o 5900X, mas é Tier E e o recomendado é no máximo o 5600X. É responsável? Nem fodendo, Batman...Mas que vai, vai.
ITX que passa de Tier B é incomum, precisa de muitas fases e o espaço físico limita o design e de qualquer forma, eu nunca montaria um 5900X numa plataforma ITX...e numa placa-mãe que me custou, sei lá, 300 reais. :klol
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.898
Reações
11.153
Pontos
753
Mas funciona, ué. Só acrescenta risco, limita os turbos e capa eventuais overclocks. Minha X370GTN ITX vai de suporte até o 5900X, mas é Tier E e o recomendado é no máximo o 5600X. É responsável? Nem fodendo, Batman...Mas que vai, vai.
ITX que passa de Tier B é incomum, precisa de muitas fases e o espaço físico limita o design e de qualquer forma, eu nunca montaria um 5900X numa plataforma ITX...e numa placa-mãe que me custou, sei lá, 300 reais. :klol

eu nunca fiz teste de stress com esse cpu :klol
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.707
Reações
181.063
Pontos
1.514
Fiz a mesma config de PBO na B550... devo ganhar mais FPS com a RX 6750 XT

NFS Unbounded não cai dos 130 FPS em corridas (no mundo aberto fica bem mais acima) no Alto em 1080p.


peguei aquela Mech V1 de pobre da MSI e que placa "grossa", obesa mesmo, come quase todos os slots PCI-E.... na Gigabyte, que era micro ATX, consegui colocar minha plaquinha WIFI pq o slot 1x ficava acima do slot 16x da VGA. Mesmo a MSI atual sendo Full ATX, só sobram 2 slots, o x1 e o outro no formato x16 (que é x4)

Nem vou voltar com a Sound Blaster Z que eu usava, seria melhor anunciar e vender!


A GTX 980 era bem mais magrinha!
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.540
Reações
43.200
Pontos
1.003
Alguém me da um help ai

A AMD lançou uma att que cagava na RX 6600M que os china fizerma gambiarra, resumindo, você não poderia configurar do jeito que conforme a temperatura aumenta, as fans aumentam a rotação.

Beleza, eu fiz downgrade de driver e to feliz

Porém quero jogar Elden Ring novamente e o jogo não sai da tela preta inicial se não tiver com driver atualizado...

Já pode atualizar o driver? Eles arrumaram essa coisa ou não?
 

leadership

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
865
Reações
658
Pontos
784
Alguém me da um help ai

A AMD lançou uma att que cagava na RX 6600M que os china fizerma gambiarra, resumindo, você não poderia configurar do jeito que conforme a temperatura aumenta, as fans aumentam a rotação.

Beleza, eu fiz downgrade de driver e to feliz

Porém quero jogar Elden Ring novamente e o jogo não sai da tela preta inicial se não tiver com driver atualizado...

Já pode atualizar o driver? Eles arrumaram essa coisa ou não?
Eu vi videos na internet falando para gravar a bios da 6600 e assim o driver funciona bem, será que ajuda no seu caso?
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.270
Reações
7.688
Pontos
283
A 7900 XT teve o preço reduzido lá fora, de $ 899 para $ 749, para confrontar a 4070 Super.

A AMD afirmou que essa redução vai ocorrer no Brasil também.


Pesquisando aqui no https://placasdevideo.app.br/, ela está em média 5300~5600 reais atualmente.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
A 7900 XT teve o preço reduzido lá fora, de $ 899 para $ 749, para confrontar a 4070 Super.

A AMD afirmou que essa redução vai ocorrer no Brasil também.


Pesquisando aqui no https://placasdevideo.app.br/, ela está em média 5300~5600 reais atualmente.
Opa, se acontecer, já tenho minha gpu.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354


Bom relato, ainda com redução de preço, já tenho a minha futura gpu.
Se aquilo de mineração não vingar, eu aguardo a série 8000 da amd, caso contrario eu pego essa 7900XT o mais rapido que eu conseguir.
Detalhe que vendi faz algumas semanas a rtx 3070 e ela tinha varios problemas e bugs (no inicio eram poucos e no final estavam demais, lembrando a serie antiga rx500 da amd, mas não tinha chegado a tanto, pq a rx500 era assustadora), eu conseguia contornar, mas já estava ficando chato.
Fora que comprei ela depois de uma 3060ti que tive e a 3060ti eu tive a impressão que estava mais fluidos os jogos nela do que na 3070 desde o primeiro dia, eu achei estranho, mas deixei continuar e no final a placa começou a crashar jogos que usam muita vram, só que não tanta vram assim.
Testei os mesmos jogos na RX6600 aqui e não tive nem 1% dos problemas que estavam ocorrendo com a rtx 3070, eu fiquei de boca aberta o quanto a rtx 3070 já estava defeituosa, pois isso era defeito e não um problema de driver da nvidia ou algo do tipo, só percebi depois.
Mas como tudo esta indo bem com a rx6600, não tenho medo de ir na serie 7000 da amd que dizem até ser melhor que a 6000 dela, fora que mesmo antes disso tudo, eu lá na rx500 eu já achava as cores mais certinhas e bonitas nas placas da amd, a nvidia sempre achei lavada, mesmo ajustando não ficava igual a amd.
Mas apenas relatando de um bug que acabei de me lembrar e só ocorre na amd, quando abro a janela sistema, ela se fecha sozinha depois de uns 30 segundos, bizarro, mas como não uso tanto essa janela, tanto faz.
 
Ultima Edição:

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.849
Reações
1.756
Pontos
964
Amigos, uma ajuda por favor. Estou com uma 7900XTX há um ano exatamente, e há uns 3 meses, estou com um problema em que às vezes, no meio de um jogo, simplesmente eu perco o sinal de video, porém o pc continua ligado. Preciso reiniciar pelo gabinete para voltar, e quando entra no windows, a placa de vídeo fica desabilitada no gerenciamento de dispositivos. Então preciso reativa-la, e reiniciar o windows, para voltar ao normal e seguir com minha jogatina.

Pesquisando na internet, encontrei vários casos semelhantes, onde supostamente o windows update força uma atualização do driver da gpu, e consequentemente acaba cagando tudo. Desde então tentei várias soluções propostas, e nada resolveu. Não é sempre que o problema ocorre, às vezes jogo por dias sem ocorrer, e às vezes pode ocorrer até mais de uma vez por dia.

Porém, e é aqui que preciso da ajuda de vocês, estou começando a desconfiar que possa ser por outro motivo que essa placa está sendo desabilitada. Estou usando uma fonte teoricamente mais fraca que a gpu pede (DT3 700W). Pode ser esse o motivo? Quando existe um pico de consumo de energia em que a fonte não consegue entregar, ela desarma por inteira desligando o pc, ou pode somente a gpu desligar por algum mecanismo de segurança? O engraçado é que sempre usei a gpu com essa mesma fonte, e esse problema só começou a ocorrer recentemente. Temperatura da gpu não passa de 65º, acredito não ser o problema.

Se puderem ajudar, ou qualquer conselho de como poderia monitorar para tentar descobrir o motivo. Obrigado!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.898
Reações
11.153
Pontos
753
Amigos, uma ajuda por favor. Estou com uma 7900XTX há um ano exatamente, e há uns 3 meses, estou com um problema em que às vezes, no meio de um jogo, simplesmente eu perco o sinal de video, porém o pc continua ligado. Preciso reiniciar pelo gabinete para voltar, e quando entra no windows, a placa de vídeo fica desabilitada no gerenciamento de dispositivos. Então preciso reativa-la, e reiniciar o windows, para voltar ao normal e seguir com minha jogatina.

Pesquisando na internet, encontrei vários casos semelhantes, onde supostamente o windows update força uma atualização do driver da gpu, e consequentemente acaba cagando tudo. Desde então tentei várias soluções propostas, e nada resolveu. Não é sempre que o problema ocorre, às vezes jogo por dias sem ocorrer, e às vezes pode ocorrer até mais de uma vez por dia.

Porém, e é aqui que preciso da ajuda de vocês, estou começando a desconfiar que possa ser por outro motivo que essa placa está sendo desabilitada. Estou usando uma fonte teoricamente mais fraca que a gpu pede (DT3 700W). Pode ser esse o motivo? Quando existe um pico de consumo de energia em que a fonte não consegue entregar, ela desarma por inteira desligando o pc, ou pode somente a gpu desligar por algum mecanismo de segurança? O engraçado é que sempre usei a gpu com essa mesma fonte, e esse problema só começou a ocorrer recentemente. Temperatura da gpu não passa de 65º, acredito não ser o problema.

Se puderem ajudar, ou qualquer conselho de como poderia monitorar para tentar descobrir o motivo. Obrigado!

acho que o primeiro passo é passar o ddu em modo de segurança e instalar o último driver disponível da amd, sem ser beta
faz isso com o pc sem internet, baixando o driver antes
 
D

Deleted member 120622

Cê acredita que eu tive experiencia parecida? Eu já tive duas B450 e passei pra frente, peguei uma B550 e tudo começou a funcionar melhor?
Parece que a bios das B450 que tinham um tamanho insuficiente para a atualização e algumas até foram obrigadas a simplificar, a atualização para as gerações seguintes ficaram cagadas, quando era a primeira bios que não era simplificada, tudo funcionava melhor, mas depois que começaram a atualizar e o menu ficou parecendo tela de mdos, ficou um lixo.
Acho que isso acontecia nas B350, as B450 tinham um tamanho bom de BIOS. A minha B350 quando atualizei ficou estilo placa antiga, tiraram todas as firulas, simplificaram a interface gráfica, tiraram suporte pra APU antiga, não pode salvar mais perfil de OC, etc. A B450 eu atualizei e contiunou com as mesmas features. Devem ser melhoras no chipset mesmo. Talvez seja uma particularidade da sua placa.

Amigos, uma ajuda por favor. Estou com uma 7900XTX há um ano exatamente, e há uns 3 meses, estou com um problema em que às vezes, no meio de um jogo, simplesmente eu perco o sinal de video, porém o pc continua ligado. Preciso reiniciar pelo gabinete para voltar, e quando entra no windows, a placa de vídeo fica desabilitada no gerenciamento de dispositivos. Então preciso reativa-la, e reiniciar o windows, para voltar ao normal e seguir com minha jogatina.

Pesquisando na internet, encontrei vários casos semelhantes, onde supostamente o windows update força uma atualização do driver da gpu, e consequentemente acaba cagando tudo. Desde então tentei várias soluções propostas, e nada resolveu. Não é sempre que o problema ocorre, às vezes jogo por dias sem ocorrer, e às vezes pode ocorrer até mais de uma vez por dia.

Porém, e é aqui que preciso da ajuda de vocês, estou começando a desconfiar que possa ser por outro motivo que essa placa está sendo desabilitada. Estou usando uma fonte teoricamente mais fraca que a gpu pede (DT3 700W). Pode ser esse o motivo? Quando existe um pico de consumo de energia em que a fonte não consegue entregar, ela desarma por inteira desligando o pc, ou pode somente a gpu desligar por algum mecanismo de segurança? O engraçado é que sempre usei a gpu com essa mesma fonte, e esse problema só começou a ocorrer recentemente. Temperatura da gpu não passa de 65º, acredito não ser o problema.

Se puderem ajudar, ou qualquer conselho de como poderia monitorar para tentar descobrir o motivo. Obrigado!
Tira o software da equação, se não resolver seria meu primeiro chute essa fonte aí. Essas placas atuais são bem sugonas. Eu tive um problema parecido no passado, minha fonte quando era boa tinha uma eficiência legal e funcionava de boas, mas com o passar dos anos foi perdendo eficiência e acabou ficando no limite da honra pra tocar a máquina, no final das contas tive que trocar ela. É meio ruim usar a fonte sem muita margem de segurança.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Acho que isso acontecia nas B350, as B450 tinham um tamanho bom de BIOS. A minha B350 quando atualizei ficou estilo placa antiga, tiraram todas as firulas, simplificaram a interface gráfica, tiraram suporte pra APU antiga, não pode salvar mais perfil de OC, etc. A B450 eu atualizei e contiunou com as mesmas features. Devem ser melhoras no chipset mesmo. Talvez seja uma particularidade da sua placa.


Tira o software da equação, se não resolver seria meu primeiro chute essa fonte aí. Essas placas atuais são bem sugonas. Eu tive um problema parecido no passado, minha fonte quando era boa tinha uma eficiência legal e funcionava de boas, mas com o passar dos anos foi perdendo eficiência e acabou ficando no limite da honra pra tocar a máquina, no final das contas tive que trocar ela. É meio ruim usar a fonte sem muita margem de segurança.
Eu fui besta e peguei duas msi b450 na sequencia achando que uma era melhor que a outra, mas a bios nas duas eram a mesma porcaria, não cabiam nada e a interface era simplória.
Por isso fui direto para a B550 aorus que é uma baita placa.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Amigos, uma ajuda por favor. Estou com uma 7900XTX há um ano exatamente, e há uns 3 meses, estou com um problema em que às vezes, no meio de um jogo, simplesmente eu perco o sinal de video, porém o pc continua ligado. Preciso reiniciar pelo gabinete para voltar, e quando entra no windows, a placa de vídeo fica desabilitada no gerenciamento de dispositivos. Então preciso reativa-la, e reiniciar o windows, para voltar ao normal e seguir com minha jogatina.

Pesquisando na internet, encontrei vários casos semelhantes, onde supostamente o windows update força uma atualização do driver da gpu, e consequentemente acaba cagando tudo. Desde então tentei várias soluções propostas, e nada resolveu. Não é sempre que o problema ocorre, às vezes jogo por dias sem ocorrer, e às vezes pode ocorrer até mais de uma vez por dia.

Porém, e é aqui que preciso da ajuda de vocês, estou começando a desconfiar que possa ser por outro motivo que essa placa está sendo desabilitada. Estou usando uma fonte teoricamente mais fraca que a gpu pede (DT3 700W). Pode ser esse o motivo? Quando existe um pico de consumo de energia em que a fonte não consegue entregar, ela desarma por inteira desligando o pc, ou pode somente a gpu desligar por algum mecanismo de segurança? O engraçado é que sempre usei a gpu com essa mesma fonte, e esse problema só começou a ocorrer recentemente. Temperatura da gpu não passa de 65º, acredito não ser o problema.

Se puderem ajudar, ou qualquer conselho de como poderia monitorar para tentar descobrir o motivo. Obrigado!
Se já tentou isso, então é a fonte mesmo.

Painel de Controle, Sistema, Configurações Avançadas do Sistema.
Clique na aba Hardware e depois em Configurações de Instalação de Dispositivos.
Mude a definição de Sim (Recomendado) para Não e clique em aplicar e ok, reinicie o pc.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.670
Reações
18.381
Pontos
1.084
Eu fui besta e peguei duas msi b450 na sequencia achando que uma era melhor que a outra, mas a bios nas duas eram a mesma porcaria, não cabiam nada e a interface era simplória.
Por isso fui direto para a B550 aorus que é uma baita placa.
Tive problema com MSI no AM4, troquei por uma Gigabyte Aorus zero estres, voltei com MSI no AM5 e estou enrolado com um slot M.2.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Tive problema com MSI no AM4, troquei por uma Gigabyte Aorus zero estres, voltei com MSI no AM5 e estou enrolado com um slot M.2.
Eu fui de gigabyte aorus de novo no am5, achei mais garantido.
Já atualizei a bios naquele esquema sem ram e cpu, só falta o cooler chegar, ele já esta no Brasil.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.300
Reações
3.799
Pontos
1.039
Amigos, uma ajuda por favor. Estou com uma 7900XTX há um ano exatamente, e há uns 3 meses, estou com um problema em que às vezes, no meio de um jogo, simplesmente eu perco o sinal de video, porém o pc continua ligado. Preciso reiniciar pelo gabinete para voltar, e quando entra no windows, a placa de vídeo fica desabilitada no gerenciamento de dispositivos. Então preciso reativa-la, e reiniciar o windows, para voltar ao normal e seguir com minha jogatina.

Pesquisando na internet, encontrei vários casos semelhantes, onde supostamente o windows update força uma atualização do driver da gpu, e consequentemente acaba cagando tudo. Desde então tentei várias soluções propostas, e nada resolveu. Não é sempre que o problema ocorre, às vezes jogo por dias sem ocorrer, e às vezes pode ocorrer até mais de uma vez por dia.

Porém, e é aqui que preciso da ajuda de vocês, estou começando a desconfiar que possa ser por outro motivo que essa placa está sendo desabilitada. Estou usando uma fonte teoricamente mais fraca que a gpu pede (DT3 700W). Pode ser esse o motivo? Quando existe um pico de consumo de energia em que a fonte não consegue entregar, ela desarma por inteira desligando o pc, ou pode somente a gpu desligar por algum mecanismo de segurança? O engraçado é que sempre usei a gpu com essa mesma fonte, e esse problema só começou a ocorrer recentemente. Temperatura da gpu não passa de 65º, acredito não ser o problema.

Se puderem ajudar, ou qualquer conselho de como poderia monitorar para tentar descobrir o motivo. Obrigado!
Você está usando 3 cabos de 8 pinos direto da fonte para GPU ou está usando daqueles que tem duas saídas de 8 pinos para cada um que sai da fonte? Nessas GPUs mais fortes é recomendado não usar do último. Mas em todo caso uma fonte de 700W é relamente abaixo das especificações da GPU, nesse caso eu recomendaria fazer um undervolt pra facilitar o trabalho para sua fonte.
 

Nux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.882
Reações
5.319
Pontos
453
Alguém com problema após atualizar para o driver 24.1.1?

Joguei 15 min do Dead Space com o driver anterior e não notei nenhum problema. Atualizei o driver e o jogo passou a ter congelamentos severos

Reinstalei o jogo, voltei para o driver antigo e melhorou um pouco, mas o uso da GPU ainda tem caído para 0% ou 50% esporadicamente

Acompanhei a temperatura da GPU, CPU, utilização da CPU e parece tudo normal. Ainda não conferi nada com relação ao SSD e a Ram, recomendam algum teste?

PS: Tenho uma RX 6750 XT OC da MSI, Ryzen 5600 e 2x16GB 3200Mhz de Ram. Estou jogando em 1080p
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Alguém com problema após atualizar para o driver 24.1.1?

Joguei 15 min do Dead Space com o driver anterior e não notei nenhum problema. Atualizei o driver e o jogo passou a ter congelamentos severos

Reinstalei o jogo, voltei para o driver antigo e melhorou um pouco, mas o uso da GPU ainda tem caído para 0% ou 50% esporadicamente

Acompanhei a temperatura da GPU, CPU, utilização da CPU e parece tudo normal. Ainda não conferi nada com relação ao SSD e a Ram, recomendam algum teste?

PS: Tenho uma RX 6750 XT OC da MSI, Ryzen 5600 e 2x16GB 3200Mhz de Ram. Estou jogando em 1080p
Eeeeeeee amd, isso que desanima, eu quero uma top, ainda mais pelo preço, mas assim fica difícil.
É o famoso barato que sai caro...
Nos ultimos dois drivers as lives que assisti da twitch ficam caindo com o erro 2000, já fiz de tudo, desativei varias coisas e até mudei de windows, mas continua, obra da amd, foda....
Pior que o win11 instalou um driver automático e ele estava funcionando muito bem, sem falhas, mas só foi eu atualizar para o driver padrão, começaram os problemas.
 

Nux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.882
Reações
5.319
Pontos
453
Eeeeeeee amd, isso que desanima, eu quero uma top, ainda mais pelo preço, mas assim fica difícil.
É o famoso barato que sai caro...
Nos ultimos dois drivers as lives que assisti da twitch ficam caindo com o erro 2000, já fiz de tudo, desativei varias coisas e até mudei de windows, mas continua, obra da amd, foda....
Pior que o win11 instalou um driver automático e ele estava funcionando muito bem, sem falhas, mas só foi eu atualizar para o driver padrão, começaram os problemas.
Eu só notei após atualizar o driver, mas pode ser que não tenha a ver com isso já que voltei pro anterior e ainda assim tá rolando o problema

Antes talvez eu não estava notando porque joguei só jogos bem antigos e leves. Agora que resolvi jogar o Dead Space porque assinei o Game Pass

Ontem depois do trabalho continuei na investigação. Baixei o Outer Worlds para confirmar se não era algo exclusivo do Dead Space q teve um port porco, infelizmenfe não é, continuei tendo o mesmo problema

Notei que o uso e a energia da GPU caem drasticamente causando as quedas massivas de FPS. O único padrão que consegui reparar é que isso é mais frequente quando estou chegando em "áreas novas" nos dois jogos

Buscando informação vi gente falando sobre poder ser devido a utilização de filtro de linha, tomada, ainda vou testar isso, mas acho estranho porque para mim se esse fosse o problema o uso e a energia da CPU deveria cair também

E não sei se o que vou falar agora tem lógica, mas não identifiquei se o uso da GPU cai e por isso o consumo de energia cai ou se é o contrário. Fiquei com vontade de investigar fonte e ssd (devido a acontecer com mais frequência qnd estou chegando em áreas novas)

To perdido e bolado pq meu feriado ia ser só levando susto no Dead Space, mas pelo visto não vai rolar

Se alguém tiver alguma sugestão do que testar eu agradeço dms
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.530
Reações
34.677
Pontos
1.354
Eu só notei após atualizar o driver, mas pode ser que não tenha a ver com isso já que voltei pro anterior e ainda assim tá rolando o problema

Antes talvez eu não estava notando porque joguei só jogos bem antigos e leves. Agora que resolvi jogar o Dead Space porque assinei o Game Pass

Ontem depois do trabalho continuei na investigação. Baixei o Outer Worlds para confirmar se não era algo exclusivo do Dead Space q teve um port porco, infelizmenfe não é, continuei tendo o mesmo problema

Notei que o uso e a energia da GPU caem drasticamente causando as quedas massivas de FPS. O único padrão que consegui reparar é que isso é mais frequente quando estou chegando em "áreas novas" nos dos jogos

Buscando informação vi gente falando sobre poder ser devido a utilização de filtro de linha, tomada, ainda vou testar isso, mas acho estranho porque para mim se esse fosse o problema o uso e a energia da CPU também deveria cair também

E não sei se o que vou falar agora tem lógica, mas não identifiquei se o uso da GPU cai e por isso o consumo de energia cai ou se é o contrário. Fiquei com vontade de investigar fonte e ssd (devido a acontecer com mais frequência qnd estou chegando em áreas novas)

To perdido e bolado pq meu feriado ia ser só levando susto no Dead Space, mas pelo visto não vai rolar

Se alguém tiver alguma sugestão do que testar eu agradeço dms
Vou te dizer que tu só vai perder o tempo investigando, o driver da amd impregna no pc e mesmo usando ddu e o c***lh0 a 4 em modo segurança, vc reinstala um driver antigo e o problema continua lá, eu sei pq já fiz tais "investigações" e no final era só o driver da amd mesmo.
Só sai se vc formatar o pc inteiro, mas uma vez que vc coloca um driver ruim, mesmo voltando para o antigo, a chance dele ainda continuar com o mesmo problema do driver mais atual é muito alta e isso te confunde achando que é outra coisa, quando não é.
Eu já cai no conformismo e por isso não fico mais nervoso quando acontece m**** nos drivers da amd.
Hoje estou com a RX6600 que começou a apresentar os bugs da amd, não tão graves quanto a série rx500, mas alguns que apareceram como esse da twitch estão começando a incomodar.
Eu já tive varias gpus amds e todas me deram dores de cabeça: rx 550, rx470, rx570 e agora a rx6600, a ultima demorou para mostrar os bugs e por isso estava achando bom, mas agora tá complicado.
Começaram os problemas no win10, mudei pro 11 por conta do ryzen 7900x que instalei e bugou o uso de cores no win 10, migrei pro 11 forçado, o win 11 instalou um driver padrão da placa de video e estava funcionando super de boas, sem bugs nem nada, fui inventar de instalar o driver da amd e os problemas começaram imediatamente, os mesmos do win10.
Então fica a dica pra tu, nem perca seu tempo especulando onde esta o problema, driver da amd é isso ai.
 
Topo Fundo