O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Oficial - Recomendação de Roteadores / Access Points / Repetidores / Switches /etc

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Seguindo a idéia do tópico oficial de recomendação de Hardware resolvi abrir esse tópico pra concentrar as dúvidas recorrentes em relação aos roteadores/access points/repetidores/switches..

Como a categoria é ampla resolvi quebrar conforme a necessidade de uso.

1) Roteadores domésticos:

Para aqueles que pretendem utilizar o modem da operadora e mais um aparelho controlando a rede. Eu sugiro configurar o modem em bridge e usar o seu roteador como aparelho principal.

Em relação ao custo benefício os melhores aparelhos que vejo por aí, os melhores são os da série Tp-Link Archer, Asus RT e Xiaomi mi. É sempre bom verificar as séries e as versões de revisão de hardware (pois podem ter melhorias), bem como características do aparelho (processador, memória RAM, chipset, compatibilidade com firmwares de terceiros, etc etc).


1.1) Roteadores empresariais:

Para os mais hardcores, que preferem ter um roteador mais parrudo eu recomendo a linha Cisco Small Business. O RV 320 hoje pode ser encontrado por um bom preço, já que o RV 340 substituiu esse modelo.

1.2) Modem ADSL/VDSL com roteador integrado:

Para os usuários dessa tecnologia às vezes vale mais a pena usar o próprio aparelho em vez do modem da operadora. Usei por um tempo o Asus DSL AC68U. Acho um aparelho sensacional. Aceita ADSL2/2+, ADSL, VDSL2, fibra e cable, é dual wan, dual band, tem vpn. Muito foda!

Usei na Vivo, depois usei na Vivo e NET em modo dual wan com load balance e também já testei o failover. Hoje ele está atendendo a casa dos meus pais, firme e forte. A última vez que olhei o uptime do aparelho estava a 25 dias sem reiniciar :klol



2) Access Points:
Para os usuários que precisam estender a cobertura essa é a melhor forma de fazer isso. Eu tenho um TP-link wa901nd aumentando a cobertura na casa dos meus pais. Não é o aparelho dos sonhos mas só pra expandir a cobertura e por um preço razoável acho que seja um aparelho que vale a pena.

2.1) wi-fi mesh
Basicamente é um cluster de access points com roaming pros clientes. Ultimamente ficou popular em residências. Esse vídeo explica melhor:


A Asus lançou um firmware que implementa essa funcionalidade em seus roteadores.
https://www.asus.com/AiMesh/



3) Repetidores
Para usuários que não pretendem gastar tanto esses aparelhos podem ser uma boa opção.

4) Switches
Um pouco em desuso em redes domésticas pequenas por conta dos roteadores possuírem 4 portas LAN e pelo fato das pessoas preferirem a tecnlogia sem fio hoje em dia.






_______________________________
Dicas interessantes:

eu utilizo um Mikrotik em casa como Roteador Wifi, que é esse modelo aqui mikrotik rb951ui-2hnd
nao é tao simples de se configurar, mais como ele roda o RouterOS, ele tem muitas opções de trabalho e configurações

RB951Ui-2nD-pack500x.jpg


agora, eu acharia interessante deixar no topico 2 videos, de um cara q ministra cursos, um deles ele explica o pq do wifi ficar lento, problemas com repetidores e etc. e o outro ele fala justamente dos tipos de roteadores WiFi e suas aplicações.



 
Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
Quero entender como funcionam esses acess points. tem como me explicar?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Quero entender como funcionam esses acess points. tem como me explicar?

O Access Point é diferente do roteador. Ele não possui servidor DHCP, ou seja, ele não cria uma rede. É o aparelho recomendado pra quem já tem um roteador na rede e quer criar um ponto de acesso sem fio em outro local.

A ligação do roteador ao AP é feita por cabo.

Esse é o uso clássico do AP.


Eventualmente eles podem ter outros modos de operação, tipo repetidor (recebem o sinal por wi-fi e repetem por wi-fi).

Os mais tops funcionam em cluster. Você configura o primeiro aparelho e os próximos que você colocar na rede pegam as configurações do primeiro do cluster.

Os mais tops também costumam ter wi-fi roaming. Que é usar o mesmo SSID em todos os aparelhos, e quando o cliente se deslocar na residência ele jogar de um aparelho pro outro.

Essa é a premissa dos sistemas de wi-fi mesh (com a diferença que nos AP tradicionais o sinal sempre chega por cabo, apesar de ser possível repetir por wi-fi).
 
Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
cara, a situação foi a que eu postei no tópico de hardware. preciso amplificar o sinal, será que um roteador melhor já não melhoraria isso?
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
cara, a situação foi a que eu postei no tópico de hardware. preciso amplificar o sinal, será que um roteador melhor já não melhoraria isso? porque o que tem aqui é antigo e só tem uma antena!
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
cara, a situação foi a que eu postei no tópico de hardware. preciso amplificar o sinal, será que um roteador melhor já não melhoraria isso?

Pela área que tu postou e a disposição dos cômodos nenhum roteador vai fazer o que você quer.

Eu recomendo levar por cabo o mais próximo possível de onde você quer colocar e instalar um access point lá.

Outro roteador só vai causar duplo NAT na sua rede. ( que é quando você tem dois servidores DHCP atuando ).. apesar de que você pode configurar o segundo roteador como um access point ( mas aí você já gastou dinheiro com um roteador, sendo que os access point costumam custar menos).
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
Pela área que tu postou e a disposição dos cômodos nenhum roteador vai fazer o que você quer.

Eu recomendo levar por cabo o mais próximo possível de onde você quer colocar e instalar um access point lá.

Outro roteador só vai causar duplo NAT na sua rede. ( que é quando você tem dois servidores DHCP atuando ).. apesar de que você pode configurar o segundo roteador como um access point ( mas aí você já gastou dinheiro com um roteador, sendo que os access point costumam custar menos).
O problema é que é area aberta, onde fica a piscina, não sei se dá pra puxar um cabo até lá! Se o roteador aumentar um pouco a área do sinal, então o repetidor possa ficar melhor!
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
O problema é que é area aberta, onde fica a piscina, não sei se dá pra puxar um cabo até lá! Se o roteador aumentar um pouco a área do sinal, então o repetidor possa ficar melhor!

Eu to ligado.

O que tu teria que fazer seria levar o sinal por cabo até onde está o cômodo antes da piscina.. acho que é a cozinha né? E lá tu instalar um access point. Porque tu colocou um repetidor mas o sinal já chega degradado.

Não vejo vantagem você comprar outro roteador. A menos que você queira usar o novo como principal e o que você já tem usaria em modo access point dessa forma que eu falei. Aí talvez o sinal possa chegar na área da piscina.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
Eu to ligado.

O que tu teria que fazer seria levar o sinal por cabo até onde está o cômodo antes da piscina.. acho que é a cozinha né? E lá tu instalar um access point. Porque tu colocou um repetidor mas o sinal já chega degradado.

Não vejo vantagem você comprar outro roteador. A menos que você queira usar o novo como principal e o que você já tem usaria em modo access point dessa forma que eu falei. Aí talvez o sinal possa chegar na área da piscina.
então cara, botei o repetidor na parte do cachorro, que é depois do meu quarto, e lá o sinal do repetidor além de ter aumentado, o sinal da piscina ficou muito bom, pois agora ficou menos barreira entre ele e a area que eu quero cobrir! Antes tinha botado naquela tomada, mas o repetidor não funcionava, não sei porque!
 

StylePain

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.671
Reações
8.167
Pontos
713
Meu roteador queimou numa tempestade que teve essa semana. Fui no mercado cinza livre e comprei o TP-LINK Roteador Wireless Dual Band AC1350 Archer C6.

Fiz uma boa compra ?
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
Mensagens
8.195
Reações
339
Pontos
999
eu utilizo um Mikrotik em casa como Roteador Wifi, que é esse modelo aqui mikrotik rb951ui-2hnd
nao é tao simples de se configurar, mais como ele roda o RouterOS, ele tem muitas opções de trabalho e configurações

RB951Ui-2nD-pack500x.jpg


agora, eu acharia interessante deixar no topico 2 videos, de um cara q ministra cursos, um deles ele explica o pq do wifi ficar lento, problemas com repetidores e etc. e o outro ele fala justamente dos tipos de roteadores WiFi e suas aplicações.



 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Camaradas,pq o wifi fica ruim quando chove?No cabo blz,mas wifi fica levemente lerdinho,ainda mais pra carregar vídeos num IPTV.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
eu utilizo um Mikrotik em casa como Roteador Wifi, que é esse modelo aqui mikrotik rb951ui-2hnd
nao é tao simples de se configurar, mais como ele roda o RouterOS, ele tem muitas opções de trabalho e configurações

RB951Ui-2nD-pack500x.jpg


agora, eu acharia interessante deixar no topico 2 videos, de um cara q ministra cursos, um deles ele explica o pq do wifi ficar lento, problemas com repetidores e etc. e o outro ele fala justamente dos tipos de roteadores WiFi e suas aplicações.



Valeu bro! Coloquei seu post no principal.

 

StylePain

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.671
Reações
8.167
Pontos
713
Meu roteador queimou numa tempestade que teve essa semana. Fui no mercado cinza livre e comprei o TP-LINK Roteador Wireless Dual Band AC1350 Archer C6.

Fiz uma boa compra ?

Me auto quotando, o roteador é bom mesmo. Deu um up nervoso em relação ao antigo.

O app pra celular configura tudo certinho sem nenhum esforço e mostra tudo detalhadamente.

Recomendo demais.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Me auto quotando, o roteador é bom mesmo. Deu um up nervoso em relação ao antigo.

O app pra celular configura tudo certinho sem nenhum esforço e mostra tudo detalhadamente.

Recomendo demais.

Qual era o seu anterior?

O Archer oferece muitas opções entre as sérias (com ou sem portas gigabits, uns com hardware melhor, etc). O que confunde um pouco as pessoas são as hardware revisions. Mas pra uso doméstico os Tp-links atendem bem, apesar de eu preferir os Asus.
 

StylePain

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.671
Reações
8.167
Pontos
713
Qual era o seu anterior?

O Archer oferece muitas opções entre as sérias (com ou sem portas gigabits, uns com hardware melhor, etc). O que confunde um pouco as pessoas são as hardware revisions. Mas pra uso doméstico os Tp-links atendem bem, apesar de eu preferir os Asus.
Era um TP-Link TL-WR841ND
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.277
Reações
25.493
Pontos
1.004
Em relação ao custo benefício os melhores aparelhos que vejo por aí, os melhores são os da série Tp-Link Archer, Asus RT e Xiaomi mi.
então posso pegar algum dessas marcas, que estou bem servido? Pois eu acho que o meu atual foi/ta indo pro saco, pois desde do começo da manhã que aqui está ficando várias vezes sem internet, que só resolve eu ligando e desligando ele, aliás nas ultimas duas vezes que ficou offline, encontrei ele desligado sem mais sem menos....

o meu atual é um Intelbras, e vai fazer 5 anos no fim do ano.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Pessoal atualmente uso um OIW-2431APGN, porém estou pensando em pegar o Xiaomi Mi3 Ac 1200, vale a pena trocar?
1354910580f3ccdd27d2000e3f9255a7.jpg

Xiaomi Mi3 Ac 1200
copy_xiaomi_wifi_mirouter_3_587e3a15bac14_images_1837338736.jpg
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
Mensagens
8.195
Reações
339
Pontos
999
Pessoal atualmente uso um OIW-2431APGN, porém estou pensando em pegar o Xiaomi Mi3 Ac 1200, vale a pena trocar?
1354910580f3ccdd27d2000e3f9255a7.jpg

Xiaomi Mi3 Ac 1200
copy_xiaomi_wifi_mirouter_3_587e3a15bac14_images_1837338736.jpg
bom, normalmente, quanto mais novo o roteador, melhores implementações de segurança e estabilidade e desempenho de rede ele vai ter. agora, sendo o Xiaomi um modelo AC, você precisa ter dispositivos compativeis com o padrao AC, pra ter o melhor desempenho possivel, senao, acho que você nao vai notar muita diferença, digo em comunicação de rede INTERNA, transferencias de arquivos, com relaçao a velocidades de internet, depende muito da sua banda TB.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Passando pra dar uma dica. Eu tenho essa m****:


É um lixo, não comprem.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.277
Reações
25.493
Pontos
1.004
Putz chegou o meu roteador Archer C50 mas não estou conseguindo de jeito nenhum fazer ele conectar. Sempre que tou la na tela da senha da provedora (PPPoE), fica dizendo que o cabo não está plugado, e eu já reiniciei o roteador e modem várias vezes, já resetei o modem.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Putz chegou o meu roteador Archer C50 mas não estou conseguindo de jeito nenhum fazer ele conectar. Sempre que tou la na tela da senha da provedora (PPPoE), fica dizendo que o cabo não está plugado, e eu já reiniciei o roteador e modem várias vezes, já resetei o modem.

Qual serviço você assina? ADSL ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
sim, Velox

Eu ja tentei clonar o MAC do PC, e mudar o IP do roteador, e não adiantou, insiste ainda em dizer que não tá plugado.

O modem tá realmente em bridge? Eu nunca fiz essa config em adsl, prefiro sempre comprar modem/router no mesmo aparelho por isso.
 
Topo Fundo