O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial]Sonic The Hedgehog o mascote da Sega

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.321
Reações
745
Pontos
1.229
Pessoal o Sonic CD tinha slowndown? Pois assistindo o DF Retro/Modern sobre o Sonic Mania, o narrador fala que no Mega, o Yuji Naka, conseguiu fazer o Sonic sempre rápido, porém no Sega CD haviam problemas de performance. Nunca joguei o Sonic CD no console.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pessoal o Sonic CD tinha slowndown? Pois assistindo o DF Retro/Modern sobre o Sonic Mania, o narrador fala que no Mega, o Yuji Naka, conseguiu fazer o Sonic sempre rápido, porém no Sega CD haviam problemas de performance. Nunca joguei o Sonic CD no console.
Também não joguei no console, nunca adquiri o acessório. No emulador/PC parece rodar bem. A performance pode depender do grau de exigência do gamer. O próprio Sonic do Mega tem lá suas quedas de velocidade, quando é atingido e caem muitas argolinhas. Poderia ser um pretexto para acusar o game do Mega de ter "problema de desempenho".

Porém falando do jogo rodando no hardware nativo, nas discussões de internet já vi gente culpando cópias piratas por problema de performance, já que o jogo precisa carregar algumas coisas diretamente e rapidamente do CD durante as fases. Como o leitor é 1X, não há margem para problemas de leitura de disco.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Pessoal o Sonic CD tinha slowndown? Pois assistindo o DF Retro/Modern sobre o Sonic Mania, o narrador fala que no Mega, o Yuji Naka, conseguiu fazer o Sonic sempre rápido, porém no Sega CD haviam problemas de performance. Nunca joguei o Sonic CD no console.

No original, no Sega CD, tinha slowdown sim e alguns problemas de VSync. Principalmente os estágios bônus, era bem lento. QUando relançaram o jogo naquela Sonic Gems Collection conseguiram corrigir a maior parte do slowdown, e o port que o Christian Whitehead trabalhou e foi lançado pra PC, PS3 etc. foi refeito do zero e não tem nenhum tipo de slowdown, e o Tails é jogável.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Principalmente os estágios bônus, era bem lento.
Não considerei, no meu comentário, as fases bônus. Tinha outros games do Sega CD com "rotação 3D" que careciam de fps.

www.youtube.com/watch?v=T1jolV7IyHk

Nestes casos não acho justo comparar com o desempenho 2D do jogo no Mega, ou culpar programadores. Meio que vai encaixar no "A performance pode depender do grau de exigência do gamer."
 
Ultima Edição:


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Show de bola. Baixei a rom. Rodou mesmo no emulador.
E rodou como um foguete, super acelerado e sem som.

3bqKpyY.png

rASmUu3.png

7bwT724.png


Bom trabalho. Deixou a CG de intro do 3D Blast no chinelo.
Por enquanto foi o mais próximo que meu PC esteve de rodar Sonic Mania. :kkk
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Não acho que deixou a CG de intro do Sonic 3D Blast no chinelo, eles fizeram só isso ae, Sonic 3D Blast é um jogo inteiro e ainda com a impressionante abertura em CG.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não acho que deixou a CG de intro do Sonic 3D Blast no chinelo, eles fizeram só isso ae, Sonic 3D Blast é um jogo inteiro e ainda com a impressionante abertura em CG.
Me referia também ao carisma, não somente à duração, embora seja impressionante também. Mas, se, ao comparar as FMV precisou dizer que "Sonic 3D Blast" tem o jogo inteiro, já demonstra como esse FMV do Sonic Mania ficou fantástico. Um clipe completo com cerca de um minuto. Poderia ter dito que no 3D blast a abertura era quase tela cheia, um ponto muito importante dela.

Sonic 3D blast tem 32mb. Deixaram esta abertura do Sonic mania com 32mb. Quer dizer, num cartucho de 40mb, seria viável essa abertura animada, com algumas cenas a menos. Embora que em sua época a abertura do Sonic 3D Blast impressionou (gosto muito dela, só gostei ainda mais da Sonic Mania), esse clipe do Sonic Mania é um novo nível justamente por ter espaço e ser muito linda.

E a imagem poderia ficar melhor ainda, mais limpa, com algum tratamento extra nos pontilhados, transformar o ruído na imagem em um dither organizado, como foi o caso do Sonic 3D Blast e a abertura do Sonic CD.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Aproveitando o tema da FMV épica do Sonic 3D Blast, não encontrei na internet uma gif dela completa. Essa merecia uma gif feita no capricho, direto do emulador, com cada pixel intacto:

fHcagij.gif
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.429
Reações
7.540
Pontos
453
Aproveitando o tema da FMV épica do Sonic 3D Blast, não encontrei na internet uma gif dela completa. Essa merecia uma gif feita no capricho, direto do emulador, com cada pixel intacto:

fHcagij.gif
O logo da Sega no comecinho também é muito bacana:
giphy.gif

Eu queria tanto gostar desse game. Os gráficos são ótimos e a música impecável nas duas versões - Mega e Saturn - mas o gameplay em si é um saco. Fico até com sono jogando.:ksnif
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O logo da Sega no comecinho também é muito bacana:
giphy.gif
Muito linda essa animação. Era divertido aguardar que brincadeira fariam na logomarca. Muitas vezes era um show de criatividade.
Eu queria tanto gostar desse game. Os gráficos são ótimos e a música impecável nas duas versões - Mega e Saturn - mas o gameplay em si é um saco. Fico até com sono jogando.:ksnif
Eu gosto do jogo, mas acho que Sonic é o personagem errado nele. Encaixaria bem um Alex Kidd ali. No Saturn até as músicas (apesar de belíssimas) são mais cadenciadas do que deveriam.

Acho que Sonic and the Black Knight é o mesmo caso, um jogo caprichado, mas sofreu por não ser um jogo "Sonic". Alex Kidd também ficaria melhor nele.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.429
Reações
7.540
Pontos
453
Muito linda essa animação. Era divertido aguardar que brincadeira fariam na logomarca. Muitas vezes era um show de criatividade.
Eu gosto do jogo, mas acho que Sonic é o personagem errado nele. Encaixaria bem um Alex Kidd ali. No Saturn até as músicas (apesar de belíssimas) são mais cadenciadas do que deveriam.

Acho que Sonic and the Black Knight é o mesmo caso, um jogo caprichado, mas sofreu por não ser um jogo "Sonic". Alex Kidd também ficaria melhor nele.
Sim! também adoro essas telas de startup. Minha favorita é do Vectorman onde você não só pode interagir com a logomarca como usá-la para pular níveis também:


Sobre o 3D Blast, pessoalmente, nem se mudassem o personagem eu teria gostado. Assim como no Sonic R, acho que a Sega e a Traveller's Tale usaram a engine certa para o jogo errado. Tudo aquilo ficaria melhor se fosse usado num game convencional do ouriço.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Esse Sanic Mania está delicioso. Gostei muito de como fundiram a Flying Battery com a Wing Fortress.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
essa edição colecionador ficou show demais... agora sobre jogo do sonic, sega devia ter feito algo assim na época do sega saturn, aproveitando ao máximo que esse console tinha oferecer na parte 2d, dando continuidade a serie clássica, fora que sonic clássico e trocentas vezes mais carismático que sonic moderno (sinceramente odeio sonic moderno, acho irritante, chato e tagarela... parece aqueles adolescente pela saco, querendo ser descoladão) sem falar dos seus cenários que são bonitos e criativos, por falar em cenários não sei por que diabos a sega voltou com esses cenários genéricos super realístico ala call of duty,(sonic collor tinha cenários bem mais legais, que combinavam com personagem, apesar da historia ser uma porcaria, e o personagem ser insuportável) ... acho muito zoado personagens cartunesco nesse estilo de ambientação... como falei antes sonic 3d pra mim sempre foram aberrações.... desses 3d só tem dois que ainda acho decentes collor e generation (não acho ambos grande coisa, pra mim são jogo ok) o resto tudo lixo descartável (minha opinião)

apesar de ser algo bem difícil... ainda torço que no minimo façam mais jogos 2d do sonic, focando no universo do sonic classico, e todo seu universo... mais dessa vez com gráficos de ponta, acho sonic mania tem gráficos bem bacanas... mais os caras podem fazer algo muito melhor na parte gráfica.^^
 
Ultima Edição:

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003


Acharam um bocado de glitches no jogo. Uma especialmente ruim é a do Knuckles que perde toda a colisão e atravessa o chão até morrer.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sobre o 3D Blast, pessoalmente, nem se mudassem o personagem eu teria gostado. Assim como no Sonic R, acho que a Sega e a Traveller's Tale usaram a engine certa para o jogo errado.
Já gosto bastante destes dois títulos, especialmente o Sonic R. Mas também não eram o Sonic que eu queria, que seria uma aventura 3D. O Xtreme virou fumaça, o Adventures migrou para o Dream.
essa edição colecionador ficou show demais... agora sobre jogo do sonic, sega devia ter feito algo assim na época do sega saturn, aproveitando ao máximo que esse console tinha oferecer na parte 2d, dando continuidade a serie clássica, fora que sonic clássico e trocentas vezes mais carismático que sonic moderno (sinceramente odeio sonic moderno, acho irritante, chato e tagarela... parece aqueles adolescente pela saco, querendo ser descoladão) sem falar dos seus cenários que são bonitos e criativos, por falar em cenários não sei por que diabos a sega voltou com esses cenários genéricos super realístico ala call of duty,(sonic collor tinha cenários bem mais legais, que combinavam com personagem, apesar da historia ser uma porcaria, e o personagem ser insuportável) ... acho muito zoado personagens cartunesco nesse estilo de ambientação... como falei antes sonic 3d pra mim sempre foram aberrações.... desses 3d só tem dois que ainda acho decentes collor e generation (não acho ambos grande coisa, pra mim são jogo ok) o resto tudo lixo descartável (minha opinião)

apesar de ser algo bem difícil... ainda torço que no minimo façam mais jogos 2d do sonic, focando no universo do sonic classico, e todo seu universo... mais dessa vez com gráficos de ponta, acho sonic mania tem gráficos bem bacanas... mais os caras podem fazer algo muito melhor na parte gráfica.^^
Torço para que, fazendo sucesso, Sonic Mania vire uma série 2D do ouriço com lançamentos frequentes (sonhar ainda é de graça). Se a Sega ficar batendo a cabeça com as versões 3D, por mim não teria problema, se mantivesse em paralelo os lançamentos 2D.

Para a época do Saturn, creio que um Sonic 2D seria um fracasso. A geração estava revolucionando o jeito de jogar e 2D era coisa vista como limitada e ultrapassada.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
Torço para que, fazendo sucesso, Sonic Mania vire uma série 2D do ouriço com lançamentos frequentes (sonhar ainda é de graça). Se a Sega ficar batendo a cabeça com as versões 3D, por mim não teria problema, se mantivesse em paralelo os lançamentos 2D.

Para a época do Saturn, creio que um Sonic 2D seria um fracasso. A geração estava revolucionando o jeito de jogar e 2D era coisa vista como limitada e ultrapassada.
concordo que era arriscado continuar com sonic em 2d naqueles tempos, talvez fosse sucesso ou não... tudo dependeria da qualidade do jogo, o próprio castlevania symphony of the night e o megaman x 4 são a prova disso, mesmo com engine 2d foram muito bem recebidos... mais entendo o lado da sega em querer migrar pro 3d, por que era a evolução da época... eu mesmo era louco pra ver um jogo 3d do sonic, quando joguei a versão de dreamcast numa locadora, tinha achado um jogo lindo e maravilhoso, mais engraçado que gameplay não me agradou muito, mesmo sendo algo muito novo pra mim.... depois de alguns anos peguei um pc decente, fui jogar pelo emulador sonic adventure 1 e 2 achei um completo lixo, em todos os requisitos (tanto nem me empolguei em termina-los, ambos desanimei pela metade) ...na época só me impressionei por ser uma novidade em ver sonic numa engine 3d, e também pelo poder gráfico de dreamcast.

já o sonic mania virar uma serie 2d, compartilho o mesmo pensamento... não me importaria se continuassem com 3d, desde que sonic 2d ainda se mantivesse vivo ^^
 
Ultima Edição:

mineiro-01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.612
Reações
585
Pontos
874
Tectoy é muito displicente... Deveria colar na SEGA e ficar atenta a estes lançamentos para regionalizar no mercado, vendendo produtos "SEGA" para todos consoles.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
concordo que era arriscado continuar com sonic em 2d naqueles tempos, talvez fosse sucesso ou não... tudo dependeria da qualidade do jogo, o próprio castlevania symphony of the night e o megaman x 4 são a prova disso, mesmo com engine 2d foram muito bem recebidos...
Teria que ver as vendas deles, para ponderar sobre até que ponto foram bem recebidos. Um game de Sonic tem uma pressão à parte, que existe até hoje, e ser 2D seria uma mensagem de fracasso. Precisava ser um show entupido de tecnologia.

Mas poderíamos citar o belíssimo Crash, que foi uma mistura disso tudo. Poderia ter sido um caminho.
mais entendo o lado da sega em querer migrar pro 3d, por que era a evolução da época... eu mesmo era louco pra ver um jogo 3d do sonic, quando joguei a versão de dreamcast numa locadora, tinha achado um jogo lindo e maravilhoso, mais engraçado que gameplay não me agradou muito, mesmo sendo algo muito novo pra mim.... depois de alguns anos peguei um pc decente, fui jogar pelo emulador sonic adventure 1 e 2 achei um completo lixo, em todos os requisitos (tanto nem me empolguei em termina-los, ambos desanimei pela metade) ...na época só me impressionei por ser uma novidade em ver sonic numa engine 3d, e também pelo poder gráfico de dreamcast.

já o sonic mania virar uma serie 2d, compartilho o mesmo pensamento... não me importaria se continuassem com 3d, desde que sonic 2d ainda se mantivesse vivo ^^
Já comentei, o Adventures 1 é um dos preferidos de meu filho. Tanto que ontem já estava rejogando este game. Considero um belíssimo game com muitas boas ideias. E más ideias também, como as fases de pescaria.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Um video do tag team.



Dei valor, mas esse falatório durante o jogo é tristeza.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
os gráficos dos sonic atuais geralmente são bons pra gerações que foram lançadas... o problema mesmo e gameplay onde a maioria de seus jogos são uma b*sta... sonic force não me agradou nenhum pouco, esse passo longe... dessa franquia só tenho interesse em jogar sonic mania.^^

ps:concordo contigo ...sobre falatório achei algo desnecessário.

Teria que ver as vendas deles, para ponderar sobre até que ponto foram bem recebidos. Um game de Sonic tem uma pressão à parte, que existe até hoje, e ser 2D seria uma mensagem de fracasso. Precisava ser um show entupido de tecnologia.
Mas poderíamos citar o belíssimo Crash, que foi uma mistura disso tudo. Poderia ter sido um caminho.
não sei quanto as vendas de ambos jogos, mais acredito que venderam bem... já que o megaman x4 teve suas continuações (pra que a capcom perderia tempo com jogo que não vendeu bem, e ainda forçou um mega man x6, sendo que franquia era ter sido encerrado no x5) ...e o castlevania symphony of the night, e considerado por muito uns dos melhores jogos já lançado pra aquela geração (ambos também tinha gráficos muito bons pra época) ...e se houvesse um sonic 2d bem feito focado pro sega saturn, pra depois sega se aventurar la com as bizarrices do 3d na geração seguinte, acredito que daria certo ...mais não discordo do seu comentário, que era uma época que 2d já estava perdendo a força, e o 3d era uma novidade, sega queria seguir esse caminho, que eu pessoalmente acho um desperdício.

já sobre o crash não curto essa franquia... mais sonic collor tem uma pegada meio semelhante ao crash, com lance do 2d e 3d... o problema que sonic ficou overpower demais!!! o jogo meio que e uma correria desenfreada modo autorama (pra que super sonic, se próprio sonic moderno esta no mesmo nível) ...o que quebrava toda essa correria, era justamente a jogabilidade 2d, onde o collor abusou bastante disso ai, foi só por causa disso que collor conseguiu me agradar, mesmo com aquela historia de b*sta, e o personagem cagado.

Já comentei, o Adventures 1 é um dos preferidos de meu filho. Tanto que ontem já estava rejogando este game. Considero um belíssimo game com muitas boas ideias. E más ideias também, como as fases de pescaria.

você tocou num ponto que não me agradou nenhum pouco na serie adventure... foi justamente por ter esses gameplays que acho bizarros com outros personagens, e ainda por cima e obrigado a jogar com todos eles... o primeiro adventure tem a opção de jogar apenas com sonic, mais pra poder destravar o ultimo chefe, tinha que jogar com outros (zerei somente com sonic, nem perdi meu tempo em jogar com outros) ...o segundo achei ainda pior, isso por que jogo revezava com outros personagens (só joguei ate terceira fase, e desisti, por que achei um porre)... acho o gameplay do sonic bem sem graça, mais e bem melhor que dos outros personagens... ambos teria ficado melhor, se fosse apenas focado no sonic, sem esses gameplay toscos e bizarros.

um outro detalhe também são uns conceitos da serie adventures que não curti, por exemplo: colocar sonic em um ambiente realísticos, e ainda interagindo com humanos (sinceramente foi a ideia mais imbecil que sega já teve) não curti aqueles rocks genéricos da serie adventure (tinha ate hip hop na bagaça) achei a historinha bem tosca (ate as vozes dos personagens são irritante) ...fora que eu detesto essa versão do sonic tagarela, todinho e radical... claro que e apenas minha opinião pessoal.^^
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Um video do tag team.



Dei valor, mas esse falatório durante o jogo é tristeza.
Me desanima esse destaque no Custom Hero, como estratégia de marketing. Passa a sensação que nem o Sonic team sabe o que quer e apelou para "customização".

Num jogo que vai ser - ou não - um divisor de águas para a grande marca, Sonic muitas vezes parece quase um personagem secundário acompanhando um personagem aleatório e irrelevante.

Num jogo do Mario, o destaque é Mario. Ou pelo menos algum personagem importante da franquia Mario. Preferia mil vezes editor de fases, se quer enfiar customização no game.
não sei quanto as vendas de ambos jogos, mais acredito que venderam bem... já que o megaman x4 teve suas continuações (pra que a capcom perderia tempo com jogo que não vendeu bem, e ainda forçou um mega man x6, sendo que franquia era ter sido encerrado no x5) ...e o castlevania symphony of the night, e considerado por muito uns dos melhores jogos já lançado pra aquela geração (ambos também tinha gráficos muito bons pra época) ...e se houvesse um sonic 2d bem feito focado pro sega saturn, pra depois sega se aventurar la com as bizarrices do 3d na geração seguinte, acredito que daria certo ...mais não discordo do seu comentário, que era uma época que 2d já estava perdendo a força, e o 3d era uma novidade, sega queria seguir esse caminho, que eu pessoalmente acho um desperdício.
Uma grande problema foi considerar que não poderia co-existir a franquia em 3D e em 2D. Não fizeram isso na época, mas é uma coisa que desejo bastante hoje em dia. Que SonicMania abrra portas para novos e mais audaciosos projetos de Sonic totalmente em 2D.
você tocou num ponto que não me agradou nenhum pouco na serie adventure... foi justamente por ter esses gameplays que acho bizarros com outros personagens, e ainda por cima e obrigado a jogar com todos eles... o primeiro adventure tem a opção de jogar apenas com sonic, mais pra poder destravar o ultimo chefe, tinha que jogar com outros (zerei somente com sonic, nem perdi meu tempo em jogar com outros) ...o segundo achei ainda pior, isso por que jogo revezava com outros personagens (só joguei ate terceira fase, e desisti, por que achei um porre)... acho o gameplay do sonic bem sem graça, mais e bem melhor que dos outros personagens... ambos teria ficado melhor, se fosse apenas focado no sonic, sem esses gameplay toscos e bizarros.
Infelizmente, só terminando com todos se desfruta do final épico que este game proporciona. Citei a pescaria por ser a pior, mas detesto os estágios com o Knuckles.
um outro detalhe também são uns conceitos da serie adventures que não curti, por exemplo: colocar sonic em um ambiente realísticos, e ainda interagindo com humanos (sinceramente foi a ideia mais imbecil que sega já teve) não curti aqueles rocks genéricos da serie adventure (tinha ate hip hop na bagaça) achei a historinha bem tosca (ate as vozes dos personagens são irritante) ...fora que eu detesto essa versão do sonic tagarela, todinho e radical... claro que e apenas minha opinião pessoal.^^
Não discordo destes pontos, com exceção da "Escape From the City".

Não é pouca gente que prefere o Sonic antigo. E a Sega vendo que não está dando certo, em vez de voltar às origens lança o Boom. Está perdidinha. Precisa contratar algum fã que entenda de Sonic, parece que lá dentro não tem.
 

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Não querendo aqui generalizar, mas o pessoal que vi curtir bastante os jogos 3D do Sonic "moderno" era tudo fanboy com argumentos do tipo: "Sonic tem que ser assim, frenético... quer algo lerdo vai jogar Mario!".

Não é à toa que o modo "Sonic World" do Sonic Jam é uma das melhores representações do que poderia ser um bom jogo tridimensional da série. Lógico que ali se resumiu a uma pequena porção de cenário (e nem ao menos irei entrar na questão gráfica), mas é um ambiente jogável onde tu tem significativo controle do personagem.

Acho totalmente absurda a maneira como tentaram ancorar essa "releitura" moderna na simples movimentação em velocidades insanas... a maior parte do tempo tu sequer está controlando algo, apenas se vale de algum timing pra conseguir completar traçados semi-automáticos (isso quando não são perfumarias não-interativas) no menor tempo possível.

Lembro a 1° vez que joguei Sonic Heroes no Ps2, onde naturalmente tentei explorar a fase e coletar anéis, mas sempre que ocorriam aqueles boosts ou bounces os personagens faziam as curvas colados na mureta e todo level design que havia naquele entremeio se tornava "adorno" (que também não tinha muito como prestar atenção).

Na minha opinião pessoal, Sonic não funciona em 3D, não adianta. Se pegar aquele gameplay do modo "Sonic World" no Sonic Jam e incrementar o melhor possível, ainda haveriam muitos problemas relacionados ao level design/câmera (imagina como ficaria com mapas repletos de desníveis, rampas, buracos, túneis, loopings e tudo mais que faz do Sonic o Sonic).

Alguns desses jogos recentes até fazem uso de um side scrolling, que é o mínimo pra poder reproduzir legal as mecânicas da série, mas as engines parecem não atingir a mesma sensação do 2D. É uma pena que mesmo agora com o retrogaming em alta a Sega ainda insista em por os holofotes noutro jogo meh do Sonic 3D moderno (Forces).

Provavelmente (pra não dizer quase certo), é uma decisão baseada apenas no curto prazo... fazer outro jogo 3D do Sonic implica em reciclar um sem número de assets existentes, ao passo que um hipotético Sonic Mania 2 precisaria de um extenso e custoso) trabalho de spriting e/ou pintura digital (se fosse em HD naipe o Dragon's Trap).
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.429
Reações
7.540
Pontos
453
Na minha opinião, em termos de estilos de gameplay, a Sega criou um monstro e ficou sem controle dele. A empresa e seus comparsas criaram jogos tão diferentes uns dos outros que cada parte da fanbase deseja algo diferente para uma sequência.

"Mais boost! Menos boost! Mais história! Menos história! Não, quero o Sonic Clássico! Não, não, quero Sonic Adventure 3! Shadow the Hedgehog 2! Sonic Heroes 2! Ah, podemos tentar o Sonic Boom novamente? Por que não tem mais Sonic Rush? : ( Quero jogar só com Sonic, Tails e Knuckles! Quero mais personagens, por quê só esses três?!"

Responder o que é o Sonic hoje em dia é bem difícil. Alguns dizem que ele é Gotta Go Fast, outros um platformer arcadista que encoraja exploração, etc. Os jogos principais passaram por tantas transformações que é difícil definir what the heck seus games são com uma única descrição.

O mesmo acontece com várias outras séries populares, lógico, mas algumas fizeram ótimas transições do 2D ao 3D ou simplesmente foram mudando de pouquinho em pouquinho. Sonic sofreu mudanças muito radicais ao entrar no mundo 3D e recebeu reações bem variadas de seus fãs.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não querendo aqui generalizar, mas o pessoal que vi curtir bastante os jogos 3D do Sonic "moderno" era tudo fanboy com argumentos do tipo: "Sonic tem que ser assim, frenético... quer algo lerdo vai jogar Mario!".

Não é à toa que o modo "Sonic World" do Sonic Jam é uma das melhores representações do que poderia ser um bom jogo tridimensional da série. Lógico que ali se resumiu a uma pequena porção de cenário (e nem ao menos irei entrar na questão gráfica), mas é um ambiente jogável onde tu tem significativo controle do personagem.

Acho totalmente absurda a maneira como tentaram ancorar essa "releitura" moderna na simples movimentação em velocidades insanas... a maior parte do tempo tu sequer está controlando algo, apenas se vale de algum timing pra conseguir completar traçados semi-automáticos (isso quando não são perfumarias não-interativas) no menor tempo possível.

Lembro a 1° vez que joguei Sonic Heroes no Ps2, onde naturalmente tentei explorar a fase e coletar anéis, mas sempre que ocorriam aqueles boosts ou bounces os personagens faziam as curvas colados na mureta e todo level design que havia naquele entremeio se tornava "adorno" (que também não tinha muito como prestar atenção).

Na minha opinião pessoal, Sonic não funciona em 3D, não adianta. Se pegar aquele gameplay do modo "Sonic World" no Sonic Jam e incrementar o melhor possível, ainda haveriam muitos problemas relacionados ao level design/câmera (imagina como ficaria com mapas repletos de desníveis, rampas, buracos, túneis, loopings e tudo mais que faz do Sonic o Sonic).

Alguns desses jogos recentes até fazem uso de um side scrolling, que é o mínimo pra poder reproduzir legal as mecânicas da série, mas as engines parecem não atingir a mesma sensação do 2D. É uma pena que mesmo agora com o retrogaming em alta a Sega ainda insista em por os holofotes noutro jogo meh do Sonic 3D moderno (Forces).

Provavelmente (pra não dizer quase certo), é uma decisão baseada apenas no curto prazo... fazer outro jogo 3D do Sonic implica em reciclar um sem número de assets existentes, ao passo que um hipotético Sonic Mania 2 precisaria de um extenso e custoso) trabalho de spriting e/ou pintura digital (se fosse em HD naipe o Dragon's Trap).

Na minha opinião, em termos de estilos de gameplay, a Sega criou um monstro e ficou sem controle dele. A empresa e seus comparsas criaram jogos tão diferentes uns dos outros que cada parte da fanbase deseja algo diferente para uma sequência.

"Mais boost! Menos boost! Mais história! Menos história! Não, quero o Sonic Clássico! Não, não, quero Sonic Adventure 3! Shadow the Hedgehog 2! Sonic Heroes 2! Ah, podemos tentar o Sonic Boom novamente? Por que não tem mais Sonic Rush? : ( Quero jogar só com Sonic, Tails e Knuckles! Quero mais personagens, por quê só esses três?!"

Responder o que é o Sonic hoje em dia é bem difícil. Alguns dizem que ele é Gotta Go Fast, outros um platformer arcadista que encoraja exploração, etc. Os jogos principais passaram por tantas transformações que é difícil definir what the heck seus games são com uma única descrição.

O mesmo acontece com várias outras séries populares, lógico, mas algumas fizeram ótimas transições do 2D ao 3D ou simplesmente foram mudando de pouquinho em pouquinho. Sonic sofreu mudanças muito radicais ao entrar no mundo 3D e recebeu reações bem variadas de seus fãs.
Já vi comentarem bastante, a velocidade de Sonic nos games clássicos é uma característica interessante, mas que foi aplicada em casos específicos, loopings e túneis. Não são games de acionar o direcional para frente e ficar assistindo (em loopings e túneis, sim). No Sonic 1, já na segunda fase é praticamente impossível atravessá-la em alta velocidade.

Nos games 3D o que é uma característica legal e ocasionalmente aplicada, (as corridas nas rampas, loopings, etc), é utilizado demais, vira jogo de correria e Sonic não era isso.

Não é à toa que o modo "Sonic World" do Sonic Jam é uma das melhores representações do que poderia ser um bom jogo tridimensional da série. Lógico que ali se resumiu a uma pequena porção de cenário (e nem ao menos irei entrar na questão gráfica), mas é um ambiente jogável onde tu tem significativo controle do personagem.

(...)

Lembro a 1° vez que joguei Sonic Heroes no Ps2, onde naturalmente tentei explorar a fase e coletar anéis, mas sempre que ocorriam aqueles boosts ou bounces os personagens faziam as curvas colados na mureta e todo level design que havia naquele entremeio se tornava "adorno" (que também não tinha muito como prestar atenção).

Na minha opinião pessoal, Sonic não funciona em 3D, não adianta. Se pegar aquele gameplay do modo "Sonic World" no Sonic Jam e incrementar o melhor possível, ainda haveriam muitos problemas relacionados ao level design/câmera (imagina como ficaria com mapas repletos de desníveis, rampas, buracos, túneis, loopings e tudo mais que faz do Sonic o Sonic).
Essas correrias aconteciam nos games 2D, para trechos espetaculares, onde nem se controla ou se vê direito direito o que está acontecendo. Só que a correria era utilizada em momentos específicos. Nos jogos 3D poderia ser assim, interligando setores do cenário, e boa parte do tempo sendo algo mais cadenciado como Sonic Jam.


www.youtube.com/watch?v=9Hw4NSGu5Gg
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Responder o que é o Sonic hoje em dia é bem difícil. Alguns dizem que ele é Gotta Go Fast, outros um platformer arcadista que encoraja exploração, etc. Os jogos principais passaram por tantas transformações que é difícil definir what the heck seus games são com uma única descrição.
Mas é ai que está o maior erro da Sega. Sonic surgiu como algo "único" em comparação ao que já estava bastante estabelecido em Super Mario, mas diferente da Nintendo (que mantém a essência da série mesmo em jogos mais transloucados) eles parece que quiseram redefinir o contexto a cada novo jogo: "ó, agora Sonic é isso, ponto final... ah, agora é aquilo, esquece o resto...".

Nada impedia a derivação em jogos como Sonic Riders (ou qualquer outra coisa que explorasse diferentes aspectos), mas não era necessário abandonar toda a bagagem dos primeiros jogos em prol dessas vertentes. Ficou realmente uma estratégia de tentativa e erro onde se investiu tudo numa única linha (que foi se deteriorando mais a cada etapa).

Até mesmo agora, não é difícil ver comentários em notícias sobre o Sonic Mania/Forces onde algumas pessoas reclamam que queriam um jogo 2D/3D por não saber que existem ambas opções. Mas é como eu disse antes, os caras estão pouco se c*** pra relevância dos jogos, contanto que mantenham o $ entrando (vide Transformers no cinema).
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
compartilho o mesmo pensamento... na minha opinião tem certas franquias que não nasceram para o 3d ala strider,final fight,metal slug,mega man x,contra etc... e sonic também e uma dessas ai, por mais que tentem não adianta, jogo não vai ter a mesma qualidade que tinha antes, por que simplesmente foi projetado pra ser daquele jeito, e as adaptação que sega fez não ficou tão legal quanto era antes (a maioria pra mim e tudo lixo descartável) e o pior os caras não se decidem nem na parte da jogabilidade, toda hora eles muda a bagaça.

acho lamentável só de pensar que antigamente sonic era uma franquia tão grandiosa quanto mario,(não curto os jogos do mario, mais reconheço que nintendo sempre manteve a qualidade de seus jogos... como queria que sega tivesse essas mesma qualidade com jogos do sonic) e hoje em dia não e nem sombra do foi no passado, isso tudo graças a incompetência da sega, com suas ideias "inovadoras" ...minha unica esperança nessa franquia se realmente transformarem sonic mania numa serie de jogos, e de preferencia feito pela mesma equipe, não confiou na sega team.

pra quem não sabe sonic mania foi dirigido justamente por taxman, que era um cara que fazia uns fangames de qualidade, que chegou ao ponto da sega enxergar seu potencial e contra-lo, também adaptou e refez a engine de sonic 2 e sonic cd pra celular, ele conhece muito mais a franquia que própria sega... um belo o exemplo foi daquele lixo do sonic 4, aquele jogo foi a maior vergonha alheia que sega já lançou, ainda tomou uma surra de jogo feito por duas pessoas num pc de fundo de quintal.(sonic fan remix), ate o criador do sonic afirmou isso!!! só e uma pena não finalizaram o projeto ): por que jogo ficou top demais.

também li em um site... que na época que sonic mania seria 100% com fase novas, mais a sega não deixou por que queria que grande parte do jogo fosse com fases antigas, pra apelar pra nostalgia ...sinceramente preferiria jogo com fases totalmente novas... caso futuramente role um novo sonic mania 2 , espero que dessa vez a sega de mais liberdade pro cara, e façam um jogo 100% com fases novos, e com muito mais investimento.
 
Ultima Edição:

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.127
Pontos
979
Jogando a versão PC de Sonic Mania (finalmente). Estou adorando, achei muito legal as homenagens a Dr Robotinik Mean Bean Machine e Daytona USA.

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
acho que sonic fez uma ótima transição pro 3D, na verdade. o grande problema foi a sega cagar em inúmeros jogos.
exemplo é o adventure. acho que em mecânica conseguiram resolver bem a transição, o jogo é sonic, problema é a quantidade de falhas pelo jogo ter sido rushado, ideias ruins e gameplay obrigatório com outros personagens.
no adventure 2 - que é um put* jogo - a maior parte desses problemas foi resolvida, mas ainda falha pelo gameplay do sonic ser só 1/3 do jogo. e, se levarmos em consideração que as fases da rouge/knuckles demoram MUITO mais, esse problema é agravado.
 
Topo Fundo