edineilopes
Retrogamer
- Mensagens
- 28.634
- Reações
- 97.149
- Pontos
- 1.854
Este tópico será dedicado ao Mascote da Sega: Sonic, The Hedgehog, com notícias, vídeos e screenshots de seus jogos.
-----------------------
(post de 23/06/2015)
Feliz aniversário, Sonic. 24 anos atrás nascia o mascote da Sega
Em 23 de junho de 1991 era lançado o primeiro jogo de Sonic e nascia para os gamers uma lenda dos videogames (ok, teve o Rad Mobile antes, mas não conta).
Os tempos áureos do ouriço azul foram no Mega Drive e ajudou o console a ter sua fama de velocidade. Em seu primeiro jogo, Sonic trazia uma jogabilidade tão simples quanto genial. Apenas um botão de pulo e Sonic avançava por desafios criativos, em altíssima velocidade ao som de músicas memoráveis. O projeto Sonic foi um primor graças ao talento da equipe, especialmente Naoto Ohshima, Yuji Naka e Masato Nakamura. Com o sucesso, Sonic substituiu Alex Kidd como mascote da Sega e por algum tempo, foi a arma da empresa para combater a popularidade do mascote da rival, Mario da Nintendo.
O nome de Sonic só cresceu com as sequências no Mega, com Sonic 2, Sonic 3, Sonic & Knuckles (que trouxe uma tecnologia inovadora, permitindo conectar-se com cartuchos das edições anteriores).
Eram a excelência com gráficos, design e sons. Em alta velocidade, Sonic atravessava fases gigantescas em cenários entupidos de parallax, mostrando o poder do Mega Drive e a criatividade da Sega. Paralelamente, o Master System e Game Gear também recebiam games de peso do mascote e seus companheiros.
Porém, quando Sonic 3D blast do Mega trouxe gráficos 3D pré-renderizados em uma perspectiva isométrica, foi criticado justamente pela falta de velocidade. A partir de então os games de Sonic deixaram de ser ovacionados... e Sonic passou a sofrer crise de identidade.
Nas gerações posteriores, o mascote teve seus altos e baixos, culpa da própria Sega que não soube o que fazer com seu Mascote depois de enterrar o Mega Drive. No Saturn, Sonic Xtreme nunca deu as caras e Sonic R era um game de corrida (muito bonito, porém curto e com jogabilidade do tipo ame ou odeie).
Sonic ainda viria para o Saturn, com Sonic Adventures, mas estava tarde (Yuji Naka se ocupou primeiro com Nights) e o projeto acabou migrando para o futuro Dreamcast. Para o 32bits da Sega restou o Sonic Jam, fraco consolo, com trechos da programação que seriam simplesmente descartados.
Porém no DreamCast Sonic voltou a surpreender, quando deixou o mundo boquiaberto com os gráficos fantásticos, graças ao poder de fogo do console. Tentando se reinventar, a própria forma de Sonic mudou bastante. A barriguinha de chope deu lugar a traços mais agressivos, um estilo mais "teen". Com o fim do Dreamcast, os jogos depois foram portados para outras plataformas, inclusive para console da Nintendo (que havia nascido para enfrentar).
Embora não tenha permanecido unanimidade, manteve aparecendo em bons jogos, como no GBA e DS. Entre títulos fracos, surgiam boas novidades que mantiveram o mascote vivo, como o Sonic Heroes no Game Cube/PC, Secrets Ring e Colors no Wii.
Relembrando os bons tempos, Sonic Generations foi um ótimo game, unindo muita nostalgia e, claro, gráficos de ponta.
Falando em homenagens, em All Star Racing Sonic voltou a brilhar com o elenco da Sega. O ótimo game ainda foi superado pelo irrepreensível All Star Racing Transformed que merece participar da fina nata dos títulos do estilo.
Infelizmente, em 20 anos algumas pérolas entre diversos projetos medíocres são pouco para seu passado de glória. Os jogos fracos trouxeram à Sonic má fama. E isto adicionado a uma má vontade com qualquer coisa que não seja exatamente os games de seu tempo áureo de Mega Drive. Mesmo bons projetos, como Sonic Lost World, são recebidos com ressalvas.
Neste período surgiram piadas do tipo "Ciclo do Sonic", quando a Sega anuncia um projeto com o mascote, o público nostálgico espera algo de bom (desta vez vai), mas acaba se decepcionando no final.
Em 2015 Sonic vive mais uma transformação. Seu visual foi modificado mais uma vez, num grande projeto onde a parte mais importante, o jogo, foi deixada em segundo plano. Sonic Boom não vem recebendo boas críticas, embora o desenho animado exibido no Cartoon Network não seja de todo mau.
Fica aqui uma homenagem a um personagem que marcou os anos 90, e virou um de meus mascotes preferidos desde os tempos de Master System. Foram incontáveis horas de jogatina, muitos títulos maravilhosos (e outros mais ou menos). Até hoje seus games são item obrigatório nas jogatinas em casa. Parabéns ao Sonic que deixou seu legado no mundo dos games.
UPDATE:
Para 2017 a Sega prepara novos games em homenagem ao personagem e seus fãs.
1 - Sonic Mania, no melhor estilo 2D da época que consagrou o mascote:
2 - E "Project Sonic 2017", jogo que utiliza a tecnologia atual e contará, a exemplo de Sonic Generations, com as diferentes versões de Sonic na aventura.
www.youtube.com/watch?v=gCh9--2xcKk
-------------------
Nascimento e história do Personagem
www.youtube.com/watch?v=zsGZaJQKqlI
-----------------------------------
Atualização 15/09/2017
Trailler Sonic 2 HD
www.facebook.com/sonic2hd/videos/1439660056071210/
Trailler de Lançamento Sonic Forces:
www.youtube.com/watch?v=uU3FawgeiAk
-----------------------
(post de 23/06/2015)
Feliz aniversário, Sonic. 24 anos atrás nascia o mascote da Sega
Em 23 de junho de 1991 era lançado o primeiro jogo de Sonic e nascia para os gamers uma lenda dos videogames (ok, teve o Rad Mobile antes, mas não conta).
Os tempos áureos do ouriço azul foram no Mega Drive e ajudou o console a ter sua fama de velocidade. Em seu primeiro jogo, Sonic trazia uma jogabilidade tão simples quanto genial. Apenas um botão de pulo e Sonic avançava por desafios criativos, em altíssima velocidade ao som de músicas memoráveis. O projeto Sonic foi um primor graças ao talento da equipe, especialmente Naoto Ohshima, Yuji Naka e Masato Nakamura. Com o sucesso, Sonic substituiu Alex Kidd como mascote da Sega e por algum tempo, foi a arma da empresa para combater a popularidade do mascote da rival, Mario da Nintendo.
O nome de Sonic só cresceu com as sequências no Mega, com Sonic 2, Sonic 3, Sonic & Knuckles (que trouxe uma tecnologia inovadora, permitindo conectar-se com cartuchos das edições anteriores).
Eram a excelência com gráficos, design e sons. Em alta velocidade, Sonic atravessava fases gigantescas em cenários entupidos de parallax, mostrando o poder do Mega Drive e a criatividade da Sega. Paralelamente, o Master System e Game Gear também recebiam games de peso do mascote e seus companheiros.
Porém, quando Sonic 3D blast do Mega trouxe gráficos 3D pré-renderizados em uma perspectiva isométrica, foi criticado justamente pela falta de velocidade. A partir de então os games de Sonic deixaram de ser ovacionados... e Sonic passou a sofrer crise de identidade.
Nas gerações posteriores, o mascote teve seus altos e baixos, culpa da própria Sega que não soube o que fazer com seu Mascote depois de enterrar o Mega Drive. No Saturn, Sonic Xtreme nunca deu as caras e Sonic R era um game de corrida (muito bonito, porém curto e com jogabilidade do tipo ame ou odeie).
Sonic ainda viria para o Saturn, com Sonic Adventures, mas estava tarde (Yuji Naka se ocupou primeiro com Nights) e o projeto acabou migrando para o futuro Dreamcast. Para o 32bits da Sega restou o Sonic Jam, fraco consolo, com trechos da programação que seriam simplesmente descartados.
Porém no DreamCast Sonic voltou a surpreender, quando deixou o mundo boquiaberto com os gráficos fantásticos, graças ao poder de fogo do console. Tentando se reinventar, a própria forma de Sonic mudou bastante. A barriguinha de chope deu lugar a traços mais agressivos, um estilo mais "teen". Com o fim do Dreamcast, os jogos depois foram portados para outras plataformas, inclusive para console da Nintendo (que havia nascido para enfrentar).
Embora não tenha permanecido unanimidade, manteve aparecendo em bons jogos, como no GBA e DS. Entre títulos fracos, surgiam boas novidades que mantiveram o mascote vivo, como o Sonic Heroes no Game Cube/PC, Secrets Ring e Colors no Wii.
Relembrando os bons tempos, Sonic Generations foi um ótimo game, unindo muita nostalgia e, claro, gráficos de ponta.
Falando em homenagens, em All Star Racing Sonic voltou a brilhar com o elenco da Sega. O ótimo game ainda foi superado pelo irrepreensível All Star Racing Transformed que merece participar da fina nata dos títulos do estilo.
Infelizmente, em 20 anos algumas pérolas entre diversos projetos medíocres são pouco para seu passado de glória. Os jogos fracos trouxeram à Sonic má fama. E isto adicionado a uma má vontade com qualquer coisa que não seja exatamente os games de seu tempo áureo de Mega Drive. Mesmo bons projetos, como Sonic Lost World, são recebidos com ressalvas.
Neste período surgiram piadas do tipo "Ciclo do Sonic", quando a Sega anuncia um projeto com o mascote, o público nostálgico espera algo de bom (desta vez vai), mas acaba se decepcionando no final.
Em 2015 Sonic vive mais uma transformação. Seu visual foi modificado mais uma vez, num grande projeto onde a parte mais importante, o jogo, foi deixada em segundo plano. Sonic Boom não vem recebendo boas críticas, embora o desenho animado exibido no Cartoon Network não seja de todo mau.
Fica aqui uma homenagem a um personagem que marcou os anos 90, e virou um de meus mascotes preferidos desde os tempos de Master System. Foram incontáveis horas de jogatina, muitos títulos maravilhosos (e outros mais ou menos). Até hoje seus games são item obrigatório nas jogatinas em casa. Parabéns ao Sonic que deixou seu legado no mundo dos games.
UPDATE:
Para 2017 a Sega prepara novos games em homenagem ao personagem e seus fãs.
1 - Sonic Mania, no melhor estilo 2D da época que consagrou o mascote:
2 - E "Project Sonic 2017", jogo que utiliza a tecnologia atual e contará, a exemplo de Sonic Generations, com as diferentes versões de Sonic na aventura.
www.youtube.com/watch?v=gCh9--2xcKk
-------------------
Nascimento e história do Personagem
www.youtube.com/watch?v=zsGZaJQKqlI
-----------------------------------
Atualização 15/09/2017
Trailler Sonic 2 HD
www.facebook.com/sonic2hd/videos/1439660056071210/
Trailler de Lançamento Sonic Forces:
www.youtube.com/watch?v=uU3FawgeiAk
Ultima Edição: