O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Windows 10 - Atualização de aniversário entre nós!

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Vim postar uma dica ae povo.
Para melhorar a renderização de fontes do Windows 10/7.

O cleartype do Windows eu acho uma m****.. Passou da hora da Microsoft dar uma atenção a isso.
O Mactype é uma maneira de deixar as fontes do Windows renderizadas...
dá pra instalar por aqui: http://www.mactype.net/

Alguns exemplos do que eu to falando:


how-to-make-windows-fonts-look-like-mac-fonts_2.jpg
Valeu, não sabia disso!
Instalei aqui e ficou bem melhor.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Vo te dizer essa última atualização (de setembro) fudeo o Microsoft Edge aqui...em 2 pcs que testei nos 2 o Edge ficou UMA m****...
Ainda bem que ele não é essencial pra mim, mas ficou uma b*sta total, lento e travando direto.
 

fox.renan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.290
Reações
1.576
Pontos
894
Pra mim faz, gosto de manter tudo o mais atualizado possível. Agora esses problemas ai que você citou eu nunca tive. Aqui ta tudo de boas.

Também sou assim, prefiro manter o meu Windows atualizado e otimizado sempre, nunca tive problema com desempenho em jogos ou updates, sempre tento manter o Windows o mais limpo possível pra não ter problema.

A LTSB não me agrada por vários motivo, ela é crua demais ao meu ver, é o Windows, funciona normal, mas não uso o Windows só pra jogos ou qualquer motivo que o pessoal diz que ela é melhor, tenho uso geral e a versão normal me agrada muito mais, as funções que a normal tem me agradam e uso.
Outro motivo é que não é vendida legalmente para o consumidor geral, é vendido só em lotes de licença para empresas que querem esquecer que ele existe ali aonde instalado, é raro alguém ter uma licença dele e a maioria que prega que ele é melhor que a normal usa a versão pipipitchu. Não vou mentir que já usei Windows pipipitchu antes, até o 7 eu usava, mas como do 8 ficou mais acessível, hoje uso meus programas pagos licenciados ou busco uma alternativa open source.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
Pessoal eu tive que instalar o Linux aqui no SSD do Desktop pra usar umas coisas pro meu celular que a versão pro linux é melhor.

Fiquei espantado com a diferença de velocidade em relação ao Windows.

Usei o sistema de arquivos XFS no Ubuntu 16.04 pra fazer um teste. Não sei se em EXT4 o desempenho seria o mesmo. O que eu sei é que o sistema inicia mais rápido que o Windows 10 (mesmo com o Fastboot do 10 ativado) e dos programas que existem para os 2 sistemas, todos eles no Linux abriram bem mais rápido, quase instantãneo a abertura enquanto que no Windows, o Vivaldi por exemplo tem uma pequena demora a mais para abrir.

Todo o sistema roda bem mais rápido e fluido do que o Windows no mesmo hardware e isso que eu nem ativei o driver de vídeo proprietário da VGA.

Depois desse teste voltar ao Windows é bem triste. Uma pena que a maioria dos programas comerciais não tem versão para linux. O desempenho do Linux é claramente superior.

A grande verdade é que o Windows é um sistema bem mal otimizado. E nem a questão de rodar em diversos tipos de hardware pode ser usada como desculpa pois o kernel do Linux ainda vem com todos os drivers embutidos, roda em diversos hardwares diferentes também e mesmo assim é bem mais rápido e otimizado.
 


Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Pessoal eu tive que instalar o Linux aqui no SSD do Desktop pra usar umas coisas pro meu celular que a versão pro linux é melhor.
Fiquei espantado com a diferença de velocidade em relação ao Windows.
Usei o sistema de arquivos XFS no Ubuntu 16.04 pra fazer um teste. Não sei se em EXT4 o desempenho seria o mesmo. O que eu sei é que o sistema inicia mais rápido que o Windows 10 (mesmo com o Fastboot do 10 ativado) e dos programas que existem para os 2 sistemas, todos eles no Linux abriram bem mais rápido, quase instantãneo a abertura enquanto que no Windows, o Vivaldi por exemplo tem uma pequena demora a mais para abrir.
Todo o sistema roda bem mais rápido e fluido do que o Windows no mesmo hardware e isso que eu nem ativei o driver de vídeo proprietário da VGA.
Depois desse teste voltar ao Windows é bem triste. Uma pena que a maioria dos programas comerciais não tem versão para linux. O desempenho do Linux é claramente superior.
A grande verdade é que o Windows é um sistema bem mal otimizado. E nem a questão de rodar em diversos tipos de hardware pode ser usada como desculpa pois o kernel do Linux ainda vem com todos os drivers embutidos, roda em diversos hardwares diferentes também e mesmo assim é bem mais rápido e otimizado.
O Sistema de arquivos EXT4 é BEM SUPERIOR ao NTFS...mas MUITO SUPERIOR MESMO.
Fiz o teste aqui, tenho um PC com Linux Mint e EXT4....E olha que coisa...quando gravo de EXT4 para FAT (um filme do HD Linux para um Pendrive) mesmo com USB2.0, a velocidade é SUPERIOR a do Windows (NTFS para FAT) com USB 3.0.
Sério é ABSURDO a diferença...
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
O Sistema de arquivos EXT4 é BEM SUPERIOR ao NTFS...mas MUITO SUPERIOR MESMO.
Fiz o teste aqui, tenho um PC com Linux Mint e EXT4....E olha que coisa...quando gravo de EXT4 para FAT (um filme do HD Linux para um Pendrive) mesmo com USB2.0, a velocidade é SUPERIOR a do Windows (NTFS para FAT) com USB 3.0.
Sério é ABSURDO a diferença...

Sim eu já tinha percebido isso, não sei porquê a Microsoft não evolui o sistema de arquivos. A estrutura do NTFS é bem antiga já.
No Linux tem diversidade até nisso: XFS, EXT3, EXT4, BTRFS.....

No Windows temos o velho NTFS e o próprio sistema em si que é muito mal otimizado.

Pra se ter uma idéia o NTFS foi lançado em 1993.

O EXT4 lançado em 2006.

Só na diferença de lançamento entre um e outro são 13 anos! 13 anos em informática é uma eternidade.

Até hoje, 2017 já vão aí 24 anos de uso do NTFS. Uma eternidade e com pouquíssimas evoluções reais de desempenho, no máximo inclusão de algum recurso conforme as novas versões foram saindo.

Pra quem não sabe o vovô NTFS já está na versão 6 se não me engano.
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Sim eu já tinha percebido isso, não sei porquê a Microsoft não evolui o sistema de arquivos. A estrutura do NTFS é bem antiga já.
No Linux tem diversidade até nisso: XFS, EXT3, EXT4, BTRFS.....
No Windows temos o velho NTFS e o próprio sistema em si que é muito mal otimizado.
Sim...no Windows o sistema é BEM antigo, NTFS é da época do Windows NT...
Até a Apple trocou o sistema de arquivo delas agora para o AFS (Apple file system) que é bem superior ao antigo que ela usava.
O EXT4 eu acho uma maravilha mesmo, praticamente não fragmenta, além de ser MUITO rápido e ter diversos meios de controle/segurança.

No Windows acho que não mudam pois a base de usuários é muito grande e eles tem medo de arriscar mesmo a mudança eu acho.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Sério caras, se de uma hora pra outra, alguém aparecesse dizendo: "Olha, criamos uma distro Linux que vai rodar todos os seus apps e jogos Directx tão ou melhor que no Windows... só que custa R$1000.." Eu pago, e pagava até um pouco mais, só para não ter que depender mais do windows, aqui, cada dia é uma surpresa diferente, a novidade agora é que se o PC fica ocioso por mais que duas horas, mesmo com o plano de energia em alto desempenho sem desligar HDD, monitor, quando volto para o PC, não sobe imagem, como se tivesse desligado o sinal e video, tenho que desligar no botão pra voltar a usar o PC. :facepalm
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
Sim...no Windows o sistema é BEM antigo, NTFS é da época do Windows NT...
Até a Apple trocou o sistema de arquivo delas agora para o AFS (Apple file system) que é bem superior ao antigo que ela usava.
O EXT4 eu acho uma maravilha mesmo, praticamente não fragmenta, além de ser MUITO rápido e ter diversos meios de controle/segurança.

No Windows acho que não mudam pois a base de usuários é muito grande e eles tem medo de arriscar mesmo a mudança eu acho.

Poderiam lançar um sistema com a opção dos dois tipos de filesystem: NTFS para quem não quisesse arriscar (empresas por exemplo) e o novo filesystem pra quem quisesse usar.

Eles até começaram a criar o WinFS mas o projeto morreu até onde sei.

Parece que o Windows por muitos anos ainda vai usar o velho NTFS....
 

Kenshimx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.720
Reações
1.313
Pontos
249
to usando versão 10 pro, nem lembrava qual era.. soh atualizo o windows qd formato.. e instalo tudo o mais clean possível, desabilito tudo q posso, instalo o minimo tb.. gostaria de uma versão crua, q viesse sem nada, sou dos q odeia as firulas do windows.. queria usar linux.. mas impossível atualmente, quem sabe daqui 30 anos...
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Poderiam lançar um sistema com a opção dos dois tipos de filesystem: NTFS para quem não quisesse arriscar (empresas por exemplo) e o novo filesystem pra quem quisesse usar.
Eles até começaram a criar o WinFS mas o projeto morreu até onde sei.
Parece que o Windows por muitos anos ainda vai usar o velho NTFS....

Tem outro projeto mais recente o ReFS, vamos ver se não vai ser cancelado e quem sabe no futuro teremos um sistema de arquivos moderno no Windows
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
Tem outro projeto mais recente o ReFS, vamos ver se não vai ser cancelado e quem sabe no futuro teremos um sistema de arquivos moderno no Windows

Pode ser e parece que não vão demorar muitos anos pra isso acontecer pois o ReFS já pode ser utilizado no Windows Server 2012 em diante (só em sistemas Server), porém só em unidades de disco não-inicializáveis (e nem em pendrives e etc):


O mais estranho pra mim é a Microsoft estrear um filesystem novo em um sistema de Servidor.

Imagine o ReFS dando pau e perdendo milhares de arquivos do Server....
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.515
Pontos
453
Pelo menos a Microsoft migrou de MBR pra GPT
E acredite, muita gente só veio saber o que era GPT quando tentava instalar o Windows 7 num PC com GPT. Tem gente que até hoje acha que o Windows só pode ser instalado em NTFS! Imagina quando aparecer a opção de escolher um sistema, o Youtube vai explodir de "técnico" dizendo que prefere o NTFS, e que a Microsoft quer matar os computadores antigos.

Se sabe como o povão é com mudanças, e o sistema continua funcional até hoje, pra quê mudar? Deixa o pessoal do Linux com seus sistemas "estranhos" lá, vamos continuar vendendo o mesmo "feijão com arroz" de sempre!

-------------------------------------------------

Sério, só não vou para o Ubuntu de vez por preguiça de configurar os jogos no Wine, senão, já tinha corrido do Windows faz tempo, ele é um sistema que demora para se atualizar até demais!
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Ja saiu aquela atualização milagrosa que prometia endereçar os problemas de.performance do win10?

Enviado de meu Vibe K5 usando sinal de fumaça.
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
O Sistema de arquivos EXT4 é BEM SUPERIOR ao NTFS...mas MUITO SUPERIOR MESMO.
Fiz o teste aqui, tenho um PC com Linux Mint e EXT4....E olha que coisa...quando gravo de EXT4 para FAT (um filme do HD Linux para um Pendrive) mesmo com USB2.0, a velocidade é SUPERIOR a do Windows (NTFS para FAT) com USB 3.0.
Sério é ABSURDO a diferença...

Sem falar que NTFS é um imã para fragmentação... NTFS naturalmente espalha os arquivos em vários setores do HD. EXT4 nunca fragmenta, porque ele nunca armazena um arquivo em diferentes setores. EXT4 sempre armazena os arquivos em setores sequenciais. Por isso linux não tem ferramenta de desfragmentação, porque não existe fragmentação usando EXT4.

EDIT: E toma mais uma atualização que vai fuder tudo nesse mês.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
Alguém já tinha ouvido falar de um novo Windows Explorer escondido no Windows 10?

Ativei ele aqui e achei interessante.

Para ativar é só criar um novo atalho (menu do botão direito do mouse/Novo/Atalho), em Local do Item inserir a seguinte linha:

explorer shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App

Depois basta dar um nome ao atalho e usar:

captura-de-tela-2017-05-10-as-14.31.11.png


Eu nunca tinha ouvido falar disso aí.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Alguém já tinha ouvido falar de um novo Windows Explorer escondido no Windows 10?

Ativei ele aqui e achei interessante.

Para ativar é só criar um novo atalho (menu do botão direito do mouse/Novo/Atalho), em Local do Item inserir a seguinte linha:

explorer shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App

Depois basta dar um nome ao atalho e usar:

captura-de-tela-2017-05-10-as-14.31.11.png


Eu nunca tinha ouvido falar disso aí.
Eu já tinha ouvido falar que eles queriam testar uma interface Modern para o explorer...mas nunca utilizei também...talvez seja essa...
Mas nem sabia que tava valendo já...

EDIT: Testei aqui é isto mesmo, mas me pareceu meio "cru" ainda...talvez daqui uns anos eles migrem pra essa nova versão.
Windows-10-s-File-Explorer-Looks-Modern-in-New-User-Concept-484324-5.jpg
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.515
Pontos
453
Pode ser e parece que não vão demorar muitos anos pra isso acontecer pois o ReFS já pode ser utilizado no Windows Server 2012 em diante (só em sistemas Server), porém só em unidades de disco não-inicializáveis (e nem em pendrives e etc):


O mais estranho pra mim é a Microsoft estrear um filesystem novo em um sistema de Servidor.

Imagine o ReFS dando pau e perdendo milhares de arquivos do Server....

Fui formatar o HD do prêmio da OSCB e olha só quem me aparece(10 Pro)...
OSCB.png Formatando as outras unidades agora mesmo! Gosto de testar essas maluquices, e tudo está com uns 5 backups mesmo. Então vale a pena para mim.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Fui formatar o HD do prêmio da OSCB e olha só quem me aparece(10 Pro)...
Formatando as outras unidades agora mesmo! Gosto de testar essas maluquices, e tudo está com uns 5 backups mesmo. Então vale a pena para mim.
Depois poste os resultados!!!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Fui formatar o HD do prêmio da OSCB e olha só quem me aparece(10 Pro)...
Visualizar anexo 38568 Formatando as outras unidades agora mesmo! Gosto de testar essas maluquices, e tudo está com uns 5 backups mesmo. Então vale a pena para mim.

Aqui também está aparecendo esse sistema de arquivos. Gostaria de saber quais vantagens desse sistema para o NTFS. Na época do FAT eu sabia e foi algo bastante esperado, pois já vinha sendo usado nas versões server por um tempo só que este novo sistema ainda não peguei o que ele pode oferecer de bom a não ser o fator novidade que muita gente gosta de empurrar como se fosse sempre melhor que o anterior no mundo da tecnologia.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.991
Reações
12.359
Pontos
753
Será que o ReFS já está maduro?

Sei que ele já estava disponível a bastante tempo já em sistemas Server, desde o Server 2012.

Talvez eu teste ele em algum momento já que daqui a poucos dias vou formatar pra instalar o novo update do Windows 10 (meu Windows 10 tá dando erro no Windows Explorer de novo sem motivo aparente. Tá demorando demais pra abrir).

O único porém é que o ReFS ainda não pode ser utilizado em uma unidade de sistema, pois ele não é inicializável pelo Windows.

Só dá pra usar ele fora da unidade de sistema...
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.961
Reações
1.428
Pontos
864
Dá pra converter sem formatar? Meus HDs estão em Raid 0 e não posso formata-los agora pq demorei a reinstalar os jogos principalmente hehe

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Só pra avisar que ReFS não funciona em Linux... Então, só usem se vocês não usarem o HD em outros sistemas.
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Aqui nem aparece essa opção nos hd que eu tenho, deve ser porque eles são velhos?
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.515
Pontos
453
Aqui nem aparece essa opção nos hd que eu tenho, deve ser porque eles são velhos?
Se for IDE, esqueça, HD IDE ou via USB sequer mostra a opção do ReFS. Somente HD/SSD SATA conectado direto na placa-mãe. Ruim para mim, que só vou poder usá-lo em três HD's.
 

Ypsilon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
248
Reações
404
Pontos
508
Galera, instalei o Windows 10 do zero e está rodando bem, só tem um problema, não estou conseguindo adicionar emails no app do Windows Mail e nem baixar as atualizações.
Quando tento adicionar um email no app fica só na tela de "um momento" e não sai disso, já as atualizações fica procurando e depois da erro. Alguém sabe o que pode ser?
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Se for IDE, esqueça, HD IDE ou via USB sequer mostra a opção do ReFS. Somente HD/SSD SATA conectado direto na placa-mãe. Ruim para mim, que só vou poder usá-lo em três HD's.
Mas ta em SATA mesmo, mas mesmo assim não aparece
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
413
Pontos
498
Muita gente aqui fica endeusando o Linux e falando que se tivesse todos os jogos e aplicativos migrava para ele, sabe pq não tem? Pq o SO é ruim, simples assim, Windows já foi um lixo mas evoluiu bastante nos últimos anos enquanto linux está estagnado, vou dar meu ponto de vista como programador que já sofreu muito desenvolvendo app para linux.

Até hj permanece este lixo de ALSA/PulseAudio, já pararam pra pensar pq não tem protools, logic, reaper, ou outros sw profissionais de áudio no linux? Pq é um inferno trabalhar com ALSA/PulseAudio, mais fácil ganhar na mega da virada que fazer funcionar corretamente, isso teria q ser reescrito urgentemente, própria Mozzila sofreu com isso no Firefox, agora imagina num sw avançado de Áudio.

Outro lixo é o Xorg, estão tentando migrar o ubuntu 17.10 para o Wayland, que até hj não funciona bem tb, querem usar o 17.10 como teste para o LTS depois. Falta de suporte a placa de vídeo, nunca que um desenvolvedor de sw vai se matar pra fazer um jogo funcionar no linux nesta situação, se nem uma janela renderiza de forma correta no linux com o Xorg, sem apoio da Nivida e Amd, não adianta Linus Torvalds dar piti em palestra e falar que não tem driver correto por culpa da Nvidia e não do Linux, problema existe, e tem que ser corrigido.

Peguem algo básico, um browser, o chrome, firefox, opera, nenhum deles usam decode por hw no Linux, você abre um vídeo no youtube e a bateria do notebook vai embora, até o chrome OS tem suporte, e sabe pq o linux n tem? Pq as apis são uma bagunça e não tem padronização, nem um navegador funciona direito, daí você começa a perceber o drama de dar suporte ao Linux.

Outro problema é pacote, tu baixa um programa pra debian e não roda no fedora, tinha que rodar, é tudo linux, agora depois de 200 anos lançaram o Snap, vamos ver se melhora.

Falta driver, tenta fazer uma impressora Canon funcionar no Linux, não funciona.

Até hj não tem um simples office da MS, suíte da ADOBE, games como no Windows, e nem vai ter, com tudo migrando para a nuvem, investir num SO como o Linux é loucura, até o criador do Gnome já abandonou e migrou para o Mac, outros amigos meus fizeram o mesmo, aí o povo entusiasta do Linux fala: ΅Tem o Gimp¨, invés de trazer a Adobe para o sistema, postura errada no meu ponto de vista, SW livre é bom mas tem q ter o comercial tb.

Entre na StackOverflow e veja a ultima enquete, disparado a maioria dos programadores usam MAC, me incluo nessa, boa parte Windows, pouca gnt usa linux, e não é atoa.

Enquanto uma empresa grande não abraçar o linux como a Google fez com Android, e a maioria da comunidade parar de fazer 9000 distribuições q ngm usa, ou focar em desenvolver um novo menu iniciar bonitinho, o Linux não deslancha no desktop, muito código legado tem q ser reescrito, e ngm faz isso, ngm tem obrigação de fazer tb, tem bug no linux que perdura a mais de 10 anos e ngm corrigiu até hj, esse negócio de código aberto sem um norte não funciona, tem q ter uma empresa forte.

Linux então é um lixo? Não, para Áudio e Vídeo é problemático, mas pra Servidores é uma blz, já q não precisa de áudio e o máximo de vídeo q vai ter lá é um terminal rodando no servidor, IoT, etc. Foi onde ele se deu bem, e não é coincidência.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.055
Pontos
1.774
Muita gente aqui fica endeusando o Linux e falando que se tivesse todos os jogos e aplicativos migrava para ele, sabe pq não tem? Pq o SO é ruim, simples assim, Windows já foi um lixo mas evoluiu bastante nos últimos anos enquanto linux está estagnado, vou dar meu ponto de vista como programador que já sofreu muito desenvolvendo app para linux.

Até hj permanece este lixo de ALSA/PulseAudio, já pararam pra pensar pq não tem protools, logic, reaper, ou outros sw profissionais de áudio no linux? Pq é um inferno trabalhar com ALSA/PulseAudio, mais fácil ganhar na mega da virada que fazer funcionar corretamente, isso teria q ser reescrito urgentemente, própria Mozzila sofreu com isso no Firefox, agora imagina num sw avançado de Áudio.

Outro lixo é o Xorg, estão tentando migrar o ubuntu 17.10 para o Wayland, que até hj não funciona bem tb, querem usar o 17.10 como teste para o LTS depois. Falta de suporte a placa de vídeo, nunca que um desenvolvedor de sw vai se matar pra fazer um jogo funcionar no linux nesta situação, se nem uma janela renderiza de forma correta no linux com o Xorg, sem apoio da Nivida e Amd, não adianta Linus Torvalds dar piti em palestra e falar que não tem driver correto por culpa da Nvidia e não do Linux, problema existe, e tem que ser corrigido.

Peguem algo básico, um browser, o chrome, firefox, opera, nenhum deles usam decode por hw no Linux, você abre um vídeo no youtube e a bateria do notebook vai embora, até o chrome OS tem suporte, e sabe pq o linux n tem? Pq as apis são uma bagunça e não tem padronização, nem um navegador funciona direito, daí você começa a perceber o drama de dar suporte ao Linux.

Outro problema é pacote, tu baixa um programa pra debian e não roda no fedora, tinha que rodar, é tudo linux, agora depois de 200 anos lançaram o Snap, vamos ver se melhora.

Falta driver, tenta fazer uma impressora Canon funcionar no Linux, não funciona.

Até hj não tem um simples office da MS, suíte da ADOBE, games como no Windows, e nem vai ter, com tudo migrando para a nuvem, investir num SO como o Linux é loucura, até o criador do Gnome já abandonou e migrou para o Mac, outros amigos meus fizeram o mesmo, aí o povo entusiasta do Linux fala: ΅Tem o Gimp¨, invés de trazer a Adobe para o sistema, postura errada no meu ponto de vista, SW livre é bom mas tem q ter o comercial tb.

Entre na StackOverflow e veja a ultima enquete, disparado a maioria dos programadores usam MAC, me incluo nessa, boa parte Windows, pouca gnt usa linux, e não é atoa.

Enquanto uma empresa grande não abraçar o linux como a Google fez com Android, e a maioria da comunidade parar de fazer 9000 distribuições q ngm usa, ou focar em desenvolver um novo menu iniciar bonitinho, o Linux não deslancha no desktop, muito código legado tem q ser reescrito, e ngm faz isso, ngm tem obrigação de fazer tb, tem bug no linux que perdura a mais de 10 anos e ngm corrigiu até hj, esse negócio de código aberto sem um norte não funciona, tem q ter uma empresa forte.

Linux então é um lixo? Não, para Áudio e Vídeo é problemático, mas pra Servidores é uma blz, já q não precisa de áudio e o máximo de vídeo q vai ter lá é um terminal rodando no servidor, IoT, etc. Foi onde ele se deu bem, e não é coincidência.
Amigo tu desceu a lenha hein rs...
Eu não sou programador e nem conhecedor a fundo, mas o Linux para muitos problemas resolve SIM. Pode ser que para um uso específico como você citou não seja indicado...até ai normal.
E a única parte que eu realmente CONCORDO com você é que uma EMPRESA GRANDE pro trás ajuda e MUITO o desenvolvimento.
Lembramos que o LINUX não é um sistema operacional, é um Kernel. E o linux está presente na maioria dos lares, afinal o Android usa o Kernel Linux.

Eu já disse aqui e repito, para o uso básico (internet. email, pagar contas, navegar e alguns jogos) o Linux resolve sim, é mais seguro, e mais rápido...o Ext4 é MUITO superior ao NTFS...mas muito mesmo. Fiz o teste aqui e o resultado foi inacreditável. Mais de 40 dos 100 jogos mais vendidos na STEAM em 2016 tem versões nativas de Linux (o que há 10 anos atrás era impensável).
Eu não vejo problemas de navegação que você citou não, tenho um PC aqui com Linux Mint, uso google chrome, Vivaldi e Firefox nele numa boa e é um PC bem fraco. Mas como disse não sou programador e não vou dar uma opinião do ponto de vista de um programador, mas SIM tem muita gente que programa e muito no Linux.
Aliás o uso de Linux em Desktop está aumentando bem, está quase alcançando os Macs...(apesar que o uso de Mac gera receita para a Apple e nem sempre o uso de Linux se converge em receita).

A Microsoft não tem interesse em rodar office no linux, mas para isso tem o office online e as demais suites (WPS, Libre office, Only Office e etc), além do office rodar em Wine de forma satisfatória.
Quando aos programas o que eu costumo dizer é que no ambiente Linux você deve procurar algo que faça a mesma funcionalidade que deseja, a maioria das vezes terá um programa similar tão bom quanto, OBVIAMENTE que existem exceções, o GIMP por exemplo é um ótimo programa, o Inkscape também, mas não estão no mesmo nível da suite da Adobe, porém a menos que seja profissional e necessite de algo específico, eles podem dar conta. Ressaltando o que eu disse, para um uso básico/intermediário. Porém se a pessoa for profissional pode ser que precise de um recurso específico que não encontre...ai tem que buscar alternativas, novamente o Wine ajuda muito (embora confesso que ele não resolve TUDO).

E também não tenho nem a ilusão que o Linux vá tomar o lugar do Windows, não vai.
Mas para muitos casos ele dá conta e faz até melhor que o Windows.
Já citei exemplos aqui....No escritório do meu pai, agora só roda Linux, há mais de 1 ano e ZERO problemas.
Lá as pessoas são leigas e inocentes, quando tinha Windows, DIRETO era infectado por links maliciosos...Depois do Linux, repito, foi ZERO de problemas. Resolveu. E o uso é escritório (internet, email, planilhas, catálogos)...
 
Topo Fundo