O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ T.O] The Last Guardian: um jogo que atravessará gerações l Famitsu aprova l

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.636
Reações
52.527
Pontos
2.082
Acho justo entender como câmera funciona nos jogos.

Apesar de cada jogo utilizar uma engine diferente, existem conceitos padrões no desenvolvimento de jogos, que estão limitados a tecnologia atual.

E quando se fala de câmera em jogos 3D, existem 2 abordagens praticamente:

1 - Fazer uma câmera que esta "solta" no ambiente 3D e segue o comando do player. Geralmente é usada em jogos com câmera fixa.

enemy_protoss_encampment_on_kaldir-1024.jpg

Essa abordagem não da muito certo em jogos 3D onde o jogador controla o personagem/câmera, pois a câmera acabaria que "entrando" dentro dos modelos 3D.

2 - O padrão em jogos 3D que possui controle da câmera, chamado de "Camera Blooms", ou "Spring Arms". Nada mais é do que um braço invisível ligando o personagem a câmera.

p7no1GD.jpg


Se algum objeto que gera colisão entrar entre essa camera e o personagem, esse braço vai mudar de tamanho, fazendo ela "se aproximar" do personagem. Todos os jogos usam essa abordagem, praticamente.

vL98Wqt.jpg


Mas como vocês podem imaginar, 90% dos jogos possuem um gameplay padrão horizontal, e é fácil de se resolver. Quando o gameplay é vertical, isso se torna um problema muito sério, que é o caso de The Last Guardian, Shadow of the Colossus, etc...
Por mais que os devs controlem a câmera, façam as colisões perfeitas, ainda vai acontecer de entrar objetos entre o personagem e a câmera conforme a vontade do jogador.
Agora imaginem que existe um animal de 10 metros de altura se movendo o tempo todo. Não tem muito o que fazer, não com a tecnologia disponível atualmente.

ekFJg0c.jpg


Levando em conta como foi feita a câmera do TLG, lidaram muito bem com ela até. Caso a câmera fique enroscada, ela faz um fade out e retorna ao menino, troca de ângulos, etc...
 
Ultima Edição:

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Acho justo entender como câmera funciona nos jogos.

Apesar de cada jogo utilizar uma engine diferente, existem conceitos padrões no desenvolvimento de jogos, que estão limitados a tecnologia atual.

E quando se fala de câmera em jogos 3D, existem 2 abordagens praticamente:

1 - Fazer uma câmera que esta "solta" no ambiente 3D e segue o comando do player. Geralmente é usada em jogos com câmera fixa.

enemy_protoss_encampment_on_kaldir-1024.jpg

Essa abordagem não da muito certo em jogos 3D onde o jogador controla o personagem/câmera, pois a câmera acabaria que "entrando" dentro dos modelos 3D.

2 - O padrão em jogos 3D que possui controle da câmera, chamado de "Camera Blooms", ou "Spring Arms". Nada mais é do que um braço invisível ligando o personagem a câmera.

p7no1GD.jpg


Se algum objeto que gera colisão entrar entre essa camera e o personagem, esse braço vai mudar de tamanho, fazendo ela "se aproximar" do personagem. Todos os jogos usam essa abordagem, praticamente.

vL98Wqt.jpg


Mas como vocês podem imaginar, 90% dos jogos possuem um gameplay padrão horizontal é fácil de se resolver. Quando o gameplay é vertical, isso se torna um problema muito sério, que é o caso de The Last Guardian, Shadow of the Colossus, etc...
Por mais que os devs controlem a câmera, façam as colisões perfeitas, ainda vai acontecer de entrar objetos entre o personagem e a câmera conforme a vontade do jogador.
Agora imaginem que existe um animal de 10 metros de altura se movendo o tempo todo. Não tem muito o que fazer, não com a tecnologia disponível atualmente.

ekFJg0c.jpg


Levando em conta como foi feita a câmera do TLG, lidaram muito bem com ela até. Caso a câmera fique enroscada, ela faz um fade out e retorna ao menino, troca de ângulos, etc...
pode pinar!
conversar com quem entende é outra história!
:ksafado
 

sr_doutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
134
Reações
273
Pontos
989
joguei esses jogos no ps3, o remaster, esses dias.
É. Eu não joguei os remasters - joguei ICO em 2002/2003 e SOTC em 2005. Eles podem ter resolvido esses problemas na coletânea. Enfim, a câmera me lembra a de SOTC em 2005, só que um pouco mais chata de controlar (de novo: nada que um pouco de tempo e prática não resolva).

Isso não quer dizer que não caiba um patch futuramente pra melhorar isso.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.514
Reações
39.639
Pontos
1.053

Pra quem nao tem dinheiro pra collector edition kkkk
Cultura enviou hoje, louco pra jogar !
 


Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Acho justo entender como câmera funciona nos jogos.

Apesar de cada jogo utilizar uma engine diferente, existem conceitos padrões no desenvolvimento de jogos, que estão limitados a tecnologia atual.

E quando se fala de câmera em jogos 3D, existem 2 abordagens praticamente:

1 - Fazer uma câmera que esta "solta" no ambiente 3D e segue o comando do player. Geralmente é usada em jogos com câmera fixa.

enemy_protoss_encampment_on_kaldir-1024.jpg

Essa abordagem não da muito certo em jogos 3D onde o jogador controla o personagem/câmera, pois a câmera acabaria que "entrando" dentro dos modelos 3D.

2 - O padrão em jogos 3D que possui controle da câmera, chamado de "Camera Blooms", ou "Spring Arms". Nada mais é do que um braço invisível ligando o personagem a câmera.

p7no1GD.jpg


Se algum objeto que gera colisão entrar entre essa camera e o personagem, esse braço vai mudar de tamanho, fazendo ela "se aproximar" do personagem. Todos os jogos usam essa abordagem, praticamente.

vL98Wqt.jpg


Mas como vocês podem imaginar, 90% dos jogos possuem um gameplay padrão horizontal, e é fácil de se resolver. Quando o gameplay é vertical, isso se torna um problema muito sério, que é o caso de The Last Guardian, Shadow of the Colossus, etc...
Por mais que os devs controlem a câmera, façam as colisões perfeitas, ainda vai acontecer de entrar objetos entre o personagem e a câmera conforme a vontade do jogador.
Agora imaginem que existe um animal de 10 metros de altura se movendo o tempo todo. Não tem muito o que fazer, não com a tecnologia disponível atualmente.

ekFJg0c.jpg


Levando em conta como foi feita a câmera do TLG, lidaram muito bem com ela até. Caso a câmera fique enroscada, ela faz um fade out e retorna ao menino, troca de ângulos, etc...
Bom post. Isto só mostra o despreparo de muita gente da dita "crítica especializada", que muitas vezes sequer reconhece (que dirá premia) o esforço de uma visão artística e de game design ambiciosa como esta - onde a câmera, como você bem falou, "se comporta" de modo até mesmo exemplar, dada a dinâmica complexidade da sua situação.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.312
Reações
14.372
Pontos
1.053
Estou jogando e sem palavras....que jogo emocionante...

A animação e carisma desse Bixo foi algo fora do normal nos games.

Mostrei esse jogo para algumas pessoas que não jogam video-game e ficaram encantadas.
 
Ultima Edição:

sr_doutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
134
Reações
273
Pontos
989
Jogo terminado. Não darei impressões detalhadas sobre o jogo porque vários outros já o fizeram provavelmente muito melhor do que eu faria.

Quero só frisar que dois tipos de emoção me vêm à cabeça quando penso em TLG: frio na barriga e aperto no coração. Aliás, o aperto no coração que eu senti quando
Trico avançava sobre o garoto pra devorá-lo e o garoto, desesperado, dizia "Trico, sou eu!"
foi demais pra mim.
Principalmente porque o garoto lembra muito um sobrinho meu de quem gosto muito (até a voz é parecida).
Desabei ali. A sensibilidade do Ueda é fora do comum.
 
Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.112
Reações
4.670
Pontos
1.319
O meu chegou e coloquei agora a noite!
Por meia hora de jogatina, já posso dizer que vou sentir falta de games assim, depois que terminar...
PS4 ( fat) com o cooler acelerado algumas vezes, principalmente em ambientes que usam iluminação.
Notei alguns engasgos de framerate, mas o que incomoda as x é mesmo a camera.
De resto, é uma obra prima!!!
Que o Fumita continue lançando pérolas assim!
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.520
Reações
5.766
Pontos
964
O meu chegou e coloquei agora a noite!
Por meia hora de jogatina, já posso dizer que vou sentir falta de games assim, depois que terminar...
PS4 ( fat) com o cooler acelerado algumas vezes, principalmente em ambientes que usam iluminação.
Notei alguns engasgos de framerate, mas o que incomoda as x é mesmo a camera.
De resto, é uma obra prima!!!
Que o Fumita continue lançando pérolas assim!
Qtas hrs camarada?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

Otacon Link

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.395
Reações
12.188
Pontos
1.419
Terminei aqui. Não sei quantas horas foram já que o jogo não fala, mas olhando os troféus da para dizer que foram mais de 5 horas e menos de 15 :klolz

Minhas impressões:

[+] História muito bonita, com muitas cenas emocionantes.
[+] Parte artística embasbacante, com gráficos muito lindos.
[+] Ótima trilha sonora.
[+] Level design muito bom, que te guia sem precisar ficar te apontando para onde ir a todo instante com setas.
[+] Animações muito impressionantes, em especial as do Trico.
[+] Jogo segue o mesmo formato de ICO, quem gostou dele vai gostar de The Last Guardian.
[+] É muito divertido ensinar novos truques ao Trico, que se comporta como um animal de estimação, precisando as vezes tentar duas ou três vezes algum truque novo antes de conseguir. Por outro lado consigo imaginar algumas pessoas não gostando desse ponto, pois as vezes você fica 3 minutos apontando para onde ir esperando a boa vontade do Trico.

[-] Pop-ups dizendo o que cada botão faz são exagerados de mais.
[-] Um tanto linear de mais.
[-] A performance do jogo está péssima no PS4 normal, em diversas partes o jogo roda a ~20 fps com frame pacing muito ruim. Totalmente inadmissível isso.
[-] A câmera do jogo é um completo desastre, a movimentação é ruim (mesmo ajustando a velocidade) e ela colide com tudo, muitas vezes fazendo a tela piscar enquanto a câmera busca outro ângulo. Diversas vezes a câmera ficou piscando durante 3~5 segundos tentando encontrar um ponto que funcionasse. Deveriam ter programado um esquema da câmera atravessar as paredes ou simplesmente fazer corredores maiores. Mesmo em ambientes abertos a câmera se comporta de forma ruim. Não lembro o último jogo que joguei que tivesse uma câmera tão ruim. Câmera ruim e framerate zoado em um jogo de plataforma atrapalha muito.
[-] Não gostei do elemento de combate do jogo. Ele se comporta ao contrário do combate de ICO, aqui você que é perseguido pelos inimigos enquanto o Trico os derrota. Por mim todo o elemento de combate poderia ser removido, mesma coisa com ICO.
EDIT:[-] Esqueci de comentar dos controles, a movimentação do personagem é bem desengonçada, e o layout dos botões é bem estranho, talvez por isso tenham optado por colocar um pop-up gigante na tela a todo instante. O botão círculo sozinho é usado para umas 4 coisas completamente diferentes.

Veredito final e resumo:

ICO 2, com um colosso te seguindo, ao invés de uma menina indefesa. Se gostou de ICO, pode comprar sem medo. A história é emocionante e o relacionamento com o Trico é muito lindo. Porém é um tanto linear, o combate é chato (também não gostei do combate em ICO) e tem problemas técnicos inaceitáveis (câmera e framerate).

Nota: 8,5/10 (seria um 9 se não tivesse os problemas técnicos, que é a mesma nota que dei para o ICO).
 
Ultima Edição:

zFerocityy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.931
Reações
2.927
Pontos
453
Terminei aqui. Não sei quantas horas foram já que o jogo não fala, mas olhando os troféus da para dizer que foram mais de 5 horas e menos de 15 :klolz

Minhas impressões:

[+] História muito bonita, com muitas cenas emocionantes.
[+] Parte artística embasbacante, com gráficos muito lindos.
[+] Ótima trilha sonora.
[+] Level design muito bom, que te guia sem precisar ficar te apontando para onde ir a todo instante com setas.
[+] Animações muito impressionantes, em especial as do Trico.
[+] Jogo segue o mesmo formato de ICO, quem gostou dele vai gostar de The Last Guardian.
[+] É muito divertido ensinar novos truques ao Trico, que se comporta como um animal de estimação, precisando as vezes tentar duas ou três vezes algum truque novo antes de conseguir. Por outro lado consigo imaginar algumas pessoas não gostando desse ponto, pois as vezes você fica 3 minutos apontando para onde ir esperando a boa vontade do Trico.

[-] Pop-ups dizendo o que cada botão faz são exagerados de mais.
[-] Um tanto linear de mais.
[-] A performance do jogo está péssima no PS4 normal, em diversas partes o jogo roda a ~20 fps com frame pacing muito ruim. Totalmente inadmissível isso.
[-] A câmera do jogo é um completo desastre, a movimentação é ruim (mesmo ajustando a velocidade) e ela colide com tudo, muitas vezes fazendo a tela piscar enquanto a câmera busca outro ângulo. Diversas vezes a câmera ficou piscando durante 3~5 segundos tentando encontrar um ponto que funcionasse. Deveriam ter programado um esquema da câmera atravessar as paredes ou simplesmente fazer corredores maiores. Mesmo em ambientes abertos a câmera se comporta de forma ruim. Não lembro o último jogo que joguei que tivesse uma câmera tão ruim. Câmera ruim e framerate zoado em um jogo de plataforma atrapalha muito.
[-] Não gostei do elemento de combate do jogo. Ele se comporta ao contrário do combate de ICO, aqui você que é perseguido pelos inimigos enquanto o Trico os derrota. Por mim todo o elemento de combate poderia ser removido, mesma coisa com ICO.

Veredito final e resumo:

ICO 2, com um colosso te seguindo, ao invés de uma menina indefesa. Se gostou de ICO, pode comprar sem medo. A história é emocionante e o relacionamento com o Trico é muito lindo. Porém é um tanto linear, o combate é chato (também não gostei do combate em ICO) e tem problemas técnicos inaceitáveis (câmera e framerate).

Nota: 8,5/10 (seria um 9 se não tivesse os problemas técnicos, que é a mesma nota que dei para o ICO).
Review sincero e enaltecendo pontos que não foram abordados.
Here, take it my like
 

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.668
Reações
14.487
Pontos
809
FINALMENTE, minha edição especial saindo do forno!

Preparing for Shipment na amazon. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.546
Reações
43.814
Pontos
1.499
Acabei de finalizar. Nunca chorei e me emocionei tanto em um jogo como nesse final. Acho que com nenhuma mídia, aliás. Incrível. Ueda não pode parar de fazer jogos. Nunca.

Preciosidade esse jogo logo no final do ano. Leva meu GotY com facilidade. f**a-se essa punhetação técnica. Porra, chega disso. Jogar algo que me evoque sentimentos que nenhum outro jogo evoca merece uma abordagem que nenhum outro jogo recebe.

Que jogasso. put* que pariu.
 

sr_doutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
134
Reações
273
Pontos
989
[-] Pop-ups dizendo o que cada botão faz são exagerados de mais.
Nisso os caras realmente pisaram na bola. Por que não incluir uma opção pra desabilitar essas dicas??? Não dá pra entender isso, principalmente vindo de um time que preza tanto pelo minimalismo. Na minha avaliação, isso compromete lamentavelmente a imersão.

[-] Não gostei do elemento de combate do jogo. Ele se comporta ao contrário do combate de ICO, aqui você que é perseguido pelos inimigos enquanto o Trico os derrota. Por mim todo o elemento de combate poderia ser removido, mesma coisa com ICO.
Como vou dar alguns detalhes do combate, vou colocar meu comentário em spoiler.

Acredito que, neste caso, sua percepção tende a depender muito de como você encara o combate dentro do jogo. Eu entendo que alguns possam ter achado o combate repetitivo (eu achei) - não necessariamente chato e muito menos descartável.

Ocorre que, na minha avaliação, o propósito do combate em TLG não é recompensar suas habilidades, como na maioria dos jogos. O propósito do combate em TLG é enaltecer elementos como a força e violência selvagem/visceral de Trico - além de, claro, contribuir pra estreitar laços entre você (na figura do garoto, impotente e indefeso diante da situação) e o animal (que, extremamente estressado após as batalhas, precisa do garoto pra se acalmar). Fazer carinho em Trico após os combates é recompensador - de novo: a maneira como Ueda dirige esses momentos é memorável - partia meu coração sentir a inocência do garoto acalmando Trico.
 
Ultima Edição:

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.520
Reações
5.766
Pontos
964
sem Spoilers, da para relacionar a história com Ico e shadows?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

sr_doutor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
134
Reações
273
Pontos
989
Acabei de finalizar. Nunca chorei e me emocionei tanto em um jogo como nesse final. Acho que com nenhuma mídia, aliás. Incrível. Ueda não pode parar de fazer jogos. Nunca.

Preciosidade esse jogo logo no final do ano. Leva meu GotY com facilidade. f**a-se essa punhetação técnica. Porra, chega disso. Jogar algo que me evoque sentimentos que nenhum outro jogo evoca merece uma abordagem que nenhum outro jogo recebe.

Que jogasso. put* que pariu.
Ele vive declarando que "se encontrou" fazendo jogos e que é assim que ele gosta de se expressar. É reconfortante lembrar disso e saber que certamente outros jogos dele virão. E, agora, com mais liberdade, vamos ver o que ele apronta.

Sobre jogo do ano, meu coração fica dividido, mas dou pra Inside, que eu considero um verdadeiro marco (e que certamente se inspirou nos jogos do Ueda, em algum grau). Inside é meu novo ICO, no sentido "queridinho".
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.546
Reações
43.814
Pontos
1.499
sem Spoilers, da para relacionar a história com Ico e shadows?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Curiosamente, esse é o plot mais "elaborado" dos três jogos em termos de narrativa, mas também o com mais pontas soltas.

Dá pra relacionar, mas de maneira menos direta como foi o final de SotC (linkando com ICO). Porém, os elementos estão lá. Vi muitas coisas interessantes. To ansioso para conversar com todos sobre após terminarem. :)
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.546
Reações
43.814
Pontos
1.499
Ele vive declarando que "se encontrou" fazendo jogos e que é assim que ele gosta de se expressar. É reconfortante lembrar disso e saber que certamente outros jogos dele virão. E, agora, com mais liberdade, vamos ver o que ele apronta.

Sobre jogo do ano, meu coração fica dividido, mas dou pra Inside, que eu considero um verdadeiro marco (e que certamente se inspirou nos jogos do Ueda, em algum grau). Inside é meu novo ICO, no sentido "queridinho".
Sim, sim. Não dúvido que a Sony contrate a gen para cuidar da direção de exclusivos do PS4/5 no futuro. Com certeza veremos mais coisa do Ueda, principalmente após tirar esse peso enorme das costas.

Inside tá no meu top 5 do ano, mas a concorrêndia (para mim) ficou injusta com TLG. Level design, história, ambientação, Trico, emoção, puzzles inteligentes... o jogo se destaca excepcionalmente em todos esses pontos. Inside é um primor técnico. O jogo mais bem polido que joguei na vida. Mas acho que a ambição, desafio e complexidade de TLG está anos-luz de distância. Anyway, ambos são excelentes jogos.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.189
Reações
58.316
Pontos
2.009
A nega veia ta me enchendo o saco pra jogar hehehehe

Como andam as avaliações da mídia especialixozada?
Rola resumo?

Não to vendo ABSOLUTAMENTE NADA sobre gameplay, não quero estragar a experiência.

E quem aqui já fechou?
 

E2EK1EL

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
955
Reações
2.106
Pontos
683
Joguei ontem uma horinha e já posso dizer que tenho um carinho enorme por trico

Queria um bicho de pelucia do trico
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.189
Reações
58.316
Pontos
2.009
sem Spoilers, da para relacionar a história com Ico e shadows?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Fiz isso em 2009:

- O bicho do TLG é proveniente da cruza do Agro com uma Colossi. Notem o umA.

- Yorda tava fraquinha pois estava grávida. O filho era do Ico, que rompeu o lacre da Yorda brincando de médico, mas já tinha gozo suficiente pra engravidar. Então por isso ele foi expulso do vilarejo, não pelos chifres. Inclusive, os chifres foram implantados pra servir de “bode expiatório”.

- o gurizinho do TLG é o filho da Yorda com Ico.

- os protagonistas do TLG (bicho e gurizinho) foram pra um albergue. Na verdade, TLG se passará todo nesse albergue, que tem um pátio bem grande. O objetivo é achar a saída e procurarem pelos pais.

- aquela vadia que dorme o tempo todo em SotC na verdade era Yorda em trabalho de parto. Wander era o parteiro.

- porque The Last Guardian? Yorda briga com Ico e a Colossi com o Agro no Programa do ratinho pra ver quem fica com a guarda (Guardian <> guarda... captaram?) dos filhos.

ioeo9x.jpg
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
Joguei umas 2 hrs ontem com minha filha de 4 anos, ela se assustou e se envolveu com trico como se estivesse la..

na partes que eles ficam separados para resolver algum quebra cabeça e liberar passagem para o bicho ela chegava a querer chorar "porque os dois tem que ser amigos para sempre" segundo ela..

acho que não preciso dizer mais nada
 

James Brown

Veterano
Mensagens
751
Reações
615
Pontos
133
Terminei aqui. Não sei quantas horas foram já que o jogo não fala, mas olhando os troféus da para dizer que foram mais de 5 horas e menos de 15 :klolz

Minhas impressões:

[-] A performance do jogo está péssima no PS4 normal, em diversas partes o jogo roda a ~20 fps com frame pacing muito ruim. Totalmente inadmissível isso.
Com certeza vou comprar o jogo, ainda mais depois dos relatos que o jogo emociona de verdade, até o ponto de chorar.
Mas isso da performance é broxante.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.965
Reações
52.416
Pontos
1.564
Começando a jogar hoje e com o cu na mão de o Trico morrer ou o menino morrer ou eles acabarem separados.
Serio, não quero passar por isso logo perto do Natal.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Joguei umas 2 hrs ontem com minha filha de 4 anos, ela se assustou e se envolveu com trico como se estivesse la..

na partes que eles ficam separados para resolver algum quebra cabeça e liberar passagem para o bicho ela chegava a querer chorar "porque os dois tem que ser amigos para sempre" segundo ela..

acho que não preciso dizer mais nada
:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.965
Reações
52.416
Pontos
1.564
Acho justo entender como câmera funciona nos jogos.

Apesar de cada jogo utilizar uma engine diferente, existem conceitos padrões no desenvolvimento de jogos, que estão limitados a tecnologia atual.

E quando se fala de câmera em jogos 3D, existem 2 abordagens praticamente:

1 - Fazer uma câmera que esta "solta" no ambiente 3D e segue o comando do player. Geralmente é usada em jogos com câmera fixa.

enemy_protoss_encampment_on_kaldir-1024.jpg

Essa abordagem não da muito certo em jogos 3D onde o jogador controla o personagem/câmera, pois a câmera acabaria que "entrando" dentro dos modelos 3D.

2 - O padrão em jogos 3D que possui controle da câmera, chamado de "Camera Blooms", ou "Spring Arms". Nada mais é do que um braço invisível ligando o personagem a câmera.

p7no1GD.jpg


Se algum objeto que gera colisão entrar entre essa camera e o personagem, esse braço vai mudar de tamanho, fazendo ela "se aproximar" do personagem. Todos os jogos usam essa abordagem, praticamente.

vL98Wqt.jpg


Mas como vocês podem imaginar, 90% dos jogos possuem um gameplay padrão horizontal, e é fácil de se resolver. Quando o gameplay é vertical, isso se torna um problema muito sério, que é o caso de The Last Guardian, Shadow of the Colossus, etc...
Por mais que os devs controlem a câmera, façam as colisões perfeitas, ainda vai acontecer de entrar objetos entre o personagem e a câmera conforme a vontade do jogador.
Agora imaginem que existe um animal de 10 metros de altura se movendo o tempo todo. Não tem muito o que fazer, não com a tecnologia disponível atualmente.

ekFJg0c.jpg


Levando em conta como foi feita a câmera do TLG, lidaram muito bem com ela até. Caso a câmera fique enroscada, ela faz um fade out e retorna ao menino, troca de ângulos, etc...

Que explicação didática cara, parabéns!
 
Topo Fundo