O que eu não gosto do Sunshine é a ausência do pulo longo (Z-Jump), de resto, adoro esse jogo.
Sim, ele é tosco mesmo, longe do polimento dos jogos seguintes da série, e os coletáveis são ridículos, tanto que é o único que eu não fiz 100%, claramente era um jogo que precisava de mais alguns meses de desenvolvimento pra aparar arestas e acrescentar conteúdo efetivo.
Mas eu gosto da atmosfera, da jogabilidade mais rápida, do moveset (apesar da ausência do Z-Jump), do level design de parkour (talvez pela falta de polimento, os elementos das fases eventualmente parecem dispostos de forma não planejada, o que incentiva a improvisação, a autonomia do jogador).
Deve ser o pior Mario 3D mesmo (concorrendo com Bowser's Fury), mas eu o prefiro ao 3D World, que é a antítese do Sunshine - lotado de conteúdo real, polido ao extremo, level design plenamente deliberado, mas também lento e com moveset limitado. É bom, jogando multiplayer é ótimo, mas eu prefiro a tosquice do Sunshine à perfeição do 3D World.