Vaynard
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Finalizei Tokyo Mirage a algumas horas na dificuldade normal e decidi fazer um review.
Trata-se de um jogo polêmico, pois os trailers iniciais apresentavam os personagens dos Megami Tensei e Fire Emblem, e quando o jogo saiu, não tinha nada a ver com isso. Confesso que também esperava algo relacionado ao anunciado originalmente, mas o jogo em questão é ótimo.
Bom, Tokyo Mirage ainda é um crossover entre SMT e FE, porém executado de forma diferente.
Aqui temos personagens inéditos, em Tokyo, criados especificamente pra este game. O universo do jogo roda em torno de idols/shows/apresentações e tal, a Fortuna Entertainment, onde, a história começa em um teatro, onde subitamente, desaparecem todos, menos uma criança. E 5 anos depois o jogo começa e este mistério é o plot inicial. A história em si não é nenhum primor mas tem um bom desenvolvimento e te faz seguir adiante.
Neste review vou abordar o jogo de formas diferentes. Pretendo falar mais sobre os aspectos de rpg do que técnicos, que pra mim, no fim das contas, é o que importa.
O jogo tecnicamente é bom. Um dos mais belos do WiiU, com raríssimas quedas de framerate e um bom uso do tablet, ele realmente é útil aqui.
As cutscenes são todas em anime e ficaram fantásticas! Aqui está a intro do jogo, onde eu de cara fiquei muito surpreso!
SMT vs FE:
O esqueleto do jogo é parecido com Persona. Os social links, as spells de Persona como Bufu, Agi, Zio e Zan, e a mesma mecânica de weak/resist e por fim, os Mirage, que são basicamente Persona com outro nome. Você tem a sensação de estar jogando MegaTen pois a exploração de dungeon é idêntica e o sistema de batalha, é quase igual, com algumas mudanças que pra mim, foram muito positivas.
FE entra aqui num "segundo plano". Ao contrário de Persona, aqui os Mirage são fixos. O sistema de batalha sofreu alterações com os bônus de FE, onde a combinação de Espada/Lança/Machado/Arco também entra na lista de weak/resist, dando uma dinâmica maior aos combates. Outra mudança, são os Sessions. Ao invés do usual Weak o cara ficar tonto, aqui começa um combo usando os componentes do time titulares e reservas, o que ficou sensacional, dá pra fazer combos enormes! E tem a barra de SP pra usar os specials de cada personagem.
Ou seja, o sistema de batalha desse jogo é maravilhoso. Eu daria nota 9.5 nesse aspecto, entra em uma lista seleta de jogos onde o jogo te faz usar todos os recursos e componentes durante as lutas difíceis. As lutas contra os chefes são fantásticas pois eles no geral são resistentes e difíceis. E tem muitos chefes. O jogo tem uma montanha de skills, somando as de todos os estilos, equipadas, passam de 20. A customização é absurda.
Ainda falando de FE no jogo, todos os Mirage são personagens da série Fire Emblem, tanto os personagens do time como os chefes. O protagonista por exemplo usa o Chrom do Awakening(3DS), a Tsubasa usa a Caeda do Shadow Dragon(Nes e remake pro DS). Os personagens se estendem por vários jogos da série. As armas, são todas armas de Fire Emblem também. Killer Axe, Rapier e por aí vai. A evolução das armas é viciante e torna o farm divertido.
Dungeons:
Temos boas e más dungeons aqui. Como de praxe em SMT, tem dungeons de te deixar maluco, muito irritantes, enquanto tem outras mais prazerosas e vários puzzles durante a exploração.
História e personagens:
Como citado acima, a história é apenas legal, mas possui um desenvolvimento bacana e não deixa a peteca cair.
Os personagens, por outro lado, são ótimos. O mais interessante é o desenvolvimento deles, a relação entre os personagens é reamente um dos pontos fortes, onde por side quests você aumenta o "social link" com eles, e isso muda dentro das lutas também pois você destrava skills e combos.
Nota 8.5 pois eu me apeguei aos personagens.
Trilha Sonora:
A trilha sonora do jogo em si era um dos pontos que eu mais esperava, gosto de alguns temas de FE e SMT tem trilhas memoráveis. Aqui, fiquei um pouco decepcionado. Os temas e os barulhos de Fire Emblem estão aqui, e são realmente legais, mas as demais, não são ruins, mas são genéricas.
Outra questão é, se você gosta de JPOP, vai amar a trilha sonora. Tem muito jpop. Como não gosto nem desgosto, pra mim é nota 8.
Fan service:
Aqui está a maior "dúvida" sobre o jogo.
O jogo é bem sólido mas é pesado no fan service, ele exagera e isso pode realmente incomodar.
O jogo se passa num universo de idols, então tem além do jpop em excesso, ele tem "japoronguice"(odeio esse termo) em excesso. Muitas bizarrices e algumas cenas de sentir vergonha.
Além disso, tudo tem estrelas, brilho e alguns personagens exagerados, como o Barry que prefere 2D ao 3D.
Eu acho esse o grande ponto negativo do jogo. Pode afastar muitas pessoas dele, é um típico jogo oriental pra jogadores orientais.
Veredito Final:
Finalizei com 52 horas fazendo todas os social links, várias side quests e upei praticamente todas as armas. É um grande jogo, pra mim, até o momento, um dos grandes rpgs dessa geração. Está muito caro aqui, mas se estiver disposto a pagar, ou como eu, baixar a versão undub e uncensored, não vai se arrepender.
Pontos positivos:
Sistema de batalha fantástico;
Desenvolvimento dos personagens;
Dificuldade na medida(hard é realmente hard e Lunatic, bom o nome já diz);
Customização gigante;
O jogo vai ficando cada vez melhor com o passar dos capítulos;
Trilha sonora(se você gostar de jpop);
Pontos negativos:
Fan Service pesado;
Trilha sonora(se você não gostar de jpop);
Diálogos bobos em várias side quests;
Sem conteúdo postgame;
9/10
Tem um WiiU e quer um rpg de qualidade pra jogar? Aqui está!
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