O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) [+ATUALIZADO!]

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Uma parte do tutorial desse tópico diz o seguinte:

Dentro da pasta compartilhada, crie 2 pastas: uma com nome "CD" e outra com nome "DVD". Coloque as ISOS de jogos em CD dentro da "CD" e jogos em DVD dentro da "DVD"

Isso é somente para organização ou influi no funcionamento?
Alguém sabe dizer se isso se aplica a games de Playstation (PSX)? Alguém já testou?
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Uma parte do tutorial desse tópico diz o seguinte:

Dentro da pasta compartilhada, crie 2 pastas: uma com nome "CD" e outra com nome "DVD". Coloque as ISOS de jogos em CD dentro da "CD" e jogos em DVD dentro da "DVD"

Isso é somente para organização ou influi no funcionamento?
Alguém sabe dizer se isso se aplica a games de Plaaystation (PSX)? Alguém já testou?


Se não fizer isso, não funciona, tem que ficar assim. Jogos de PSX não são compatíveis.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
IMPORTANTE!!
Pessoal, consegui carregar os games por rede (PS2) utilizando o tutorial do tópico, porém, o autor deixou de passar um detalhe importante que pode impossibilitar o console de localizar as ISOs. Em Network Settings dentro do OPL foi dito o seguinte:
Em "User" pode deixar Guest, e em "Password" pode deixar vazio.

Acontece que, se o PC tiver usuário e senha, estes devem ser digitados nos campos citados acima, senão a lista de jogos não vai aparecer no OPL, pois o acesso à pasta compartilhada estará bloqueado.

Tenho algumas dúvidas:
1 - Como utilizar o recurso do Memory Card Virtual? Ele funciona para games de PSX carregados via POPstarter?
2 - Como funciona a troca de DVD (games de múltiplos discos) jogando via OPL??
3 - Encontrei games de PS2 em formato ISO+MDS. Posso deletar os arquivos MDS ou isso causaria erros durante a jogatina?
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
IMPORTANTE!!
Pessoal, consegui carregar os games por rede (PS2) utilizando o tutorial do tópico, porém, o autor deixou de passar um detalhe importante que pode impossibilitar o console de localizar as ISOs. Em Network Settings dentro do OPL foi dito o seguinte:
Em "User" pode deixar Guest, e em "Password" pode deixar vazio.

Acontece que, se o PC tiver usuário e senha, estes devem ser digitados nos campos citados acima, senão a lista de jogos não vai aparecer no OPL, pois o acesso à pasta compartilhada estará bloqueado.

Tenho algumas dúvidas:
1 - Como utilizar o recurso do Memory Card Virtual? Ele funciona para games de PSX carregados via POPstarter?
2 - Como funciona a troca de DVD (games de múltiplos discos) jogando via OPL??
3 - Encontrei games de PS2 em formato ISO+MDS. Posso deletar os arquivos MDS ou isso causaria erros durante a jogatina?


Sobre o password, realmente, precisa colocar usuário e senha, deixei passar porque na época usava o PC sem senha, vlw pelo toque.

1 - O memory card virtual cria um arquivo no dispositivo que você está armazenando os jogos para simular um memory card real, ele funciona exatamente como o original, mas em alguns (pouquíssimos) jogos ele não funciona. O OPL e o POPstarter são ferramentas totalmente separadas e não se conversam, e mesmo que se conversassem, não é possível salvar jogos de PS1 usando memory cards de PS2.

2 - Achei pouca informação sobre esse assunto, mas todos recomendavam salvar o jogo no momento da troca de mídias, e então carregar o próximo DVD e carregar o jogo do memory card.

3 - Só ISO já basta.
 


jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Sobre o password, realmente, precisa colocar usuário e senha, deixei passar porque na época usava o PC sem senha, vlw pelo toque.

1 - O memory card virtual cria um arquivo no dispositivo que você está armazenando os jogos para simular um memory card real, ele funciona exatamente como o original, mas em alguns (pouquíssimos) jogos ele não funciona. O OPL e o POPstarter são ferramentas totalmente separadas e não se conversam, e mesmo que se conversassem, não é possível salvar jogos de PS1 usando memory cards de PS2.

2 - Achei pouca informação sobre esse assunto, mas todos recomendavam salvar o jogo no momento da troca de mídias, e então carregar o próximo DVD e carregar o jogo do memory card.

3 - Só ISO já basta.

Obrigado pelas informações Max. Vou ter mesmo de conseguir um Memory Card de PSX. Será que é fácil?
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
4.332
Pontos
703
No ml tem bem baratinho, só evite comprar aqueles com tamanho grande compre os normais de 15 blocos

Enviado do meu GT-I9100
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.256
Reações
32.693
Pontos
1.629
Valeu pelo tutorial, instalei o negócio pra proteger o console, ainda pretendo usar por muitos e muitos anos. Pena que aparentemente só tem como rodar PS1 por emulação.

Que software recomendam pra ripar jogos de PS2? Nem testei o sistema ainda, tenho um alcohol antigão instalado mas talvez exista algo recente mais utilizado.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Valeu pelo tutorial, instalei o negócio pra proteger o console, ainda pretendo usar por muitos e muitos anos. Pena que aparentemente só tem como rodar PS1 por emulação.

Que software recomendam pra ripar jogos de PS2? Nem testei o sistema ainda, tenho um alcohol antigão instalado mas talvez exista algo recente mais utilizado.

Transformar um CD/DVD em ISO não requer software específico. Eu costumo usar o famoso Nero, mas recomendo o PowerISO por sua praticidade.

Para jogar games de PSX eu recomendo o método POPSTARTER. Super fácil de configurar e de melhor compatibilidade.
Depois dê uma conferida:
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
1 - O memory card virtual cria um arquivo no dispositivo que você está armazenando os jogos para simular um memory card real, ele funciona exatamente como o original, mas em alguns (pouquíssimos) jogos ele não funciona. O OPL e o POPstarter são ferramentas totalmente separadas e não se conversam, e mesmo que se conversassem, não é possível salvar jogos de PS1 usando memory cards de PS2.
Eu utilizei o POPSTARTER para jogar alguns minutinhos de PSX, mais para fins de testes mesmo. Vi que foram criadas pastas com o nome de cada game jogado dentro da pasta POPS e, dentro de cada uma destas pastas o que parece ser o Memory Card Virtual do Popstarter. Só não aprendi como usar. Alguém pode ajudar com isso?
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.078
Reações
11.583
Pontos
1.024
Só tô jogando PS2 pela rede agora, muito legal :)

Pretendo adquirir um HD IDE assim que possível, mas por enquanto esse método tá quebrando o galho.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Eu utilizei o POPSTARTER para jogar alguns minutinhos de PSX, mais para fins de testes mesmo. Vi que foram criadas pastas com o nome de cada game jogado dentro da pasta POPS e, dentro de cada uma destas pastas o que parece ser o Memory Card Virtual do Popstarter. Só não aprendi como usar. Alguém pode ajudar com isso?


Posta lá no tópico do POPStarter, dai o pessoal que manja te responde
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.256
Reações
32.693
Pontos
1.629
Testei a rede com o jogo Digital Devil Saga 1, porém trava já na abertura e se cortar não avança muito além dos menus. Ativando os modos 1 ou 2 deu no mesmo.
Curioso que as vezes trava no menu do Open PS2 loader, então o sistema como um todo não tá estável.

Depois testo mais, infelizmente só tenho um pendrive de 2gb e então agora não tenho como testar de outra forma que não seja botando no PC.
Também testarei depois esse esquema pra rodar PS1.
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Travar na tela do OPL nunca vi. Vou baixar esse Digital Devil Saga 1 e testar via rede.

Testei a rede com o jogo Digital Devil Saga 1, porém trava já na abertura e se cortar não avança muito além dos menus. Ativando os modos 1 ou 2 deu no mesmo.
Curioso que as vezes trava no menu do Open PS2 loader, então o sistema como um todo não tá estável.

Depois testo mais, infelizmente só tenho um pendrive de 2gb e então agora não tenho como testar de outra forma que não seja botando no PC.
Também testarei depois esse esquema pra rodar PS1.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Testei a rede com o jogo Digital Devil Saga 1, porém trava já na abertura e se cortar não avança muito além dos menus. Ativando os modos 1 ou 2 deu no mesmo.
Curioso que as vezes trava no menu do Open PS2 loader, então o sistema como um todo não tá estável.

Depois testo mais, infelizmente só tenho um pendrive de 2gb e então agora não tenho como testar de outra forma que não seja botando no PC.
Também testarei depois esse esquema pra rodar PS1.


Vê se o cabo que liga o PS2 no roteador/PC não ta zoado, pode ser isso...
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Alguém tentou fazer o procedimento em um console com modchip matrix clonado? Eu tentei rodar a versão 1.1 do ulauncherelf que veio com o PS2 que comprei a pouco tempo.

Vou tentar fazer o procedimento agora. Mas necessita de um CD? Não pode ser um DVD? O meu meu PS2 não reconhece CDs. :/
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Alguém tentou fazer o procedimento em um console com modchip matrix clonado? Eu tentei rodar a versão 1.1 do ulauncherelf que veio com o PS2 que comprei a pouco tempo.

Vou tentar fazer o procedimento agora. Mas necessita de um CD? Não pode ser um DVD? O meu meu PS2 não reconhece CDs. :/

Você pode usar o FreeMCBoot, dai tu roda o uLaunchELF com ele.
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Você pode usar o FreeMCBoot, dai tu roda o uLaunchELF com ele.
Eu usei esse tutorial do game swap trick
http://bootleg.sksapps.com/tutorials/fmcb/swap.php

O bom é que funciona em qualquer console, travado ou destravado, seja o modchip clonado ou não.
Vou fazer um tutorial para esse, foi bem facinho, é só baixar e jogar até o ulauncherelf aparecer. kkkkk
Uma vez salvo o jogo é só escolher a 2ª fase com o jogo editado, aí o resto não tem segredo. :rox
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.719
Pontos
563
Uma dúvida. Rodo tudo lindo no meu fat com hd com o free mc boot. E para jogos de psx?
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Uma dúvida. Rodo tudo lindo no meu fat com hd com o free mc boot. E para jogos de psx?
Aqui http://psx-scene.com/forums/f292/ps2psxe-developers-tutorial-105353/
diz que tem um executável que emula o PS1 no PS2 mas ele tem problemas com o FAT
Basta baixá-lo e executar usando o mcboot.
Só que não fizeram um tutorial para newbies. Vou testar ele para ver se funciona.

A propósito, o freemcboot funciona com a versão 90000+ do PS2, havia uma limitação, mas a última versão do aplicativo traz essa compatibilidade. haha, e eu acho que tem apps que emulam outros consoles como SNES e Wii, e até o Linux.

Este é o fórum de desenvolvimento oficial desses programas:

http://psx-scene.com/forums/ps2-homebrew-dev-emu-scene/
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Aqui http://psx-scene.com/forums/f292/ps2psxe-developers-tutorial-105353/
diz que tem um executável que emula o PS1 no PS2 mas ele tem problemas com o FAT
Basta baixá-lo e executar usando o mcboot.
Só que não fizeram um tutorial para newbies. Vou testar ele para ver se funciona.

Isso é obsoleto, é um projeto descontinuado que nunca saiu da fase alpha, não perca tempo.
Existe um emulador melhor que se chama Popstarter, funciona em todos os modelos de PS2. Há informações completas sobre ele nesta seção Retrospace mesmo.


A propósito, o freemcboot funciona com a versão 90000+ do PS2, havia uma limitação, mas a última versão do aplicativo traz essa compatibilidade.

Não, não funciona e nunca funcionará, pois a brecha pela qual o exploit do FMCB funcionava foi removida pela Sony em meados de 2008.
Embora existam alguns raríssimos modelos SCPH-900xx com bios 2.20 ainda compatíveis com FMCB, eles foram fabricados até por volta do terceiro trimestre de 2008. Os que possuem bios 2.30 não são mais compatíveis com FMCB.
 
Ultima Edição:

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Não, não funciona e nunca funcionará, pois a brecha pela qual o exploit do FMCB funcionava foi removida pela Sony em meados de 2008.
Embora existam alguns raríssimos modelos SCPH-900xx com bios 2.20 ainda compatíveis com FMCB, eles foram fabricados até por volta do terceiro trimestre de 2008. Os que possuem bios 2.30 não são mais compatíveis com FMCB.
Então eu tive a sorte de comprar um que funciona. :) que é o 90006
 
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Pessoal preciso de ajuda ,eu jogava tranquilamente via no rede com windowns 7 ,agora migrei pro windowns 8 ,configurei tudo certinho ,o ps 2 localiza e reconhece as ISOS de play 2 que tenho no pc ,porem nenhum jogo inicia ,fica travado numa tela preta e não roda ,testei umas 10 ISOS que tenho aqui e nada .alguem pode me ajudar?
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Pessoal preciso de ajuda ,eu jogava tranquilamente via no rede com windowns 7 ,agora migrei pro windowns 8 ,configurei tudo certinho ,o ps 2 localiza e reconhece as ISOS de play 2 que tenho no pc ,porem nenhum jogo inicia ,fica travado numa tela preta e não roda ,testei umas 10 ISOS que tenho aqui e nada .alguem pode me ajudar?

Tenta desfragmentar o HD em que as ISOS estão localizadas. Se não der certo, revise se os cabos estão em bom estado.
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Eu tentei usar um HD da Seagate de 1 TB, daqueles portáteis, mas não funcionou, ele possui USB 3.0 e é problemático com o Linux. Alguém sabe se os samsung de 1TB M3 portable funcionam?

Daí eu tentei usar a rede, sendo um roteador intermediando as duas máquinas, mas não vejo nenhum jogo no PS2

Alguém sabe como devo configurar o roteador?
Eu liguei os cabos na porta 1 e 2, coloquei no modo Ponte, o DHCP do roteador está como servidor, mas os jogos não aparecem na lista do OPL, a parte do PC está configurada corretamente, bem como os IPs no OPL. :kover
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Eu tentei usar um HD da Seagate de 1 TB, daqueles portáteis, mas não funcionou, ele possui USB 3.0 e é problemático com o Linux. Alguém sabe se os samsung de 1TB M3 portable funcionam?

Daí eu tentei usar a rede, sendo um roteador intermediando as duas máquinas, mas não vejo nenhum jogo no PS2

Alguém sabe como devo configurar o roteador?
Eu liguei os cabos na porta 1 e 2, coloquei no modo Ponte, o DHCP do roteador está como servidor, mas os jogos não aparecem na lista do OPL, a parte do PC está configurada corretamente, bem como os IPs no OPL. :kover

Como está configurado o OPL na parte "Network Settings" ? E o PC, como está configurado? Pode mandar foto das duas telas?
Quando você configura a rede, aparece algum erro do tipo "Network start error: <código>" ? Se ele não aparecem é possível que a rede esteja configurada corretamente, mas o compartilhamento esteja errado. Confira o compartilhamento, veja se as permissões estão como eu coloquei no tutorial.
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Como está configurado o OPL na parte "Network Settings" ? E o PC, como está configurado? Pode mandar foto das duas telas?
Quando você configura a rede, aparece algum erro do tipo "Network start error: <código>" ? Se ele não aparecem é possível que a rede esteja configurada corretamente, mas o compartilhamento esteja errado. Confira o compartilhamento, veja se as permissões estão como eu coloquei no tutorial.
Eu configurei exatamente como pedido e salvei as configurações.
Não deu erro, e a tela do explorador de jogos do OPL apareceu vazia, apesar de ter um jogo no notebook.
Agora já coloquei o roteador de volta na net. rsrs
Vou arrumar um cabo crossover amanhã para testar.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Eu configurei exatamente como pedido e salvei as configurações.
Não deu erro, e a tela do explorador de jogos do OPL apareceu vazia, apesar de ter um jogo no notebook.
Agora já coloquei o roteador de volta na net. rsrs
Vou arrumar um cabo crossover amanhã para testar.
Então confere o compartilhamento e o nome do jogo. Confere também se a opção "ETH start mode" está em auto
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
Então confere o compartilhamento e o nome do jogo. Confere também se a opção "ETH start mode" está em auto
Pronto, agora arrumei o cabo e todos os dados estão OK.
l6BDhPP.jpg


Coloquei as opcoes de compartilhamento avancado de acordo com o descrito neste tutorial: https://versatile1.wordpress.com/20...-openps2loader-a-novice-guide/comment-page-3/

Ele conectou e foram criadas duas pastas vazias dentro da compartilhada no PC.
AgukRTX.jpg

Só que os jogos ainda não são mostrados no browser do OPL.
Está nas pastas o Metal Slug Antology e Dragon Quest 8, conferi aqui os códigos de cada um e são compatíveis: http://sx.sytes.net/oplc/games.aspx
Só que no Browser do OPL e do ULE não é mostrada nenhuma pasta.

EDIT: DEU certo!!
Nem sabia que era obrigatório colocar os jogos dentro de uma pasta chamada DVD. :/
Valeu pessoal!
 
Ultima Edição:

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Pronto, agora arrumei o cabo e todos os dados estão OK.
l6BDhPP.jpg


Coloquei as opcoes de compartilhamento avancado de acordo com o descrito neste tutorial: https://versatile1.wordpress.com/20...-openps2loader-a-novice-guide/comment-page-3/

Ele conectou e foram criadas duas pastas vazias dentro da compartilhada no PC.
AgukRTX.jpg

Só que os jogos ainda não são mostrados no browser do OPL.
Está nas pastas o Metal Slug Antology e Dragon Quest 8, conferi aqui os códigos de cada um e são compatíveis: http://sx.sytes.net/oplc/games.aspx
Só que no Browser do OPL e do ULE não é mostrada nenhuma pasta.

EDIT: DEU certo!!
Nem sabia que era obrigatório colocar os jogos dentro de uma pasta chamada DVD. :/
Valeu pessoal!

É então, ia comentar isso mas nem deu tempo :kbeca

Vou colocar em negrito essa parte do tutorial pro pessoal não perder
 

Legolas888

Novato
Mensagens
16
Reações
1
Pontos
13
É então, ia comentar isso mas nem deu tempo :kbeca

Vou colocar em negrito essa parte do tutorial pro pessoal não perder
Todos os jogos (3) que tenho aqui, como o God of War DVD9 só funcionam com o modo 2 habilitado.
É bom destacar esta parte também.
Bem que ele poderia vir habilitado por padrão. haha :kjoinha
 
Topo Fundo