O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Valve vai restringir a geração de keys para devs para diminuir vendas fora da Steam

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
A Valve passou a ser mais criteriosa na hora de gerar keys para jogos que estejam na plataforma Steam, mesmo que os pedidos venham de seus próprios desenvolvedores. A informação saiu de um post escrito por Sean Jenkin, um dos executivos da Valve encarregado de oferecer suporte aos devs, confira abaixo:

valve-menos-keys-steam-1.jpg


Se nós estamos negando keys para pacotes de tamanho normal, provavelmente é porque suas vendas na Steam não refletem a necessidade de tantas keys quanto você está distribuindo, e provavelmente você está pedindo por mais keys para oferecer opções mais baratas fora da Steam, e mesmo assim nós estamos arcando com os custos. Então, em algum momento, passamos a decidir que o valor que você está trazendo para a Steam não vale a pena em relação ao custo pra gente.
Por exemplo, digamos que você vendeu alguns milhares de cópias na Steam, mas pediu / ativou 500.000 keys, então nós vamos dar uma olhada cuidados nos seus jogos, suas vendas, seus custos, etc.





Como explicado por Jenkin em seu texto, a ideia é restringir o número de keys que são vendidas fora da Steam, porque essas ativações não dão dinheiro para a plataforma, mas ela ainda tem que arcar com os custos dos servidores para download e suporte ao jogo depois dele ser ativado pelo comprador.


Outro aspecto que pode ser combatido com a iniciativa, como bem nota o VG 24/7, é a quantidade de shovelware na plataforma. Muitas vezes são criados jogos absurdamente ruins e sem profundidade com o único propósito de vendê-los depois em pacotes fora da Steam, onde o jogador compra pela promessa de dezenas de jogos por um valor muito pequeno. Por pior que seja o jogo, ele conta como mais um no pacote que alguém compra desavisado.

A medida, no entanto, pode afetar também pequenos desenvolvedores que dependem de conseguir o maior número de vendas possível e que às vezes procuram vender keys Steam fora da Steam para conseguir uma margem maior de lucro.
Fonte
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.583
Reações
13.103
Pontos
1.189
Owwwwnnn! Desenvolvedor pequeno vai se prejudicar porque só sobrevive dando volta no Steam? Que morra! Certa, a Valve! Nem relógio trabalha de graça!

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.537
Reações
179.505
Pontos
1.514
e lojas que vendem jogos Steamworks como a Nuuvem? Vai afetar? Muitas vezes a Nuuvem vende o mesmo jogo mais barato que na Steam.
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.738
Reações
11.370
Pontos
1.053
e lojas que vendem jogos Steamworks como a Nuuvem? Vai afetar? Muitas vezes a Nuuvem vende o mesmo jogo mais barato que na Steam.
Acho que a Nuuvem pode comprar elas da Valve em oferta e vender quando o período de oferta passar.
 


Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Nuuvem faz promoções só depois. Por isso que são mais baratas. É uma loja menor, com menos visibilidade. Ela nunca vai conseguir os mesmos descontos na mesma data.

Tipo esses descontos da Bethesda, depois que todo mundo já comprou na Summer Sale, a Nuuvem vende. Aí não adianta mais, vai vender menos que a Steam.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
e lojas que vendem jogos Steamworks como a Nuuvem? Vai afetar? Muitas vezes a Nuuvem vende o mesmo jogo mais barato que na Steam.

Pois é. Isso que fiquei com medo.

Nuuvem faz promoções só depois. Por isso que são mais baratas. É uma loja menor, com menos visibilidade. Ela nunca vai conseguir os mesmos descontos na mesma data.
...

Cara, não é mais assim tem pelo menos 1 ano. A Nuuvem consegue preços de pré-venda bem melhores que o Steam em muitos casos. Recentes eu cito Bayonetta, Vanquish e Sonic Mania. Todos da Sega? Sim, mas aí vou mais atrás e cito Cities Skylines, Pillars of Eternity, Tiranny e muitos outros. A Nuuvem tem conseguido sistematicamente entregar muitos jogos mais baratos que o Steam, principalmente em pré-venda.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Eu nunca entendi muito o como/porque o steam aguenta o negócio dessa forma, eu entendo que é uma boa forma de publicidade algum jogo comprado fora dele ser ativado e baixado por ele... mas o cara não tá ganhando nenhum centavo com isso, até dá para entender na época de transição de mídia física para online, quem comprava o cd e ativava via steam não precisava do download, só usava recursos como o chat e atualizações, mas hoje com lojas online qual a vantagem deles? A loja tem o lucro dela com a chave, não gasta nada em infraestrutura e o steam que não ganha nada com isso tem que aguentar o tranco?

Talvez cobre um valor para gerar a key pelo custo de serviço, uns 15% do valor do jogo, sei lá, algo que pague o serviço de servidor e dê um pouco de lucro...
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Olho esses tópicos e vejo o monstro que criamos com o Steam, temos uma plataforma fantástica, mas que nos custou uma das melhores desenvolvedoras de jogos da história.

Saudades da Valve do começo dos anos 2000.



Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Sinceramente, pelo lado da Valve, tá mais do que certo e justo. Na verdade ela demorou pra tomar uma atitude dessas.
A plataforma é dela e as pessoas/sites vendem os jogos mais baratos fora dela mas a utilizam pra baixar e jogar os games? Nem na Disney o arco-íris é tão colorido.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.344
Pontos
1.074
por um lado ela tá certa, por outro pode ser um tiro no pé! Se isso ficar muito rigoroso o cara pode simplesmente preferir que o jogo dele seja vendido na origin/uplay/gog e f**a-se a Steam!
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
por um lado ela tá certa, por outro pode ser um tiro no pé! Se isso ficar muito rigoroso o cara pode simplesmente preferir que o jogo dele seja vendido na origin/uplay/gog e f**a-se a Steam!
Ou seja, ele sai da Steam pra ir vender o jogo em plataformas de m****? :kpensa
 
D

Deleted member 120622

Pois é. Isso que fiquei com medo.



Cara, não é mais assim tem pelo menos 1 ano. A Nuuvem consegue preços de pré-venda bem melhores que o Steam em muitos casos. Recentes eu cito Bayonetta, Vanquish e Sonic Mania. Todos da Sega? Sim, mas aí vou mais atrás e cito Cities Skylines, Pillars of Eternity, Tiranny e muitos outros. A Nuuvem tem conseguido sistematicamente entregar muitos jogos mais baratos que o Steam, principalmente em pré-venda.
É vdd, eu comprei RE7 no lançamento por 60 reais acho, na Nuuvem.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.537
Reações
179.505
Pontos
1.514
Sinceramente, pelo lado da Valve, tá mais do que certo e justo. Na verdade ela demorou pra tomar uma atitude dessas.
A plataforma é dela e as pessoas/sites vendem os jogos mais baratos fora dela mas a utilizam pra baixar e jogar os games? Nem na Disney o arco-íris é tão colorido.

mas sei lá, entendo essa parte mas não acho que a Valve ficou pobrezinha com isso. Pelo contrário, nem ligam mais pra fazer jogo hehehehe
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
mas sei lá, entendo essa parte mas não acho que a Valve ficou pobrezinha com isso. Pelo contrário, nem ligam mais pra fazer jogo hehehehe
Sim, mas eu nem falo em produção de jogos mesmo, só no uso da plataforma pra venda e jogar.
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Eles estão fazendo isso pra quebrar com os grey markets da vida, como a G2A e Kinguin.

Enviado de meu Vibe K5 usando sinal de fumaça.
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.189
Reações
31.247
Pontos
903
Eu achava que a Steam cobrava uma porcentagem da publisher no caso de a key ser adquirida por meio externo. Estranho. Em vez de rever essa essa "distribuição generalizada" de keys, poderiam deduzir uma porcentagem da publisher do game, evitando assim ser "sugado". Nuuvem, Bundle Stars, Humble Bundle, G2A, Kinguin e vários outros mercados de keys podem ser duramente prejudicados por isso.

Isso não me afetaria tanto porque apesar de poder pagar barato em outros lugares, os preços da Steam também são ótimos. Não me importaria nem daria rage por estar pagando uns quebrados a mais, a Steam merece. Acharia ruim se fosse com as bostinhas da Uplay e Origin.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Pois é. Isso que fiquei com medo.



Cara, não é mais assim tem pelo menos 1 ano. A Nuuvem consegue preços de pré-venda bem melhores que o Steam em muitos casos. Recentes eu cito Bayonetta, Vanquish e Sonic Mania. Todos da Sega? Sim, mas aí vou mais atrás e cito Cities Skylines, Pillars of Eternity, Tiranny e muitos outros. A Nuuvem tem conseguido sistematicamente entregar muitos jogos mais baratos que o Steam, principalmente em pré-venda.
Será que a nuuvem não compra essas keys da Steam direto com a DEV? Se for isso afetará os preços da Nuuvem.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Será que a nuuvem não compra essas keys da Steam direto com a DEV? Se for isso afetará os preços da Nuuvem.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Pode ser, mas na resposta eu tinha me concentrado em esclarecer que os descontos não são em jogos velhos.
 

RhoxBR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.725
Reações
1.561
Pontos
203
Falando nisso, voltei para o pc essa semana depois de 3 anos afastado, alguem recomenda algum site para comprar keys com preço bom?
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.480
Pontos
1.053
Falando nisso, voltei para o pc essa semana depois de 3 anos afastado, alguem recomenda algum site para comprar keys com preço bom?
Kinguin, mas o melhor é se mudar pra Rússia de vez e comprar com 50% de desconto.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Será que a nuuvem não compra essas keys da Steam direto com a DEV? Se for isso afetará os preços da Nuuvem.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Não. Só o dev/publisher pode pegar keys com o steam.
Eles que negociam mais barato com nuuvem e etc., que no caso devem cobrar uma margem menor que o steam e, por isso, vendem mais barato, mas o steam ainda banca a infraestrutura toda.
Faz sentido que a valve tome essas medidas. Ou eles poderiam cobrar a taxa deles pra cada key. Não sei porque não fazem isso.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Não. Só o dev/publisher pode pegar keys com o steam.
Eles que negociam mais barato com nuuvem e etc., que no caso devem cobrar uma margem menor que o steam e, por isso, vendem mais barato, mas o steam ainda banca a infraestrutura toda.
Faz sentido que a valve tome essas medidas. Ou eles poderiam cobrar a taxa deles pra cada key. Não sei porque não fazem isso.
Então, mas foi isso que quis dizer :

Steam vende keys para a Dev que vende para a Nuuvem, só que a Dev paga R$ 1 na key e revende por R$ 1,50 pra Nuuvem que vende por R$ 2, enquanto a Steam vende a key por R$ 2,50 porque tem que incluir aí os custos de infra.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Então, mas foi isso que quis dizer :

Steam vende keys para a Dev que vende para a Nuuvem, só que a Dev paga R$ 1 na key e revende por R$ 1,50 pra Nuuvem que vende por R$ 2, enquanto a Steam vende a key por R$ 2,50 porque tem que incluir aí os custos de infra.

Foi mal, li errado seu post. É isso mesmo.
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.941
Reações
6.996
Pontos
1.189
a steam dava chaves pra serem vendidas por fora e ativar lá? arcando com os custos de infraestrutura pra toda essa galera fazer os downloads jogarem sem ganhar por isso?

algo está errado desde o começo então.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
a steam dava chaves pra serem vendidas por fora e ativar lá? arcando com os custos de infraestrutura pra toda essa galera fazer os downloads jogarem sem ganhar por isso?

algo está errado desde o começo então.
Acho que não DAVA chave nenhuma, mas vendia pra "terceiros" com desconto pra revenda. Isso é normal em qualquer negócio que tenha revenda.
Tipo: eu sou a fábrica e vendo por R$1,00 pro consumidor final, mas por R$0,80 pra um revendedor e aí ele coloca o lucro dele em cima - quanto ele quiser, até por mais caro do que eu (fábrica) vendo, a questão é que vai vender menos se souberem quem é a fábrica. O caso é que tem algumas (fábricas) que não vendem pro consumidor final, só pra revendas... não que seja o caso da Steam, mas acho que é algo tipo isso (vender pra revenda com desconto).
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.941
Reações
6.996
Pontos
1.189
Acho que não DAVA chave nenhuma, mas vendia pra "terceiros" com desconto pra revenda. Isso é normal em qualquer negócio que tenha revenda.
poise. mas se vende, ta ganhando alguma coisa.

por isso n entendi o cara reclamando q eles q ficam com o custo e etc...
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
poise. mas se vende, ta ganhando alguma coisa.

por isso n entendi o cara reclamando q eles q ficam com o custo e etc...
Sim, a fábrica/loja sempre vai arcar com o custo, mesmo vendendo mais barato pra revendedor, mas no preço que ele vende já tá, com certeza, embutido todo custo de manutenção/operacional/produção de cada produto.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Não saco muito do mercado, mas dependendo do custo, muito melhor o dev procurar alternativa no GOG, por exemplo. Ou mesmo tentar ir direto ao consumidor, sem uma distribuidora no meio, ao menos no começo.

Steam é bom porque é um agregador, mas não é a única opção hoje em dia.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.480
Pontos
1.053
Acho q a Valve não vende chave pra terceiros.

As publishers, donas dos jogos, pedem x chaves para alguma promoção ou bundle ou para elas mesmos venderam para outros sites, mas as chaves saem de graça.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo