This!
Pego qualquer trolha de jogos atuais com gráficos ultra fodas e poderio de processamento do jogo mais ovacionado pela crítica de hoje em dia uma ÚNICA VEZ pra jogar (e se jogar / uma putada de jogo me encho o saco em algumas partes), largo de mão e não quero mais NEM SABER do resto do jogo (não perco tempo nem em ver gameplay no youtube).
Em compensação... Fico ainda vidrado em jogos de Nintendo 8 Bits e Mega Drive como se ainda tivessem partes novas a explorar
Salvo exceção jogos de corrida e raros de tiro em primeira pessoa do pc (neste quesito quanto mais realismo melhor)... E mesmo assim, os "atuais" tem disputas severas entre umas jogadinhas de Unreal (os 3 primeiros até Tournament 99), umas corridas de Re-Volt, e arrisco umas partidas de Enduro do Atari porque ainda xingo na fase da neve e quando tá amanhecendo e vc tem que correr igual um maníaco pra bandeirada
Jogos antigos carregam aquela ideia de "pegou jogou largou",sem ter que ficar vendo encheção de linguiça.
Mas alguns dos jogos atuais sabem dosar isso com um gameplay de topo.
Um bom exemplo é Dishonored,dos criadores de Thief.
O jogo tem muito mais cutscenes e papéis para ler,mas ele não fica mostrando cenas por um grande tempo,e os papéis são opcionais.
Sendo assim,o jogador fica com a maior parte do tempo disponível para jogar,e quando o jogo entra em ação ele tem um gameplay e level design de alta qualidade.
Seria interessante se a indústria tentasse mais este tipo de alternativa,ao invés de ficar enchendo jogo com conteúdo desnecessário como a maioria faz.
E eu também acho estranho como alguns jogos de alta qualidade técnica fazem tão pouco aproveitamento da alta tecnologia.
A Naughty Dog é mestre quando falamos em qualidade técnica,mas na série Uncharted,por mais que não seja ruim (longe disso),o gameplay acaba sendo comum demais,sendo que poderia tirar proveito da física sofisticada ou de outros recursos.
Sendo assim,acaba sendo mero artifício gráfico mesmo,o impacto no modo como você joga é quase nulo.
Sem contar que são muito curtos e sem fator replay pra compensar.
Por isso que às vezes eu apelo pra jogos retrô ; curto experiências novas,modernizadas,mas muitas vezes falta capricho e criatividade no conteúdo.
Daí que surge a vontade de voltar lá atrás e pegar algo de valor que nunca joguei (o mais recente no meu caso é Thief) ou algo que já joguei mas permanece intacto e igualmente bom (Super Metroid).
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