O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vocês curtem Jazz Fusion?

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.153
Reações
17.549
Pontos
1.444
Tirado da wikipedia:

Jazz fusion (às vezes simplesmente citado como fusion) é um gênero musical desenvolvido nos anos 60, que mistura jazz com rock, funk, R&B e Latin jazz.
Os anos 70 foram o período mais produtivo para o estilo, embora o fusion tenha prosseguido com uma produção expressiva, sobretudo no final do século XX e início do século XXI, com reedições de álbuns clássicos de fusion e a gravação do estilo por artistas do jazz tradicional.
O termo "jazz-rock" é freqüentemente usado como sinônimo de "jazz fusion", bem como a música tocada pelas bandas de rock da década de 1960 e da década de 1970 que adicionaram elementos de jazz à sua música. Após uma década de popularidade durante a década de 1970, o fusion expandiu suas abordagens improvisadas e experimentais na década de 1980, em paralelo com o desenvolvimento de um estilo amigável ao rádio chamado smooth jazz. A experimentação continuou nos anos 90 e 2000. Os álbuns Fusion, mesmo aqueles que são feitos pelo mesmo grupo ou artista, podem incluir uma variedade de estilos musicais. Em vez de ser um estilo musical codificado, a fusão pode ser vista como uma tradição ou abordagem musical.


Eu andava empolgado com umas playlists antigas e terminei passando semanas sem escutar nada do gênero. Bateu aquela saudade e terminei passando o dia escutando e descobrindo coisas novas (fora do meu mundinho de snarky puppy, dirty loops e cassiopeia), então resolvi abrir o tópico para compartilhar um pouco das minhas descobertas.


Hiromi Uehara:


Tribal Tech:
(coloca os fones, fecha os olhos, vamos para o espaço)


Dirty Loops:
(tá, não descobri agora, mas me toquei do que era cover hoje)


Mahavishnu Orchestra:


Jean-Luc Ponty:
 

Gabᧉ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.218
Reações
1.305
Pontos
603
Poucas bandas, não é bem meu gênero.

Misha Mullov-Abbado



Dinosaur



Christian Scott



Ant Law



toe (Post Rock que flerta com Jazz)
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
Eu gosto para caramba... um álbum que não sai da minha cabeceira (e agora playlist) é o Liquid Tension Experiment.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.402
Reações
42.194
Pontos
1.064
Sou um amante do Jazz Fusion Japonês, Casiopea, T-Square e Dimension são as minhas bandas favoritas.

O nome e a foto do meu perfil já diz tudo.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.930
Reações
51.080
Pontos
1.003
Esqueci de mencionar que esse disco Bright Size Life de Pat Metheny tem o baixo de Jaco :eek:
Assim que eu vi isso eu fui ouvir imediatamente e realmente dá um espírito gigante nas músicas
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Esses dois álbuns dessas músicas me fizeram gostar do gênero (mesmo não sendo artistas do estilo, mas os álbuns são), e valem a citação.



 

xavieryagami

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
193
Pontos
218
Jazz Fusion apenas o japonês devido o fato de ter sido o ''direcionamento artistico'' da trilha sonoras dos videogames nos anos 80/90. A vertente ocidental eu não vejo muito apelo. Porém os primeiros Cds do Carlos Santanna tem uma influencia muito forte do fusion. Esse encontro sensacional.

 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.349
Reações
5.523
Pontos
703
comecei a curtir por causa de um jogo de carro em 97/98 se não me falhe a memória tinha uma abertura linda e empolgante e descobri que seu solista era um japonês invocado e a banda fantástica. Eu tenho a trilha sonora original desse jogo que é um clássico em que hoje n vai bem das pernas. A música se chama "Moon Over The Castle / Knight Song.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.402
Reações
42.194
Pontos
1.064
No ano passado, o Minoru Mukaiya (ex Casiopea) lançou um álbum e em Novembro realizou um show que foi gravado, onde pode ser conferido no vídeo abaixo. Só tem feras como Masato Honda, Abraham Laboriel, Harvey Mason, Don Grusin, dentre outros:




Tenho um blog sobre jazz fusion japonês, quem quiser acompanhar algumas novidades é só entrar no site:

 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.153
Reações
17.549
Pontos
1.444
No ano passado, o Minoru Mukaiya (ex Casiopea) lançou um álbum e em Novembro realizou um show que foi gravado, onde pode ser conferido no vídeo abaixo. Só tem feras como Masato Honda, Abraham Laboriel, Harvey Mason, Don Grusin, dentre outros:




Tenho um blog sobre jazz fusion japonês, quem quiser acompanhar algumas novidades é só entrar no site:




Vou favoritar aqui, só não garanto visitar com frequência. :klingua
(nem o fórum tô conseguindo fazer isso ultimamente)


Descobri algumas coisas brasileiras (ou quase :klingua) no spotify, vou pegar mais algumas e coloco aqui.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.153
Reações
17.549
Pontos
1.444
Como prometido:











(não consigo postar sem escutar novamente as musicas, demoro uma vida para escrever algo para esse tópico :klingua)
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.402
Reações
42.194
Pontos
1.064
A Cor do Som era foda, conheci por causa do meu pai, quando tocava muito aqui em casa.

Outra banda que ele tocava muito aqui que foge do Jazz Fusion era o The Pops, isso é da época do iê iê iê até o final dos anos 70, mas fica pra um outro tópico quando surgir.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.402
Reações
42.194
Pontos
1.064
Masayoshi Takanaka e o Naoya Matsuoka misturavam o jazz fusion com música caribenha (e em alguns casos samba):







Lee Ritenour explorou muito o jazz fusion durante os anos 80:




A banda japonesa Dimension, uma das que curto, são mais puxado pro pop (se analisar todos os álbuns):




O Spyro Gyra durante os anos 80 também exploraram muito o jazz fusion com pop/rock:




A música mais famosa deles:




O Chick Corea durante os anos 80 também fez a mesma coisa, criou sua "banda elétrica" (que incluia o excelente baterista Dave Weckl):




Yuji Toriyama, um dos melhores guitarristas do Japão criou excelentes álbuns de jazz fusion durante os anos 80, Transfusion é um deles:




Como sinto falta do som dos instrumentais dos anos 80, eu achava bem futurístico.
 

xavieryagami

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
193
Pontos
218
Quem realmente tiver interesse eu posto aqui Toshiki Nunokawa Valis. Toshiki Nunokawa é um guitarrista de jazz com a virtuosidade do Joe Pass(considero ele tão bom quanto) ao mesmo tempo que o restante do seu grupo possuem liberdade para fazer o que quiser. Cria um choque inicialmente confuso e EXTREMAMENTE unico nas musicas do grupo(parece em alguns momentos um novo estilo musical).




Se o link estiver fora do AR pois os trabalhos dele são extramente dificeis de econtrar manda MP (que envio no privado pois salvei no drive, pois caso eu perca esse material a chance de encontrar novamente é proxima de zero).
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.546
Reações
18.534
Pontos
1.464
@Megalith eu sou fã dos RIT 1 e 2 do Lee Ritenour . Na verdade eu sou fã mesmo é do Eric Tagg. Até fiz amizade com ele no feici.

Jazz Fusion tb engloba essa fase do George Duke ?


E Herbie Hancock tb vale ?

 

xavieryagami

Bam-bam-bam
Mensagens
165
Reações
193
Pontos
218
Masayoshi Takanaka e o Naoya Matsuoka misturavam o jazz fusion com música caribenha (e em alguns casos samba):







Lee Ritenour explorou muito o jazz fusion durante os anos 80:




A banda japonesa Dimension, uma das que curto, são mais puxado pro pop (se analisar todos os álbuns):




O Spyro Gyra durante os anos 80 também exploraram muito o jazz fusion com pop/rock:




A música mais famosa deles:




O Chick Corea durante os anos 80 também fez a mesma coisa, criou sua "banda elétrica" (que incluia o excelente baterista Dave Weckl):




Yuji Toriyama, um dos melhores guitarristas do Japão criou excelentes álbuns de jazz fusion durante os anos 80, Transfusion é um deles:




Como sinto falta do som dos instrumentais dos anos 80, eu achava bem futurístico.



Naoya Matsuoka: Para mim a melhor formação do grupo dele foi no Session 93(curiosamente sem membros de percussão). A técnica usada de captura de som desse show eu acho absurda(não parece um show ao vivo gravado em um estúdio minúsculo de uma estação de Rádio). E Akira Sotoyama (bateria) combina ritmos extremamente precisos, originais, impossíveis de reproduzir e com muito peso em um kit minusculo de bateria. E a escolha do osamu Ohashi como guitarrista, considero o timbre dele mais ''limpo'' que o Akira Wada e parece que ele abafa as cordas melhor também (o motivo de ter menos ruido), mas fora isso tanto ohashi como wada são bons guitarristas. Considero esse o melhor show do Naoya Matsuoka e uma pena September Winds ter sido cortada.





Para mim essa transmissão teve o melhor gravação ao vivo que já escutei, ainda mais por ter sido gravado em 93, que ainda era dificil fazer gravações ao vivo e era CARO, e os softwares de gravação ainda não eram acessíveis como hoje.
 

fumantx

Habitué da casa
Mensagens
387
Reações
372
Pontos
73
Uma banda maluca de jazz fusion e prog é o King Crimson, eles tiveram várias fases com várias influências culturais com o passar do tempo, se adaptando ao que se ouvia de tempo em tempo (new wave, etc), também perderam muitos membros, alguns por simplesmente terem saído outros por terem morrido mesmo, o único integrante original que sobrou foi o Robert Fripp, já tá velhinho, tanto que ele toca sentado e com proteção auricular hoje em dia.
Eles não são exatamente de jazz fusion, mas muitos dos sons de são, como os álbums Lizard e Islands, é meio foda achar pra ouvir online porque o líder, Robert Fripp, derruba todos os links que upam as músicas, mas tem como achar pra baixar a discografia suave.
Vou deixar o álbum de estreia deles, In The Court of the Crimson King - esse não é jazz fusion, mas é o álbum essência da banda.
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.899
Reações
10.249
Pontos
714
Que satisfação esse tópico. Curto muito Jazz Fusion, vou aproveitar pra pegar as sugestões!
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.402
Reações
42.194
Pontos
1.064
TRIX é uma banda de jazz fusion japonês com ex integrantes de outras bandas japonesas. O som mistura o J-Fusion com o pop japonês. Abaixo é uma das poucas faixas na discografia que tem vocal :




O destaque da banda fica por conta do líder, o Noriaki Kumagai, que foi baterista do Casiopea entre 1994 e 1996. Além do Mitsuru Sutoh, que foi baixista do T-Square de 1987 à 2003.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.153
Reações
17.549
Pontos
1.444


Pensei em colocar no "o que vocês estão ouvindo" já que não é exatamente fusion, mas é jazz e é a Hiromi... vai aqui mesmo. :klingua
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
734
Reações
907
Pontos
1.034
Curto muito Jean Luc Ponty... Pelo o que conheço de música(não sou leigo, toco há décadas), o cara é um gênio.... Mas enfim, jazz fusion não é para todos... Às vezes mostro pra algumas pessoas e as opiniões vão de "muito foda" à WTF????
 
Topo Fundo