O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Venezueira news]Brasil pressionava Venezuela devido a dívida bilionária com a Odebrecht

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.417
Pontos
453
Brasil pressionava Venezuela devido a dívida bilionária com a Odebrecht

17006479.jpeg

Propaganda de Chávez em inauguração, em 2006, de ponte construída pela Odebrecht na Venezuela
FELIPE BÄCHTOLD
WÁLTER NUNES
DE SÃO PAULO

07/01/2017 02h02
Em meio a dívidas bilionárias da Venezuela com a Odebrecht, o governo do Brasil pressionou autoridades do país vizinho a honrar os compromissos e quitar suas obrigações com a empresa.

As informações constam em relatórios do Itamaraty produzidos durante o governo Dilma Rousseff, obtidos pela Folha.

Os documentos afirmam que os atrasos, que vinham desde o governo de Hugo Chávez, chegaram a US$ 2 bilhões em 2014, já sob a Presidência de Nicolás Maduro.

Outras empreiteiras, como Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, e a Petrobras também viviam rotinas de atraso, de acordo com os despachos do Itamaraty, mas a Odebrecht era a mais afetada.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o grupo baiano pagou US$ 98 milhões em propina na Venezuela desde 2006 -o maior valor em um país depois dos pagos no Brasil.

Os documentos afirmam que empresas brasileiras tinham vantagens de dispensa de licitação no regime chavista em casos envolvendo "nações amigas".

Um dos despachos dizia que o governo local buscava, em uma "diplomacia do petróleo", fortalecer o apoio externo ao bolivarianismo com alianças comerciais.

A embaixada ressalta a importância da aproximação política entre Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, que morreu em 2013, para a concretização desses negócios.

Mas relata o clima de "insegurança jurídica" para o comércio com o país e o medo das empresas brasileiras de estatização de operações pelo governo local, como ocorreu com multinacionais de outros países.

"Não obstante Chávez ter dito, diversas vezes, que as empresas brasileiras estariam a salvo de expropriações, casos como a estatização da Techint argentina reforçam a conveniência de manter sempre fortes os laços políticos entre os dois países", diz documento de 2011.

CRIATIVIDADE

Também em 2011, em um relatório enviado a Dilma, com informações prévias para um encontro dela com Chávez, a embaixada reforça a necessidade de cobrar do venezuelano "atitude mais assertiva com relação a dívidas e interesses de empresas e investidores brasileiros".

"A parte venezuelana tem sido, via de regra, evasiva sobre o pagamento de tais obrigações, o que recomendaria uma intervenção presidencial objetiva", diz o documento.

Semanas depois, um despacho que descreve detalhes da reunião de Dilma e Chávez não traz informações sobre a questão.

Na transcrição dos principais trechos da conversa, há um pedido do venezuelano por um teto mais alto de financiamento do BNDES em projetos em seu país. Ele fala em "acelerar o cronograma de obras".

Dilma, segundo o despacho, sugere ir a Caracas com uma delegação de empresários e diz que a Odebrecht "pode ajudar muito com habitação".

Ainda de acordo com a transcrição, Chávez diz à então presidente que a Odebrecht aceitou adotar um outro "mecanismo de remuneração".

Ele se referia a uma solução encontrada pela empresa para ser paga no país vizinho, chamada de "criativa" em um despacho: compensaria créditos detidos na área de construção civil com compras de nafta da Venezuela pela Braskem, braço petroquímico do grupo.

Com os atrasos, a Odebrecht acabou retirando funcionários e parando projetos, como a construção da hidrelétrica Tocoma, em 2014.

Outro documento do Itamaraty, de 2011, relata cobrança de dívidas em encontro da diplomacia com Maduro, então chanceler da Venezuela.

O relato da reunião cita que foi dito ao venezuelano que, para continuar com uma boa relação bilateral, seria preciso "não criar dificuldades", mencionando as dívidas com a Odebrecht e subsidiárias da Petrobras.

Maduro disse, segundo o documento, que Chávez ordenara a quitação da dívida. O diplomata pede "discrição, sem alto-falantes" ao venezuelano na negociação.

Além da hidrelétrica, a Odebrecht mantinha projetos em diversas áreas, como o metrô de Caracas, um monotrilho chamado "Cabletren Bolivariano" e um polo agrícola de soja intitulado "projeto agrário socialista Abreu e Lima".

Procurada, a empreiteira disse apenas que mantém compromisso de colaborar com a Justiça e que está implantando práticas de controle internas.

17004232.png

Países alvo de suborno da Odebrecht, segundo o Departamento de Justiça dos EUA
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/01/1847790-brasil-pressionava-venezuela-devido-a-divida-bilionaria-com-a-odebrecht.shtml

___________________________________________________________________________

Mas é claro, a grana que o Brasil investiu na venezueira não é importante, vamos falar de El-Slavador
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
*chuife* mas olha como o nosso Presidento Lula era bão, ele não pensava só nos pobres do Bostil, ele também queria o melhor para os pobres da Venezuera.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.000
Reações
63.775
Pontos
554
Mas a Odebrecht também não tinha contratos em El Salvador? Por que não pressionaram El Salvador também?:kpensa
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.933
Reações
53.797
Pontos
703
Acho que tem muita gente triste com o fim do dinheiro publico brasileiro.

Tanto os mortadelas nacionais quanto os internacionais.


Sabe como é, socialista ADORA DINHEIRO, principalmente do dinheiro dos outros.

OBS: Façam as honras !
 


overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
De Honduras ninguém lembra, né? Seus hondurenhofobicos!

E El Salvador? E Guatemala? E Bolívia? E o Cunha? E o Aécio?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.952
Reações
130.979
Pontos
2.274
Essa perseguição foda com a Venezuera tem que parar.
.
Porque não falam de El Salvador hein? Medo de não terem argumentos é isso?
.
Coxinhas.
 

Benny_Wade

Supra-sumo
Mensagens
777
Reações
1.958
Pontos
163
Sem esquecer que esses contratos com a venezuela tinham percentual de juros e taxas, praticamente inexistentes se comparadas com os juros praticados no Brasil. O mesmo se aplica aos empréstimos com dinheiro público que o Brasil cedeu á ditadura de Maduro e que nunca serão pagos.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
*chuife* mas olha como o nosso Presidento Lula era bão, ele não pensava só nos pobres do Bostil, ele também queria o melhor para os pobres da Venezuera.

E ele pensava nos pobres do mundo todo, e em como torna-los mais pobres no processo de tornar a si mesmo mais rico..
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
não vão culpar o governo anterior, nem el Salvador, guatemala ou honduras. Então não é válido
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.255
Reações
172.456
Pontos
2.599
Para pagar a dívida eles vão ter que entregar o país.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.299
Reações
27.415
Pontos
1.379
ou pode pagar com miss universo cavalonas :kluv mas do jeito que ta capaz do ditador maduro oferecer um boquete bolivariano bigodudo:kkk
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Ue gente. Pode pagar em petroleo. Nós temos a Petrobras e o Petroleo é nosso!!!!!!!!

Alias. A fala "O petroleo é nosso" viraria slogan da Odebetch dessa vez tentando receber a divida.
 
Topo Fundo