O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


TO DESESPERADO NO CURSO DE ENGENHARIA, LARGO OU NÃO, TO MALUCO

marcosg2

Larva
Mensagens
4
Reações
6
Pontos
3
[DESCULPA PELO TEXTÃO, MAS OBRIGADO POR QUEM AJUDAR, DE VERDADE]
Seguinte pessoal, vou descrever a breve trajetória de quando minha vida começou a se tornar um inferno. Sou de Itapeva-SP, e no final de 2017 estava com 19 anos, prestes a fazer 20 em 29 de janeiro do ano seguinte (2018), quando decidi largar o trabalho que eu tinha para começar a me preparar para vestibulares e enem, minha intenção era passar no curso de Engenharia De Computação, e assim eu fiz. No entanto, quando abriu o SISU 2018.2 me inscrevi atoa, cadastrando a minha nota do Enem 2017, que tinha sido horrível, pois eu estava completamente despreparado, mas era só pra ter noção do quanto eu precisaria melhorar para conseguir conquistar a vaga. Mas aconteceu uma put* de uma cagada, eu acabei passando no curso na segunda chamada (o último kkkkkk), minha família ficou muito feliz e eu ainda nem acreditava que tinha acontecido isso, e como ainda tinha grana dos meus tempos de trabalho, decidi usá-lo para me mudar para cidade onde passei ao invés de ficar gastando me mantendo enquanto estudava em casa para Enem e Vestibulares. Então fiz minhas malas e vim para Curitiba onde consegui passar. No começo do curso os professores já começaram a falar o quanto o SISU tinha enfraquecido o curso e o quanto a evasão nos cursos de engenharia tinham aumentado, mas não liguei e mandei ver. Já se passaram 3 semanas de aula e eu to desesperado, entrei extremamente despreparado no curso, não consigo acompanhar quase nenhuma das aulas e se eu não passar em nenhuma matéria esse semestre perco a vaga, aulas de cálculo e física mesmo eu não entendo quase nada, estou ficando pra trás da maioria e isso me deixa muito frustrado, mais ainda pelo fato de estar longe de família, namorada que deixei lá, amigos, cachorro e por ai vai. Me arrependo de não ter me preparado melhor para ingressar no curso, mas agora não tenho como voltar atrás, não tenho trabalho mais na minha cidade e nem dinheiro, e agora todos (todos = colegas de sala) acham que quero desistir por vitimismo pois segundo eles pra todos são assim, mas isso não é o que reflete em sala. Eu estava pensando em largar o curso e começar a trabalhar em um Call Center aqui na cidade, enquanto me preparo melhor para os cursos, até pq já sei a dependência que os cursos de engenharia pedem, com isso eu conseguiria adiar alguns conteúdos e não passar tanto perrengue quando reingressasse, acham que é uma perda de tempo ou eu devo continuar tentando pra ver se passo em pelo menos 1 e tentar levar o curso assim mesmo, to maluco sem saber pra onde correr agora, me desculpem pelo texto, mas é isso ai, valeu quem ajudar, de verdade
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.729
Pontos
749
Eu fiz Ciências da computação e nao imaginava que seria tão difícil no começo.
TB saí de uma cidade para outra sozinho e sei o quão difícil é.
Odiava física e cálculos. Continuo odiando física, mas me amarro em cálculo.

O curso no começo éh uma peneira.
Seja forte.
Vê com um colega que possa te ajudar.
Perca seu tempo estudando na biblioteca da faculdade, converse com seus professores, faca amizade com o coordenador, ele vai te dar a melhor orientação.

Mas estude cara. Mete a cara nos livros e exercícios. Pega provas dos veteranos do semestre passado e foca nessa porra.

Não desiste não.

Vai com fé que tu consegue

Eu consegui, bro.
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.729
Pontos
749
Fui pra capital cursar muma faculdade particular
Meu pai pagou a primeira e eu disse que me viraria com o resto.
Arrumei o crédito educativo da própria faculdade, andava de sol a sol entregando currículo até conseguir um estágio que cobrisse a outra metade.
Trabalhava de manhã, levava minha marmita que esquenta na tomada, atravessava a rua e passava a tarde toda na biblioteca estudando.
As vezes cochilava lá, chegava babar nas mesas daquelas salinhas fechadas, mas eu estudava.
18:30 começava a aula e 23hs eu tava em casa, morto, cozinhava uma bobagem (frango, arroz, ovo, batata) e apagava pra 6:15 encarar ônibus lotado pra ir pro estágio.

A vida é dura pra quem é mole, parceiro.

Aponta para a fé e REMA.

Abraço
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.036
Reações
3.600
Pontos
709
Rapaz, isso é normal. Eu sou recém-formado em Engenharia Elétrica, entramos em 150 na minha turma, no terceiro período éramos apenas 13.
A evasão é muito alta pq a galera toma esse choque de realidade e desiste. Eu recomendo você a continuar tentando, vai pras aulas de monitoria, assiste vídeo-aulas no YouTube (se não me engano, tem o canal MeSalva! que tem bastante conteúdo) e faça 1000x cada lista de exercícios passados. Não tem essa de se preparar ou não pro curso, é matéria muito diferente do que foi visto no ensino médio pela maioria... é sentar a bunda na cadeira e se enfiar nos livros, não tem outro jeito.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.504
Reações
39.633
Pontos
1.053
Rapaz engenharia e isso aew, o começo e muito foda, porque no colegio e aquela coisa, e chega ali voce toma um choque. As dicas que posso dar e estudar, estudar, ir nas monitorias, ver com colegas, pegar provas antigas, ver conteudo no youtube. Todas as engenharias exigem dedicaçao e refazer muito os exercicios e conceitos. Se for isso que vc quer vai ter que se esforçar mesmo.
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Embora eu tenha desistido na metade de um curso de engenharia na federal,acho que posso dar alguns conselhos.

O teu preparo (ou não) do ensino médio pouco importa.O primeiro lugar da minha turma desistiu no primeiro semestre do curso e hoje faz letras.Com isso,quero dizer que o ENEM/Vestibular pouco diz se você vai se dar bem ou não na faculdade,muito menos dizer se você tem afinidade com o curso.

A maioria dos estudantes dos cursos de exatas no primeiro semestre passam por dificuldades.É absolutamente normal.Na verdade,não estamos acostumados a estudar de verdade e em uma universidade de boa qualidade (no seu caso,federal) inevitavelmente você aprenderá a estudar,porém leva um tempo até pegar o ritmo.Mas acredite,será um aprendizado para a vida toda.

Não conheço o regulamento da sua UF,mas acho estranho esses negócio de jubilar no primeiro semestre.Confere isso aí,pois acredito que só ocorra jubilamento se tu reprovar por nota e por falta (nesse caso,configura-se abandono de curso).

No mais,se esforça e tenta passar em algumas das matérias.Se você ver que não vai dar,é possível pedir trancamento de matrícula.Se pedirem motivo,diga que é pessoal/saúde.

No mais,deixarei alguns canais e sites que me ajudaram enquanto eu fazia engenharia.

-Cálculo:

-Aulas de Cálculo da UNICAMP



-Me Salva (tem no Youtube e tem plataforma própria) - Recomendo muito,porém é limitado.Se puder pagar,eles têm um plano exclusivo para as matérias de engenharia na plataforma.

-Grings (https://www.youtube.com/user/OmatematicoGrings) - É o melhor canal para aprender cálculo e física para quem tem dificuldade.A explicação do grings é lenta,porém é possível acelerar o vídeo em 1.5x e fica bem fluído.Sério,não conheço nenhum professor que ensine como ele.
Recomendo fazer o combo Grings para aprender + Me Salva para revisão.

-Física

-Grings (é mais básico)

-Aulas de física da UNICAMP.Coloquei a playlist de física I (mecânica),porém tem de todos as físicas.E,particularmente,esse professor tem uma didática muito boa.



-http://inaesp.org/ENSINO/volume1.html - Site de um professor de física que tem vários exercícios do halliday (livro de física para ensino superior) resolvidos e comentados pelo professor.Dá para aprender muito tentando fazer,lendo os comentários e refazendo.

No mais,se esforce que tudo vai dar certo.
 


Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Normal, meu jovem. E ainda bem que esse desespero bateu cedo, tem bastante tempo pra recuperar. Mas a dica é a óbvia: ESTUDE. Se te falta a base, vai no youtube que material de ensino médio é o que não falta. Não desiste. Só entenda que não é mais escola. Provas que tu vai ter que iniciar a revisão uma semana antes, trabalhos que podem te consumir 15 dias a fio, livros que tu vai alugar na primeira semana pra poder ler o capítulo antes da aula pra absorver melhor... Não vai ser fácil, mas o trampo todo vai valer a pena (se tu realmente tiver afinidade, é claro). Eu tô terminando Ciência da Computação na UFRGS e, carai, sofri muito, teve dias que eu acordava pra chorar, mas tô extremamente satisfeito com o conhecimento que obtive. São esses calos da faculdade que vão te fazer crescer mesmo. Vai doer, mas não desiste porque vai colher os frutos depois (se aproveitar bem a faculdade).
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.293
Reações
50.551
Pontos
1.539
e o que todos disseram ai parceiro, estude, e digo mais ainda, pense se é isso que voce realmente quer pra sua vida, eu fiz 1 semestre de engenharia eletrica e vi que não era isso que eu curtia, não me dei bem, não curtia as materias, sai fora, me formei em ciencias contabeis, pois muito embora eu goste de matematica, eu gosto de matematica financeira, calculo e essas coisas é algo que eu realmente não entendo, não consigo ver o proposito, entao deixo ai pros que manjam disso, cada um no seu quadrado.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Se você não passar em nada perde a vaga mesmo? Não da pra trancar não? Aqui não é fácil ser jubilado assim não.

Esses cursos mais pesados são igual uma panela de pressão, tem hora que bate um desespero mesmo (é praticamente uma fábrica de pessoas com doenças psiquiátricas, acho o ambiente horrível), já fracassei miseravelmente em alguns semestres por fazer as coisas de maneira completamente estupida. Eu só fui acordar para a vida, quando já não tinha mais margem de erro, dai pra frente sempre passei em tudo e percebi que se eu exigir mais de mim os resultados são muito melhores.

Os cursos do departamento de computação da minha universidade (não tem engenharia da computação, mas tem ciencia da computação, sistemas de informação, etc) são bem pesados especialmente na primeira metade, depois da uma certa aliviada. Tem(ou tinha)um materia infame pelo número de reprovações no terceiro periodo desses cursos.

Eu nunca entendo nada na sala de aula, aprendo só estudando sozinho no desespero em véspera de prova pelo youtube mesmo. Eu aprendo para a prova e depois já esqueci tudo, no outro semestre se eu preciso daquele conhecimento tenho que reaprender novamente, minha base era péssima mas não acho que faz tanta diferença tem material bom no youtube mesmo que já cobre o que você precisa. Conheço nego que esta na faculdade a anos e ainda não conseguiu passar em todas as materias do primeiro periodo e você vê claramente o tamanho das turmas diminuindo ao long do curso, o numero de pessoas que abandonam é gigantesco.
 
Ultima Edição:

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Cara eu fiz/faço computação e posso dizer que as coisas são brabas mesmo. No inicio a gente está acostumado com a boa vida do ensino médio, e quando bate a realidade do quão complicado é, ou parece ser, a gente se deixa cair. No primeiro semestre eu senti um pouco de dificuldade em cálculo e arquitetura, tanto é que eu reprovei, mas no semestre seguinte eu consegui passar. É normal, muito normal, a gente acumular reprovações, difícil é não acumular.
Se você gosta dessa área e se ver trabalhando nisso, vai sem medo!


Boa sorte.

Obs: tem essa de jubilar por reprovação? aqui o jubilamento é por reprovações por falta e só.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Na minha turma de Sistemas de Informacao comecaram 80 pessoas...

- Depois da primeira prova soh tinham 35...
- Depois da segunda prova soh tinham 25..
- Segundo periodo tinham 20...
- A partir do 5 periodo as salas geralmente de 8 a 10 alunos contando com o povo que tava mais na frente e ia fazendo as materias atrasadas
- Normalmente soh se formam 3 ou 4 dos 80 iniciais...

Tem que meter a cara mesmo...
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Eu fiz Sistemas de Informação, bombei em calculo e GA duas vezes e me formei 2 anos atrasado. É assim mesmo. Pelo menos você tá preocupado.
Se vc realmente acha que vai bombar em tudo, ao inves de deixar isso acontecer e perder a vaga, porque não tranca, estuda e depois volta?
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.112
Reações
20.433
Pontos
753
Todo curso vai ter matérias que, além de serem um porre, parecerão grego, mesmo para quem realmente tenha certeza do que quer.
Faça do estudo árduo sua meta de vida. Grude nos que saibam mais, e sugue informação, mesmo que lhe cause desconforto. O objetivo é ENTENDER. Saiba que quando uma ficha cair, nunca mais voltará à gaveta, então faça tudo o que existir ao seu alcance para juntar as pontas, e passar a resolver os problemas pq entendeu seu mecanismo. Sue, sue, chore, bata a cabeça na parede, se estresse, pois a hora é já, rapaz. Acredite em mim, pq a vida passa num segundo, e os anos trazem em seu bojo uma preguiça terrível.
 

marcosg2

Larva
Mensagens
4
Reações
6
Pontos
3
Eu fiz Ciências da computação e nao imaginava que seria tão difícil no começo.
TB saí de uma cidade para outra sozinho e sei o quão difícil é.
Odiava física e cálculos. Continuo odiando física, mas me amarro em cálculo.

O curso no começo éh uma peneira.
Seja forte.
Vê com um colega que possa te ajudar.
Perca seu tempo estudando na biblioteca da faculdade, converse com seus professores, faca amizade com o coordenador, ele vai te dar a melhor orientação.

Mas estude cara. Mete a cara nos livros e exercícios. Pega provas dos veteranos do semestre passado e foca nessa porra.

Não desiste não.

Vai com fé que tu consegue

Eu consegui, bro.

Rapaz, isso é normal. Eu sou recém-formado em Engenharia Elétrica, entramos em 150 na minha turma, no terceiro período éramos apenas 13.
A evasão é muito alta pq a galera toma esse choque de realidade e desiste. Eu recomendo você a continuar tentando, vai pras aulas de monitoria, assiste vídeo-aulas no YouTube (se não me engano, tem o canal MeSalva! que tem bastante conteúdo) e faça 1000x cada lista de exercícios passados. Não tem essa de se preparar ou não pro curso, é matéria muito diferente do que foi visto no ensino médio pela maioria... é sentar a bunda na cadeira e se enfiar nos livros, não tem outro jeito.

Rapaz engenharia e isso aew, o começo e muito foda, porque no colegio e aquela coisa, e chega ali voce toma um choque. As dicas que posso dar e estudar, estudar, ir nas monitorias, ver com colegas, pegar provas antigas, ver conteudo no youtube. Todas as engenharias exigem dedicaçao e refazer muito os exercicios e conceitos. Se for isso que vc quer vai ter que se esforçar mesmo.

Embora eu tenha desistido na metade de um curso de engenharia na federal,acho que posso dar alguns conselhos.

O teu preparo (ou não) do ensino médio pouco importa.O primeiro lugar da minha turma desistiu no primeiro semestre do curso e hoje faz letras.Com isso,quero dizer que o ENEM/Vestibular pouco diz se você vai se dar bem ou não na faculdade,muito menos dizer se você tem afinidade com o curso.

A maioria dos estudantes dos cursos de exatas no primeiro semestre passam por dificuldades.É absolutamente normal.Na verdade,não estamos acostumados a estudar de verdade e em uma universidade de boa qualidade (no seu caso,federal) inevitavelmente você aprenderá a estudar,porém leva um tempo até pegar o ritmo.Mas acredite,será um aprendizado para a vida toda.

Não conheço o regulamento da sua UF,mas acho estranho esses negócio de jubilar no primeiro semestre.Confere isso aí,pois acredito que só ocorra jubilamento se tu reprovar por nota e por falta (nesse caso,configura-se abandono de curso).

No mais,se esforça e tenta passar em algumas das matérias.Se você ver que não vai dar,é possível pedir trancamento de matrícula.Se pedirem motivo,diga que é pessoal/saúde.

No mais,deixarei alguns canais e sites que me ajudaram enquanto eu fazia engenharia.

-Cálculo:

-Aulas de Cálculo da UNICAMP



-Me Salva (tem no Youtube e tem plataforma própria) - Recomendo muito,porém é limitado.Se puder pagar,eles têm um plano exclusivo para as matérias de engenharia na plataforma.

-Grings (https://www.youtube.com/user/OmatematicoGrings) - É o melhor canal para aprender cálculo e física para quem tem dificuldade.A explicação do grings é lenta,porém é possível acelerar o vídeo em 1.5x e fica bem fluído.Sério,não conheço nenhum professor que ensine como ele.
Recomendo fazer o combo Grings para aprender + Me Salva para revisão.

-Física

-Grings (é mais básico)

-Aulas de física da UNICAMP.Coloquei a playlist de física I (mecânica),porém tem de todos as físicas.E,particularmente,esse professor tem uma didática muito boa.



-http://inaesp.org/ENSINO/volume1.html - Site de um professor de física que tem vários exercícios do halliday (livro de física para ensino superior) resolvidos e comentados pelo professor.Dá para aprender muito tentando fazer,lendo os comentários e refazendo.

No mais,se esforce que tudo vai dar certo.


Normal, meu jovem. E ainda bem que esse desespero bateu cedo, tem bastante tempo pra recuperar. Mas a dica é a óbvia: ESTUDE. Se te falta a base, vai no youtube que material de ensino médio é o que não falta. Não desiste. Só entenda que não é mais escola. Provas que tu vai ter que iniciar a revisão uma semana antes, trabalhos que podem te consumir 15 dias a fio, livros que tu vai alugar na primeira semana pra poder ler o capítulo antes da aula pra absorver melhor... Não vai ser fácil, mas o trampo todo vai valer a pena (se tu realmente tiver afinidade, é claro). Eu tô terminando Ciência da Computação na UFRGS e, carai, sofri muito, teve dias que eu acordava pra chorar, mas tô extremamente satisfeito com o conhecimento que obtive. São esses calos da faculdade que vão te fazer crescer mesmo. Vai doer, mas não desiste porque vai colher os frutos depois (se aproveitar bem a faculdade).

e o que todos disseram ai parceiro, estude, e digo mais ainda, pense se é isso que voce realmente quer pra sua vida, eu fiz 1 semestre de engenharia eletrica e vi que não era isso que eu curtia, não me dei bem, não curtia as materias, sai fora, me formei em ciencias contabeis, pois muito embora eu goste de matematica, eu gosto de matematica financeira, calculo e essas coisas é algo que eu realmente não entendo, não consigo ver o proposito, entao deixo ai pros que manjam disso, cada um no seu quadrado.

Se você não passar em nada perde a vaga mesmo? Não da pra trancar não? Aqui não é fácil ser jubilado assim não.

Esses cursos mais pesados são igual uma panela de pressão, tem hora que bate um desespero mesmo (é praticamente uma fábrica de pessoas com doenças psiquiátricas, acho o ambiente horrível), já fracassei miseravelmente em alguns semestres por fazer as coisas de maneira completamente estupida. Eu só fui acordar para a vida, quando já não tinha mais margem de erro, dai pra frente sempre passei em tudo e percebi que se eu exigir mais de mim os resultados são muito melhores.

Os cursos do departamento de computação da minha universidade (não tem engenharia da computação, mas tem ciencia da computação, sistemas de informação, etc) são bem pesados especialmente na primeira metade, depois da uma certa aliviada. Tem(ou tinha)um materia infame pelo número de reprovações no terceiro periodo desses cursos.

Eu nunca entendo nada na sala de aula, aprendo só estudando sozinho no desespero em véspera de prova pelo youtube mesmo. Eu aprendo para a prova e depois já esqueci tudo, no outro semestre se eu preciso daquele conhecimento tenho que reaprender novamente, minha base era péssima mas não acho que faz tanta diferença tem material bom no youtube mesmo que já cobre o que você precisa. Conheço nego que esta na faculdade a anos e ainda não conseguiu passar em todas as materias do primeiro periodo e você vê claramente o tamanho das turmas diminuindo ao long do curso, o numero de pessoas que abandonam é gigantesco.

Cara eu fiz/faço computação e posso dizer que as coisas são brabas mesmo. No inicio a gente está acostumado com a boa vida do ensino médio, e quando bate a realidade do quão complicado é, ou parece ser, a gente se deixa cair. No primeiro semestre eu senti um pouco de dificuldade em cálculo e arquitetura, tanto é que eu reprovei, mas no semestre seguinte eu consegui passar. É normal, muito normal, a gente acumular reprovações, difícil é não acumular.
Se você gosta dessa área e se ver trabalhando nisso, vai sem medo!


Boa sorte.

Obs: tem essa de jubilar por reprovação? aqui o jubilamento é por reprovações por falta e só.

Na minha turma de Sistemas de Informacao comecaram 80 pessoas...

- Depois da primeira prova soh tinham 35...
- Depois da segunda prova soh tinham 25..
- Segundo periodo tinham 20...
- A partir do 5 periodo as salas geralmente de 8 a 10 alunos contando com o povo que tava mais na frente e ia fazendo as materias atrasadas
- Normalmente soh se formam 3 ou 4 dos 80 iniciais...

Tem que meter a cara mesmo...

Eu fiz Sistemas de Informação, bombei em calculo e GA duas vezes e me formei 2 anos atrasado. É assim mesmo. Pelo menos você tá preocupado.
Se vc realmente acha que vai bombar em tudo, ao inves de deixar isso acontecer e perder a vaga, porque não tranca, estuda e depois volta?

Todo curso vai ter matérias que, além de serem um porre, parecerão grego, mesmo para quem realmente tenha certeza do que quer.
Faça do estudo árduo sua meta de vida. Grude nos que saibam mais, e sugue informação, mesmo que lhe cause desconforto. O objetivo é ENTENDER. Saiba que quando uma ficha cair, nunca mais voltará à gaveta, então faça tudo o que existir ao seu alcance para juntar as pontas, e passar a resolver os problemas pq entendeu seu mecanismo. Sue, sue, chore, bata a cabeça na parede, se estresse, pois a hora é já, rapaz. Acredite em mim, pq a vida passa num segundo, e os anos trazem em seu bojo uma preguiça terrível.
*
*
*
Muito obrigado à todos que responderam, foi realmente confortante ler tudo isso, pq eu já tava uma pilha com esse curso, mas é isso mesmo que quero, sempre quis trabalhar com computação e escolhi por ser computação e não necessariamente engenharia, mas é que aqui engenharia abre mais portas para fazer cursos específicos depois (as chamadas trilhas) e abre mais portas para o mercado de trabalho também, então achei conveniente. Quanto ao curso, sim, se reprovar em todas as matérias agora no primeiro período ganha expulsão da universidade e não tem jeito de trancar no primeiro período, só depois. Então preciso passar em pelo menos 1, o que acho que consigo pois não sou ruim em tudo também. Quanto ao ensino médio, eu senti muita diferença em não estar tão preparado, enquanto eu sofria nas listas de exercício, o pessoal já meio foda tava fazendo brincando, ai comecei a achar que o melhor fosse largar o curso pra recuperar as bases primeiro, mas como vi que teve gente nas mesmas situações que eu aqui e conseguiu, não vejo porque não tentar, muito obrigado de verdade à todos, tenham um ótimo dia e sucesso em suas carreiras.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Que diabos é SISU?

Aguente o primeiro semestre, que você consegue um estágio pagando no mínimo 8K por mês:kjoinha
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
*
*
*
Muito obrigado à todos que responderam, foi realmente confortante ler tudo isso, pq eu já tava uma pilha com esse curso, mas é isso mesmo que quero, sempre quis trabalhar com computação e escolhi por ser computação e não necessariamente engenharia, mas é que aqui engenharia abre mais portas para fazer cursos específicos depois (as chamadas trilhas) e abre mais portas para o mercado de trabalho também, então achei conveniente. Quanto ao curso, sim, se reprovar em todas as matérias agora no primeiro período ganha expulsão da universidade e não tem jeito de trancar no primeiro período, só depois. Então preciso passar em pelo menos 1, o que acho que consigo pois não sou ruim em tudo também. Quanto ao ensino médio, eu senti muita diferença em não estar tão preparado, enquanto eu sofria nas listas de exercício, o pessoal já meio foda tava fazendo brincando, ai comecei a achar que o melhor fosse largar o curso pra recuperar as bases primeiro, mas como vi que teve gente nas mesmas situações que eu aqui e conseguiu, não vejo porque não tentar, muito obrigado de verdade à todos, tenham um ótimo dia e sucesso em suas carreiras.

Só vai, mano. Vou te dizer que eu fui um aluno super medíocre nos 3 primeiros anos (passava sempre no quase, com o conceito C), mas refletindo sobre tudo o que passei, vi que cresci e, mesmo começando a trabalhar + estudar junto depois, minhas notas no geral só aumentaram somente pela maturidade que ganhei (só tive 3 Cs nos últimos 3 anos e foram nas mais difíceis do curso todo). É claro que não vou me formar no tempo previsto, mas fui no meu ritmo e só me estressava quando a coisa era muito embaçada. Tô bem de boas finalizando minhas duas ultimas disciplinas, iniciando meu TCC e tô sereno demais nesse final de graduação.

TE ORGANIZA que não tem como dar errado.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Isso é desespero cara... to fazendo engenharia da computação online e não to entendendo muita coisa ainda, mas assista mais vezes as aulas no youtube, pega texto, etc. Passei em cálculo I tirando tinta, e agora to revisando. O problema é que de pronto é algo tão difícil que já dá aquela put* sensação de que não vai rolar, mas não é verdade, insista que vai dar certo, e se não der de primeira, vc passa em outro ano, é normal reprovar em cálculo. To fazendo univesp, se as aulas ajudarem:

https://www.youtube.com/user/professorferretto
O professor Ferreto tb é fera, principalmente em exercícios, faz o seguinte, assiste as matérias de matemática básica nas bases que te falta segurança (no meu caso não manjava nada de trigonometria, mas função tb é bem importante). Aí tu começas a acompanhar bem a matéria de cálculo, tenta entender uma coisa por vez, no final ainda vai ser meio nebuloso, mas com a prática vai ficando mais fácil.
To suando em cálculo II, e olha que eu já tenho formação em outros cursos, não precisaria insistir em ficar no curso por ser mto difícil, mas to insistindo. Vai prestando atenção que uma hora a ficha cai.
 

Sfinkter

Veterano
Mensagens
379
Reações
155
Pontos
119
Cara, eu passei pela mesma situação, quase igual. A diferença é que não era federal e o curso era engenharia civil.
Cheguei todo feliz, no primeiro dia já estava desesperado. Parece que os professores não tem freio, eu não consegui nem perceber quando o professor de cálculos passou de um assunto para o outro. Minha reação foi tão desesperadora, que eu estava literalmente de boca aberta e segurando o queixo, o professor percebeu e disse: "É isso mesmo bicho, mas relaxa que vc consegue!". Foi foda, fiquei apenas duas semanas na faculdade, por sorte, na época, o fies tava bugado, querendo acabar, tava uma m****. Aí consegui desistir do curso sem custo algum. Mas foi muito frustrante, minha auto estima foi lá no chão na época.

Lembro que no primeiro dia teve uma palestra com o coordenador do curso e ele disse que foram abertas 5 turmas com 50 alunos, mas a esperança é que no segundo semestre tivesse uma turma de 50 alunos completa. Pq a desistência era enorme e era comum a cada semestre ter 80% de desistência. Na hora eu pensei, "cruzes, não quero ser um desses!". E nunca imaginava q seria. E eu nem fui o primeiro a desistir e eu aguentei firme a primeira semana, quando eu saí, devia ter apenas umas 20 pessoas na turma, sem exageros.
 

marcosg2

Larva
Mensagens
4
Reações
6
Pontos
3
Cara, eu passei pela mesma situação, quase igual. A diferença é que não era federal e o curso era engenharia civil.
Cheguei todo feliz, no primeiro dia já estava desesperado. Parece que os professores não tem freio, eu não consegui nem perceber quando o professor de cálculos passou de um assunto para o outro. Minha reação foi tão desesperadora, que eu estava literalmente de boca aberta e segurando o queixo, o professor percebeu e disse: "É isso mesmo bicho, mas relaxa que vc consegue!". Foi foda, fiquei apenas duas semanas na faculdade, por sorte, na época, o fies tava bugado, querendo acabar, tava uma m****. Aí consegui desistir do curso sem custo algum. Mas foi muito frustrante, minha auto estima foi lá no chão na época.

Lembro que no primeiro dia teve uma palestra com o coordenador do curso e ele disse que foram abertas 5 turmas com 50 alunos, mas a esperança é que no segundo semestre tivesse uma turma de 50 alunos completa. Pq a desistência era enorme e era comum a cada semestre ter 80% de desistência. Na hora eu pensei, "cruzes, não quero ser um desses!". E nunca imaginava q seria. E eu nem fui o primeiro a desistir e eu aguentei firme a primeira semana, quando eu saí, devia ter apenas umas 20 pessoas na turma, sem exageros.
Foda cara, é exatamente a situação pela qual estou passando, na minha sala já desistiram na faixa de 10 a 20 pessoas. Mas e agora, o que faz ou pretende fazer?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Cara, se der continue no curso e faça o vestibular de novo. Qualquer coisa re-entra, tenta reaproveitar umas cadeiras e vai indo....

Boa sorte.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.005
Reações
27.055
Pontos
1.844
Cara é o seguinte, eu já to com 35, mas com 20 anos entrei em Engenharia, me fui muito e só ia bem em programação, tentei mais 6 meses e nada deu certo, tranquei a faculdade e dei um tempo para mim, em 2004 fiz sistemas de informação no Mackenzie, e me encontrei, fiz o que gostava e achei algo que tinha prazer de fazer...

... Graças a isso me formei (tive umas dificuldades no últimos anos, pois meu pai estava terminal de cancer) e 2 anos depois me mudei para Irlanda, vivi 6 anos lá e hoje estou há 1 ano nos EUA no chamado Vale do Silício...

Eu seja... se você não se encontrar, não tem nada demais em largar, voltar atrás e começar algo que você gosta do zero, na verdade é melhor você se encontrar antes do que depois...
 

marcosg2

Larva
Mensagens
4
Reações
6
Pontos
3
Cara é o seguinte, eu já to com 35, mas com 20 anos entrei em Engenharia, me fui muito e só ia bem em programação, tentei mais 6 meses e nada deu certo, tranquei a faculdade e dei um tempo para mim, em 2004 fiz sistemas de informação no Mackenzie, e me encontrei, fiz o que gostava e achei algo que tinha prazer de fazer...

... Graças a isso me formei (tive umas dificuldades no últimos anos, pois meu pai estava terminal de cancer) e 2 anos depois me mudei para Irlanda, vivi 6 anos lá e hoje estou há 1 ano nos EUA no chamado Vale do Silício...

Eu seja... se você não se encontrar, não tem nada demais em largar, voltar atrás e começar algo que você gosta do zero, na verdade é melhor você se encontrar antes do que depois...
Obrigado pelas dicas, e uma curiosidade, você realmente trabalha no vale do silício? ou ta de zoas? em qual empresa?
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.005
Reações
27.055
Pontos
1.844
Obrigado pelas dicas, e uma curiosidade, você realmente trabalha no vale do silício? ou ta de zoas? em qual empresa?

Trabalho por aqui sim, é sério. Só não falo a empresa pois eles tem muitas regras de conduta em redes sociais quando você se identifica como funcionário da empresa X e eu quero ter liberdade das minhas opiniões aqui no OS sem atrelar em nada com a empresa.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
Eu sou engenheiro da computação, mas tenho muita facilidade em aprender então somente calculo que me deu trabalho o resto foi fácil, com algumas estratégias para matar um prova aqui e ali pra fazer depois

Mas minha turma começou com 98 e terminou com 23 alunos, é praticamente um battle royale a bagaça, o que eu te diria é se você curte o curso e é o que quer, não perca tempo, continue e se dedique

Se não é o seu curso, pule fora agora pra perder menos tempo em uma facu que não é a sua
 

Sfinkter

Veterano
Mensagens
379
Reações
155
Pontos
119
Cara, se der continue no curso e faça o vestibular de novo. Qualquer coisa re-entra, tenta reaproveitar umas cadeiras e vai indo....

Boa sorte.
Cara, eu desisti. Como eu disse, houve um problema com o Fies e eu tive a chance de desistir sem custos. Mas sinceramente, eu já tive prescrição para ritalina, estudei em escola pública e nunca fui muito aplicado. Se vc entrou em uma faculdade federal, no mínimo vc sabe estudar, então te aconselho a segurar a periquita e tentar até as ultimas consequências. Pode ser que pareça difícil mas seu cérebro pode estar funcionando. Toda semana minha namorada chora as vésperas das provas do curso de Medicina Veterinária, desesperada, acordando 4hrs da manhã pra estudar, dois dias depois recebe as provas com notas altas e não sabe nem como aconteceu.
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Engenharias são muito pesadas, meu amigo tbm desistiu no primeiro semestre. Voltou para o pré-vestibular para pegar base e quer voltar de novo. Mas, jamais desista de algo, vc sempre é capaz, não tenha dúvidas disso. Dizem que medicina tbm é ralado, tenho medo kkkk.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.989
Pontos
819
Eu sou formado me física, não engenharia, mas o primeiro ano é relativamente similar em todos os cursos de "exatas". Tem que estudar muito mesmo, são poucos os que pegam essa matemática e física de ensino superior de primeira e não precisam passar horas estudando (e eu invejo esses). Tem que passar hora lendo as anotações de aula e a teoria nos livros, fazer as listas que o professor manda, e depois que terminar procurar mais na net e em livros pra treinar, buscar monitoria e o professor quando tiver ruim, não tem milagre.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Cara, eu desisti. Como eu disse, houve um problema com o Fies e eu tive a chance de desistir sem custos. Mas sinceramente, eu já tive prescrição para ritalina, estudei em escola pública e nunca fui muito aplicado. Se vc entrou em uma faculdade federal, no mínimo vc sabe estudar, então te aconselho a segurar a periquita e tentar até as ultimas consequências. Pode ser que pareça difícil mas seu cérebro pode estar funcionando. Toda semana minha namorada chora as vésperas das provas do curso de Medicina Veterinária, desesperada, acordando 4hrs da manhã pra estudar, dois dias depois recebe as provas com notas altas e não sabe nem como aconteceu.

Vai fazer o que agora?


Estou pensando se largo e parto para outra ou se continuo, é uma escolha bem difícil. Como você disse, só entra em uma federal quem realmente estuda. Tem provas que me dá vontade de dar o loco e sair gritando por aí, mas já me acostumei com a pressão, mas tem gente que chora mesmo. Faculdade é puxada mesmo, tem trabalho que passo dias revirando a noite para fazer, é osso!


Boa noite.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Acho que já comentei neste tópico, mas devido uns acontecimentos nesta última semana, acabei mudando de opinião:faça apenas o que gosta. Claro, tem a questão financeira... mas dinheiro não é tudo. Hoje você tá aqui, amanhã morre. E o dinheiro vai pra quem? Eu ainda irei mudar de curso, mas não vai ser pra medicina, vou atrás de um curso que seja mais meu foco. Ou, quem sabe, dar um tempo à mim mesmo. Dê uma chance a si mesmo. As vezes é sua cabeça que te faz ficar com medo do curso e tals.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.136
Reações
28.091
Pontos
1.044
- Filho, vai ser Engenheiro, papai vai ficar alegre,
-Tá bom papai.

Não sei se é o seu caso mas muitos pra satisfazer os pais fazem o q ele quer e depois arrependem, acho melhor desistir e fazer realmente o q te satisfaz.
 

Corvo Attano

Bam-bam-bam
Mensagens
285
Reações
639
Pontos
278
Engenharia é trash mesmo. Sei como se sente, cursei e conclui Engenharia Química, até entrar no rumo foram quase 2 anos, e foram 5 reprovações, e várias aprovações raspando nos exames nesses 2 anos iniciais, vim da escola pública, e até o básico que eu pensava saber, eu não sabia. Cálculo só fui entender na 2ª vez que cursei a matéria, o mesmo pra Física II.
O começo como citaram, é uma peneira gigante, a sala no começo tinha alunos de 4 engenharias, 120 alunos na sala, da engenharia química tinham mais de 60 alunos juntando manhã e noite, formaram 18 alunos, eu quase tranquei no segundo semestre, por dificuldades e desespero, mas foca e estuda, mesmo apanhando uma hora engrena. Uma dica que dou, é não se envolver com os 'nada com nada' do curso, que são os alunos que tão cagando pra tudo, não estudam e só atrapalham, e sempre acabam levando alguns pra essa mentalidade, na sala que estudei alguns foram nessa, e rodaram.
 

Sfinkter

Veterano
Mensagens
379
Reações
155
Pontos
119
Vai fazer o que agora?


Estou pensando se largo e parto para outra ou se continuo, é uma escolha bem difícil. Como você disse, só entra em uma federal quem realmente estuda. Tem provas que me dá vontade de dar o loco e sair gritando por aí, mas já me acostumei com a pressão, mas tem gente que chora mesmo. Faculdade é puxada mesmo, tem trabalho que passo dias revirando a noite para fazer, é osso!


Boa noite.

Felizmente o curso foi uma tentativa de mudar de área ( eu já havia cursado publicidade) Ainda tenho vontade de voltar, quem sabe quando estiver realmente estabilizado na vida. Apesar que sou aquele tipo de pessoa que tem vontade de saber de tudo, de estudar de tudo. Artes, cinema, criação de jogos...

Moro em BSB então publicidade aqui vale tanto quanto vender bala no semáforo. Na época eu era motorista particular de uma granfina. Estudava inglês nos sábados e entrei na engenharia. Depois de sair de lá ainda trabalhei em uma escola como monitor e atualmente estou trabalhando no TSE ( não sou servidor público) e tentando voltar a estudar pra concurso.
 
Topo Fundo