O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
nunca postei aqui e la vai:

Estou ficando insano!

Sério, nao curto programar e sempre curti mais infra, estou trabalhando em service desk desde 2015 (primeiro trampo na area) e to muito desanimado
hoje, por ter anos de empresas, tive alguns aumentos, e ganho abaixo dos 3k, mas termino a faculdade agora em dezembro, 'possivelmente' viro analista ano que vem e nao sei pra quanto vai o salario e 'possivelmente' nao ficaria tao 'chao' no service desk
mas nao sei
to de saco cheio de 'servir' de ficar de baba de usuario burro, e opior é que nem to pedindo pro cara saber dar ping ou estruturar algo, tem cabra que nao sabe nem instalar um software ou é folgado mesmo
e pior ainda é que claro, foco da empresa não é TI, é petroleo, logo sou 'area de suporte' e TI aliado ao ADM sao os menores salarios da empresa, de longe

sei que posso ta melhor que muita gente, mas to muito desanimado e cansado, cara folgado, que ganha umas 2x ou 3x mais que eu, me tratando como um escravo, tendo que ficar subindo e descendo andar pra fazer coisa minuscula ... acho que preferia programar e ficar numa sala 8h por dia, pelo menos eu teria algum resultado, um software, algo pra eu chamar de meu.

fim do desabafo pq to esgotado de acordar 6h e dormir 1h, ganhar menos que todo mundo e nao poder me divertir no fim de semana
Cara, pega experiência e vaza daí. Põe na cabeça que isso é apenas um período de experiência e depois pega o beco. Eu quase surtei quando eu pegava freelas, ganhava pouco e só passava raiva, mas eu tinha em mente que era pra pegar experiência. Em 1 ano de freelas, melhorei 500% meu raciocínio, modo de programar e alguns paranauês. Hoje tô em conversação pra contratação, e espero prosperar muito. Só não perde o prazo pra sair daí...
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Quando comecei a ler esse topico achei ate estranho.. A maioria falando so coisas ruins da area e eu vendo uma realidade totalmente oposta atraves de conhecidos, na internet e pelas oportunidades la em floripa tbm.

Quem fala mal deve estar numa cidade que nao existe NADA de TI ou se acomodou pra nao aprender mais so pode.

Se o cara mora no fim do mundo e nao tem uma empresa de TI na cidade vai querer que tenha emprego ganhando 5k pra cima? Eu moro no interior e so tem uma empresa de TI aqui, podem pagar oq quiserem que o pessoal nao vai ter pra onde ir..

Nao vai ter, nao adianta querer ter o emprego dos sonhos, na cidade que voce quiser com salario alto. Na verdade da, mas nao é so se formar na faculdade fazer um estagio e pronto. Depois de muito tempo ralando em uma cidade que seja polo de TI, se for bom podem te oferecer pra trabalhar remotamente.

E outra coisa que vejo é gente pulando de emprego em emprego pra conseguir bastante aumento salarial, nunca ficando so em uma empresa durante anos, a nao ser que essa empresa aumente seu salario bastante, e mesmo assim nao sei se seria bom ficar na mesma.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Cara, pega experiência e vaza daí. Põe na cabeça que isso é apenas um período de experiência e depois pega o beco. Eu quase surtei quando eu pegava freelas, ganhava pouco e só passava raiva, mas eu tinha em mente que era pra pegar experiência. Em 1 ano de freelas, melhorei 500% meu raciocínio, modo de programar e alguns paranauês. Hoje tô em conversação pra contratação, e espero prosperar muito. Só não perde o prazo pra sair daí...
o pior que a empresa nao é ruim, mas como nao é de TI, nao temos reconhecimento (sem dar o nome da empresa, é a numero 1 em plataformas de petroleo no brasil, prestamos serviço a petrobras)
o pior é o trabalho em si como falei, to de saco cheio, 4 anos de usuarios burros, nego com MBA que nao sabe formatar um email.
Sabe quando tu sabe que tu pode mais ? então, é isso.
Nao desmerecendo, quem ta iniciando é uma otima entrada como falaram, mas se eu sair daqui, terei que ir pra SP (moro e trabalho em Santos)
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
o pior que a empresa nao é ruim, mas como nao é de TI, nao temos reconhecimento (sem dar o nome da empresa, é a numero 1 em plataformas de petroleo no brasil, prestamos serviço a petrobras)
o pior é o trabalho em si como falei, to de saco cheio, 4 anos de usuarios burros, nego com MBA que nao sabe formatar um email.
Sabe quando tu sabe que tu pode mais ? então, é isso.
Nao desmerecendo, quem ta iniciando é uma otima entrada como falaram, mas se eu sair daqui, terei que ir pra SP (moro e trabalho em Santos)
Eu não sei formatar e-mail :'(

Cara, como vc mora em SP, qnd tiver um tempo livre vá em agencias para entregar portfólio. Ou busque pelo LinkedIn. 4 anos é muito tempo para não "progredir". E vai por mim, esses 4 anos irão te fazer falta.
 
Ultima Edição:


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
nunca postei aqui e la vai:

Estou ficando insano!

Sério, nao curto programar e sempre curti mais infra, estou trabalhando em service desk desde 2015 (primeiro trampo na area) e to muito desanimado
hoje, por ter anos de empresas, tive alguns aumentos, e ganho abaixo dos 3k, mas termino a faculdade agora em dezembro, 'possivelmente' viro analista ano que vem e nao sei pra quanto vai o salario e 'possivelmente' nao ficaria tao 'chao' no service desk
mas nao sei
to de saco cheio de 'servir' de ficar de baba de usuario burro, e opior é que nem to pedindo pro cara saber dar ping ou estruturar algo, tem cabra que nao sabe nem instalar um software ou é folgado mesmo
e pior ainda é que claro, foco da empresa não é TI, é petroleo, logo sou 'area de suporte' e TI aliado ao ADM sao os menores salarios da empresa, de longe

sei que posso ta melhor que muita gente, mas to muito desanimado e cansado, cara folgado, que ganha umas 2x ou 3x mais que eu, me tratando como um escravo, tendo que ficar subindo e descendo andar pra fazer coisa minuscula ... acho que preferia programar e ficar numa sala 8h por dia, pelo menos eu teria algum resultado, um software, algo pra eu chamar de meu.

fim do desabafo pq to esgotado de acordar 6h e dormir 1h, ganhar menos que todo mundo e nao poder me divertir no fim de semana

Lendo seu post acho que vc ta caindo em varias armadilhas mentais cara, vc ta bem na fase que separa os meninos dos homens. Não posso responder agora, mas olha....outro user recomendou o canal de um tal Fabio Akita, que eu não conhecia, mas fui conferir e achei sensacional. Dá uma ouvida nesse video aqui...ele vai te ajudar a compreender coisas importantes:



Já coloquei o link começando dos 14:20 que é a parte que lhe interessa.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
@Bug_Secular @Comedor de Caixinha @Harold_Finch Agora que eu tô pegando gosto do C# porque finalmente tô conseguindo entender POO, mas, me bate um put* desânimo porque aqui em Maceió pedem mais vagas voltada para PHP / Java (aparece poucas vezes Ruby e Python), nesse caso como eu faço? tipo tô meio sem rumo, digamos que aparece uma vaga aqui em PHP ou Java mas tenho conhecimento em C#, nesse caso o que eu faço? tenho que recomeçar a estudar PHP ou Java?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
@Bug_Secular @Comedor de Caixinha @Harold_Finch Agora que eu tô pegando gosto do C# porque finalmente tô conseguindo entender POO, mas, me bate um put* desânimo porque aqui em Maceió pedem mais vagas voltada para PHP / Java (aparece poucas vezes Ruby e Python), nesse caso como eu faço? tipo tô meio sem rumo, digamos que aparece uma vaga aqui em PHP ou Java mas tenho conhecimento em C#, nesse caso o que eu faço? tenho que recomeçar a estudar PHP ou Java?
Eu comecei estudando C e C++, depois migrei pro Java EE por que vi que às chances de emprego eram enormes e foi dito e feito, estudei bastante Java OO e Spring framework pra conseguir o trabalho.
Também não esquece de praticar o com da web (JS + HTML + CSS) Tem que saber essa trindade também pra poder se virar um pouco ao menos e não ser um cabação.
PHP tem muita vaga aqui na minha região pra quem quer trabalhar com web, vou começar estudar PHP ainda esse ano.

Meu foco agora é manter o estudo Java e começar mobile, com Dart.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Lendo seu post acho que vc ta caindo em varias armadilhas mentais cara, vc ta bem na fase que separa os meninos dos homens. Não posso responder agora, mas olha....outro user recomendou o canal de um tal Fabio Akita, que eu não conhecia, mas fui conferir e achei sensacional. Dá uma ouvida nesse video aqui...ele vai te ajudar a compreender coisas importantes:



Já coloquei o link começando dos 14:20 que é a parte que lhe interessa.

bom video
mas vc, com mais experiencia na area, poderia explicar que armadilhas mentais sao essas ?
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
E olha que essas linguagens são todas parecidas. O C# é o Java da Microsoft. O ideal é aprender Orientação a objetos. Por isso que se vc está estudando C#, depois para ver outras linguagens, vc não vai ter que pensar muito. Umas horas de leitura da sintaxe e vc já consegue usar a nova linguagem.

C%23+Syntax+While+Do%2FWhile+C%23+Java+int+i+%3D+0%3B+while+%28i%2B%2B+%3C+10%29+%7B+%7D.jpg
É, mas experimente não declarar i, os resultados vão ser diferentes.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
@Bug_Secular @Comedor de Caixinha @Harold_Finch Agora que eu tô pegando gosto do C# porque finalmente tô conseguindo entender POO, mas, me bate um put* desânimo porque aqui em Maceió pedem mais vagas voltada para PHP / Java (aparece poucas vezes Ruby e Python), nesse caso como eu faço? tipo tô meio sem rumo, digamos que aparece uma vaga aqui em PHP ou Java mas tenho conhecimento em C#, nesse caso o que eu faço? tenho que recomeçar a estudar PHP ou Java?
Se quer trabalhar o mais rápido possível: comece com Java. Eu gosto muito do PHP, mas é uma linguagem muito desvalorizada e só serve, praticamente, pra WEB. Java você pode investir na WEB, Desktop e mobile. Sei que é muito complexo estudar C# e Java ao mesmo tempo, então te indico a começar por Java.

Python só ouvi falar, mas raramente vi projetos ou anúncios de empregos em Python.

O foda do PHP é que sempre querem um programador FULL STACK e pagando apenas "um salário".

O maior beneficio do Java é que ela pode ser usada pra quase tudo...
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
@Bug_Secular @Comedor de Caixinha @Harold_Finch Agora que eu tô pegando gosto do C# porque finalmente tô conseguindo entender POO, mas, me bate um put* desânimo porque aqui em Maceió pedem mais vagas voltada para PHP / Java (aparece poucas vezes Ruby e Python), nesse caso como eu faço? tipo tô meio sem rumo, digamos que aparece uma vaga aqui em PHP ou Java mas tenho conhecimento em C#, nesse caso o que eu faço? tenho que recomeçar a estudar PHP ou Java?

Acho Java bem parecido com o C#, tanto é que fiz um trabalho da faculdade em c# só com os meus conhecimentos em Java, claro que não é 100% igual, mas digo que seja uns 80%. Assim, você tem que ver como é a região e, principalmente, a a linguagem que mais você possui afinidade.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
eu só queria um emprego na área pra pegar experiência
Vc nao consegue um estagio?
Se ja tiver diploma em outra area faz uma a distancia em TI so pra ter desculpa pra pegar estagio e depois tranca ela, deve dar pra fazer isso, só nao sei se valeria a pena.
Ou faz projetos seus pra poder mostrar oq sabe fazer, freelance, etc.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Vc nao consegue um estagio?
Se ja tiver diploma em outra area faz uma a distancia em TI so pra ter desculpa pra pegar estagio e depois tranca ela, deve dar pra fazer isso, só nao sei se valeria a pena.
Ou faz projetos seus pra poder mostrar oq sabe fazer, freelance, etc.

cara pior que já pensei seriamente em fazer isso.
foda que acabei de me formar, terminei ads ano passado.
fiz 2 anos de estágio em uma escola, mas era pela prefeitura da cidade, através do ciee, então não efetiva nem nada.
e tbm nem dava pra dizer como experiência, pq era mais professor da criançada na sala de informática, mesmo eu dando esses migue nas entrevistas.

e direto vejo vaga de estágio, em empresas boas ainda, fico puto.

fiz algumas entrevistas recentemente, e por mais que eu tenha mandado bem, acabei perdendo a vaga pra outros candidatos que já trabalharam de TI em outras empresas (eram conhecidos meus).

estou de olho numa pós graduação no IFSP, verei se abre pro ano que vem.

mas enfim, como estou desempregado to aceitando qualquer coisa, lol.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
cara pior que já pensei seriamente em fazer isso.
foda que acabei de me formar, terminei ads ano passado.
fiz 2 anos de estágio em uma escola, mas era pela prefeitura da cidade, através do ciee, então não efetiva nem nada.
e tbm nem dava pra dizer como experiência, pq era mais professor da criançada na sala de informática, mesmo eu dando esses migue nas entrevistas.

e direto vejo vaga de estágio, em empresas boas ainda, fico puto.

fiz algumas entrevistas recentemente, e por mais que eu tenha mandado bem, acabei perdendo a vaga pra outros candidatos que já trabalharam de TI em outras empresas (eram conhecidos meus).

estou de olho numa pós graduação no IFSP, verei se abre pro ano que vem.

mas enfim, como estou desempregado to aceitando qualquer coisa, lol.
Ja que estagio nao da mais faz o que Crystal falou ali, usa github e enche de projeto lá, pode ser projeto proprio ou dos recursos que tem na internet que ensinam a programar e tal, a maioria tem projetos no meio, cs50 por exemplo.

Voce tem que mostrar que sabe fazer, entre 2 pessoas que nao tem projetos nem nada pra mostrar eles provavelmente vao escolher o que ja trabalhou na area, mesmo que o cara nao saiba mais do que voce.


Nao sei se ao longo da faculdade vc ficou estudando por fora tambem, se tem só oq a faculdade ofereceu comece já e vai salvando tudo que fez de projetos lá pra ter oq mostrar, eu particularmente nem faria uma pós, eu nao acho que vai ser algo que vai fazer tanto diferencial assim nessa area, acho que vale mais outras certificacoes ou conhecimento mesmo e pratica em programar, que vc pode conseguir em estagio, trabalho ou com projetos. Tipo acredito que o cara nao ser formado na area e ter certificacao em AWS valeria muito mais do que uma faculdade + pós sem nada mais.


Ou pega uma ead de tecnologo da mais barata que achar em TI e começa denovo só com objetivo de pegar um estagio o mais rapido possivel em empresa de TI, ai tranca ela quando conseguir o estagio lol. Nao da pra fazer isso mesmo sendo formado já? Nem que seja um curso em TI mas que nao seja ADS.
Aqui é uns 200-300 essas ead, nao sei quanto é ai

Sei la se isso de estagio que falei vale a pena tbm , os outros podem ajudar melhor
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
@SolidEdgard você trabalha em Santos?

Porque se estiver, melhor pedir demissão e ir pra São Paulo. Aqui o pessoal é tacanho demais e você não vai evoluir nada.
sim, trabalho numa multinacional de petroleo
ganho menos de 3k, mas to no ultimo semestre, to como assistente, TALVEZ me coloquem como analista junior agora que me formei e vou ficar so no escritorio (o outro assistente vai vira offshore)
ai talvez o salario subiria para 3 e pouco

a empresa em si é boa, mas claro, boa pra quem tem engenharia, pra area de suporte (TI, ADM e Logistica) é aquele bumba meu boi

to vendo ate de ir pra SP e ganhando menos, surgiu um 'convite' para dev
mesmo eu falando que sei nada, fui informado que a empresa da todo o apoio e treinamento possivel
fiquei dividido
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
nunca postei aqui e la vai:

Estou ficando insano!

Sério, nao curto programar e sempre curti mais infra, estou trabalhando em service desk desde 2015 (primeiro trampo na area) e to muito desanimado
hoje, por ter anos de empresas, tive alguns aumentos, e ganho abaixo dos 3k, mas termino a faculdade agora em dezembro, 'possivelmente' viro analista ano que vem e nao sei pra quanto vai o salario e 'possivelmente' nao ficaria tao 'chao' no service desk
mas nao sei
to de saco cheio de 'servir' de ficar de baba de usuario burro, e opior é que nem to pedindo pro cara saber dar ping ou estruturar algo, tem cabra que nao sabe nem instalar um software ou é folgado mesmo
e pior ainda é que claro, foco da empresa não é TI, é petroleo, logo sou 'area de suporte' e TI aliado ao ADM sao os menores salarios da empresa, de longe

sei que posso ta melhor que muita gente, mas to muito desanimado e cansado, cara folgado, que ganha umas 2x ou 3x mais que eu, me tratando como um escravo, tendo que ficar subindo e descendo andar pra fazer coisa minuscula ... acho que preferia programar e ficar numa sala 8h por dia, pelo menos eu teria algum resultado, um software, algo pra eu chamar de meu.

fim do desabafo pq to esgotado de acordar 6h e dormir 1h, ganhar menos que todo mundo e nao poder me divertir no fim de semana

Gravei um áudio com minha resposta, pra não ficar escrevendo textão:
https://sndup.net/26by/Nova+Gravação+38.m4a

Esqueci de falar que pra fazer a transição de Suporte a usuário para Infra, você deve estudar e se aproximar das pessoas nessas áreas: Servidor (certificações Microsoft partindo do MCSA ou Linux partindo de LPI), Banco de Dados Oracle/SQl, ou redes - certificações Cisco partindo do CCNA.

Um bom meio de transição é sair do Service Desk para uma monitoração de infra, de redes e servidores....foi esse o caminho que fiz.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
@Bug_Secular @Comedor de Caixinha @Harold_Finch Agora que eu tô pegando gosto do C# porque finalmente tô conseguindo entender POO, mas, me bate um put* desânimo porque aqui em Maceió pedem mais vagas voltada para PHP / Java (aparece poucas vezes Ruby e Python), nesse caso como eu faço? tipo tô meio sem rumo, digamos que aparece uma vaga aqui em PHP ou Java mas tenho conhecimento em C#, nesse caso o que eu faço? tenho que recomeçar a estudar PHP ou Java?

@mendingo_26 @Crystal Caras infelizmente eu não conheço muito da área de desenvolvimento e programação...prefiro deixar isso pra vcs que manjam mais do que eu.

C e suas variantes (C++, C#) são a base de tudo, logo o conhecimento adquirido é sempre válido. Penso que: mais importante que ficar tentando aprender mil linguagens diferentes de uma vez, é focar em uma até ter o domínio da lógica....pois em grandes linhas, a mesma lógica se aplica a qualquer linguagem. Depois se traduz a sintaxe para outras linguagens (e aprende-se os recursos exclusivos de cada).

Sempre vi e continuo vendo muitas vagas em java e php. Me parece também saturado de profissionais.

E hoje é Python na cabeça....é de longe a bola da vez. Entretando...tenho a impressão que Python parece ser usado para sistemas pequenos ou talvez para integrar pequenos "adendos" a sistemsa maiores....não sei dizer quão valorizado está no mercado de DEVOPS.

É só meu feeling como observador de fora....posso estar falando groselha ok?


A área de desenvolvimento que eu vejo mais carente de profissionais é a parte de SOA/middleware. É um pessoal super disputado e pouco saturado.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
sim, trabalho numa multinacional de petroleo
ganho menos de 3k, mas to no ultimo semestre, to como assistente, TALVEZ me coloquem como analista junior agora que me formei e vou ficar so no escritorio (o outro assistente vai vira offshore)
ai talvez o salario subiria para 3 e pouco

a empresa em si é boa, mas claro, boa pra quem tem engenharia, pra area de suporte (TI, ADM e Logistica) é aquele bumba meu boi

to vendo ate de ir pra SP e ganhando menos, surgiu um 'convite' para dev
mesmo eu falando que sei nada, fui informado que a empresa da todo o apoio e treinamento possivel
fiquei dividido

Se não conseguir pegar analista, já vai pra SP, nem fica perdendo tanto tempo.

Só acho complicado ir pra SP ganhando menos de 3k, só o fretado e os descontos já reduzem bastante o salário, mas se a empresa apoia com treinamentos e tem um plano de carreira, o esforço pode valer a pena mais pra frente.

Maiores oportunidades estão em grandes centros como SP e RJ?

Estão nos grandes centros, principalmente São Paulo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.970
Pontos
503
@mendingo_26 @Crystal Caras infelizmente eu não conheço muito da área de desenvolvimento e programação...prefiro deixar isso pra vcs que manjam mais do que eu.

C e suas variantes (C++, C#) são a base de tudo, logo o conhecimento adquirido é sempre válido. Penso que: mais importante que ficar tentando aprender mil linguagens diferentes de uma vez, é focar em uma até ter o domínio da lógica....pois em grandes linhas, a mesma lógica se aplica a qualquer linguagem. Depois se traduz a sintaxe para outras linguagens (e aprende-se os recursos exclusivos de cada).

Sempre vi e continuo vendo muitas vagas em java e php. Me parece também saturado de profissionais.

E hoje é Python na cabeça....é de longe a bola da vez. Entretando...tenho a impressão que Python parece ser usado para sistemas pequenos ou talvez para integrar pequenos "adendos" a sistemsa maiores....não sei dizer quão valorizado está no mercado de DEVOPS.

É só meu feeling como observador de fora....posso estar falando groselha ok?


A área de desenvolvimento que eu vejo mais carente de profissionais é a parte de SOA/middleware. É um pessoal super disputado e pouco saturado.
Python é bem forte, mas para nichos menores que desenvolvimento, mas em ascensão, exemplo ciências de dados, machine learning e educação. Desenvolvimento é JavaScript em primeiro lugar porque ela cobre as três pontas do desenvolvimento(front, back e mobile), outras linguagens ainda são usadas por causa de sistemas legados, ninguém acredito vai começar algo com Java em 2020 se não for MUITO específico e outras linguagens da mesma forma, cada vez mais específicas e voltadas pra manutenção.

Agora isso do foco é muito importante, porque a semântica é a mesma praticamente de linguagem pra linguagem, aprendeu uma bem, muito provavelmente aprende qualquer outra com o mínimo esforço.
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Deixa eu dar meus 2 cents, se eu estivesse pensando em trabalhar no Brasil, em empresas mais sólidas aqui, eu iria pro Java EE, mesmo já sendo desgastado em teoria, ele é muito mas muito usado, e não é ruim aprender Java EE, você pode modernizar ele com Spring Framework e deixar ele muito simples, me arrisco dizer que ele fica tão fácil quanto Node.JS para aplicações simples.

Agora se tu quer fazer uns freelas ou tentar vagas pra remoto lá fora é JS na cabeça, tenho uns conhecidos que estão trabalhando remoto para empresas americanas apenas com JS, alguns em Node.JS outros no Frontend com React e Angular.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Gosto muito do Fábio e os vídeos dele, acho que hoje é valido estudar Dart (Flutter) e Go, são coisas que estão crescendo demais demais.
Python também é top.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
No contexto de SP eu recomendaria PHP(framework laravel) mesmo e um framework em js (react, vue ou angular) para o front. Vaga para se trabalhar com PHP moderno paga até que decentemente
Pra SP vale a pena arriscar em PHP ainda, mas em outras regiões tá muito fraco. E aí que tá o problema, até em SP o pessoal quer o combo PHP + react + Node.js, as vagas não pedem apenas o back em PHP, elas querem o front em JS também, aí complica.
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Gravei um áudio com minha resposta, pra não ficar escrevendo textão:
https://sndup.net/26by/Nova+Gravação+38.m4a

Esqueci de falar que pra fazer a transição de Suporte a usuário para Infra, você deve estudar e se aproximar das pessoas nessas áreas: Servidor (certificações Microsoft partindo do MCSA ou Linux partindo de LPI), Banco de Dados Oracle/SQl, ou redes - certificações Cisco partindo do CCNA.

Um bom meio de transição é sair do Service Desk para uma monitoração de infra, de redes e servidores....foi esse o caminho que fiz.
Grande comedor, vou tentar responder na ordem que vc falou:

Primeiro de tudo, sim estou desanimado e não sou de reclamar (primeira vez que postei aqui nesse topico e pq to cansado mesmo) entendi a sua parte dos usuarios, sei que quanto mais burros pra TI melhor, senão eu nem teria emprego rs mas como eu disse, estava desabafando, exagerei um pouco, me da um desconto rs
Quanto a essa parte, eu não tenho do que reclamar, tem mais ou menos 150 pessoas aqui e cuidam do TI eu e mais um assistente (agora por ex. ele esta 2 semanas embarcado então estou sozinho, e tenho que atender o pessoal daqui, pessoal de outras bases no Brasil e pessoal a bordo de 11 navios). Particularmente tenho bom relacionamento com todos, acho que devo ser o unico que falo efetivamente com todo mundo mesmo, desde faxineiro até gerente geral da base. O que falo de usuário ignorante é mais de outras bases quando vem aqui, tem bastante reunião com chefes de outros lugares e os caras ja chegam mandando em tudo.
Sempre sou educado claro, mas não sou de ferro, fico puto as vezes com algumas ações, mas sei que é normal, afinal, trabalhar com pessoas sempre é isso.
Sobre atendimento, sinceramente sou bom no que faço, como vc disse, fazer o serviço em 5~10 segundos e o usuario ficar perplexo e receber elogios.
Como fico sozinho na maior parte do tempo, cai muito chamado mesmo, ate mais que bases que tem 10 TI's, mas o povo aqui como é mais 'proximo' entende e não fica tão no pé.
E tenho moral tanto com o povo daqui quanto meus superiores, eles tem confiança em mim pois alem de tudo, eu que 'gerencio' aqui o setor, quando eles querem algo, vem falar comigo. Disso eu não reclamo.
Sobre falar mal e fazer fofoca, fica tranquilo, não sou disso não, como disse, como falo com todos até sei de algumas coisas, mas nunca me meti, deixo as pessoas falarem e nunca dei pitacos, pq depois quem se fode sou eu. Nem quando me tratam mal eu parto pra ignorancia.
Entendi a 'bronca' que vc me deu, eu penso o mesmo (sou muito critico comigo mesmo) mas mais uma vez, depois de 4 anos eu estou cansado, saca ?

Quero algo a mais, na empresa eu posso pasar para outro nivel (analista) e resolver outras buchas, tipo Exchange ou SAP (redes só temos um engenheiro que é full time), mas aqui em Santos mesmo, pelo historico desses 4 anos é dificil, caso eu consiga ou queira mesmo, terei que ir pra base (Rio de Janeiro).
Como eu disse, não é uma má empresa se for comparar com as outras aqui de Santos (aqui o mercado ta ruim, 2 mil aqui é utopia, maioria dos empregos são para 1.5 ou 1.2k) mas aqui é isso, service desk e no maximo ir pro Rio e virar especialista em SAP (não tenho conhecimentos, teria que fazer um curso e aplicar pra vaga)

Acho que deve ser a hora de pensar em voos mais altos, conversando com amigos meus, todos dizem que eu devo procurar outra coisa mesmo, ja tenho uma outra faculdade e estou no ultimo semestre de Sistemas, terminando agora em Dezembro vou tentar ver a vaga de dev em SP. Todos dizem que lá tu entra em uma empresa e conhece 10, aumenta a visibilidade o que é bom. Ja acordo cedo e durmo tarde, ir pra SP não vai ser problema pra mim.

Só quero poder mostrar que posso fazer algo a mais.

E obrigado pelas palavras, me passa tua PSN pra eu poder te matar no BFV :kkk

Se não conseguir pegar analista, já vai pra SP, nem fica perdendo tanto tempo.

Só acho complicado ir pra SP ganhando menos de 3k, só o fretado e os descontos já reduzem bastante o salário, mas se a empresa apoia com treinamentos e tem um plano de carreira, o esforço pode valer a pena mais pra frente.



Estão nos grandes centros, principalmente São Paulo.
então, recebi uma proposta e nao acho que ganhe o mesmo que aqui (claro posso estar enganado)
vou terminar a faculdade e dar uma sondada, talvez ate uma entrevista, pra saber melhor
 
Ultima Edição:

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.439
Reações
2.711
Pontos
1.639
Como vocês enxergam o mercado para "produtos fechados", como Salesforce? Só ganha grana com isso quem tiver certificações de nível mais alto?
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
como definem preço de um sistema que fazem pra determinado cliente? tipo fazer um sistema de controle de clientes e atendimentos para empresa x, quanto cobrar?
pior é quando vai vender o mesmo sistema pra outra empresa e o cara fala: - por que esse preço alto? o sistema ja ta pronto, so vai mudar a logomarca! - o que dizem nessa hora?
 
Topo Fundo