O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ministro diz que concursos favorecem esquerdistas; como provas são feitas?

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.787
Reações
134.117
Pontos
2.139
Ministro diz que concursos favorecem esquerdistas; como provas são feitas?



Concursos públicos servem mesmo para selecionar pessoas com viés político de esquerda, como disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub? O vídeo com a fala do ministro foi publicado pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais neste domingo (12).
No vídeo, citando o último concurso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Weintraub diz que: "Se você ver [sic], é um concurso que tem praticamente nada de matemática e está lá falando de governo estado-unidense. Então, você, na seleção, já seleciona pessoas com viés de esquerda nos concursos, como é o Enem".

O UOL ouviu dois especialistas em concursos públicos para entender se essa afirmação do ministro procede e como esses certames são elaborados.
"Não faz nenhum sentido dizer que a prova ou a banca têm tendência esquerdista ou direitista. Eventualmente, alguma pergunta pode indicar certa tendência política, exigindo que o candidato tenha conhecimento de um fato histórico e político que envolva uma das linhas ideológicas, mas isso não significa necessariamente que a banca tenha essa tendência", afirmou o professor Marco Antonio Araújo Júnior, vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso (Anpac) e vice-presidente da Associação de Apoio aos Concursos e Exames (Aconexa).
Gabriel Henrique Pinto, professor e diretor da Central de Concursos, disse que o conteúdo das provas de concursos é estritamente técnico-teórico. "Em sua maioria, compreende análise de textos legais, doutrinas e jurisprudências, além da resolução de cálculos matemáticos e de exercícios de lógica, o que nem sequer permitiria a seleção de pessoas com base em um viés ideológico", afirmou.
Para Gabriel Pinto, considerando que, em geral, há dezenas de milhares de candidatos em uma prova de um concurso público de grande porte, "também não faria sentido presumir que os candidatos, em sua maioria, seriam de direita ou esquerda somente por terem optado pelo concurso como solução para sua vida profissional".
Ele cita, por exemplo, a última prova do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), realizado em 2015 e que teve 1,3 milhão de candidatos inscritos. "Como é possível que nesse universo todos os candidatos fossem de esquerda ou que todos os aprovados fossem esquerdistas?"
Especialista pede respeito aos concursos públicos
"Não podemos admitir que uma figura pública, responsável pela gestão da educação do país, dissemine informações falsas sobre os concursos públicos, que sempre foram idôneos e selecionam as pessoas mais bem preparadas para tal cargo. Tanto é que a concorrência é elevada, e os candidatos passam longos períodos estudando para obter a aprovação", declarou Araújo Júnior.
Para ele, é preciso respeitar o instituto do concurso público e "todos aqueles que por ele passaram e que, com esforço e dedicação, alcançaram o cargo público com a aprovação".
Processo é cauteloso, rigoroso e sigiloso
Araújo Júnior afirmou que o processo de elaboração de concursos públicos e de seleção de candidatos é, em regra, "extremamente cauteloso, rígido e sigiloso".
"Além disso, o conteúdo cobrado é amplo, com questões referentes a disciplinas que fazem parte do dia a dia daquele cargo que está sendo oferecido. Muitas vagas requerem que o profissional entenda do funcionamento da máquina pública, história, comércio exterior, entre outros. Não faz sentido cobrar matemática, por exemplo, em um cargo que não usa números, não há relação com contas, assim como não faz sentido cobrar provas de aptidão física em cargos em que não há necessidade de bom condicionamento", disse.
Passo a passo para realizar um concurso público
Especialistas explicam como um concurso público é elaborado, desde a escolha da banca organizadora até a correção da prova.
Quem organiza?
Todas as instituições públicas têm a liberdade para abrir seleção para um concurso público, incluindo Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunais, Defensorias, Ministério Público e Procuradorias.
Em geral, uma banca organizadora coordena os concursos. A banca é a empresa responsável por desenvolver e gerir todas as etapas do processo de seleção, como edital, inscrições, elaboração de provas, escolha de locais de aplicação das provas etc.
"Quem escolhe a banca é a instituição que está abrindo as vagas, mas existem alguns órgãos que preferem organizar o próprio concurso. Existem centenas de bancas disponíveis, sendo algumas mais conhecidas, e boa parte dos órgãos públicos opta por manter sempre a mesma banca em seus concursos para seguir o mesmo padrão, com estilo e tendências próprias de cada um e já especializadas naquele setor ou órgão", disse Araújo Júnior.
Alguns exemplos de bancas são Cespe, Cebraspe, Fundação Getulio Vargas, Fundação Cesgranrio, Fundação Carlos Chagas, Vunesp e Esaf (Escola de Administração Fazendária).
A banca escolhida deverá ter condições de realizar um concurso do porte exigido. Por exemplo, se a expectativa é que o concurso tenha 150 mil candidatos, a banca tem que ter capacidade de realizar um concurso para esse número de pessoas, com locais de prova para todos e a abrangência adequada.
Como é definido quem fará o edital?
O edital sempre é elaborado pelo órgão que está oferecendo as vagas em conjunto com a banca organizadora. Em se tratando de concursos federais, abre-se prazo de seis meses para a publicação do edital.
O que é o edital?
O edital é um documento, publicado no Diário Oficial, que determina as regras do concurso público. Ou seja, traz todas as informações necessárias para o candidato se preparar para a prova, como número de vagas disponíveis, data das inscrições e das provas, formato da prova, disciplinas exigidas e requisitos para a posse no cargo, entre outras informações.
Quem define as perguntas e a dificuldade da prova?
As bancas possuem professores especializados nas áreas de cada concurso e, algumas vezes, contratam outros para áreas mais específicas. Existe um planejamento idealizado por professores de letras e pedagogia para decidir qual será o nível de escolaridade exigido dos candidatos, número de questões, nível de dificuldade, formato da prova (se será múltipla escolha, dissertativa, se haverá provas física e psicotécnica, por exemplo).
As questões são elaboradas por um grupo de professores especialistas nas áreas do conteúdo que será cobrado. As questões devem ser inéditas. Esses profissionais também assinam termo de sigilo.
Segundo Araújo Júnior, as questões são elaboradas por diversos grupos de professores. "Portanto, não necessariamente eles sabem quais entrarão na prova. Ao final, todas as questões são embaralhadas de modo digital e escolhidas por um software", disse.
O sigilo do concurso deve ser rigorosamente cumprido. Depois de impressas, as provas são lacradas em um malote e armazenadas em uma caixa dentro de um cofre até o dia da realização do concurso.
As salas, em regra, devem ser monitoradas por câmeras e impressão digital, não existindo acesso de pessoas não autorizadas. Ao término da aplicação da prova, as folhas são recolhidas e transportadas para a empresa que organizou o concurso.
Como é calculado o valor da taxa de inscrição?
Não há tabela nem legislação que regulamentem isso. Segundo Araújo Júnior, há uma média histórica que varia de acordo com a remuneração dos cargos. "Quanto maior o cargo, maior tende a ser o valor da inscrição. Para cargos que têm salários mais baixos, o valor da inscrição é menor. Em geral, o valor da inscrição é uma proporção em relação ao valor do salário da vaga", afirmou.
Geralmente, a cobrança de taxa de inscrição é feita para arcar com os cursos da operação do concurso público.
Quem corrige a prova?
As provas de múltipla escolha são corrigidas de forma totalmente digital, sem a presença de professores. Existe um leitor óptico que confere os cartões de respostas e dá o resultado de cada candidato. As provas dissertativas são corrigidas por um grupo de especialistas.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Esse daí junto com o Salles e damares e a bostissima Trindade dos ministros m**** do governo,e tipo o moro,guedes e tarcisio do mundo invertido

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
E tá errado o que ele disse?

As provas são todas uma m**** mesmo. Referências? Sartre, Marx, Rousseau, Kelsen, Hegel, Paulo Freire. Esse é o tipo de autor referência dessa gente, então já dá para imaginar o nível de lobotomização necessária.

Dificilmente (ou nunca) você verá referência a Locke, Kant, Jefferson, Bastiát, Aquino, Agostinho, Burke (ou mesmo um Bonifácio). A não ser é claro, que seja para difamá-los
 
Ultima Edição:

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
E o que ele disse de errado?
As provas são todas uma m**** mesmo. Referências? Sartre, Marx, Rousseau, Kelsen, Hegel, Paulo Freire. Esse é o tipo de autor referência dessa gente, então já dá para imaginar o nível de lobotomização necessária.

Dificilmente (ou nunca) você verá referência a Locke, Kant, Jefferson, Bastiát, Aquino, Agostinho, Burke. A não ser é claro, que seja para difamá-los
Ja discursei isso em outros fóruns. Que filosofos de direita como Locke, Adam Smith, Jhon Reyes etc, não passam no ensino médio atual. Só Rosseau, Bakunin, Marx e outras merdas.
Aí o cara me tira uma frase do c* dizendo que os filosofos de direita alegam que a filosofia morreu para desmerecê-los.

Engraçado no Huezil é que, não que eu vá com a cara da social-democracia, mas os filósofos dessa corrente, principalmente Lenin, Trotsky e outras aberrações. Nem sequer são mencionados no ensino médio. Só Rosseau (que contribuiu para a direita também) e esses ai que foram mencionados por mim anteriormente. E aí você tem a receita de bolo para lobotomização.

Por isso é difícil um esquerdista brasuca entender o que é social-democracia, na cabeça dos caras eles a interpretam como uma corrente "de direita"
 


ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Eventualmente, alguma pergunta pode indicar certa tendência política, exigindo que o candidato tenha conhecimento de um fato histórico e político que envolva uma das linhas ideológicas,

Em sua maioria, compreende análise de textos legais, doutrinas e jurisprudências,

e para qual lado pende essas coisas?
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.755
Pontos
803
E o que ele disse de errado?
Tudo.

O próprio exemplo dele é patético e não faz sentido nenhum.

O máximo que se conseguiria fazer, é pegar uma ou outra banca entre as dezenas ou centenas, e de fato identificar algum viés. Isso não é impossível. Mas sem provas, é pura conspiração vinda de ninguém menos do que o ministro da educação.

Além de que, em geral, de fato não há viés nenhum. A maior parte são provas que exigem conhecimentos de português, matemática, informática, atualidade, legislação e no campo específico do cargo, de caráter técnico.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Qualquer concurso com prova oral ou discursiva vai ter um viés da banca. Como a esmagadora maioria das bancas é alinhada à esquerda, a parte subjetiva da avaliação desse tipo de etapa vai aparecer aqui e ali. Nos concursos jurídicos, a banca normalmente é alinhada com a filosofia de um figurão (coloca aqui Ministro do STF).


Uma tática bem usada para ganhar pontos é falar que "a lei diz x e y porém há posições relevantes que dizem ser possível interpretar como z", essa posição relevante sendo do figurão.


Agora, na parte objetiva, não vejo viés. No máximo os textos abordados são puxados mas o que se pede nessas questões é um critério objetivo (sintaxe, por exemplo). Redação depende muito do cargo, boa parte não tem viés mas os tops são puxados sim.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
E o que ele disse de errado?
As provas são todas uma m**** mesmo. Referências? Sartre, Marx, Rousseau, Kelsen, Hegel, Paulo Freire. Esse é o tipo de autor referência dessa gente, então já dá para imaginar o nível de lobotomização necessária.

Dificilmente (ou nunca) você verá referência a Locke, Kant, Jefferson, Bastiát, Aquino, Agostinho, Burke (ou mesmo um Bonifácio). A não ser é claro, que seja para difamá-los
Está

Vai fazer um concurso público hoje em dia sabendo so Marx pra ver se vc passa

Nem pra gari tu consegue

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Qualquer concurso com prova oral ou discursiva vai ter um viés da banca. Como a esmagadora maioria das bancas é alinhada à esquerda, a parte subjetiva da avaliação desse tipo de etapa vai aparecer aqui e ali. Nos concursos jurídicos, a banca normalmente é alinhada com a filosofia de um figurão (coloca aqui Ministro do STF).


Uma tática bem usada para ganhar pontos é falar que "a lei diz x e y porém há posições relevantes que dizem ser possível interpretar como z", essa posição relevante sendo do figurão.


Agora, na parte objetiva, não vejo viés. No máximo os textos abordados são puxados mas o que se pede nessas questões é um critério objetivo (sintaxe, por exemplo). Redação depende muito do cargo, boa parte não tem viés mas os tops são puxados sim.

O que na prática, não deve compreender 1% dos cargos de todos os concursos realizados, se considerados os poderes executivo, legislativo e judiciário, compreendendo municípios,estados e governo federal, concorda?
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Tudo.

O próprio exemplo dele é patético e não faz sentido nenhum.

O máximo que se conseguiria fazer, é pegar uma ou outra banca entre as dezenas ou centenas, e de fato identificar algum viés. Isso não é impossível. Mas sem provas, é pura conspiração vinda de ninguém menos do que o ministro da educação.

Além de que, em geral, de fato não há viés nenhum. A maior parte são provas que exigem conhecimentos de português, matemática, informática, atualidade, legislação e no campo específico do cargo, de caráter técnico.
O viés existe, desde a própria constituição. Você querer muito que não haja viés, não torna as provas sem viés.
Português, Atualidade e Legislação são matérias que sempre dá para encaixar um Sartre, um Bakunin, um Hegel e por aí vai.
Você jamais verá citação a um Locke, Smith, Addams, Burke.

Custa reconhecer que as instituições no Brasil tem um viés claramente de esquerda/socialista/social-democrata?

É a mesma coisa que querer ignorar que o exército brasileiro tem um viés claro do positivismo francês ou que durante o Império havia um viés do liberalismo clássico.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
O que na prática, não deve compreender 1% dos cargos de todos os concursos realizados, se considerados os poderes executivo, legislativo e judiciário, compreendendo municípios,estados e governo federal, concorda?

Se contarmos cargos de todas as escolaridades, sim.


Agora, e se contarmos só os cargos com real poder decisório e mais autonomia funcional?
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Está

Vai fazer um concurso público hoje em dia sabendo so Marx pra ver se vc passa

Nem pra gari tu consegue

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
Mas já ajuda bastante. Citar Marx na Redação certamente ganhará alguns pontos (pois é uma matéria que a subjetividade e interpretação também conta pontos).

Experimenta citar Locke ou Smith e veja se passa.
 
Ultima Edição:

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Está

Vai fazer um concurso público hoje em dia sabendo so Marx pra ver se vc passa

Nem pra gari tu consegue

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
Ta sabendo heim? Todo concurso cai interpretação de texto . Recentemente fizz 3 concursos de engenharia elétrica e na parte de português caia textos altamente progressistas mandando você julgar a parte inclusiva a éepoca de 1970 da artista Tarcila do Amaral (que teve 4 casamentos numa época mencionada pelo próprio texto como marchista) e as tirinhas da turma da mônica, onde criavam um cenário como a Mônica sendo um exemplo pras mulheres ante a repressão e desvallorização e o Cebolinha um típico marchista.

Repito, concurso de engenharia caia abobrinhas progresssistas.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Se contarmos cargos de todas as escolaridades, sim.


Agora, e se contarmos só os cargos com real poder decisório e mais autonomia funcional?

Aí acho que afunilaria mais ainda, não? Poderia ter viés, mas seria o nicho do nicho do nicho...talvez?

:kpensa

De qualquer forma, infelizmente esse não foi o raciocinío do ministro. O maluco apenas soltou uma generalizada federal, sem se dar ao trabalho de gastar 5 minutos de neurônios, como estamos ao menos fazendo aqui. :klolz
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Qualquer concurso com prova oral ou discursiva vai ter um viés da banca. Como a esmagadora maioria das bancas é alinhada à esquerda, a parte subjetiva da avaliação desse tipo de etapa vai aparecer aqui e ali. Nos concursos jurídicos, a banca normalmente é alinhada com a filosofia de um figurão (coloca aqui Ministro do STF).


Uma tática bem usada para ganhar pontos é falar que "a lei diz x e y porém há posições relevantes que dizem ser possível interpretar como z", essa posição relevante sendo do figurão.


Agora, na parte objetiva, não vejo viés. No máximo os textos abordados são puxados mas o que se pede nessas questões é um critério objetivo (sintaxe, por exemplo). Redação depende muito do cargo, boa parte não tem viés mas os tops são puxados sim.

bom é que treina o candidato para lamber saco
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Aí acho que afunilaria mais ainda, não? Poderia ter viés, mas seria o nicho do nicho do nicho...talvez?

:kpensa

De qualquer forma, infelizmente esse não foi o raciocinío do ministro. O maluco apenas soltou uma generalizada federal, sem se dar ao trabalho de gastar 5 minutos de neurônios, como estamos ao menos fazendo aqui. :klolz
Cara, voce pode ver pesquisas a net. Tirando as classsess de segurança. Quase nenhum funça é de direita, no máximo social-democrata. Pois eles tem medo dos concursos e estabilidade acabarem se a direita entrar pra ficar.
Só a título de conhecimento. Nos USA o judiciário é cargo eleitoral. Não tem juíz de carreira lá.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.009
Pontos
959
Não sei quem é pior.
Esse governo atual ou os analfabetos funcionais que tentam defender isso.
Os outros governos também eram uma b*sta... antes que apareça algum gado raivoso querendo me chifrar.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
E tá errado o que ele disse?

As provas são todas uma m**** mesmo. Referências? Sartre, Marx, Rousseau, Kelsen, Hegel, Paulo Freire. Esse é o tipo de autor referência dessa gente, então já dá para imaginar o nível de lobotomização necessária.

Dificilmente (ou nunca) você verá referência a Locke, Kant, Jefferson, Bastiát, Aquino, Agostinho, Burke (ou mesmo um Bonifácio). A não ser é claro, que seja para difamá-los
Respeita o cara, ele é anarco-capitalista e contra essas abominações de esquerda, mesmo que pareça que ele só abre a boca pra falar contra quem é contra a esquerda.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.221
Reações
172.419
Pontos
2.599
O problema é que se os critérios forem pouco ou nem um pouco objetivos você dançou se não dançar conforme a música e muitas vezes conhecer alguém. Em concursos objetivos isso é pouco relevante.

A questão principal é que esse anormal aí deveria parar de escrever e começar a estabelecer metas, trabalhar e mostrar o que ocorreu depois. A gente terminará o governo com a educação estagnada se continuar desse jeito.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Cara, voce pode ver pesquisas a net. Tirando as classsess de segurança. Quase nenhum funça é de direita, no máximo social-democrata. Pois eles tem medo dos concursos e estabilidade acabarem se a direita entrar pra ficar.
Só a título de conhecimento. Nos USA o judiciário é cargo eleitoral. Não tem juíz de carreira lá.

Cara, eu sou arquiteto, passei num concurso pra o estado onde moro, e presto concursos pra outros órgãos, quando aparecem. É um cargo cujas provas vêm nos moldes de 99% dos outros, devido a similaridade do conteúdo da prova. Normalmente as disciplinas que caem, são:

Língua portuguesa, informática, legislação do órgão, raciocínio lógico, e conhecimentos específicos. Raramente, redação.

A única disciplina passível de influência de viés é a de língua portuguesa, e somente na parte de interpretação de texto, a qual pode até expôr textos de caráter progressista, algumas poucas vezes, por exemplo, mas mesmo assim, alguém conservador não teria a menor dificuldade em responder tais questões. Afinal, o mesmo discordaria, mas não desconheceria a resposta considerada correta pela banca. Sendo assim, não haveria favorecimento, ambos os tipos de candidatos teriam (caso fosse assim mesmo) as mesmas capacidades intelectuais para responder as questões. O que mudaria, é que um concordaria com o que está escrito, ou não.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.755
Pontos
803
Qualquer concurso com prova oral ou discursiva vai ter um viés da banca. Como a esmagadora maioria das bancas é alinhada à esquerda, a parte subjetiva da avaliação desse tipo de etapa vai aparecer aqui e ali. Nos concursos jurídicos, a banca normalmente é alinhada com a filosofia de um figurão (coloca aqui Ministro do STF).


Uma tática bem usada para ganhar pontos é falar que "a lei diz x e y porém há posições relevantes que dizem ser possível interpretar como z", essa posição relevante sendo do figurão.


Agora, na parte objetiva, não vejo viés. No máximo os textos abordados são puxados mas o que se pede nessas questões é um critério objetivo (sintaxe, por exemplo). Redação depende muito do cargo, boa parte não tem viés mas os tops são puxados sim.
Certo.

E da onde você tirou essa conclusão?

Porque sinceramente, não faz o menor sentido. O seu exemplo da lei também não faz sentido, não é assim que funciona.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Se contarmos cargos de todas as escolaridades, sim.


Agora, e se contarmos só os cargos com real poder decisório e mais autonomia funcional?
Você diria que o concurso pra juiz pro estado de São Paulo favorece quem é de esquerda?

Acho que o único concurso com fase subjetiva que favorece quem é de esquerda é prof. univ. pra curso de humanas (tirando economia).

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Cara, eu sou arquiteto, passei num concurso pra o estado onde moro, e presto concursos pra outros órgãos, quando aparecem. É um cargo cujas provas vêm nos moldes de 99% dos outros, devido a similaridade do conteúdo da prova. Normalmente as disciplinas que caem, são:

Língua portuguesa, informática, legislação do órgão, raciocínio lógico, e conhecimentos específicos. Raramente, redação.

A única disciplina passível de influência de viés é a de língua portuguesa, e somente na parte de interpretação de texto, a qual pode até expôr textos de caráter progressista, algumas poucas vezes, por exemplo, mas mesmo assim, alguém conservador não teria a menor dificuldade em responder tais questões. Afinal, o mesmo discordaria, mas não desconheceria a resposta considerada correta pela banca. Sendo assim, não haveria favorecimento, ambos os tipos de candidatos teriam (caso fosse assim mesmo) as mesmas capacidades intelectuais para responder as questões. O que mudaria, é que um concordaria com o que está escrito, ou não.
Aí é que tá, voce discorda, mas aquilo fica no subconsciente. E eventualmente uma porcentagem das pessoas que leeem essas coisas enviesadas se tornam influenciadas e começam a mudar a opinião. Isso dos que passam, imagina os que fazem e reprovam? Querendo ou não, mesmo nas interpretações de texto. Isso acaba se tornando ferramenta de manipulação.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.308
Reações
11.816
Pontos
1.654
Uma retificação, Cebraspe e Cespe é a mesma banca organizadora.

Cespe era o nome antigo e Cebraspe é o nome atual. Está banca está ligada ao UNB.

Quanto as provas realizadas, por experiência própria, não notei muitas questões de viés ideológicos de esquerda. Eram mais voltados, no caso de nível superior: para os conhecimentos teóricos de Português (gramática+interpretação de texto), idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol), raciocínio lógico matemático, informática básica, atualidades, legislação (civil, penal, administrativa entre outros) e conhecimentos específicos. Alguns pedem específicas com redação argumentativa ou estudo de caso. Outros uma redação com um tema escolhido (há muito tempo não se cobra redação de um tema). Isso varia entre bancas para atender as especificidades de cada órgão.

Mas em algumas questões pode sim haver um direcionamento ideológico como nos textos de interpretação de texto, charges, poemas, atualidades citando política, na composição de um tema proposto numa redação e em algumas questões voltadas para o lado social e legislação também.

Acredito que há uma incidência maior dessas questões em profissões aonde estão mais ligados as áreas de humanas e biológicas. Como eu só me interesso por questões inerentes a área que atuo, então muitas dessas questões é capaz de sequer ter visto.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.755
Pontos
803
O viés existe, desde a própria constituição. Você querer muito que não haja viés, não torna as provas sem viés.
Português, Atualidade e Legislação são matérias que sempre dá para encaixar um Sartre, um Bakunin, um Hegel e por aí vai.
Você jamais verá citação a um Locke, Smith, Addams, Burke.

Custa reconhecer que as instituições no Brasil tem um viés claramente de esquerda/socialista/social-democrata?

É a mesma coisa que querer ignorar que o exército brasileiro tem um viés claro do positivismo francês ou que durante o Império havia um viés do liberalismo clássico.
A Constituição ter viés, não significa que uma pergunta sobre a constituição, é uma pergunta enviesada.

Independentemente do viés, qualquer pessoa que ler a constituição e não tiver dificuldades cognitivas, vai entender o que está escrito e será capaz de responder as perguntas sobre o que leu.

"Português, Atualidade e Legislação são matérias que sempre dá para encaixar um Sartre, um Bakunin, um Hegel"

Se por um acaso você encontrar alguma questão que mencione alguma dessas pessoas (de português, atualidade ou legislação), a chance dessa questão beneficiar na prova um esquerdista que conhece eles, em detrimento de um direitista que não os conhecem, é praticamente (pra ser generoso) zero. Considerando também que esse tipo de questão seria anulada.

Me desculpe mas você e quem está fazendo essa acusação, não conhecem a realidade dos concursos públicos. A maior prova disso é o fato de não chover questões enviesadas de concursos pelas redes sociais, muito pelo contrário, desde que esse assunto surgiu, não vi nenhuma. Você tem noção da quantidade de provas que são aplicadas? E do banco de questões disponível na internet? É enorme. Não falta material ou recurso para provar essa acusação. No entanto, querem empurrar goela abaixo esse delírio, sem mover um dedo para provar alguma coisa. E sei que vão continuar com a mesma postura, pois essas provas simplesmente não existem.

Pode existir casos isolados. E se por um acaso acharem algum, vão querer encarar esse caso isolado como prova da situação em geral.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.704
Pontos
503
Certo.

E da onde você tirou essa conclusão?

Porque sinceramente, não faz o menor sentido. O seu exemplo da lei também não faz sentido, não é assim que funciona.

Concursos para cargos elevados (raios, até para ingresso em pós stricto sensu) SEMPRE têm influência da banca. Experimente defender posições "linha dura" na última fase de concurso de Procurador da República.

E o pior disso tudo é que qualquer discussão esbarra na discricionariedade da avaliação por parte da banca. Se a banca entender que você está errado, boa sorte tentando fazer o Judiciário intervir.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Que idiotice sem fim... Mesma coisa eu dizer que vestibular favorece ateus pq na área de biologia não tem nada sobre criacionismo.

Podem chorar o quanto quiser, mas o entendimento histórico pelo viés marxista é o que consegue de fato explicar o processo de desenvolvimento da história humana. Vcs negando isso é tipo a galera criacionista.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.755
Pontos
803
Concursos para cargos elevados (raios, até para ingresso em pós stricto sensu) SEMPRE têm influência da banca. Experimente defender posições "linha dura" na última fase de concurso de Procurador da República.

E o pior disso tudo é que qualquer discussão esbarra na discricionariedade da avaliação por parte da banca. Se a banca entender que você está errado, boa sorte tentando fazer o Judiciário intervir.
A evidência disso é porque você ou alguém que você conhece, fez essa ultima fase e defendeu uma posição "linha dura", e não tirou uma nota boa?
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Qualquer concurso com prova oral ou discursiva vai ter um viés da banca. Como a esmagadora maioria das bancas é alinhada à esquerda, a parte subjetiva da avaliação desse tipo de etapa vai aparecer aqui e ali. Nos concursos jurídicos, a banca normalmente é alinhada com a filosofia de um figurão (coloca aqui Ministro do STF).


Uma tática bem usada para ganhar pontos é falar que "a lei diz x e y porém há posições relevantes que dizem ser possível interpretar como z", essa posição relevante sendo do figurão.


Agora, na parte objetiva, não vejo viés. No máximo os textos abordados são puxados mas o que se pede nessas questões é um critério objetivo (sintaxe, por exemplo). Redação depende muito do cargo, boa parte não tem viés mas os tops são puxados sim.

Ou do examinador.

Não vi viés ideológico nenhum quando fizeram dissertativa perguntando sobre planos do ato jurídico. Ou rescisória em decisão interlocutória. Ou aplicação das normas estaduais de licitações em relação às federais.

Enfim, tive que aprender um monte sobre Marx na faculdade, não teve saída (e não foi de todo ruim, facilita entender as bobagens que ele dizia). Nunca serviu para nada em concurso.

Aliás, nunca serviu para nada.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
80% do que esse cidadão diz não deve ser levado a sério. Boa parte das suas declarações servem mais como alívio cômico.
 
Topo Fundo