O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ministro diz que concursos favorecem esquerdistas; como provas são feitas?

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
A Constituição ter viés, não significa que uma pergunta sobre a constituição, é uma pergunta enviesada.

Independentemente do viés, qualquer pessoa que ler a constituição e não tiver dificuldades cognitivas, vai entender o que está escrito e será capaz de responder as perguntas sobre o que leu.

"Português, Atualidade e Legislação são matérias que sempre dá para encaixar um Sartre, um Bakunin, um Hegel"
Como não será enviesada se já exige que se saiba conceitos tendentes a esquerda?
É claro que uma pessoa com viés de esquerda terá vantagens claras. E lembre-se que ciências humanas, filosofia e política tem sempre um grau de subjetivismo e interpretação, e não tem como serem totalmente objetivas. Isso é bastante falacioso.
Se por um acaso você encontrar alguma questão que mencione alguma dessas pessoas (de português, atualidade ou legislação), a chance dessa questão beneficiar na prova um esquerdista que conhece eles, em detrimento de um direitista que não os conhecem, é praticamente (pra ser generoso) zero. Considerando também que esse tipo de questão seria anulada.
Porque é zero? Você não argumentou porque. E veja que quando existe interpretação há um grau de subjetivismo que precisa se alinhar ao espectro ideológico de quem corrige.
Me desculpe mas você e quem está fazendo essa acusação, não conhecem a realidade dos concursos públicos. A maior prova disso é o fato de não chover questões enviesadas de concursos pelas redes sociais, muito pelo contrário, desde que esse assunto surgiu, não vi nenhuma. Você tem noção da quantidade de provas que são aplicadas? E do banco de questões disponível na internet? É enorme. Não falta material ou recurso para provar essa acusação. No entanto, querem empurrar goela abaixo esse delírio, sem mover um dedo para provar alguma coisa. E sei que vão continuar com a mesma postura, pois essas provas simplesmente não existem.
Buscas rápidas e é possível encontrar esse tipo de questão.
https://www.gazetadopovo.com.br/edu...uestoes-enviesadas-arus9zl2ucodnxqk70ji7d7h4/

E acho engraçado que esquerdistas costumam dizer para se defender que não existe isenção no ensino e deve ser assim graças a "liberdade de catedra", ou seja, nem eles mesmos ignoram que isso acontece. Eles só não vêm problema com isso (claro, os favorece).
E tem mais, o viés não é só tendente a esquerda, mas também ao estatismo. As pessoas costumam gritar quando algo de extrema-esquerda como Paulo Freire ou Marx aparecem, mas ignoram que Rousseau, Kelsen e autores com viés claramente positivista e estatista também são comuns.

Locke, Smith, Burke, Bastiát numa prova dessas? Sem chance.
 
Ultima Edição:

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Mas já ajuda bastante. Citar Marx na Redação certamente ganhará alguns pontos (pois é uma matéria que a subjetividade e interpretação também conta pontos).

Experimenta citar Locke ou Smith e veja se passa.

Em Enem e em concursos acadêmicos em geral eu até acredito nisso

Em concursos diversos não creio não,já fiz prova (pra treinar so) e não e assim não,os temas são difíceis de encaixar com viés de esquerda ou direita

No Enem é outra parada,Ou era,não sei se continua

Teve um tema,não lembro qual,Que na solução eu botei que o governo não devia se meter e que o mercado se regula :klol fui mais ou menos,tirei 700

Queria ver a correção um dia pra ver se a nota foi justa

Ta sabendo heim? Todo concurso cai interpretação de texto . Recentemente fizz 3 concursos de engenharia elétrica e na parte de português caia textos altamente progressistas mandando você julgar a parte inclusiva a éepoca de 1970 da artista Tarcila do Amaral (que teve 4 casamentos numa época mencionada pelo próprio texto como marchista) e as tirinhas da turma da mônica, onde criavam um cenário como a Mônica sendo um exemplo pras mulheres ante a repressão e desvallorização e o Cebolinha um típico marchista.

Repito, concurso de engenharia caia abobrinhas progresssistas.

Concurso de engenharia elétrica? Engenharia elétrica e curso,não cargo,mas tá

Agora,vc só sabe interpretar texto conservador? Se é interpretação de texto vc tem que interpretar texto até de Hitler se cair. Quando cai isso em história ou pra uma redação até vai a reclamação

O que me leva a outra questão......pra esse ministro hoje em dia tudo e esquerdismo,ai falou de tarsila do Amaral olha o comunismo uiuiui

Não é assim não amigo,se cair uma questão de Marx,discorra sobre o processo de mais valia,ai sim tem razão em reclamar,isso aí e esquerdada

Falar que na época x ou y era racista machista taxista não e motivo pra fuzuê

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.528
Pontos
1.629
O que mais impressiona é um cargo tão importante ser ocupado por um cidadão que promove acusações sem apontar evidências ou algum estudo que indique que ele possa vir a ter razão.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Que idiotice sem fim... Mesma coisa eu dizer que vestibular favorece ateus pq na área de biologia não tem nada sobre criacionismo.

Podem chorar o quanto quiser, mas o entendimento histórico pelo viés marxista é o que consegue de fato explicar o processo de desenvolvimento da história humana. Vcs negando isso é tipo a galera criacionista.
Eu li o primeiro parágrafo e achei massa,ia até curtir

Mas aí vc voltou ao normal e falhou no segundo parágrafo

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 


Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.704
Pontos
503
A evidência disso é porque você ou alguém que você conhece, fez essa ultima fase e defendeu uma posição "linha dura", e não tirou uma nota boa?

Não, é pq já trabalhei em uma vara federal que regularmente recebia processos dessa natureza (candidatos questionando atribuição mágica de notas a pessoas com o mesmo viés da banca e enfiando trolha quando o candidato tinha um viés distinto) e por conhecer pessoalmente boa parte dos membros das bancas contestadas judicialmente.

Como essas fases são completamente subjetivas e o Judiciário não tem por costume entrar no mérito das questões e/ou forma de correção, tudo acaba em feijoada e os cargos seguem nas mãos dos mesmos grupos.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.936
Reações
55.066
Pontos
1.839
Pra mim o ministro mistura as bolas. Provas de concurso não selecionam esquerdistas, selecionam quem decorou mais e melhor. Depois que passam aí sim o servidor que não é tem grande chance de se tornar esquerdista, seja por convivência com outros ou por medo de perder a boquinha.

É mais ou menos como um aluno que passou pra alguma Universidade federal. Um certo user poderia explicar melhor, infelizmente parece que ele foi banido.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Em Enem e em concursos acadêmicos em geral eu até acredito nisso

Em concursos diversos não creio não,já fiz prova (pra treinar so) e não e assim não,os temas são difíceis de encaixar com viés de esquerda ou direita

No Enem é outra parada,Ou era,não sei se continua

Teve um tema,não lembro qual,Que na solução eu botei que o governo não devia se meter e que o mercado se regula :klol fui mais ou menos,tirei 700

Queria ver a correção um dia pra ver se a nota foi justa



Concurso de engenharia elétrica? Engenharia elétrica e curso,não cargo,mas tá

Agora,vc só sabe interpretar texto conservador? Se é interpretação de texto vc tem que interpretar texto até de Hitler se cair. Quando cai isso em história ou pra uma redação até vai a reclamação

O que me leva a outra questão......pra esse ministro hoje em dia tudo e esquerdismo,ai falou de tarsila do Amaral olha o comunismo uiuiui

Não é assim não amigo,se cair uma questão de Marx,discorra sobre o processo de mais valia,ai sim tem razão em reclamar,isso aí e esquerdada

Falar que na época x ou y era racista machista taxista não e motivo pra fuzuê

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
Rapaz juro que não entendi o ponto do seu argumento. Replicou por replicar.
Ofato de não concordar com algo não quer saber que eu não vá interpretá-lo. E sim acertei essas questões de interpretações idiotas.

E sim, concursos de engenharia tem aos rodos por aí. Principalmente em prefeituras. Cai questões técnicas a respeito de circuitos de corrente alternada, corrente contínua, balançeamento trifásicos. Sistemas de 1° e 2° ordem. Matrizes de sequência para calculos de erro: Erro fase-fase, fase-terra e trifásico e outras viadagens mais...

E pelo visto você não é engajado na esquerda progressista e social-democracia. Não sabe que os conceitos de Marx foram herdados de Rosseau e Bakunin e os mesmos conceitos foram posteriormente tolhados depois dele por pessoas como Lenin, Trotsky, Orwell e outros esquerdistas mais. A esquerda pura e reacionária é apenas uma corrente minoritária hoje em dia. Os mais comuns são progressistas e populistas (Como o Lula-la)

Tá parecedendo o Villa que só aceita o cara como esquerda se esse recitar O capital de cabo a rabo sem errar uma vírgula.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.144
Reações
16.755
Pontos
803
Não, é pq já trabalhei em uma vara federal que regularmente recebia processos dessa natureza (candidatos questionando atribuição mágica de notas a pessoas com o mesmo viés da banca e enfiando trolha quando o candidato tinha um viés distinto) e por conhecer pessoalmente boa parte dos membros das bancas contestadas judicialmente.

Como essas fases são completamente subjetivas e o Judiciário não tem por costume entrar no mérito das questões e/ou forma de correção, tudo acaba em feijoada e os cargos seguem nas mãos dos mesmos grupos.
Mas como o candidato que processava, sabia o que esses outros candidatos supostamente alinhados ideologicamente, escreveram?

Nunca vi uma banca disponibilizar isso.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.704
Pontos
503
Mas como o candidato que processava, sabia o que esses outros candidatos supostamente alinhados ideologicamente, escreveram?

Nunca vi uma banca disponibilizar isso.

Mas e quem disse que sabiam? Eu sei do viés de alguns concursos ao ver os espelhos de correção quando estes eram apresentados judicialmente (a organizadora do concurso sempre repassa os detalhes à procuradoria do ente / órgão responsável pelo concurso).

Outro questão sempre complicada em concursos (especialmente em universidades, onde o controle externo tende a ser menor) é a aprovação de candidatos por critérios espúrios (amigo, conhecido, colega de trabalho, puxa saco contumaz etc.), mas essa independe de ideologia (embora se verifique mais, até pela composição das cadeiras das universidades, com pessoas da esquerda).
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Não, é pq já trabalhei em uma vara federal que regularmente recebia processos dessa natureza (candidatos questionando atribuição mágica de notas a pessoas com o mesmo viés da banca e enfiando trolha quando o candidato tinha um viés distinto) e por conhecer pessoalmente boa parte dos membros das bancas contestadas judicialmente.

Como essas fases são completamente subjetivas e o Judiciário não tem por costume entrar no mérito das questões e/ou forma de correção, tudo acaba em feijoada e os cargos seguem nas mãos dos mesmos grupos.

Eu acho que você está quase certo. O problema que eu vejo não é nas questões da prova oral em si, mas na avaliação. O que rola é um corporativismo desgraçado, geralmente, por motivos super suspeitos, o cara só passa para juiz se fez pós em uma das Escolas Superiores de Magistratura. Além da ajudinha aos filhos de juízes ou de gente importante, inclusive depois da homologação do resultado, durante as chamadas, como ocorreu no TJAM. A questão não é ideológica, as perguntas são adequadas, geralmente tratam de conceitos jurídicos ou de princípios, estudos de caso e coisas afins, basta assistir a vídeos de provas orais para perceber isso, tem no youtube. Mas se alguém discorda disto, gostaria de ver um exemplo, que postem aqui um vídeo de uma prova oral com uma pergunta ideologicamente enviesada.

Convenhamos, quem se insurge contra suposto viés esquerdista nos concursos nem está falando da (muito subjetiva) prova oral. É a galera que não consegue interpretar um poema do Carlos Drummond de Andrade na prova de língua portuguesa e quer justificar seus erros e fracassos culpando a "banca marxista".
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Certo.

E da onde você tirou essa conclusão?

Porque sinceramente, não faz o menor sentido. O seu exemplo da lei também não faz sentido, não é assim que funciona.
Concursos para cargos elevados (raios, até para ingresso em pós stricto sensu) SEMPRE têm influência da banca. Experimente defender posições "linha dura" na última fase de concurso de Procurador da República.

E o pior disso tudo é que qualquer discussão esbarra na discricionariedade da avaliação por parte da banca. Se a banca entender que você está errado, boa sorte tentando fazer o Judiciário intervir.
Ou do examinador.

Não vi viés ideológico nenhum quando fizeram dissertativa perguntando sobre planos do ato jurídico. Ou rescisória em decisão interlocutória. Ou aplicação das normas estaduais de licitações em relação às federais.

Enfim, tive que aprender um monte sobre Marx na faculdade, não teve saída (e não foi de todo ruim, facilita entender as bobagens que ele dizia). Nunca serviu para nada em concurso.

Aliás, nunca serviu para nada.

Os colegas explicaram.

E o meu exemplo da lei acontece sim. Pega qualquer cursinho top pro judiciário que eles vão estudar as teses e posições de quem é "relevante" para as pessoas manjarem e citarem.


No negrito do Roveredo, entra muito que a maioria dos Ministros do STF é garantista. Então, sempre defenda teses garantistas nesses concursos top ae (PGR, AGU, Consultor Legislativo) se quiser a simpatia da banca.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.144
Reações
16.755
Pontos
803
Como não será enviesada se já exige que se saiba conceitos tendentes a esquerda?
É claro que uma pessoa com viés de esquerda terá vantagens claras. E lembre-se que ciências humanas, filosofia e política tem sempre um grau de subjetivismo e interpretação, e não tem como serem totalmente objetivas. Isso é bastante falacioso.
Fica uma coisa muito vaga sem exemplo prático.

Eu estudei algumas partes da constituição que era exigido em alguns concursos. Na hora de estudar, quando você pegar algumas questões sobre a constituição e você não souber, na hora que você ler na constituição, a resposta será óbvia. São questões objetivas sim, e você só será capaz de responder com toda a certeza se ler a constituição. Ter um viés de esquerda não vai ajudar em nada.


Buscas rápidas e é possível encontrar esse tipo de questão.
https://www.gazetadopovo.com.br/edu...uestoes-enviesadas-arus9zl2ucodnxqk70ji7d7h4/

E acho engraçado que esquerdistas costumam dizer para se defender que não existe isenção no ensino e deve ser assim graças a "liberdade de catedra", ou seja, nem eles mesmos ignoram que isso acontece. Eles só não vêm problema com isso (claro, os favorece).
E tem mais, o viés não é só tendente a esquerda, mas também ao estatismo. As pessoas costumam gritar quando algo de extrema-esquerda como Paulo Freire ou Marx aparecem, mas ignoram que Rousseau, Kelsen e autores com viés claramente positivista e estatista também são comuns.

Locke, Smith, Burke, Bastiát numa prova dessas? Sem chance.
O Enem é um caso a parte.

Com certeza já teve muitos problemas nesse sentido.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Aí acho que afunilaria mais ainda, não? Poderia ter viés, mas seria o nicho do nicho do nicho...talvez?

:kpensa

De qualquer forma, infelizmente esse não foi o raciocinío do ministro. O maluco apenas soltou uma generalizada federal, sem se dar ao trabalho de gastar 5 minutos de neurônios, como estamos ao menos fazendo aqui. :klolz

Nesse caso, eu entendi como sendo os concursos de carreiras de elite e não o técnico administrativo municipal. Vide o exemplo que ele citou da ABIN.



Agora, ele vai precisar mostrar bem mais do que isso. O caso da maconha nas universidades, ele mostrou os casos e talz. Não tinha o que falar com gente produzindo droga em laboratório de universidade. Faça o mesmo nesse caso que terá credibilidade.


E nem é muito difícil de provar, já que as provas estão disponíveis nos portais das bancas. Pega os últimos 5 anos, nos cargos do círculo de gestão e zás.


Salvo contrário, vai ficar como discurso pra jogar pra galera.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.144
Reações
16.755
Pontos
803
Os colegas explicaram.

E o meu exemplo da lei acontece sim. Pega qualquer cursinho top pro judiciário que eles vão estudar as teses e posições de quem é "relevante" para as pessoas manjarem e citarem.


No negrito do Roveredo, entra muito que a maioria dos Ministros do STF é garantista. Então, sempre defenda teses garantistas nesses concursos top ae (PGR, AGU, Consultor Legislativo) se quiser a simpatia da banca.
Bom, claramente você não sabe do que está falando quando cita "teses garantistas" como um enviesamento em concurso público.

Vejo um desconhecimento muito grande nos comentários do pessoal. Acho que são pessoas que não prestaram concursos e realmente não sabem como funciona, aí fica difícil. Primeiro que o edital já te fornece o conteúdo que será cobrado na prova. Então se no edital exige o conhecimento da lei a, b e c, pode ter certeza que você precisa ser garantista na hora da prova, e responder exclusivamente pelo o que está escrito na lei. Porém, se a intenção da banca for ir além do que está escrito na lei, e entrar na doutrina ou jurisprudência, isso também deverá constar no edital. Então se a prova cobrar um conceito relacionado a uma doutrina, este conceito ou esta doutrina deve constar no edital como conteúdo exigido.

Uma vez que está no edital, não tem desculpa. Tem que botar a cara nos livros e estudar pra c***lho. Se não fizer isso e errar, não adianta ficar de "mimimi prova esquerdista"...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Bom, claramente você não sabe do que está falando quando cita "teses garantistas" como um enviesamento em concurso público.

Vejo um desconhecimento muito grande nos comentários do pessoal. Acho que são pessoas que não prestaram concursos e realmente não sabem como funciona, aí fica difícil. Primeiro que o edital já te fornece o conteúdo que será cobrado na prova. Então se no edital exige o conhecimento da lei a, b e c, pode ter certeza que você precisa ser garantista na hora da prova, e responder exclusivamente pelo o que está escrito na lei. Porém, se a intenção da banca for ir além do que está escrito na lei, e entrar na doutrina ou jurisprudência, isso também deverá constar no edital. Então se a prova cobrar um conceito relacionado a uma doutrina, este conceito ou esta doutrina deve constar no edital como conteúdo exigido.

Bom, concordo em discordar de você.

Inclusive eu sou servidor público e fiz uma boa quantidade de provas por aí, além de ser amigo de algumas pessoas que fizeram, passaram nessas provas top (e até dão curso hoje) e convivem nesses círculos.

E, sempre se fala: Você tem que estudar o conteúdo e a banca ou então não passa nesses concursos top com múltiplas fases.



Em concursos equilibradíssimos onde o número de pessoas qualificadas é de 30, 40x o número de vagas, saber a simpatia da banca é o empurrãozinho que pode ser vital.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Rapaz juro que não entendi o ponto do seu argumento. Replicou por replicar.
Ofato de não concordar com algo não quer saber que eu não vá interpretá-lo. E sim acertei essas questões de interpretações idiotas.

Que vc nao entendeu eu percebi

O ministro diz que concursos favorecem esquerdistas. Se vc e de direita e conseguiu fazer as questões então tai s prova que não favorece



E sim, concursos de engenharia tem aos rodos por aí. Principalmente em prefeituras. Cai questões técnicas a respeito de circuitos de corrente alternada, corrente contínua, balançeamento trifásicos. Sistemas de 1° e 2° ordem. Matrizes de sequência para calculos de erro: Erro fase-fase, fase-terra e trifásico e outras viadagens mais...

Foi correção boba minha Amigo,o concurso é pra cargo de engenheiro elétrico,não de engenharia. E tipo concurso pra trabalhar no sus,e concurso pro cargo de médico,não pra medicina. Concurso pra medicina ou engenharia elétrica seria pra ingressar em universidade

Mas isso foi coisa boba minha,não muda nada no tópico



E pelo visto você não é engajado na esquerda progressista e social-democracia. Não sabe que os conceitos de Marx foram herdados de Rosseau e Bakunin e os mesmos conceitos foram posteriormente tolhados depois dele por pessoas como Lenin, Trotsky, Orwell e outros esquerdistas mais. A esquerda pura e reacionária é apenas uma corrente minoritária hoje em dia. Os mais comuns são progressistas e populistas (Como o Lula-la)

Tá parecedendo o Villa que só aceita o cara como esquerda se esse recitar O capital de cabo a rabo sem errar uma vírgula.
Orwell que vc fala era o george orwell?

Eu falei Marx só como exemplo,não ia falar dos 75578488 vertentes de esquerda,Mas o ponto e o mesmo

Falar que a época da Tarsila do Amaral era machista,ela ter se divorciado 100000 de vezes não e esquerdismo,você pode não gostar e não concordar,mas isso não e esquerdismo


Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.144
Reações
16.755
Pontos
803
Mas e quem disse que sabiam? Eu sei do viés de alguns concursos ao ver os espelhos de correção quando estes eram apresentados judicialmente (a organizadora do concurso sempre repassa os detalhes à procuradoria do ente / órgão responsável pelo concurso).

Outro questão sempre complicada em concursos (especialmente em universidades, onde o controle externo tende a ser menor) é a aprovação de candidatos por critérios espúrios (amigo, conhecido, colega de trabalho, puxa saco contumaz etc.), mas essa independe de ideologia (embora se verifique mais, até pela composição das cadeiras das universidades, com pessoas da esquerda).
Se não sabiam, então não tinham motivos para processarem.

De qualquer forma, eu particularmente discordo de avaliação subjetiva em concurso público. Deveria ser apenas prova objetiva. Avaliações subjetivas estão sujeitas a todo tipo de enviesamento.

Mas nesse caso que você relata, você está falando de enviesamento esquerdista ou corporativista?
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Opinião de esquerdista é igual m****, não conta.

Abraços

Não concordar com as merdas do biroliro = ser esquerdista

Lógica nota 1000 essa sua, parabéns.

tenor.gif
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.704
Pontos
503
Se não sabiam, então não tinham motivos para processarem.

De qualquer forma, eu particularmente discordo de avaliação subjetiva em concurso público. Deveria ser apenas prova objetiva. Avaliações subjetivas estão sujeitas a todo tipo de enviesamento.

Mas nesse caso que você relata, você está falando de enviesamento esquerdista ou corporativista?

Me refiro aos dois (quase sempre ocorrem juntos).

Pegue o cargo de professor em universidade pública (tomo por base os rolos que vi envolvendo a UFPR). Para o candidato ter alguma chance, ele precisa fazer parte da patotinha que está no comando da instituição. E como ele faz isso? Seguindo um viés eminentemente esquerdista (no curso de Direito, por exemplo, acho que só a área de processo civil é formada principalmente por pessoas de direita, o resto é esquerdista ou no máximo centro-esquerdista), puxando o saco e não discordando da posição dominante dos que ali mandam.

Dificilmente alguém entra ali sem puxar o saco e seguir a cartilha dominante.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.144
Reações
16.755
Pontos
803
Bom, concordo em discordar de você.

Inclusive eu sou servidor público e fiz uma boa quantidade de provas por aí, além de ser amigo de algumas pessoas que fizeram, passaram nessas provas top (e até dão curso hoje) e convivem nesses círculos.

E, sempre se fala: Você tem que estudar o conteúdo e a banca ou então não passa nesses concursos top com múltiplas fases.



Em concursos equilibradíssimos onde o número de pessoas qualificadas é de 30, 40x o número de vagas, saber a simpatia da banca é o empurrãozinho que pode ser vital.
Também sou concursado e concordo que é preciso conhecer a banca. Mas não nesse sentido.

A banca que eu passei, era a Vunesp. A Vunesp é conhecida por cobrar o que está escrito literalmente na lei. Essa era a vantagem na hora de estudar. Também tem alguns padrões que se repetem em português, matemática, atualidades, e tal.

Quando se diz que é preciso conhecer a banca, é nesse sentido. Conhecer o que geralmente é cobrado pela banca, e como. E não conhecer o seu viés ideológico.
 
Ultima Edição:

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.493
Reações
10.779
Pontos
503
O Weintroll generalizou mais uma vez. Mas só fez a sua verdadeira função no ministério que é aporrinhar a esquerda em toda e qualquer oportunidade...
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Também sou concursado e concordo que é preciso conhecer a banca. Mas não nesse sentido.

A banca que eu passei, era a Vunesp. A Vunesp é conhecida por cobrar o que está escrito literalmente na lei. Essa era a vantagem na hora de estudar. Também tem alguns padrões que se repetem em português, matemática, atualidades, e tal.

Quando se diz que é preciso conhecer a banca, é nesse sentido. Conhecer o que geralmente é cobrado pela banca, e como. E não conhecer o seu viés ideológico.

Aí é onde discordamos.

Claro, depende do cargo mas nos cargos de elite há sim uma simpatia ideológica que é usada na parte subjetiva dos exames. E na elite do judiciário é bem mais visível isso pois há uma simbiose entre figurões e os diretores das bancas.

E está "à esquerda" hoje porque a esquerda ficou no poder há 30+ anos. Se a direita ficar muito tempo, a simpatia muda de lado (como era na época pré 8112/90, que até foi mais intensificado pois não havia concurso público como conhecemos. Itamaraty mesmo até entrevista tinha)



Se o cara for esperto e pragmático, ele vai escrever o que a banca quer ler, citar quem a banca quer e dar relevância ao posicionamento da banca. Aí lá dentro, depois de aprovado, ele decide o que faz.


Veja bem que eu falo da parte subjetiva do concurso em si e não na prova objetiva. Na prova objetiva é bem mais difícil ter alguma coisa e no máximo vai ter um texto opinando sobre um tema mas o cobrado nas questões é objetivo (interpretação, análise sintática, etc).

Por isso os cargos do meião (que não possuem esse tipo de etapa) sofrem negligivelmente disso, de forma que nem considero.
 
Topo Fundo