O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Oficial da Bipolaridade do dólar [Frustre-se aqui]

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
Eu cada dia mais me convenço que economia é um exercício de adivinhações tão preciso quanto astrologia. O que gestores de carteira/fundos/agências falam sobre a nossa situação não tá no gibi... Eles estão certos de que tudo está OK, que a bolsa vai disparar, que o gringo vai abrir o negócio dele aqui (essa é a melhor pra mim), que a inflação está realmente sob controle...

Enfim, a situação já está horrível e vai piorar. Inflação está controlada porque o povo não gasta, é só isso. E o povo não gasta pra poupar, ele não gasta pois está sobrevivendo.

Estou me sentindo na Europa, só que sem o poder de compra do euro. Juros baixos, salários baixos, tributos elevados e estratificação social...

Enfim, não ponho meu dinheiro na bovespa. Tô trabalhando um jeito de ganhar em dólar aí eu tô tranquilo
Inflação tá controlada, mas caramba, como corrói meu salário.
Estou ganhando o mesmo salário que ganhava em 2017. Mas o restaurante não cobra o valor de 2017. A carne não tá no preço de 2017 no mercado. A gasolina não está no valor de 2017. Nem o dólar...

Enfim, esse juros baixos e inflação controlada tá um amor no papel. Agora, nas minhas contas, não mudaram porra nenhuma.
 

Pipoqueiro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.420
Reações
3.475
Pontos
453
É melhor esquecer o dólar abaixo de 4, Paulo Guedes já disse que a depreciação cambial é o novo normal e ele está convencido que isso é bom.

Enquanto a inflação se manter comportada ele vai cagar para o valor de face do Real. Prioridade da atual gestão é o crescimento econômico, e crescimento econômico só é possível com juro baixo, ou muito baixo.
A Selic não reduziu muito os juros dos emprestimos, mas pode forçar quem vivia na renda fixa ir pra renda variavel (bolsa de valor) e ai aumentar investimento; Mas não que os juros do banco caíram já que ele é formado por vários fatores(risco de inadimplencia, inflação, etc); Ai vc só reduz ele melhorando o ambiente de negócios e a segurança juridica, não na canetada;

Crescimento economico é possível se o retorno financeiro do empreendimento compensar o pagamento dos juros; Ai pouco importa se os juros estão em 3% ou 10%; Se o seu retorno for de 20% arriscando, ainda vale a pena;

Por exemplos, vamos pegar os EUA de 1800;
Se há uma deflação de preços de 1% ao ano(média dos EUA no período), mas há um investimento que traga 5% nominal ao ano, você terá um ganho real de 6% ao ano. Ou seja, seis vezes mais que deixar o dinheiro parado rendendo um juro real de 1% ao ano(ao contrário do que as pessoas pensam, inflação baixa ou deflação gera juros reais baixos);

6% de ganho real ao ano durante 50 anos (vide exemplo dos EUA) dão 1.740% de ganho real ao todo.

Se os preços ao consumidor caem 5% (de 100 para 95), mas os custos de produção caem 10% (de 90 para 81), então a rentabilidade subiu.

Antes, o custo era 90 e a receita era 100. Margem de 11%

Agora, o custo é de 81 e a receita é de 95. Margem de 17%.

Ganhar 17% em um cenário de queda de preços de 5% implica um ganho real de 23%. Os juros reais de deixar o dinheiro parado era 5%, o retorno, 23%;Considerando que o banco te cobre mais uns 3% ao ano, vc ainda tem um retorno de 20% anual; Mesmo com juros reais de 8%(5% da deflação e 3% do banco te cobrando);

Ainda há outras coisas mais complicadas que não cabem em um forum, como juros ser um preço, e controlar preço ser algo venezuelano; Se vc coloca ele abaixo, a demanda sobe, a escassez aumenta, se vc coloca acima, a demanda cai, e a oferta aumenta; Como juros representa a poupança da sociedade, reduzi-lo abaixo do seu preço significa consumir poupança;

Isso pode dar um impulso a economia semelhante a vc pegar o dinheiro do banco e comprar uma TV nova; Mas como é um controle de preço, aquele dinheiro não vai mais estar lá, mas os juros vão estar dizendo que sim, ai pode ser que não tenha recursos no futuro para você terminar sua casa (a inflação vai subir, os juros terão de subir e ai vc tem negócios quebrando, pois eles esperavam que os juros continuaria baixo, foram enganados, não havia recurso para fazer aquele prédio);

Vc só empobreceu a sociedade, mesmo que o pib fique alto momentaneamente.
 
Ultima Edição:

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.765
Reações
14.435
Pontos
1.624
Inflação tá controlada, mas caramba, como corrói meu salário.
Estou ganhando o mesmo salário que ganhava em 2017. Mas o restaurante não cobra o valor de 2017. A carne não tá no preço de 2017 no mercado. A gasolina não está no valor de 2017. Nem o dólar...

Enfim, esse juros baixos e inflação controlada tá um amor no papel. Agora, nas minhas contas, não mudaram porra nenhuma.

O problema está na contínua diminuição do poder de compra do brasileiro há muitos anos. Quase ninguém tem aumento de salário faz tempo já. Então todo mundo está cortando coisas "supérfluas", e vai cortando, cortando...
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.539
Pontos
2.059
Inflação tá controlada, mas caramba, como corrói meu salário.
Estou ganhando o mesmo salário que ganhava em 2017. Mas o restaurante não cobra o valor de 2017. A carne não tá no preço de 2017 no mercado. A gasolina não está no valor de 2017. Nem o dólar...

Enfim, esse juros baixos e inflação controlada tá um amor no papel. Agora, nas minhas contas, não mudaram porra nenhuma.

Ué. Mas vc n teve dissídios de 2017 pra ca? Como recebe um mesmo salário ?[emoji848]


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
Vish.....

Minha madrinha como professora aposentada na rede estadual já passou uns 8 anos sem reajuste

Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é, complicado... Pior que os políticos conseguiram vender essa ideia de servidor ter reajustes anuais estratosféricos. Aí desviam o foco dos salários e penduricalhos deles mesmos... E o povo comprou a ideia.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.539
Pontos
2.059
Pois é, complicado... Pior que os políticos conseguiram vender essa ideia de servidor ter reajustes anuais estratosféricos. Aí desviam o foco dos salários e penduricalhos deles mesmos... E o povo comprou a ideia.

O problema é que tem 2 tipos de servidores. Os concursados e os indicados. Conheço um cara que trabalha na Dersa e que falou que mesmo com os problemas e com a diminuição das operações eles tão contratando um monte de cabides de emprego pra mamar. Cada nova administração trás uma leva. Ai muita gente que tá de fora, generaliza e queima o filme de quem realmente trabalha e a máquina pública fica fudida.

Só que quem ta lá trabalhando honestamente e entrou de forma honesta leva a fama, ganha mal e trabalha pelos outros.
Esse cara que ta na Dersa tem 30 anos. Sempre pega fretado comigo e nunca falta.


Hein v**** do meu iPhone usando Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053
do newsletter da Rico Matinal:

Pensa assim: enquanto a renda fixa dos EUA pagava menos de 1% ao ano, a renda fixa brasileira pagava pelo menos 14,25% ao ano.
Dá pra notar a diferença? E estamos falando de renda fixa que é um investimento conservador. O gringo então injetava os seus dólares no Brasil para comprar renda fixa, o que de certa forma sustentava o dólar em um patamar não tão elevado. Com o juro brasileiro em 4,25% e o juro norte americano em 1,75%-2,0% esse diferencial que antes era de 14,25%, hoje está entre 2,25%-2,5%.
Conclusão: sem a atratividade dos nosso juro, o gringo passou a resgatar sua renda fixa e tirar dólar daqui.
O que faria o investidor estrangeiro voltar (sem ser juro alto)? Crescimento. Mas se observarmos os últimos dados econômicos (dados de varejo e serviços, por exemplo) eles ainda estão muito fracos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
do newsletter da Rico Matinal:

Pensa assim: enquanto a renda fixa dos EUA pagava menos de 1% ao ano, a renda fixa brasileira pagava pelo menos 14,25% ao ano.
Dá pra notar a diferença? E estamos falando de renda fixa que é um investimento conservador. O gringo então injetava os seus dólares no Brasil para comprar renda fixa, o que de certa forma sustentava o dólar em um patamar não tão elevado. Com o juro brasileiro em 4,25% e o juro norte americano em 1,75%-2,0% esse diferencial que antes era de 14,25%, hoje está entre 2,25%-2,5%.
Conclusão: sem a atratividade dos nosso juro, o gringo passou a resgatar sua renda fixa e tirar dólar daqui.
O que faria o investidor estrangeiro voltar (sem ser juro alto)? Crescimento. Mas se observarmos os últimos dados econômicos (dados de varejo e serviços, por exemplo) eles ainda estão muito fracos.

Tem muita coisa acontecendo na economia mundial, os investidores estão colocando no "embaixo do colchão" da economia, que é investir nos EUA, dólar, ouro.
O Brasil tá começando a resolver os problemas, mas a insegurança jurídica ainda é um fator forte também.

Acho que a gente vai começar a ver resultados mais robustos em 2021. A questão é o quanto a corda vai esticar até lá.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053
Tem muita coisa acontecendo na economia mundial, os investidores estão colocando no "embaixo do colchão" da economia, que é investir nos EUA, dólar, ouro.
O Brasil tá começando a resolver os problemas, mas a insegurança jurídica ainda é um fator forte também.

Acho que a gente vai começar a ver resultados mais robustos em 2021. A questão é o quanto a corda vai esticar até lá.

Brasil tem todo o tipo de insegurança: jurídica, política, econômica, e social

ano que vem é o último ano de "trabalho" do governo, porque 2022 o foco passa a ser reeleição.


Lembrando que não houve a debandada só nos investimentos de renda fixa, também houve no de renda variável

quanto menor os juros, maior o risco da bolha da bolsa estourar.
pq com 4% de juros, uma ação crescer 10% num ano é ótimo.
então isso vai trazer a renda variável pra baixo também.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.884
Reações
16.616
Pontos
803

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
Tem que subir mais. Poder de compra e coisa de país capitalista onde os produtos e serviços são feitos de modo geral para serem consumidos.

Vou virar lavador de privada nos EUA que ganha mais :v
Guedes tirou esse mês pra falar bobagens. Não é assim que vai passar as reformas.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053
Imagina como os agricultores devem estar felizes com a atual situação do dólar.

vc diz as multinacionais né ?
praticamente não existe agricultor exportador.

Com juros baixos e economia solida o real vai valorizar.

É só esperar um pouco.

no "milagre do plano real" houveram grandes investimentos estrangeiros porque o Brasil estava muito atrasado em diversos setores.
mas agora simplesmente não existe incentivo para empresas estrangeiras investirem aqui.

a população não consegue consumir mais pq os salários estão estagnados.
a indústria não consegue reduzir os custos de produção porque não consegue lucros significativos que permitam investimentos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.456
Pontos
2.419
Com juros baixos e economia solida o real vai valorizar.

É só esperar um pouco.
Juro baixo não favorece o real, parte dos dólares que vinham para o Brasil eram de especuladores atraídos pela alta rentabilidade.

Com juro baixo pra entrar mais dólares o país precisa ser mais atraente para investimentos de longo prazo é aí o buraco é bem mais embaixo pois temos diversos problemas que desestimulam potenciais investidores e o PIB continua a passo de tartaruga.

Não vejo perspectiva de recuperação expressiva do real no horizonte, além do mais não existe esse interesse por parte da equipe econômica, o Paulo Guedes gosta do real fraco.

Então é melhor acostumar, a realidade do câmbio agora é essa.
 
Ultima Edição:

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Imagina como os agricultores devem estar felizes com a atual situação do dólar.

Sabe aquele negócio, na hora de vender todo mundo quer pagar menos, na hora de comprar é facada no buxo?
Pois é, insumo tudo em dólar e sim, produto é vinculado também, infelizmente o produto não subiu no mesmo ritmo da valorização do dólar.
Tipo assim:
Compra de insumo: olha, se fudeu, são 100 dólares independente do câmbio.
Venda de produto: pois veja bem, o dólar subiu mas o prêmio desceu, o frete tá caro, mercado fechado, bla bla bla.

Não tá tão fácil quanto vc imagina.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.674
Reações
14.929
Pontos
1.454
O dolar no BR nunca mais vai baixar, quero ver o baque quando uma politica m**** circular o BR e nossa inflação disparar. Vai ser dolar a R$5,50 e custo de vida alta no BR.

Compartilhando informações para os Chineses do meu MI9SE
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.485
Pontos
1.053
Só "dolarizar" a economia, todos vão ganhar em dólar que tudo fica bem.
Deu certo para a Argentina
:coolface

deu certo para o Panamá e vai dar certo para a Argentina no longo prazo.

aqui não daria porque o país é muito grande, não adianta dolarizar com instabilidade jurídica, política e de segurança à propriedade privada.

melhor seria declarar guerra e ser invadido, mas não temos petróleo suficiente então fica díficil.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.642
Pontos
744
Homens de pouca fé.

Com juros baixos, inflação baixa, reformas passando, diminuição dos gastos, estabilidade, diminuição da dívida pública e mercado interno aquecido o real fatalmente se valorizará.

Guedes não gosta de dólar alto. Guedes no momento aceita o dólar alto. Por quê? Porque tudo isto no momento é por consequência do desajuste da intervenção estatal de manter juros altos por décadas e ter investimentos estrangeiros lucrando a troco de nada e com dívidas públicas enormes para sustentar Estados ineficiente.

Segurem a onda um pouco. Se tiver ruim troquem o voto em 2022.

Mas eu duvido que isso aconteça. Não há paralelo com o Governo Bolsonaro desde a redemocratização do Brazil.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.765
Reações
14.435
Pontos
1.624
Uma das propostas da reforma tributária que foi enviada ao congresso é justamente essa: permitir que cidadãos mantenham contas no Brasil em outras moedas.

Ou seja? Welcome back to the 90's. Estaremos tão chiques que compraremos apartamentos e automóveis em dólares, tal como nossos pais fizeram (e como os argentinos fazem atualmente)
É isso mesmo. No começo da década de 90, a minha mãe, junto com os irmãos dela, colocou um imóvel da família pra vender. Pra resumir a história, só aparecia gente com dólar pra comprar e ainda dando carro usado junto.
 
Topo Fundo