Parece que antes mesmo de "gozar", as histórias criadas em cima do SSD vão caindo por terra.
Em pouco tempo as pessoas normais vão perceber que era melhor trocar esses 2.5 gb-s extras do SSD por 1 teraflop a mais na GPU ou mesmo um aumento legal nas capacidades do CPU, que seja.
Não há diferença entre carregar um mundo inteiro em 2 segundos ou 4, mas há diferença explorar esse mundo com assets, resolução e fps extras.
Se eu já tô achando que o ray tracing no
XSX vai ser beeeem de entrada (uma vez que o RT em 4k fica bem pesado), no
ps5 eu já imagino que vão ter que, eventualmente, desliga-lo mais pra frente, quando os títulos começarem a ficar pesadaços (claro que estou falando dos multies, somente).
E se esse SSD altamente veloz estiver representando a dificuldade de produção do
ps5, é aí mesmo que eu acho que a Sony deu um tiro no pé. Ao invés de simplesmente admitir a inferioridade de hardware e baratear o console pra fazer uma guerra de preços, investindo maciçamente em jogos e vender como água (seguindo a tradição do PS4), por outro lado, decidir fazer um upgrade "op" no armazenamento para poder dizer que tem "pelo menos alguma coisa melhor" que o concorrente e - ao mesmo tempo - perder a única margem de mercado que se tinha conta o
XSX (preço), pode ser o erro fatal.
E tem mais, como consumidor eu queria que o
PS5 viesse o mais barato possível, pq aí eu conseguiria ter os dois consoles. Qual o problema de ser um console de "entrada"? A Sony-PS teria nome de sobra pra conviver com isso, até pq a diferença nem é tão grande.
A história pode ficar ainda mais complicada se esse Series S se confirmar, pq a MS certamente cercaria a Sony (399 dolares em baixo e 499 ou 549 dolares em cima). Eu acho que com muito esforço a Sony conseguirá vender o
ps5 a 499 dólares (algo me diz que esse console NÃO ficou muito mais barato de se fabricar do que o
XSX), entretanto, pelo menos uma parte de suas vendas poderá ser canibalizada pelo Series S.