O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Rumor: Tecnologia SmartShift da AMD estaria limitando a performance do PS5

Status
Não está aberto para novas respostas.

Gbdiniz

Bam-bam-bam
Mensagens
1.047
Reações
2.393
Pontos
294




Resumindo: De acordo com os perfis de gerenciamento do sistema smartshift do PS5, para alcançar o clock desejado na GPU teria que se sacrificar o clock da CPU, e isso pode causar problemas de performance (gargalo), especialmente em 4k e jogos open world ou CPU bound (ex: AC Valhalla).

Nenhuma outra fonte desmentiu isso até o momento, a confirmar.
 
D

Deleted member 248528

Eu tinha visto isso aí, mas não quis criar um tópico. Se vier a ser verdade, realmente será mais uma traição da Sony para com os seus consumidores.

De acordo com isso aí, a GPU vai oscilar entre 10.26 e 5.50 TeraFlops, realmente é muito ruim.
 

Gbdiniz

Bam-bam-bam
Mensagens
1.047
Reações
2.393
Pontos
294
Lembro que ventilaram rumores sobre a instabilidade do clock na velocidade máxima, pelo visto é procedente mesmo.

Das duas uma: Ou os jogos virão com problemas crônicos de stuttering toda vez que a GPU oscilar, ou então os chips vão derreter em 3 meses por superaquecimento.
 
D

Deleted member 248528

Lembro que ventilaram rumores sobre a instabilidade do clock na velocidade máxima, pelo visto é procedente mesmo.

Das duas uma: Ou os jogos virão com problemas crônicos de stuttering toda vez que a GPU oscilar, ou então os chips vão derreter em 3 meses por superaquecimento.

A gente vai saber até que o ponto isso é verdade quando a Digital Foundry começar a comparar os jogos. Em vídeos do YouTube, não dá para ver diferença entre Series X, S e PS5. Tem muita compressão nos vídeos.

O insider que apontou corretamente o Monster Hunter para o Switch afirma que o Resident 8 no PS5 está enfrentando muitas dificuldades, já é um mal sinal.
 

michaeljovi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.999
Reações
2.562
Pontos
1.364
preocupante mesmo se cair pra 5.5tf a gpu vai ter uma perda muito grande de performance, provavelmente vão capar a resolução nesses momentos pra segurar o fps., ou segurar num meio termo cpu e gpu e manter acima dos 8tf.. se isso for verdade o projeto ta meio b*sta dessa vez.
 
Ultima Edição:


armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.870
Reações
3.318
Pontos
453
Se isso for verdade, mostra o mau caratismo do Cerny, pois ele afirmou em entrevista que poderia usar o continuous boost na CPU e GPU ao mesmo tempo indefinidamente.

Porém, faz total sentido com as informações de Devil Mey Cry 5 em que há modos 4K/30fps ou 1080p/60fps. Como para aumentar o frame rate é preciso de aumentar a carga da CPU, acaba diminuindo a potência da GPU e, ao invés de renderizar a 1440p ou acima é preciso baixar ainda mais a resolução.

Se isso for verdade, na prática o console é pouco mais potente que o XSS.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
isto está me lembrando muito 2013 e os desenvolvedores trabalhando com durango, alguém se lembra desta época?
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Se isso for verdade, mostra o mau caratismo do Cerny, pois ele afirmou em entrevista que poderia usar o continuous boost na CPU e GPU ao mesmo tempo indefinidamente.

Porém, faz total sentido com as informações de Devil Mey Cry 5 em que há modos 4K/30fps ou 1080p/60fps. Como para aumentar o frame rate é preciso de aumentar a carga da CPU, acaba diminuindo a potência da GPU e, ao invés de renderizar a 1440p ou acima é preciso baixar ainda mais a resolução.

Se isso for verdade, na prática o console é pouco mais potente que o XSS.

Parafraseando o @Mr Bones , se for verdade podemos chamar isto de Smart Shit.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.311
Reações
14.370
Pontos
1.053
Pode ser........bem como o clock variável que ainda não se foi provado.

Seria um desastre!

Só acho que a verdade tem que aparecer rápido para o público poder escolher...

Sony tá fazendo m****!

Se for isso vou de série X para os mult ,tenho amor ao meu dinheiro.

E o sonho do SSD se foi.... se todo o resto esta comprometendo o sistema...

Não dá pra acreditar que a Sony faria uma m**** tão grande....mas é suspeito já que é uma abordagem nova pelo menos nos consoles .
 
Ultima Edição:

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.249
Reações
16.466
Pontos
1.544
Problema é que a pessoa que manda no Playstation agora é americano, fez a mesma escola do Phill.
Pelo visto está será última geração que compro console. Estou montando um PC. Nunc tive PC. Vamos ver no que dá. Mas estes executivos estão um pé no saco mesmo. Fala uma coisa e faz outra totalmente diferente. Hehehehe.....
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.161
Reações
172.622
Pontos
1.714
Bom, ter problema para balancear essa movimentação de clock entre CPU e GPU é o esperado neste começo, já que as devs estão acostumadas com clocks fixos.

Se o PS5 tiver aceitação rápida e o Xbox vender abaixo do esperado, as devs colocarão mais empenho nisso.

Se o Xbox for minimamente competitivo, as devs vão usar os clocks fixos mais estáveis que tiverem, pra economizar trampo. Somente os exclusivos e jogos que a Sony tiver algum tipo de acordo que terão empenho extra.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Não foi avisado desde o princípio que seria assim? Para chegar no limite da GPU, a velocidade da CPU seria reduzida.

O foda é que 2 GHz na CPU para chegar a 2,2 GHz na GPU é um sacrifício e tanto. O balanço ideal deve ser 3.2GHz na CPU e 1.8 GHz na GPU
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
Não sei se tem problema ou não, mas DMC5 em 4k 30fps foi um duro golpe

Aliás, ainda não entendi o motivo desse update existir.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.311
Reações
14.370
Pontos
1.053
Não foi avisado desde o princípio que seria assim? Para chegar no limite da GPU, a velocidade da CPU seria reduzida.

O foda é que 2 GHz na CPU para chegar a 2,2 GHz na GPU é um sacrifício e tanto. O balanço ideal deve ser 3.2GHz na CPU e 1.8 GHz na GPU
Não foi o que Cerny falou ..

Ele disse que uma redução de 100 mhz já seria suficiente para colocar o console dentro dos limites energéticos .Seria uma pequena variação...dá uma olhada lá na palestra dele...

Se não for isso, e é o que os rumores estão falando o console é um lixo!!!!

Temos que ver até onde isso é FUD ou é real.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Para quem está esperando 4K e 60 fps, pode esquecer (exceto em jogos muito leves). Está claro que esses consoles não darão conta, especialmente o PS5

Pode anotar aí: para 60 fps, a resolução será bastante reduzida. Pior, lá no final da geração os jogos rodarão a 1600p ou até 1440p e 30 fps

Não foi o que Cerny falou ..

Ele disse que uma redução de 100 mhz já seria suficiente para colocar o console dentro dos limites energéticos .Seriam pequenas variações...dá uma olhada lá na palestra dele.

Se não for isso o console é um lixo!!!!

Ah tá, as variações de clock foram explicadas, mas seriam mais suaves. Realmente a queda na velocidade da CPU está sem noção.

Se bem que isso aí é rumor né.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.321
Reações
50.083
Pontos
1.504
Bom, ter problema para balancear essa movimentação de clock entre CPU e GPU é o esperado neste começo, já que as devs estão acostumadas com clocks fixos.

Se o PS5 tiver aceitação rápida e o Xbox vender abaixo do esperado, as devs colocarão mais empenho nisso.

Se o Xbox for minimamente competitivo, as devs vão usar os clocks fixos mais estáveis que tiverem, pra economizar trampo. Somente os exclusivos e jogos que a Sony tiver algum tipo de acordo que terão empenho extra.
Sei lá mas falando assim eu sinto um leve cheiro de PS3, sei que não é a mesma coisa mas sabemos como as devs podem ser preguiçosas...

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

michaeljovi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.999
Reações
2.562
Pontos
1.364
Para quem está esperando 4K e 60 fps, pode esquecer (exceto em jogos muito leves). Está claro que esses consoles não darão conta, especialmente o PS5

Pode anotar aí: para 60 fps, a resolução será bastante reduzida. Pior, lá no final da geração os jogos rodarão a 1600p ou até 1440p e 30 fps



Ah tá, as variações de clock foram explicadas, mas seriam mais suaves. Realmente a queda na velocidade da CPU está sem noção.

Se bem que isso aí é rumor né.
fica parecendo que esse console foi projetado pra 8 teraflops, mas depois do anuncio das specs do series x a sony preferiu deixar os clocks variaveis pra anunciar o maximo teorico de 10 TF pra não parecer ficar tão atras do concorrente.. mas na pratica SE essa informação do topico estiver correta é um console de 8tf.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
fica parecendo que esse console foi projetado pra 8 teraflops, mas depois do anuncio das specs do series x a sony preferiu deixar os clocks variaveis pra anunciar o maximo teorico de 10 TF pra não parecer ficar tão atras do concorrente.. mas na pratica SE essa informação do topico estiver correta é um console de 8tf.

Isso faria do Series S até que um Console Bom para rodar na metade da resolução.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.311
Reações
14.370
Pontos
1.053
Para quem está esperando 4K e 60 fps, pode esquecer (exceto em jogos muito leves). Está claro que esses consoles não darão conta, especialmente o PS5

Pode anotar aí: para 60 fps, a resolução será bastante reduzida. Pior, lá no final da geração os jogos rodarão a 1600p ou até 1440p e 30 fps



Ah tá, as variações de clock foram explicadas, mas seriam mais suaves. Realmente a queda na velocidade da CPU está sem noção.

Se bem que isso aí é rumor né.
Cara,o que eu estou querendo dizer é que se for verdade a Sony mentiu na sua palestra do Marck Cerny....

Vc está interpretando mal o que eu disse .
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.328
Reações
10.329
Pontos
503
Para quem está esperando 4K e 60 fps, pode esquecer (exceto em jogos muito leves). Está claro que esses consoles não darão conta, especialmente o PS5

Pode anotar aí: para 60 fps, a resolução será bastante reduzida. Pior, lá no final da geração os jogos rodarão a 1600p ou até 1440p e 30 fps



Ah tá, as variações de clock foram explicadas, mas seriam mais suaves. Realmente a queda na velocidade da CPU está sem noção.

Se bem que isso aí é rumor né.
Nem uma rtx 3080 tá alcançando 60 fps em 4k em tudo. Aquela apresentação da nvidia me pareceu meio forçada com o que eles disseram, isso pós testes da placa que já está rolando no yt.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.691
Reações
15.323
Pontos
1.659
Me pergunto porque a Sony não fabrica seus chips em parceria com a Nvidia, querendo ou não ela tem o que há de melhor em GPUs e seria um bom diferencial perto do Xbox.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.420
Reações
20.013
Pontos
1.434
Mas a ideia do Smartshift é essa. Você aproveita o budget que seria entregue ao CPU e ele não usaria para melhorar o rendimento da GPU e vice-versa, baseado no fato de que, em games, ambos não trabalham 100% o tempo todo.

Com base nisso que games em PC tiveram ganho de desempenho em torno de 10%.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.311
Reações
14.370
Pontos
1.053
Eu não me preocupo com isso, desde que o console continue entregando jogos tipo o remake de Demon's Souls.
A questão também é os mult.Se o PS5 perder muita performance em relação ao concorrente então o projeto foi um erro e gravíssimo ! Na minha opinião.

Não tem demage controll que salve .Sony aí tem que ser massacrada pelos seus consumidores entusiastas que levam a marca nas costas.

Eu vou votar com a carteira ...para os mult vou de Série X sem nem pensar...ela vai perder um monte de royalties nos mult.Levanto a bandeira anti-PS5 para os mult.

Ter ótimos exclusivos é muito bom ,um diferencial...Agora se ela não foi competente para fazer um console multplataforma minimamente competitivo em performance ,é um erro Dantesco...Não precisa ser o mais poderoso mas tem que estar perto.Acima de 20% de performance já vai ficando muito.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.999
Reações
31.292
Pontos
1.753
então não dropa pra uns 8, e sim pra 5 teraflops.
é pior do que pensavamos...
enfim, por mais que seja coisa de cuzão, se for verdade vou ter q rir demais na cara do povo daqui, que não parava de me xingar e dizer que sou fake news quando eu dizia que ps5 quase nunca ia atingir os boosts clocks absurdos dele.

espero que seja só fud. mas ao menos se for verdade tem perk pra mim nesse forum.
 
Ultima Edição:

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.870
Reações
3.318
Pontos
453
Não foi avisado desde o princípio que seria assim? Para chegar no limite da GPU, a velocidade da CPU seria reduzida.

O foda é que 2 GHz na CPU para chegar a 2,2 GHz na GPU é um sacrifício e tanto. O balanço ideal deve ser 3.2GHz na CPU e 1.8 GHz na GPU
Na apresentação do console eles colocaram primeiro essa questão, mas depois o Cerny falou que dava pra levar CPU e GPU ao mesmo tempo para o boost mode.

O que não faz sentido com a ideia do Smart Shift de gerenciamento de energia de acordo com a necessidade da CPU ou da GPU.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo