O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Não vai afetar switch em nada, SD pertence mercado de PC gamer, laptops gamer, é um nicho dentro de um nicho.

Emulador mais ainda.

Mas para quem curte será um prato cheio. Eu acho que ele até pode emular o Switch de forma nativa (sem aumentar resolução e etc). Mas certamente não fará isso de boa usando esse OS da Valve, que parece usar uma máquina virtual sobre o Windows para maior compatibilidade. Deve perder bastante eficiência nisso.

Acho que a melhor coisa vai ser logo que pegar esse sistema instalar um Windows 11 e rodar o Steam e emuladores a partir dele. A valve só não colocou Windows direto para não encarecer, aí teve que por esse OS esquisito aí só pra não vender algo sem OS.


Muito pelo contrário, nobre. Busque conhecimento.

1 - Os drivers da AMD no Linux são melhores do que no Windows pra emulação
2 - Proton não é máquina virtual nem emulação, é apenas um tradutor de chamadas. Jogos que possuem Vulkan rodam em boia parte dos casos melhor no Linux ou a diferença é negligível pra mais ou pra menos. Já jogos DX11 têm uma penalidade que não chega a 10%.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.808
Reações
23.062
Pontos
1.053
Muito pelo contrário, nobre. Busque conhecimento.

1 - Os drivers da AMD no Linux são melhores do que no Windows pra emulação
2 - Proton não é máquina virtual nem emulação, é apenas um tradutor de chamadas. Jogos que possuem Vulkan rodam em boia parte dos casos melhor no Linux ou a diferença é negligível pra mais ou pra menos. Já jogos DX11 têm uma penalidade que não chega a 10%.
Como brasileiros vão conseguir esse aparelho, como?
Apesar q consegui um swicht em maio 2017
Mas 2017 estávamos em outra realidade 3 o swicht é o principal produto da Nintendo.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.027
Reações
21.896
Pontos
999
Apesar de não curtir portáteis achei a ideia interessante para quem é entusiasta de tecnologia. Um portátil que, nem mesmo li as possíveis especificações, mas já dá para apostar que é mais potente que Switch. Daí quando os hackers destravarem isso e começarem a aparecer home brews, suporte a emus e outras funcionalidades deve se tornar mais interessante ainda.

Mas como sempre, acho que no fim das contas vai falir estilo aquelas merdas de Steam Machines. Não adianta tentar lançar essas merdas quando o preço PALHAÇAL é motivo de chacota até nos EUA. Imagina o preço dessas merdas aqui para o Bostil.

E gostei do visual que lembra um pouco o Game Gear.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.808
Reações
23.062
Pontos
1.053
Apesar de não curtir portáteis achei a ideia interessante para quem é entusiasta de tecnologia. Um portátil que, nem mesmo li as possíveis especificações, mas já dá para apostar que é mais potente que Switch. Daí quando os hackers destravarem isso e começarem a aparecer home brews, suporte a emus e outras funcionalidades deve se tornar mais interessante ainda.

Mas como sempre, acho que no fim das contas vai falir estilo aquelas merdas de Steam Machines. Não adianta tentar lançar essas merdas quando o preço PALHAÇAL é motivo de chacota até nos EUA. Imagina o preço dessas merdas aqui para o Bostil.

E gostei do visual que lembra um pouco o Game Gear.
O brinquedo já vem com as pernas aberta.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Apesar de não curtir portáteis achei a ideia interessante para quem é entusiasta de tecnologia. Um portátil que, nem mesmo li as possíveis especificações, mas já dá para apostar que é mais potente que Switch. Daí quando os hackers destravarem isso e começarem a aparecer home brews, suporte a emus e outras funcionalidades deve se tornar mais interessante ainda.

Aí é que tá: não precisa destravar porque é um PC, logo, sem travas. A comunidade com certeza vai trabalhar em muita coisa interessante.

E mais potente que o Switch com certeza é, e por muito.



Sobre o preço, é aquilo: a potência não vem de graça, não existe almoço grátis.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.862
Reações
10.521
Pontos
1.069
Muito pelo contrário, nobre. Busque conhecimento.

1 - Os drivers da AMD no Linux são melhores do que no Windows pra emulação
2 - Proton não é máquina virtual nem emulação, é apenas um tradutor de chamadas. Jogos que possuem Vulkan rodam em boia parte dos casos melhor no Linux ou a diferença é negligível pra mais ou pra menos. Já jogos DX11 têm uma penalidade que não chega a 10%.
Alguns jogos DX11 estão rodando melhor no Proton por conta do Shader Cache da Steam, que funciona melhor nos drivers Mesa.

O Steam Deck vai ajudar muito na compatibilidade, a Valve pretende dar 100% de compatibilidade até o lançamento. No dia do anúncio já tinha desenvolvedor no subreddit da steam perguntando como o jogo dele roda no Proton

Não duvido que eles lancem um selo "Aprimorado para o Steam Deck", para jogos que o desenvolvedor melhorou a performance e a compatibilidade.
 
Ultima Edição:


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Como brasileiros vão conseguir esse aparelho, como?
Apesar q consegui um swicht em maio 2017
Mas 2017 estávamos em outra realidade 3 o swicht é o principal produto da Nintendo.

Num futuro próximo, só se tinha alguém pra receber isso na Europa

Vamos ver quando fica disponível nas lojas/marketplaces para aí vermos como será

Alguns jogos DX11 estão rodando melhor no Proton por conta do Shader Cache da Steam, que funciona melhor nos drivers Mesa.

Bem lembrado mas a regra geral é de penalidade ainda. Basicamente, jogos DX11 rodarem melhor no Proton é porque o port é cagado no Windows (Nier Automata, por exemplo, que roda melhor no Proton)


De qualquer forma, a Valve disse que o Proton vai melhorar drasticamente até o lançamento do Deck.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Muito pelo contrário, nobre. Busque conhecimento.

1 - Os drivers da AMD no Linux são melhores do que no Windows pra emulação
2 - Proton não é máquina virtual nem emulação, é apenas um tradutor de chamadas. Jogos que possuem Vulkan rodam em boia parte dos casos melhor no Linux ou a diferença é negligível pra mais ou pra menos. Já jogos DX11 têm uma penalidade que não chega a 10%.
Vamos ver quando sair...

Inclusive devemos ter benchmarks do emu, jogos tanto rodando no Windows como nesse Steam OS, vai ser interessante.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.808
Reações
23.062
Pontos
1.053
Num futuro próximo, só se tinha alguém pra receber isso na Europa

Vamos ver quando fica disponível nas lojas/marketplaces para aí vermos como será



Bem lembrado mas a regra geral é de penalidade ainda. Basicamente, jogos DX11 rodarem melhor no Proton é porque o port é cagado no Windows (Nier Automata, por exemplo, que roda melhor no Proton)


De qualquer forma, a Valve disse que o Proton vai melhorar drasticamente até o lançamento do Deck.
Pra mim o menos arriscado e na Espanha, mas só ano q vem
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.474
Reações
44.886
Pontos
1.339
maluco e pensando nesses dias que seria ótimo jogar o steam de forma portátil. Quero!
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Vamos ver quando sair...

Os pontos que eu coloquei são fatos. Todo dev de emulador diz que se você possui AMD, vá de Linux. Nvidia, vá de Windows. Colocar Windows, do ponto de vista de performance é uma decisão questionável para emuladores.

Agora, claro que há ganhos em se colocar Windows, por exemplo, acessar os jogos do GamePass (enquanto esse não aparecer na Steam). Também tem o fato de que o Proton hoje ainda não é 100% do 100%, mesmo cobrindo uma porcentagem expressiva dos jogos, especialmente os jogos grandes.

Uma coisa que a Valve disse que está trabalhando com as produtoras é nos jogos que possuem anti-cheat (que tradicionalmente têm problemas com o Proton).

Agora, se mercadologicamente vai vingar (dentro do nicho que se propõe), aí aguardemos.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Os pontos que eu coloquei são fatos. Todo dev de emulador diz que se você possui AMD, vá de Linux. Nvidia, vá de Windows. Colocar Windows, do ponto de vista de performance é uma decisão questionável para emuladores.

Agora, claro que há ganhos em se colocar Windows, por exemplo, acessar os jogos do GamePass (enquanto esse não aparecer na Steam). Também tem o fato de que o Proton hoje ainda não é 100% do 100%, mesmo cobrindo uma porcentagem expressiva dos jogos, especialmente os jogos grandes.

Uma coisa que a Valve disse que está trabalhando com as produtoras é nos jogos que possuem anti-cheat (que tradicionalmente têm problemas com o Proton).

Agora, se mercadologicamente vai vingar (dentro do nicho que se propõe), aí aguardemos.

Se o Yuzu tiver um bom suporte ao Linux então deve ser só rodar essa versão.

Tomara que o Steam OS nessa máquina seja um Linux puro, dê para baixar arquivos, instalar torrents.. Não seja algo muito fechado.

Inclusive isso pode impactar nos impostos para trazer pra cá como computador.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.862
Reações
10.521
Pontos
1.069
Se o Yuzu tiver um bom suporte ao Linux então deve ser só rodar essa versão.

Tomara que o Steam OS nessa máquina seja um Linux puro, dê para baixar arquivos, instalar torrents.. Não seja algo muito fechado.

Inclusive isso pode impactar nos impostos para trazer pra cá como computador.
Tem vários comparativos de performance na internet. Quase todos os emuladores rodam muito melhor no Linux com AMD, no Aya Neo, que tem uma APU Ryzen+Vega o Citra nem roda bem no Windows, só atinge fullspeed no Linux.

Os jogos de Windows pelo Proton tem uma queda de performance marginal, coisa de 5%, isso quando não tem uma performance melhor, em jogos como RDR2.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Então só vai faltar uma gambi pra poder usar em 2 monitores. Aí já dá pra substituir o desktop tranquilo.

Bem que o deck poderia ter isso. Deve sair uns alternativos com essa opção, duas saídas Hdmi.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Então só vai faltar uma gambi pra poder usar em 2 monitores. Aí já dá pra substituir o desktop tranquilo.

Nem precisa de gambiarra

Só comprar um Hub USB-C :kjoinha

81mv2HOPXqL._AC_SL1500_.jpg
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Edit, poha agora que vi o deck já tem 2 saidas, será que é isso?

Visualizar anexo 200409

Já era, vou esperar sair ver uns reviews, mas tô considerando já como meu up de desktop kkk.

Esse deve ser o Dock dele, que será lançado posteriormente.

Faz a mesma função, a diferença é que o Dock oficial deverá ser mais ergonômico.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.487
Reações
80.219
Pontos
2.059
Engraçado, por mais que eu acompanhe o assunto diariamente e seja um "gueimer hardcore", ainda assim às vezes eu perco a noção do tempo e evolução.

Tipo, quando foi que isso aqui...


News-Channel-Used-Screenshot-From-Red-Dead-Redemption-2-1400x653_5fc0a8c1d583b_600x280.jpeg


death-stranding-pc-andre-revolution-virtual-photographer-012-850px.jpg


horizon-1280-1487610228290_160w.jpg" data-src="https://assets1.ignimgs.com/2017/02/20/horizon-1280-1487610228290_160w.jpg?width=1280" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> horizon-1280-1487610228290_160w.jpg


...Se tornou possível de jogar em um fucking portátil??? O que foi que eu perdi? :klol


Esse é o tipo de coisa que não interessa se você é caixista, sonysta, nintendista etc. não tem como não se interessar.

É aquilo que vemos falando faz tempo: gráficos são escalonáveis. Obviamente que não irá rodar com a qualidade dessas imagens.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.366
Reações
63.584
Pontos
903
Para os que gostam dos portáteis e videogames retro, quem tiver tempo (além de grana) e paciência, vai dar para botar e rodar neste "Gabe Gear" praticamente toda a biblioteca de games da Nintendo (do NES ao Swich), fora levar de bonus as bibliotecas do PSOne, PSP e provavelmente PS2.

Realmente muito interessante :kpensa

uf5Qx2.jpg
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.487
Reações
80.219
Pontos
2.059
Pra rodar os jogos do GP e da Epic eu preciso instalar o windows, né?
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pior que eu sempre achei que esse deveria ser o caminho que o Xbox deveria seguir, assumir de vez seu lado PC, e virar um PC basicamente. A Valve que vai acabar concretizando isso.

Logo devem sair uns benchs com máquinas com specs similares para a gente ter uma ideia de como vai rodar as coisas.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.820
Reações
2.766
Pontos
703
Com todo esse hype no Steam Deck, só consigo pensar que o problema dos outros PCs portáteis foi o marketing.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Com todo esse hype no Steam Deck, só consigo pensar que o problema dos outros PCs portáteis foi o marketing.
Acho que a interface/controles está bem feita tb. L1,L2, L3, L4... botões e analógicos do tamanho de controles padrão, touch, gyro... ta um pacote bem completo. Fora a potência q deve ser bem decente pra um portátil.

Minhas preocupações são:

1 - Peso, 700 gramas pode incomodar.
2 - Tamanho, só testando para saber se não fica quase como jogar erguendo um notebook kkk.

No meu caso, que acho que é bem específico me da vontade de substituir o desktop kk, que já está bem velhinho.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.820
Reações
2.766
Pontos
703
Acho que a interface/controles está bem feita tb. L1,L2, L3, L4... botões e analógicos do tamanho de controles padrão, touch, gyro... ta um pacote bem completo. Fora a potência q deve ser bem decente pra um portátil.

Minhas preocupações são:

1 - Peso, 700 gramas pode incomodar.
2 - Tamanho, só testando para saber se não fica quase como jogar erguendo um notebook kkk.

No meu caso, que acho que é bem específico me da vontade de substituir o desktop kk, que já está bem velhinho.
O que vejo internet a fora é que parece que ele foi o primeiro do tipo e esta revolucionando o mercado criado um PC do tipo, ter o nome da Valve por traz deve ajudar, preço atual de GPU também, além do preço do aparelho, os outros chegavam a custar mil dólares.

Pessoal esta tratando como console, mas a Valve esta vendendo como PC portátil.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.808
Reações
23.062
Pontos
1.053
O que vejo internet a fora é que parece que ele foi o primeiro do tipo e esta revolucionando o mercado criado um PC do tipo, ter o nome da Valve por traz deve ajudar, preço atual de GPU também, além do preço do aparelho, os outros chegavam a custar mil dólares.

Pessoal esta tratando como console, mas a Valve esta vendendo como PC portátil.
Gente q isso, já existe pc portatil há tempos.
Eu msm posso posso botar meu gpd teco-teco no monitor e teclado. Se falar q fico brincando no vscode com ele
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.662
Reações
9.193
Pontos
744
Considerando que o novo Switch OLED custa 350 dólares eu nem achei o a versão de 400 dólares do Steam Deck tão cara assim. É um hardware muitíssimo superior e uma biblioteca quase infinita.

Eu só achei grande demais. Podiam lançar uma versão menor sem esses touchs desnecessários.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.033
Reações
6.907
Pontos
704
Se o proton rodasse de alguma forma o gamepass, não precisava nem de trocar de SO
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.682
Pontos
1.714
Gente , não da pra rodar gamepass num virtualbox?

Performance de GPU virtualizada é abaixo do pífio

Se tivesse USB4, aí dava pra colocar uma eGPU e fazer passthrough para uma VM via KVM mas nesse caso só de forma estacionária.

Sem contar que é algo que mesmo os gamers de PC ainda não estão acostumados a lidar (mesmo hoje não sendo um bixo de 7 cabeças)
 

mega gorila

Bam-bam-bam
Mensagens
544
Reações
1.364
Pontos
333
Para os que gostam dos portáteis e videogames retro, quem tiver tempo (além de grana) e paciência, vai dar para botar e rodar neste "Gabe Gear" praticamente toda a biblioteca de games da Nintendo (do NES ao Swich), fora levar de bonus as bibliotecas do PSOne, PSP e provavelmente PS2.

Realmente muito interessante :kpensa

uf5Qx2.jpg
O bixo vai rodar até ps3,fora os de ps4 que estão sendo portados pro PC
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.356
Reações
175.918
Pontos
2.234
Com todo esse hype no Steam Deck, só consigo pensar que o problema dos outros PCs portáteis foi o marketing.

Nem foi.

Digo, claro que marketing é uma coisa, mas o hardware disponível tava longe de um nível aceitável de TDP, consumo e potência pra esse tipo de aplicação, e, por conta disso, só uma ou outra empresa maluca se metia e o preço era alto por falta de volume.

Agora a AMD tem APUs realmente interessantes e uma empresa com capacidade pra encomendar em volume entrou na fita.

No duro, a primeira vez que acontece de ter chance de dar certo é agora.
 

mega gorila

Bam-bam-bam
Mensagens
544
Reações
1.364
Pontos
333
Com todo esse hype no Steam Deck, só consigo pensar que o problema dos outros PCs portáteis foi o marketing.
Os outros não tem chance pq são feitos de forma praticamente independente, agora como a valve é uma Impresa grande o Hype foi lá pra cima,acompanho esse tipo de portátil desde o primeiro gpd win,sempre vi potencial,tô torcendo que seja um sucesso e outras empresas entrem na brincadeira
 
Topo Fundo