ExCaixista
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Pelo menos 25% de todos os consoles PS5 em circulação nunca foram usados.
Como os detalhes de um troféu específico para um jogo PS5 exclusivo revelam o número de consoles que acumulam poeira. Depois de seis meses sendo insultado por consoles parados nos estoques dos cambistas, parei de ser teimoso.
ichi.pro
Como os detalhes de um troféu específico para um jogo PS5 exclusivo revelam o número de consoles que acumulam poeira.
Depois de seis meses sendo insultado por consoles parados nos estoques dos cambistas, parei de ser teimoso. Eu comprei meu console pelo custo premium - uma margem de lucro de cerca de 50% do MSRP. Após a compra, meu único arrependimento foi não ter feito isso antes. Sou fã do PlayStation há muito tempo; desde que entraram no mercado com o PS1. De acordo com os resumos anuais dos jogadores da Sony, registrei cerca de 2.000 horas de jogos em sistemas PS todos os anos nos últimos três anos, então era fato que eu estava ansioso para comprar um PS5 o mais próximo possível do lançamento.
Eu esperava que a atual pandemia afetasse as linhas de produção e, portanto, sabia que seria difícil garantir uma pré-encomenda para o sistema. No entanto, no início de 2020, a Sony enviou um link para um “site oficial de pré-venda” para os jogadores expressarem seu interesse em comprar um PS5; tudo o que era necessário era inserir uma informação - um Playstation Network ID. Naquele momento, havia um lampejo de esperança - se a Sony fosse usar os dados do meu PSN ID da mesma forma que a maioria dos “programas de fidelidade” o fazem, parecia que eu teria uma vantagem em ser escolhido. Embora não estivesse claro quais critérios a Sony usaria, eu senti que tinha todas as bases cobertas. Anos de assinatura em serviços PS, como PlayStation Plus ou PlayStation Now? Verificar. Total de horas jogadas? Verificar. Total gasto na loja PS? Verificar.
A Sony nunca esclareceu como fariam essa seleção e, no final das contas, independente dos critérios, eu não fui escolhido. Talvez eu tenha assumido injustamente meu status de “elite” no PSN, ou talvez a Sony tenha me rotulado de um otário que iria comprar o sistema, não importa o quanto eles me arrastassem pela sujeira. Na verdade, poderíamos fantasiar sobre muitos motivos, mas, na verdade, isso pode estar dando muito crédito à Sony. Sem quaisquer detalhes da fonte, o processo provavelmente era apenas um sistema de loteria primitivo, que apenas fazia uma seleção aleatória daqueles que haviam se inscrito.
Quando o dia do lançamento chegou e passou, eu ainda estava de mãos vazias, frustrado porque os cambistas haviam recolhido uma grande parte dos sistemas. A tendência era inquietante - uma coisa é uma pessoa adquirir um único PS5 e decidir vendê-lo, mas estava claro que algumas pessoas faziam parte de uma iniciativa sistemática maior para comprar todos os sistemas e aumentar o preço. Mesmo que eu pudesse facilmente justificar quase qualquer preço pelo PS5, por princípio, decidi adiar minha compra; quem era eu para deixar alguém se aproveitar de mim! Durante os últimos meses, eu tinha ficado mais irritado, pensando: “Quantos desses consoles estão parados, fechados e sem uso?”Há algum dado concreto disponível que eu possa usar para dar uma resposta razoável a essa pergunta? Bem, quase 24 horas depois de finalmente receber meu PS5, encontrei a resposta para minha pergunta.
Calculando Consoles Ativos
Os resultados financeiros do quarto trimestre da Sony, que vão de janeiro a março de 2021, foram publicados recentemente . O relatório detalha que a Sony vendeu 3,3 milhões de unidades de PS5 em todo o mundo durante o trimestre, e adicionando esta contagem às vendas do trimestre de lançamento de 4,5 milhões, cerca de 7,8 milhões de PS5s foram vendidos no total. Claro, isso é no início de maio de 2021, o que significa que, sob uma premissa linear, devemos esperar que mais 1–1,2 milhões de PS5s tenham sido vendidos em abril, trazendo o total para perto de 8,9 milhões .
Para descobrir quantos consoles estavam acumulando poeira em um canto esperando para serem vendidos em vez de serem usados pelos jogadores, um cenário “Minha vida no PS4” precisaria ocorrer. Se você não está familiarizado com este evento, você pode encontrar mais informações neste Tópico do Reddit . Uma explicação rápida é que o PS4 lançou estatísticas personalizadas para os jogadores em seus jogos principais, explicando quantas pessoas haviam conquistado um troféu específico. Com esse conhecimento e as porcentagens de conquistas da rede PS, qualquer pessoa poderia calcular o total de jogadores para qualquer jogo utilizando uma fórmula simples:
Embora não tenha havido um evento generalizado como este para jogos PS5, existe atualmente uma maneira de calcular o número total de usuários para um dos títulos de lançamento, Astro's Playroom. O Playroom do Astro é especificamente intrigante porque não só é indiscutivelmente um dos cinco principais exclusivos disponíveis atualmente, mas porque está incluído gratuitamente em todos os consoles. A Sony queria provar as capacidades do controlador PS5 com este título e, na minha opinião, o Playroom do Astro fez um trabalho exemplar ao colocar esses recursos em exibição. No entanto, o PlayStation parecia revelar algo diferente durante o Playroom de Astro - o número total de jogadores em todo o mundo interagindo com o jogo. Podemos calcular esse valor de maneira semelhante à fórmula “My PS4 Life”, observando a porcentagem de conclusão de um troféu específico para o jogo:
Agora, é claro, uma porcentagem não tem sentido, a menos que tenhamos um número absoluto para acompanhá-la; infelizmente, o Astro's Playroom tem uma estatística de classificação mundial que está disponível publicamente. Se o seu tempo estiver próximo de 7 minutos, você pode navegar para cima ou para baixo para encontrar o limite para as condições do troféu. Infelizmente, o sistema de classificação só permitirá que você role +/- 1000 lugares em relação à sua posição atual antes de redefinir, mas se você chegar perto o suficiente das 7:00, como pude, obterá o número exato de pessoas que se encontraram os requisitos para o troféu.
Infelizmente, minha captura de tela não é a transição das 7h00 às 7h00, mas sim das 7h00 às 6h59,99, e como já melhorei meu tempo, não é mais uma opção voltar ao limiar através da navegação. No entanto, eu havia anotado o número de pessoas que atingiram 7h00, que foi apenas um pouco mais do que o que consegui mostrar na imagem: 349.095 jogadores . Se juntarmos esta informação com a porcentagem do troféu, podemos calcular o número total de jogadores. Tecnicamente, devido ao arredondamento, os 6,0% representados nos detalhes do troféu podem variar de 5,95% a 6,05%. Usando a fórmula acima, podemos calcular o intervalo total de jogadores mundiais para a sala de jogos do Astro:
Voltando à nossa estimativa anterior do total de PS5s que a Sony distribuiu até abril de 2021, podemos ter uma ideia aproximada de qual porcentagem de consoles jogou o Astro's Playroom dividindo o intervalo acima por 8,9 milhões:
Agora, vamos fazer uma pausa por um segundo; embora possamos obter uma gama bastante estreita do número de jogadores para o jogo em si, descobrimos algo maior? Afinal, dado que Astro's Playroom é um dos melhores jogos exclusivos para PS5 e grátis, não é tão estranho esperar que quase todos os donos de PS5 o tenham pelo menos experimentado. Todos eles seriam incluídos na contagem mundial de jogadores e nas porcentagens de troféus. A contagem de jogadores em todo o mundo para o Astro's Playroom representa o número de jogadores do PS5 no total? Isso significa que cerca de um em cada três consoles está parado, sem uso?
Ajuste para suposições
Claro, fazer uma declaração ousada como a acima requer várias suposições, então vamos mergulhar nelas:
# 1: Todos que possuem um console PS5 jogaram Astro's Playroom
A afirmação é otimista e nos leva a subestimar o uso de consoles PS5, mas em que grau? Precisamos de uma maneira decente de aproximar a porcentagem de usuários que possuem um PS5 que jogaram o Astro's Playroom. Felizmente, PSNProfiles , um site que atua como um repositório para rastreamento de troféus e tabelas de classificação, tem alguns números para nos ajudar a aprimorar uma aproximação. Embora este site contenha apenas um subconjunto de usuários PSN, especificamente aqueles que adicionaram seu nome de usuário para serem rastreados pelo site, devemos obter um indicador decente extrapolando as porcentagens daqui para um público mais amplo. Se olharmos para as tabelas de classificação do PS5 no site, podemos ver que a partir de 4 de maio de 2021, 87.239 usuários receberam pelo menos um troféu no PS5. Se combinarmos essa estatística com o número deProprietários de jogos do Astro's Playroom , 73.960, podemos ver 18% a mais de usuários PSNProfiles que receberam um troféu por qualquer jogo do que aqueles que interagiram com o Astro's Playroom. Podemos usar essa porcentagem para ajustar nossos números específicos do jogo para uma melhor representação no nível do console.
Se escalarmos nossas porcentagens anteriores em 1,18, nossos números de uso do console serão de aproximadamente 77%. Observe que existem algumas suposições adicionais incluídas neste cálculo. A primeira é que a amostra de usuários de PSNProfiles representa toda a população para essa estatística de modificação. Embora um efeito de seleção esteja presente no tipo de usuário que PSNProfiles rastreia, eu não esperaria que essas diferenças afetassem o cálculo acima de forma significativa. A segunda suposição é que receber pelo menos um troféu é um indicador de que você está usando o console. Mesmo que a maioria das pessoas não busque explicitamente os troféus, quase todos os jogos têm pelo menos um troféu básico indicando que você completou um prólogo, primeira missão ou algo trivial. Portanto,devemos esperar que se alguém teve uma interação significativa com seu console PS5, eles receberam naturalmente pelo menos um troféu.