O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Relatório Fiscal Sony Q1 FY2021 | PS5: 10,1m (LTD), PS4: 116,4m (LTD) e melhor receita para um Q1 na história

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.452
Reações
8.853
Pontos
353
Esse forum nunca falha qualidade = venda, enfim segue o bonde, uma árvore caindo na amazonia emite som se a pessoa daqui não a pode ouvir
recomendo não deixarem sentimentos invadir analise. Debati com um sobre o n64 o cara tinha ranço do console derivado de uma experiência pessoal , e deixa isso, essas questões pessoais entrar na analise.

PS3 teve mais acertos que erros por mais que desejem pinta-lo como fracasso, a primeira metade da vida do console é uma parte e não pode tapar o todo.
Mas o PS3 vendeu "pouco" justamente pela quantidade incontável de erros da Sony, principalmente no que diz respeito a precificação do primeiro modelo e problemas de projeto mesmo.

Olha o que era a página da PSN no início, jogar online no PS3, o controle original, YLOD, falta de games no início... fora um dos principais problemas : a dificuldade que os desenvolvedores tinham para desenvolver jogos para a plataforma. O kit de desenvolvimento do PS3 era deveras complexo, de modo que praticamente todos os multiplataformas rodavam melhor no 360, mesmo o PS3 sendo mais poderoso, tendo em vista que os multis no PS3 eram meros ports(se minha memória não estiver me enganando).

O PS3 foi um grande erro da Sony, e ela sabe disso. Tudo que eles erraram no PS3, eles acertaram no PS4. Até mesmo a mensagem que a empresa passava era outra : foi de um "The PS3 is not a game machine" no PS3 para "This is for the players" no PS4. A abordagem foi completamente diferente.

Como eu disse antes: o PS3 foi fruto de um surto megalomaníaco da Sony. Ainda bem que ela aprendeu com os erros.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
PS3 teve mais acertos que erros por mais que desejem pinta-lo como fracasso, a primeira metade da vida do console é uma parte e não pode tapar o todo.

PS3 é um exemplo de como NÃO se lançar um console.

A precificação foi absolutamente descabida e com um subsidio irreal, o controle teve um downgrade que a Sony tentou passar como limitação tecnológica quando na verdade não queria pagar licença de tecnologia, a transição de estudios foi lenta e isso fez com que os jogos demorassem a sair, a PSN era gratuita, mas era superlotada de problemas (basta saber que com um PS3 com HD de 80 Gb era impossível comprar o Uncharted 2 digital), o console tinha graves problemas de design e teve que lidar com YLOD e, ao contrário da M$, a Sony não se moveu para ajustar a garantia frente a esta ridicula falha de projeto.

E não para por ai, tem o caso do péssimo sistema do console que gerou o famigerado ApocaliPS3 e teve processo e Sony teve que ressarcir geral. Em suma, a Sony não projetou um console, ela cagou um, com o tempo ela foi ajustando e resolvendo os problemas que acabaram gerando o excelente PS4, mas foi um parto.

Claro que no meio teve coisa boa, foi lá que os estudios ocidentais ganharam corpo, por exemplo, mas no geral foi um trabalho muito ruim. Não é sem motivo que é uma geração que não deu lucro para a Sony e teve a façanha de perder um mercado que ela tinha o dobro da fatia que seus concorrentes somados.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.916
Reações
13.981
Pontos
803
Mas o PS3 vendeu "pouco" justamente pela quantidade incontável de erros da Sony, principalmente no que diz respeito a precificação do primeiro modelo e problemas de projeto mesmo.

sim está correto. Mas falta algumas lapidações sem elas as coisas viram anacrônicas por exemplo o ps2 era mais caro que o teto para console a época, o n64 tornou o novo normal para um console 199, não era natural pagar 299 mas o dvd e tal valia a pena, a estratégia do blu ray é a mesma coisa empregada pelo ps2 ips e lips, tornava o console caro de inicio mas valia a pena o retorno em vendas, e isso não ocorreu e não ocorreu porque ? o dvd ainda era massivamente usado o povo comprava filme 480p de boa e upscalava, não era tão ruim, porém sabiam que o blu ray era melhor... só que na hora de migrar para o blu ray, veio a digitalização dos filmes pela web, tudo isso vai minando a estratégia, o foco no processador era natural mas o mercado mudou para a GPU e a sony foi pega com as calças curtas, no geral, no mas acertos que erros sobretudo nos games que hoje ditam a vitória da empresa e o Blu ray venceu a disputa da mídia e está aí até hoje inclusive com a MS usando.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.452
Reações
8.853
Pontos
353
sim está correto mas não totalmente falta algumas lapidações por exemplo o ps2 era mais caro que o teto para console a época, o n64 tornou o novo normal para console 199, não era natural pagar 299 mas o dvd e tal valia a pena, a estratégia do blu ray é a mesma coisa, tornava o console caro mas valia a pena o retorno em vendas, e isso não ocorreu e não ocorreu porque ? o dvd ainda era massivamente usado o povo comprava filme 480p de boa e upscalava, porém sabiam que o blu ray era melhor só que na hora de migrar para o blu ray, veio a digitalização dos filmes pela web, mas no fim o Blu ray venceu e está aí até hoje inclusive com a MS usando.
Tu estás extremamente equivocado em sua análise, mas não estou com saco de discutir.

Os fatos estão aí pra todos verem : PS3 foi o pior console da Sony, disparado. Quem diz isso? Todo mundo, desde o próprio mercado, até analistas, críticos, desenvolvedores... O fato do console ter uma boa biblioteca de jogos e alguns outros trunfos não exclui a quantidade de cagadas e erros de projeto.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
sim está correto. Mas falta algumas lapidações sem elas as coisas viram anacrônicas por exemplo o ps2 era mais caro que o teto para console a época, o n64 tornou o novo normal para um console 199, não era natural pagar 299 mas o dvd e tal valia a pena, a estratégia do blu ray é a mesma coisa empregada pelo ps2 ips e lips, tornava o console caro de inicio mas valia a pena o retorno em vendas, e isso não ocorreu e não ocorreu porque ? o dvd ainda era massivamente usado o povo comprava filme 480p de boa e upscalava, não era tão ruim, porém sabiam que o blu ray era melhor... só que na hora de migrar para o blu ray, veio a digitalização dos filmes pela web, tudo isso vai minando a estratégia, o foco no processador era natural mas o mercado mudou para a GPU e a sony foi pega com as calças curtas, no geral, no mas acertos que erros sobretudo nos games que hoje ditam a vitória da empresa e o Blu ray venceu a disputa da mídia e está aí até hoje inclusive com a MS usando.

Não, a migração não veio no auge do PS3. Filmes de Bluray eu assisti até o final da vida do console e isso indo em locadora, tanto que na análise do SO do PS4 na época do lançamento eu reclamei da falta de suporte do 3D em filmes.

Da mesma forma não dá para vender console com base no extra. Quando o PS3 foi lançado e até quando eu comprei não havia opção mais barata de Bluray no mercado, só que isso não justificava o preço do console para grande parte dos consumidores.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.916
Reações
13.981
Pontos
803
PS3 é um exemplo de como NÃO se lançar um console.

A precificação foi absolutamente descabida e com um subsidio irreal, o controle teve um downgrade que a Sony tentou passar como limitação tecnológica quando na verdade não queria pagar licença de tecnologia.

Claro que no meio teve coisa boa, foi lá que os estudios ocidentais ganharam corpo, por exemplo, mas no geral foi um trabalho muito ruim. Não é sem motivo que é uma geração que não deu lucro para a Sony e teve a façanha de perder um mercado que ela tinha o dobro da fatia que seus concorrentes somados.

ps3 é um ps2, se não entender isso não entendeu nada.

Tudo estava certo, o ponto chave é que o mercado mudou, não aceitou preço crescente, foco saiu do cpu para o gpu e o blu ray mesmo se afirmando foi delapidado pelos filmes digitais e a sobrevida do dvd. Depois tu ler mais e faz a analise, saindo do senso comum do ''é ruim e pronto''.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.916
Reações
13.981
Pontos
803
PS3 vendeu mal porque custava 600 dólares. Se resume a isso. Um Playstation é sempre um dos mais caros ou o mais caro de uma geração pela maior parte do tempo, mas tudo tem limite, dava pra comprar dois XBoxes 360 versão base + um game com o preço de um PS3, a Sony errou na precificação, porque errou no projeto

Fora isso, com o andar da carruagem e equilíbrio de valor, acabou findando praticamente como um Playstation “normal”, sem o excedente de venda pós-sucessor, o videogame vendeu mais que o 360 launch alligned desde o Day One

É isso mesmo, só que ela não ''errou' no preço porque ''errou'' no projeto porque não há erro de nada só decisões, ela precisava tornar o blu ray popular e decidiu/escolheu fazer isso as custa de vendas do Playstation 3. Ela imaginou que conseguiria vender alguns por centos a mais com o preço de 600 antes de fazer o corte mas o povo não abraçou. PS2 deu o substrato para ela segurar a onda até onde pode para fazer um corte decente nos preços. Seja como for o blu ray está aí, é a mídia do ps5 inclusive.
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.222
Reações
9.125
Pontos
353
Assinaturas psplus estão maiores se comparar ao mesmo período ( menor se compara ao último)

204230

204228


 
D

Deleted member 248528

Errado, não confunda shipped com vendido, um é a quantidade que a Sony enviou as lojas o outro é quantos consoles de fato foram vendidos. O PS5 atingiu a marca de 10 milhões 3 semanas na frente do PS4, isso porque seu sell-through é bem maior hoje (PS5 chega e vende).

Da mesma forma, você está comparando coisas diferentes. Esqueça 2020, ano de pandemia todo mundo cresceu fora dos padrões, mas o fato de ano de introdução de console, quando há subsídio, a empresa não só ficar no vermelho como lucrar a nível de ano no auge da geração anterior é surreal. É algo antes que só a Nintendo conseguia fazer e mesmo assim com ressalvas.

Eu só estou observando os números absolutos. Não estou entrando nesses detalhes.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
Not so simple, I guess. Tu tem que juntar as vendas de PS4 e One pra bater as vendas do PS2, e nessa nova gen, tudo indica que a MS vai vender bem mais consoles que na gen passada, logo o público será mais disputado.

Além disso, o PS2 tinha a questão da pirataria também. Quantas pessoas aqui do fórum teriam tido um PS2 na época se não fosse a pirataria, por exemplo?

Eu sei lá, falo isso sem embasamento nenhum, porque nunca paro pra ficar analisando essas projeções e números. Tudo que estou falando aqui é na base do achismo e de mera percepção, mas acredito que seja quase impossível o PS5 passar o número de vendas do PS2.
faz sentido o role da pirataria, também falei sem embasamento.. só achismos de minha parte

vamos ver como vai ser
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
Assinaturas psplus estão maiores se comparar ao mesmo período ( menor se compara ao último)

Foi o que falei em outro tópico sobre a bolha da pandemia. Galera tinha a ilusão que o crescimento seguiria o mesmo ritmo, mas não tem como manter a loucura que foi o meio do ano passado, a própria Netflix teve uma queda monstruosa no aumento de assinantes e a justificativa que usaram é justamente que todo mundo que queria assinar este ano e no próximo ano, já assinou em 2020 de uma vez.

Então estes números de receita devem se manter devido ao crescimento das vendas digitais em relação as fisicas, mas o número de games vendidos deve seguir esta tendência de queda.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.459
Reações
5.943
Pontos
453
Já que estamos sendo todos mães diná aqui vou deixar o meu take:

Sony vai ganhar da M$ por pouco nessa gen, com uma diferença entre 10m ~ 20m de unidades, mas a M$ vai lucrar bem mais e no final da gen os sonhistas e os caixistas vão estar se degladiando ainda mais com um lado dizendo que lucro importa mais e o outro dizendo que vendas importam mais.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.779
Reações
104.920
Pontos
2.419
Menos envios que o PS4 até junho de 2014, a Sony está com dificuldade mesmo em produzir consoles, pelo visto a escassez vai longe.

E o PS4 praticamente morreu, tinha gente que chegou a achar que podia se aproximar do PS2. A Sony nem o preço do console baixou, ela simplesmente quer matar ele logo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.779
Reações
104.920
Pontos
2.419
É isso mesmo, só que ela não ''errou' no preço porque ''errou'' no projeto porque não há erro de nada só decisões, ela precisava tornar o blu ray popular e decidiu/escolheu fazer isso as custa de vendas do Playstation 3. Ela imaginou que conseguiria vender alguns por centos a mais com o preço de 600 antes de fazer o corte mas o povo não abraçou. PS2 deu o substrato para ela segurar a onda até onde pode para fazer um corte decente nos preços. Seja como for o blu ray está aí, é a mídia do ps5 inclusive.

Cara, o Ken Kutaragi foi demitido. O projeto do PS3 foi uma aberração, o subsídio era enorme e isso já cobrando um preço insano de $600 dólares.

Mesmo querendo empurrar o Blu-Ray, desenvolver um console tão caro e achar que daria certo foi uma insanidade. Peter Moore mesmo disse que foi festa na Microsoft quando a Sony anunciou o preço do PS3.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.641
Reações
23.423
Pontos
803
Já que estamos sendo todos mães diná aqui vou deixar o meu take:

Sony vai ganhar da M$ por pouco nessa gen, com uma diferença entre 10m ~ 20m de unidades, mas a M$ vai lucrar bem mais e no final da gen os sonhistas e os caixistas vão estar se degladiando ainda mais com um lado dizendo que lucro importa mais e o outro dizendo que vendas importam mais.


Pouco provável que termine de forma significativamente diferente dessa gen que se findou. O Xbox não é uma marca internacional, se restringe aos EUA e UK, e aí mora o problema, porque eu junto as peças, e vejo que com isso que ela tem não vai. Acredito que ela vai ir pior no UK com os Series do que foi com o One nos números relativos com o Playstation, tudo está me levando a acreditar que sim, a Microsoft está nesse momento perdendo território no Reino Unido, está 2:1, e recuperá-lo pode ser muito confuso.

Nos EUA, o único outro lugar do mundo onde há enfrentamento digno, a marca não vai retomar a dianteira que teve na Gen 7, deve terminar mais ou menos como a Geração 8, uns 4-5 milhões de vantagem para a plataforma da Sony, a Micro precisaria recuperar o que perde no UK ali, mas vai fechar atrás também

No resto do mundo, a tendência do Playstation 5 é ir melhor que foi com o PS4, Europa Continental, China e inclusive Japão. Sim, acho que o PS5 vende mais que o PS4 no Japão.


Entretanto, dada a difusão de atividades e diversificação de maneiras de negociar, PCs, Cloud, Gamepass pra todo lado, a Microsoft pode chegar a faturar mais que a Sony num futuro mais remoto.

Faturar

"Lucro", conforme você disse, probabilidade baixa, provavelmente a divisão é marginalmente lucrativa hoje, pra tomar a dianteira de bilhão + bilhão, tem muito chão. Vamos ver se a estratégia de subsidiar software se paga.

Acho que as chances melhores da Microsoft serão na Geração 10, PS6 vs Xbox Insira Aqui um Nome Horrível. Isso se a Microsoft ou mesmo a Sony lançarem hardware físico quando for a época

A Microsoft pode vender mais consoles com o Series, acho que essa geração ganhou 2 anos a mais além do plano por causa da pandemia, mas a Sony também parece que vai vender mais, e a distância que os separa acredito que se manterá
 
D

Deleted member 248528

Pouco provável que termine de forma significativamente diferente dessa gen que se findou. O Xbox não é uma marca internacional, se restringe aos EUA e UK, e aí mora o problema, porque eu junto as peças, e vejo que com isso que ela tem não vai. Acredito que ela vai ir pior no UK com os Series do que foi com o One nos números relativos com o Playstation, tudo está me levando a acreditar que sim, a Microsoft está nesse momento perdendo território no Reino Unido, está 2:1, e recuperá-lo pode ser muito confuso.

Nos EUA, o único outro lugar do mundo onde há enfrentamento digno, a marca não vai retomar a dianteira que teve na Gen 7, deve terminar mais ou menos como a Geração 8, uns 4-5 milhões de vantagem para a plataforma da Sony, a Micro precisaria recuperar o que perde no UK ali, mas vai fechar atrás também

No resto do mundo, a tendência do Playstation 5 é ir melhor que foi com o PS4, Europa Continental, China e inclusive Japão. Sim, acho que o PS5 vende mais que o PS4 no Japão.


Entretanto, dada a difusão de atividades e diversificação de maneiras de negociar, PCs, Cloud, Gamepass pra todo lado, a Microsoft pode chegar a faturar mais que a Sony num futuro mais remoto.

Faturar

"Lucro", conforme você disse, probabilidade baixa, provavelmente a divisão é marginalmente lucrativa hoje, pra tomar a dianteira de bilhão + bilhão, tem muito chão. Vamos ver se a estratégia de subsidiar software se paga.

Acho que as chances melhores da Microsoft serão na Geração 10, PS6 vs Xbox Insira Aqui um Nome Horrível. Isso se a Microsoft ou mesmo a Sony lançarem hardware físico quando for a época

A Microsoft pode vender mais consoles com o Series, acho que essa geração ganhou 2 anos a mais além do plano por causa da pandemia, mas a Sony também parece que vai vender mais, e a distância que os separa acredito que se manterá

Para cada 100 Playstation 5 vendidos no mundo, a Microsoft está vendendo 65 Xbox. A diferença será bem menor do que na geração PS4 / Xbox One.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.916
Reações
13.981
Pontos
803
Mesmo querendo empurrar o Blu-Ray, desenvolver um console tão caro e achar que daria certo foi uma insanidade. Peter Moore mesmo disse que foi festa na Microsoft quando a Sony anunciou o preço do PS3.

até onde eu sei deu certo, mas tu é caixista não vai entender ou aceitar as explicações.
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.222
Reações
9.125
Pontos
353
Para cada 100 Playstation 5 vendidos no mundo, a Microsoft está vendendo 65 Xbox. A diferença será bem menor do que na geração PS4 / Xbox One.

É uma diferença boa...

Agora sobre as vendas do PS5 comparado ps4

PS5 foi o console mais rápido chegar às 10 milhões

  • PS4 10,4 milhões enviados no final de julho / 10 milhões vendidos em meados de agosto.

  • PS5 10.1 enviado no final de julho / 10 milhões vendidos em meados de julho.
O PS4 tinha pelo menos 500 mil unidades nas prateleiras para venda no varejo.

PS5 quase nenhum.


 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
Para cada 100 Playstation 5 vendidos no mundo, a Microsoft está vendendo 65 Xbox. A diferença será bem menor do que na geração PS4 / Xbox One.

Agora é impossível fazer análise. Tirando o Series S que está com um sell-through dentro da normalidade, PS5 e Series X estão vendendo o que as empresas conseguem produzir, então não é preciso fazer esforço.

A disputa vai começar mesmo quando as coisas normalizarem, provavelmente no fim do ano início do ano que vem. É neste momento que system seller fará diferença e a vitória passa pela produção forte de jogos exclusivos, sejam eles vendendo gamepass ou em unidades.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.263
Reações
2.648
Pontos
703
todo mundo sabe que o ps5 vai vender igual ao ps4, e isso é excelente, mas não esperem nada muito diferente disso;
 
D

Deleted member 248528

É uma diferença boa...

Agora sobre as vendas do PS5 comparado ps4

PS5 foi o console mais rápido chegar às 10 milhões

  • PS4 10,4 milhões enviados no final de julho / 10 milhões vendidos em meados de agosto.

  • PS5 10.1 enviado no final de julho / 10 milhões vendidos em meados de julho.
O PS4 tinha pelo menos 500 mil unidades nas prateleiras para venda no varejo.

PS5 quase nenhum.




A Sony distribuiu 3.40 milhões de Playstation 4 no trimestre Julho~Setembro de 2014. Como o PlayStation 5 já está um pouco atrás, a empresa vai precisar distribuir 3.70 milhões esse ano, no mesmo período, para manter o ritmo da geração anterior. É um número elevado, será que ela vai conseguir?
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Para cada 100 Playstation 5 vendidos no mundo, a Microsoft está vendendo 65 Xbox. A diferença será bem menor do que na geração PS4 / Xbox One.
Errada a informação, não temos números oficiais da MS e segundo o próprio Ahmad que participou da galera que fez a estimativa de 6,5 milhões, essa estimativa foi feito para retail, ou seja, não é o console vendido ao consumidor final.

E ele mesmo levantou a possibilidade de termos um 2:1, ou bem perto disso se levar em conta a estimativa dele.

O máximo que você pode falar é que para 100 PS5 vendido para o consumidor final a MS enviou 65 paras as lojas (e não vendeu todas).
 
D

Deleted member 248528

Errada a informação, não temos números oficiais da MS e segundo o próprio Ahmad que participou da galera que fez a estimativa de 6,5 milhões, essa estimativa foi feito para retail, ou seja, não é o console vendido ao consumidor final.

E ele mesmo levantou a possibilidade de termos um 2:1, ou bem perto disso se levar em conta a estimativa dele.

O máximo que você pode falar é que para 100 PS5 vendido para o consumidor final a MS enviou 65 paras as lojas (e não vendeu todas).

Essa questão de distribuídos x vendidos será esclarecida nos próximos trimestres. Vamos ver se a Microsoft vai aumentar, manter ou diminuir a sua produção, especialmente com Halo vindo aí.
 

osfelas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.549
Reações
10.744
Pontos
1.424
O matemático é engraçadinho e tal, mas fico impressionado como vocês ainda perdem tempo com ele.

O cara não sabe nem ler
Porra os caras não aprendem meu, todo tópico mesma m**** ignorem logo

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.779
Reações
104.920
Pontos
2.419
até onde eu sei deu certo, mas tu é caixista não vai entender ou aceitar as explicações.
Deu certo pro Blu-Ray, pro Playstation deu erradissimo e isso custou bilhões em prejuízo além de grande perda de marketshare.

Nenhuma empresa planejaria sacrificar um produto dessa forma, foi um erro e cortaram a cabeça do Kutaragi por isso.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.774
Reações
11.006
Pontos
1.479
Hora de tirar meu jaleco de designer digital e colocar o jaleco de especialista em dados contábeis...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.916
Reações
13.981
Pontos
803
Deu certo pro Blu-Ray, pro Playstation deu erradissimo e isso custou bilhões em prejuízo além de grande perda de marketshare.

Nenhuma empresa planejaria sacrificar um produto dessa forma, foi um erro e cortaram a cabeça do Kutaragi por isso.

novamente tu estas seguindo o angulo errado, por exemplo o xbox também amargou perdas de bilhões durante o período, teve muito mais problemas mas tu o pinta como sucesso. Como disse, qualquer analise precisa que a gente se distancie do objeto se não levamos os sentimentos junto.
 
Topo Fundo