O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já pensou na morte? Nem tente, porque o cérebro protege-nos dessa verdade

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Estudo realizado por cientistas israelitas revela que o cérebro tem um mecanismo de defesa em relação à morte e impede que se pense nela

image.jpg


A morte é o que temos de mais certo" refere o ditado português. É um facto, mas daí a conseguir pensar na morte vai um grande passo. Mesmo que se tente, nem sempre se consegue. Tudo porque, sabe-se agora através de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bar Ilan, em Israel, o cérebro tem um mecanismo de defesa que nos protege do medo existencial da morte. O estudo será publicado na NeuroImage no próximo mês.

"Temos esse mecanismo primordial que significa que, quando o cérebro obtém informações associadas à morte, algo nos diz que não devemos acreditar".


-



Ou seja, o cérebro tenta proteger-nos de pensamentos sobre a nossa da morte. Porquê? Porque é crucial não pensar na morte para vivermos no presente.


A proteção pode ser ativada no início da vida à medida que as nossas mentes se desenvolvem e percebemos que a morte chega a todos, até a nós. "No momento em que adquirimos a capacidade de olhar para o nosso futuro, percebemos que num momento qualquer iremos morrer e nada há que se possa fazer em relação a isso", explica Dor-Ziderman.

Mas isto, sublinha o cientista, é contra natura, porque aquilo que pretende o nosso organismo biológico é lutar para nos manter vivos. De acordo com o que explica o jornal, a equipa de investigadores desenvolveu um teste para captar sinais de surpresa no cérebro para saber como este reage aos pensamentos sobre a morte.

O estudo foi feito com voluntários que aceitaram que a sua atividade cerebral fosse monitorizada. Várias palavras relacionadas com a morte, como funeral ou enterro, e os rostos das pessoas que estavam a ser monitorizadas eram projetados numa tela para registarem as reações. Os cientistas descobriram que se o rosto de uma pessoa brilhasse junto deste tipo de palavras o cérebro desligava "o seu mecanismo de previsão, recusando assim vincular aquela pessoa à morte".

Avi Goldstein, outro dos investigadores deste estudo, referiu que tal "sugere que o cérebro nos protege de ameaças existenciais, mesmo que conscientemente pensemos na ideia de que vamos morrer. É como se o cérebro se fechasse em relação às previsões sobre a nossa morte, categorizando tais informações como se pertencessem a outras pessoas e não aos próprios. "

Dor-Ziderman acrescentou: "Não podemos negar racionalmente que vamos morrer, mas pensamos nisso mais como algo que acontece só com outras pessoas."

 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Já pensei demais nisso, tenho a impressão que mesmo que a gente "saiba" que vai morrer, nós simplesmente não acreditamos, é só da boca pra fora, o cérebro não consegue assimilar essa informação como fato, apesar de todos insistirem que sim. O pior que pode acontecer com um ser vivo é morrer, esse é o pior cenário, mas o pior cenário é o destino de todo mundo e é raro ver alguém surtando por conta disso, muito interessante..

Outro argumento, o medo de falar em público é maior do que o medo da morte (????), como isso tem lógica? Cada dia fico mais impressionado em como a mente funciona
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.580
Reações
43.301
Pontos
1.003
Já cansei de pensar quando iria morrer, o fato é que isso é um pensamento como todos os outros que vem e vão, normal.

Mas quando criança tem um negocio desse mesmo, é loco.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
9.467
Pontos
1.454
Porra, ta ai algo que eu nunca parei pra pensar - "quando vou morrer" - lol

Eu penso no futuro sim, mas planos, o que quero, penso no hoje, penso no passado, mas pensar na morte propriamente - por ser algo inevitável - por que cargas d'agua perder tempo com isso?

Você somente para pra pensar na morte quando ocorre perto de você - por ser natural - caso contrário, eu não vejo motivo algum para isso.

Tenho medo da morte - NÃO - tenho medo de sofrimento antes dela e ISSO foi o máximo que pensei a respeito.
 


dk120

Lenda da internet
Mensagens
42.018
Reações
95.594
Pontos
2.179
Não sei se foi bem isso que a pesquisa mostrou, mas já tinha percebido que quando tento imaginar meu velório e ou enterro a mente parece que trava mesmo. Parece que ela não consegue.

Acho que só conseguimos imaginar a própria morte de forma indireta, como na hora que fazemos seguro ou guardamos dinheiro para o futuro dos filhos. Mas pensar na própria morte diretamente, não rola.
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Eu nunca verei a morte, evito maiores detalhes porque o tópico não está na pasta que eu posso me expressar.
Mas a morte pra mim é lucro.
Pode ue, o tópico envolve pós morte, acho que não gostam é de política por aqui
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Não sei se foi bem isso que a pesquisa mostrou, mas já tinha percebido que quando tento imaginar meu velório e ou enterro a mente parece que trava mesmo. Parece que ela não consegue.

Acho que só conseguimos imaginar a própria morte de forma indireta, como na hora que fazemos seguro ou guardamos dinheiro para o futuro dos filhos. Mas pensar na própria morte diretamente, não rola.
Acho que o espanto que as pessoas tem quando veem alguém morto ou ficam sabendo mostra como a pesquisa tem base, pra gente é algo mega distante, o cérebro não ta familiarizado com aquilo, um mistério, não entende que em poucos anos vai passar pelo mesmo evento.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
Acho que tenho uma formação diferente nessa parte do cérebro, de verdade. A morte para mim sempre foi uma preocupação constante e uma fonte de horror absoluto que me afeta cada passo.

E era mais desesperador ainda quando eu via que as pessoas não davam a mesma importância ao assunto, até começar a entender que era algum tipo de restrição física. Minha teoria era que tinha algo a ver com a dificuldade humana em compreender o conceito de infinito.
 

interiorano

Bam-bam-bam
Mensagens
283
Reações
727
Pontos
268
Por isso, quando morre alguém próximo a nós, mesmo que esta pessoa esteja bem doente, é algo bem chocante porque nesse momento é esfregado na nossa cara o nosso futuro.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.293
Reações
44.653
Pontos
803
Praticamente impossível alguém nunca ter pensado, mesmo que superficialmente.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
9.467
Pontos
1.454
Acho que tenho uma formação diferente nessa parte do cérebro, de verdade. A morte para mim sempre foi uma preocupação constante e uma fonte de horror absoluto que me afeta cada passo.

Mas isto te restringe de alguma forma ? Digo, você entra na neura de que "não vou fazer isso por que posso morrer?" ou algo do tipo?

Minha teoria era que tinha algo a ver com a dificuldade humana em compreender o conceito de infinito.
Isto para quem acredita em continuidade, tenho pessoas próximas que simplesmente acredita que morreu - acabou! .... (eu sinceramente não tenho opinião formada sobre o assunto, como disse anteriormente eu não fico pensando)
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Acho que tenho uma formação diferente nessa parte do cérebro, de verdade. A morte para mim sempre foi uma preocupação constante e uma fonte de horror absoluto que me afeta cada passo.

E era mais desesperador ainda quando eu via que as pessoas não davam a mesma importância ao assunto, até começar a entender que era algum tipo de restrição física. Minha teoria era que tinha algo a ver com a dificuldade humana em compreender o conceito de infinito.
Seria você um...X MEN?
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Praticamente impossível alguém nunca ter pensado, mesmo que superficialmente.
Acho que ele não quis dizer isso na pesquisa, e sim sobre como pensamos, o cérebro é "programado" pra não entender que a morte é o fim, só entende superficialmente
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.135
Reações
20.527
Pontos
753
O tempo todo. Como vcs meninos acham que nós velhos conseguimos seguir em frente, mesmo sabendo que tem muito, muito, mas MUITO menos tempo pela frente do que já foi deixado pra trás? Nos socializando com a morte, e já vivendo em outra sintonia, com prioridades outras, nos harmonizando pacificamente com o fim que se avizinha.
Vcs hoje podem até me entender, intelectualizar, mas só vão intuir de verdade o que digo agora quando estiverem lá.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Eu gosto de pensar que eu tenho um controle grande sobre a minha vida e penso que quando eu decidir que vou morrer (seja por doença, idade, etc), eu vou morrer da forma que eu decidir (morte, nao suicidio).
Sabe quando voce esta no consultorio medico esperando a sua vez? Eu fico pensando em uma forma interessante de finalizar a minha vida, como dirigir pelas estradas mais perigosas o Brasil ou tentar constuir um aviao estilo 14 Bis.
Contanto que eu nao morra em um hospital, eu ficaria feliz.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
Mas isto te restringe de alguma forma ? Digo, você entra na neura de que "não vou fazer isso por que posso morrer?" ou algo do tipo?
Não exatamente dessa maneira, mas tudo o que eu faço é com a sensação de que é inútil, já que um dia será como se eu jamais tivesse existido e esses poucos anos de vida representam nada diante da eternidade. Sem contar a ansiedade por lembrar que a areia da ampulheta está acabando.

Isto para quem acredita em continuidade, tenho pessoas próximas que simplesmente acredita que morreu - acabou! .... (eu sinceramente não tenho opinião formada sobre o assunto, como disse anteriormente eu não fico pensando)
Aí é que está, eu costumo pensar que essas pessoas que aparentemente não se importam muito com o "morreu, acabou" tem alguma restrição em compreender o conceito de infinito, e no fundo imaginam a morte como um sono muito, muito longo. E isso torna o problema menos insuportável para elas.

Seria você um...X MEN?
Só se for daqueles X-MEN com uns poderes bem toscos que colocavam nas HQs para render umas piadas... :klol
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.047
Reações
12.491
Pontos
753
maxresdefault.jpg


É o que penso também.

Ficar pensando na morte é bobagem.

Ninguém fica pensando em respirar por exemplo pois é algo natural mas se ficar sem respirar morre.

A morte é algo natural pra todo ser vivo, se ninguém pensa em "preciso respirar" porque deveria ficar pensando "será que vou morrer hoje"?

Todo e tudo o que existe e ainda existirá no universo um dia irá acabar ou morrer então é como diz o Drago se morrer, morreu.

O importante não é a morte, mas sim o que se faz enquanto ainda se tem vida.

Morrer é o último ato da vida, quando vai ser não importa.
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Povo ta seriamente entendendo que o cérebro não consegue pensar sobre o conceito morte
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.394
Reações
51.303
Pontos
1.539
Ja pararam pra pensar que o unico ser vivo que tem essa ciencia de que vai morrer é o ser humano? Um cachorro não tem consciência de que ele vai morrer, o unico ser vivo que vive todo dia e para pra pensar "Um dia eu vou morrer" somos nós...
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.159
Pontos
453
no meu não funciona essa m**** aí,
por isso vivo no futuro e tenho transtorno de ansiedade generalizada
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.661
Reações
6.666
Pontos
819
Ja pararam pra pensar que o unico ser vivo que tem essa ciencia de que vai morrer é o ser humano? Um cachorro não tem consciência de que ele vai morrer, o unico ser vivo que vive todo dia e para pra pensar "Um dia eu vou morrer" somos nós...

Não sei se eles não sabem que vão morrer.... Tive alguns animais de estimação, que quando estavam proximos da morte, meio que provaram que sabiam que ia morrer....

Exemplo, um gato que nunca dormia com a gente e estava bem velha, no ultimo dia, ela veio dormir com a gente e no dia seguinte ela saiu de casa para morrer nos fundos...
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.264
Reações
10.153
Pontos
1.494
Ultimamente tenho pensado mais nisso, na morte. Tenho 35 anos e, imagino, tenho algumas décadas pela frente ainda, mas já não é a mesma coisa de quando eu tinha 15 anos, que eu ainda tinha a vida toda pela frente. A sensação agora é de que o tempo está acabando. Pessimismo? Sei lá:klol

Por outro lado, eu meio que já me acostumei com a ideia de que, em algum momento, tudo acabará em definitivo. A ideia da morte já não me assusta tanto quanto antes.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.067
Reações
52.787
Pontos
1.564
Já perdi mta gente nessa vida então não só penso como me considero uma pessoa "em paz" com isso. Digo sem problemas que não tenho MEDO da morte embora queira viver até quando por possível.

Memento Mori tá na moda por conta do boom do estoicismo nos últimos anos, mas eu pratico isso há mtos e mtos anos, e é o oposto do que o cientista aí fala. Para mim, refletir seriamente sobre minha mortalidade de tempos em tempos é como se eu estivesse "virando o timão" do barco "vida" para o que realmente importa e parando de perder tempo com o que não importa.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
9.467
Pontos
1.454
é com a sensação de que é inútil,
Minha opinião é apenas uma opinião - mas você tem que viver da melhor forma que você pode para viver bem consigo mesmo e ponto.

Sabe o termo - Carpe Diem - ENTÃO, é justamente isso.

Seguindo o seu pensamento - Ficar pensando/sentindo que tudo que você faz é inútil, TAMBÉM é inútil - logo, aproveite cada momento e esqueça a infinidade/eternidade.
 
Ultima Edição:

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.477
Reações
5.485
Pontos
994
Acho que o meu mecanismo veio com defeito, quando era criança as vezes entrava em pânico pensando na morte, podia estar tudo bem vendo algum desenho ou brincando e do nada vinha o pensamento e começava a chorar as vezes. Depois que cresci essas crises diminuíram bastante, mas desde que terminei a faculdade,as vezes, durante a noite começa a surgir esses pensamentos, mas tento bloquear o mais rápido possivel, ainda bem que durmo com facilidade e no dia seguinte já tá tudo bem, e ontem mesmo tive uma crise dessas.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
9.467
Pontos
1.454
Acho que o meu mecanismo veio com defeito, quando era criança as vezes entrava em pânico pensando na morte, podia estar tudo bem vendo algum desenho ou brincando e do nada vinha o pensamento e começava a chorar as vezes. Depois que cresci essas crises diminuíram bastante, mas desde que terminei a faculdade,as vezes, durante a noite começa a surgir esses pensamentos, mas tento bloquear o mais rápido possivel, ainda bem que durmo com facilidade e no dia seguinte já tá tudo bem, e ontem mesmo tive uma crise dessas.
Pessoas como vocês TEM TUDO para serem aqueles que melhor sabe aproveitar CADA MOMENTO da vida - mas geralmente não é isso que acontece e vocês caem pro outro lado - desespero, sentimento de inutilidade em tudo, etc.

Vocês seriam aqueles que consciente de que há a morte - vocês devem fazer de um tudo para aproveitar cada segundo pois o seu momento aqui é breve, então APROVEITA como se não houvesse amanhã.

Quem não tem a consciência que vocês tem - vive como se o amanhã fosse eterno e deixa de fazer um monte de coisa, prorroga pra "amanha", etc...

Vocês tem que utilizar isso em favor de vocês e não contra!

PS.: Usei do que você falou como exemplo, mas não estou dizendo que você deixa de aproveitar - afinal, não te conheço! hehehe.
 
Topo Fundo