O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Descobri que meu monitor é 75hz. Isso muda muita coisa?

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
1.png


2.png


Na verdade sabia poucos dias depois que comprei.

Mas sempre usei 60Hz nas opções. As dúvidas são:

1) Há de fato alguma diferença na fluidez mexendo no Desktop?
2) Posso deixar nas opções a 75Hz e por 60fps nos jogos terá algum Stuttering ou queda de frames?
3) Há de fato alguma diferença significativa na Gameplay ou devo voltar pras opções de 60Hz mesmo?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
1.png


2.png


Na verdade sabia poucos dias depois que comprei.

Mas sempre usei 60Hz nas opções. As dúvidas são:

1) Há de fato alguma diferença na fluidez mexendo no Desktop?
2) Posso deixar nas opções a 75Hz e por 60fps nos jogos terá algum Stuttering ou queda de frames?
3) Há de fato alguma diferença significativa na Gameplay ou devo voltar pras opções de 60Hz mesmo?


1) Não tanta, mas deixa mais suave sim. Mais suave o movimento do mouse. De resto não vai sentir mta coisa.
2) Vai depender de como você vai fazer isso. Se vc tem placa pra aguentar os 75FPS, eu recomendo que vc use isso. Então em jogos que vc faz ali mais de 75FPS, utilize. Em jogos onde vc não consegue manter, ideal é usar 60Hz mesmo.
3) Pra mim é brutal a diferença. A ponto de 60FPS virar o antigo 30FPS.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
3) Pra mim é brutal a diferença. A ponto de 60FPS virar o antigo 30FPS.

Porra sério isso? Tem tanta diferença de 75Hz pra 60Hz?

Então devo deixar em 75 mesmo. Outra coisa o monitor é Freesync o que ajuda nas placas da AMD certo? Pois estou esperando a minha RX 6750 XT.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Porra sério isso? Tem tanta diferença de 75Hz pra 60Hz?

Então devo deixar em 75 mesmo. Outra coisa o monitor é Freeesync o que ajuda nas placas da AMD certo? Pois estou esperando a minha RX 6750 XT.
Testa ai pra vc vê. É um outro mundo de fluidez. completamente diferente.

Essa placa vc mantém 75FPS tranquilo em qualquer jogo. Mete bronca. Testa ai e fala o que vc achou. Eu me jogo aqui do prédio se vc não notar uma diferença absurda. Isso em jogo FPS ou que envolva mira, claro. Mas FPS sente muito mais.

Tem gente que fala que de 60Hz pra 75Hz é um pulo maior que de 75Hz pra 144Hz. Eu não concordo muito, diria que é similar. Ou seja, enorme. Muito, muito grande. Ambos.

Ideal ai seguindo até o que discutimos no tópico do Vsync lá, é vc colocar em 75Hz, habilitar o Freesync, liga o Vsync do jogo e trava dentro do painel da AMD os frames em 74FPS. Esse é o cenário mais prático pra quem não quer tearing, ter fluidez e tb se livrar do atraso do Vsync.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.092
Reações
25.987
Pontos
1.484
Porra sério isso? Tem tanta diferença de 75Hz pra 60Hz?

Então devo deixar em 75 mesmo. Outra coisa o monitor é Freeesync o que ajuda nas placas da AMD certo? Pois estou esperando a minha RX 6750 XT.

eu tive um de 75 antes de ter meu atual que é 240 hertz.

Pelo menos pra mim o que vi foi isso:

de 60 pra 75 pouca diferença, mas dá pra notar sim.

de 60 para 100 a diferença é bem grande, notável mesmo, isso em qualquer tipo de jogo. Não concordo com esse negocio que só faz diferença em jogo esportivo.

acima de 100 frames eu começo a ter dificuldade de ver a diferença. Uns 120,130 ainda dá pra notar um pouco, mas nada muito relevante. Acima de 130 eu já não vejo diferença nenhuma.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Testa ai pra vc vê. É um outro mundo de fluidez. completamente diferente.

Essa placa vc mantém 75FPS tranquilo em qualquer jogo. Mete bronca. Testa ai e fala o que vc achou. Eu me jogo aqui do prédio se vc não notar uma diferença absurda. Isso em jogo FPS ou que envolva mira, claro. Mas FPS sente muito mais.

Tem gente que fala que de 60Hz pra 75Hz é um pulo maior que de 75Hz pra 144Hz. Eu não concordo muito, diria que é similar. Ou seja, enorme. Muito, muito grande. Ambos.

Ideal ai seguindo até o que discutimos no tópico do Vsync lá, é vc colocar em 75Hz, habilitar o Freesync, liga o Vsync do jogo e trava dentro do painel da AMD os frames em 74FPS. Esse é o cenário mais prático pra quem não quer tearing, ter fluidez e tb se livrar do atraso do Vsync.

Sério isso?

Vou testar aqui, vlw cara!
 


Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.417
Pontos
453
1.png


2.png


Na verdade sabia poucos dias depois que comprei.

Mas sempre usei 60Hz nas opções. As dúvidas são:

1) Há de fato alguma diferença na fluidez mexendo no Desktop?
2) Posso deixar nas opções a 75Hz e por 60fps nos jogos terá algum Stuttering ou queda de frames?
3) Há de fato alguma diferença significativa na Gameplay ou devo voltar pras opções de 60Hz mesmo?
De 60 para 75hz não percebi muita diferença não.

De 60 para 120 eu percebo um pouco, mas não muito.

Enfim, depende da pessoa. Testa uns games e vê se seu olho nota alguma coisa
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.068
Reações
5.676
Pontos
1.164
Aqui no desktop sempre mantém 60hz, é meio dinâmico, se entro em jogos ele vai la pra 144hz (depende do jogo obviamente), agora quando volta pro desktop ele cai novamente pro 60hz, não sei se tem alguma config que controla isso, ou se é pelo fato de não haver necessidade de 144hz na área de trabalho. KKKK
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Aqui no desktop sempre mantém 60hz, é meio dinâmico, se entro em jogos ele vai la pra 144hz (depende do jogo obviamente), agora quando volta pro desktop ele cai novamente pro 60hz, não sei se tem alguma config que controla isso, ou se é pelo fato de não haver necessidade de 144hz na área de trabalho. KKKK
Laptop?

Estranho o comportamento, mas é só vc ir nas configurações e selecionar 144Hz. Realmente não faz tanta diferença, mas depois que acostuma incomoda usar a área de trabalho abaixo da frequência máxima.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.068
Reações
5.676
Pontos
1.164
Laptop?

Estranho o comportamento, mas é só vc ir nas configurações e selecionar 144Hz. Realmente não faz tanta diferença, mas depois que acostuma incomoda usar a área de trabalho abaixo da frequência máxima.
Desktop, no próprio Windows está 144hz, mas sempre faz isso de jogar pra 60hz na área de trabalho.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.866
Reações
23.203
Pontos
1.464
Acho que não tem tanta diferença, não. Tu só sente a diferença a partir de 120hz.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Eu sinto um diferença, principalmente em jogo de tiro. Mas bom mesmo é 90hz pra cima.
Aliás, considerando que boa parte dos monitores 60hz vc consegue fazer um "overclock" pra 75hz, esse seu que aceita nativamente, deve aguentar uns 80 ou mais.


hmm-kenan-thompson.gif
Cada um cada um, né?

Minha esposa não vê diferença NENHUMA entre 30Hz e 144Hz.

E o que mais leio são pessoas comentando como 60FPS virou lixo depois de experimentar monitores com frequências maiores. Mas existem aqueles tipo minha esposa. Nenhum demérito, amo ela rs.

Eu acho engraçado é essa mania que vocês tem de achar que todo mundo tem que ser igual e ter as mesmas percepções hahaha. É o antigo "olho humano só consegue ver 60FPS" rs.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Ideal ai seguindo até o que discutimos no tópico do Vsync lá, é vc colocar em 75Hz, habilitar o Freesync, liga o Vsync do jogo e trava dentro do painel da AMD os frames em 74FPS. Esse é o cenário mais prático pra quem não quer tearing, ter fluidez e tb se livrar do atraso do Vsync.

Onde que tá essa opção?
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
NieR Automata, tudo no Ultra.
Que jogo bom.

Nier.png


Cada um cada um, né?

Minha esposa não vê diferença NENHUMA entre 30Hz e 144Hz.

E o que mais leio são pessoas comentando como 60FPS virou lixo depois de experimentar monitores com frequências maiores. Mas existem aqueles tipo minha esposa. Nenhum demérito, amo ela rs.

Eu acho engraçado é essa mania que vocês tem de achar que todo mundo tem que ser igual e ter as mesmas percepções hahaha. É o antigo "olho humano só consegue ver 60FPS" rs.

Sabe como eu posso deixar sempre em 75fps?

Pois nas opçõers do jogos só tem até 60fps pra escolher.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.802
Reações
70.702
Pontos
1.899
A diferença é notável. Não digo que é de outro mundo, mas é bem notável sim. A ponto de, depois de começar a jogar em 75fps e 75hz, se cair pra 60 tu vai achar que o jogo está em uns 40 fps.

Isso em jogo. No Windows tu nota se tiver uma boa sensibilidade a isso, mas é um pouco mais sutil. Se não estiver em 60hz a tela, tu vai achar que o cursor do mouse tá meio tremido ou estranho, por exemplo.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.802
Reações
70.702
Pontos
1.899
NieR Automata, tudo no Ultra.
Que jogo bom.

Nier.png




Sabe como eu posso deixar sempre em 75fps?

Pois nas opçõers do jogos só tem até 60fps pra escolher.

Os jogos devem estar em fullscreen borderless e teu desktop deve estar setado pra 60hz. Vê se é isso. Tem que setar a resolução do área de trabalho pra rodar a 75hz. Agora se esses jogos aí estão rodando em fullscreen exclusivo, é estranho não estar mostrando a opção de aumentar. O Nier até nem tanto, porque jogo japa as vezes tem essas limitações bizonhas, mas Cyberpunk com certeza tem a opção porque esse eu já joguei e vi.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Os jogos devem estar em fullscreen borderless

Isso! Está assim mesmo. O NieR.

Mas o Cyberpunk estava "Full Screen" e mesmo assim não passava de 59,000FPS nas opções. Eu não sabia que era apenas alguns jogos, imaginava que fossem todos que rodavam a 75fps.

E no caso dos FPD está setado em 75Hz.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Precisei mudar uma opção no painel da placa + colocar "Tela Cheia" e ativou.

E sim percebi que é muito mais fluído. A sensação que passa é que é como um "60fps sem queda de frame em momento algum" do jogo.

E no caso do Cyberpunk a placa não consegue 75fps com tudo no Ultra, tive que sacrificar algumas configurações pro Alto.

cy75.png
 
  • Curtir
Reações: PC2

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.802
Reações
70.702
Pontos
1.899
Precisei mudar uma opção no painel da placa + colocar "Tela Cheia" e ativou.

E sim percebi que é muito mais fluído. A sensação que passa é que é como um "60fps sem queda de frame em momento algum" do jogo.

E no caso do Cyberpunk a placa não consegue 75fps com tudo no Ultra, tive que sacrificar algumas configurações pro Alto.

cy75.png

Quando for assim, procura na net guia de otimização. Coloca "nome do jogo+optimized settings" ou coisa do tipo, que geralmente o pessoal faz uns guias de quais configurações dá pra diminuir sem perder qualidade gráfica relevante, porém ganhando bons frames. Geralmente tudo no ultra só serve pra comer frame sem motivo. A única opção que geralmente se coloca no ultra sem nem pensar, são as texturas(e filtro anisotrópico também), que via de regra não pesam muito e é uma opção que faz muita diferença em uns jogos. RDR2, por exemplo, as texturas no high são meio ruins comparadas com as do ultra.

Do Cyberpunk achei esse vídeo mais recente.


Se não quiser ver o vídeo todo, lá no final já tem a lista das opções otimizadas.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Quando for assim, procura na net guia de otimização. Coloca "nome do jogo+optimized settings" ou coisa do tipo, que geralmente o pessoal faz uns guias de quais configurações dá pra diminuir sem perder qualidade gráfica relevante, porém ganhando bons frames. Geralmente tudo no ultra só serve pra comer frame sem motivo. A única opção que geralmente se coloca no ultra sem nem pensar, são as texturas(e filtro anisotrópico também), que via de regra não pesam muito e é uma opção que faz muita diferença em uns jogos. RDR2, por exemplo, as texturas no high são meio ruins comparadas com as do ultra.

Do Cyberpunk achei esse vídeo mais recente.


Se não quiser ver o vídeo todo, lá no final já tem a lista das opções otimizadas.


Vlw cara!
 
  • Curtir
Reações: PC2

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
NieR Automata, tudo no Ultra.
Que jogo bom.

Nier.png




Sabe como eu posso deixar sempre em 75fps?

Pois nas opçõers do jogos só tem até 60fps pra escolher.
Tem jogo que é desenvolvido pra rodar numa taxa específica de frames ou múltiplo desses frames, pode ser o caso dele. Se ele permitir acima de 60FPS, limita acima e no painel da AMD vc limita em 74FPS. Mas o jogo pode ficar uma m**** ou ter problemas de cálculo de danos e coisa do tipo.

Se vc não liga pra mais frames que isso, pode deixar direto padrão global no driver pra limitar em 74FPS. Vai economizar a placa, energia e vai manter a fluidez que pra vc é necessária.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Precisei mudar uma opção no painel da placa + colocar "Tela Cheia" e ativou.

E sim percebi que é muito mais fluído. A sensação que passa é que é como um "60fps sem queda de frame em momento algum" do jogo.

E no caso do Cyberpunk a placa não consegue 75fps com tudo no Ultra, tive que sacrificar algumas configurações pro Alto.

cy75.png
Boa! Isso ai.

60FPS@60Hz é engasgado. Só quem acostuma com 75FPS@75Hz pra cima começa a perceber. A diferença em 15Hz é abissal pra mim. Assim como de 75Hz pra 90Hz tb tem mais uma diferença abissal. E dai por diante é sempre abissal o pulo rs.

CB recomendo vc ligar a super resolução da AMD, colocar em 1440p, deixar tudo no Alto e ligar o FSR2, que nesse jogo funciona lindamente bem.

Vai ser a melhor IQ possível mantendo tranquilamente 75FPS caso seu processador seja capaz de segurar isso.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.114
Pontos
903
Quem não enxerga diferença entre 60 e 120hz tem que procurar um oftalmo, sem brincadeira. A diferença é absurda.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Quem não enxerga diferença entre 60 e 120hz tem que procurar um oftalmo, sem brincadeira. A diferença é absurda.
Minha esposa me irrita profundamente nisso. Conheço outras pessoas que tb não percebem diferença de cara, mas ai vc aponta algumas coisas e reparam. Isso jogando rs, não é só vendo.
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Quando for assim, procura na net guia de otimização. Coloca "nome do jogo+optimized settings" ou coisa do tipo, que geralmente o pessoal faz uns guias de quais configurações dá pra diminuir sem perder qualidade gráfica relevante, porém ganhando bons frames. Geralmente tudo no ultra só serve pra comer frame sem motivo. A única opção que geralmente se coloca no ultra sem nem pensar, são as texturas(e filtro anisotrópico também), que via de regra não pesam muito e é uma opção que faz muita diferença em uns jogos. RDR2, por exemplo, as texturas no high são meio ruins comparadas com as do ultra.

Do Cyberpunk achei esse vídeo mais recente.


Se não quiser ver o vídeo todo, lá no final já tem a lista das opções otimizadas.


Cara você acredita que se eu ponho tudo no Ultra dá mais FPS do que se seguir essas dicas do vídeo? Não me pergunte o por que.
 
  • Uau
Reações: PC2

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.216
Reações
28.396
Pontos
403
Olha só uma coisa:

gpu1.png


A GPU não tá passando dos 50% de uso.
Além disso dá umas quedas absurdas de Frame.

O processador tá pedindo arrego.

E deve ser o gargalo nesse jogo parece que ele não tá dando conta da placa.
 
Topo Fundo