O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Relatório Fiscal Sony: Faturamento recorde, lucro cai e PS5 não chegará a 25m (Sem grandes franquias no prox. ano fiscal)

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.265
Reações
7.716
Pontos
819
Sendo o caso, provavelmente as locadoras retornarão, ou o leasing digital (a la PLUS e Game Pass) explode em concomitância

Uma coisa que vai acontecer é um freio na evolução visual, é uma coisa totalmente budget-bound, as devs vão simplesmente parar de subir os visuais de forma absurda, deixando os games com aspecto semelhante aos que tivemos em 2023, mesmo em 2030, e o público que se acostume

Já vem acontecendo isso.
Mas a evolução visual tem ocorrido a conta gotas desde a verdadeira revolução: os shaders. O que tivemos no PS4/XBOX One foi basicamente aquilo que o PC já faziam e só não era feito no X360/PS3 por falta de processamento; maior resolução, texturas maiores, mais anti-aliasing, etc. No PS5/XSX não é muito diferente, com exceção do RT, que ainda é muito exigente em termos de processamento (e ainda pior na AMD).

Não teve nenhum jogo nessa geração que me trouxe aquela sensação de "Owww", talvez Demon Souls Remake, mas acho que mais comparativamente ao original do que qualquer outro motivo (ainda que ele continue sendo um dos jogos mais belos da geração).
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.214
Reações
172.759
Pontos
1.714
Pode ser, mas isso porque essas produções também são mais pobres graficamente, não dá pra fazer esse tipo de jogo com um acabamento Premium? O cara aí em cima citou o Ground Zeroes, ele custava 40 dólares no lançamento.

Porque me parece que o custo pra fazer um jogo não está relacionado a gráficos, está mais relacionado com a quantidade de gente necessária pra fazer.

Mas aí também é aquilo, temos que definir o que é "acabamento Premium".

ARMS, por exemplo, era um jogo AA e foi bem elogiado por ser bonito. Dá pra dizer que teve um acabamento Premium para os padrões do Switch.

O mesmo para Mario + Rabbids (é da Ubisoft mas segue o exemplo).
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.676
Reações
60.304
Pontos
1.724
Praticamente nunca foi, sempre dependeu de orçamento.
Sim, sim. Chegamos no ponto que não sustenta mais. Tipo, vai "sobrar" mais hardware do que antes, rsrs. Até por isso vemos as opções de 60fps, nem é pq virou padrão é pq tá sobrando hardware.
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.557
Reações
23.229
Pontos
803
Mas a evolução visual ela tem ocorrido a conta gotas desde a verdadeira revolução: os shaders. O que tivemos no PS4/XBOX One foi basicamente aquilo que o PC já faziam e só não era feito no X360/PS3 por falta de processamento; maior resolução, texturas maiores, mais anti-aliasing, etc. No PS5/XSX não é muito diferente, com exceção do RT, que ainda é muito exigente em termos de processamento (e ainda pior na AMD).

Não teve nenhum jogo nessa geração que me trouxe aquela sensação de "Owww", talvez Demon Souls Remake, mas acho que mais comparativamente ao original do que qualquer outro motivo (ainda que ele continue sendo um dos jogos mais belos da geração).

Uma outra questão é que as gerações agora serão perenes, a Nintendo era a última que faltava, e agora, com o Switch 2, também entrará para a Infinite Generation

Espere uma quantidade indecente de Cross Gens no próximo console dela, acima de 90% nos 3 primeiros anos

Aliás, outra coisa que enfrenta baixa tolerância geral, além de visuais e reaproveitamento de assets, mas que daqui em diante vai ocorrer sempre, até os consoles morrerem.

Geração Infinita

São as pontes que as empresas fazem para crescer faturamento cada vez mais, que é um pedido especificado pelos acionistas
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.022
Reações
41.578
Pontos
1.444
Por que você acha isso?

O PS5 vai quebrar o recorde da marca de consoles vendidos em um FY, se atingir os 21 milhões do forecast de 2023, e a Gen PS5 é a mais lucrativa da história da Sony, não me parece que ocorrerá tão cedo, embora considere possível um portátil para complementar

Os números do quinto console da Sony são muito fortes

Se você se referiu às conjunturas para crescimento (o motor é crescer ao infinito, de alguma forma), é muito improvável também, é uma base de pelo menos 120 milhões de consoles que o PS5 fará até o final da gen, praticamente garantida, não tem sentido jogar tudo no lixo, isso sim extermina a SIE

Diferente do caso do Xbox, que faz números mais modestos
Lucro record não, faturamento recorde, mas o lucro está abaixo do esperado pela Sony. O que faz dinheiro no mercado de consoles é software, vender hardware em grande quantidade mas menos software não é um bom indício para os negócios.

O negócio vai mal? Claro que não, está muito bem HOJE, mas essas empresas olham pra cinco a dez anos pra frente, e a tendência é que o streaming e serviço de jogos tomem o mercado, com isso consoles tradicionais perdem seu diferencial, enquanto portáteis multiuso se tornam muito atrativos.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.194
Pontos
333
Eles tinham 12 gaas em desenvolvimento por Studios First e parcerias, isso foi dito pelo Jim. Rumores que 6 foram cancelados.

Não tem que provar ponto nenhum aqui, você que está viajando na maionese.

Pelas contratações, tinha a ND, Insomniac, London studio, Firesprite, Guerrilha Games, até a Santa Mônica estava contratando time para jogos multi/gaas, entre outros. Assunto que foi debatido em vários tópicos aqui desde 2021.
Último jogo da Naughty Dog: TLOU2, 2020
Último jogo da Guerrilla: HFW, 2022
Último jogo da Santa Monica: GOW Ragnarok, 2022
Último jogo da Insomniac: Spider-Man 2, 2023

É absurdo da sua parte ou de quem quer que seja achar que o fato desses estúdios não estarem lançando novos jogos é culpa única e exclusiva da iniciativa gaas. Talvez essa seja uma variável, mas é uma variável no meio de: impactos da Covid, reestruturação para trabalho remoto, trabalhar sem abusar de horas extras excessivas (crunch) e lançamentos super recentes.

Pode acreditar no que quiser, mas você está errado.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.411
Reações
20.053
Pontos
803
Uma outra questão é que as gerações agora serão perenes, a Nintendo era a última que faltava, e agora, com o Switch 2, também entrará para a Infinite Generation

Espere uma quantidade indecente de Cross Gens no próximo console dela, acima de 90% nos 3 primeiros anos

Aliás, outra coisa que enfrenta baixa tolerância geral, além de visuais e reaproveitamento de assets, mas que daqui em diante vai ocorrer sempre, até os consoles morrerem.

Geração Infinita

São as pontes que as empresas fazem para crescer faturamento cada vez mais, que é um pedido especificado pelos acionistas

Nintendo nem teve muito crossgen no DS->3DS

Switch 1 terá no máximo 1 ano de crossgen e depois será abandonando nos FP , é certeza que nem o próximo Mario3D tenha versão no Switch
 

AnsersonIbanez

Bam-bam-bam
Mensagens
1.521
Reações
1.995
Pontos
353
25 milhões foi um número bem alto nessa meta.

21 milhões em um ano fiscal já é um número incrível, quase o total de Xbox Series vendidos haha.

Acho que pra atingir um número tão alto assim só com 3 grandes lançamentos exclusivos para a nova geração, coisa que só começou acontecer ano passado, a maioria dos grandes jogos estavam saindo Cross gen.

Esse ano as thirds vão ter que dar uma mãozinha pra Sony atingir mais de 20 milhões nesse ano fiscal, acho que consegue.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.449
Reações
5.922
Pontos
453
Com certeza.

O problema especialmente pra Sony é a base não digerir muito jogos médios ou isso é um efeito da maioria dos estúdios da Sony não conseguirem lançar jogos que realmente chamem a atenção de sua base demográfica sem um orçamento titânico.

E a Microsoft padece pela "arms race" e a constante comparação gráfica de seus jogos com os AAA+ da Sony (que são mais bem polidos e melhor apresentados no geral).

Nintendo sempre mesclou bem, embora concorde contigo que Starfox e Fzero poderiam ser melhor aproveitados em experiências AA. Taí o jogo da Peach recebendo destaque da Nintendo e que tem tudo para vender bem sendo um jogo de orçamento bem modesto. Another Code Recollection saiu esses dias também.

Lance é que esse crescimento de AA pra AAA e afins é natural.

Eu tenho ficado meio preocupado com a série Yakuza por exemplo por conta disso, o jogo antes era bem AA mas parece que com a chegada do Ichiban o jogo tem subido aos poucos o orçamento e aumentando as janelas de lançamento, talvez atualmente já seja considerado um AAA por exemplo, ai o próximo só devemos ver daqui a 3 ~ 4 anos.

Enfim, esse caminho de aumento de gastos é normal, quando algo começa a dar dinheiro você joga mais dinheiro em cima pra tentar render mais dinheiro ainda, ad infinitum.

Mas sim, tem esse lance de na área de tecnologia a disputa sempre ter sido acirradíssima em praticamente todos os setores por conta dos rápidos avanços né, mostrar os melhores gráficos e coisas do tipo sempre foram prioridade por que mostrava superioridade com relação à concorrência.

Ai agora o público já está acostumado né, não tem como esperar que o consumidor médio aceite GTA 7 sem tecnologia de ponta por exemplo.Acho que o lance é menos "diminuir os custos" e mais "segurar o avanço" a essa altura.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
pqp, antes de escrever m****, tu sabes como se mede o crescimento de uma empresa? não tens noção né, pra escrever essa m**** ai.

É PELO FATURAMENTO.

e o Playstation cresceu quase 2 bilhões no trimestre (out-Dez) em relação ao mesmo periodo do ano passado, enquanto TODO O FATURAMENTO DA ABK NO TRIMESTRE (out-dez) FOI DE POUCO MAIS E 2BI.

entendeu agora, ou precisa desenhar pra você?

f**a-se o quanto a MS tem de dinheiro, ela gasta 100bi em aquisições e ainda assim fatura 44% menos que a Playstation!!

Vc tá emocionado demais, a divisão de games e serviços com uma margem de lucro de menos de 6% e você empolgado com faturamento, LOL.

Fora que quase metade desse faturamento foi com hardware que deu prejuizo, a parte de conteúdo e serviços o faturamento foi abaixo da Microsoft.
 

Ricker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.643
Reações
2.509
Pontos
709
Último jogo da Naughty Dog: TLOU2, 2020
Último jogo da Guerrilla: HFW, 2022
Último jogo da Santa Monica: GOW Ragnarok, 2022
Último jogo da Insomniac: Spider-Man 2, 2023

É absurdo da sua parte ou de quem quer que seja achar que o fato desses estúdios não estarem lançando novos jogos é culpa única e exclusiva da iniciativa gaas. Talvez essa seja uma variável, mas é uma variável no meio de: impactos da Covid, reestruturação para trabalho remoto, trabalhar sem abusar de horas extras excessivas (crunch) e lançamentos super recentes.

Pode acreditar no que quiser, mas você está errado.

Exatamente.

Acredito que pelo fato de muitos games terem saído de forma cross gen, a percepção do público é que "nada foi lançado". Outro ponto é o tempo de desenvolvimento de um AAA nos dias atuais, não existe milagre que faça os grande estúdios first party lançarem jogos de forma recorrente como nas gerações anteriores - em especial no PS3 (com exceção da Inmsoniac).

Até por isso nos últimos anos ocorreram investimentos no crescimento dos estúdios internos, buscando criar mais do que uma equipe de desenvolvimento e assim ter lançamentos de forma menos espaçada (acredito que é nessas equipes que moram os projetos GAAS).

Outro ponto que observo é a expectativa do público nos dias atuais. Como coloquei no inicio do tópico e você registrou agora, praticamente todos os grandes estúdios da Sony lançaram projetos nos ultimos 3/4 anos. Entretanto, após o lançamento, já se cria a expectativa sobre o próximo projeto. Isso não só no público do PS, mas no público geral, observo que após o lançamento não se fala mais sobre o título novo, e sim sobre o próximo grande lançamento. Basta ver o ano passado, recheado de jogos para todas as plataformas, de todos os gêneros e com excelente qualidade, muitos ainda tem a falsa percepção que foi um ano "fraco" kk

Pra tentar minimizar o espaçamento de lançamentos first party, as empresas estão buscando formas de de expansão. A MS adquiriu uma porrada de estúdios, a Nintendo esta balanceando seus grandes lançamentos com projetos menores e a Sony vem investindo em parcerias Second e Third Party. E aqui tem algo que acho curioso, historicamente, desde o PS1, o Playstation sempre se apoiou nessas parcerias para obter sucesso e um catálogo maior, mas hoje é algo desconsiderado por grande parte do público.

Por fim, acredito que essa ""falsa"" percepção do público se deve ao fato de não termos jogos de IMPACTO geracional. Algo que defina uma nova geração de jogos e consoles. Algo que ocorreu com Uncharted 4, God of War 2018, The Witcher 3 e The Last of Us 2 por exemplo. Mas sim, acredito que esse impacto ainda vai acontecer, porém chuto que vamos sentir o gosto disso somente a partir do ano que vem, quem sabe com GTA 6 e DS2 sendo o ponto de partida.

Att: Um ponto que esqueci kk, acredito que os jogos cross gen podem ter tirado essa sensação inicial de nova geração, mas não esqueçam que isso ocorrerá na transição PS5/PS6 também, seu console de hoje possivelmente receberá títulos até 2030 no mínimo e podem ter certeza que estaremos aqui no fórum escrevendo que o PS6 não tem jogos kk
 

Likou

Veterano
Mensagens
467
Reações
870
Pontos
108
Lance é que esse crescimento de AA pra AAA e afins é natural.

Eu tenho ficado meio preocupado com a série Yakuza por exemplo por conta disso, o jogo antes era bem AA mas parece que com a chegada do Ichiban o jogo tem subido aos poucos o orçamento e aumentando as janelas de lançamento, talvez atualmente já seja considerado um AAA por exemplo, ai o próximo só devemos ver daqui a 3 ~ 4 anos.

Enfim, esse caminho de aumento de gastos é normal, quando algo começa a dar dinheiro você joga mais dinheiro em cima pra tentar render mais dinheiro ainda, ad infinitum.

Mas sim, tem esse lance de na área de tecnologia a disputa sempre ter sido acirradíssima em praticamente todos os setores por conta dos rápidos avanços né, mostrar os melhores gráficos e coisas do tipo sempre foram prioridade por que mostrava superioridade com relação à concorrência.

Ai agora o público já está acostumado né, não tem como esperar que o consumidor médio aceite GTA 7 sem tecnologia de ponta por exemplo.Acho que o lance é menos "diminuir os custos" e mais "segurar o avanço" a essa altura.
Yakuza ainda lança jogo reusando assets lá do PS3 até hoje. Eles aumentaram o orçamento mas não é tanto assim. Sem contar que não existe essa de 4 anos entre os jogos, só entre os mainline, eles lançaram vários jogos nesse intervalo. Pode apostar que até ano que vem eles lançam um Judgment 3 que vai acontecer no Havaí de novo e só isso já abate enormemente os gastos do Infinite Wealth. Ninguém é mais mestre do reuso dos assets que o Ryu ga Gotoku Studio.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.194
Pontos
333
Basta ver o ano passado, recheado de jogos para todas as plataformas, de todos os gêneros e com excelente qualidade, muitos ainda tem a falsa percepção que foi um ano "fraco" kk
No fórum eu já me cansei de ver gente falando isso. Nesse quesito, minha percepção é absolutamente diferente. Acho que essa é uma geração com muitos lançamentos bons, muita coisa interessante, ainda mais se for considerar a esfera indie, que engloba muitos títulos excelentes que muita gente sequer conhece.

Pra tentar minimizar o espaçamento de lançamentos first party, as empresas estão buscando formas de de expansão. A MS adquiriu uma porrada de estúdios, a Nintendo esta balanceando seus grandes lançamentos com projetos menores e a Sony vem investindo em parcerias Second e Third Party. E aqui tem algo que acho curioso, historicamente, desde o PS1, o Playstation sempre se apoiou nessas parcerias para obter sucesso e um catálogo maior, mas hoje é algo desconsiderado por grande parte do público.
Exatamente! O PS2 foi basicamente carregado por parcerias third-party. Não que a Sony não tivesse algumas joias como God of War, Gran Turismo e Shadow of the Colossus, mas sempre dependeram das parcerias third-party.

Por fim, acredito que essa ""falsa"" percepção do público se deve ao fato de não termos jogos de IMPACTO geracional. Algo que defina uma nova geração de jogos e consoles. Algo que ocorreu com Uncharted 4, God of War 2018, The Witcher 3 e The Last of Us 2 por exemplo. Mas sim, acredito que esse impacto ainda vai acontecer, porém chuto que vamos sentir o gosto disso somente a partir do ano que vem, quem sabe com GTA 6 e DS2 sendo o ponto de partida.
O que acredito é que a maioria da galera de fórum, que é, normalmente mais velha e entusiasta, espera ver mudanças drásticas entre gerações, tal como aconteceu no passado. Mas isso eu imagino que não é algo que acontecerá em larga escala. Veremos alguns jogos impressionantes sim, mas a maioria não seguirá esse padrão porque está cada vez mais caro desenvolver jogos e a maioria das publishers vai abrir mão de ter um jogo tecnologicamente avançado em prol de um desenvolvimento mais acelerado/custos reduzidos. Na verdade, pelas declarações do presidente da Sony, provavelmente até eles começarão a fazer isso.

Mas um jogo que eu não vejo ninguém falando e que me deixou absolutamente boquiaberto é Helldivers 2. Eu não joguei, mas já vi muitos vídeos e me impressionei com o nível das animações e detalhes.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
Nintendo nem teve muito crossgen no DS->3DS

Switch 1 terá no máximo 1 ano de crossgen e depois será abandonando nos FP , é certeza que nem o próximo Mario3D tenha versão no Switch
Nintendo com certeza não terá muitos anos de crossgen e inclusive já terá medalhões exclusivos do novo Switch logo no inicio.

A estratégia da Nintendo sempre passou por uma sinergia entre hardware/software que não tem nas outras.
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.866
Reações
10.542
Pontos
1.069
O que depreciou a imagem do PS5 foram os cross-gen.

Se Gow Ragnarok, Horizon FW e GT7 fossem exclusivos PS5/PC ninguém reclamaria que em 2024 eles não lançarão nenhum jogo de franquia grande.

Aí pro dono de PS5 fica aquele gosto que o console está subaproveitado, apesar de já ter recebido jogos de praticamente todos os principais estúdios da Sony.

Ou seja, no longo prazo talvez o maior erro de Jim Ryan foi ter investido em cross-gen.
 

El Fuerte

Bam-bam-bam
Mensagens
949
Reações
1.636
Pontos
233
Último jogo da Naughty Dog: TLOU2, 2020
Último jogo da Guerrilla: HFW, 2022
Último jogo da Santa Monica: GOW Ragnarok, 2022
Último jogo da Insomniac: Spider-Man 2, 2023

É absurdo da sua parte ou de quem quer que seja achar que o fato desses estúdios não estarem lançando novos jogos é culpa única e exclusiva da iniciativa gaas. Talvez essa seja uma variável, mas é uma variável no meio de: impactos da Covid, reestruturação para trabalho remoto, trabalhar sem abusar de horas extras excessivas (crunch) e lançamentos super recentes.

Pode acreditar no que quiser, mas você está errado.
2024 e ainda tem gente usando covid como muleta
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
É uma variável válida que, junto com vários outros fatores, afetou/afeta o desenvolvimento de jogos de todos os estúdios.
O negócio é que quando é a Sony inventam mil desculpas pra justificar falta de jogos.

Passar um ano inteiro sem lançar um grande AAA é escandaloso, destruiram a Microsoft quando fez isso em 2022, agora curiosamente estão compreensivos e acham normal.

Não é, esse periodo da Sony sem um grande jogo AAA será vergonhoso para uma empresa desse porte com vários estudios, igual foi inaceitável a Microsoft ter um 2022 tão pobre.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.194
Pontos
333
O negócio é que quando é a Sony inventam mil desculpas pra justificar falta de jogos.

Passar um ano inteiro sem lançar um grande AAA é escandaloso, destruiram a Microsoft quando fez isso em 2022, agora curiosamente estão compreensivos e acham normal.

Não é, esse periodo da Sony sem um grande jogo AAA será vergonhoso para uma empresa desse porte com vários estudios, igual foi inaceitável a Microsoft ter um 2022 tão pobre.
Eu falei daqueles quatro estúdios em específico, mas o contexto para a situação da Microsoft é totalmente diferente.

Primeiro porque a Sony teve uma janela de lançamentos bem mais robusta nos três primeiros anos do PS5: Spider-Man Miles Morales, Demon's Souls Remake, Ratchet & Clank Rift Apart, Returnal, Horizon Forbidden West, God of War Ragnarok, etc. Tudo isso e alguns outros lançados do lançamento do console ao final de 2022. Enquanto isso, a Microsoft lançou os Series sem um único exclusivo para acompanhar. E se não bastasse, em 2022 não tiveram nem um jogo AAA exclusivo, seja first-party ou alguma parceria com terceiros.

Em 2023 a Sony realmente lançou pouca coisa, mas pelo menos garantiu a exclusividade de Forspoken e Final Fantasy XVI. Não é muito, mas não é nem de perto comparável à situação da Microsoft em 2022.

E em 2024 eles têm uma cacetada de jogos de parceiros: Helldivers 2, Final Fantasy VII Rebirth, Stellar Blade, Rise of the Ronin, etc. E isso tudo no primeiro semestre do ano. Aliás, é a plataforma com a maior quantidade de lançamentos AAA para o primeiro semestre do ano, e isso nem é discutível, é factual. Não dá para comparar, a Microsoft não tinha absolutamente nada. A Sony correu atrás e conseguiu algumas parcerias para preencher o buraco (e aliás, alguns jogos ali podem ser tratados como first-party, já que a Sony possui a IP e os jogos também estão sendo ou foram desenvolvidos utilizando todo os estúdios de suporte da Sony).
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
Eu falei daqueles quatro estúdios em específico, mas o contexto para a situação da Microsoft é totalmente diferente.

Primeiro porque a Sony teve uma janela de lançamentos bem mais robusta nos três primeiros anos do PS5: Spider-Man Miles Morales, Demon's Souls Remake, Ratchet & Clank Rift Apart, Returnal, Horizon Forbidden West, God of War Ragnarok, etc. Tudo isso e alguns outros lançados do lançamento do console ao final de 2022. Enquanto isso, a Microsoft lançou os Series sem um único exclusivo para acompanhar. E se não bastasse, em 2022 não tiveram nenhum jogo exclusivo, seja first-party ou alguma parceria com terceiros.

Em 2023 a Sony realmente lançou pouca coisa, mas pelo menos garantiu a exclusividade de Forspoken e Final Fantasy XVI. Não mas não é nem de perto comparável à situação da Microsoft em 2022.

E em 2024 eles têm uma cacetada de jogos de parceiros: Helldivers 2, Final Fantasy VII Rebirth, Stellar Blade, Rise of the Ronin, etc. E isso tudo no primeiro semestre do ano. Não dá para comparar, a Microsoft não tinha absolutamente nada. A Sony correu atrás e conseguiu algumas parcerias third para preencher o buraco (e aliás, alguns jogos ali podem ser tratados como first-party, já que a Sony possui a IP e os jogos também estão sendo desenvolvidos utilizando todo os estúdios de suporte da Sony).
Nada disso muda que a Sony em si vai passar um ano inteiro sem um grande lançamento proprio.

Como foi falado aqui, se a Microsoft ou Nintendo fazem um comunicado desses seria o apocalipse no fórum, como é a Sony tentam fingir normalidade.

É simplesmente ridículo o Playstation Studios passar por uma situação dessas.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.194
Pontos
333
Nada disso muda que a Sony em si vai passar um ano inteiro sem um grande lançamento proprio.

Como foi falado aqui, se a Microsoft ou Nintendo fazem um comunicado desses seria o apocalipse no fórum, como é a Sony tentam fingir normalidade.

É simplesmente ridículo o Playstation Studios passar por uma situação dessas.
O que eu te disse explica o motivo da galera agir diferente: tem jogo saindo, e jogo bom. No final é isso que importa. Ninguém liga se Final Fantasy VII Rebirth ou Stellar Blade são feitos por estúdios first ou third, o que importa é que a Sony enquanto fabricante do console garantiu esses jogos para quem tem a plataforma.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
O que eu te disse explica o motivo da galera agir diferente: tem jogo saindo, e jogo bom. Você acha que alguém liga se Final Fantasy VII Rebirth é feito por um estúdio first ou third? Só os malabaristas.
A galera age diferente pq são fanboys, só isso.

Uma empresa com tantos estudios como a Sony não lançar nada grande em um ano fiscal inteiro é patético.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.542
Reações
7.094
Pontos
303
Eu particularmente fico aliviado que não venha mais nada tão relevante no ano, já fiz 2 pré-vendas (FF7 Rebirth e Stellar Blade) e ainda tem Metaphor + Visions of Mana que pretendo comprar também. Se viesse mais alguma bomba first party da Sony teria que abrir mão de algum jogo desses, ano muito forte pro meu gosto pessoal.

Já deixei de pegar Yakuza novo, Granblue Fantasy e Persona 3, fora Rise of the Ronin e Dragon's Dogma que tenho interesse de jogar.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
Eu te expliquei de forma bem racional e elaborada o motivo das pessoas pensarem diferentes, não tem nada de "fanboy" nisso.
Qualquer um que frequenta o fórum sabe qual seria a postura caso a Nintendo ou a Microsoft fizesse um comunicado desses...

No mais em 2022 teve um monte de jogos novos no Xbox também, uma coisa não tem nada a ver com a outra, a questão é a Sony não lançar nada grande, assim como a Microsoft não lançou, não ficar sem lançamentos importantes, coisa que o Playstation e o Xbox não ficam.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.706
Reações
104.794
Pontos
2.419
Sim, jogos multiplataforma disponíveis em todas as plataformas, inclusive Playstation. Todos os jogos que citei não estão/estarão disponíveis para Xbox. Situações diferentes, comportamentos diferentes...
Mas o que me importa se o jogo é exclusivo ou multi? É jogo novo disponível pra eu jogar no meu console.

Playstation e Xbox pelo amplo suporte third party não passam por seca de jogos nunca, mas o assunto não é esse e sim o Playstation Studios passar um ano sem lançar um grande jogo.

Fanboy é um bicho tão engraçado que um outro ai em pleno fevereiro disse que é bom que não tenha mais nada :klol
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
670
Reações
1.194
Pontos
333
Mas o que me importa se o jogo é exclusivo ou multi? É jogo novo disponível pra eu jogar no meu console.

Playstation e Xbox pelo amplo suporte third party não passam por seca de jogos nunca, mas o assunto não é esse e sim o Playstation Studios passar um ano sem lançar um grande jogo.

Fanboy é um bicho tão engraçado que um outro ai em pleno fevereiro disse que é bom que não tenha mais nada :klol
Entendi seu ponto, mas minha visão é diferente. Eu acharia ruim se não tivesse nenhum lançamento de jogo first-party e, além disso, não tivessem garantido mais nada. Como não é o caso, pra mim tá de boa, não vejo problema algum e acredito que a maioria enxergue assim.
 
Topo Fundo