Tudo dependia da desenvolvedora, se os programadores estavam dispostos e empenhados a fazer um bom port, falta de documentação ou dificuldade em programar no hardware do SNes não se encaixam aqui, pois Samurai Shodown é de 1993, mesma época de lançamento de Fatal Fury Special (com apenas 2 meses e alguns dias de diferença).
Portaram de qualquer maneira mesmo, eram porcos pra portarem os jogos, vide o Fatal Fury Special de Sega CD, que poderia ter ficado muito melhor, mas foi chamado até de “two frames fighting”, horrivelmente mau portado.
Samurai Shodown de SNes roda em Fast ROM e o cartucho tem 32Mb, enquanto isso outras desenvolvedoras obtiveram resultados muito melhores, como a Midway com o port de
Mortal Kombat 2, Capcom com o port de Saturday Slam Masters, Rareware com o port de Killer Instinct (jogo ULTRA mais pesado que Samurai Shodown), a própria Takara (por milagre) com o port de Fatal Fury Special e um jogo exclusivo da Natsume, o Gundam Wing (mencionado anteriormente), sendo muito mais impressionante que qualquer outro jogo de luta do console e roda em Slow ROM (apenas 67% do processador em uso).
Bom, continuando a escrachar o port de SNes, os personagens ficaram horríveis, pois foram usadas péssimas configurações. O Haohmaru por exemplo é formado por 9 sprites com tamanho de 16 x 16, poderiam ter colocado os personagens bem maiores, com outras configurações como mostrado na Hack.
(Haohmaru formado por 9 sprites com tamanho de 16 x 16)
Nesta Hack feita por qualquer xing ling da vida os personagens foram muito melhores utilizados, o Haohmaru é formado por 20 sprites de 16 x 16.
Hack--------------Original
(Imagem ampliada)
(20 sprites----------------------------------------------9 sprites)
Não só poderiam melhorar os sprites, como os cenários também.
Port oficial--------------------------------------------------------------------------Arcade
Hack---------------------------------------------------------------------------------Arcade
Impressionante como uma hack ESCULHAMBADA mostra como o port de Samurai Shodown poderia ser muito melhor. Portaram nas coxas, sabendo que poderiam ter feito melhor, mas por algum motivo não o fizeram (a Takara deveria pagar muito mau seus funcionários pra tamamho desleixo).
Então, respondendo a sua pergunta, sim, os portes de Samurai Shodown poderiam ter saído absurdamente melhores em ambas plataformas, mas principalmente no SNes.