O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Assisti e recomendo] Documentário History Channel sobre a origem, ascensão e queda da Atari e o surgimento da Nintendo, SEGA e PlayStation

Jack Burton

Bam-bam-bam
Mensagens
920
Reações
6.830
Pontos
433
4K Video Downloader faz esse trabalho sujo ai.
Já tá aqui no HD, qualquer hora eu paro p assistir, vlw a dica ai. :kjoinha
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Não bastasse esse subsídio, ainda teve várias compras de estúdios, exclusividades, marketings massivos, abriu mão de royalties em certas ocasiões...

O que fosse preciso para liquidar concorrentes a Sony fez.

História do PlayStation não se resume a apenas um hardware bonitinho com drive de CD.
É......eles usaram de toda sua influência, recursos e do peso do nome "gigante Sony" da época para monopolizar o mercado...Não tem santo nessa história!

Creio que a MS em algum momento tentou isso no mercado de games,só que não deu muito certo.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
Sem falar que pelo contrato assinado às pressas ela perderia o controle no próprio mercado do SNES.

Falam que a Nintendo traiu a Sony quando desfez o contrato, mas na verdade a Nintendo tava salvando era a própria pele.

O contrato que a Sony queria fazer com a Nintendo era extremamente malicioso, a Nintendo iria se ferrar se assinasse, capaz da Nintendo perder o controle sobre seus produtos e mercado, a Sony queria praticamente a longo prazo transformar a Nintendo em uma subsidiária sua.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.326
Reações
45.856
Pontos
803
Eu assisti o documentário e foi uma put* burrada da Warner mexer com um negócio que ela não entendia e o Nolan também foi bem cabaço como administrador pelos excessos que ele cometia, e gostei da sinceridade dos velhos programadores dizendo que ali era uma putaria da porra em que só paravam na hora de fazer os arcades/jogos poxa de certa forma eram até profissionais pô.

Outros que eu gostei no vídeo foram os CEO da Sega e Nintendo falando sobre a guerra, tava claro que mesmo que não fosse pessoal eles se divertiram com isso, principalmente o Tom Kalinske que deixou isso muito claro no vídeo, e se a Sony não tivesse entrado no páreo e a Sega Japan tivesse facilitado mais as coisas pro homem ele estaria fazendo games até hoje.

Só que também deu pra perceber que ele não sabia sobre os mercados fora da América do Norte, porque tanto na Europa quanto no Brasil o Master System fez muito sucesso e por um longo tempo, ou sabia e omitiu sabe-se lá porque.

A Sony não parece ter entrado por "vingança" e sim porque já tinha o Hardware e como tinha nome resolveu entrar pra ganhar, por isso os subsídios.

E o Nolan Bushnell deveria ter comprado 1/3 da Apple naquela época, hehe, nisso ele se fodeu gostoso.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.035
Pontos
753
Eu assisti o documentário e foi uma put* burrada da Warner mexer com um negócio que ela não entendia e o Nolan também foi bem cabaço como administrador pelos excessos que ele cometia, e gostei da sinceridade dos velhos programadores dizendo que ali era uma putaria da porra em que só paravam na hora de fazer os arcades/jogos poxa de certa forma eram até profissionais pô.

Outros que eu gostei no vídeo foram os CEO da Sega e Nintendo falando sobre a guerra, tava claro que mesmo que não fosse pessoal eles se divertiram com isso, principalmente o Tom Kalinske que deixou isso muito claro no vídeo, e se a Sony não tivesse entrado no páreo e a Sega Japan tivesse facilitado mais as coisas pro homem ele estaria fazendo games até hoje.

Só que também deu pra perceber que ele não sabia sobre os mercados fora da América do Norte, porque tanto na Europa quanto no Brasil o Master System fez muito sucesso e por um longo tempo, ou sabia e omitiu sabe-se lá porque.

A Sony não parece ter entrado por "vingança" e sim porque já tinha o Hardware e como tinha nome resolveu entrar pra ganhar, por isso os subsídios.

E o Nolan Bushnell deveria ter comprado 1/3 da Apple naquela época, hehe, nisso ele se fodeu gostoso.

Pois é, o Jobs ofereceu 1/3 da Apple por 50 mil dolares e ele nao quis

coisas da vida , oportunidades passam na porta de todo mundo e a maioria deixa passar

eu mesmo por medo de arriscar em um negocio deixei uma boa oportunidade ( ou nao ) passar em setembro desse ano , vou tentar retomar esse projeto em meados do ano que vem
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.035
Pontos
753
Falam que a Nintendo traiu a Sony quando desfez o contrato, mas na verdade a Nintendo tava salvando era a própria pele.

O contrato que a Sony queria fazer com a Nintendo era extremamente malicioso, a Nintendo iria se ferrar se assinasse, capaz da Nintendo perder o controle sobre seus produtos e mercado, a Sony queria praticamente a longo prazo transformar a Nintendo em uma subsidiária sua.

Gostaria de ver algum documentario sobre isso
 


minx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.966
Reações
10.517
Pontos
1.459
Assisti um pedacinho, achei foda.

Valeu pelo link :kjoinha
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.817
Pontos
854
Muito bom , eu tinha visto um no History channel ( até achei q fosse esse) que mostrava bastidores do licenciamento de Tetris na ex-União soviética, tb mostrou Miyamoto mostrando rascunhos do Mario e tocando a musica tema no violão.

Netflix tinha o do aterro dos jogos da atari mas ja tiraram
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.035
Pontos
753
O canal Minicastle que eu indiquei acima fala justamente sobre isso.

depois irei pesquisar com calma, nao é possivel que só exista um canal ainda mais BR falando sobre isso

e como disse , esse modelo estilo yotuber nao consigo assistir, prefiro documentarios ou algo mais profissional
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
depois irei pesquisar com calma, nao é possivel que só exista um canal ainda mais BR falando sobre isso

e como disse , esse modelo estilo yotuber nao consigo assistir, prefiro documentarios ou algo mais profissional

deve e tem outros, mas o cara faz videos mais longos, enquanto os demais faz videos mais curtos, porém é a mesmice de sempre ''sega e nintendo errou por que são burras e a sony acabou coma brincadeira e o playstation acertou tudo...ia ser sucesso de qualquer jeito'' se tu gostar da história, vale a pena pelo conteúdo, não adianta nada ser bem produzido e repetir as mesmice, eu demorei muito tempo para ver, as do sega saturn, vi de conta gotas 10 min por vez.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.035
Pontos
753
deve e tem outros, mas o cara faz videos mais longos, enquanto os demais faz videos mais curtos, porém é a mesmice de sempre ''sega e nintendo errou por que são burras e a sony acabou coma brincadeira e o playstation acertou tudo...ia ser sucesso de qualquer jeito'' se tu gostar da história, vale a pena pelo conteúdo, não adianta nada ser bem produzido e repetir as mesmice, eu demorei muito tempo para ver, as do sega saturn, vi de conta gotas 10 min por vez.

quero evidencias( e nao opinioes) de que a Nintendo acertou ao nao fazer a parceria com a Sony , que ela fez o certo , caso contrario iria quebrar

Isso só que alguem tiver tido acesso ao contrato, caso contrario serao suposições
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
quero evidencias( e nao opinioes) de que a Nintendo acertou ao nao fazer a parceria com a Sony , que ela fez o certo , caso contrario iria quebrar

Isso só que alguem tiver tido acesso ao contrato, caso contrario serao suposições

é o que eu tb quero, não aceito esses chavões atuais, por exemplo Tom Kalinske sabia ou não do lançamento surpresa do saturn, o padrão é dizer que ele não sabia, tempos recente ele disse que não somente sabia como fez parte do processo. Por isso eu digo que sem um tratamento histórico e cientifico não da para levar muita coisa a sério. a gente só não força a barra porque games não é um assunto tão importante assim.

As principais fontes que os caras usam são;

xp pessoal, é ok mas não ajuda entender os bastidores
os livros console wars, o livro do playstation, e outros, que no fim são parciais e desprovidos do metodo cientifico
entrevistas, dada a revista, blogs e sites (problema é que pode ser PR da empresa travestido de entrevista)
opinião publica da midia não gamer
e dessa forma com posso dos dados, monta a história, só que fica buraco, por exemplo existem poucas fonte ou ponto de vista dos japoneses, tanto da sony quanto nintendo.

o que podemos saber é que a historia é escrita pelo vencedores, depois que vencem eles escrevem o que quiserem acerca dos derrotados, quem impede a sony de pagar um matéria na revista X aí põe na capa: ''como play venceu seus concorrente'' assim pode surgir os chavões, como os que são repetidos até hoje.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.991
Pontos
1.044
Aquela miséria daquele canal de TV "PlayTV" que dizem que é de um dos filhos de Lula, f**a-se se for.....devia fazer um documentário que presta já que leva um nome de peso para o canal.

Ao invés disso fica passando gameplay de YouTube com trilha de músicas Pop ou Rock da gringa.

O Brasil PRECISA de um documentário sobre a chegada dos videogames na década de 70 e 80 e sua ascensão, altos e baixos, como a cultura se aportou aqui.

Precisa ser algo técnico e ao mesmo tempo de fácil digestão, mas nada de YouTubers paspalhos.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Olha teu ultimo parágrafo você basicamente faz todo um repetimento dos PRs da Sony, onde ela é boa e o resto é ruim, obviamente isso não é de maldade, é porque as coisas se configurou dessa forma no lançamento do ps2 e do dreamcast, (foi onde a história da quinta geração foi recontada) obviamente pela ótica do playstation e do PR. entende? existe muito buracos, entre eles mal há entrevista por parte dos japoneses, essas questão do preço quase nunca é abordada e pro ai vai. essa é a visão que eu quero passar, não assumir como verdade todas as declarações de empresas.

É justamente o contrário, estou citando fontes de BASTIDORES, aquilo que as empresas NÃO querem que saia em PR algum, ou você acha que é legal para a SEGA seu consumidor alvo saber que o presidente da Sega america tinha dito para o presidente da Sega Europa que o Saturn era uma porcaria e que o top 10 dominado pelo Mega em 1994 não seria visto nos próximos anos? Ou ainda saber que os caras estavam sem tempo para terminar um game de futebol americano no Mega, compraram o código de um game do mesmo genero da EA, fizeram reskin e mandaram para as prateleiras?

Não podemos ser ingenuos, não existe isso de empresa boa e empresa má, existe empresa que acerta e lucra e empresa que erra, é isso que vai para história (e cabe ao governo fiscalizar as maracutias que VÃO rolar). Da mesma forma não dá para cobrar que resumam a história de anos de negócio em um video de 1 hora, não vai arranhar a ponta do iceberg. Para isso a galera vai ter que ler pelo menos uns dois ou três livros sobre o assunto.

Neste caso específico, sim, a estratégia da Sony na américa foi a mesma do Kalinske para a SEGA reverter o dominio da Nintendo nos EUA, foi para isso que foram atrás do Steve Race que foi peça importante e esteve no momento que criaram a estratégia de produto do Genesis, inclusive, o fato do PS ser desacreditado pela matriz japonesa foi o maior diferencial, uma vez que Race teve carta branca para fazer o que Kalinske queria e não deram chance.

A estratégia do PS começa MUITO antes da E3, ela passou por criar um know how para facilitar a produção de devkits e aproximação de thirds, em suma, criou o modelo usado até os dias de hoje.

O próprio caso que você cita não aconteceu como você diz, Kalinske tinha receio da Sony porque conhecia de perto e sabia que o produto deles era melhor (palavras dele), a Nintendo era considerada ameaça maior e a previsão de preço no lançamento era inferior aos U$ 299, o valor em si não era problema, mas estratégia. Vou citar uma parte do livro para elucidar:

"Supostamente a Sony tinha o melhor hardware entre os dois, mas ninguém compra um console para colar uma cópia de especificações técnicas na geladeira. Olafsson tinha feito um trabalho incrível ao construir uma biblioteca de games e Race era mestre na pirotecnia usada no lançamento de um console (montar uma equipe, criar uma imagem, estabelecer uma cadeia de distribuição e assim por diante) , mas a verdade crua era que, no mundo dos videogames, a Sony era uma entidade desconhecida. Eles não tinham a mesma reputação de Sega ou Nintendo, e isso seria um enorme obstáculo a ser superado. Eles poderia conseguir? Absolutamente, mas Kalinske se sentia um pouco melhor após sua apresentação (anuncio do Saturn). Até a Nintendo estar pronta para entrar na corrida, seria Sega vs Sony, e com ambos sistemas custando PROVAVELMENTE a mesma coisa (eles assumiam que o preço do PS seria U$ 400) seria uma disputa acirrada e o consumidor decidiria quem vive ou morre"

Kalinske foi meramente surpreendido (o que não deveria, o pessoal que estava quando a Sega usou preço para segurar lançamento do SNES nos EUA estava do outro lado), mas era parte do jogo e com resultados garantidos quando o produto é bom (tirando o primeiro Xbox e PS3 todos os consoles usaram esta estratégia de prejuizo no primeiro ano para aumentar nos seguintes).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Logo será o aniversário do play 25 anos, mas realmente a história do console começa lá atrás quando sony projetava hardware fazendo inclusive o chip de audio do snes, mas fora do mundo dos eletrônicos, já no mundo dos games as acusações de monopolio estava rondando a Big N no japão, mas ninguém falava anda até que a Konami abriu o bico, a nintendo rapidamente abafou a oposição com acordos, e as ações judiciais e/ou ameaças pararam por aí.

Mas os caras da Hudson soft não pararam e decidiram fazer o PC engine um console completo para desafiar o Famicom, apoiados financeiramente pela nec (que tb tinha seus próprios interesses) nascia a oportunidade que a Konami queria, ela apoiou o quanto pode o console mas as pernas eram curtas demais, então Konami em parceria com a Namco decidiram tomar o mercado (tomar essa é a palavras) engenharam um plano que consumiria o equivalente na época 4 Bilhões de dólares, obvio que não tinha esse dinheiro e o sonho ficou arquivado, por ironia ou não do destino o projeto playstation já estava adiantado demais em 1993 então Sony, Namco e Konami deram sequência na maquina não era o que os third queriam mais funcionaria pois a sony tinha capital, os ceos dessas duas third chegaram a dizer que agiam como second party da sony ensinando os tudo que podiam sobre o mercado, a Konami era mais perigosa pois já tinha tradição nos arcades e competia forte com a SEGA, surge o playstaion tal como conhecemos, num primeiro momento o foco do play era levar o arcade para dentro de casa e foram bem sucedidos nisso (tekken e ridge race) nos eua foi abraçado pela EA pois o 3DO já tava flopado, parte dos jogos inciais de play era até projetos para o 3DO, depois o foco mudou (ou mudaram o foco...enfim) a estratégia incluía dar liberdade aos devs a sony apelou para estudios quase que de fundo de quintal só para inflar a biblioteca, usou varias táticas comerciais entre elas corte no preço dos royaltis isso seduziu os devs a abandonar a sega mais rápido do que um bebum esvazia uma pitchulinha de cachaça. o destino da Sega estava traçado, era preciso alguém sagaz, perceber que caiu numa armadilha e fazer um marketing baseado na tradição SEGA, o caminho que a nintendo seguiu como não tinha essa pessoa, o resto é história.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Desde que criei meu tópico acerca da atual fase da industria (que ao meu ver está cartelizada) agora participando desse tópico me vem a mente que na verdade os mantenedores desse modelo são os third party. Antes tínhamos um modelo monopolista baseado em exclusivos first party, contratos e vendas de consoles, dava as cartas quem era dona do console. No paradigma atual não importa quem é a dona do console pois quem dão as cartas sãos os third party, quando vemos o Dreamcast sem a EA, o wii u sem gta, o primeiro xbox recebendo gta atrasado, o que prejudicou muito o estimado console, hoje vemos que; que console sobrevive sem Rockstar ? sem EA ? é um modelo que se um player diferente fora do esquema atualmente configurado, ele não recebe certos apoios, isso vira um bola de neve em alguns meses o que termina com o console mirrado, até por fim desaparecer, tenso.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Muito bom o documentário, History é uma das poucas razões q me fazem manter a TV a cabo. O legal do documentário e q focou nos bastidores e não tanto nos jogos, afinal, não interessa tanto pra gente falarem dos jogos, todo mundo aqui conhece os jogos daqueles anos q mudaram a indústria. Além disso, focaram na brigalhada entre as empresas e dentro delas (como no caso da Atari pós-venda à Warner) e no fato do Ralph Bael ter ficado chateado com o Nolan. Muito bom, esperava somente um documentário água com açúcar falando apenas de quanto a indústria dos games lucra mais que Hollywood e bla bla bla. Isso tmb só interessa mais ao público mais leigo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Eu costumo dizer, o PlayStation foi o 3DO mais o PC Engine que deu certo.
Na verdade, se você ver a história por trás do pessoal responsável pelo lançamento do console, verá que ele é uma extensão do que a Sega of America fez.

Com a batuta de Steve Race a estratégia foi a mesma, posicionar o console como algo ainda mais além do brinquedo, campanhas mostrando como os concorrentes NÃO eram isso e criação de um forte laço com lojistas e thirds. A mesma estratégia que destronou uma Nintendo que dominava toda a cadeia de produção e distribuição, foi usada para destronar tanto a Nintendo quanto a Sega.

A diferença neste caso é que enquanto a Sega do Japão ferrou com o Kalinske e sua trupe a galera do quartel general da Sony estava meio que cagando e andando para o console, o que deu carta branca para a galera trabalhar.



Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Fui pesquisar esse video desse tal minicastle para assistir

Putz , é estilo video youtuber que eu nao consigo assistir mais do que 5 minutos infelizmente , acho muito amador e chato demais ver um cara sozinho na tela falando por meia hora

Mas isso é um problema meu , nao consumo nenhum tipo de video de youtube

Vc pega o programa do Hystory e é outro nível , produção profissional , da gosto de assistir

Mesma coisa esses canais youtubers gamers , nao sei como o pessoal gosta de ver um cara sentado numa cadeira falando por meia hora, tenho paciência nao

Programa legal de games era o Cybernet , pena que nao exista nada parecido atual , pois eu assistiria

Mas os vídeos do Minicastle são bem mais robustos em termos de conteúdo. O video do history é meio que uma sequência de comentários onde todo mundo puxa sardinha para seu lado, o que te dá uma visão bastante parcial da realidade (a parte da Atari é muito romatizada, por exemplo).

Não tem aquela pesquisa que mostra composição e comparação de várias fontes para extrair o lado pessoal da história. Em termos de produção você está correto, o vídeo do History é bem melhor (e caro) e entretém anos luz mais, mas como fonte deixa a desejar, é como usar Wikipédia em trabalho de faculdade.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.925
Reações
6.118
Pontos
1.213
Eu parei na parte que já estavam anunciaram o ps1 a 299 e a Sega se fudeu. Eles citam o foderoso Xbox lá pro finalzinho?
 

queixada

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
779
Reações
387
Pontos
769
Gostei, mas acho que deveria ter sido em duas partes ou mais. Ficaram muito tempo falando da Atari e depois deram uma acelerada no final. Ficou muito coisa de fora.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.198
Reações
35.805
Pontos
803
Eu parei na parte que já estavam anunciaram o ps1 a 299 e a Sega se fudeu. Eles citam o foderoso Xbox lá pro finalzinho?

Voce parou praticamente no final do documentario, ele acaba falando da febre playstation e como a SEGA se ferrou e a nintendo fico comendo bronha por anos.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
assisti hoje a tarde, bem legal, pena que é resumido, principalmente a partir de Nintendo e etc
 
Topo Fundo