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"A escola austríaca é considerada pseudociência." - Paulo Gala

Don Toreno

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Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas FGV/EESP de São Paulo, onde é professor desde 2002. Foi gestor de fundos multimercado e renda fixa, hoje CEO e Economista da Fator Administração de Recursos/FAR.





 

JmB!

Lenda da internet
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Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas FGV/EESP de São Paulo, onde é professor desde 2002. Foi gestor de fundos multimercado e renda fixa, hoje CEO e Economista da Fator Administração de Recursos/FAR.







Em tese esta "escola" é usada em vários países né?

Nestes lugares funciona né?

Me parece então que a pseudociência é um caminho justificável, não?

NOTA: Impossível assistir os vídeos agora

T+
 


GadoMuuuuu

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É uma discussão bem mais complicada do que parece a primeira vista.

Realmente ela é uma escola de pensamento heterodoxo, como marxismo, socialismo, pós-keynesianos, desenvolvimentistas, etc.

Realmente, heterodoxia é bem mal vista, e a maioria das teorias heterodoxas são um pouco menos que dança de voodoo elaborada (tipo as correntes marxistas), mas essa tem sim história e algumas teorias solidas por trás.
 

Dreamscape

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O que é valor de verdade é economista de fórum de internet e de youtube tipo o Raphael do Ideias Radicais, cuja formação é... mágico.


Dizer que a Escola Austríaca é pseudocientífica por causa da metodologia apriorística é uma falácia. Seria o mesmo que dizer: "ah, todo brasileiro é terraplanista" só porque alguns brasileiros são.

Alguns economistas sim, são pseudocientistas, como Rothbard e Mises, pois suas teorias não podem ser submetidas ao método científico. Mas e quanto Carl Menger e Bawerk que tiveram muitas de suas teorias aceitas pelas ciências econômicas?
 

ned ludd

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escola austríaca é um saco de gatos muito grande, o negócio é enfiar todos os gatos no saco, jogar o saco no rio e se declarar vencedor
 

Flame Vicious

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As ideias "estúpidas" da Escola Austríaca já se mostraram corretas na prática várias e várias vezes.

Mas cientista mesmo é o Ciro Gomes. Esse sim é super científico e nenhum pouco grosseiro.



O que é valor de verdade é economista de fórum de internet e de youtube tipo o Raphael do Ideias Radicais, cuja formação é... mágico.



Cara, que falácia nojenta. Implicar que o cara é burro só porque ele já teve outra profissão no passado (que não o desmerece em nada) e porque supostamente não tem diploma.

Sério, que nojo, que academicismo nefasto e falacioso.
 

Beren_

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Hayek ganhou o prêmio nobel de ciências econômicas pra descobrir que era pseudocientista. Foda.

Fora outros austriacos e não austriacos que usam do metodo austriaco né.

Dizer que a Escola Austríaca é pseudocientífica por causa da metodologia apriorística é uma falácia. Seria o mesmo que dizer: "ah, todo brasileiro é terraplanista" só porque alguns brasileiros são.

Alguns economistas sim, são pseudocientistas, como Rothbard e Mises, pois suas teorias não podem ser submetidas ao método científico. Mas e quanto Carl Menger e Bawerk que tiveram muitas de suas teorias aceitas pelas ciências econômicas?

Não é "cientifico" se voce levar em conta o método de ciências naturais.
Mas ai você sabe como é, você precisa defender tambem que matemática e geometria também não são cientificas.
O que cai em alguns que defendem que a matemática é apenas uma ferramenta, o que não significa que esteja errada, concorda?

Da mesma forma, mesmo que chegasse a concluir, digamos que de esse ponto de brinde, que não é "cientifico" dentro dessa definição, ainda não significaria que estão errados.

A etica argumentativa de Hoppe é ótimo exemplo disso. Não dá para aplica-la como método cientifico. Mas é basicamente impossível desmenti-la sem aceita-la como verdadeira.

Querer usar metodo natural para ciências humanas sempre gera problemas.

Tambem não deu para ver os videos todos ainda, mas nos videos, aparentemente ele so apresenta um debate sobre alguns temas que considera errados.
E dentro da propria escola austriaca esses debates existem, e devem existir em qualquer escola de pensamento.
Quem não debate de verdade, só debate com quem concorda, nunca consegue chegar mais perto da verdade.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
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Não é "cientifico" se voce levar em conta o método de ciências naturais.
Mas ai você sabe como é, você precisa defender tambem que matemática e geometria também não são cientificas.
O que cai em alguns que defendem que a matemática é apenas uma ferramenta, o que não significa que esteja errada, concorda?

Da mesma forma, mesmo que chegasse a concluir, digamos que de esse ponto de brinde, que não é "cientifico" dentro dessa definição, ainda não significaria que estão errados.

A etica argumentativa de Hoppe é ótimo exemplo disso. Não dá para aplica-la como método cientifico. Mas é basicamente impossível desmenti-la sem aceita-la como verdadeira.

Querer usar metodo natural para ciências humanas sempre gera problemas.
Uma coisa intrigante é que o cara que criou (Karl Popper) o conceito de falseabilidade foi o mesmo que disse que marxismo é pseudocientífico.
 

Don Toreno

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Outro texto interessante de Paulo Gala:


"Acho que nuns 15% de suas ideias o Hayek acerta! No resto erra feio!"

:klol:klol
 

Beren_

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Uma coisa intrigante é que o cara que criou (Karl Popper) o conceito de falseabilidade foi o mesmo que disse que marxismo é pseudocientífico.

Importante tambem ver o porque e como é feita a critica.

Eu acho deveras interessante o fato de que Menger acaba com coisas como Mais valia no simples fato de provar que valor é subjetivo, com utilidade marginal decrescente, e ele nem foi realmente o primeiro e sim talvez apenas o que melhor expressou o marginalismo.
 

Lacerda Yawara

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KKKKKK!!! É keneysiano mesmo hahahaha!!!


Professora da USP levou oito meses para abrir negócio que fechou em nove

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO
21/06/2015 02h00


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Graduação, mestrado e doutorado em administração de empresas não foram suficientes para evitar que a professora da USP Kavita Hamza, 37, falisse um negócio em nove meses.
Hamza abriu em 2012 -com um sócio que a excluiu do Facebook- um quiosque de frozen yogurt. Dos R$ 65 mil investidos na empresa, eles perderam R$ 40 mil.
Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A professora de administração da USP, Kavita Hamza
A professora de administração da USP, Kavita Hamza
Veja abaixo os principais trechos da entrevista concedida pela professora à Folha.
*
Folha - Como foi a criação da empresa?
Kavita Hamza
- Nós começamos a planejar em novembro de 2011. Fizemos pesquisa de mercado, montamos plano de negócio. Como meu sócio trabalhava com administração de shoppings, ele falou que era muito caro [abrir ponto em um], e decidimos procurar uma opção mais barata.
Aí veio a ideia de abrir em um supermercado. Nós visitamos várias lojas para ver onde teria menos concorrência, e optamos pelo Extra de São Caetano, porque é uma cidade com renda relativamente alta, e havia uma praça de alimentação onde não tinha sobremesa.
O que deu errado?
Nós passamos oito meses planejando até abrirmos, mas oito meses depois de novembro é junho, inverno.
Nós estávamos cientes disso, sabíamos que não era a coisa mais esperta do mundo, mas pensamos que se estimássemos para baixo a demanda no verão, nós ficaríamos com uma imagem ruim. Decidimos abrir no inverno para começar devagar, conhecer melhor o funcionamento do negócio.
O problema do frozen yogurt é que ele é ainda mais gelado que sorvete no frio.
Tivemos prejuízo em junho, julho e agosto, e aí meu sócio decidiu sair. Ele falou 'uma coisa é vender pouco, outra é vender nada'.
Por que você não desistiu?
Eu queria continuar pelo menos até o verão, então convidei mais dois sócios. Um deles havia feito faculdade comigo da FEA e fazia parte de um grupo de amigos que sempre se reunia com a ideia de empreender. Nós achávamos que manjávamos muito.
Nós tivemos prejuízo todos os meses [do verão], nossas vendas ficaram 60% abaixo do esperado. Encerramos a empresa em março. O negócio não chegou a operar um ano: foi de junho de 2012 a fevereiro de 2013.
Nós investimos R$ 65 mil e perdemos R$ 40 mil. Conseguimos recuperar R$ 25 mil um ano depois, vendendo as máquinas e o quiosque.
Como ser professora na área influenciou sua experiência?
Eu ensino muita coisa na teoria para os meus alunos, e queria ter essa experiência prática. Era a minha maior motivação para abrir o negócio, para compartilhar com os alunos o que de fato funciona na teoria e o que não funciona. Mesmo não dando certo, foi interessante porque eu levo meu caso para os alunos e discuto bastante.
O que essa prática trouxe para a sua teoria?
Eu entendi que nós precisávamos estar lá [no negócio]. Uma coisa era estar no dia a dia e olhar a dinâmica do mercado, outra é estar à distância ouvindo alguém te contar. Um dos sócios com expertise tem que estar no negócio 'full time'.
Nós também estávamos tentando vender para uma classe social diferente da nossa. Nós somos de classe A, e vendíamos para B-, C+. Não eram nossos hábitos de consumo. É algo que eu falo muito na teoria, na sala de aula, mas não consegui mergulhar pra valer numa classe social diferente da minha.
Você não achou que poderia ser uma moda passageira?
Nossa avaliação em 2011 era que o frozen yogurt estava se espalhando. 'Qual o próximo passo desse mercado? Massificar', pensamos, porque quem consumia eram as classes A e B. Nós não paramos para pensar que o mercado nem sequer chegaria nas C e D.
Esse foi o nosso erro, porque as classes B- e C estão em busca de custo-benefício. Para eles, o frozen yogurt não tinha benefício porque no supermercado eles podiam comprar sorvete [um pote grande pelo mesmo preço de uma quantidade pequena de frozen].
A partir dessa experiência, o que você recomenda para quem quer abrir um negócio?
Se você vai abrir um negócio, entre com a cabeça fria o suficiente para saber que tudo pode dar errado, e pense qual o máximo que você pode perder, porque é possível perder mais do que investiu. Pense 'até aonde eu iria?'.
Nós fecharmos em fevereiro, foi uma decisão tomada quatro meses antes. Nós pensamos 'o que é o verão não ser bom?', é vender abaixo de tanto. E aí fechamos, com prejuízo e tudo.

RESPEITA MEO É FORMADO NA FEA MANO!!!
SE TEM DIPROMA MANU??? QUEDE SEU LATTES???
 

Beren_

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Outro texto interessante de Paulo Gala:


"Acho que nuns 15% de suas ideias o Hayek acerta! No resto erra feio!"

:klol:klol

"aliás os ciclos de boom e bust (credit binge) são em geral causados pelo próprio mercado como bem analisou C. kindleberger ou H. Minsky. "

Claro. Pois não existia, em NENHUM ciclo econômico, uma forte intervenção estatal alterando a percepção das pessoas e os incentivos existentes. Simplesmente todos os empresários resolveram que seria legal pro exemplo produzir demais e ter um put* prejuízo. Como alegam os que defendem a "superprodução".

Interessante que estes "ciclos" que ocorrem no mercado, se tornarem extremamente graves após surgimento em massa de bancos centrais controlando a economia. Pode ser somente coincidência..

"Mas acho que o Hayek falha pois não percebe que num sistema complexo a solução de mercado tbem não é ótima! "

Mas onde Hayek determina que a solução de mercado é a solução "ótima"?
Até onde lembro, tricoestesia tratam a solução de mercado como a solução mais correta, no sentido que, quem erra será punido por seus erros, quem acerta será premiado, e outros não são tão afetados por isso.
 

Dreamscape

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Outro texto interessante de Paulo Gala:


"Acho que nuns 15% de suas ideias o Hayek acerta! No resto erra feio!"

:klol:klol
O que é risível no seu post é que keynesianismo nos pôs numa recessão de -3,5 (vide aumento de gastos, congelamento de preços, etc... sob o governo Dilma).

Enquanto a teoria da Escola Austríaca de corte de gastos, diminuição da intervenção estatal tem nos tirado dela desde 2017.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
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Esse cara pode ter quantos diplomas forem, ele é o Ideias Radicais versão keynesianismo. A diferença é que esse cara aí tem os pés MUITO mais no chão que o Ideias Radicais.

Mas qualquer pessoa minimamente informada sabe que ele tá sendo bem eufemista quanto ao keynesianismo. Inclusive não citou o aspecto básico desse modelo que é o aumento de gastos para estimular a economia.
 
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