O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Consoles são plataformas de nicho? Mobile e PC são maiores que os consoles?

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Eu hoje jogo exclusivamente no PC e no celular.

Deem uma olhada na arrecadação dos jogos no ano de 2018:

market.jpg



O mercado mobile (tablet e smartphone) é GIGANTESCO.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.082
Pontos
2.179
Ainda não, mas tá virando. Diria que mais uma geração (digo de pessoas) vai ser o ponto da virada. Vai da vez mais nascer pessoas sem nenhuma relação emotiva com Sony ou Nintendo, etc.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Qual a definição de gamer? quem joga algum jogo é gamer? então minha vó é gamer, ela já jogou uma vez... acho que tá errado isso. Mas como disse, acho que vai haver uma separação mais clara de público com o tempo.

Gamer é todo aquele ou aquela que tem como hobby jogar videogames.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Gamer é todo aquele ou aquela que tem como hobby jogar videogames.
Quem joga no celular eventualmente, quando tá numa fila, ou cagando, é gamer? pois não me parece hobby, mas um passatempo nesses casos. Hobby eu penso que exija um investimento, financeiro de tempo, dedicação, quase um profissionalismo.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Ainda não, mas tá virando. Diria que mais uma geração (digo de pessoas) vai ser o ponto da virada. Vai da vez mais nascer pessoas sem nenhuma relação emotiva com Sony ou Nintendo, etc.
Quando a Internet evoluir ao ponto de rodar tudo por streaming vão acabar as máquinas com hardware dedicado a rodar jogos localmente, tanto consoles, quanto PCs...

Também acho que talvez essa seja a última geração de consoles do jeito que é hoje.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu particularmente não entendo como que as plataformas moveis dão tanto lucro se mais de 90% dos apps e jogos são gratuitos.

Me lembro que em 2011-2014 tinha-se tudo quanto é jogo de médio porte para iOS e Android (Max Payne, GTA SA, Ridge Racer, Walking Dead e afins) e a maioria deles hoje SUMIRAM da loja. Hoje mais da metade dos jogos Android que tem é EXTREMA porcaria.

Até achei que a Nintendo ia afundar o pé direito na tabua e fazer uma revolução na Area Mobile, o único jogo deles que me Atraiu mesmo foi o Pokémon GO. Achei que Mario Kart Tour ia ser algo incrivel, mas nada.
 


de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.658
Reações
10.062
Pontos
503
Eu particularmente não entendo como que as plataformas moveis dão tanto lucro se mais de 90% dos apps e jogos são gratuitos.

Me lembro que em 2011-2014 tinha-se tudo quanto é jogo de médio porte para iOS e Android (Max Payne, GTA SA, Ridge Racer, Walking Dead e afins) e a maioria deles hoje SUMIRAM da loja. Hoje mais da metade dos jogos Android que tem é EXTREMA porcaria.

Até achei que a Nintendo ia afundar o pé direito na tabua e fazer uma revolução na Area Mobile, o único jogo deles que me Atraiu mesmo foi o Pokémon GO. Achei que Mario Kart Tour ia ser algo incrivel, mas nada.
O problema é pensar que a ela revoluciona tudo, ela só fez o que todo mundo no mobile faz que é arrancar dinheiro fácil mas ela tem o plus de ter personagens super conhecidos fora o Fire Emblem Mobile que é mais jogo de Waifu que de Estratégia :klol
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O problema é pensar que a ela revoluciona tudo, ela só fez o que todo mundo no mobile faz que é arrancar dinheiro fácil mas ela tem o plus de ter personagens super conhecidos fora o Fire Emblem Mobile que é mais jogo de Waifu que de Estratégia :klol

E como diabos se ganha dinheiro botando apps e jogos gratuitamente?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Eu particularmente não entendo como que as plataformas moveis dão tanto lucro se mais de 90% dos apps e jogos são gratuitos.

Me lembro que em 2011-2014 tinha-se tudo quanto é jogo de médio porte para iOS e Android (Max Payne, GTA SA, Ridge Racer, Walking Dead e afins) e a maioria deles hoje SUMIRAM da loja. Hoje mais da metade dos jogos Android que tem é EXTREMA porcaria.

Até achei que a Nintendo ia afundar o pé direito na tabua e fazer uma revolução na Area Mobile, o único jogo deles que me Atraiu mesmo foi o Pokémon GO. Achei que Mario Kart Tour ia ser algo incrivel, mas nada.

Epoca de ouro foi 08 a 14, era quase um concorrente do DS e PSP, depois disso aí só os F2P dominaram, não que todos sejam ruins, mas diria que na real são poucos titulos que dominam a maior parte do bolo de lucro. Por isso que você não vê devs indo com tudo.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.158
Pontos
1.339
Eu hoje jogo exclusivamente no PC e no celular.

Deem uma olhada na arrecadação dos jogos no ano de 2018:


O mercado mobile (tablet e smartphone) é GIGANTESCO.
Eu sei. Pior que zuava celular mas tem jogos bons. O problema é que são tantos e tanto lixo que eles não ficam em evidência como em consoles e pc mas oferecem bom desafio e boa jogativa online.
Esses dias saiu Pascal's Wager que tem pegada Souls.


Eu particularmente não entendo como que as plataformas moveis dão tanto lucro se mais de 90% dos apps e jogos são gratuitos.
Gratuito é, mas microtransações são um perigo. Ultimamente tenho jogado em cel tbm e me amarrei em Contra Returns. Cada mês vai uns 10...15 reais ou mais. Quando fui contabilizar tudo saiu mais de 500 reais :facepalm
 
Ultima Edição:

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.432
Reações
5.903
Pontos
453
Já to vacinado dessas estatistas.

Basicamente todo mundo que tem um celular que vem um jogo instalado ou que tenha Facebook pode ser considerado um potencial consumidor.

Não que Mobile não tenha seu peso, tem sim, e é bem alto. Mas a grande questão é que essas pesquisas esquecem de falar a maneira de consumação.
10 Mil usuários mobile não dão um usuário de console. Um único usuário de console esta mais predisposto a gastar altas quantias de dinheiro em jogos do que milhares de usuários mobile.

Isso sem falar que não é porque esses F2P geram lucros insanos, que algo menor não esteja gerando lucro. Depende de mil fatores, que são completamente relativos.

No fim acaba se tornando mercados completamente distintos, e nunca um vai matar o outro. Existe espaço pra todo mundo.

O que mata é o sensacionalismo.


10 mil usuários mobile = um usuário de console

10 mil usuários de console = uma whale mobile

Triste mas é verdade kek
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Estima-se que existam cerca de 2,5 bilhões de gamers no mundo. Agora vai pesquisar quantos consoles foram vendidos nesta geração. Pode somar com a geração anterior também que ainda não dá metade desse número.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

2,5 BILHÕES DE GAMERS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.290
Reações
33.598
Pontos
1.399
Mobile tudo bem, mas jogador de PC ? Eu acho cada vez mais raro ver um.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Mobile tudo bem, mas jogador de PC ? Eu acho cada vez mais raro ver um.
Já faz tempo que eu não vejo um jogador de console na minha frente.

Digo nos meus ciclos sociais mais próximos, todos jogam no PC e/ou celular exclusivamente.

O tamanho do mercado do PC e dos consoles era bastante similar em 2018, vou procurar os números de 2019 para ver se houve alguma alteração.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Quem joga no celular eventualmente, quando tá numa fila, ou cagando, é gamer? pois não me parece hobby, mas um passatempo nesses casos. Hobby eu penso que exija um investimento, financeiro de tempo, dedicação, quase um profissionalismo.

A tradução da palavra em inglês hobby é passatempo. O significado de hobby no Google é justamente "atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo".

Então se a pessoa está sempre jogando quando está em filas, cagando ou outro momento qualquer e escolhe jogar videogames por que acha isso divertido ele é sim um gamer. Ele poderia estar navegando na net, em redes sociais, lendo, etc... Mas se ele sempre escolhe games por que gosta disso e isso faz parte do cotidiano dele como um hobby, ele é um gamer.

É possível categorizar o gamer em vários níveis, sendo os mais populares casual gamer, hardcore gamer e professional gamer. Mas todos são gamers se tem games como um hobby no seu dia-a-dia. Você pode até ter preconceito contra algum tipo de gamer, mas a pessoa não deixa de ser gamer só por não aceita-lo como tal.

Os gamers de PC e consoles mais hardcores geralmente tem preconceito com os gamers mais casuais, principalmente se a plataforma escolhida é o celular. Mas é bobeira. Hoje o pessoal de celular tem uma diversidade grande de jogos e muitos são bem complexos, mais complexos do que muita coisa que eu jogava no Atari. E eu sou gamer desde o Atari.


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

2,5 BILHÕES DE GAMERS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

https://newzoo.com/insights/article...he-u-s-overtakes-china-as-the-biggest-market/

:kgozo
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Quem joga no celular eventualmente, quando tá numa fila, ou cagando, é gamer? pois não me parece hobby, mas um passatempo nesses casos. Hobby eu penso que exija um investimento, financeiro de tempo, dedicação, quase um profissionalismo.
Conheço gerente de Farmácia que é viciado em Freefire e joga durante o expediente correndo o risco de ser demitido, se isso não é investimento então o que será?....
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
Ué, isso não muda nada. 2.5 bilhões de gamers é um número ridículo. E eu nem tô falando de gamer hardcore

Bem, o link que lhe passei indica os números estimados de gamers (2,5bi) e também do faturamento com games em 2019.

Se não acredita, é outra história. Mas esses números de gamers é justamente da soma dos gamers de mobile, PCs e consoles.

E eu que acho cada vez mais raro ver um gamer no BR (salvo por SP, RJ, BH, BSB)

Dependendo do lugar, uma plataforma pode ser mais popular que outra. Há países onde o PC é mais popular do que os consoles também. E vice-versa.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Eu sei. Pior que zuava celular mas tem jogos bons. O problema é que são tantos e tanto lixo que eles não ficam em evidência como em consoles e pc mas oferecem bom desafio e boa jogativa online.
Esses dias saiu Pascal's Wager que tem pegada Souls.



Gratuito é, mas microtransações são um perigo. Ultimamente tenho jogado em cel tbm e me amarrei em Contra Returns. Cada mês vai uns 10...15 reais ou mais. Quando fui contabilizar tudo saiu mais de 500 reais :facepalm

Se curtir gachas, tem um altamente F2P friendly e com jogabilidade ultra divertida:



Jogo praticamente desde o lançamento em 2018 e nunca gastei 1 centavo no jogo. Com a currency free consigo dar summon nos personagens e progredir no endgame.

Agora a pegada dele é de farm: tem que entrar todo dia, fazer os eventos e as missões diárias para acumular currency e material para dar upgrade e seguir no conteúdo mais difícil.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
A tradução da palavra em inglês hobby é passatempo. O significado de hobby no Google é justamente "atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo".

Então se a pessoa está sempre jogando quando está em filas, cagando ou outro momento qualquer e escolhe jogar videogames por que acha isso divertido ele é sim um gamer. Ele poderia estar navegando na net, em redes sociais, lendo, etc... Mas se ele sempre escolhe games por que gosta disso e isso faz parte do cotidiano dele como um hobby, ele é um gamer.

É possível categorizar o gamer em vários níveis, sendo os mais populares casual gamer, hardcore gamer e professional gamer. Mas todos são gamers se tem games como um hobby no seu dia-a-dia. Você pode até ter preconceito contra algum tipo de gamer, mas a pessoa não deixa de ser gamer só por não aceita-lo como tal.

Os gamers de PC e consoles mais hardcores geralmente tem preconceito com os gamers mais casuais, principalmente se a plataforma escolhida é o celular. Mas é bobeira. Hoje o pessoal de celular tem uma diversidade grande de jogos e muitos são bem complexos, mais complexos do que muita coisa que eu jogava no Atari. E eu sou gamer desde o Atari.




https://newzoo.com/insights/article...he-u-s-overtakes-china-as-the-biggest-market/

:kgozo
Faz sentido, mas eu acho que há uma diferenciação que eu não consigo explicar. Pra mim são mundos e cabeças diversas, que no momento estão na mesma sopa. Como vc mesmo disse, um lado joga desde Atari, e sempre vai jogar, eu acho que o outro lado tende a abandonar com um tempo.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Grande coisa, um campeonato dessa porcaria chamada FreeFire. Olhe a quantidade de campeonatos de consoles e PC. E outra, duvido que 95% das pessoas que jogam celular pelo mundo gastem 1/3 do que um entusiasta de console ou PC. Eu por exemplo nesses 6 anos de geração tenho mais de 150 jogos comprados (uns 80 em mídia física), dois consoles Switch e PS4, vários acessórios (5 ds4, 01 controle de switch pro, 02 head fones), e mais 06 anos de plus, fora as coisas gastas in game (só em TLOU e SFV foram mais de R$ 1.000,00 em perfumarias). Resumindo, devo ter gasto mais de R$25.000,00 com games só nesta geração.

Como já citaram as whales (carteiras), tem nego que gasta esses mesmo 25k por ano ou mesmo por mês, eu mesmo vi varios nos jogos que joguei, isso com 1 jogo.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.158
Pontos
1.339
Se curtir gachas, tem um altamente F2P friendly e com jogabilidade ultra divertida:
Eu curto mas só com um jogo é ruim de gerenciar. Imagina outro. Acaba a vida kkk
O castlevania tbm parece legal mas o tempo acaba com isso auauhaua
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Eu curto mas só com um jogo é ruim de gerenciar. Imagina outro. Acaba a vida kkk
O castlevania tbm parece legal mas o tempo acaba com isso auauhaua
Esse eu consigo dar conta durante o almoço e antes de dormir, não dá nem 1 hora para fazer tudo :klolz
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Bem, o link que lhe passei indica os números estimados de gamers (2,5bi) e também do faturamento com games em 2019.

Se não acredita, é outra história. Mas esses números de gamers é justamente da soma dos gamers de mobile, PCs e consoles.



Dependendo do lugar, uma plataforma pode ser mais popular que outra. Há países onde o PC é mais popular do que os consoles também. E vice-versa.

É simplesmente impossível ter 2,5 bilhões de gamers no mundo. Isso é 1/3 da população mundial
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Percebendo não só as mudanças no mercado de jogos atualmente, mas tmb com o universo amostral do cotidiano, percebi que é mais fácil encontrar um jogador de Mobile e PC do que um jogador de consoles. Seremos nós um nicho preso em uma bolha? Ou estou ficando louco?

De PC não sei de onde vc percebeu essa "amostragem", agora de celular vc tá brincando né? TODO MUNDO tem celular e qualquer jogo besta grátis da plataforma.

"Nicho preso numa bolha"????????????????

O conceito de nicho, como expressão não pode ser aplicado junto com esse termo: Bolha! E sim champz, vc tá ficando louco.

Abração.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.471
Pontos
1.053
É simplesmente impossível ter 2,5 bilhões de gamers no mundo. Isso é 1/3 da população mundial

se tem eu não sei, mas é o que dizem ..

121-2016-recorded-number-of-video-gamers-in-millions-by-region.jpg



pra quem gosta de números, essa página tem informações mais detalhadas que o relatório de Newzoo.
tem muita, mas muita coisa, é realmente incrível, cada item abre um gráfico de ano.
juntaram vários fontes diferentes, Newzoo, NPD, Gartner ...

https://www.wepc.com/news/video-game-statistics/


123-list-of-the-worlds-leading-gaming-markets-with-revenue-as-of-october-2017.jpg


which-platforms-game-developers-are-working-a-project-on-worldwide-as-of-2018.jpg
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Mais provavel conhecer mais pessoas que jogam Lol/Dota/Fortnite/CS/PUBG/etc que pessoas que compraram um console hj em dia.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
se tem eu não sei, mas é o que dizem ..

121-2016-recorded-number-of-video-gamers-in-millions-by-region.jpg



pra quem gosta de números, essa página tem informações mais detalhadas que o relatório de Newzoo.
tem muita, mas muita coisa, é realmente incrível, cada item abre um gráfico de ano.
juntaram vários fontes diferentes, Newzoo, NPD, Gartner ...

https://www.wepc.com/news/video-game-statistics/


123-list-of-the-worlds-leading-gaming-markets-with-revenue-as-of-october-2017.jpg


which-platforms-game-developers-are-working-a-project-on-worldwide-as-of-2018.jpg

Se somar consoles e PC deve dar o quê, meio bilhão? Isso é uma estimativa minha.

Os outros 2 bilhões deve contar qualquer pessoa que tenha aberto um joguinho no cel por 2 minutos. E mesmo assim esse número ainda parece absurdo... diria que se bobear essa soma se dá pelo fato de eu por exemplo jogar no ps4, pc, 3ds e celular, então talvez nessa estimativa eu contaria como 4 pessoas. Aí sim seria um número mais aceitável.

Agora 2,5 bi de pessoas jogando.. 1/3 da população mundia.. PRA MIM não bate.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
De PC não sei de onde vc percebeu essa "amostragem", agora de celular vc tá brincando né? TODO MUNDO tem celular e qualquer jogo besta grátis da plataforma.

"Nicho preso numa bolha"????????????????

O conceito de nicho, como expressão não pode ser aplicado junto com esse termo: Bolha! E sim champz, vc tá ficando louco.

Abração.
A amostragem que valei foi realizada em meu circulo social, mas o user acima mostrou uma estatística global.
A definição de nicho se aplica sim, busque pelo significado biológico do termo.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.921
Reações
52.257
Pontos
1.564
Pessoal que fala que só tem porcaria no Mobile, eu imagino que não devam jogar ou buscar.
Tem mto lixo assim como mta coisa boa, igual PC ou Consoles ué.
Mesmo no modelo de micro transações tem coisa boa: COD, The Walking Zombie 2 (bem legal esse aqui).
Jogos completos tem o excelente Grimvalor além de diversos sidescrolling ótimos.
RPG´s aos montes inclusive os Final Fantasy até o 9 em Português...
Para mim Mobile hoje é mto melhor que um DS da vida, tem nem comparação.
Esses dias minha esposa comprou um jogo "Agente A" que é um adventure de puzzles MTO bom... já to verificando outros no mesmo estilo.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.653
Reações
57.204
Pontos
1.003
Eu vejo gente falando que um consolista vale por vários gamers mobile, mas discord. A maioria em consoles é casual que joga uma coisinha ou outro. A Sony mesmo divulgou os dados do console e nem metade assina a Plus, e existe uma média de aproximadamente 10 jogos por cabeça. Essa coisa de consolista gastar muito é pra doentão de forum como a gente. Eu gasto, no mínimo, 500 reais em jogo, mensalmente. Assino gamepass, plus, ea acess, gold. Sou exceção. O jogador consolista padrão joga uma coisa ou outra e muitas vezes assina nada.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Aí raro vai de cada um né...

5sss55.png

Mas desses 309 quantos você conhece pessoalmente?

Digo isso pq também tinha vários amigos na steam, e no console só tenho meus amigos que conheço pessoalmente mesmo, então dá uma boa diferença.

Eu não estou dizendo que isso valida, nem invalida a questão. Mas assim... PESSOALMENTE, também conheço mais pessoas que jogam em consoles do que no PC.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.124
Reações
6.470
Pontos
1.049
É simplesmente impossível ter 2,5 bilhões de gamers no mundo. Isso é 1/3 da população mundial

O número é grande principalmente por conta do celular. Existem mais gamers nos celulares do que nos PCs e consoles.

Isso são estimativas oficiais do mercado que pagam caro para ter lá suas estatísticas, mas pode estar sim errado para mais ou para menos. Com certeza tem um percentual de possíveis falhas como qualquer estatística.

Aproveitando para passar outro número, atualmente são cerca de 7,7 bilhões de pessoas no planeta e destas cerca de 5,1 bilhões de pessoas usam aparelho de celular.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ger...pessoas-usam-aparelho-celular-revela-pesquisa
 
Topo Fundo