O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais são os seus games 'essenciais', aqueles que todos gamers devem jogar pelo menos uma vez?

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Metal Jesus Rocks fez esse vídeo legal falando dos games que ele considera essenciais pra todos gamers. Games que todos gamers devem jogar pelo menos uma vez na vida.

Ele resolveu indicar um jogo por gênero, então, são 10 gêneros representados por um jogo cada.





10 (RPG) Mass Effect 2
9 (Plataforma 2D) Super Mario Bros 3
8 (FPS - Single Player) Half Life 2 (ele frisa que a preferência dele é pros single player e não os multiplayers online)
7 (Puzzle) Tetris
6 (Open World) GTAV
5 (Corrida - Arcade) Burnout 3 Takedown (ele frisa que a preferência dele é de arcade games e não simuladores)
4 (Esportes) - SSX Tricky (preferência dele são jogos de esportes radicais)
3 (Plataforma 3D) Super Mario Odissey
2 (Ação/Aventura em 3ª Pessoa) Uncharted 2 - Among Thieves
1 (Estratégia) Civilization


Ele frisou que é opinião dele, e que cada um fizesse sua relação.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
lista paia eu diria; o único jogo que alguém realmente deve jogar ao menos uma vez é super metroid do snes, acho q o melhor jogo de todos os tempos se não for ta bem proximo disso.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Concordo com Super Mario Bros 3, GTAV e Uncharted 2.
Plataforma 3D: não joguei Super Mario Odissey então ficaria com o Super Mario 64.
RPG: não me sinto bem a indicar algum, já que joguei poucos, mas recomendaria o Chrono Trigger.
Corrida: Não indo nos antigão (Cruisn' USA, Rock'n Roll Racing), então Mario Kart 8.
FPS: Não quero ficar nos antigão também (Goldeneye, Doom), então, de coisas mais recente, CoD BO (ou MW, MW2).

Estratégia, Esportes e Puzzles: Passo.

Pra ficar 10 na lista, incluiria: Super Metroid, Zelda Ocarina e RE2 (original ou remake).
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
header.jpg
 

Leeroy

Habitué da casa
Mensagens
245
Reações
418
Pontos
98
Mario e GTA 5 com certeza. Burnout 3: Takedown é maravlhoso, o meu preferido. No caso de SSX eu prefiro o 3.

Eu incluiria numa lista minha o primeiro TLOU e também Shadow of the Colossus (estou jogando ICO pela primeira vez, então ainda não decidi entre os dois, porém SotC é uma obra-prima indiscutivelmente.) São os que me vêm à cabeça no momento.

Edit: estava relendo o tópico hoje e percebi que esqueci do título mais importante: Dark Souls. Como eu esqueci eu não sei, mas senti que deveria editar o post para incluí-lo. É o melhor jogo da década pra mim e o que mais me marcou na vida até o momento.
 
Ultima Edição:

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.995
Pontos
2.164
Vou aproveitar a lista @Jailcante :klingua

A minha seria assim:

10 (RPG) Final Fantasy VII
9 (Plataforma 2D) Super Mario World
8 (FPS - Single Player) Doom
7 (Puzzle) Tetris
6 (Open World) Assassin's Creed 2
5 (Corrida) Gran Turismo 2
4 (Esportes) - Tony Hawk's Pro Skater 2
3 (Plataforma 3D) Super Mario Galaxy
2 (Ação/Aventura em 3ª Pessoa) Resident Evil
1 (Estratégia) Starcraft

Mas é complicado pois os gêneros tem vários subgêneros como num rpg, com action rpg, strategy rpg, estratégia tem rts, turnos, enfim.
 


leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
RPG: Chrono Trigger
Corrida: Forza Horizon (o número você escolhe, no meu caso o 2)
FPS: COD 4 MW
Plataforma 3D: Banjo Kazooie
Ação/Aventura: Gears of War 2
Estratégia: Age of Empires 2
Open World: The Witcher 3
Terror: Dead Space
Plataforma 2D: Ori
Indie: Cuphead

Tentei colocar 10 gêneros, esporte e puzzle eu não tenho nenhum obrigatório.
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.340
Reações
3.780
Pontos
453
RPG: Chrono Trigger
Corrida: Forza Horizon
FPS: Doom/Quake
Plataforma 3D: Super Mario Odyssey
Ação/Aventura: Uncharted
Estratégia: Warcraft 3 (Não o remaster, aquilo é um lixo).
Open World: The Witcher 3
Terror: Silent Hill (1 ou 2)
Plataforma 2D: Hollow Knight.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Lista é algo extremamente pessoal e é dificil falar o que alguem deveria jogar, afinal são titulos moldados a gosto pessoal de quem faz, logo a denominação "essencial" não existe, por mais que revistas e sites de gamers, e influencers como esse cara ai do video insistam nesse conceito.

Apesar de ser contra vou deixar a minha lista

10- RPG: Final Fantasy VI

9- Plataforma (2D): Limbo e Prince of Persia (snes)

8- FPS: Bioshock

7- Puzzle: Tetris

6- Open World: Skyrim

5- Corrida: F1 2020

4- Vou substituir a a opção esportes por SURVIVAL HORROR: Resident Evil 2 Remake

3- Plataforma 3D: Crash Bandicoot

2- Ação / Aventura em 3ª pessoa: Uncharted 4 ou The Last of Us

1- Estrategia: Civilization VI ou Starcraft

0- AKA menção especial, jogos para todos os públicos, divertidos e viciantes: The Sims e Minecraft

Enfim, é dificil fzr uma lista e geralmente elas são carregadas de injustiças no final das contas e eu não meto a mão no fogo nem pela minha própria lista pois eu tenho ctz que estou esquecendo de alguma coisa.
 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
A minha seria assim:

°RPG - Pokémon Gold ou Silver
Ele representa muito esse gênero, é impossível desassociar ele disso.

°Plataforma - Shovel Knight
O primeiro porque conseguiu ressuscitar o gênero nessa última geração.

° FpS - Wolfenstein
Porque ele é mais que um clone de Doom.

° Esporte - Winning Eleven
Porque a partir dele que se começou a realmente ficar bem feito jogos de futebol devido a física e outras coisas a mais.

° Luta - Street Fighter 2
Esse realmente não tem como não citar.

° Puzzle - Tetris
Simplesmente o melhor Puzzle de todos os tempos.

° Corrida - Super Mario Kart
Porque ele é o precursor desse estilo de jogo, além se também ser um precursor do gênero party game da Nintendo, muito provavelmente sem ele não teríamos Mario Party e Smash Bros, pois o conceito começou aí.

° Ação - Dante's Inferno
Esse é jogo é injustamente condenado pelo pessoal como clone de God of War, e não é, quem jogou sabe que merece ter uma continuação.

° Open World - GTA San Andreas
Esse jogo hoje é feio e arcaico, mas serviu pra consolidar os Open Worlds no mundo gamer, coisa que começou no seu antecessor o Vice City.

° Estratégia - Sim City
Eu não curto esse estilo de jogo, mas é importante demais dentro desse gênero pra ninguém lembrar dele.

São todos jogos que representam muito seus gêneros, e em falar em gênero se pegarmos os Sub-gêneros aí o negócio fica mais difícil haha.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Lista é algo extremamente pessoal e é dificil falar o que alguem deveria jogar, afinal são titulos moldados a gosto pessoal de quem faz, logo a denominação "essencial" não existe, por mais que revistas e sites de gamers, e influencers como esse cara ai do video insistam nesse conceito.

Isso.

Por isso me recuso a responder e fazer uma lista. Depende de pra quem irei fazer. Se for para o meu pai, por exemplo, vou ter que botar Solitaire (Paciência) na lista, porque é a única coisa que ele gosta de jogar.

Mas me parece que olhando a lista o cara quis fazer algo mais do tipo: se você quiser conhecer um determinado gênero de jogo é melhor começar por esses aqui. Porém, nem isso costuma dar certo. Alguém pode odiar o gênero de plataforma jogando Mario (acho difícil) e numa segunda tentativa jogar Sonic e passar a amar jogos de plataforma. Só um exemplo bobo que demonstra como essas listas de "essenciais" são falhas.

Igual aquelas listas de álbuns de rock progressivo essenciais lá do Progarchives. São mais listas de importância história que ajudam a pessoa conhecer o gênero do rock progressivo. Mas falar que é essencial escutar In the Court of Crimson King não é o mesmo que dizer que é essencial escutar esse álbum para gostar do gênero. Ainda mais quando outros álbuns podem servir melhor como porta de entrada para o gênero e a seleção desses álbuns dependerá do gosto musical de cada um.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Isso.

Por isso me recuso a responder e fazer uma lista. Depende de pra quem irei fazer. Se for para o meu pai, por exemplo, vou ter que botar Solitaire (Paciência) na lista, porque é a única coisa que ele gosta de jogar.

Mas me parece que olhando a lista o cara quis fazer algo mais do tipo: se você quiser conhecer um determinado gênero de jogo é melhor começar por esses aqui. Porém, nem isso costuma dar certo. Alguém pode odiar o gênero de plataforma jogando Mario (acho difícil) e numa segunda tentativa jogar Sonic e passar a amar jogos de plataforma. Só um exemplo bobo que demonstra como essas listas de "essenciais" são falhas.

Igual aquelas listas de álbuns de rock progressivo essenciais lá do Progarchives. São mais listas de importância história que ajudam a pessoa conhecer o gênero do rock progressivo. Mas falar que é essencial escutar In the Court of Crimson King não é o mesmo que dizer que é essencial escutar esse álbum para gostar do gênero. Ainda mais quando outros álbuns podem servir melhor como porta de entrada para o gênero e a seleção desses álbuns dependerá do gosto musical de cada um.

Exatamente.

Eu fiz minha lista só para entrar no espirito do tópico, tanto que falei que nem eu coloco a minha mão no fogo pela minha própria lista, e que ela pode mudar completamente daqui a 2hs ou 1 semana, de acordo com o meu animo.

A imensa maioria das listas "essenciais" feitas por sites / revistas / youtubers de games são mais do msm, e que em sua maioria procuram fzr média citando jogos clássicos e ignorando os demais, o que acaba levando uma pessoa que se dispõe a jogar uma das recomendações a erro. Basta observar a minha lista em determinadas categorias.

FPS: Bioshock... alguem vai falar que Doom é melhor ou mais importante, ou que Half Life, que é uma franquia que eu detesto é must have e must play.

Plataforma 2D idem, já que eu não cito nenhum Mario ou Sonic, mas poderia facilmente citar se eu quisesse fzr média com o público.

Corrida: Quem é F1 2020 na fila do pão perto de jogos de massa como Mario Kart, Burnout e Need For Speed? Msm coisa de fzr média se aplica aqui.

Enfim, no maximo essas listas servem apenas como curiosidade ou para relembrar algum jogo das antigas que atualmente está esquecido, pois saber o que vai jogar sempre deve ser uma questão pessoal, algo que se enquadra dentro do que aquela pessoa acha divertido e gosta. O simples fato de debater o que é "essencial" já retira completamente o sentido da palavra.

Essencial são as necessidades básicas do ser humano, como tomar liquido, dormir e se alimentar. Qualquer outra coisa é subjetiva.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
5.151
Pontos
694
Da lista do MJR concordo com SMB3, clássico absoluto e praticamente obrigatório.

No meu caso específico o jogo mais importante é Zelda ALttP, por diversos motivos. Design das dungeons, músicas, jogabilidade. Por me fazer iniciar um aprendizado de inglês. E por me aproximar dos RPGs, mesmo não sendo efetivamente um jogo "puro" do gênero. Sem ele, não sei quando (e se) me despertaria o interesse por Chrono Trigger, FF6 (III), Phantasy Star, entre outros que estão entre meus preferidos até hoje.

No gênero FPS, embora eu não seja um grande fã, citaria o BF Bad Company 2. Talvez a melhor campanha single que já joguei. É uma pena que devido a ter cinetose eu nunca pude jogar ele por muito tempo, tinha que ser por alguns minutos por vez.

Por fim citaria Gears of War 2. Fico com pena da série por quem a conheceu através dos últimos jogos. Não chega perto da grandeza que representou esse título na época do lançamento, eu nunca tinha jogado algo com tantos momentos épicos até então.
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.316
Pontos
703
O único game que já me fez chorar de tanta emoção e por vários momentos na historia [principalmente quando locke procura a Phoenix pra ressuscitar a sua amada]
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.437
Pontos
453
Copiei a estrutura do OP, então a ordem não importa. Só troquei os gêneros Puzzle e Esportes (que não sou muito chegado ) por Metroidvania e Luta.

(RPG) Chrono Trigger
(Plataforma 2D) Super Mario World
(FPS - Single Player) 007 Goldeneye
(Metroidvania) Castlevania SOTN (embora o Aria of Sorrow seja meu preferido, acho que o SOTN é uma experiencia mais 'essencial' pra quem nunca jogou)
(Open World) Zelda BOTW
(Corrida - Arcade) Mario Kart 8 Deluxe
(Luta) - Smash Bros Ultimate
(Plataforma 3D) Super Mario Galaxy 2
(Ação/Aventura em 3ª Pessoa) Zelda Ocarina of Time
(Estratégia) Fire Emblem Path of Radiance
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.927
Pontos
2.069
Farei a minha então, com os gêneros e jogos que lembrar.

JRPG: Final Fantasy VIII (PS1)
Plataforma 2D: Toejam & Earl (Mega Drive)
FPS: Medal of Honor (PS1)
WRPG: Fallout 3 (PS3)
Open World: Shenmue (Dreamcast)
Corrida: Gran Turismo 3 (PS2)
Plataforma 3D: Jak & Daxter (PS2)
Ação/Aventura 3rd person: Metal Gear Solid (PS1)
Estratégia: Pharaoh (PC)
Esporte: Tony Hawk's Pro Skater 2 (PS1)
Point and Click: The Curse of Monkey Island (PC)
Survival Horror: Resident Evil Code: Veronica (Dreamcast)
Luta: Tekken 3 (PS1)
 
Ultima Edição:

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.251
Reações
42.319
Pontos
1.003
1 - Franquia bioshock
2 - Feel the Magic XX/XY
3 - Road Rash 64
4 - Dishonored
5 - Sideswiped
6 - Project Gotham Racing
7 - Killer Is Dead
8 - O custom map do Warcraft 3 Fuja do papai Noel
9 - Thriville
10 - Elite Beat Agents
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Acho que toda pessoa que gosta realmente de videogame deveria jogar:

Mario Bros (plataforma 2D)
Tetris (puzzle 2D)
Zelda 1 (openworld 2D)

Zelda ALttP (aventura 2D)
Super Metroid (ação 2D)
Chrono Trigger (RPG 2D)
Street Fighter 2 (Luta 2D)
Doom (FPS 2D)
Teenage Mutant Ninja Turtles in time (beat 'em up)

Warcraft 2 (estratégia em tempo real)

Metal Gear Solid (ação 3D)
Resident Evil 2 (survival horror)
Tony Hawk Pro Skater 2 (esporte)
Mario 64 (plataforma 3D)
Zelda OoT (aventura 3D)

SoulCalibur (luta 3D)
Devil May Cry (hack n'slash)
Burnout 3 (corrida)
GTA 3 (openworld 3D 1/2)

World of Warcraft (MMO)
Half Life 2 (FPS 3D)
Civilization 4 (estratégia por turnos)

Portal 2 (puzzle 3D)
Dark Souls (RPG 3D)
Minecraft (sandbox)
Zelda Breath of the Wild (openworld 3D 2/2)
 
Ultima Edição:

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.200
Reações
35.831
Pontos
803
10 (RPG) THE WITCHER 3
9 (Plataforma 2D) SUPER MARIO WORLD
8 (FPS - Single Player) HALF LIFE 2 - EP 1- 2
7 (Puzzle) PORTAL 2
6 (Open World) ZELDA BREATH OF THE WILD
5 (Corrida - Arcade) NEED FOR SPEED UNDERGROUND 2
4 (Esportes) - TONY HAWKS PRO SKATER 4
3 (Plataforma 3D) SUPER MARIO ODYSSEY
2 (Ação/Aventura em 3ª Pessoa) THE LAST OF US
1 (Estratégia) AGE OF EMPIRES

Essa é minha lista
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Super Mario Bros 3
Super Metroid
Castlevania IV
Donkey Kong Country 1/2
Super Mario Kart
Zelda Ocarina of Time
Street Fighter 3 3rd Impact
Garou Mark of the Wolves
Donkey Kong Country Returns
Super Mario Odyssey
Zelda Breath of the Wild
Forza Horizon 3

Lista absoluta
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Soulslike: Dark Souls
cRPG: Baldur's Gate
JRPG: Persona 3 (mas poderia ser o 4 ou 5)
FPS: Half-Life²
Plataforma 2D: Super Mario World
Plataforma 3D: Mario 64
Open Wolrd: Zelda Breath of the Wild
Puzzle: Portal
Ação: God of War
Stealth: Metal Gear Solid (se não conseguir encara o gráfico feio vai com o remake mesmo)
Third-person shooter: TLoU, Uncharted 4
Multiplayer: Dota2, CS
MMO: WoW clássico
4X: Civ
RTS: StarCraft
Survival Horror: Resident Evil Remake, Silent Hill 2
Corrida: Gran Turismo
Adventure 3D: The Secret of Monkey Island, Grim Fandango
 
Ultima Edição:

Mestre Rocha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.818
Reações
484
Pontos
1.044
Se qualquer lista desta não tem Castlevania symphony of the night e um God já não tem meu respeito.
Pelo menos Super Mario Bros 3, Burnout 3 Takedown e Uncharted 2 - Among Thieves apareceram.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.168
Reações
7.023
Pontos
703
Zelda (BotW), Mario (64), Metroid (Snes) (ou Castlevânia (SotN)), Portal 2, HL2, Doom (2016), Forza Horizon (4), XCOM, AoE2!
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Diria que sobretudo, aqueles que além de influenciar muitos outros jogos que viriam no futuro, continuam divertidos e seguirão sendo excelentes jogos independente do passar dos anos e tecnologia.

  • Street Fighter 2
  • Super Mário Bros. / Super Mário Bros.3
  • Super Mário 64
  • Zelda: A link to the past
  • Zelda: Ocarina of Time
  • Super Metroid
  • Super Mário Kart
(São os nomes que me vem à cabeça agora)

Nintendo é danada...

Há outros nomes que vale conferir, pq tb foram grandes influências para o mercado dos games, porém não envelheceram com graça como os da lista acima:
  • The Legend of Zelda
  • Metal gear Solid
  • Resident Evil
  • GTA 3
  • GoldenEye
 
Topo Fundo