O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Depois de 20 anos voltei a jogar numa TV de tubo e descobri que ..

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Widescreen foi um erro msm

Nada disso. Ainda mais para jogos side-scrolling como Mario, Sonic e tantos outros. Você tem mais campo de visão.

Só pegar aí o Sonic 3 AIR e comparar com original. É muito melhor jogar Sonic em widescreen. Ainda mais que o jogo tem vários erros de enquadramento. Dá para tirar várias screens de vários momentos de Sonic que você sequer consegue enxergar a plataforma mais próxima. Você só sabe porque deduz, já esteve antes no local ou meio que advinha o padrão do jogo.

Agora, para jogos vertical-scrolling, como Ikaruga, Strikers 1945, Aero Fighters, widescreen realmente não importa tanto. A não ser é claro que você tenha a opção de deitar a tela, o que melhora bastante a experiência.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Um pecado como fotos e vídeos não são capazes de mostrar o quanto jogos de Mega, Snes, Wii, etc ficam lindos numa CRT, vistos pessoalmente
Minha esposa falou uma coisa interessante quando viu eu jogando o Sonic na TV de tubo.

"Nem parece um jogo velho"

Pra ajudar um pouco mais, tou usando cabo RGB.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Muita gente SUBestima a própria capacidade humana de perceber atraso em resposta a um impulso. Tem vários cabras que dizem que não dá pra perceber 2, 3 frames de lag, mas se eles precisarem reagir a alguma coisa que cai da mão dele, ou se esquivar de alguma coisa, com certeza ele consegue responder vezes em bem menos tempo.

Eu até já discuti com gente, falando "olha, essa tv tem um delay horrível" e a pessoa ficou achando que eu tava... desmerecendo o equipamento só pra TEMPOS MAIS TARDE a mesma pessoa vir falar comigo "cara, eu testei o videogame na tv de não sei la quem... e realmente é horrivel"

O costume não quer dizer que não existe, quer dizer que sua percepção acostumou àquilo, você se adapta ao tempo de resposta atrasado, às vezes bem rapido, em questão de... 10 minutos você já não sente mais aquilo.

Existe também o "lag mecânico", que tem a ver com o tipo de controle que você está usando. Um controle arcade, que tem comando ativado das suas mãos/punho, te faz perceber muito mais input lag do que um gamepad normal porque um arcade stick tem ativação de uma gama maior de "sensores" nas suas mãos. Assim como um comando analógico, que te faz perceber mais atraso dentro do jogo por ter mais respostas por frame, um exemplo é um FPS jogado em tvs com lag horrendo, você nota na hora que há alguma coisa de "dificil" ali pra mirar.

No geral, as pessoas não deveriam comprar tv pra jogar video game. Ce tem que comprar um monitor dedicado pra jogos, que estão cada vez melhores nesse departamento. E obviamente, ninguem deve subestimar o volume COLOSSAL de processamento exigido pra que se elimine input lag via software, e evitar de jogar nesses rapsberry, nesses... pandora box aí, esses negocios que... pra você jogar decentemente num emulador com input lag reduzido voce precisa, no muito mínimo, um processador forte em single core/por núcleo (geralmente os da Intel), com possibilidade de overclock de preferência, porque quanto mais clock bruto, melhor pra ativação de opções frame delay no Retroarch, no Groovymame, etc.
Eu mesmo tenho um 4690k overclockado a 4.4 ghz dedicado pra emuladores, e isso ainda é pouco se for ver pra muita coisa.


Eu vi uma entrevista recente com os japas da M2, e eles dizem que muitos jogos antigos eles gostariam de portar/emular decentemente (a maioria de navinha) só que não conseguem com o poder dos consoles atuais porque não tem poder bruto de CPU pra justamente emular decentemente tudo com baixa latência de comando. É uma problema sério latência, mas que... as pessoas não ligam muito. Eu vi aí que o controle do Xisboca novo ia ter um negócio né? Que diminuir o lag... acabou que... parece que até o prey 5 é melhor nesse departamento. Papo furado né esses caras...
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Para desconforto da minha esposa meti uma tubosa de 21 polegadas na sala e voltei a jogar velhos clássicos SEM EMULAÇÃO

Descobri que eu consigo pegar as esmeraldas do Sonic, bater no Sagat, matar os chefes do Megaman só no pew pew e chegar em primeiro no SEGA Rally.

Voltei a jogar tão bem quanto quando eu era mulek

Conclusão, não eram meus reflexos que estavam velhos demais; era o maldito input lag

s
ério, tou aproveitando os jogas melhor do que em todos esses últimos anos.

Vocês são sensíveis a este problema? Ou eu que tou maluco?

Bom demais né.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Dois gêneros que sofrem pra caramba quando tem imput lag são beatemup e games de luta/VS, a jogabilidade fica uma m****, vc precisa de respostas rapidas no jogo se não apanha pra caramba, seu personagem parece uma lesma comparado ao tempo veloz de reação dos inimigos.

Com imput lag seria impossível fazer isso aqui.

6ce.gif
 


Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Muita gente SUBestima a própria capacidade humana de perceber atraso em resposta a um impulso. Tem vários cabras que dizem que não dá pra perceber 2, 3 frames de lag, mas se eles precisarem reagir a alguma coisa que cai da mão dele, ou se esquivar de alguma coisa, com certeza ele consegue responder vezes em bem menos tempo.

Eu até já discuti com gente, falando "olha, essa tv tem um delay horrível" e a pessoa ficou achando que eu tava... desmerecendo o equipamento só pra TEMPOS MAIS TARDE a mesma pessoa vir falar comigo "cara, eu testei o videogame na tv de não sei la quem... e realmente é horrivel"

O costume não quer dizer que não existe, quer dizer que sua percepção acostumou àquilo, você se adapta ao tempo de resposta atrasado, às vezes bem rapido, em questão de... 10 minutos você já não sente mais aquilo.

Existe também o "lag mecânico", que tem a ver com o tipo de controle que você está usando. Um controle arcade, que tem comando ativado das suas mãos/punho, te faz perceber muito mais input lag do que um gamepad normal porque um arcade stick tem ativação de uma gama maior de "sensores" nas suas mãos. Assim como um comando analógico, que te faz perceber mais atraso dentro do jogo por ter mais respostas por frame, um exemplo é um FPS jogado em tvs com lag horrendo, você nota na hora que há alguma coisa de "dificil" ali pra mirar.

No geral, as pessoas não deveriam comprar tv pra jogar video game. Ce tem que comprar um monitor dedicado pra jogos, que estão cada vez melhores nesse departamento. E obviamente, ninguem deve subestimar o volume COLOSSAL de processamento exigido pra que se elimine input lag via software, e evitar de jogar nesses rapsberry, nesses... pandora box aí, esses negocios que... pra você jogar decentemente num emulador com input lag reduzido voce precisa, no muito mínimo, um processador forte em single core/por núcleo (geralmente os da Intel), com possibilidade de overclock de preferência, porque quanto mais clock bruto, melhor pra ativação de opções frame delay no Retroarch, no Groovymame, etc.
Eu mesmo tenho um 4690k overclockado a 4.4 ghz dedicado pra emuladores, e isso ainda é pouco se for ver pra muita coisa.


Eu vi uma entrevista recente com os japas da M2, e eles dizem que muitos jogos antigos eles gostariam de portar/emular decentemente (a maioria de navinha) só que não conseguem com o poder dos consoles atuais porque não tem poder bruto de CPU pra justamente emular decentemente tudo com baixa latência de comando. É uma problema sério latência, mas que... as pessoas não ligam muito. Eu vi aí que o controle do Xisboca novo ia ter um negócio né? Que diminuir o lag... acabou que... parece que até o prey 5 é melhor nesse departamento. Papo furado né esses caras...

Até dois décimos de segundo podemos considerar um tempo de reação humano. Em vários esportes que exigem reação, como, por exemplo, largadas em corridas de dragster, o piloto tem que reagir, normalmente os bons pilotos levam 0,2 segundos para reagir.

Isso significa que qualquer atraso de imagem de até 2 décimos de segundo será imperceptível. O problema é que agora nós reagiremos a 4 décimos de segundo do evento ocorrido no processamento do videogame. E reagindo com tanto atraso podemos já sair da janela que os devs colocaram para reações rápidas de alguns movimentos.

No Nintendo Switch quando os joycons ainda funcionavam eu gostava de jogar no modo portátil. Porque o tempo de resposta era mais imediato. Fiz a última (a última mesmo, do mundo secreto) fase do Donkey Kong Tropical Freeze no modo portátil. E não é em vão. Finalzinho ali da fase precisa ter reações rápidas.



A partir de 7:06. Essa última parte aí é bem tensa.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Minha esposa falou uma coisa interessante quando viu eu jogando o Sonic na TV de tubo.

"Nem parece um jogo velho"

Pra ajudar um pouco mais, tou usando cabo RGB.

Verdade que até o conteúdo de TV da época fica uma porcaria nas TVs atuais. Mas quem assistiu TV aberta na época se lembra que mesmo imagens a 480p ficam lindas num tubão. Hoje em dia, filme em DVD é considerado de baixa qualidade.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.806
Reações
13.837
Pontos
803
essas comparação ps2 e DC que tem no youtube meio que deixam o ps2 ainda pior, sei lá, realmente parece que não foi feito para tv de lcd

eu to jogando na lcd, sinto o lag, eu to quase retornado para tv de tubo, tenho uma aqui de 29 só que as cores tão zuada, vou ficar de olho s ebrotar um tv dessas de qualidade por até 300tão eu pego, queria um crt 16:9 mas parece que não existe
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu já acho bonito por foto mesmo

Visualizar anexo 153846
Bela foto. Não é qualquer um que consegue tirar uma foto assim. Há alguns canais que têm técnica e fazem belas imagens offscreen. Lembra os filtros CRT avançados que existem para Retroarch.

De todo modo, ainda longe da beleza vibrante de uma CRT ao vivo. O que é natural, se a LCD exibisse uma foto com beleza de CRT, exibiria o jogo também.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.032
Reações
2.168
Pontos
709
As vezes dá vontade de eu ter uma tv de tubo de volta. Sinto que vou ter uma nostalgia pesada se jogar de novo em uma. Porém, meu quarto só suporta ter 1 TV por vez, e por vários motivos, prefiro continuar com minha HDTV
 
  • Curtir
Reações: sux

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
As vezes dá vontade de eu ter uma tv de tubo de volta. Sinto que vou ter uma nostalgia pesada se jogar de novo em uma. Porém, meu quarto só suporta ter 1 TV por vez, e por vários motivos, prefiro continuar com minha HDTV
a esposa hoje pediu pra tirar a tv, pois tá na hora de colocar a decoracao de natal


dura batalha
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Não tem um buraquinho aí que dê pra encaixar uma TV de 14" ou até menor? Um armário ou rack com um espaço fechado, num lugar que dê pra vc por seu banquinho e jogar em paz quando quiser? :klol
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Não tem um buraquinho aí que dê pra encaixar uma TV de 14" ou até menor? Um armário ou rack com um espaço fechado, num lugar que dê pra vc por seu banquinho e jogar em paz quando quiser? :klol
dá pra guardar no quartinho de arrumação, não é preciso jogar fora....
mas só aquele trampo de carregar, ligar os cabos.....

tv pesada do cacete
 

Shazão

Supra-sumo
Mensagens
348
Reações
634
Pontos
178
Pensei várias vezes em fazer um blog de review de games antigos, mas, só emulando e vi quão o input lag é o fator crucial em fazer uma análise bem feita ou no achismo de um emulador.
Mesmo melhorando, não adianta, no console original ainda é uma boa opção.
Mario 64 vi isso, jogar no emulador pode ser frustrante.

Ainda acho bom ter FPGA e os Flash cards para nos dar uma boa opção de dar + vida útil para essa experiência.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Dois gêneros que sofrem pra caramba quando tem imput lag são beatemup e games de luta/VS, a jogabilidade fica uma m****, vc precisa de respostas rapidas no jogo se não apanha pra caramba, seu personagem parece uma lesma comparado ao tempo veloz de reação dos inimigos.

Com imput lag seria impossível fazer isso aqui.

6ce.gif
Grande, Daigo!
 

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
583
Reações
899
Pontos
293
Quem percebe mais a diferença é quem joga mais jogos de luta.
Emendar o soco forte com meia lua do Kyo no KOF 98, fazer o combo de soquinho e chutinho com especial.
Cancelar os golpes no Kof 95.
Até a cpu você percebe que é mais roubada, no street fighter turbo, você aperta um botão e a cpu reage na mesma hora.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.894
Pontos
903
Sinto falta dessas quadradonas. Até hoje ainda sinto que mudar pra esse formato "retangular" foi um erro. Dá a impressão que a sua atenção tá dividida, sei lá.
Faz BASTANTE sentido pra mim você conseguir jogar melhor numa tubo. Apesar que os jogos de hoje que já foram feitos com wide screen em mente devem ficar uma bela b*sta nessas TVs mais antigas.
Caramba, eu sinto a mesma coisa. Especialmente se você tem uma tv grande num ambiente pequeno, pior ainda se é algo legendado.
 
Topo Fundo