O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dica - Jogos fechando/travando/congelando - Solução (Perfil XMP)

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
Nessa minha odisseia eterna com PC eu descobri uma coisa nova :

Alguns jogos simplesmente travam se você usar o perfil XMP na BIOS, se apenas setar a memória e a velocidade esse problema acaba.

Eu estava tendo problemas com AC: Odyssey, daí decidi deixar ele de lado e passei a ter esse problema em alguns outros jogos como MH: World que nunca tinha acontecido e até mesmo o Yakuza 0 que nunca tinha travado passou a dar tela azul.

Daí vi vários relatos de pessoas que estavam tendo esses problemas com o perfil XMP na BIOS, eu simplesmente deixei o perfil da minha memória ao invés do XMP e isso acabou.

Não notei nenhuma diferença no desempenho dos jogos, mas as telas azuis e crashs aleatórios pararam.


Fica a dica aí se alguém está passando pelo mesmo.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.227
Reações
2.031
Pontos
964
Acontece só com Ryzen ou com Intel tbm? Tenho um i5 8600K a anos aqui usando XMP e nunca reparei nisso.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Pode ser da placa mãe ou memória não estarem aguentando. De repente o xmp coloca uma voltagem ou timming apertados demais

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.881
Reações
4.134
Pontos
1.054
Tive esse problema quando mudei pra um Ryzen também, usando o perfil XMP os jogos crashavam aleatoriamente. Fiz a configuração manualmente até conseguir rodar um memtest completo sem qualquer erro e nunca mais tive problema.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Com os ryzen mais modernos (leia-se geração 3000 pra frente), esse tipo de problema de crashes com o perfil do XMP são bastante raros. Nas gerações anteriores, são mais comuns. Aquela lista de compatibilidade de memória era fundamental.

Por sorte o 1usmus criou a ferramenta DRAM calculator que permite extrair ainda mais potência das RAMs para ryzen e evitar crashes.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Isso não é o jogo. É a compatibilidade da memória ou mesmo mal funcionamento dela.

Ideal é mandar o OC do XMP na mão mesmo após ativar. Pra muitos acaba resolvendo. Ou nem ativar e só mandar OC. Geralmente é só afrouxar os timings.

OC em memória só vai melhorar em raros cenários. 5700XT pra cima e 1080p e jogo onde a demanda aumenta por tempo de CPU aumenta demais em certas áreas ou é do próprio motor o conceito para isto.
 
Ultima Edição:


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
Isso não é o jogo. É a compatibilidade da memória ou mesmo mal funcionamento dela.

Ideal é mandar o OC do XMP na mão mesmo após ativar. Pra muitos acaba resolvendo. Ou nem ativar e só mandar OC. Geralmente é só afrouxar os timings.

OC em memória só vai melhorar em raros cenários. 5700XT pra cima e 1080p e jogo onde a demanda aumenta por tempo de CPU aumenta demais em certas áreas ou é do próprio motor o conceito para isto.
Minha memória é 3200 e não faço OC, 0 erros no memtest e me só assim trava com o perfil XMP, já configurado manualmente eu tive 0 problemas até agora.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Minha memória é 3200 e não faço OC, 0 erros no memtest e me só assim trava com o perfil XMP, já configurado manualmente eu tive 0 problemas até agora.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
3200mhz já é OC mano

Ddr4 stock tem frequência 2133mhz

Por isso tem gente que não consegue sequer manter os clocks de fábrica dessas memórias
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Nunca tive esse problema. No PC que eu jogo que é o Ryzen 7 3700X com memórias G.Skill DDR4-3200 CL16 tranquilão. Neste uso uma X570 Extreme4.

No outro que tem um Ryzen 5 3600X com memórias Corsair DDR4-3200 CL16 iguais as suas (se não me engano) tranquilo também. Inclusive neste também uso uma B450 Steel Legend.

3200mhz já é OC mano

Ddr4 stock tem frequência 2133mhz

Por isso tem gente que não consegue sequer manter os clocks de fábrica dessas memórias
Nem sempre. Minhas memórias Corsair que pelo que me lembro são iguais as do Azeon são 2666MHz com overcock para 3200MHz no XMP. Tem que ver no site da fabricante esse tipo de informação.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Minha memória é 3200 e não faço OC, 0 erros no memtest e me só assim trava com o perfil XMP, já configurado manualmente eu tive 0 problemas até agora.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Continua sendo um problema das memórias, placa ou CPU. Sendo incompatibilidade ou não. Não muda.

É o mesmo caso de fonte. Muitas vezes passam em todos os testes supostamente mais pesados. Vai rodar alguns jogos, simplesmente reinicia o PC. Se não faz tudo, é porque está instável. E se está instável, é pq tem um problema. E o problema não pode ser o software. Não um jogo.

MEMTEST é um teste inútil. Ignora.
 
Ultima Edição:

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
3200mhz já é OC mano

Ddr4 stock tem frequência 2133mhz

Por isso tem gente que não consegue sequer manter os clocks de fábrica dessas memórias
é exatamente isso mano

Não sabia disso, para mim 3200 era velocidade normal.
Continua sendo um problema das memórias, placa ou CPU. Sendo incompatibilidade ou não. Não muda.

É o mesmo caso de fonte. Muitas vezes passam em todos os testes supostamente mais pesados. Vai rodar alguns jogos, simplesmente reinicia o PC. Se não faz tudo, é porque está instável. E se está instável, é pq tem um problema. E o problema não pode ser o software. Não um jogo.

MEMTEST é um teste inútil. Ignora.

Bom então me explica o porque eu deixar em XMP vários jogos fecham depois de um tempo e se eu deixar 3200 no perfil normal na BIOS isso não acontece.

Eu fiz o teste de voltar para XMP e o jogo voltou a fechar, tirei o perfil XMP e rodou normalmente.

Detalhe : Quando ativo esse modo XMP os jogos fecham em 1 hora ou menos de jogo, sem o perfil eu cheguei a jogar quase 3 horas sem nenhum erro ou crash.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Não sabia disso, para mim 3200 era velocidade normal.


Bom então me explica o porque eu deixar em XMP vários jogos fecham depois de um tempo e se eu deixar 3200 no perfil normal na BIOS isso não acontece.

Eu fiz o teste de voltar para XMP e o jogo voltou a fechar, tirei o perfil XMP e rodou normalmente.

Detalhe : Quando ativo esse modo XMP os jogos fecham em 1 hora ou menos de jogo, sem o perfil eu cheguei a jogar quase 3 horas sem nenhum erro ou crash.
Vc altera o clock pra 3200 e só? Mexe mais em nada? Nem em voltagem?
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
Vc altera o clock pra 3200 e só? Mexe mais em nada? Nem em voltagem?
Não, tem uma seleção de perfil na BIOS, XMP 3200 e o "original" 3200 da Corsair, eu seleciono esse e pronto, vou tirar uma foto depois

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Não, tem uma seleção de perfil na BIOS, XMP 3200 e o "original" 3200 da Corsair, eu seleciono esse e pronto, vou tirar uma foto depois

Sent from my MI 9 using Tapatalk
XMP pode estar usando timings muito reduzidos. Só vejo essa explicação.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.646
Reações
18.326
Pontos
1.084
3200mhz já é OC mano

Ddr4 stock tem frequência 2133mhz

Por isso tem gente que não consegue sequer manter os clocks de fábrica dessas memórias
é exatamente isso mano
Nunca tive esse problema. No PC que eu jogo que é o Ryzen 7 3700X com memórias G.Skill DDR4-3200 CL16 tranquilão. Neste uso uma X570 Extreme4.

No outro que tem um Ryzen 5 3600X com memórias Corsair DDR4-3200 CL16 iguais as suas (se não me engano) tranquilo também. Inclusive neste também uso uma B450 Steel Legend.


Nem sempre. Minhas memórias Corsair que pelo que me lembro são iguais as do Azeon são 2666MHz com overcock para 3200MHz no XMP. Tem que ver no site da fabricante esse tipo de informação.
Não sabia dessa, as minhas memorias na caixa esta 3600Mhz, mais checando nas bios estava 2666Mhz.
 
Topo Fundo