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[Caso Epic] Vaza lucro da divisão Xbox e advogado d Microsoft disse que nunca teve lucro na venda do console (+Tom Warren: gamepas não dá lucro ainda)

Legaia

Bam-bam-bam
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Após os recentes vazamentos ocorridos na corte americana no processo entre a EPIC e APPLE.

VEJAM:

. A Microsoft "esconde" a divisão do Xbox no segmento "MORE PERSONAL COMPUTING" dos relatórios fiscais.

186148

. Este segmento fez 12.820 bilhões em 2019

. Já o XBOX, fez entre 1.6 a 2.3 em 2019, representando apenas 13-18%

. Com isso, o XBOX está entre as coisas que MENOS FAZEM DINHEIRO na Microsoft, não conseguindo representar nem 5% de lucro total da empresa

186149

186150


Além disso, o especialista Ahmad aponta que o números dos vazamentos não contam a PERDA por hardware (a Microsoft confirmou que vende o console por um preço INFERIOR ao CUSTO).

Em outras palavras, é possível que o XBOX possa até mesmo ter dado PREJUÍZO naquele

186151






Tom Warren na conversa sobre os lucros liberados hoje disse que gamepass ainda não dá lucro

 
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Bonk

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Obviamente com uma empresa que tem office, Windows e Azure é de se notar que um vídeo game deva ser o que trás menos lucro.
Todo computador toda um sistema operacional, nem todo mundo tem um vídeo game.
Notícia bait da porra.
 

Link_1998

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Console dando prejuízo não é novidade. A estratégia da empresa é a longo prazo, mas se der ruim nessa gen com o Gamepass, talvez desistam de vez.

Parecia que a Microsoft como um todo freava todo investimento maior no setor de games desde a metade do Xbox 360, e agora a impressão é que foram pro tudo ou nada pra fazer o negócio dar dinheiro.
 
D

Deleted member 248528

Microsoft - Paga para você comprar os consoles dela e oferece jogos à preços muito acessíveis com o GamePass. (Sonystas criticam).

Sony - Cobra horrores pelos seus jogos, remakes e DLCs. (Sonystas comemoram).
 
Foi editado por um moderador:


Queiroga'

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Seguindo os tweets do Ahmad:
  • se o Xbox teve 2.2 bilhões de lucro com jogos e serviços em 2019, significa que muito provavelmente o Game Pass foi lucrativo, embora não dê pra cravar já que microtransações e venda de jogos podem cobrir um eventual prejuízo do GP - mas isto é improvável, considerando que o lucro está proporcionalmente adequado à diferença de base instalada entre PS4 e XONE.
  • se Sony e Microsoft tiveram prejuízo com hardware em 2019, significa que PS4 e XONE seis anos após lançados ainda estavam sendo subsidiados - dividindo o tamanho do prejuízo estimado pelo Ahmad (1,6 bilhão) pelo número de PS4 vendidos em 2019 (13,5 milhões), significa que a Sony estava pagando $125 para as pessoas comprarem PS4 em pleno 2019.
 

nominedomine

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Seguindo os tweets do Ahmad:
  • se o Xbox teve 2.2 bilhões de lucro com jogos e serviços em 2019, significa que muito provavelmente o Game Pass foi lucrativo, embora não dê pra cravar já que microtransações e venda de jogos podem cobrir um eventual prejuízo do GP - mas isto é improvável, considerando que o lucro está proporcionalmente adequado à diferença de base instalada entre PS4 e XONE.
  • se Sony e Microsoft tiveram prejuízo com hardware em 2019, significa que PS4 e XONE seis anos após lançados ainda estavam sendo subsidiados - dividindo o tamanho do prejuízo estimado pelo Ahmad (1,6 bilhão) pelo número de PS4 vendidos em 2019 (13,5 milhões), significa que a Sony estava pagando $125 para as pessoas comprarem PS4 em pleno 2019.
É claro que a Sony não estava tendo $125 dólares de prejuízo vendendo PS4, ela não tinha isso nem quando ele foi lançado, o hardware do PS4 já dava lucro com menos de um ano do lançamento. Provavelmente isso ai já deveria ser o custo de estar desenvolvendo/preparando a produção do PS5 e outros investimentos. O prejuízo por console teria que ser muito maior que $125 dólares pois hardware de PlayStation inclui muito mais que console(acessórios por exemplo).

O erro dessa suposição é acreditar que fora Software e Serviço só existe venda de console.
 

Papilon

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Xbox dando prejuízo com investimentos massivos. Compra de studios, serviços, jogos baratos e etc.

Playstation dando lucro com parcos investimentos, poucos projetos, sem serviços, jogos caros e etc..
 

Queiroga'

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É claro que a Sony não estava tendo $125 dólares de prejuízo vendendo PS4, ela não tinha isso nem quando ele foi lançado, o hardware do PS4 já dava lucro com menos de um ano do lançamento. Provavelmente isso ai já deveria ser o custo de estar desenvolvendo/preparando a produção do PS5 e outros investimentos. O prejuízo por console teria que ser muito maior que $125 dólares pois hardware de PlayStation inclui muito mais que console(acessórios por exemplo).

O erro dessa suposição é acreditar que fora Software e Serviço só existe venda de console.

Não sei se R&D entra nesta categoria, se sim, faz mais sentido. Mesma coisa para a Microsoft - muito improvável que ela nunca tenha lucrado com venda de consoles, apesar do que o advogado disse (provavelmente se expressou mal).

Caso o prejuízo estimado pelo Ahmad fique na conta do desenvolvimento do PS5, então podemos estimar que a Sony gastou para desenvolvê-lo em 2019 consideravelmente mais de $1,7 bilhão, já que a este número deve ser somado o lucro por unidade de PS4 vendido (digamos, $50, e aí seriam $2,3 bilhões no R&D do PS5).

Acessórios acho altamente improvável que sejam subsidiados, já que, diferente de consoles, eles não geram receitas posteriores (exceção seria o PSVR, mas ele possui categoria própria nos relatórios fiscais da Sony), então na verdade seria mais uma receita sendo sugada pelo R&D do PS5...
 

nominedomine

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Não sei se R&D entra nesta categoria, se sim, faz mais sentido. Mesma coisa para a Microsoft - muito improvável que ela nunca tenha lucrado com venda de consoles, apesar do que o advogado disse (provavelmente se expressou mal).

Caso o prejuízo estimado pelo Ahmad fique na conta do desenvolvimento do PS5, então podemos estimar que a Sony gastou para desenvolvê-lo em 2019 consideravelmente mais de $1,7 bilhão, já que a este número deve ser somado o lucro por unidade de PS4 vendido (digamos, $50, e aí seriam $2,3 bilhões no R&D do PS5).

Acessórios acho altamente improvável que sejam subsidiados, já que, diferente de consoles, eles não geram receitas posteriores (exceção seria o PSVR, mas ele possui categoria própria nos relatórios fiscais da Sony), então na verdade seria mais uma receita sendo sugada pelo R&D do PS5...
Quem falou que não lucrou com a venda de consoles foi a própria funcionária da MS sob juízo.

O presidente da Sony (o Kaz na se não me engano) já falou que o hardware do PS4 não dava prejuízo lá em 2014.

Como disse antes o erro ai, pelo que deu para entender, esta no cara supor que o que abateu o lucro da Sony com Software e Serviço foi só o hardware do PS4 quando pode ter sido um monte de coisas.

O ponto que fiz sobre assessório é que como eles dão lucro isso indicaria que o prejuízo com o hardware do PS4 teria que ser ainda maior do que o que o cara especulou.
 

EgonRunner

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é possível que ainda estavam sendo subsidiados porque custo de produção nem sempre cai ao longo do tempo.

custo de produção cai se tiver redução de preço de matéria-prima e/ou redução de outros custos (demissão de funcionários, fechamento de fábricas, etc).
ainda assim, muitas vezes pela escala de fabricação, pode ser mais barato fabricar 1 milhão de peças que fabricar 100 mil peças.

depende tb de como é alocado o custo de desenvolvimento, quanto maior o tempo que um produto é vendido mais esse custo é diluído.
 

Queiroga'

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Quem falou que não lucrou com a venda de consoles foi a própria funcionária da MS sob juízo.

O presidente da Sony (o Kaz na se não me engano) já falou que o hardware do PS4 não dava prejuízo lá em 2014.

Como disse antes o erro ai, pelo que deu para entender, esta no cara supor que o que abateu o lucro da Sony com Software e Serviço foi só o hardware do PS4 quando pode ter sido um monte de coisas.

O ponto que fiz sobre assessório é que como eles dão lucro isso indicaria que o prejuízo com o hardware do PS4 teria que ser ainda maior do que o que o cara especulou.

Mas a funcionária não especificou se é lucro por console, por geração, em toda a história. Há margem para interpretação.

Sobre o Ahmad, ele especulou os dados de hardware como um todo, então já considerando os acessórios. Eu que os ignorei.

Sobre o "monte de coisas", olhando o relatório fiscal da Sony em 2019:

186166

Tirando jogos, microtransações, serviços e hardware, o que sobra são os $1,3 bilhão dos outros.

Talvez a diferença de 1,7 bilhões entre o lucro com jogos e o lucro total venha daí, mas é improvável.

Deve ser R&D do PS5 mesmo, incluído no hardware...
 

nominedomine

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Mas a funcionária não especificou se é lucro por console, por geração, em toda a história. Há margem para interpretação.

Sobre o Ahmad, ele especulou os dados de hardware como um todo, então já considerando os acessórios. Eu que os ignorei.

Sobre o "monte de coisas", olhando o relatório fiscal da Sony em 2019:

Visualizar anexo 186166

Tirando jogos, microtransações, serviços e hardware, o que sobra são os $1,3 bilhão dos outros.

Talvez a diferença de 1,7 bilhões entre o lucro com jogos e o lucro total venha daí, mas é improvável.

Deve ser R&D do PS5 mesmo, incluído no hardware...
Ela foi perguntada sobre o lucro por console.

Seu gráfico é sobre receita, estamos falando do prejuízo da operação do que não é software e não é serviço, pode ser qualquer outra coisa.
 

slashf

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Nada de novo no front. Se bobear só a Nintendo deve ganhar algo, que tá a umas gen atrás. E a tendência e piorar com essa crise, só ver como está os preços no Pc.
 

Queiroga'

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Ela foi perguntada sobre o lucro por console.

Seu gráfico é sobre receita, estamos falando do prejuízo da operação do que não é software e não é serviço, pode ser qualquer outra coisa.

Você acha plausível crer que o X360 era subsidiado em 2011? Ou será que a funcionária simplesmente se confundiu?

Sobre o gráfico, ele é sobre receita, mas o lucro de $2,3 bn veio de algumas daquelas categorias. Se jogos e serviços geraram $4.1 bn de lucro, significa que a soma das outras categorias deu prejuízo de $1.7 bn...
 

Trezoitao38

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GOLD
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Eu não duvido que tenha havido uma discussão dentro da empresa sobre a participação nesta geração.

E provavelmente quando o Phil veio com a ideia do Gamepass ele conseguiu convencer de que a MS ainda pode ter alguma chance de lucrar com videogames. Se não fosse por isso, provavelmente a MS teria se retirado do mercado de videogames. Porque é claro que nunca lucrou com isso. Os custos são muito altos. Aliás, eles voltaram a gastar muito pra esta geração. O que me parecer ser o caso de: "vamos ser mais agressivos, vamos fazer tudo o que for necessário pra conquistar mercado, nem que seja adquirir empresas pra remover games do concorrente e ganharmos exclusivos."
 

Queiroga'

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@nominedomine

Achei isso aqui olhando as respostas do twitter do Ahmad:

186173

Ou seja, é $1.7 bn de prejuízo com hardware mesmo, embora eu não sei se inclui R&D do PS5.

Comparando com o perfil da Nintendo, é curioso notar que a margem de lucro da Sony com jogos first-party é maior do que a da Nintendo.

186174
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
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Agora que o cara descobriu que a divisão Xbox está dentro de personal computing?

que flopada de tópico, imagina quando ele descobri que o linkedin e o office estão escondidos dentro da categoria Productivity and Business Processes.

o cara acha que a Microsoft eh a sony que tem 3 coisas só e 2 delas falindo.
 

nominedomine

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@nominedomine

Achei isso aqui olhando as respostas do twitter do Ahmad:

Visualizar anexo 186173

Ou seja, é $1.7 bn de prejuízo com hardware mesmo, embora eu não sei se inclui R&D do PS5.

Comparando com o perfil da Nintendo, é curioso notar que a margem de lucro da Sony com jogos first-party é maior do que a da Nintendo.

Visualizar anexo 186174
Muito bom isso ai, acho que nunca tínhamos visto antes essa divisão dos lucros da divisão de jogos da Sony. Interessante ver que os jogos first da Sony trazem quase tanto dinheiro quanto os jogos thirds e que a PS+ da quase tanto dinheiro quanto os jogos first party.

Pelo visto tomaram prejuízo em hardware em 2019 mesmo, agora tem que ver se já não era gastos relacionados ao PS5. Um put* rombo esse prejuízo com hardware ai, não consigo imaginar que o PS4 velho e caro foi responsável por isso. Isso ai explica porque a MS tentou empurrar algo como o Series S também e porque a Nintendo pega leve com os specs dos consoles dela, até porque ela ainda não tem os serviços para abater esse tipo de prejuízo.
 

Ennis

Bam-bam-bam
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Agora que o cara descobriu que a divisão Xbox está dentro de personal computing?

que flopada de tópico, imagina quando ele descobri que o linkedin e o office estão escondidos dentro da categoria Productivity and Business Processes.

o cara acha que a Microsoft eh a sony que tem 3 coisas só e 2 delas falindo.
Com a diferença que a PS é de extrema importância pra Sony e apenas uma divisão deficitária pra MS.

Pra MS largar e deixar pra lá é bem maior do lado do Xbox que do lado da Sony com o PS.
 
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Queiroga'

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Muito bom isso ai, acho que nunca tínhamos visto antes essa divisão dos lucros da divisão de jogos da Sony. Interessante ver que os jogos first da Sony trazem quase tanto dinheiro quanto os jogos thirds e que a PS+ da quase tanto dinheiro quanto os jogos first party.

Pelo visto tomaram prejuízo em hardware em 2019 mesmo, agora tem que ver se já não era gastos relacionados ao PS5. Um put* rombo esse prejuízo com hardware ai, não consigo imaginar que o PS4 velho e caro foi responsável por isso.

Ahmad crê que seja R&D mesmo:




Detalhe que esses dados são estimados pela Microsoft, enquanto ela não libera os próprios números.
 

Majima-San

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@nominedomine

Achei isso aqui olhando as respostas do twitter do Ahmad:

Visualizar anexo 186173

Ou seja, é $1.7 bn de prejuízo com hardware mesmo, embora eu não sei se inclui R&D do PS5.

Comparando com o perfil da Nintendo, é curioso notar que a margem de lucro da Sony com jogos first-party é maior do que a da Nintendo.

Visualizar anexo 186174
Muito bom isso ai, acho que nunca tínhamos visto antes essa divisão dos lucros da divisão de jogos da Sony. Interessante ver que os jogos first da Sony trazem quase tanto dinheiro quanto os jogos thirds e que a PS+ da quase tanto dinheiro quanto os jogos first party.

Pelo visto tomaram prejuízo em hardware em 2019 mesmo, agora tem que ver se já não era gastos relacionados ao PS5. Um put* rombo esse prejuízo com hardware ai, não consigo imaginar que o PS4 velho e caro foi responsável por isso. Isso ai explica porque a MS tentou empurrar algo como o Series S também e porque a Nintendo pega leve com os specs dos consoles dela, até porque ela ainda não tem os serviços para abater esse tipo de prejuízo.

Olha aí, @nominedomine , o que supus nesse post abaixo...

Não tinha visto esse tópico. Aliás, não vejo a maioria deles, preciso sair do círculo dos 4 primeiros na tela do telefone


Ahahahahahahahahaha

Interessante demais ela conseguir ocultar o revenue dela. Tem que ficar claro que, se ela está ocultando, é porque precisa ocultar. E sabemos porque ela necessita fazê-lo.



Sony lucra com jogos e serviços basicamente o dobro da Nintendo, Microsoft entre 1.6 e 2.3 bi. Pena que não discrimina Gamepass do modelo tradicional, não dando pra saber se o modelo Netflixiano já é, mesmo que discretamente, lucrativo.



Nintendo, plataforma só é um balcão para FP, o resto é indie. Como os dados são de 2019, dá pra ver que ela gastou cerca de 300 milhões para desenvolver seus jogos próprios (eu considero pouco, TLOUS PT II deve custar metade disso sozinho), e, somando marketing e o escambau, 2 bilhões (que eu considero alto, propaganda + firulas come 2/3 do lucro de seus games).

Acho que concluo isso.

Margem de lucro com 3rd Party é igual a 1st Party pra Ninty, quem diria, os Royalities dela são mais altos, talvez? Seria compatível com o Modus Operandi do estilo de negócios da empresa, que é criar um ecossistema com volume baixo de High Quality Software, pra poder reduzir a concorrência interna e aumentar o potencial de vendas dos poucos games de impacto que são lançados no ano.


Muito bons esses dados, vamos esperar algum expert traduzi-los, eu diria que tudo isso é emocionante, até.
... em diante, na verdade não é a margem da Nintendo em 3rd que é alta, e sim a de FP que é baixa. Ao bem da verdade, é mais baixa para ambos os casos

Como supõe-se ser menos oneroso de produzir, na maioria das vezes, e como pode ser que dê pra descontar o preço de desenvolvimento, isso me levaria a crer que a Nintendo queima grande parte de seu lucro com Marketing, enquanto a Sony propagandeia menos, por isso esta lucra mais por FP vendido. Negócio bom ser FP, ao contrário do que você disse
 

Majima-San

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Gamepass ainda não dá lucro



Confirmado então, o que todo mundo supunha.

Como esses dados são de 2019, onde as assinaturas de GP eram menores, pode ser que a divisão XBox como um todo ainda opere no vermelho hoje em dia, já que, além de ter o lucro de Software e Gold no modelo tradicional comido por subsídio de hardware, o Game Pass morde um pedaço. Atualmente, a Microsoft subsidia software e hardware.


O Benji uma vez tinha calculado que necessitaríamos de 50 milhões de assinantes pro GP começar a dar lucro

Acho que esse post do Tomás Varrem pode dirimir qualquer dúvida sobre isso, embora ele não seja propriamente oficial
 

nominedomine

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Olha aí, @nominedomine , o que supus nesse post abaixo...


... em diante, na verdade não é a margem da Nintendo em 3rd que é alta, e sim a de FP que é baixa. Ao bem da verdade, é mais baixa para ambos os casos

Como supõe-se ser menos oneroso de produzir, na maioria das vezes, e como pode ser que dê pra descontar o preço de desenvolvimento, isso me levaria a crer que a Nintendo queima grande parte de seu lucro com Marketing, enquanto a Sony propagandeia menos, por isso esta lucra mais por FP vendido. Negócio bom ser FP, ao contrário do que você disse
Engraçado porque os jogos da Nintendo parecem ter um orçamento bem menor. Mas faz sentido a sua explicação.
 

Majima-San

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Engraçado porque os jogos da Nintendo parecem ter um orçamento bem menor. Mas faz sentido a sua explicação.
Isso. Muito provável que os orçamentos sejam menores. Ela provavelmente marketeia mais, por isso lucra menos, gasta mais com propaganda direcionada a esses games. Outra custo talvez se deva à produção mais cara de cartuchos, e ao baixo rate de vendas digitais
 

Queiroga'

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Olha aí, @nominedomine , o que supus nesse post abaixo...


... em diante, na verdade não é a margem da Nintendo em 3rd que é alta, e sim a de FP que é baixa. Ao bem da verdade, é mais baixa para ambos os casos

Como supõe-se ser menos oneroso de produzir, na maioria das vezes, e como pode ser que dê pra descontar o preço de desenvolvimento, isso me levaria a crer que a Nintendo queima grande parte de seu lucro com Marketing, enquanto a Sony propagandeia menos, por isso esta lucra mais por FP vendido. Negócio bom ser FP, ao contrário do que você disse

Será que a Nintendo gasta tão a mais com marketing assim ?

Diferença entre receita e lucro no caso dos FP da Nintendo está em $2 bilhões, no caso da Sony, $700 milhões. Se a Sony gasta mais com o desenvolvimento dos jogos em si, então a Nintendo gasta com marketing mais do que $1.3 bilhão acima da Sony.

É muita coisa, ainda mais se pensarmos que Playstation é um produto mais global do que Nintendo - basta comparar o tanto de propaganda de Playstation que pipoca por aqui, enquanto em 2019 o Switch sequer havia sido lançado no Brasil.

Eu acho que essa diferença seja porque na despesa da Nintendo deve estar incluído o custo operacional da empresa como um todo (administrativo, comercial, etc), enquanto no caso do Playstation tais custos são suportados por outros setores da Sony.
 
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