O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Switch vende 89 milhões de unidades e passa vendas do PS3 e Xbox 360

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Mas veja que o dinheiro que vc gastou no Switch e no jogo do Mario deixou de gastar na Sony ou na MS. Vc poderia gastar em mais jogos para o PS e Xbox, mas não, gastou comprando Switch e Mario.

Na verdade não, pq não deixei de pegar um jogo no xbox por causa da Nintendo. Já que não vou pegar nenhum jogo que sai para eles no Switch.
 
D

Deleted member 101002

Na verdade não, pq não deixei de pegar um jogo no xbox por causa da Nintendo. Já que não vou pegar nenhum jogo que sai para eles no Switch.

Tudo bem no seu caso em particular que parece ter um orçamento grande para jogos, mas de forma geral as pessoas não destinam um percentual elevado de suas rendas em jogos. No mês que vc gastou comprando jogo do Mario, poderia estar gastando com a MS comprando jogo do Xbox.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Tudo bem no seu caso em particular que parece ter um orçamento grande para jogos, mas de forma geral as pessoas não destinam um percentual elevado de suas rendas em jogos. No mês que vc gastou comprando jogo do Mario, poderia estar gastando com a MS comprando jogo do Xbox.


Ele podia estar roubando, traficando.... Mas não. Tá aqui postando...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.450
Pontos
2.419
No final das contas a matéria confirma o que todos já sabiam: o PS3 virou e venceu o 360, embora até hj os caixistas insistam no contrário. Eterno mundo de Nárnia...
A matéria não confirma nada pois o número final do 360 é desconhecido.
 


Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Vc está dizendo que são os usuários de PS4 que aceitam tudo o que a Nintendo está fazendo como comprar remaster a $60 e pagar preço de jogo cheio em jogo de celular??

***

Qto à questão da concorrência, se a pessoa compra um jogo no Switch ela tem menos dinheiro na carteira para gastar no PS4 e vice-versa? Imagino que mesmo no 1º mundo as pessoas tem um orçamento para gastar com vg. $60 dólares gastos em uma empresa são menos $60 dólares gastos nas outras empresas.
E nem dá para considerar que são públicos distintos pq a maioria possui os dois consoles, não?
Eu estou dizendo que um jogador comum não deve se satisfazer apenas com um Switch, por isso creio que a base instalada do Nintendo e do Playstation é meio compartilhada.

Sobre valores, acho que pesa tbm o tempo que as pessoas tem pra jogar, mais do que o valor dos jogos, dependendo do país.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.648
Reações
27.387
Pontos
1.053
Entre 360 x Ps3 acredito (claro que é coisa da minha cabeça) que o Ps3 deu uma virada em numeros de venda vencendo o 360.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.798
Reações
39.352
Pontos
1.094
Pra ilustrar um pouco melhor esse fenomeno chamado nintendo

tGWM3wY.jpg

Ao observer esse gráfico vale lembrar que a Nintendo tem duas gerações a mais que a Sony e aparentemente está somando os portáteis também.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Ao observer esse gráfico vale lembrar que a Nintendo tem duas gerações a mais que a Sony e aparentemente está somando os portáteis também.

Consoles portáteis também são consoles :)

Na Sony também tá incluso PSP, PSVITA, assim como na SEGA com GameGear
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
Vc está dizendo que são os usuários de PS4 que aceitam tudo o que a Nintendo está fazendo como comprar remaster a $60 e pagar preço de jogo cheio em jogo de celular??

Os fãs da Nintendo pagam 60 dolares em remaster de gba e os fãs da Sony defendem a mãe dizendo que jogo tem que ser 70 dolares mesmo e que alguém tem que sustentar a industria.

No final das contas não tem jeito, gamer é tudo farinha do mesmo saco.Todo mundo aqui que gosta de falar mal dos outros já teve seus momentos mongolice gamer, tem muito o que fazer não.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Se com 89 milhões é um console fraco de biblioteca imagina se fosse pior nas vendas.

Switch é um híbrido. Mas muitos que compraram usam ele como portátil mesmo. E todos os portáteis da Nintendo vendem bem. Vide o DS que deu um baita lucro para a Nintendo. Até o 3DS vendeu super bem.

Se o Switch não tivesse a opção de ser jogado como portátil seria um verdadeiro fracasso como o WiiU foi.

Aliás vários games antigos lançados em 2013, 2014 para o WiiU venderem bem mais na versão requentada de Switch.

Mas também nem tem como querer comparar. O WiiU vendeu apenas 13milhões de consoles.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Switch é um híbrido. Mas muitos que compraram usam ele como portátil mesmo. E todos os portáteis da Nintendo vendem bem. Vide o DS que deu um baita lucro para a Nintendo. Até o 3DS vendeu super bem.

Se o Switch não tivesse a opção de ser jogado como portátil seria um verdadeiro fracasso como o WiiU foi.

Aliás vários games antigos lançados em 2013, 2014 para o WiiU venderem bem mais na versão requentada de Switch.

Mas também nem tem como querer comparar. O WiiU vendeu apenas 13milhões de consoles.

Se ele fosse apenas portátil, teria vendido menos que o 3DS (75mi, que levou 8 anos), não tinha como ser apenas um ou outro, seria ruim do mesmo jeito(talvez menos ruim só no handheld longe de ser bom como agora)
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.513
Pontos
1.129
Se ele fosse apenas portátil, teria vendido menos que o 3DS (75mi, que levou 8 anos), não tinha como ser apenas um ou outro, seria ruim do mesmo jeito(talvez menos ruim só no handheld longe de ser bom como agora)

Exatamente.

As pessoas falam como se houvesse um público cativo para consoles portáteis, sendo que, na verdade depois da popularização dos smartphones, houve um verdadeiro crash neste segmento. Vendas de 3DS+Vita (90 milhões) foram 40% das vendas de DS+PSP (240 milhões) e a tendência é que vendessem ainda menos na geração seguinte.

Com o Switch a Nintendo não apenas estancou a sangria como expandiu o mercado. Obviamente que a portabilidade é fator relevante, mas o form factor próprio e o acerto nos system sellers também são (pelo menos um jogo com vendas acima de 20 milhões desde 2017, sendo que no ano do lançamento foram lançados 3 jogos deste calibre).
 
D

Deleted member 101002

Switch é um híbrido. Mas muitos que compraram usam ele como portátil mesmo. E todos os portáteis da Nintendo vendem bem. Vide o DS que deu um baita lucro para a Nintendo. Até o 3DS vendeu super bem.

Se o Switch não tivesse a opção de ser jogado como portátil seria um verdadeiro fracasso como o WiiU foi.

Aliás vários games antigos lançados em 2013, 2014 para o WiiU venderem bem mais na versão requentada de Switch.

Mas também nem tem como querer comparar. O WiiU vendeu apenas 13milhões de consoles.

As vendas muito menores da versão Lite te contrariam. Não é possível que as pessoas preferem pagar mais caro para usar somente como portátil. Sim, não é impossível, mas tb não é maioria como vc dá a entender.
Por fim, como os colegas falaram, o mercado de portáteis está em decadência, e se o Switch fosse somente portátil não seria o Switch, seria outro hardware, não sendo possível de fazer conjecturas de algo que nunca existiu.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Switch é um híbrido. Mas muitos que compraram usam ele como portátil mesmo. E todos os portáteis da Nintendo vendem bem. Vide o DS que deu um baita lucro para a Nintendo. Até o 3DS vendeu super bem.

Se o Switch não tivesse a opção de ser jogado como portátil seria um verdadeiro fracasso como o WiiU foi.

Aliás vários games antigos lançados em 2013, 2014 para o WiiU venderem bem mais na versão requentada de Switch.

Mas também nem tem como querer comparar. O WiiU vendeu apenas 13milhões de consoles.
No caso a minha crítica em relação a biblioteca foi se caso ele vendesse muito poderia receber alguns exclusivos próprios das Thirds que realmente iam empurrar o Hardware...mas o que aconteceu foi alguns poucos jogos mult portados...

Os títulos próprios mesmo vem da Nintendo e de alguns jogos menores ou indies.

Produtora grande dificilmente vai fazer algum AAA exclusivo mesmo para um console que vendeu horrores como o Switch e isso ficou claro que o problema não é só as vendas....então a Nintendo continua tendo esse problema de suporte....e se um console da Nintendo não atingir o sucesso do Switch a situação tende a piorar já que ela não tem um console preparado para os mult por defaut.

Mas eu acho que a oferta de jogos no Switch é bem fraca em alguns parâmetros.....O grande sucesso dele veio da proposta em si que é bem bacana e no fim eu gostei..acho que pela primeira vez concordo um pouco com a abordagem da Nintendo desde o Super Nintendo...O Switch é um sistema legal apesar de ela ter dado mancada na retro e algumas feacures do OS que é praticamente o mesmo do lançamento.
 
Ultima Edição:

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
No caso a minha crítica em relação a biblioteca foi se caso ele vendesse muito poderia receber alguns exclusivos próprios das Thirds que realmente iam empurrar o Hardware...mas o que aconteceu foi alguns poucos jogos mult portados...

Os títulos próprios mesmo vem da Nintendo e de alguns jogos menores ou indies.

Produtora grande dificilmente vai fazer algum AAA exclusivo mesmo para um console que vendeu horrores como o Switch e isso ficou claro que o problema não é só as vendas....então a Nintendo continua tendo esse problema de suporte....e se um console da Nintendo não atingir o sucesso do Switch a situação tende a piorar já que ela não tem um console preparado para os mult por defaut.

Mas eu acho que a oferta de jogos no Switch é bem fraca em alguns parâmetros.....O grande sucesso dele veio da proposta em si que é bem bacana e no fim eu gostei..acho que pela primeira vez concordo um pouco com a abordagem da Nintendo desde o Super Nintendo...O Switch é um sistema legal apesar de ela ter dado mancada na retro e algumas feacures do OS que é praticamente o mesmo do lançamento.

Mas não existe mais exclusivo de third, isso ai é lenda.Atualmente se os caras podem portar pra outras plataformas eles portam, na verdade o switch ainda tem uma pequena exclusividade sobre algumas japoronguices que as outras plataformas não tem.

Até a geração PS4/One o Playstation ainda tinha uma certa exclusividade em comparação ao Xbox com jogos japoneses mainstream mas até isso já não é mais verdade, Tales of, Yakuza e as coisas mais mainstream estão todas indo pro xisboca.

Inclusive teve varios jogos que começaram como exclusivo de switch como Project Octopath por exemplo que acabaram saindo ou sendo anunciados para outras plataformas, a verdade é que fazer exclusivo hoje é só perder dinheiro, não tem motivo pra não lançar seu jogo em outras plataformas, nem as proprias donas das plataformas como Sony e M$ tão querendo fazer exclusivos mais.
 

Alter Shot X

Veterano
Mensagens
153
Reações
162
Pontos
128
Não poderia esperar menos de um console que teve BOTW como carro chefe no Day One.
Acredito que após a versão OLED e um eventual Super Switch, o console tenha chances reais de se tornar o mais vendido da história, visto que já atingiu a marca dos 90M somente em 4 anos de vida.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
No caso a minha crítica em relação a biblioteca foi se caso ele vendesse muito poderia receber alguns exclusivos próprios das Thirds que realmente iam empurrar o Hardware...mas o que aconteceu foi alguns poucos jogos mult portados...

Os títulos próprios mesmo vem da Nintendo e de alguns jogos menores ou indies.

Produtora grande dificilmente vai fazer algum AAA exclusivo mesmo para um console que vendeu horrores como o Switch e isso ficou claro que o problema não é só as vendas....então a Nintendo continua tendo esse problema de suporte....e se um console da Nintendo não atingir o sucesso do Switch a situação tende a piorar já que ela não tem um console preparado para os mult por defaut.

Mas eu acho que a oferta de jogos no Switch é bem fraca em alguns parâmetros.....O grande sucesso dele veio da proposta em si que é bem bacana e no fim eu gostei..acho que pela primeira vez concordo um pouco com a abordagem da Nintendo desde o Super Nintendo...O Switch é um sistema legal apesar de ela ter dado mancada na retro e algumas feacures do OS que é praticamente o mesmo do lançamento.

As empresas aprenderam que console da Nintendo só os jogos dela que vendem bem e dão lucro. Por isso a grande maioria abandonou o barco. Até com o Wii que vendeu mais de 100milhões de consoles as empresas nem tinham muito lucro na venda de seus jogos.

Quem só tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim. Com exceção do SNES.
 
D

Deleted member 101002

As empresas aprenderam que console da Nintendo só os jogos dela que vendem bem e dão lucro. Por isso a grande maioria abandonou o barco. Até com o Wii que vendeu mais de 100milhões de consoles as empresas nem tinham muito lucro na venda de seus jogos.

Quem só tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim. Com exceção do SNES.

Quem não tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.605
Pontos
1.399
Mas não existe mais exclusivo de third, isso ai é lenda.Atualmente se os caras podem portar pra outras plataformas eles portam, na verdade o switch ainda tem uma pequena exclusividade sobre algumas japoronguices que as outras plataformas não tem.

Até a geração PS4/One o Playstation ainda tinha uma certa exclusividade em comparação ao Xbox com jogos japoneses mainstream mas até isso já não é mais verdade, Tales of, Yakuza e as coisas mais mainstream estão todas indo pro xisboca.

Inclusive teve varios jogos que começaram como exclusivo de switch como Project Octopath por exemplo que acabaram saindo ou sendo anunciados para outras plataformas, a verdade é que fazer exclusivo hoje é só perder dinheiro, não tem motivo pra não lançar seu jogo em outras plataformas, nem as proprias donas das plataformas como Sony e M$ tão querendo fazer exclusivos mais.

Na verdade, todos esses casos citados estavam como exclusivos porque as vendas no Xbox especificamente não se justificava financeiramente, como a Capcom deixou bem claro recentemente; essa é a única forma de exclusividade de thirds atualmente.

Os ports só ocorreram porque houve garantia e incentivo $$$ para isso, mais ou menos como a Falcom foi convencida $$$ a lançar seus games no Stadia, levando em consideração que ela era quase exclusiva da Sony, com algum alcance no Switch agora através de publishers unicamente porque o potencial de vendas era grande.

A questão de vendas fora dos games mainstrain pesam muito na decisão de plataformas.
 

Red Baron

O Barão Vermelho
VIP
Mensagens
13.648
Reações
27.387
Pontos
1.053
As empresas aprenderam que console da Nintendo só os jogos dela que vendem bem e dão lucro. Por isso a grande maioria abandonou o barco. Até com o Wii que vendeu mais de 100milhões de consoles as empresas nem tinham muito lucro na venda de seus jogos.

Quem só tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim. Com exceção do SNES.
Quem não tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim.
Por isso que para mim, o combo ideal é ter um console Sony e Nintendo, é o que fiz na gen passada e nessa. Entendo que o combo PC e console Nintendo tambem é muito bom.
 

Preguiça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.934
Reações
12.507
Pontos
779
As empresas aprenderam que console da Nintendo só os jogos dela que vendem bem e dão lucro. Por isso a grande maioria abandonou o barco. Até com o Wii que vendeu mais de 100milhões de consoles as empresas nem tinham muito lucro na venda de seus jogos.

Quem só tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim. Com exceção do SNES.

Quem não tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim.

:kkk:kkk:kkk

Quem não tem console da Nintendo “só” deixa de jogar o melhor jogo de cada geração, sem falar no resto
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.215
Pontos
1.003
As empresas aprenderam que console da Nintendo só os jogos dela que vendem bem e dão lucro. Por isso a grande maioria abandonou o barco. Até com o Wii que vendeu mais de 100milhões de consoles as empresas nem tinham muito lucro na venda de seus jogos.

Quem só tem console da Nintendo deixa de jogar bastante coisa de excelente qualidade. Ficam presos em uma bolha, em um mundo paralelo. Sempre foi assim. Com exceção do SNES.

Aí já entra no campo de gosto. Uma pessoa pode passar a geração toda com um Switch e se sentir satisfeita, simplesmente não tendo interesse nos jogos que não chegam ao seu console, visto que não estão alinhados ao seu gosto.

Claro que a gente pode tentar argumentar sobre qualidade falando de goty, de notinha, mas o que importa, no fim, é o gosto. Não adianta fazer uma palestra pro cara que comprou PS4 pra jogar só Cod e Fifa, explicando que God of War e The Last of Us 2 são muito melhores porque receberam prêmio e notinha alta de jornalista. Ele vai cagar pra você.

É tipo Nintendo comigo, eu simplesmente não me interesso pelos jogos da empresa. O meu combo na geração passada foi Xbox One (posteriormente S e X) e PS4, e meu combo na atual geração está sendo PS5 e Series S. Eu não fico sem Gamepass, Halo e Forza, assim como não fico sem Persona, mas eu tô cagando pra Nintendo. Não adianta a pessoa vir empurrar que eu estou "perdendo jogos de grande qualidade", porque Zelda e nada pra mim dá no mesmo. Assim como tem gente que tá cagando pros jogos da Sony, da EA, da Microsoft, da Ubisoft, e por aí vai.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Bem por aí. Vai de gosto. Mas eu estava falando de diversidade.

Aqui console da Nintendo sempre foi secundário ou terceira opção.

A dobradinha aqui de Xbox 360 + PS3, Xbox One + PS4 sempre reinou absoluto. O último console da Nintendo que me agradou foi o saudoso N64. O resto eu pegava para jogar um ou outro jogo que me interessava e passava para frente. Também não curto o Zeldinha. Nem se me pagar eu animo zerar aquilo. Hehe!!!

Para vc ter uma noção, na época eu peguei um WiiU só para zerar o Bayonetta 2 e depois passei ele para frente. No Switch estou esperando ser lançado o Bayonetta 3 para fazer a mesma coisa. Mas nesse caso eu também quero zerar o outro game da Platinum(Astral Change)e depois passo o Switch para frente também. Hehe!!!

Eu gosto bastante de hack in slash. Achei bem ruim terem cancelado o Scalebound do Xbox One.

E eu zerei com gosto altos exclusivos de PS4. Vide os Uncharted 4, FF7 Remake, The Last of US 2, Until Dawn, Detroit, God of War, The Last Guardian, Horizon, Death Stranding e por aí vai indo. Falta o game de Samurai.

E ano que vem quero zerar os novos Horizon, God of War, Kena e etc..

E também não fico sem um Xbox + Gamepass. Até porque eu só jogo em consoles. Nem se me pagarem eu animo jogar em PC.
 
Ultima Edição:

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Switch nao concorre com Ps, Wii tbm nao deve ter concorrido ne :viraolho
Também não.
No caso do Switch, ele foi projetado e produzido pra ser o segundo console das pessoas. Faz sentido, por isso eu disse que as pessoas que possuem o Switch, em geral possuem o PS4 também.
A situação do Wii era bem parecida.
Estou basicamente explicando denovo o que já havia dito, por favor entenda.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
Na verdade, todos esses casos citados estavam como exclusivos porque as vendas no Xbox especificamente não se justificava financeiramente, como a Capcom deixou bem claro recentemente; essa é a única forma de exclusividade de thirds atualmente.

Os ports só ocorreram porque houve garantia e incentivo $$$ para isso, mais ou menos como a Falcom foi convencida $$$ a lançar seus games no Stadia, levando em consideração que ela era quase exclusiva da Sony, com algum alcance no Switch agora através de publishers unicamente porque o potencial de vendas era grande.

A questão de vendas fora dos games mainstrain pesam muito na decisão de plataformas.

Se não me engano a Capcom só deixou isso claro em relação a série Ace Attorney, não em todos os seus jogos no geral.

Sem falar que isso honestamente é só com relação ao Xbox, todos os jogos que eu mencionei estão no PC também e com certeza não é por que a M$ pagou para botar eles lá, e novamente, o fato de as próprias first como Sony e M$ não quererem mais exclusivos é a maior prova de que esse lance de exclusivo é coisa do passado.A própria geração PS4/One já foi a geração dos multis, com pouquissimos 3rd party exclusivos e os que tinham, como falei, eram em maioria japices que não se encaixam no perfil do Xbox.Como eu falei, se esse lance de exclusivo first party ja acabou, essa história de excluviso third party então ja acabou a mais tempo ainda.

Fora que, honestamente, não importa para nós jogadores o por que de esses jogos estarem nessas plataformas, na hora de escolher entre um Xbox ou um PS5 eu não vou parar e pensar "Hmmmmm a Microsoft pagou para Tales of Arise estar no Xbox então vou comprar um PS5 por que lá eles botaram por vontade própria", o que importa é eles estarem lá e agregarem para a biblioteca.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.605
Pontos
1.399
Se não me engano a Capcom só deixou isso claro em relação a série Ace Attorney, não em todos os seus jogos no geral.

Sem falar que isso honestamente é só com relação ao Xbox, todos os jogos que eu mencionei estão no PC também e com certeza não é por que a M$ pagou para botar eles lá, e novamente, o fato de as próprias first como Sony e M$ não quererem mais exclusivos é a maior prova de que esse lance de exclusivo é coisa do passado.A própria geração PS4/One já foi a geração dos multis, com pouquissimos 3rd party exclusivos e os que tinham, como falei, eram em maioria japices que não se encaixam no perfil do Xbox.Como eu falei, se esse lance de exclusivo first party ja acabou, essa história de excluviso third party então ja acabou a mais tempo ainda.

Fora que, honestamente, não importa para nós jogadores o por que de esses jogos estarem nessas plataformas, na hora de escolher entre um Xbox ou um PS5 eu não vou parar e pensar "Hmmmmm a Microsoft pagou para Tales of Arise estar no Xbox então vou comprar um PS5 por que lá eles botaram por vontade própria", o que importa é eles estarem lá e agregarem para a biblioteca.

Também não me importa se empresa pagou o port, o problema é que até isso acontecer ficam 3 anos de exclusividade de Dragon Quest XI, 4 anos de exclusividade de Yakuza, isso sem nem a certeza de que vá acontecer. Exclusividade temporária já me faz pensar se fico ou não com tal plataforma, agora exclusividade indefinida me dá mais certeza ainda.
 
Topo Fundo