O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Horizon Forbidden West PS4/PS5 custa 400 reais [+FOR THE PLAYERS]

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Mas o caso aqui não é remaster, é o mesmo jogo rodando em dois PCs diferentes, por isso a analogia do cara está certa. É um jogo rodando em uma placa low end e outra high end.

O jogo já vinha sendo desenvolvido com duas plataformas em mente, o orçamento já está definido. A Sony querer cobrar para trocar de uma versão para outra é puramente ganância, arrumando um jeito de arrancar mais dinheiro dos trouxas.

No caso de Horizon, onde já tinham prometido upgrade grátis, é isso mesmo. E nos jogos futuros? Vc nao pode ter tanta certeza assim em falar de orçamento definido.

O cara desenvolver um jogo de grande produçao, muito provavelmente já faz considerando esse valor de $70 em mente, claro que sabe que terao vários comprando a versao de $60, mas com upgrade gratuito, a proporçao mudaria bastante. Tipo esperar que venda 5kk a $70 e de repente ver o numero cair a 2kk por conta disso.

Pode ter o fator ganancia nessa conta tb, pode ser que já previam free upgrade, mas mudaram depois de ver que deu certo pra alguns jogos da Activision e EA. E pode falar que se a MS faz de graça, a Sony poderia tb. Concordo com as duas coisas, mas nao dá pra descartar o que eu falei antes, por isso digo que é ao menos discutível. O que nao era discutível era nem permitir ter esse upgrade pago com Horizon, quando tinha prometido ser grátis antes. Mas voltou atrás.

E nao é o "mesmo jogo", sao ports. O "upgrade" é vc baixar o port da versao de PS5. Se fosse tao simples assim, entao pra jogo multi, eu deveria comprar só 1 versao e poder rodar ela tanto no Xbox quanto PS5 e PC, já que é "o mesmo jogo" rodando na limitaçao de cada console. Dependendo, até Switch.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Mito, paralelamente é quase a mesma coisa, americano que ganha salário mínimo vai sofrer do mesmo jeito. Lembre-se do fator custo de vida.

Na época em que o Ratchet saiu a 70 dólares e só tinha 6 horas, no Resetera o tópico reclamando do preço passou das 100 páginas. Não acesso mais lá, mas não duvido que no caso de Horizon fosse a mesma coisa, por isso a Sony voltou atrás.

É mais acessível realmente porque a economia é mais estável comparado ao Brasil, mas não é assim tão simples, assim como aqui, depende do poder aquisitivo do cidadão ou da sua organização financeira.

Cerca de 80% dos americanos vivem de salário a salário. Perdeu o trabalho, a coisa se complica.

Mais da metade ganha menos de 50k anuais. Mais de 30% não consegue guardar mais de 100 dólares mensais.


E olha que isso é uma pesquisa de 2017, imagine hoje com na pandemia. Quando os estímulos acabarem, vai ver o caos.



Mas o caso aqui não é remaster, é o mesmo jogo rodando em dois PCs diferentes, por isso a analogia do cara está certa. É um jogo rodando em uma placa low end e outra high end.

O jogo já vinha sendo desenvolvido com duas plataformas em mente, o orçamento já está definido. A Sony querer cobrar para trocar de uma versão para outra é puramente ganância, arrumando um jeito de arrancar mais dinheiro dos trouxas.
Eu acho que o preço pode não ser bom para parcela da população lá sim, porém, a realidade é bem distante ao meu ver. Eu ganho relativamente bem para o padrão Brasil, eu consigo guardar dinheiro e tal, mas 300 reais em um jogo é pesado, levando para realidade dos EUA, alguém na mesma profissão minha, eu compraria um jogo de 70 dólares rindo... Sei lá, não a toa o mercado lá é umas 100 vezes maior, e sempre pagaram caro em jogos, tipo, um jogo de Atari era uns 40 dólares, se fizer a correção da inflação, era bem mais caro. Os jogos estão cada dia mais complexos e caros para serem desenvolvidos, é ilusão achar que vão continuar investindo pesado em ótimos jogos para vender em uma assinatura mensal de 5 dólares.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.671
Reações
10.131
Pontos
1.029
Se na fosse a superioridade brutal dos exclusivos da Sony ( minha opinião) eu ficava só com o Xbox e os multis, infelizmente para min não tem como ficar sem Playstation, e sim sou putão da Sony e pagarei preço Full em Horizon 2, já estou com o bumbum preparado e com a vaselina na mão.
Exatamente, penso o mesmo, tirando a parte de pagar preço full: não sou ladrão do meu dinheiro, mas cada um sabe como ganha e como acha melhor gastar o seu.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
PS4 e PS5 compartilham a mesma arquitetura, usam o mesmo sistema operacional, mesmo esquema de CPU+Memória+GPU, só muda a potência.

Antigamente até ia, mas hoje em dia isso não cola. Os consoles são meros PCs e as empresas fazem de tudo para esconder esse detalhe, se não as pessoas se revoltam, como fizeram com essa cobrança do upgrade.

Para a Sony, o custo é quase zero, no máximo ela pagou 1 funcionário para fazer o controle de qualidade, para checar se o jogo estava fluindo bem, tipo um PCzista que compra um PC novo e vai lá tunar os gráficos para aproveitar o novo hardware.



Eu não acredito muito nesse papo de jogos mais caros e mais complexo, sendo que cada vez mais temos ferramentas que facilitam o desenvolvimento. Tem empresa que entrega vários jogos em pouco tempo com o mínimo de grana.
Tem indie que faz jogos graficosos com pouco também.
Se o custo aumenta, é por outros motivos, marketing e pressa para lançar o quanto antes.

E por conta do marketing que temos pessoas se endividando para comprar bens desnecessários como iphones de última geração, consoles, jogos caros. Na onda das redes sociais então, todo mundo quer aproveitar o momento.
No ano passado, momento de pandemia, onde as pessoas deveriam guardar dinheiro porque o futuro era nebuloso, tava todo mundo gastando dinheiro atoa. Como falei, quando os estímulos acabarem, vai ser tenebroso, porque a realidade vai bater na porta.
Penso de maneira bem semelhante. Tem um certo tempo já que eu to pra criar um tópico falando sobre a "gourmetização" da indústria de jogos. A Sony com o PS5 definitivamente está tentando se vender como uma "Apple" da indústria de jogos. Eles testaram pisar o pé nessas águas lá no começo da geração PS3. retraíram, mas voltaram com tudo nessa nova geração. E reitero que não é uma "gourmetização" por entregar produtos high-end, e sim o que você falou: a maneira com que se vende - bem semelhante ao que a Apple faz, mesmo.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.010
Pontos
1.444
Quem esperar 3 anos joga a versão definitiva no PC por metade de preço.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.723
Pontos
1.319
esse negocio de vender com mesmo preco vai contra o preco de 70 dolares

todo mundo vai comprar a vesao ps4 e depois pega o upgrade para o ps5

entao vao por o preco do ps4 por 70 dolares ou criar uma regra maluco tipo, se vc comprar do ps4 precisa esperar 3 meses para o upgrade gratis ou paga 10 dolares

o que acho correto

70 dolares hj e menos que 60 dolares em 2006 e 50 dolares na gen ps2
 


andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.747
Pontos
1.084
400 biroliros em um jogo?

%D0%B0%D1%85%D0%B0%D1%85.gif


Karai!

Esse infelizmente não vou pegar no lançamento.
 

Supremejin

Habitué da casa
Mensagens
173
Reações
177
Pontos
63
Para quem prefere digita, o melhor é catar a versão ps4 e fazer o free upgrade para o ps5, então?

nem morto jogo a versão ps4
 
D

Deleted member 101002

Esse sempre foi o sonho da Sony na verdade, porque toda a linha de produtos eletrônicos dela seguia uma onda mais elitizada, tentando se venderem como a Apple, mas nunca conseguiram emplacar.

060920_sony_knockoff.jpg
outside.jpg

Misericórdia, até loja a Sony copia.
 
D

Deleted member 248528

Penso de maneira bem semelhante. Tem um certo tempo já que eu to pra criar um tópico falando sobre a "gourmetização" da indústria de jogos. A Sony com o PS5 definitivamente está tentando se vender como uma "Apple" da indústria de jogos. Eles testaram pisar o pé nessas águas lá no começo da geração PS3. retraíram, mas voltaram com tudo nessa nova geração. E reitero que não é uma "gourmetização" por entregar produtos high-end, e sim o que você falou: a maneira com que se vende - bem semelhante ao que a Apple faz, mesmo.

O caso é que a Sony não tem outra opção para conseguir aumentar suas receitas e seus lucros, a empresa se encontra em uma sinuca de bico. O Playstation 5 está vendendo no mesmo ritmo que o Playstation 4, considerando o mesmo período de tempo. Assim, a empresa não consegue aumentar sua base de consumidores. O que resta é tentar aumentar o valor que cada um desses consumidores gasta, com acessórios e jogos mais caros, remakes e versões do diretor lançados poucos meses após o jogo em si, expansões e DLCs, etc.

Tentar convencer os consumidores de que eles precisam gastar mais é questão de sobrevivência para a divisão Playstation.
 

Supremejin

Habitué da casa
Mensagens
173
Reações
177
Pontos
63
O caso é que a Sony não tem outra opção para conseguir aumentar suas receitas e seus lucros, a empresa se encontra em uma sinuca de bico. O Playstation 5 está vendendo no mesmo ritmo que o Playstation 4, considerando o mesmo período de tempo. Assim, a empresa não consegue aumentar sua base de consumidores. O que resta é tentar aumentar o valor que cada um desses consumidores gasta, com acessórios e jogos mais caros, remakes e versões do diretor lançados poucos meses após o jogo em si, expansões e DLCs, etc.

Tentar convencer os consumidores de que eles precisam gastar mais é questão de sobrevivência para a divisão Playstation.

quanta bobagem. a sony não esconde os números, basta olhar os relatórios fiscais, está tudo lá. nunca ganharam tanto dinheiro com a divisão de games & network services. que tá pintando ganância, isso é certo, mas isso não vem em função senão do fato do mercado ver valia em seus produtos.

basicamente, sonho da sony é chegar no patamar da nintendo/apple, sempre foi. e a MS, se um dia o xbox vingar, vai voltar a cobrar mais também.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
PS4 e PS5 compartilham a mesma arquitetura, usam o mesmo sistema operacional, mesmo esquema de CPU+Memória+GPU, só muda a potência.

Antigamente até ia, mas hoje em dia isso não cola. Os consoles são meros PCs e as empresas fazem de tudo para esconder esse detalhe, se não as pessoas se revoltam, como fizeram com essa cobrança do upgrade.

Para a Sony, o custo é quase zero, no máximo ela pagou 1 funcionário para fazer o controle de qualidade, para checar se o jogo estava fluindo bem, tipo um PCzista que compra um PC novo e vai lá tunar os gráficos para aproveitar o novo hardware.



Eu não acredito muito nesse papo de jogos mais caros e mais complexo, sendo que cada vez mais temos ferramentas que facilitam o desenvolvimento. Tem empresa que entrega vários jogos em pouco tempo com o mínimo de grana.
Tem indie que faz jogos graficosos com pouco também.
Se o custo aumenta, é por outros motivos, marketing e pressa para lançar o quanto antes.

E por conta do marketing que temos pessoas se endividando para comprar bens desnecessários como iphones de última geração, consoles, jogos caros. Na onda das redes sociais então, todo mundo quer aproveitar o momento.
No ano passado, momento de pandemia, onde as pessoas deveriam guardar dinheiro porque o futuro era nebuloso, tava todo mundo gastando dinheiro atoa. Como falei, quando os estímulos acabarem, vai ser tenebroso, porque a realidade vai bater na porta.
De fato fazer um jogo aparentemente bonito e genérico é fácil e barato hj em dia, mas fazer algo exclusivo e caprichado demanda muito.ais grana que antes.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
PS4 e PS5 compartilham a mesma arquitetura, usam o mesmo sistema operacional, mesmo esquema de CPU+Memória+GPU, só muda a potência.

Antigamente até ia, mas hoje em dia isso não cola. Os consoles são meros PCs e as empresas fazem de tudo para esconder esse detalhe, se não as pessoas se revoltam, como fizeram com essa cobrança do upgrade.

Para a Sony, o custo é quase zero, no máximo ela pagou 1 funcionário para fazer o controle de qualidade, para checar se o jogo estava fluindo bem, tipo um PCzista que compra um PC novo e vai lá tunar os gráficos para aproveitar o novo hardware.

Novamente: se eu comprar um jogo multi em 1 plataforma, deveria ter em todas as outras de graça entao por ser o mesmo jogo?

Sim, consoles sempre foram PC se quer ir pra essa linha, só que por conta da arquitetura fechada deles, rodam jogos de forma bem mais eficiente do que em computadores. Meu laptop de 2017 com GPU dedicada nao rodava alguns jogos que rodavam no PS4, que é de 2013. Ou rodava pior.

E duvido muito que seja tao simples assim como vc quer mostrar, já tiveram casos de jogos que com esses upgrades apresentaram algum bug/glitch na versao atualizada. Um exemplo recente que lembro é The Division 2, que aumentou resoluçao e FPS no PS5, mas perdeu vários efeitos/filtros do jogo, e isso só foi arrumado com patches futuros. Se fosse tao simples tb, a MS nao iria lançando "aos poucos" os jogos com FPS boost, já seria uma caralhada de jogos de uma vez e pronto.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
2- Mesmo em PCs, tb tem jogos que recebem suas versoes "remaster" ou algum outro nome que inventaram, tipo RE4 ou Dark Souls ou Age 2, que nao sao dados de graça pra quem comprou os lançamentos originais deles. Em alguns casos tipo Age e Dark Souls, davam desconto pra quem já possuia os originais, igual...adivinha? O "upgrade pago" que vc tá ironizando
Existe uma diferença bem grande entre um jogo que lançou a 50 anos atrás e ganhou uma versão nova, e em um jogo que coloca um paywall de 50 reais ou mais em um patch pra lucrar em cima dos idiotas que aplaudem e prejudicar o consumidor normal.
Se empresas da pior espécie que existe como a e a Ubisoft EA dão o patch/upgrade sem cobrar nos jogos cross gen deles, não existe nenhum argumento que consiga defender essa atitude escrota da Sony.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Existe uma diferença bem grande entre um jogo que lançou a 50 anos atrás e ganhou uma versão nova, e em um jogo que coloca um paywall de 50 reais ou mais em um patch pra lucrar em cima dos idiotas que aplaudem e prejudicar o consumidor normal.
Se empresas da pior espécie que existe como a e a Ubisoft EA dão o patch/upgrade sem cobrar nos jogos cross gen deles, não existe nenhum argumento que consiga defender essa atitude escrota da Sony.

Isso valeria pra Age 2, mas tanto Dark quanto RE4 nao demoraram tanto assim. O conteudo "equivalente" que eles receberam seria parecido com o que esses upgrades grátis pros next-gen rolam. E tem outros casos tb, se nao me engano Sleeping Dogs teve tb uma "versao definitiva" pra pc onde quase nada mudava. Mais recentemente, tem o Saints Row The Third, que usando a mesma lógica, nao precisaria de remaster, afinal outros jogos deram upgrades grátis.

E vc pode tirar a EA disso que vc falou, se nao me engano já tinha upgrade pago com os jogos de esporte e agora o BF 2042 tb vai ser assim, só consegue esse esquema se comprar a versao Gold do jogo (ou seja, mais caro)

A comparação com o multi não tem nada a ver, são plataformas diferentes, sistemas operacionais diferentes, etc, o trabalho é um pouco maior.

Agora quando se trata da mesma família, e sendo elas tão similares, não justifica, o trabalho é mínimo.

Quanto ao The Division 2, aquilo ali é mero desleixo, pressa de lançar o update, porque é óbvio demais o problema. Nesse caso, o desenvolvedor foi pelo caminho mais fácil, que foi setar as configurações gráficas mais baixas para ganhar FPS. Assim como quando alguém troca de GPU no PC, as vezes é preciso ir testando as configurações para chegar em um equilíbrio de gráficos e desempenho.

Pra você ter uma ideia, esses jogos da Ubisoft são configurados meramente com um arquivo de texto.

Código:
graphic settings.cfg

{
allowedTearingFast = 0,
allowedTearingSlow = 1,
["anisotropy quality"] = 0,
bloom = true,
["bloom dirt"] = true,
brightness = 0,
["chromatic aberration"] = true,
["distant envmap"] = true,
dof = 2,
["extra streaming distance"] = 1,
indoor = true,
["lens flare"] = true,
look = 0,
["max anisotropy"] = 4,
maxFramerate = 0,
["num spot shadows"] = 3,
["object detail"] = 1,
["parallax mapping"] = 2,
["particle quality"] = 3,
postfx = true,
preset = "Rogue PC Ultra",
raa = true,
["reduce latency2"] = 3,
["reflected objects quality"] = 1,
reflections = 1,
["shadow distance"] = 300,
["shadow quality"] = 2,
["shadow resolution 2"] = 2,
sharpen2 = 0.5,
smaa = 4,
["snow particles wind"] = true,
["spot shadow resolution"] = 3,
["ss reflection3"] = 4,
["ss shadows2"] = 3,
["ssao quality 2"] = 4,
sss3 = true,
["streamer dedicated budget"] = 64,
["streamer memory fraction"] = 0.75,
temporalaa2 = 2,
["terrain texture lod"] = 350.338,
["terrain texture quality"] = 1,
["terrain vertex lod"] = 20,
["ui blur intensity limit"] = 0.3,
["ui screen darkening"] = 0,
["view scale"] = 1,
vignette = true,
["volumetric fog4"] = 5,
}

Como tudo é conectado hoje em dia, o desenvolvedor começa um trabalho e já vai encaminhado para ser lançado mesmo inacabado, ele vai terminado o serviço ao longo do tempo.

Ué, vc primeiro fala que o meu exemplo de multis nao tem nada a ver, mas depois cita um exemplo de Ubisoft pra PC pra querer provar um ponto pra... consoles? Usando a sua própria lógica, sao sistemas diferentes, plataformas diferentes, arquiteturas diferentes. É um ou outro, ou sao bem diferentes e o exemplo inicial de placas de video (que começou a discussao) nao fazia sentido, ou sao similares e o meu ponto dos multis continua válido.

Se eu comprar um jogo na Epic Store, posso ter ele de graça na Steam? E vice-versa? Pode colocar Stadia, Amazon Gaming, Origin, etc, nessa conta. A "familia", como vc diz, é a mesma, tudo PC, entao deveria ser tudo grátis. Sim, eu sei que vc pode ter tudo isso instalado e funcionando no mesmo PC, mas só to mostrando que as coisas nao sao 8 ou 80 como vc quer dizer.

The Division 2 foi o caso maior que lembro dos recentes, mas vários dos jogos que receberam esses upgrade depois tiveram patches pra corrigir bugs/glitches. Nao to dizendo que o serviço que eles façam justifiquem os $10 cobrados, mas eu duvido muito que seja tao simples quanto vc tá falando, nem a pau que colocam 1 cara lá pra mudar umas 5 opçoes em um .cfg e pronto, serviço completo em 5 minutos.

Até agora nao vi nada que justificasse esse valor cobrado pra upgrade, nem mesmo que justificasse os $70, só nao descarto que uma hora ou outra isso possa acontecer, é esperar pra ver
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Joguinho tem que ser vendido a Licença , o cara compra ela e pode rodar em qualquer plataforma, essa putari@ de mídia digital custando mais caro que mídia física, ser invendível, não poder repassar a licença, precisa acabar, o fod@ que tem muito demente que faz até coleção de jogo digital, a sorte atual é que por enquanto ainda existe o dom do compartilhamento, vcs que sustentam issae, eu qro mais q c lasquem. KKKKKKKKKK
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Isso valeria pra Age 2, mas tanto Dark quanto RE4 nao demoraram tanto assim. O conteudo "equivalente" que eles receberam seria parecido com o que esses upgrades grátis pros next-gen rolam. E tem outros casos tb, se nao me engano Sleeping Dogs teve tb uma "versao definitiva" pra pc onde quase nada mudava. Mais recentemente, tem o Saints Row The Third, que usando a mesma lógica, nao precisaria de remaster, afinal outros jogos deram upgrades grátis.

E vc pode tirar a EA disso que vc falou, se nao me engano já tinha upgrade pago com os jogos de esporte e agora o BF 2042 tb vai ser assim, só consegue esse esquema se comprar a versao Gold do jogo (ou seja, mais caro)
Fifa o update é free, e foi lançado bem depois da versão original sair, se agora estão usando o método Sony isso só mostra que pra essas empresas o consumidor deles realmente é otário. E pelo menos pra mim, relançar uma nova versão anos depois com mudanças mesmo que mínimas como essas "GOTY Edition", que vem com todas as DLCs e etc ou essas "HD edition" de jogos de 10 gerações atrás tem um abismo de diferença entre isso e literalmente colocar um paywall em resolução/textura e etc em uma versão do jogo que roda nativamente no console.

É como disseram aqui antes, é como se travassem as configurações de um jogo de PC e eu tivesse que pagar 50 reais ou mais pra poder colocar a resolução em 4K e liberar 60 fps. :klol
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Capricho não é questão de custo e sim de tempo ou dedicação. Os estúdios da Sony por exemplo, conseguem entregar jogos bem caprichados em sua maioria, porque não existe uma pressão tão grande para lançar um jogo, então eles gastam lá 5, 7 anos pra lançar um jogo.



A comparação com o multi não tem nada a ver, são plataformas diferentes, sistemas operacionais diferentes, etc, o trabalho é um pouco maior.

Agora quando se trata da mesma família, e sendo elas tão similares, não justifica, o trabalho é mínimo.

Quanto ao The Division 2, aquilo ali é mero desleixo, pressa de lançar o update, porque é óbvio demais o problema. Nesse caso, o desenvolvedor foi pelo caminho mais fácil, que foi setar as configurações gráficas mais baixas para ganhar FPS. Assim como quando alguém troca de GPU no PC, as vezes é preciso ir testando as configurações para chegar em um equilíbrio de gráficos e desempenho.

Pra você ter uma ideia, esses jogos da Ubisoft são configurados meramente com um arquivo de texto.

Código:
graphic settings.cfg

{
allowedTearingFast = 0,
allowedTearingSlow = 1,
["anisotropy quality"] = 0,
bloom = true,
["bloom dirt"] = true,
brightness = 0,
["chromatic aberration"] = true,
["distant envmap"] = true,
dof = 2,
["extra streaming distance"] = 1,
indoor = true,
["lens flare"] = true,
look = 0,
["max anisotropy"] = 4,
maxFramerate = 0,
["num spot shadows"] = 3,
["object detail"] = 1,
["parallax mapping"] = 2,
["particle quality"] = 3,
postfx = true,
preset = "Rogue PC Ultra",
raa = true,
["reduce latency2"] = 3,
["reflected objects quality"] = 1,
reflections = 1,
["shadow distance"] = 300,
["shadow quality"] = 2,
["shadow resolution 2"] = 2,
sharpen2 = 0.5,
smaa = 4,
["snow particles wind"] = true,
["spot shadow resolution"] = 3,
["ss reflection3"] = 4,
["ss shadows2"] = 3,
["ssao quality 2"] = 4,
sss3 = true,
["streamer dedicated budget"] = 64,
["streamer memory fraction"] = 0.75,
temporalaa2 = 2,
["terrain texture lod"] = 350.338,
["terrain texture quality"] = 1,
["terrain vertex lod"] = 20,
["ui blur intensity limit"] = 0.3,
["ui screen darkening"] = 0,
["view scale"] = 1,
vignette = true,
["volumetric fog4"] = 5,
}

Como tudo é conectado hoje em dia, o desenvolvedor começa um trabalho e já vai encaminhado para ser lançado mesmo inacabado, ele vai terminado o serviço ao longo do tempo.
Ué, e tempo e dedicação = dinheiro, horas de trabalho a mais.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Cara, eu te expliquei duas vezes, custa um pouco ler? Está misturando alho com bugalhos.

PS4 e PS5 são hardwares praticamente iguais, usam CPU e GPU AMD, Memória GDDR compartilhada, tem acesso a um disco. Ambos usam um sistema operacional baseado em FreeBSD. Ambos usam as mesmas API gráficas. A única diferença entre ambos é a potência dos componentes.

É basicamente a mesma coisa de fazer um upgrade no PC, formatar e reinstalar o mesmo sistema. Seus jogos vão rodar da mesma forma, mas você terá possibilidade de elevar as configurações no computador novo.

Um jogo multiplataforma é diferente, são sistemas completamente diferentes, usam outros sistemas operacionais, outras APIs, o jeito de se programar o jogo é diferente, enfim, não vai rodar, assim como seu Mac não rodar apps de PC, seu iOS não vai rodar de android e por aí vai.

Epic Store e Steam são lojas diferentes. A barreira aqui é comercial, mas os jogos de ambos rodam tanto no PC antigo quanto no novo.
Tem outra loja no PS4, não, só tem o da Sony. Logo não cabe comparação.

E por fim, The Division 2 já era um jogo com problemas nas plataformas base, a Ubisoft é conhecida por ser muito fraca em otimização de jogos, todo jogo dela sai bugado, independentemente da plataforma. Eles terceirizam bastante a produção, são milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Mas eles cumprem a deadline, nunca ouvi falar de um jogo da Ubisoft que se atrasasse. E eles lançam jogos muito rapidamente. Mas isso tem um custo, eles têm zero zelo pela qualidade, só querem lançar e adquirir o máximo de valor possível.
O patch era apenas para aproveitar a onda do lançamento dos consoles, para ver se dava pra dar alguma notoriedade a um jogo que campengou e teve resultados ruins. Provavelmente sequer foi um patch programado, a Ubi viu a onda e solicitou que um desenvolvedor fizesse um patch no tempo livre, visto que ele provavelmente estaria trabalhando já em outro game.

Eu li o que voce falou, se voce nao gostou da minha resposta, aí sao outros 500. Quem nao respondeu o que eu perguntei primeiro foi voce

Tudo isso que voce falou nao me responde o pq de vc mostrar um .cfg pra jogo de PC da Ubisoft querendo usar como argumento de como é fácil portar jogos de PS4 pra PS5. São sistemas diferentes.

Enfim, duvido que vai sair do lugar essa discussao. Nao discordo de que pode ser fácil/simples portar de um pro outro, só nao acho que é tao simples como voce diz. Teriam MUITO mais jogos da gen PS4 recebendo free upgrade desse jeito se fosse algo pra 1 cara fazer de boa rapidinho. Dá pra pensar em milhares de casos, seja indie ou grande produtora, que nao tiveram nenhum patch pra isso de upgrade.


Fifa o update é free, e foi lançado bem depois da versão original sair, se agora estão usando o método Sony isso só mostra que pra essas empresas o consumidor deles realmente é otário. E pelo menos pra mim, relançar uma nova versão anos depois com mudanças mesmo que mínimas como essas "GOTY Edition", que vem com todas as DLCs e etc ou essas "HD edition" de jogos de 10 gerações atrás tem um abismo de diferença entre isso e literalmente colocar um paywall em resolução/textura e etc em uma versão do jogo que roda nativamente no console.

É como disseram aqui antes, é como se travassem as configurações de um jogo de PC e eu tivesse que pagar 50 reais ou mais pra poder colocar a resolução em 4K e liberar 60 fps. :klol

Confundi mesmo, vi que o jogo era de NBA e achei que era da EA, mas era da 2K. Enfim, de cabeça lembro desse e de CoD Cold War, no lançamento da nova-gen ambos cobravam já esses $10 de upgrade. Entendo que voce quer demonizar a Sony, mas antes da uma olhada nisso, pq nao foi ela que começou. E nessa industria é assim mesmo, uma arrisca algo, se nao reclamarem, montam em cima. Teve isso pros online-passes, pra modo online pago em consoles, pra bonus exclusivo de pre-order, etc.

E os exemplos que eu dei nao eram de "GOTY Edition", pode pegar o Dark Souls mesmo como exemplo, a versao original zoada e a nova tem o mesmo conteudo base + o DLC. A nao ser que voce ache que aqueles efeitinhos de fogo no remaster se justificassem o preço novo. Entao sim, era "um paywall em resolução/textura e etc em uma versão do jogo", como voce mesmo disse. Tinha que pagar a mais pra rodar o mesmo jogo que saiu cagado, mas pra destravar 4k e 60 fps (sem gambiarra fan-made), isso tudo em PC.

Um exemplo que consigo pensar é o Death Stranding, que vai ter a versao Director's Cut saindo em breve pra PS5. Posso estar errado, mas até onde vi, vai custar $10 o upgrade, mas adicionaram bastante coisa, como veículos novos, um modo corrida + time trial online, novas missoes, fora os já esperados upgrades de performance. Um upgrade pago de forma justa ao meu ver. Diferente do paywall do Ghost of Tsushima, que é só ridiculo mesmo

Só to de dando exemplo de que nao é exclusivo. Voce pode até falar que isso sao exceçoes, mas esses casos agora de upgrade pago em consoles tb sao exceçoes.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.723
Pontos
1.319
Novamente: se eu comprar um jogo multi em 1 plataforma, deveria ter em todas as outras de graça entao por ser o mesmo jogo?

Sim, consoles sempre foram PC se quer ir pra essa linha, só que por conta da arquitetura fechada deles, rodam jogos de forma bem mais eficiente do que em computadores. Meu laptop de 2017 com GPU dedicada nao rodava alguns jogos que rodavam no PS4, que é de 2013. Ou rodava pior.

E duvido muito que seja tao simples assim como vc quer mostrar, já tiveram casos de jogos que com esses upgrades apresentaram algum bug/glitch na versao atualizada. Um exemplo recente que lembro é The Division 2, que aumentou resoluçao e FPS no PS5, mas perdeu vários efeitos/filtros do jogo, e isso só foi arrumado com patches futuros. Se fosse tao simples tb, a MS nao iria lançando "aos poucos" os jogos com FPS boost, já seria uma caralhada de jogos de uma vez e pronto.
o jogo hj custam 70 dolares

aumentaram os custos do jogos absurdo desde que foi implementado o valor de 60 dolares la em 2005

ou seja, cobrar 70 dolares devia ser o preco inclusive no ps4
assim a sony pode dar de graca o jogo para outras plataformas

producao do XBOX nao da metade de um jogo da sony
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
o jogo hj custam 70 dolares

aumentaram os custos do jogos absurdo desde que foi implementado o valor de 60 dolares la em 2005

ou seja, cobrar 70 dolares devia ser o preco inclusive no ps4
assim a sony pode dar de graca o jogo para outras plataformas

producao do XBOX nao da metade de um jogo da sony

Nao sei se vc tá trollando. Nunca que vou curtir ver os preços dos jogos subindo, e pelo que vi até agora no PS5, nao acho que justificassem esse aumento de preço. Pode ser diferente de quando ver um God of War novo ou algum outro jogo desse calibre.

Mas sim, no minimo dá pra entender subirem os preços pq sao os consoles mais avançados tecnicamente, entao no velho papo de "custos maiores de produçao", isso se encaixa. Bizarro seria tipo Switch subir o valor pra $70

Sobre as produçoes do Xbox, to curioso pra ver como vai ser nessa gen, pq grande produçao deles ficavam só em Halo-Gears-Forza. Mas com o gamepass agora explodindo, quero ver como vao achar o equilibrio disso. Uma grande produçao tipo Elder Scrolls nao pode ser rentável se sair exclusivamente pra MS e de graça no Gamepass, entao quero ver a soluçao que vao buscar.

De qualquer forma, acho que já foge um pouco do tópico isso, melhor deixar pra discutir em outro tópico talvez.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.813
Reações
93.096
Pontos
1.353
Foda que pra gente é muita grana, quase meio salário mínimo, mas pra um americano isso é nem um dia de trabalho..

Um jogo desses vale menos de 1 dia do meu trabalho. E jamais pago 70 dólares ou mais por algum jogo que não seja extremamente bom e bem longo, e olhe lá. Se existe o mínimo risco de eu não gostar eu espero sale.
Só falhei com cyberpunk, mas fui enganado por bruxáo 3. Mas acho que foi 70 doletas redondo.

Até entendo o aumento nos valores, economia, inflação, blablabla.
Mas eu pelo menos não tenho árvore que brota dinheiro, e a inflação afeta todos os demais itens mais cruciais pra minha sobrevivência do que joguinho eletrônico. :klolz

Foda que a inflação do Brasil e a moeda brasileira tá bem b*sta. Aí brasileiro se fode bem mais.

Até hoje fico de cara com a caloteira da Capcom cobrando quase 100 dólares pelo RE Village.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.723
Pontos
1.319
Nao sei se vc tá trollando. Nunca que vou curtir ver os preços dos jogos subindo, e pelo que vi até agora no PS5, nao acho que justificassem esse aumento de preço. Pode ser diferente de quando ver um God of War novo ou algum outro jogo desse calibre.

Mas sim, no minimo dá pra entender subirem os preços pq sao os consoles mais avançados tecnicamente, entao no velho papo de "custos maiores de produçao", isso se encaixa. Bizarro seria tipo Switch subir o valor pra $70

Sobre as produçoes do Xbox, to curioso pra ver como vai ser nessa gen, pq grande produçao deles ficavam só em Halo-Gears-Forza. Mas com o gamepass agora explodindo, quero ver como vao achar o equilibrio disso. Uma grande produçao tipo Elder Scrolls nao pode ser rentável se sair exclusivamente pra MS e de graça no Gamepass, entao quero ver a soluçao que vao buscar.

De qualquer forma, acho que já foge um pouco do tópico isso, melhor deixar pra discutir em outro tópico talvez.
nao to

to dizendo que e justificado o jogo hj custar 70 dolares e nao mais 60

ate no ps4.

existe justificativa razoavel para isso

salario das pessoas nao e mais de 2006, produtos e servicos que sao contratados nao sao a mesma coisa de 2006 para fazer o jogo

a sony , se eu fosse presidente da sony colocava horizon a 70 dolares e ponto final, mesmo no ps4
e jogo super mega producao
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.803
Pontos
1.934
adorei o primeiro jogo mas não to empolgado ainda com esse

e olha q era pra eu tar mega hypado. Acabei de ganhar um ps5 então to vendo tudo sobre os jogos só agora (comprando e vendo o que comprar depois)
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
nao to

to dizendo que e justificado o jogo hj custar 70 dolares e nao mais 60

ate no ps4.

existe justificativa razoavel para isso

salario das pessoas nao e mais de 2006, produtos e servicos que sao contratados nao sao a mesma coisa de 2006 para fazer o jogo

a sony , se eu fosse presidente da sony colocava horizon a 70 dolares e ponto final, mesmo no ps4
e jogo super mega producao

Ah sim, agora entendi seu ponto. Faz sentido pensando nesse lance de inflaçao e tudo mais, mas na pratica, a percepçao do consumidor nao acompanha isso. Se eles fossem lançar os novos consoles com o preço "justo" se baseando nisso, duvido muito que eles teriam boas vendas. Provavelmente iriam custar uns 900 dólares ou mais.

Sony tá testando o terreno, que é geralmente como as coisas funcionam nessa industria. Se a galera engolir, boa, senao, volta atrás e finge que nada aconteceu.

Cara, sua resposta era ruim simples assim, vc misturou um monte de coisas nada a ver umas com as outras. Eu te expliquei TRÊS VEZES.

Se ainda não entendeu, fazer o quê.

Hahahahahah, se acha o dono da verdade? Acha que entender = concordar com tudo que falou?

Vai tratar essa tua arrogancia
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Confundi mesmo, vi que o jogo era de NBA e achei que era da EA, mas era da 2K. Enfim, de cabeça lembro desse e de CoD Cold War, no lançamento da nova-gen ambos cobravam já esses $10 de upgrade. Entendo que voce quer demonizar a Sony, mas antes da uma olhada nisso, pq nao foi ela que começou. E nessa industria é assim mesmo, uma arrisca algo, se nao reclamarem, montam em cima. Teve isso pros online-passes, pra modo online pago em consoles, pra bonus exclusivo de pre-order, etc.

E os exemplos que eu dei nao eram de "GOTY Edition", pode pegar o Dark Souls mesmo como exemplo, a versao original zoada e a nova tem o mesmo conteudo base + o DLC. A nao ser que voce ache que aqueles efeitinhos de fogo no remaster se justificassem o preço novo. Entao sim, era "um paywall em resolução/textura e etc em uma versão do jogo", como voce mesmo disse. Tinha que pagar a mais pra rodar o mesmo jogo que saiu cagado, mas pra destravar 4k e 60 fps (sem gambiarra fan-made), isso tudo em PC.

Um exemplo que consigo pensar é o Death Stranding, que vai ter a versao Director's Cut saindo em breve pra PS5. Posso estar errado, mas até onde vi, vai custar $10 o upgrade, mas adicionaram bastante coisa, como veículos novos, um modo corrida + time trial online, novas missoes, fora os já esperados upgrades de performance. Um upgrade pago de forma justa ao meu ver. Diferente do paywall do Ghost of Tsushima, que é só ridiculo mesmo

Só to de dando exemplo de que nao é exclusivo. Voce pode até falar que isso sao exceçoes, mas esses casos agora de upgrade pago em consoles tb sao exceçoes.
Você realmente está querendo comparar uma versão nova (por pior que seja) de um jogo lançada 7 anos depois do original com um patch day one pago? :klol
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.345
Reações
13.681
Pontos
1.604
Que piada esse preço.

Não é piada. Os tempos mudaram, a tecnologia evoluiu bastante e tem mais demanda pra fazer um jogo de qualidade cheio de detalhes, não é nada simples como era no passado na década de 2000, portanto para fazer um jogo de forma minuciosa em jogos com custo de produção muito alta, tem varias seções que trabalham em conjunto para fazer o jogo, os salários também mudaram, daí tudo isso justifica o custo para ficar nivelado.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Pra mim o caminho que a Sony está trilhando é bem perigoso para os consumidores.

Se hoje estão cobrando por um simples patch para um jogo de PS4 rodar de forma decente no PS5 acho que futuramente quando acabarem os jogos oldgen vão começar a retirar conteúdos dos jogos para vendê-los como DLCs.

Na geração passada a Sony foi bem pró-consumidor lançando jogos completos sem nenhum tipo de pay wall, mas atualmente ela está indo com muita sede ao pote sem nenhum tipo de vergonha tentando explorar qualquer brecha pra ganhar uns trocados.

Olha que essa é uma opinião vinda de uma pessoa que acha benéfico micro transações de cosméticos que não influenciam no jogo enquanto muita gente critica ferozmente essa postura. Prefiro mil vezes apoiar uma empresa através desse tipo de micro transação do que pagar por patchs ou conteúdos que deveriam ser gratuitos.

Outro fato que me causa raiva é quando as empresas não valorizam quem comprou o jogo por full price no lançamento, cansei de ver jogos cujas as DLCs separadas são mais caras do que comprar a versão GOTY com o jogo base + as DLCs. O que aconteceu com o Ghost of Tsushima pra quem comprou a versão do PS4 no lançamento foi uma sacanagem sem tamanho.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Você realmente está querendo comparar uma versão nova (por pior que seja) de um jogo lançada 7 anos depois do original com um patch day one pago? :klol

Estou, pq o argumento usado por voces nao é sobre o tempo, mas sim de que "nao precisaria" cobrar por nenhum upgrade na mesma plataforma para um mesmo jogo. No caso dos jogos em discussao, nem sao a mesma plataforma, pq sao upgrade de last-gen pra new-gen.

Ora, se nao precisa pra um day one, pq precisaria pra um 7 anos depois? Se for nessa linha, entao os jogos de PS4 que sairam em 2014 (7 anos atrás) tao ok se receberem upgrade pago?
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.900
Reações
8.191
Pontos
984
Estou, pq o argumento usado por voces nao é sobre o tempo, mas sim de que "nao precisaria" cobrar por nenhum upgrade na mesma plataforma para um mesmo jogo. No caso dos jogos em discussao, nem sao a mesma plataforma, pq sao upgrade de last-gen pra new-gen.

Ora, se nao precisa pra um day one, pq precisaria pra um 7 anos depois? Se for nessa linha, entao os jogos de PS4 que sairam em 2014 (7 anos atrás) tao ok se receberem upgrade pago?
Tava lendo tuas postagens, lembrei que paguei 3 Vezes pra jogar Age of Empires 2.
Mas no que diz respeito a essas práticas, isso não é algo inédito nem exclusivo da Sony, qualquer empresa vai testar o seu consumidor afim de obter lucro, cabe ao consumidor decidir se vai compactuar com isso ou não. Esse negócio de ética e bom senso é pura ingenuidade.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Tava lendo tuas postagens, lembrei que paguei 3 Vezes pra jogar Age of Empires 2.
Mas no que diz respeito a essas práticas, isso não é algo inédito nem exclusivo da Sony, qualquer empresa vai testar o seu consumidor afim de obter lucro, cabe ao consumidor decidir se vai compactuar com isso ou não. Esse negócio de ética e bom senso é pura ingenuidade.

Por ae mesmo, cada empresa tem a sua "fase boazinha" quando convém. Talvez nao em qualquer industria, mas na de video-games isso com certeza é o padrao. Nintendo, Sony e MS já fizeram isso diversas vezes. O que rola é de uma galera as vezes alinhar seus pensamentos com as prioridades de algum chefao novo nessas empresas, ae dá essa sensaçao de que viraram anjos da guarda. É uma discussao que sempre rende, mas no fim é o que voce mesmo falou, vai depender se os consumidores vao engolir as praticas novas ou nao. As vezes a revolta deles dá resultado, como agora com o Horizon.

Age 2 tb peguei 3x, mas uma vez foi versao "alternativa" hahah, depois peguei original, depois a versao HD no Steam...quando trocar de laptop, a versao definitiva com certeza será minha primeira compra
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.723
Pontos
1.319
nao e para alguem especifico aqui

esses mortes de fome ja fariam isso de qqer jeito , de comprar o jogo no ps4 JA TENDO o ps5
nao tem sentido vender horizon 2 por 60 dolares se o jogo next gen desde 2020 custa 70

e agora vai vender a maior prooducao dela em 2022 por 60 ?

existem um mal caratismo ai de quem reclama
Morales vendeu 90% no ps5

jogo de 2020
imagina um jogo de 2022
quem quer jogar o jogo no ps5 JA vai ter o ps5 em 2022 , a estatistica do morales jaa diz muito sobre isso
entao que essas pessoas paguem o preco justo, os 70 dolares

e de um cinismo absurdo falar " ain eu ainda jogo ps4 em 2022 quero comprar para depois rejogar no futuro no ps5 gratis "
nao , 99% de quem ta reclamando nao se encaixa isso, nao se encaixou no morales, e em 2022 nao vai se encaixar

sony tem o queijo e a faca na mao
pode cobrar inclusive 70 dolares na versao de ps4
nao quer , ue nao compra

quero ver se nao vai comprar
 
Topo Fundo