Não acho, Killzone é uma das franquias que usou muito do Cell, não é questão de otimização mas sim de potência mesmo, é difícil emular o paralelismo usado nesse jogo, a Guerrilla está tipo 100 anos na frente, tanto que até hoje os jogos dela são os mais avançados.
Não se iluda, não é que o emulador ganhou otimizações gritantes, pode até ter ocorrido, mas na verdade as CPUs medianas de hoje são muito mais potentes que as CPUs topo de linha que rodavam esses jogos antigamente.
Sobre o AVX512, é um tipo de instrução que dá ganhos reais de performance, não é uma escolha estranha, é usar o que tem de disponível para ganhar performance. Os desenvolvedores do RCPS3 são muito bons, qualquer coisinha nova eles conseguem implementar no emulador, é uma bela peça de engenharia.
Pessoal tem memória curta.
Eu acho que o RPCS3 está bem mais adiantado do que emuladores de anos atrás proporcionalmente. Pessoal gosta do Dolphin e PCSX2, mas esquecem que ambos possuem 10 anos ou mais e que quando eles sairam os procesadores melhorzinhos que tinhamos na época eram o Core 2 Duo e Core 2 Quad.
Lembro muito bem de ver vídeos do pessoal metendo overclock até o "cool fazer bico" no C2D E8400 pra poder fazer o Smash Bros. Brawl do Wii rodar em 60fps com 4 personagens na tela, ou então metendo Crossfire (concorrente do SLI da NVIDIA) de Radeon HD4870 pra rodar Mario Kart Wii em 60fps e ainda gravar video. Ainda hoje tem jogos que sofrem um pouco para manter fullspeed em máquinas relativamente boas a depender da resolução que você for jogar tanto no Dolphin quanto no PCSX2.
Parando para pensar, são só os medalhões do PS3 que realmente puxam o hardware tipo God of War 3, Gran Turismo 5/6, Killzone 2/3, Infamous, MotorStorm Pacific Rift/Apocalypse, Uncharted 1/2/3, The Last of Us. Fora que grande parte mal puxa GPU se tu quiser rodar na resolução nativa do PS3 que é 720p ou 1080p com upscale. Pouquíssimos jogos de fato eram 1080p nativos.
alguém consegue rodar jogos em Vulkan no Citra?
Aqui não vai de jeito nenhum. Instalei do zero, deletei a pasta dos shaders, Adrenalin atualizado... nada. Tanto na canary quanto nightly
OpenGL vai de boa, mas é tanto stuttering (tenho um 1700, achei que fosse mais do que suficiente para emular 3DS) que desanima. Minha esperança é que em vulkan fique mais jogável (o jogo em si é o Zelda ALBW, acredito que não seja dos mais pesados/problemáticos).
Depende muito do jogo, o Citra já era para estar 100% mas devido a falta de interesse no 3DS, tem muita coisa que ainda não roda e se bobear tem meia dúzia de gato pingado senão menos, ainda desenvolvendo ele.
Mas dito isso, recomendo verificar se a opção "Dump Textures" na aba "Enhancements" da parte de "Graphics" não está marcado, se tiver, você vai ter muito stuttering mesmo devido a extração e cópia de texturas do jogo para o seu disco rígido.