O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro+PC Portáteis - O tópico

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
12.564
Pontos
1.089
Pra quem já usou o RG405V, dá pra colocar Gamma OS nele? Compensa colocar? Considerando a ideia de comprar um.

Qual o formato de rom que o Citra aceita? CIA ou .3DS?


Resolvi recomprar o R36S, mas dessa vez com vendedor com avaliações e clientes que postaram fotos do produto real. a questão é, ele está saindo por 250 já com imposto, e apareceu um Myoo Mini Plus aqui onde eu moro por 300 reais. Na opinião dos senhores, qual dos dois consoles recomendariam como primeiro retro protátil?



Sobre fones, tem muita opção de "chi-fi" cabeado com preço excelente. KZ D-Fi eu paguei acho que 40 reais, paguei uns 50 no Moondrop Chu 2 é muito barato pela qualidade que entregam. Pra quem prefere sem fio tem o Moondrop Space Travel que tem o tunning da Moondrop em um TWS e por 100 reais na média, é bizarro o valor desse fone. pra quem tem os KZ tem os módulos bluetooth que transforma eles em TWS também.
Esses mini consoles como Miio Mini o RG35XX são muito pequenos e desconfortáveis, eu pegaria o R36S. Além de ser um pouco mais anatomico, tem analógico.

Comprei um R36S pra dar pro meu menino, já paguei a taxa (me cobram R$115,00 os filhos da put*, nem quis recorrer, pois é perigoso eles sentarem em cima e eu perder o console). Deve chegar essa semana.
 
Ultima Edição:

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Sou outro do time que tá apaixonado pelo Odin. Tava cogitando até pegar um Max, hehehe. O que mais me impressionou, além do som, foi a bateria. Joguei Mario RPG do switch um bom tempo e não caiu nem 15%.

--

Que emulador de PS2 vcs têm usado nele? Baixei o Nethersx2 e pareceu um pouco mais redondo que o Aether bnuild 3668. Tem alguma planilha com as configurações ideais pros jogos?
Estou usando o Nether aqui também. Até o momento, tudo está ok.

Bateria excelente... dependendo do game de Switch, deve chegar por volta das 10hrs, eu acredito.
PS2/Cube não é difícil de passar das 10hrs. Outros sistemas mais leves, podem dobrar esse tempo.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Já ol vi cometendo erros bizarros de benchmark usando OpenGL ao invés de Vulkan, mas dessa vez não vi nada errado.

Eu ainda não vi tudo, mas eu não sou fã de Vulkan, não por nada, mas na grande maioria das vezes que tendo mudar as coisas para Vulkan não consigo bons resultados.

O Twin Snakes no Poco X3 Pro, por exemplo, saiu de 60fps no OpenGL com quedas para 20~25fps no Vulkan, mesmo com as opções de desempenho exclusivas dele ativadas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Eu ainda não vi tudo, mas eu não sou fã de Vulkan, não por nada, mas na grande maioria das vezes que tendo mudar as coisas para Vulkan não consigo bons resultados.

O Twin Snakes no Poco X3 Pro, por exemplo, saiu de 60fps no OpenGL com quedas para 20~25fps no Vulkan, mesmo com as opções de desempenho exclusivas dele ativadas.

Não que importe pra quem tá jogando, mas pro Vulkan ter esse tipo de desvantagem em relação ao OpenGL o problema é inequivocamente da implementação no emulador.
 


BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Tirei um tempo passar assistir os dois vídeos do RP4 Pro do Taki e RGC.

O que percebi:
A Retroid bobeou nesse software aí. Tenho a sensação de que o console foi lançado às pressas, como por exemplo os problemas na calibragem na tela, fan excessivamente forte e os gatilhos descalibrados...
Sorte que é tudo resolvível via update, mas eles não precisavam ter enviado o produto assim, fica chato pro review.

Tem alguma planilha com as configurações ideais pros jogos?
Tem essa planilha:
Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1XaPYEyTinKk7F2uTfgSDpgEelhUYPFBWo7knX_3aQgw/edit#gid=836973255

No caso de PS2, em geral deixo apenas 2,25x ativado (suficiente para os 1080P) + patch Widescreen.
Exceto alguns casos específicos que podem precisar de alguma configuração adicional.


Sinceramente ? Ninguém recomenda o Max, 16GB não vão fazer diferença, inclusive no novo vídeo do RGC que ele fala sobre o Odin 2 ele disse que saiu um Update que deixa o sistema usar + 4GB virtual e isso tem ajudado e muito a galera que tem o Odin 2 base a jogar o Switch, então eu acho que seria mais combo o Odin 2 Base/Pro + Micro SD.
Para todo mundo que compra, eu recomendo a versão Pro. Agora, se quiser economizar e ir de base, é bem tranquilo também.


Pra quem já usou o RG405V, dá pra colocar Gamma OS nele? Compensa colocar? Considerando a ideia de comprar um.

Qual o formato de rom que o Citra aceita? CIA ou .3DS?



Esses mini consoles como Miio Mini o RG35XX são muito pequenos e desconfortáveis, eu pegaria o R36S. Além de ser um pouco mais anatomico, tem analógico.

Comprei um R36S pra dar pro meu menino, já paguei a taxa (me cobram R$115,00 os filhos da put*, nem quis recorrer, pois é perigoso eles sentarem em cima e eu perder o console). Deve chegar essa semana.
Sim, é possível instalar o Gamma OS para o RG405V. MAS ... recomendo que assista vídeos do processo antes, porque isso é um flash completo da memória do console.

Não que importe pra quem tá jogando, mas pro Vulkan ter esse tipo de desvantagem em relação ao OpenGL o problema é inequivocamente da implementação no emulador.
Pela minha experiência no Odin 2, os emuladores Dolphin e o Aether/Nether se dão melhor com OpenGL.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Pela minha experiência no Odin 2, os emuladores Dolphin e o Aether/Nether se dão melhor com OpenGL.

Eu acredito e faz sentido porque Aether/Nether e Dolphin são emuladores de base antiga. A API desenhada pra extrair potência de processador, ainda mais dentro de contexto multithread, é o Vulkan. Yuzu começou com OGL pela flexibilidade mas quando precisaram de desempenho multithread correram pro Vulkan porque no OpenGL isso não é uma opção. O Dolphin, quando esbarrou num muro no x86-64, caiu pro DX12 que depois acabou deprecado pra focar no Vulkan.

OpenGL é basicamente melhor que modo software, mas ainda tem uma caralhada de coisa que roda em puro software - porque uma das exigências de conformidade do OpenGL é "se a GPU não tem um recurso "x" da API devidamente acelerado por hardware, é obrigatório emular a instrução no driver". Muitos devs preferem o OpenGL justamente por isso, porque ele é "flexível" e se não tem a instrução f**a-se, ela sai emulada. Vulkan é rígido, só dá pra operar dentro do que as extensões permitem (o mesmo pro DirectX, mas não cabe aqui).
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Voltando a um assunto morto no tópico mas que eu amo... PPI.

Impressionante como até hoje o RG552 ainda é o campeão com incríveis 422PPI, só por comparação o Odin 2 tem 367 o que é excelente mas ainda gostaria muito de ver um RG552 de perto.

No mais "esquece essa porra aí.jpg"
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Voltando a um assunto morto no tópico mas que eu amo... PPI.

Impressionante como até hoje o RG552 ainda é o campeão com incríveis 422PPI, só por comparação o Odin 2 tem 367 o que é excelente mas ainda gostaria muito de ver um RG552 de perto.

No mais "esquece essa porra aí.jpg"
Na minha opinião, a tela dele ainda batia a do Odin 2: era bonita, colorida (saturação ideal, não exagerada como no Odin 2) e fazia pixel perfect em todos os sistemas.
 

Xtian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
494
Reações
542
Pontos
549
Tenho um Odin Lite e adoro o aparelho. Me deu um desgosto grande quando percebi que começaram a aparecer rachaduras na carcaça simplesmente do nada... o console vive em um suporte ou na case.

Apareceu uma rachadura perto do analógico e outra perto do direcional digital. Vi outros casos e a maioria é nas versões com transparência (as mais bonitas). Alguém já teve problema semelhante?
 

Anexos

  • screenshot20240109094202.png
    screenshot20240109094202.png
    336,2 KB · Visualizações: 19

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Tenho um Odin Lite e adoro o aparelho. Me deu um desgosto grande quando percebi que começaram a aparecer rachaduras na carcaça simplesmente do nada... o console vive em um suporte ou na case.

Apareceu uma rachadura perto do analógico e outra perto do direcional digital. Vi outros casos e a maioria é nas versões com transparência (as mais bonitas). Alguém já teve problema semelhante?
Acho que quase ninguém aqui tem o Odin v1/lite, mas o Odin 2 que peguei é o azul transparente, vou ficar de olho.

No mais, acabei de ver que saiu para entrega.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.481
Pontos
1.064
Mais um, mas para uso "original":

mega-95-docking-1704817419020.png


O mais recente dispositivo portátil da Hyperkin reproduz cartuchos Sega Genesis e Mega Drive​


A Hyperkin, empresa de hardware para jogos conhecida por seus controladores de jogos exclusivos e consoles retrô, anunciou seu próximo portátil, o Mega 95, que reproduz cartuchos Sega Genesis e Mega Drive.

Como um dos dois novos produtos anunciados na CES 2024 , o Mega 95 parece um grande controlador Genesis com uma tela de 5 polegadas que pode alternar entre as proporções de 4:3 e 16:9 com um botão. O dispositivo é semelhante aos portáteis anteriores da Hyperkin na série SupaBoy , uma linha de dispositivos que reproduzia cartuchos SNES e Super Famicom em movimento.

No entanto, o maior ponto de venda do Mega 95 em comparação com os portáteis SupaBoy é que o Hyperkin inclui uma docking station na embalagem do Mega 95. A docking station permite jogar em resolução 720p em uma TV e possui duas saídas de controlador.

A Hyperkin já fez um dispositivo retrô que reproduz cartuchos Sega Genesis e Mega Drive, mais notavelmente o MegaRetroN HD. No entanto, esta é a primeira vez que a Hyperkin cria uma solução portátil para alguém tirar a poeira do cartucho do Sonic 3 e jogá-lo em qualquer lugar, em vez de emular o jogo em um PC portátil como o Steam Deck . Claro, esta é uma ótima alternativa para quem tem esses cartuchos e quer jogar em qualquer lugar, mas não possui ou quer comprar um Nintendo Switch mais uma cópia de Sonic Origins .

A Hyperkin não anunciou uma data de lançamento ou preço para o Mega 95, mas o Hyperkin SupaBoy está sendo vendido por US$ 119,99 , então a Hyperkin pode manter o Mega 95 na mesma faixa de preço.

Fonte: https://www.ign.com/articles/hyperkin-mega-95-sega-genesis-mega-drive-gaming-handheld
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Se alguém quiser que eu teste algo específico no Odin 2 me da um toque, essa semana eu vou jogar/configurar ele, porque pretendo zerar Hollow Knight até o fim dessa semana, mas depois vou brincar um pouco com o console para deixar ele redondinho.

Daí se alguém quiser algum jogo específico com alguma configuração eu vejo o que consigo fazer.
 

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.910
Reações
3.549
Pontos
703
Estou cogitando pegar um Odin 2, pelo que a galera ta falando vale muito à pena. Porém até o fim do ano vou ter que trocar de celular esse iphone se de 2020 já deu o que tinha que dar, principalmente a bateria dele. Enfim. Estou cogitando pegar um da série S2X Ultra, pra poder durar alguns anos, ele seria uma boa máquina andoird de emulação? No caso penso em pegar ele e um controle tipo o Galieo. agora fico pensando se compensaria pegar o Odin ou se pegaria mesmo o telefone e usaria ele também para emulação.
 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.516
Reações
28.343
Pontos
1.053
Estou cogitando pegar um Odin 2, pelo que a galera ta falando vale muito à pena. Porém até o fim do ano vou ter que trocar de celular esse iphone se de 2020 já deu o que tinha que dar, principalmente a bateria dele. Enfim. Estou cogitando pegar um da série S2X Ultra, pra poder durar alguns anos, ele seria uma boa máquina andoird de emulação? No caso penso em pegar ele e um controle tipo o Galieo. agora fico pensando se compensaria pegar o Odin ou se pegaria mesmo o telefone e usaria ele também para emulação.
A dica que celular de uso pessoal pra emulação só serve pra quando tu tiver fora de casa, trabalho, esperando algo, etc, como um tampão. Quando tu vai tá em casa e querendo jogar por um tempo acho bem fora de mao usar o espertofone pra isso.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Estou cogitando pegar um Odin 2, pelo que a galera ta falando vale muito à pena. Porém até o fim do ano vou ter que trocar de celular esse iphone se de 2020 já deu o que tinha que dar, principalmente a bateria dele. Enfim. Estou cogitando pegar um da série S2X Ultra, pra poder durar alguns anos, ele seria uma boa máquina andoird de emulação? No caso penso em pegar ele e um controle tipo o Galieo. agora fico pensando se compensaria pegar o Odin ou se pegaria mesmo o telefone e usaria ele também para emulação.
Meu celular virou tablet, eu consegui estragar a entrada de chip loll

Mas acho que vou usar mais o Deck/ mini Pc e Switch pra emulação quando precisar. Esse ex cel vai ser pra ficar mexendo quando tiver renderizando algo no Pc eu acho, sei lá, vamos ver...
 

Jtowers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.662
Reações
511
Pontos
844
Fala pessoal!

Descobri recentemente esse mundo dos Retro Portáteis e tenho uma pergunta (ja peço desculpas se ja foi muito debatido aqui no tópico).

Qual seria o melhor custo benefício? No meu caso minha intenção seria emular até mais ou menos o GameCube dos consoles de mesa e 3ds dos portáteis.

Do que pesquisei, o que mais curti (valor x produto) foi o Retroid Pocket 3+...seria esse mesmo a melhor opção? Quem tem recomenda?

Abs!
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Fala pessoal!

Descobri recentemente esse mundo dos Retro Portáteis e tenho uma pergunta (ja peço desculpas se ja foi muito debatido aqui no tópico).

Qual seria o melhor custo benefício? No meu caso minha intenção seria emular até mais ou menos o GameCube dos consoles de mesa e 3ds dos portáteis.

Do que pesquisei, o que mais curti (valor x produto) foi o Retroid Pocket 3+...seria esse mesmo a melhor opção? Quem tem recomenda?

Abs!
Nessa altura do campeonato, recomendaria o Retroid Pocket 4 Pro.. ou se tiver um pouco a mais, já parte para o Odin 2 Base (que vai rodar tudo).
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Então, eu vi o 4, gostei bastante...mas eu queria gastar menos de R$1k, me parece que ele vai ser mais que isso.
Com taxas vai dar mais que isso realmente.
A minha recomendação ainda continua sendo o Odin 2, é mais caro, porém é outro nível de aparelho. Se tiver como esperar e juntar um pouco a mais.. não vai te arrepender para um aparelho que emula até Switch.
 

Jtowers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.662
Reações
511
Pontos
844
Com taxas vai dar mais que isso realmente.
A minha recomendação ainda continua sendo o Odin 2, é mais caro, porém é outro nível de aparelho. Se tiver como esperar e juntar um pouco a mais.. não vai te arrepender para um aparelho que emula até Switch.
Saquei...então, eu tenho o Switch ja...pra mim seria mais pelos games retrôs mesmo que eu não tive, tipo GameCube, Dreamcast...mais de R$1k acho muito em um emulador
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.225
Reações
1.455
Pontos
203
Saquei...então, eu tenho o Switch ja...pra mim seria mais pelos games retrôs mesmo que eu não tive, tipo GameCube, Dreamcast...mais de R$1k acho muito em um emulador
Bom eu não ia postar mais aqui , mas como vc está na mesma situação que eu vou comentar.
Eu gastei r$1090 o valor total no retroid pocker 4 pro no pré lançamento pagando no cartão wise, pode ser que taxa ou não, mas arrisquei , queria um portátil que caiba no bolso e o retroid da certinho no bolso eu ia pegar o odin 2 mais eu já tenho o steam deck e se for levar algo na mão numa bolsa eu levo o steam deck com minha power Bank de 30.000mha , então odin 2 descartei, e não foi por falta de grana pois acabei de comprar um galaxy tab s9 plus, porém eu uso óculos e com o galaxy tab s9 plus posso ficar sem óculos usando o tablet que consigo ver, e fico deitado na cama com o tablet é o que mais uso hoje.

Enfim acho que vale apena pegar o retroid pocket 4 pro onde vou usar com óculos devido a tela pequena, gastando quase 1000 reais , é só um pouco a mais, porem posso levar para todo lugar no bolso , e ter esse resultado como desse vídeo aqui em baixo.
Se não quer gastar mais de 1000 reais então não compre nenhum portátil e espere cair o preço dos atuais.

É apenas uma opinião minha e caso alguém fique irritado só ignorar minha opinião.

 

Jtowers

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.662
Reações
511
Pontos
844
Bom eu não ia postar mais aqui , mas como vc está na mesma situação que eu vou comentar.
Eu gastei r$1090 o valor total no retroid pocker 4 pro no pré lançamento pagando no cartão wise, pode ser que taxa ou não, mas arrisquei , queria um portátil que caiba no bolso e o retroid da certinho no bolso eu ia pegar o odin 2 mais eu já tenho o steam deck e se for levar algo na mão numa bolsa eu levo o steam deck com minha power Bank de 30.000mha , então odin 2 descartei, e não foi por falta de grana pois acabei de comprar um galaxy tab s9 plus, porém eu uso óculos e com o galaxy tab s9 plus posso ficar sem óculos usando o tablet que consigo ver, e fico deitado na cama com o tablet é o que mais uso hoje.

Enfim acho que vale apena pegar o retroid pocket 4 pro onde vou usar com óculos devido a tela pequena, gastando quase 1000 reais , é só um pouco a mais, porem posso levar para todo lugar no bolso , e ter esse resultado como desse vídeo aqui em baixo.
Se não quer gastar mais de 1000 reais então não compre nenhum portátil e espere cair o preço dos atuais.

É apenas uma opinião minha e caso alguém fique irritado só ignorar minha opinião.


Sua opinião foi válida, não consigo imaginar alguém ficando irritado.

No meu caso é exatamente esse, não é nem pela grana, é pelo valor x produto, pro meu uso mesmo que será mais esporádico, uma vez que jogo mais no Ps5.

Vou refletir, até achei um 3+ usado (bem novo) por 850...mas ainda to nessa dúvida. De qualquer maneira, vou acompanhar o tópico e valeu pela ajuda galera!
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.703
Reações
7.951
Pontos
1.144
Saquei...então, eu tenho o Switch ja...pra mim seria mais pelos games retrôs mesmo que eu não tive, tipo GameCube, Dreamcast...mais de R$1k acho muito em um emulador
Bem, as melhores opções do momento acredito que são essas mesmo.

Mas, um Retroid Pocket 3+ não é ruim, se achar num preço bacana usado. Novo já não recomendaria mais nesse momento, como o RP4 Pro já está aí.

Outra opção meio termo seria o Retroid Pocket 4 normal com chipset D900, pois esse chipset dá conta de Gamecube bem tranquilo, só PS2 ficará mais limitado e custa 50 usd a menos que o RP4 Pro.

Vale lembrar que hoje em dia tudo que vc importa leva taxa, então já considere esse custo a mais (se estiver limitando a R$ 1000 as opções ficarão muito reduzidas).

edit: Se quiser algo simples, porque não vai de Retroid Pocket 2S? É mais barato e deve atender a sua demanda.
 
Topo Fundo