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Fonte para Super Nintendo (recomendação)

brturbo300

Bam-bam-bam
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Tenho um snes com fonte paralela, jogo bem pouco nele. Ontem teve dificuldade para ligar, a fonte estava bem quente e senti um cheiro forte nela (tive que aproximar o nariz pra sentir).
Pesquisei e encontrei esses dois modelos, posso ir sem medo?

A menor me interessou mais pelo tamanho compacto, mas é importada e vai demorar a chegar. A outra, a caixona, está no BR.


 

Makunouchi Ippo

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Procure um snes com fonte original por um preço bacana, compre, tire a fonte e depois venda ele por um preço um pouco mais em conta do que você comprou.
É uma boa tática para pegar uma fonte original por um preço justo
 

Yon

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Pessoalmente, acho a melhor opção pegar o cabo dessa fonte paralela, que pra estar quente é de baixa qualidade e por numa fonte dessas 12V com pelo menos 1A que sempre sobra em casa ou comprar uma de boa qualidade, que vc encontra bem fácil.
 

kimsnk

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Procure um snes com fonte original por um preço bacana, compre, tire a fonte e depois venda ele por um preço um pouco mais em conta do que você comprou.
É uma boa tática para pegar uma fonte original por um preço justo
O problema de pegar uma do fonte do SNES usado é que os componentes na sua maioria das vezes já estão cansados fora o desgaste dos fios dependendo do caso são mais de 30 anos porém mesmo assim acho que elas ainda duram mais tempo do que essas genéricas.
Se eu fosse vc faria um mod de fonte tem vários tutoriais no YouTube e não exigem muita habilidade com solda.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
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Procure um snes com fonte original por um preço bacana, compre, tire a fonte e depois venda ele por um preço um pouco mais em conta do que você comprou.
É uma boa tática para pegar uma fonte original por um preço justo

Pessoalmente, acho a melhor opção pegar o cabo dessa fonte paralela, que pra estar quente é de baixa qualidade e por numa fonte dessas 12V com pelo menos 1A que sempre sobra em casa ou comprar uma de boa qualidade, que vc encontra bem fácil.

O problema de pegar uma do fonte do SNES usado é que os componentes na sua maioria das vezes já estão cansados fora o desgaste dos fios dependendo do caso são mais de 30 anos porém mesmo assim acho que elas ainda duram mais tempo do que essas genéricas.
Se eu fosse vc faria um mod de fonte tem vários tutoriais no YouTube e não exigem muita habilidade com solda.
Valeu pelas dicas, queria ir pelo menor esforço, só comprar uma e ficar no aguardo. Essa da amazon não estou mais certo que está no br, não diz que é compra internacional, mas não bato o martelo. Encontrei essa aqui na shopee, certo que é envio nacional:

 

Yon

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Valeu pelas dicas, queria ir pelo menor esforço, só comprar uma e ficar no aguardo. Essa da amazon não estou mais certo que está no br, não diz que é compra internacional, mas não bato o martelo. Encontrei essa aqui na shopee, certo que é envio nacional:

Essa aguenta tranquilo
A sua atual é daquelas caixinhas pesadas ainda né?
Eu tenho umas 2 aqui e são péssimas em qualidade.. Só aproveitei o cabo delas pra por numa outra fonte
 


brturbo300

Bam-bam-bam
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Essa aguenta tranquilo
A sua atual é daquelas caixinhas pesadas ainda né?
Eu tenho umas 2 aqui e são péssimas em qualidade.. Só aproveitei o cabo delas pra por numa outra fonte
Sim, essas caixonas pesadas. Abri e tirei uma foto, não entendo de qualidade de construção

IMG_20240115_142506_443.jpg
 

spyblack

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Eu tive o mesmo problema a tempos atrás, mas resolvi de outra maneira, peguei uma fonte de boa qualidade que tinha parada na gaveta de 12Vcc por acho que 2 amperes, comprei um módulo stepdown regulável, ajustei para os 9vcc e prontinho, só foi colocar um conector compatível (peguei de uma fonte velha).
Esse módulo stepdown também é conhecido como Fonte DC DC, tem vários tipos, ajustáveis ou não, eu comprei uns 2 no aliexpress ajustáveis e com tela para saber quanto de tensão está entrando e saindo.
 

Yon

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Eu tive o mesmo problema a tempos atrás, mas resolvi de outra maneira, peguei uma fonte de boa qualidade que tinha parada na gaveta de 12Vcc por acho que 2 amperes, comprei um módulo stepdown regulável, ajustei para os 9vcc e prontinho, só foi colocar um conector compatível (peguei de uma fonte velha).
Esse módulo stepdown também é conhecido como Fonte DC DC, tem vários tipos, ajustáveis ou não, eu comprei uns 2 no aliexpress ajustáveis e com tela para saber quanto de tensão está entrando e saindo.
E nem precisava de stepdown, o 7805, que é o regulador que todos esses videogames antigos usavam pra entregar 5V pro console, funciona num range de 7V a 25V
Só não é legal usar muito alto pq quanto mais alto, mais ele esquenta pra regular a tensão
Sim, essas caixonas pesadas. Abri e tirei uma foto, não entendo de qualidade de construção
Inclusive uma das fontes que eu tinha guardada dessas aí tava com o circuito alterado, com ctz o capacitor.. E tava dando 27V kkkk
Fonte linear, que é só capacitor, ponte retificadora e trafo é normal apresentarem tensão maior quando não tem carga, mas em uso ela dá uma regulada, mas mesmo assim tava alto demais, evito usar essas fontes antigas por isso tb
 

spyblack

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E nem precisava de stepdown, o 7805, que é o regulador que todos esses videogames antigos usavam pra entregar 5V pro console, funciona num range de 7V a 25V
Só não é legal usar muito alto pq quanto mais alto, mais ele esquenta pra regular a tensão

Inclusive uma das fontes que eu tinha guardada dessas aí tava com o circuito alterado, com ctz o capacitor.. E tava dando 27V kkkk
Fonte linear, que é só capacitor, ponte retificadora e trafo é normal apresentarem tensão maior quando não tem carga, mas em uso ela dá uma regulada, mas mesmo assim tava alto demais, evito usar essas fontes antigas por isso tb
Então, eu já tinha esse stepdown em casa assim preferi regular pra especificação do console para não esquentar muito mesmo, recomendo fazer assim para ganhar uma sobrevida lembrando que se o regulador é original tem quase ou já tem mais de 30 anos de uso, é bom ficar dentro do range de operação ideal mesmo com o 7805 com especificação bem generosa a curva de eficiência é melhor em tensões menores, o gráfico mostra a relação entre a diferença de input e output do Vcc em relação a temperatura (se eu estiver errado me perdoe pq faz muito tempo que usei isso kkkkk).

1705344853303.png
 

brturbo300

Bam-bam-bam
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Comprei a do link da shopee, total deu 31 mangos, agora é aguardar e depois posto ibagens.
 

*ka

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E nem precisava de stepdown, o 7805, que é o regulador que todos esses videogames antigos usavam pra entregar 5V pro console, funciona num range de 7V a 25V
Só não é legal usar muito alto pq quanto mais alto, mais ele esquenta pra regular a tensão

Inclusive uma das fontes que eu tinha guardada dessas aí tava com o circuito alterado, com ctz o capacitor.. E tava dando 27V kkkk
Fonte linear, que é só capacitor, ponte retificadora e trafo é normal apresentarem tensão maior quando não tem carga, mas em uso ela dá uma regulada, mas mesmo assim tava alto demais, evito usar essas fontes antigas por isso tb
Sei que não faz muita diferença, mas a tensão da fonte vai para parte do circuito amplificador de áudio, sem passar pelo 7805.

1705350884802.png1705350909492.png
1705350956612.png

Mas o LM324 suporta bastante tensão segundo o datasheet.
1705351113958.png

 
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wtuemura

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Quanto a questão da fonte, fiquem atentos a um pequeno detalhe, estes consoles antigos não foram feitos para serem usados com fontes DC/DC (fontes mais modernas e leves) por um motivo muito simples, os capacitores eletrolíticos destes consoles são comuns, possuem uma alta resistência interna (ESR). Segundo a lei de Ohm, quando você aplica uma corrente através de uma resistência, além da redução da tensão parte da perda é dissipada em forma de calor, ao esquentar o eletrólito interno isso gera pressão interna e vazamento pois o eletrólito nada mais é que água + química..

Para usar uma fonte DC/DC nestes consoles é preciso fazer um "recap" (substituição de todos os capacitores eletrolíticos) por capacitores eletrolíticos de polímero sólido pois estes além de não vazarem possuem uma resistência interna (ESR) muito baixa em comparação aos tradicionais.

Estes componentes (SMD ou não) são diferenciados através da sua cor, eles vem em cores chamativas como verde aqua, verde limão, verde bandeira, rosa ou pink, marrom, etc.

Se não houve um pico de tensão na rede elétrica estas fontes lineares quase nunca dão problema, a única coisa que é preciso fazer de tempos em tempos é trocar o grande capacitor eletrolítico que existe dentro destas fontes (quando existir). Na dúvida leve a fonte numa assistência técnica para verificar a necessidade de manutenção ou até mesmo a necessidade de refazer o enrolamento da mesma.

Não sei como estão as coisas hoje mas na minha época haviam duas empresas de qualidade que fazem manutenção e o enrolamento de transformadores, é a Trancham (R. Santa Ifigênia, 519 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, 01207-001 Telefone: (11) 2105-0519) e a Nodaji (R. Aurora, 161 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, 01209-001 Telefone: (11) 3337-1725), nos anos 90 eu levei muito transformador para enrolar nessas empresas. Ambas além de dar manutenção elas também fabricam fontes sob encomenda.
 
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wtuemura

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fonte original de snes é raro
O circuito do SNES tem um 7805 na entrada:


Fonte: https://wiki.superfamicom.org/schematics-ports-and-pinouts

Quem já lidou com esses reguladores lineares sabe que o mínimo de tensão que eles precisam para operar é tensão de saída + 2V, então seria 5V + 2V = 7V. Então você precisa de uma fonte entre 9V~12V já que eu nunca vi uma fonte de 7V sendo vendida no mercado. A fonte original do SNES é 10V 850mA, então ou você pode pedir para enrolar um transformador com estas características e você mesmo monta a caixa, os diodos e o capacitor de saída, ou compre uma fonte de 9V até no máximo 1A (o mesmo para uma fonte de 12V).

Fique atento com fontes de 12V pois a saída delas podem chegar a mais de 15V sem carga e um pouco mais de 13V com carga. O grande problema aqui é que nestes reguladores lineares como o 7805, todo o excedente (tensão ou corrente) é dissipado em forma de calor, ou seja, o 7805 vai ficar bem quente.

Lembre-se que fonte não é tudo igual, tem que ser de qualidade como das empresas que citei acima, eu tenho aqui em casa uma fonte genérica de 12V 2A que a saída dela bate 27V com carga (38V sem carga). nos anos 90 tanto a Trancham quanto a Nodaji vendiam fontes prontas de 9V 1A, não sei se ainda as vendem hoje em dia, se ainda venderem, pode usar no SNES sem problema. Na época, a Nodaji vendia uma fonte linear de 1A com uma chave seletora para escolher a tensão de saída, se não me engano era de 3V/5V/6V/9V/10V/12V ou algo assim, usei muito para montar projeto eletrônico na época e não era caro.
 
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brturbo300

Bam-bam-bam
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Chegou hoje a nova fonte, comprei na Shopee por 31 mangos. Um pouco maior no comprimento que a outra, mas bem mais fina, muito melhor. Funcionou bem, inclusive melhor que a anterior, porque saía um som de estática quando ligava o console com a fita de vários jogos (durante os jogos não notei), enquanto na nova não tem nada.

IMG_20240126_152520_597.jpg

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Lagartixo

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Pra todo console antigo, tem que usar fonte moderna. Eliminei muito de super aquecimento em console antigo quando troquei as fontes. O mega aqui a fonte original é enfeite dentro da caixa, Phantom e Master, também.
Sempre é bom testar no multímetro a tensão da fonte. Uso modernas de uma empresa brasileira que vende no Mercado Livre, as de 9v, são 9 cravados. É fundamental preservar o regulador de tensão, visto que quando ele estraga, ele leva algo junto. Esse papinho de que "regulador aguenta x volts então pode dar porrada a vontade", é papo de leigo que nem sabe o que diz. Quando ele estragar e levar um integrado junto, aí é só pegar o console e mandar pro lixo, pois não compensa recuperar matando outro console,
Coloquem na mente que vocês estão usando troço velho com componentes cansados, portanto, parem com essa mania de forçar os mesmos. É tipo o cara comprar um carro velho todo surrado e querer que o pobre motor tenha força pra pegar estrada e subir serra igual um carro zero km.
 

spyblack

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Quanto a questão da fonte, fiquem atentos a um pequeno detalhe, estes consoles antigos não foram feitos para serem usados com fontes DC/DC (fontes mais modernas e leves) por um motivo muito simples, os capacitores eletrolíticos destes consoles são comuns, possuem uma alta resistência interna (ESR). Segundo a lei de Ohm, quando você aplica uma corrente através de uma resistência, além da redução da tensão parte da perda é dissipada em forma de calor, ao esquentar o eletrólito interno isso gera pressão interna e vazamento pois o eletrólito nada mais é que água + química..

Para usar uma fonte DC/DC nestes consoles é preciso fazer um "recap" (substituição de todos os capacitores eletrolíticos) por capacitores eletrolíticos de polímero sólido pois estes além de não vazarem possuem uma resistência interna (ESR) muito baixa em comparação aos tradicionais.

Estes componentes (SMD ou não) são diferenciados através da sua cor, eles vem em cores chamativas como verde aqua, verde limão, verde bandeira, rosa ou pink, marrom, etc.

Se não houve um pico de tensão na rede elétrica estas fontes lineares quase nunca dão problema, a única coisa que é preciso fazer de tempos em tempos é trocar o grande capacitor eletrolítico que existe dentro destas fontes (quando existir). Na dúvida leve a fonte numa assistência técnica para verificar a necessidade de manutenção ou até mesmo a necessidade de refazer o enrolamento da mesma.

Não sei como estão as coisas hoje mas na minha época haviam duas empresas de qualidade que fazem manutenção e o enrolamento de transformadores, é a Trancham (R. Santa Ifigênia, 519 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, 01207-001 Telefone: (11) 2105-0519) e a Nodaji (R. Aurora, 161 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, 01209-001 Telefone: (11) 3337-1725), nos anos 90 eu levei muito transformador para enrolar nessas empresas. Ambas além de dar manutenção elas também fabricam fontes sob encomenda.
Eu só não entendi pq não se pode usar uma fonte DC/DC e a relação com ESR. Nesse caso específico usar um step down com parâmetros adequados para o console vai acontecer o mesmo efeito que uma fonte com trafo, e não estamos falando de uma fonte de vários amperes em que os capacitores iriam dissipar toda a corrente da entrada...
Mudando um pouco de assunto e sobre o ponto dos capacitores... Tem muito console com problema intermitente e até permanente que a origem é ESR acima da especificação, as vezes muito acima, o capacitor ainda funciona mas como ele não funciona conforme projeto, então suspeitem de capacitores quando forem ver seus consoles mais longevos.
Uma coisa sobre fontes antigas, principalmente com mais de 30 anos, existia uma fabricante de capacitores chamada RIFFA, esses são os piores inimigos de fontes antigas pois eles além de vazar eletrólito podem explodir com bastante capacidade, vira um chafariz de eletrólito dentro das fontes kkkkkk Então, se verem um RIFFA ou um similar e puderem trocar, façam na hora.
 

wtuemura

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Eu só não entendi pq não se pode usar uma fonte DC/DC e a relação com ESR.
Os consoles antigos usam uma fonte linear, os circuitos internos destes equipamentos foram desenhados para utilizar uma fonte linear. O problema de uma fonte chaveada é o alto ruído e o ripple na saída. Se o circuito não está preparado para uma fonte chaveada você está injetando ruído no circuito e ele não sabe o que fazer com essa quantidade toda de ruído. Basta abrir o gabinete do seu computador e ver a quantidade de indutores (com ou sem ferrite) que existe na placa mãe para lidar com essa quantidade enorme de ruído que vem da fonte chaveada do computador.

E com relação ao ESR, toda a fonte chaveada usa capacitores eletrolíticos com baixo ESR dada a baixa resistência, baixa perda energética, rápida resposta durante os ciclos, etc. Dado o alto ripple, um capacitor eletrolítico comum sofre aquecimento (I^2R), isso gera estufamento do componente e o eventual vazamento do eletrólito na placa. O manual de referência abaixo explica isso em mais detalhes:

Outras informações:
 
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Odin Games

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Pra todo console antigo, tem que usar fonte moderna. Eliminei muito de super aquecimento em console antigo quando troquei as fontes. O mega aqui a fonte original é enfeite dentro da caixa, Phantom e Master, também.
Sempre é bom testar no multímetro a tensão da fonte. Uso modernas de uma empresa brasileira que vende no Mercado Livre, as de 9v, são 9 cravados. É fundamental preservar o regulador de tensão, visto que quando ele estraga, ele leva algo junto. Esse papinho de que "regulador aguenta x volts então pode dar porrada a vontade", é papo de leigo que nem sabe o que diz. Quando ele estragar e levar um integrado junto, aí é só pegar o console e mandar pro lixo, pois não compensa recuperar matando outro console,
Coloquem na mente que vocês estão usando troço velho com componentes cansados, portanto, parem com essa mania de forçar os mesmos. É tipo o cara comprar um carro velho todo surrado e querer que o pobre motor tenha força pra pegar estrada e subir serra igual um carro zero km.
Estou pensando em substituir minhas fontes originais antigas por novas também, pois medi a tensão das minhas fontes originais do Mega Drive 1 japonês, e do meu Genesis II e elas marcam 15, 16V, e eram para ter 9, 12V no máximo, tem outras fontes originais minhas de outros consoles que marcam quase 20V também, recentemente garimpei uma fonte de 12V bem mais nova de algum equipamento da Huawei que encontrei numa loja de usados onde garimpo eletrônicos, ela marcava 12V certinho, e só inverti a polaridade dela e agora uso ela nos meus Mega Drive 1, NES, entre outros consoles compatíveis, fora a vantagem dela ser bivolt.

A próxima que quero adaptar é uma de SNES, quero achar outra fonte igual a essa para fazer isso, já tenho o cabo de uma fonte original estragada para trocar.
 

spyblack

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Os consoles antigos usam uma fonte linear, os circuitos internos destes equipamentos foram desenhados para utilizar uma fonte linear. O problema de uma fonte chaveada é o alto ruído e o ripple na saída. Se o circuito não está preparado para uma fonte chaveada você está injetando ruído no circuito e ele não sabe o que fazer com essa quantidade toda de ruído. Basta abrir o gabinete do seu computador e ver a quantidade de indutores (com ou sem ferrite) que existe na placa mãe para lidar com essa quantidade enorme de ruído que vem da fonte chaveada do computador.

E com relação ao ESR, toda a fonte chaveada usa capacitores eletrolíticos com baixo ESR dada a baixa resistência, baixa perda energética, rápida resposta durante os ciclos, etc. Dado o alto ripple, um capacitor eletrolítico comum sofre aquecimento (I^2R), isso gera estufamento do componente e o eventual vazamento do eletrólito na placa. O manual de referência abaixo explica isso em mais detalhes:

Outras informações:
Eu tinha pensado nessa hipótese qdo me deparei com esse problema em casa visto que muitas fontes modernas tem um ripple maior que o comum encontrado em uma fonte convencional, entretanto eu não falei sobre fontes chaveadas somente fazer um step down usando um DC-DC, assim você pode utilizar qualquer fonte com tensão de saída maior do que você necessita e modular para a sua necessidade. Sendo DC-DC o ajuste se dá por circuito apropriado para isso, não criando ruído para a saída se ele já não existir, pelo que medi na que eu uso o ruído basicamente é o mesmo da entrada, as vezes é até atenuado se fizer step down. Por isso eu recomendo geralmente usar fontes de notebook para o fornecimento da tensão de entrada do step down, no meu caso eu tinha uma fonte samsung parada em casa com 19Vcc e máximo de 2A, o rippo dela é baixo pq essas fontes de notebook de boa qualidade tem um circuito com base nisso na parte de baixa tensão dela:
1706620629966.png
É um filtro simples que reduz ripple para que o notebook receba uma tensão de qualidade, pelo menos nas fontes com bom projeto kkkkk.

Enfim, eu curti muito seu argumento meu caro, você manja das coisas, eu estou apenas aprendendo kkkkkk.
 

Lagartixo

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Estou pensando em substituir minhas fontes originais antigas por novas também, pois medi a tensão das minhas fontes originais do Mega Drive 1 japonês, e do meu Genesis II e elas marcam 15, 16V, e eram para ter 9, 12V no máximo, tem outras fontes originais minhas de outros consoles que marcam quase 20V também, recentemente garimpei uma fonte de 12V bem mais nova de algum equipamento da Huawei que encontrei numa loja de usados onde garimpo eletrônicos, ela marcava 12V certinho, e só inverti a polaridade dela e agora uso ela nos meus Mega Drive 1, NES, entre outros consoles compatíveis, fora a vantagem dela ser bivolt.

A próxima que quero adaptar é uma de SNES, quero achar outra fonte igual a essa para fazer isso, já tenho o cabo de uma fonte original estragada para trocar.
Nes a tensão é alternada, amigo, não contínua. A retificação ocorre dentro do console. Pode dar m* aí com o tempo, precisa consultar um técnico pra saber se dá problema.
E se pode usar com menos tensão, o ideal é 9v por 1 amperes, pois aí o regulador somente usará uns 7v e o restante dissipará em calor, que é bem pouco.
 

*ka

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Estou pensando em substituir minhas fontes originais antigas por novas também, pois medi a tensão das minhas fontes originais do Mega Drive 1 japonês, e do meu Genesis II e elas marcam 15, 16V, e eram para ter 9, 12V no máximo, tem outras fontes originais minhas de outros consoles que marcam quase 20V também, recentemente garimpei uma fonte de 12V bem mais nova de algum equipamento da Huawei que encontrei numa loja de usados onde garimpo eletrônicos, ela marcava 12V certinho, e só inverti a polaridade dela e agora uso ela nos meus Mega Drive 1, NES, entre outros consoles compatíveis, fora a vantagem dela ser bivolt.

A próxima que quero adaptar é uma de SNES, quero achar outra fonte igual a essa para fazer isso, já tenho o cabo de uma fonte original estragada para trocar.
Mas em fonte linear tem que medir a tensão da fonte com carga, pois tem queda de tensão, sem carga o valor vai dar mais alto.
Nes a tensão é alternada, amigo, não contínua. A retificação ocorre dentro do console. Pode dar m* aí com o tempo, precisa consultar um técnico pra saber se dá problema.
E se pode usar com menos tensão, o ideal é 9v por 1 amperes, pois aí o regulador somente usará uns 7v e o restante dissipará em calor, que é bem pouco.
Não sabia que nes opera com tensão alternada, então ele é como o snes europeu. Aqui eu tenho um new famicom (vulgo famicom AV), esse já opera com tensão continua.
Mas acho que em alguns consoles velho nem toda a tensão usada pelo console passa pelo regulador de tensão, se não me engano parte do circuito amplificador de áudio recebe a tensão da fonte, ao menos é o que mostra o esquema do snes. No neo geo mvs ocorre semelhante que os 12v só serve para o circuito de áudio.
 

wtuemura

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Estou pensando em substituir minhas fontes originais antigas por novas também, pois medi a tensão das minhas fontes originais do Mega Drive 1 japonês, e do meu Genesis II e elas marcam 15, 16V, e eram para ter 9, 12V no máximo, tem outras fontes originais minhas de outros consoles que marcam quase 20V também, recentemente garimpei uma fonte de 12V bem mais nova de algum equipamento da Huawei que encontrei numa loja de usados onde garimpo eletrônicos, ela marcava 12V certinho, e só inverti a polaridade dela e agora uso ela nos meus Mega Drive 1, NES, entre outros consoles compatíveis, fora a vantagem dela ser bivolt.

A próxima que quero adaptar é uma de SNES, quero achar outra fonte igual a essa para fazer isso, já tenho o cabo de uma fonte original estragada para trocar.
Como o *ka bem disse, sem carga esses valores não fazem muita diferença numa fonte linear. Se as fontes são japonesas e originais, o limite de tensão delas e de 100V, no Brasil a tensão varia e pode começar a partir de 120V, espero que esteja usando um trafo para reduzir a tensão. Se não usar, o núcleo do transformador aquece e com o tempo você tosta o verniz da bobina fazendo a fonte perder as suas características com o tempo.

Ainda assim, não se desfaça dessas fontes antigas, se o transformador estiver dentro dos parâmetros originais elas só precisam trocar o capacitor eletrolítico dentro delas (a não ser em casos que a retificação seja feita dentro do console). E como comentei alguns posts acima, as que tiverem problema você pode levar na Trancham em SP para refazer a bobina, se tiver grana para investir você pode levar essas fontes na mesma empresa e pedir para fabricar cópias destes transformadores e você mesmo pode comercializar essas fontes para o pessoal que tem console retrô. Basta pedir para copiar o transformador adaptando ele para entrada 127V nos casos das versões japonesas ou até mesmo já enrolar com opção 110/220V.

Nes a tensão é alternada, amigo, não contínua. A retificação ocorre dentro do console. Pode dar m* aí com o tempo, precisa consultar um técnico pra saber se dá problema.
E se pode usar com menos tensão, o ideal é 9v por 1 amperes, pois aí o regulador somente usará uns 7v e o restante dissipará em calor, que é bem pouco.
A ponte retificadora vai deixar passar os semi-ciclos da corrente contínua + queda de tensão de 0.7V no diodo, vai funcionar da mesma maneira que funciona trocar o fusível por um fio de cobre, ou seja, o ideal seria fazê-los trabalharem da maneira que foram projetados. Problema de estragar não tem, só tem o desperdício de energia com os diodos.
 

Odin Games

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Nes a tensão é alternada, amigo, não contínua. A retificação ocorre dentro do console. Pode dar m* aí com o tempo, precisa consultar um técnico pra saber se dá problema.
E se pode usar com menos tensão, o ideal é 9v por 1 amperes, pois aí o regulador somente usará uns 7v e o restante dissipará em calor, que é bem pouco.
Já vi falar sobre a fonte do NES ser alternada a um tempo atrás, mas antes de saber disso eu usava essa fonte do Mega Drive 1 nele, sempre funcionou de boa, eu tenho esse NES a uns 12 anos e eu não tinha a fonte original dele antes, mas já faz uns quatro anos que tenho uma fonte original do NES, quase nem uso ela, mas melhor eu dar uma olhada nela e ver se está ok, melhor eu só usar ela então :khuh
Mas em fonte linear tem que medir a tensão da fonte com carga, pois tem queda de tensão, sem carga o valor vai dar mais alto.
Como o *ka bem disse, sem carga esses valores não fazem muita diferença numa fonte linear. Se as fontes são japonesas e originais, o limite de tensão delas e de 100V, no Brasil a tensão varia e pode começar a partir de 120V, espero que esteja usando um trafo para reduzir a tensão. Se não usar, o núcleo do transformador aquece e com o tempo você tosta o verniz da bobina fazendo a fonte perder as suas características com o tempo.

Ainda assim, não se desfaça dessas fontes antigas, se o transformador estiver dentro dos parâmetros originais elas só precisam trocar o capacitor eletrolítico dentro delas (a não ser em casos que a retificação seja feita dentro do console). E como comentei alguns posts acima, as que tiverem problema você pode levar na Trancham em SP para refazer a bobina, se tiver grana para investir você pode levar essas fontes na mesma empresa e pedir para fabricar cópias destes transformadores e você mesmo pode comercializar essas fontes para o pessoal que tem console retrô. Basta pedir para copiar o transformador adaptando ele para entrada 127V nos casos das versões japonesas ou até mesmo já enrolar com opção 110/220V.
Pois é, ainda estou um pouco por fora sobre as fontes, faz pouco tempo que comecei a mexer com elas, tem coisas sobre elas que ainda não sei, mas essas minhas fontes que falei só achei que estavam com a tensão acima do normal, fora isso elas estavam funcionando normalmente nos consoles, não irei me desfazer delas não, certamente dando um trato nelas elas funcionariam melhor, vou dar uma olhada sobre esse lance dos capacitores.
 

Lagartixo

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Mas em fonte linear tem que medir a tensão da fonte com carga, pois tem queda de tensão, sem carga o valor vai dar mais alto.

Não sabia que nes opera com tensão alternada, então ele é como o snes europeu. Aqui eu tenho um new famicom (vulgo famicom AV), esse já opera com tensão continua.
Mas acho que em alguns consoles velho nem toda a tensão usada pelo console passa pelo regulador de tensão, se não me engano parte do circuito amplificador de áudio recebe a tensão da fonte, ao menos é o que mostra o esquema do snes. No neo geo mvs ocorre semelhante que os 12v só serve para o circuito de áudio.
O Nes é escroto. A tensão é retificada dentro dele exatamente onde é o módulo de imagem, fica tudo ali junto, então se der algum problema ali, pode até pegar fogo igual ocorreu com um meu aqui.
Mas por causa dessa retificação interna, ele tem o bom de poder jogar 5volts direto em um pino na placa que já aciona todo o sistema. O módulo RF tem 5 pinos, acho, e um deles é o 5v da placa de onde vem a tensão já retificada e reduzida. Com isso, tem pessoas que criam fontes modernas e colocam conector independente ligado ao pino 5v da placa, e daí usando uma fonte moderninha com apenas 5v, tipo essas de celulares. Acho perda de tempo, mas pra quem curte modificar o console, tem essa opção, apesar de que se a fonte der m****, leva a placa junto.
 
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