O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[METEU ESSA] Ubi afirma que os gamers precisam aceitar a ideia de não possuírem o jogo

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.304
Pontos
1.053
As grandes empresas de jogos têm cada vez mais apostado no sistema de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass e a PS Plus. A Ubisoft também possui o seu próprio serviço e anunciou hoje o mais novo plano Ubisoft+ Classics.

Philippe Tremblay, o diretor de assinaturas da Ubisoft, comentou hoje a respeito da visão do mercado sobre os serviços. Para ele, os jogadores precisam começar a se sentir mais confortáveis em não possuir os seus jogos, o que está levando mais tempo para acontecer do que na indústria de filmes e música.

servicos-de-assinatura-ubisoft-afirma-que-jogadores-precisam-se-abrir-para-a-ideia-de-nao-poss...jpg

"Uma das coisas que vimos é que os jogadores estão acostumados, um pouco como o DVD, a ter e possuir seus jogos. Essa é a mudança de consumo que precisa acontecer. Eles começaram a se sentir confortáveis em não possuir sua coleção de CDs ou DVDs. Isso é uma transformação que tem sido um pouco mais lento para acontecer [nos jogos].
À medida que os jogadores se sentem mais confortáveis nesse aspecto... você não perde seu progresso. Se você retomar o jogo em outro momento, seu arquivo de progresso ainda estará lá. Ele não foi excluído. Você não perde o que você construiu no jogo ou seu envolvimento com o jogo. Portanto, trata-se de se sentir confortável em não ser dono do seu jogo".

"Definitivamente entendo a perspectiva dos jogadores com isso. Mas à medida que as pessoas adotam esse modelo, elas verão que esses jogos existirão, o serviço continuará e você poderá acessá-los quando quiser. Isso é reconfortante".

Além disso, Philippe acredita que os serviços são uma ótima forma de introduzir os jogos para novos jogadores. Muitos dos assinantes do Ubisoft+ nunca haviam jogado um título da empresa antes de começar a assinar.

"Algo que percebemos é que a assinatura é uma ótima forma de introduzir títulos inéditos para novos jogadores no ecossistema da Ubisoft. Um em cada dez assinantes nunca jogou um jogo da Ubisoft antes. Por isso, eles acabam conhecendo mais dos nossos jogos, o que mostra que este modelo é uma forma de expandir os horizontes".

Para fazer os jogadores manterem suas assinaturas, a Ubisoft espera trazer um valor ainda maior para o seu serviço, colocando mais jogos no seu catálogo, incluindo títulos da Activision Blizzard.

"Então, pensando no futuro, teremos algumas adições que eles vão poder jogar no acesso antecipado ou no lançamento e, posteriormente, teremos o catálogo da Activision Blizzard também. Além de nossas vantagens e do catálogo rico e diverso, acreditamos que temos um grande motivo para os jogadores continuarem assinando".

Futuro inevitável ou a Ubisoft mais uma vez falou m****?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.623
Reações
38.928
Pontos
2.069
Futuro inevitável.

Mas o jogador tem razão em ser reticente com isso. Não é raro o caso de jogos que simplesmente deixam de ser vendidos, ou cujo download fica limitado a algum servidor ou algo do tipo.

É importante termos a opção de comprarmos, de forma avulsa, aquele jogo que queremos. Retirar isso seria um erro. Nada contra serviços. Gosto também desse formato. Mas um não precisa excluir o outro.
 

Booster

Veterano
Mensagens
318
Reações
817
Pontos
128
Inevitável. Fomos a última resistência. Minhas músicas estão no Spotify, não em CD. Meus filmes estão no streaming, não no DVD. Meus jogos são todos digitais. Quando todos esses serviços sumirem, eu que me conforme.

PS.: Nada se compara a assoprar uma fita e botar pra rodar o jogo. Quem viveu, viveu
 

REAL SNAKE

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
919
Reações
3.114
Pontos
924
Não sou adepto a assinaturas, gosto de jogar sempre algo específico adquirindo o jogo. Até tenho acesso ao game pass ultimate que minha irmã paga e está no meu nome. Os únicos games que joguei nele foram Halo Infinite e Gears 5(já comprados atualmente) nos seus respectivos lançamentos isso porque ela tem anos de assinatura. Minha biblioteca de jogos comprados é gigantesca, tenho um backlog impossível de terminar e portanto não vejo sentido em assinar nada. Se as empresas em algum momento decidirem lançar seus jogos somente para serviço, eu viro retro gamer.
 


@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Não é como se fosse muito dificil aceitar não ser dono de um jogo da Ubisoft hoje em dia. :klol

Mas brincadeiras a parte, nas midias fisicas começaram com as capas de jogos baratas (plastico), depois foram diminuindo o tamanho dos manuais, depois mandavam só um folheto dentro do jogo, depois mais nada e boa parte não tem nem uma arte na parte de dentro, hoje em dia vendem só a caixinha um codigo de download para alguns jogos e até o digital eles querem piorar. Quanto mais o pessoal que joga cede, pior fica pra eles mesmos.
 
Ultima Edição:

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
Na maioria das vezes, eu vejo que essas ideias tortas vem de empresas ocidentais/Americanas e com uma mentalidade anti-consumidor.Se por qualquer razão que seja, o jogo for excluído do catálogo, já era, não vai dar mais pra jogar e f**a-se quem tava jogando antes.Ainda que seja em mídia digital, é mais do que justo do jogador ser dono do seu jogo.

Esse mentalidade de m**** é que tem me afastado cada vez mais dos games ocidentais/americanos.E assinatura de cu é rola, só jogo se eu puder ser dono do jogo, seja mídia física ou digital.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Não ligo a mínima pra jogo físico, mas gosto de ter minha biblioteca digital comprada e disponível pra jogar o que eu quiser e quando quiser.

Não me agrada muito a ideia de jogar algo por assinatura, parar por qualquer motivo, e quando eu for voltar a jogar, ele tiver saído do serviço.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.450
Pontos
2.419
Eu não me incomodo com essa questão de posse, o que interessa pra mim é o uso, se enquanto o jogo é útil pra mim eu posso joga-lo não me importa se eu sou dono de uma cópia ou não.

Questão dos serviços você abre mão de ser dono de jogos em troca de ter acesso a um catálogo por preço bem menor.

Aí vai de cada um, por enquanto tem as duas opções, quem quer compra e quem não quer assina.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.064
Pontos
2.059
Faz tempo que eu não coleciono games. Só não vendo as licenças digitais pq não dá rs
Depois que eu zero um game, muito dificilmente eu jogo ele novamente. Tem tanta coisa nova pra jogar que eu não vejo sentido em jogar algo que eu já conheço (com raras exceções)

Quanto ao sentimento de posse, com a maioria dos jogos possuindo updates importantes e a mídia física sendo, em muitos casos, mais um autenticador do que qualquer outra coisa, faz tempo que eu já não sinto que possuo os games anyway. Fico com a mídia física, desinstalo o jogo, os caras fecham os servidores, eu fico sem o update que transforma um jogo cagado em algo jogável. Pau no meu cu.

Eu só quero saber o que é financeiramente mais vantajoso pra mim e foda-se o resto.
 

AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739
Isso tudo pra ficarmos cada vez mais dependentes doq essas empresas resolverem enfiar na porcaria do catalogo. Conheço muita gente que não joga mais oq gosta, simplesmente joga só oq sai no catalogo da assinatura. Assino psn+ e gosto de quando colocam algo decente no catalogo mas a maioria dos meses só empurram porcarias, fora que do nada decidem tirar o jogo do catalogo e f**a-se se vc queria jogar rs.

Ubisoft Tirou o rocksmith da steam/psn/xbox live e quem quiser comprar agora não tem mais opção e a unica forma de jogar é assinar a m**** do serviço deles e pagar mensal ou pirateando.



Jogos que curto costumo pegar em midia fisica, jogos que só quero jogar eu compro digital mesmo e de quebra qd sai alguma coisa legal no serviço de assinatura eu jogo tb.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Futuro inevitável.

Mas o jogador tem razão em ser reticente com isso. Não é raro o caso de jogos que simplesmente deixam de ser vendidos, ou cujo download fica limitado a algum servidor ou algo do tipo.

É importante termos a opção de comprarmos, de forma avulsa, aquele jogo que queremos. Retirar isso seria um erro. Nada contra serviços. Gosto também desse formato. Mas um não precisa excluir o outro.
Tem vários filmes antigos que desejo rever e não tem maneira de ver em nenhum streamer e nem alugando.

Pior que até torrent tá difícil de achar

Nestas horas sinto saudade de um DVD
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
As grandes empresas de jogos têm cada vez mais apostado no sistema de serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass e a PS Plus. A Ubisoft também possui o seu próprio serviço e anunciou hoje o mais novo plano Ubisoft+ Classics.

Philippe Tremblay, o diretor de assinaturas da Ubisoft, comentou hoje a respeito da visão do mercado sobre os serviços. Para ele, os jogadores precisam começar a se sentir mais confortáveis em não possuir os seus jogos, o que está levando mais tempo para acontecer do que na indústria de filmes e música.

Visualizar anexo 369947

"Uma das coisas que vimos é que os jogadores estão acostumados, um pouco como o DVD, a ter e possuir seus jogos. Essa é a mudança de consumo que precisa acontecer. Eles começaram a se sentir confortáveis em não possuir sua coleção de CDs ou DVDs. Isso é uma transformação que tem sido um pouco mais lento para acontecer [nos jogos].
À medida que os jogadores se sentem mais confortáveis nesse aspecto... você não perde seu progresso. Se você retomar o jogo em outro momento, seu arquivo de progresso ainda estará lá. Ele não foi excluído. Você não perde o que você construiu no jogo ou seu envolvimento com o jogo. Portanto, trata-se de se sentir confortável em não ser dono do seu jogo".

"Definitivamente entendo a perspectiva dos jogadores com isso. Mas à medida que as pessoas adotam esse modelo, elas verão que esses jogos existirão, o serviço continuará e você poderá acessá-los quando quiser. Isso é reconfortante".

Além disso, Philippe acredita que os serviços são uma ótima forma de introduzir os jogos para novos jogadores. Muitos dos assinantes do Ubisoft+ nunca haviam jogado um título da empresa antes de começar a assinar.

"Algo que percebemos é que a assinatura é uma ótima forma de introduzir títulos inéditos para novos jogadores no ecossistema da Ubisoft. Um em cada dez assinantes nunca jogou um jogo da Ubisoft antes. Por isso, eles acabam conhecendo mais dos nossos jogos, o que mostra que este modelo é uma forma de expandir os horizontes".

Para fazer os jogadores manterem suas assinaturas, a Ubisoft espera trazer um valor ainda maior para o seu serviço, colocando mais jogos no seu catálogo, incluindo títulos da Activision Blizzard.

"Então, pensando no futuro, teremos algumas adições que eles vão poder jogar no acesso antecipado ou no lançamento e, posteriormente, teremos o catálogo da Activision Blizzard também. Além de nossas vantagens e do catálogo rico e diverso, acreditamos que temos um grande motivo para os jogadores continuarem assinando".

Futuro inevitável ou a Ubisoft mais uma vez falou m****?
images
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.906
Reações
14.744
Pontos
403
Empresa bostosa dessas ai não tem como esperar menos, mas infelizmente vai ser isso ai mesmo.

Tem vários filmes antigos que desejo rever e não tem maneira de ver em nenhum streamer e nem alugando.

Pior que até torrent tá difícil de achar

Nestas horas sinto saudade de um DVD
Eu tava a ANOS querendo rever a série Everwood, fui achar essa semana naquele My Family Cinema (acho que é esse o nome) e to conseguindo ver, tem muita coisa nele que não acho mais em lugar nenhum, tem um filme do Takeshi Kitano chamado Dolls que eu tinha em dvd, me roubaram, e eu não acho em lugar nenhuma pra ver.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.888
Reações
14.787
Pontos
1.054
mais doentio é a galera lutar contra a pirataria ficando do lado dessas empresas sabendo que a pirataira é a última barreira entre nós pessoas comuns conseguirmos nosso jogos ao um extremo onde irá literalmente explorar até a última nota de dinheiro do bolso do cliente
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.888
Reações
14.787
Pontos
1.054
é por isso que estou montando meu backup de do fim do mundo (nesse caso seria fim da internet livre)

baixando e guardando vários filmes (dublados) porque sei que daqui a alguns anos (5 ou 10 ) a maioria do sites piratas aqui no brasil deve cair, quem viveu baixando coisas na internet ali nos anos de 2010 sabe como as coisas pioraram atualmente
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Que futuro de m**** para a humanidade. Aliás, digo que é justamente a posse de bens e a transferência dela que gera riqueza para as famílias ao longo de gerações. Se eu não sou dono de nada e não acumulo nenhum bem ao longo dos anos, além de dificultar a minha vida nos momentos em que sou mais frágil, como a velhice, eu também dificulto a vida das minhas futuras gerações, como meus filhos e netos.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
mais doentio é a galera lutar contra a pirataria ficando do lado dessas empresas sabendo que a pirataira é a última barreira entre nós pessoas comuns conseguirmos nosso jogos ao um extremo onde irá literalmente explorar até a última nota de dinheiro do bolso do cliente
Fora que a pirataria por muitos anos, foi a única opção para quem era de baixa renda jogar videogame no Brasil.Eu peguei essa época, antigamente era foda, não tinha celular que conseguisse rodar um jogo minimamente interessante igual os de console, e os preços eram altos demais na época pra comprar tudo original.

Só mesmo essa geração criada a leite com pera e que sempre teve tudo pra ser contra a pirataria.
Empresa: "Aceitem a ideia de não serem mais donos dos jogos/filmes/músicas/livros que compraram. Vocês não usarão mais esses produtos como ou quando quiserem, mas sim quando ou como NÓS quisermos."
Pensamento doentio e autoritário.

Não é algo que se deveria esperar de uma empresa.Parece que o objetivo deles não é mais o lucro.
O Capitão Jack Sparrow nunca deixa faltar nada e espero que continue assim. :kpirata
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Empresa bostosa dessas ai não tem como esperar menos, mas infelizmente vai ser isso ai mesmo.


Eu tava a ANOS querendo rever a série Everwood, fui achar essa semana naquele My Family Cinema (acho que é esse o nome) e to conseguindo ver, tem muita coisa nele que não acho mais em lugar nenhum, tem um filme do Takeshi Kitano chamado Dolls que eu tinha em dvd, me roubaram, e eu não acho em lugar nenhuma pra ver.
Obrigado, vou ver , conheci o oldflix que tem bastante coisa mas comédia e Romance da Década de 80 não tem muito.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
é por isso que estou montando meu backup de do fim do mundo (nesse caso seria fim da internet livre)

baixando e guardando vários filmes (dublados) porque sei que daqui a alguns anos (5 ou 10 ) a maioria do sites piratas aqui no brasil deve cair, quem viveu baixando coisas na internet ali nos anos de 2010 sabe como as coisas pioraram atualmente
Eu devia ter feito isso, agora vou fazendo aos poucos.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.432
Reações
24.335
Pontos
903
O cara é diretor de assinaturas, lógico que ele vai puxar a sardinha pro lado dele.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.946
Pontos
503
A equipe responsável por contratação deveria examinar muito bem a quem fará parte da composição de talentos humanos.


Entendo não ser uma tarefa fácil, mas fica patente que as falas do tipo vai na contra mão daquilo que o público em boa parte tem por expectativa da qual, infelizmente, vem sendo mitigada por uma inevitável transição ao novo paradigma - que na verdade é a transição da mídia física para digital.


Só que há quem pense o contrário deste modelo e sou um dos que rechaça as falas do suposto diretor, pois quando eu queria jogar FM6 e FM7, adivinha? Só tem em mídia física. Ainda bem que para o orçamento que eu tinha na época, decidi pegar o X1X que não fica devendo em muita coisa em relação ao XSS, apenas desempenho e carregamento. O FH4 fica lindo no meu Xbox. Então tá pra chegar o FM7 do qual irei curtir bastante sem dúvidas e isso eu não teria como jogar se fosse só na midia virtual - simplesmente a M$ cagou e andou pro jogo em sua própria Store.



Aliás, a Ubisoft devia ficar atenta sobre isso, pois tal assunto é pedir pra entrar na zona recheada de minas explosivas e se cada vez mais a mesma inventar moda de atacar tudo que é conservador, no fim não irá lucrar e isso é uma questão de tempo. O D4 por um motivo estranho faz sucesso comercial, talvez por apelo comercial devido ao nome da franquia que tem peso, mas partindo do pressuposto do que podemos comparar dela própria é o D3 que ganhou bastante terreno em console e não por acaso, fez mais sucesso que a plataforma inicial que, coincidentemente é ARPG online. Mas como os jogadores devem estar se sentindo quando migraram do Online velho para um Online novo? É um ciclo que não tem fim, mas lá na frente, muitos irão acordar com a sensação de estar perdendo alguma coisa e definitivamente estamos falando o meio online que além de caro, toma bastante o nosso tempo que é muito valioso para ser canalizado apenas num fluxo virtual. E isso tudo servirá como ricochete à cada fabricante/companhia/desenvolvedora por suas falas, atitudes e hábitos anti-consumidores. Se o Xbox vende bem menos do que foi com Xbox 360 não é por falta de qualidade (que sobra bastante, aliás) mas sim de suas próprias decisões estranhas, como o anúncio do Xbox One com apenas um pacote cujo valor era mais caro que PS4 da época; mas com certeza não foi o único cartão vermelho pelo qual se auto flagelou, mas principalmente quando vieram com papo esquisito do console depender totalmente da conexão para seu simples funcionamento e pior, sem possibilidade de emprestar ou vender mídia física. O público deu sua resposta em aderindo à plataforma concorrente que aproveitou a brecha ao garantir que com PlayStation, não precisariam se preocupar com o console offline.





Hoje a Ubi pode estar lucrando como se não houvesse o amanhã. Mas é justamente do dia posterior em que nem os anjos sabem como será senão a data do dia que eu teria todo cuidado do mundo em não se tornar conhecido a um público de anti-consumidor. Qualquer pessoa que dirige negócio próprio sabe ou saberia o valor do nome da empresa e macha-la com atitudes estranhas é estar preparado pra a contrapartida (perda de lucros e efeitos negativos em cascata). Será que os franceses saberão lidar com as consequências cada vez mais desastrosas em suas falas polêmicas num futuro inimaginável?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.946
Pontos
503
Na maioria das vezes, eu vejo que essas ideias tortas vem de empresas ocidentais/Americanas e com uma mentalidade anti-consumidor.Se por qualquer razão que seja, o jogo for excluído do catálogo, já era, não vai dar mais pra jogar e f**a-se quem tava jogando antes.Ainda que seja em mídia digital, é mais do que justo do jogador ser dono do seu jogo.

Esse mentalidade de m**** é que tem me afastado cada vez mais dos games ocidentais/americanos.E assinatura de cu é rola, só jogo se eu puder ser dono do jogo, seja mídia física ou digital.

Também foi o que aconteceu com EA Play ao retirarem o Grid 2019 e a SquareEnix removendo Avengers de todas stores, inclusive na Steam.


Sorte minha que comprei o Avengers em mídia física e até paguei um pouco caro em comparação a última leva de promo a preço de banana - só não imaginava que seria último respiro para nunca mais o vermos em loja qualquer. Sobre Grid 2019, por um motivo igualmente estranho é a pouca quantidade de venda física e por isso, o mesmo está sendo disputado a preço de ouro ou num tapa entre os fãs da franquia que querem a todo custo tal titulo. Mesma coisa se dá por FM e FH1/FH2, até no ML e artigos usados estão difíceis de serem achados.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.946
Pontos
503
Isso tudo pra ficarmos cada vez mais dependentes doq essas empresas resolverem enfiar na porcaria do catalogo. Conheço muita gente que não joga mais oq gosta, simplesmente joga só oq sai no catalogo da assinatura. Assino psn+ e gosto de quando colocam algo decente no catalogo mas a maioria dos meses só empurram porcarias, fora que do nada decidem tirar o jogo do catalogo e f**a-se se vc queria jogar rs.

Ubisoft Tirou o rocksmith da steam/psn/xbox live e quem quiser comprar agora não tem mais opção e a unica forma de jogar é assinar a m**** do serviço deles e pagar mensal ou pirateando.



Jogos que curto costumo pegar em midia fisica, jogos que só quero jogar eu compro digital mesmo e de quebra qd sai alguma coisa legal no serviço de assinatura eu jogo tb.

Resposta boa que tu, eu e muitos dos jogadores sensatos podemos dar é aderindo à pirataria. Sabe o mais irônico de tudo? É quando nos anos 90 tudo o que queríamos era possuir jogos originais mas com custos proibitivos; a resposta pra tal acesso aos variados títulos se davam por meios alternativos forçados na visão de muitos criadores de boas obras e mesmo assim, com poucos deles em vista, já que a pirataria também não era tão barata assim.


Em pleno 2024, os caras me soltam essa de cada vez menos dependermos da mídia física quando enfim temos condição de adquirir produtos originais. Com esta fala do cara, o PoP que é de lançamento merece ser pirateado no talo pra ver se aprendem a trabalhar direito em favor da comunidade cada vez mais resistente à mudança forçada. Sou contra a pirataria, mas em se tratando de jogos, com a indústria cada vez mais indo na contra mão da originalidade, da inovação e sobretudo, do bom sensato, a pirataria acaba sendo uma resposta decente e digna de valorizar nosso bolso que não cai do céu como deve cair nesse diretor e espero eu, com todo respeito, que num futuro próximo o dinheiro caia no lugar errado de onde o sol não bata, daí quem sabe esse rapaz que gosta de falar bonito pense em ser prático em se colocando no lugar dos milhares consumidores sensatos.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.946
Pontos
503
é por isso que estou montando meu backup de do fim do mundo (nesse caso seria fim da internet livre)

baixando e guardando vários filmes (dublados) porque sei que daqui a alguns anos (5 ou 10 ) a maioria do sites piratas aqui no brasil deve cair, quem viveu baixando coisas na internet ali nos anos de 2010 sabe como as coisas pioraram atualmente

Os chineses já deram resposta colocando bastante coisa e ainda sobrando espaço de não sei quantos centenas de GB em periférico/HW como HD externo de 12TB.


Já têm a venda, inclusive. Os caras tomaram dianteira em ganhando dinheiro e ainda protegendo as obras primas. Simplesmente geniais, ao contrário dos franceses que cospem catarro por alto.
 
Topo Fundo