Majima-San
Ei mãe, 500 pontos!
- Mensagens
- 10.501
- Reações
- 23.124
- Pontos
- 803
Eu falei de forma geral, não especificadamente do OS. Nos outros fóruns em que participei, não me lembro de ter esse discurso forte sobre o exclusivo X deixar de valer porque é feito por estúdio third.
Bloodborne por exemplo é um dos jogos exclusivos mais cultuados e não foi desenvolvido por estúdio first-party (mas já sei, vão dizer que a IP é da Sony e bla bla bla).
A única que escapa desse escrutínio é justamente quem mais faz, a Nintendo.
Se deve ao fato de operar muito na mascotagem, novas franquias serem raras, e reutilizar muito os mesmos personagens, então às vezes a população nem se dá conta de que quem desenvolveu Mario Superstar Saga foram Alpha Dream e Vanpool ("se tem o Mario, foi a Nintendo quem fez, ué"), esses tempos atrás o Tortinhas, que parece ter ligação forte com a Nintendo, se surpreendeu muito em descobrir que 100% dos games da série Smash Bros foi feita por third party, até os 45 minutos do segundo tempo ele ainda estava batendo a cabeça, não crendo
Mas os dois principais motivos são:
a) A Nintendo está fora da Console Wars há décadas, então ninguém se importa
b) Ela já faz isso há tanto tempo, que o conhecimento decantou na cabeça do mercado.
Essa é a line up first party de 1999 do Nintendo 64:
- Mario Golf: desenvolvido pela Camelot
- Ken Griffey Jr Slugfest: desenvolvido pela Angel
- Mario Party: desenvolvido pela HUDSON
- Pokémon SNAP: desenvolvido pela PAX e pala HAL
- Super Smash Bros: desenvolvido pela HAL
- DK 64: feito pela Rare
- NBA Courtside: desenvolvido pela Left Field
- Custom Robo: feito pela NOISE
Nenhum first party em 12 meses foi feito por estúdio interno. Nenhum. A line up inteira.
Já fazem 25 anos, então os que sabem, se acostumaram
Esse negócio de First Party também é novo na cabeça do público Microsoft, para eles isso tudo é novidade, até outro dia praticamente não existia pelas vias de fato, e uma parte grande não sabe como funciona, às vezes é melhor relevar