O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Compensa montar um PC para jogar retro games em uma CRT? (placa de video com saída s-video)

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.905
Reações
2.157
Pontos
653
Eu tive essa ideia recentemente. Achar uma geforce 6000 ou algo do tipo com saída S-video pra ligar direto na TV de tubo e rodar emuladores de sistemas raros e caros tipo Sega CD e 32X.

Será que fica legal, uma experiência autêntica próxima do hardware original? Ou existe outro hardware mais apropriado pra isso? (tirando o de10 nano FPGA que custa o olho da cara).
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.356
Reações
46.010
Pontos
803
Eu tive essa ideia recentemente. Achar uma geforce 6000 ou algo do tipo com saída S-video pra ligar direto na TV de tubo e rodar emuladores de sistemas raros e caros tipo Sega CD e 32X.

Será que fica legal, uma experiência autêntica próxima do hardware original? Ou existe outro hardware mais apropriado pra isso? (tirando o de10 nano FPGA que custa o olho da cara).
Isso aí é Interessante, mas acredito que qualquer Mini Pc com saída HDMI + conversor com saída super vídeo ou componente já resolve isso aí.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.786
Reações
4.483
Pontos
704
Eu faço isso com uma TV Box. Ao contrário do PC vai ter um teto bem mais baixo, algumas vão rodar até PS1, outras até Dreamcast. E ao menos os emuladores que eu conheço não oferecem a opção de mudar a resolução para 240p que eu creio que seria o mais fiel. Só que se você não for muito exigente, é mais prático.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.970
Reações
80.954
Pontos
1.839
Tenho uns 3 assim. E estou querendo comprar um mini PC específico que estou de olho para fazer outro.

Tem muita opção hoje, algumas já vem tudo pronto e instalado até.

Hoje em dia tá mole.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.185
Reações
8.736
Pontos
969
Há uns 20 anos eu tentei fazer isso, mas minha placa só dava suporte à saída 480i.
Ou seja, ficava terrível. Não recomendo.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Se for pra jogar sistemas antigos, pré-PS2, acho que a melhor opção seria o Wii, ele faz 240p, a emulação é boa e um console relativamente barato.

Ainda ganha um Gamecube de brinde.
 


Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.905
Reações
2.157
Pontos
653
Tenho uns 3 assim. E estou querendo comprar um mini PC específico que estou de olho para fazer outro.

Tem muita opção hoje, algumas já vem tudo pronto e instalado até.

Hoje em dia tá mole.
Quais Mini pcs prontos tem saída svideo ou componente?

Se for pra jogar sistemas antigos, pré-PS2, acho que a melhor opção seria o Wii, ele faz 240p, a emulação é boa e um console relativamente barato.

Ainda ganha um Gamecube de brinde.
Até nos emuladores homebrew funciona 240p certinho?
 

Foks

Veterano
Mensagens
124
Reações
154
Pontos
128
Quer fazer?
Tem a grana para fazer?
Está disposto ao filhadaputamente estressante processo de configuração dessa gororoba toda?

Se respondeu "sim" para tudo, faz e seja feliz!
Tenho exatamente isso, rodando Batocera.
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.643
Reações
1.792
Pontos
603
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.643
Reações
1.792
Pontos
603
Até nos emuladores homebrew funciona 240p certinho?
No meu wii eu emulo em 240p na tubo quase tudo. Nes, snes, genplusGX, pcengine.
Fba/neo geo 99% funciona bem. Arcade em geral se for um jogo mais pesado tipo cps3, ai é melhor vc passar pq fica meio lento. Neo geo roda de boas.

Wii com blueretro de gamecube ainda, pra usar os controles que vc quiser=sucesso.

Agora, opte pelo pc caso precise emular ps1, saturn, n64 e acima pq o wii ja peida pra isso, por mais que ainda tenha alguns jogos que funcionam, a maioria nao.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
697
Reações
941
Pontos
544
Eu tive essa ideia recentemente. Achar uma geforce 6000 ou algo do tipo com saída S-video pra ligar direto na TV de tubo e rodar emuladores de sistemas raros e caros tipo Sega CD e 32X.

Será que fica legal, uma experiência autêntica próxima do hardware original? Ou existe outro hardware mais apropriado pra isso? (tirando o de10 nano FPGA que custa o olho da cara).
eu tenho duas geforce aqui em casa 6200 ambas com saida S-video a sua proposta é boa porem o hardware para fazer isso ja é muito obsoleto tem a questão dos drivers que hoje é mais dificil encontrar alem do windows,talvez alguns emuladores nem funcionem mais em uma geforce da série 6000 e se usar emuladores da época acho que tera problemas de varios jogos não rodarem por não serem compativeis na época resumindo mecher com hardware antigo só vai ti trazer dor de cabeça vai por mim.
 

Foks

Veterano
Mensagens
124
Reações
154
Pontos
128
Eu uso uma radeon antiga, saída VGA, com adaptador/conversor da Jasnet para componente na Sony Wega.
 

Foks

Veterano
Mensagens
124
Reações
154
Pontos
128
eu tenho duas geforce aqui em casa 6200 ambas com saida S-video a sua proposta é boa porem o hardware para fazer isso ja é muito obsoleto tem a questão dos drivers que hoje é mais dificil encontrar alem do windows,talvez alguns emuladores nem funcionem mais em uma geforce da série 6000 e se usar emuladores da época acho que tera problemas de varios jogos não rodarem por não serem compativeis na época resumindo mecher com hardware antigo só vai ti trazer dor de cabeça vai por mim.

Se usar Batocera, não tem problemas com drivers.
Só trocar a BIOS da GPU para rodar nos 15Khz.

Agora, no Windows, complica mesmo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.970
Reações
80.954
Pontos
1.839
Quais Mini pcs prontos tem saída svideo ou componente?


Até nos emuladores homebrew funciona 240p certinho?

Sei lá. Da uma pesquisada.

Mas pra mim esse é o menor dos seus problemas. Também tem conversor pra caramba por aí. Não precisa exatamente ter uma saída nativa. Pode usar o HDMI.

Eu não compartilho desse demanda de que tem que usar uma TV de tubo, principalmente falando de emulacao que atualmente os emuladores tem uma cacetada de filtros disponíveis.

Uso LCD/LED mesmo é já era. Quando estamos falando de PC.

O que é triste são esses jogos emulados oficialmente nas stores da vida (PSN/XB) que teoricamente são emulados “oficialmente” mas trazem parcas opções de imagem de mierda.

Com raras exceções.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.905
Reações
2.157
Pontos
653
Sei lá. Da uma pesquisada.

Mas pra mim esse é o menor dos seus problemas. Também tem conversor pra caramba por aí. Não precisa exatamente ter uma saída nativa. Pode usar o HDMI.

Eu não compartilho desse demanda de que tem que usar uma TV de tubo, principalmente falando de emulacao que atualmente os emuladores tem uma cacetada de filtros disponíveis.

Uso LCD/LED mesmo é já era. Quando estamos falando de PC.

O que é triste são esses jogos emulados oficialmente nas stores da vida (PSN/XB) que teoricamente são emulados “oficialmente” mas trazem parcas opções de imagem de mierda.

Com raras exceções.
LCD com filtro não dá. Se for pra isso jogo no meu pc mesmo e não tenho trabalho com nada.

Procuro uma experiência autêntica.
 
Ultima Edição:

Foks

Veterano
Mensagens
124
Reações
154
Pontos
128
LCD com filtro não dá. Se for pra isso jogo no meu pc mesmo e não tenho trabalho com nada.

Procuro uma experiência autêntica.

Você quer dizer "mais autêntica", né?
Pois, PC e CRT, são heresia para os mais hardcore! rsrsrs

Deixando as besteiras de lado...

Eu postei um tópico sobre como configurei meu sistema. Faz uma busca aí...
Mas, o meu é com Batocera V.35.

Parece que soltaram um script que configura o Batocera automaticamente para TV de tubo.
Não testei. Se funcionar, é só plugar uma GPU Radeon com VGA e usar o conversor da Jasnet! Precisa ser conversor ativo, esses adaptadores do ML não servem!
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.643
Reações
1.792
Pontos
603
Você quer dizer "mais autêntica", né?
Pois, PC e CRT, são heresia para os mais hardcore! rsrsrs

Deixando as besteiras de lado...

Eu postei um tópico sobre como configurei meu sistema. Faz uma busca aí...
Mas, o meu é com Batocera V.35.

Parece que soltaram um script que configura o Batocera automaticamente para TV de tubo.
Não testei. Se funcionar, é só plugar uma GPU Radeon com VGA e usar o conversor da Jasnet! Precisa ser conversor ativo, esses adaptadores do ML não servem!
Nesse assunto de purismo, adiciona-se: eu gosto por exemplo do cabo svideo que tem composto integrado(aqueles chineses): jogos como sonic do megadrive ou o silent hill do ps1, na minha opinião, melhor forma de joga-los é com cabo composto por conta dos efeitos de transparencia e dithering/color banding.

Ai na minha tv quando preciso mudar svideo para composto em alguns jogos, só preciso trocar o canal da tv sem desplugar nada...
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.345
Reações
6.346
Pontos
353
eu acho problemático investir em GPU com saída S-VIDEO ou qq outra coisa analógica,
mais tranquilo se valer de um conversor digita > analógico.


no mais boa sorte,
eu preferi comprar um SERIES S e usar ele como console XBOX + emuladores em modo DEV.
e não me arrependo, não.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.970
Reações
80.954
Pontos
1.839
eu acho problemático investir em GPU com saída S-VIDEO ou qq outra coisa analógica,
mais tranquilo se valer de um conversor digita > analógico.


no mais boa sorte,
eu preferi comprar um SERIES S e usar ele como console XBOX + emuladores em modo DEV.
e não me arrependo, não.

Conte-nos mais.

Lembro que você falou que ia fazer…conte-nos.

O que você instalou…o que você rodou perfeito…o que não…
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.299
Reações
1.591
Pontos
614
s-video de placa de vídeo tem uma qualidade péssima, não era pensada pra isso
Como disseram, o ideal é uma placa AMD/ATI, as HD antigas, R7, R9, RX funcionam pra isso, só lembre que precisa ter saída analógica (VGA ou DVI-I)
Aqui tem a lista.
Daí usa um conversor desses pra componente e já era.
S25c7365265e6413392f1424796f3daeca.jpg
 

psicotron3

Bam-bam-bam
Mensagens
63
Reações
79
Pontos
438
No meu wii eu emulo em 240p na tubo quase tudo. Nes, snes, genplusGX, pcengine.
Fba/neo geo 99% funciona bem. Arcade em geral se for um jogo mais pesado tipo cps3, ai é melhor vc passar pq fica meio lento. Neo geo roda de boas.

Wii com blueretro de gamecube ainda, pra usar os controles que vc quiser=sucesso.

Agora, opte pelo pc caso precise emular ps1, saturn, n64 e acima pq o wii ja peida pra isso, por mais que ainda tenha alguns jogos que funcionam, a maioria nao.
Eu tenho um setup desse com o meu wii também.

Todos os emuladores individuais de consoles tem 240p muito facil de ativar e a imagem na CRT fica idêntica ao original ligando por cabo video composto normal. Se ligar com um cabo video componente fica perfeito.

Os arcades e o 32x tem que usar retroarch, mas também roda cps1, cps2 e neogeo 100% (só tem que gastar um tempo nas configurações, mas nada impossível).

Até o emulador de PS1 está fazendo 240p também e roda quase tudo sem frameskip.

Muitos jogos de N64 rodam 100% e são nativos. Fora toda a biblioteca de wii e gamecube.

Quanto aos controles, o blueretro de gamecube que compra no aliexpress é ótimo com os controles bluetooth da 8bitdo, mas até um controle genérico de gamecube resolve para quase tudo.

Ficam faltando alguns arcades mais pesados (CPS3, System32 etc), muitos jogos da Rare pro N64 (que não funcionam bem no emulador) e o saturn (que até no PC é complicado).

Pensando só em ligar na CRT, com o PC teríamos a vantagem de rodar o PS2 (lembrando que muitos jogos foram portados para o gamecube) e o Dreamcast mas estes , francamente, ficam melhores nos emuladores atuais fazendo upscale e deixando em widescreen numa tv de led.

Por isso, considerando que o preço de um wii retro compatível com gamecube, fica bem mais em conta do que um pc e um downscaler, ficaria com o wii.

OBS: Nunca vi placa de video com saida S-Video que mande sinal 240p, geralemente é 480i e fica horrível na CRT.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.345
Reações
6.346
Pontos
353
Conte-nos mais.

Lembro que você falou que ia fazer…conte-nos.

O que você instalou…o que você rodou perfeito…o que não…


fiz o modo desenvolvedor, comprei um ssd externo de 220 gigas e to esperando chegar o M30 XBOX.

a emulação em si é impecável, retroarch toda tudo perfeitamente, input lag assustadoramente baixo.

no retroarch estou emulando: PS1, DC, SNES, MD, MD CD, SMS, NES, ARCADE (ROMSET FINALBURN), PC ENGINE, NEO CD, GBC, GBA, NGPC, tudo absolutamente perfeito

instalei emuladores standalone de PS1 e DC, impecáveis tb.
 

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.643
Reações
1.792
Pontos
603
fiz o modo desenvolvedor, comprei um ssd externo de 220 gigas e to esperando chegar o M30 XBOX.

a emulação em si é impecável, retroarch toda tudo perfeitamente, input lag assustadoramente baixo.

no retroarch estou emulando: PS1, DC, SNES, MD, MD CD, SMS, NES, ARCADE (ROMSET FINALBURN), PC ENGINE, NEO CD, GBC, GBA, NGPC, tudo absolutamente perfeito

instalei emuladores standalone de PS1 e DC, impecáveis tb.
e o dolphin(gc/wii e ps2 no series S, como fica? ou nem testou? Dica, teste metroid prime.
m30 + filtro de scanline pra jogar arcade = puro suco do milho verde
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.345
Reações
6.346
Pontos
353
e o dolphin(gc/wii e ps2 no series S, como fica? ou nem testou? Dica, teste metroid prime.
m30 + filtro de scanline pra jogar arcade = puro suco do milho verde


eu não tive interesse até o momento nesses emuladores, mas até onde pesquisei eles rodam perfeitamente.

roda até PS2.


eu queria mesmo era rodar meus consoles e arcade na sala de estar, meus consoles e meu notebook ficam confinados no escritório, e eu queria ter a opção de jogar um akumajou densetsu do famicom e um golden axe arcade no conforto do meu sofá.




 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.970
Reações
80.954
Pontos
1.839
fiz o modo desenvolvedor, comprei um ssd externo de 220 gigas e to esperando chegar o M30 XBOX.

a emulação em si é impecável, retroarch toda tudo perfeitamente, input lag assustadoramente baixo.

no retroarch estou emulando: PS1, DC, SNES, MD, MD CD, SMS, NES, ARCADE (ROMSET FINALBURN), PC ENGINE, NEO CD, GBC, GBA, NGPC, tudo absolutamente perfeito

instalei emuladores standalone de PS1 e DC, impecáveis tb.

Chique. Mas se até no SS roda mara…no SX então deve ser um foguete.

Estou com dois SX, porque estou morando intercalado no BR e no US atualmente…é um deles estou tentado a meter esse
Loco aí.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.345
Reações
6.346
Pontos
353
Chique. Mas se até no SS roda mara…no SX então deve ser um foguete.

Estou com dois SX, porque estou morando intercalado no BR e no US atualmente…é um deles estou tentado a meter esse
Loco aí.


eu li q não há grande diferença entre ambos, em termos de emulação.

e eu acredito que até pelo custo benefício, quem desenvolve para essa plataforma tem sempre o SERIES S como foco de otimização e performance.

e sinceramente, eu paguei 1400 no meu SERIES S ano passado, eu acho ele imbatível pelo o que ele oferece e pelos ganhos que vc tem, como console XBOX e como powerhouse de emulação.


o que vc precisa é disso:

 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.949
Reações
11.254
Pontos
753
e o dolphin(gc/wii e ps2 no series S, como fica? ou nem testou? Dica, teste metroid prime.
m30 + filtro de scanline pra jogar arcade = puro suco do milho verde

rodam mt bem, 1080p~1440p
praticamente igual a um pc

wii eu fico longe por causa dos controles de movimento, mas se o jogo não precisar dá pra rodar de boa
 

Foks

Veterano
Mensagens
124
Reações
154
Pontos
128
Eu tenho um setup desse com o meu wii também.

Todos os emuladores individuais de consoles tem 240p muito facil de ativar e a imagem na CRT fica idêntica ao original ligando por cabo video composto normal. Se ligar com um cabo video componente fica perfeito.

Os arcades e o 32x tem que usar retroarch, mas também roda cps1, cps2 e neogeo 100% (só tem que gastar um tempo nas configurações, mas nada impossível).

Até o emulador de PS1 está fazendo 240p também e roda quase tudo sem frameskip.

Muitos jogos de N64 rodam 100% e são nativos. Fora toda a biblioteca de wii e gamecube.

Quanto aos controles, o blueretro de gamecube que compra no aliexpress é ótimo com os controles bluetooth da 8bitdo, mas até um controle genérico de gamecube resolve para quase tudo.

Ficam faltando alguns arcades mais pesados (CPS3, System32 etc), muitos jogos da Rare pro N64 (que não funcionam bem no emulador) e o saturn (que até no PC é complicado).

Pensando só em ligar na CRT, com o PC teríamos a vantagem de rodar o PS2 (lembrando que muitos jogos foram portados para o gamecube) e o Dreamcast mas estes , francamente, ficam melhores nos emuladores atuais fazendo upscale e deixando em widescreen numa tv de led.

Por isso, considerando que o preço de um wii retro compatível com gamecube, fica bem mais em conta do que um pc e um downscaler, ficaria com o wii.

OBS: Nunca vi placa de video com saida S-Video que mande sinal 240p, geralemente é 480i e fica horrível na CRT.

Realmente, PS2, Dreamcast...com upscale no led ficam muito mais interessantes.
Mas...É gosto. Puristas discordarão.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.905
Reações
2.157
Pontos
653
Realmente, PS2, Dreamcast...com upscale no led ficam muito mais interessantes.
Mas...É gosto. Puristas discordarão.
PS2 foi projetado pra jogar em 480i 4:3. Tem modos alternativos, alguns jogos com widescreen e tal mas o console e a maioria dos jogos foram feitos pra serem jogados assim.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.211
Reações
7.463
Pontos
453
Eu já pensei em montar um mini pc + monitor CRT pra ser uma central de emulação e jogos de PC antigos, acho que com um adaptador hdmi pra VGA não deve dar tanto trabalho configurar tudo

A dificuldade maior pra mim seria mais achar um monitor crt bom aqui onde eu moro. Um dell ou samsung 17" resolveria meu caso

Pra jogar na TV de tubo eu prefiro o Wii mesmo. Emula tudo dos 8/16 bits com perfeição, muita coisa de arcade e PS1 de forma muito satisfatória, tudo com output nativo em 240p e fácil de configurar e com uma variedade de controles disponíveis (Wiimote pra jogos ligh gun, classic/pro/gamecube ou 8bitdo com adaptador pro resto)
 
Topo Fundo