O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.068
Pontos
283
Pra mim menos consumo é vantajoso não pela conta de energia um pouco mais baixa, e sim pelo calor gerado ser mais baixo. No verão ter um aquecedor pra jogar é foda

Essa diferença não é o suficiente para causar calor e tudo mais, isso vai depender mais da qualidade da construção dos thermalpads, das fans, do dissipador, etc.

Aqui tem o teste com as placas de referência, mas um modelo custom normalmente é mais frio.

untitled-6.png
page6_2.webp
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Essa diferença não é o suficiente para causar calor e tudo mais, isso vai depender mais da qualidade da construção dos thermalpads, das fans, do dissipador, etc.

Aqui tem o teste com as placas de referência, mas um modelo custom normalmente é mais frio.

untitled-6.png
page6_2.webp
Sem querer soar esnobe ou algo do tipo, mas temperatura da placa não tem nada a ver com calor gerado/esquentar o ambiente. Isso só reflete o quão bem o dissipador transfere calor do die pro ambiente externo. Maior consumo = maior geração de calor = esquenta o ambiente mais rápido.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.780
Pontos
1.344
Misteriosamente esta usando mais vram no driver atual :ksafado



E tem outro detalhe. As vezes o jogo está alocando mais Vram nesse novo driver que usando ele. Se não estiver dando travadas, então ta de boas. Quando vc excede a capacidade de vram da placa e vai coisas pra ram normal, é ai que começam os problemas.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.473
Reações
34.583
Pontos
1.354
Supondo uma diferença de 80W entre elas, ligadas 5 horas todos os dias em um mês e consumo no talo, a diferença seria de uns 8 reais.

Isso em SP, que supostamente tem essa tarifa extremamente baixa ai. No resto do BR seria na faixa dos 12 reais a diferença por mês.

E, novamente, só pra deixar mais uma vez claro. Eu não acho isso relevante.

O problema aí é perceber que um sistema tão pouco eficiente pode estar no limite do limite, como ocorreram com as 5000 e todos vimos no que deu. Pior série de placas da história, todo dia 5 tópicos em todos os fóruns grandes do mundo reclamando de driver perdendo, crashes, tela azul, etc. E não to dizendo que isso ocorre com a 7800XT. Nem dá pra saber, a AMD não consegue vender nada mesmo rs Ninguém tem isso.
Eu sou o reclamão dos drivers da amd, eu já fui até confundido com hater da amd aqui na pasta, eu uso a rx 6600 e qualquer coisinha estou culpando os drivers da amd, porém estou descobrindo que a maioria dos casos eles não são a causa.
Então dito, isso, os drivers da amd estão bem proximos da nvidia na serie 6000, arrisco dizer que na 7000 devem estar melhor ainda.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.473
Reações
34.583
Pontos
1.354
Sem querer soar esnobe ou algo do tipo, mas temperatura da placa não tem nada a ver com calor gerado/esquentar o ambiente. Isso só reflete o quão bem o dissipador transfere calor do die pro ambiente externo. Maior consumo = maior geração de calor = esquenta o ambiente mais rápido.
Eu entendi o que ele quis dizer e procede o que ele disse.
Menos energia nem sempre é menos calor, depende da construção da placa, eu tinha uma RTX 3060ti da asus tuf, ela era bem fria, já outro usuario do forum tinha uma 3060ti asus dual, eu não lembro quem, mas a placa dele era quente pra cacete mesmo tendo o mesmo consumo que a minha.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Consumo de energia não é uma relação tão direta.

Quer uma prova, limitem o consumo de energia em algo como 50 watts, desliguem aí todos os cores e façam um teste no Cinebench, depois façam com todos os cores e vejam as diferença, mesmo tendo o mesmo consumo de 50 watts nos dois casos, vai haver diferença bem grande de temperatura.

A construção do chip interfere muito nisso.
 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.068
Pontos
283
Pois é, sempre lembro do Ryzen 7 5800X, que consome muito menos que os i9 concorrentes mas é quase 20 ºC mais quente, devido a construção dos núcleos serem muito próximos. Até o 5950X que consome mais também, é mais frio.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.229
Reações
2.037
Pontos
964
Uma duvida galera, vcs instalam os Studio Drivers da Nvidia? Eu nunca nem cheguei a cogitar instalar, estou perdendo algo?
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.068
Pontos
283
Uma duvida galera, vcs instalam os Studio Drivers da Nvidia? Eu nunca nem cheguei a cogitar instalar, estou perdendo algo?

Não, o Studio Driver é para profissionais gráficos. Ele é um pouco mais estável e oferece algumas coisas, como melhor suporte a 10 bits de cores no Photoshop por exemplo.

O Game Ready sai sempre que tem um lançamento grande, enquanto o Studio Driver saí com menos frequência.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.084
Reações
25.951
Pontos
1.484
Fazer undervolting de GPU é muito mais facil que CPU né?

no geral sim, no msi aferburner são dois passos:

1- acertar a frequencia maxima que a GPU suporta sem aumentar o power limit, isso é feito aumentando aos pouco o clock e testando.

2- depois de achar a frequencia maxima, o segundo passo é limitar o power da GPU para um valor abaixo no padrao. Na minha placa que é 450 W, eu uso perfil de 400 Watts.

Isso faz que a frequencia da placa alcance o maximo possivel dentro desse limite de 400 W com a menor voltagem possivel para isso.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.780
Pontos
1.344
no geral sim, no msi aferburner são dois passos:

1- acertar a frequencia maxima que a GPU suporta sem aumentar o power limit, isso é feito aumentando aos pouco o clock e testando.

2- depois de achar a frequencia maxima, o segundo passo é limitar o power da GPU para um valor abaixo no padrao. Na minha placa que é 450 W, eu uso perfil de 400 Watts.

Isso faz que a frequencia da placa alcance o maximo possivel dentro desse limite de 400 W com a menor voltagem possivel para isso.

Se conseguiu fazer over na memória com menos voltagem? Vi que muitos conseguem 700mhz a 1000mhz de graça mesmo descendo a voltagem pra gastar menos energia. É mais o clock da gpu q impacta!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.084
Reações
25.951
Pontos
1.484
Se conseguiu fazer over na memória com menos voltagem? Vi que muitos conseguem 700mhz a 1000mhz de graça mesmo descendo a voltagem pra gastar menos energia. É mais o clock da gpu q impacta!

eu coloco 500, provavelmente pega mais, mas nao parece fazer diferença.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.270
Reações
1.519
Pontos
203
Pra mim menos consumo é vantajoso não pela conta de energia um pouco mais baixa, e sim pelo calor gerado ser mais baixo. No verão ter um aquecedor pra jogar é foda
Incomoda muito ver um Pc quente gerando calor absurdo , eu amo placas frias com baixo consumo , eu que fiquei minerando um tempo não suporto ver aquele barulho dos fans com a placa fervendo ao rodar um jogo.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.270
Reações
1.519
Pontos
203
Essa diferença não é o suficiente para causar calor e tudo mais, isso vai depender mais da qualidade da construção dos thermalpads, das fans, do dissipador, etc.

Aqui tem o teste com as placas de referência, mas um modelo custom normalmente é mais frio.

untitled-6.png
page6_2.webp

Esse teste aí é furado , minha rtx 4060 não passa dos 60 graus e já cansei de vê rx 7700xt nos 70 graus , ou seja, tudo depende do modelo da placa , o que vale é o consumo elétrico que irá gerar mais ou menos calor quando o cooler da placa é eficiente.
Só lembrando que pode até um rtx 4090 ter temperaturas mais baixa quando tem Cooler super eficiente e usando undervolt
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.084
Reações
25.951
Pontos
1.484
minha 4090 esquenta menos que a 3060 ti que tinha.

mas tambem pudera, o cooler absurdamente maior.

1708998852518.png

geralmente fica nesses 70 graus, em média.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.270
Reações
1.519
Pontos
203
minha 4090 esquenta menos que a 3060 ti que tinha.

mas tambem pudera, o cooler absurdamente maior.

Visualizar anexo 378875

geralmente fica nesses 70 graus, em média.
Sua placa não esquenta muito porque dificilmente ela vai está com 100% de uso o tempo todo , somente se tiver usando para mineração que vc ira vê o quanto ela pode esquentar , não existe CPU no mercado ainda que consiga entrair todo desempenho da RTX 4090, somente se vc colocar ela para rodar em 8k 60fps
E pelo tamanho da placa kkkk difícil esquentar mesmo kkk
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.068
Pontos
283
Esse teste aí é furado , minha rtx 4060 não passa dos 60 graus e já cansei de vê rx 7700xt nos 70 graus , ou seja, tudo depende do modelo da placa , o que vale é o consumo elétrico que irá gerar mais ou menos calor quando o cooler da placa é eficiente.
Só lembrando que pode até um rtx 4090 ter temperaturas mais baixa quando tem Cooler super eficiente e usando undervolt

Não é furada, esses são modelos de referência. Como comentei, os modelos custom possuem normalmente construção melhor.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.780
Pontos
1.344
Sua placa não esquenta muito porque dificilmente ela vai está com 100% de uso o tempo todo , somente se tiver usando para mineração que vc ira vê o quanto ela pode esquentar , não existe CPU no mercado ainda que consiga entrair todo desempenho da RTX 4090, somente se vc colocar ela para rodar em 8k 60fps
E pelo tamanho da placa kkkk difícil esquentar mesmo kkk

Mas a dele ali ta a 99%. É q dependendo do jogo se não usa RT e coisas assim, essa série 40 é fenomenal com economia de energia. Várias vezes a minha está a 99% consumindo só uns 240w. É insano para uma placa do nivel da 4080! Na minha 3080 eu tinha q baixar o power limit pra ela não passar de 280w, se não esquentava tanto que ficava terrível de jogar sem ar condicionado. E nisso eu perdia desempenho com a 3080 pra manter ela em 280w!
 

Y.uno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.678
Reações
10.080
Pontos
1.069
Fiz undervolt na 4070 Super, e ficou bem bom, ficou com uma potência boa, com boa temperatura e consumindo só 180w
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Eu entendi o que ele quis dizer e procede o que ele disse.
Menos energia nem sempre é menos calor, depende da construção da placa, eu tinha uma RTX 3060ti da asus tuf, ela era bem fria, já outro usuario do forum tinha uma 3060ti asus dual, eu não lembro quem, mas a placa dele era quente pra cacete mesmo tendo o mesmo consumo que a minha.

Consumo de energia não é uma relação tão direta.

Quer uma prova, limitem o consumo de energia em algo como 50 watts, desliguem aí todos os cores e façam um teste no Cinebench, depois façam com todos os cores e vejam as diferença, mesmo tendo o mesmo consumo de 50 watts nos dois casos, vai haver diferença bem grande de temperatura.

A construção do chip interfere muito nisso.

Pois é, sempre lembro do Ryzen 7 5800X, que consome muito menos que os i9 concorrentes mas é quase 20 ºC mais quente, devido a construção dos núcleos serem muito próximos. Até o 5950X que consome mais também, é mais frio.
Galera, eu não estou falando em construção de placa ou temperatura de placa. Estou falando da física relacionada ao consumo de energia. Não importa se o calor gerado pelo consumo deixe a placa mais quente ou não. O que importa é que esse calor tem que ir para algum lugar, e esse lugar é o ambiente em que o PC está. Temperatura da placa é IRRELEVANTE para o quanto o ambiente é aquecido.

Se a placa é "fria", isso significa que ela é mais eficiente em transferir o calor de si para o ambiente externo. O ambiente externo esquenta DO MESMO JEITO que uma placa "quente", que tem mais dificuldades em fazer essa transferência e concentra um pouco mais em si.

Uma placa de 400W esquenta o ambiente mais que uma de 200W, mesmo se a primeira apresentar 60°C de pico de temperatura e a segunda 90ºC de pico de temperatura.

Mais consumo de energia = mais movimento dos elétrons = mais calor gerado = mais calor transferido para o ambiente externo.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.084
Reações
25.951
Pontos
1.484
realmente quanto maior o TDP, maior a dissipacao de calor para o ambiente, mesmo que o cooler seja potente pra deixar a temp do chip boa, o calor ainda está lá, o que acontece é que ele foi dissipado para o ar de forma mais eficiente.

O gabinete entra nessa conta tambem. O cooler tira o calor do chip e manda para o ar, mas o ar quente dentro do gabinete precisa ser eliminado pra fora pelas ventoinhas. Se o fluxo de ar for ruim, não vai ter cooler pra fazer milagre.

No fim o destino todo desse calor gerado é ir pro ambiente onde o PC está, o PC literalmente vira um aquecedor de quarto, se o TDP for alto.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.097
Reações
7.068
Pontos
283
Tirando a dúvida com o ChatGPT:

Para estimar o aumento de temperatura no ambiente devido a uma placa de vídeo que consome 200 watts, podemos fazer algumas suposições e cálculos aproximados.

Vamos supor que a placa de vídeo transforma toda a energia consumida em calor, o que é uma simplificação razoável. Em seguida, podemos usar a capacidade térmica do ar e o volume do ambiente para calcular o aumento de temperatura.

  1. Capacidade térmica específica do ar: A capacidade térmica específica do ar a pressão constante é aproximadamente 1 J/g⋅°C1J/g⋅°C.
  2. Volume do ambiente: Vamos assumir um ambiente típico de tamanho moderado, como um quarto de 4m x 4m x 3m, o que dá um volume de 48 metros cúbicos.
  3. Massa de ar: A massa de ar pode ser calculada usando a densidade do ar (aproximadamente 1.2 kg/m31.2kg/m3) e o volume do ambiente.
Com esses dados, podemos calcular o aumento de temperatura usando a fórmula:

ΔT=mcQ


Onde:

  • Q é a quantidade de calor em joules (200 watts),
  • m é a massa do ar em gramas,
  • c é a capacidade térmica específica do ar em J/g⋅°CJ/g⋅°C,
  • ΔT é a mudança de temperatura em graus Celsius.
Agora, vamos calcular:

Volume do ambiente=4 m×4 m×3 m=48 m3

Massa de ar=Volume do ambiente×Densidade do ar

Massa de ar=48 m3×1.2 kg/m3=57.6 kg

Agora, podemos calcular o aumento de temperatura:

ΔT=200 J/s57600 g×1 J/g⋅°CΔT=57600g×1J/g⋅°C200J/s

ΔT=20057600 °C≈0.0035 °CΔT=57600200°C≈0.0035°C

Isso significa que, sob essas condições simplificadas, a placa de vídeo aumentaria a temperatura do ambiente em aproximadamente 0.0035 graus Celsius. É uma mudança muito pequena e negligenciável.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.270
Reações
1.519
Pontos
203
Só que vcs dois estão "chorando" por conta de 45w a mais que a 7800xt faz em cima da 4070 normal.
45w a mais é "m****" nenhuma no impacto energetico da placa.
Parece que a placa faz 20 graus a mais que a outra e nem longe é isso.
A questão nem é 45w e sim mais 45w , na casa não é uma coisa que fica ligada e sim varias coisas quando temos família.
E tem o fator aquecimento , mesma que a placa não aqueça pelo bom sistema de cooler a resto sofrera aquecimento maior pois com maior fluxo de energia a fonte fica mais sobrecarregada , a placa mãe vai alimentar mais a placa de de vídeo e também aquece mais , por isso vemos muitas pessoas ter crash jogando , pois a placa mãe acaba sendo afetada por aquecimento , o cara acaba tendo que ter um Pc de alta classe para ter uma placa AMD, como uma fonte diamante , uma placa mãe com bom dissipador e bons capacitadores , tudo isso conta no valor final para ter uma placa da amd
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Eu sou o reclamão dos drivers da amd, eu já fui até confundido com hater da amd aqui na pasta, eu uso a rx 6600 e qualquer coisinha estou culpando os drivers da amd, porém estou descobrindo que a maioria dos casos eles não são a causa.
Então dito, isso, os drivers da amd estão bem proximos da nvidia na serie 6000, arrisco dizer que na 7000 devem estar melhor ainda.
Então, é o que falamos um dia desses. Se olhar as reclamações pela internet, reduziram DRASTICAMENTE das séries 400, 500, 5000 pra 6000. A impressão é que driver não é um problema mesmo.

Mas o que falei era mais com relação ao chegar no limite do limite pra poder continuar viva no mercado com a NVIDIA. Dá pra perceber que a NVIDIA tem bastante espaço e margem pra subir os clocks e refinar a arquitetura. As Radeon sempre estão perto do limite. E isso eventualmente pode causar crashes. Foi o que ocorreu com as séries que citei. 6000 para ser sobrevivido a isso, já a 7000 não sei. Elas realmente praticamente não estão sendo vendidas, pouquíssimos relatos.

E olha que tanto 7700XT quanto 7800XT são baitas opções hoje depois do lançamento do FSR3. Especialmente a 7700XT, que tem já 12GB, dando tranquilidade pra passar muitos anos com ela em 1080p ou 1440p.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
A questão nem é 45w e sim mais 45w , na casa não é uma coisa que fica ligada e sim varias coisas quando temos família.
E tem o fator aquecimento , mesma que a placa não aqueça pelo bom sistema de cooler a resto sofrera aquecimento maior pois com maior fluxo de energia a fonte fica mais sobrecarregada , a placa mãe vai alimentar mais a placa de de vídeo e também aquece mais , por isso vemos muitas pessoas ter crash jogando , pois a placa mãe acaba sendo afetada por aquecimento , o cara acaba tendo que ter um Pc de alta classe para ter uma placa AMD, como uma fonte diamante , uma placa mãe com bom dissipador e bons capacitadores , tudo isso conta no valor final para ter uma placa da amd
Eu acho que a rapaziada ai no tópico andou confundindo as bolas. Eu posso estar totalmente enganado e, por favor, me corrijam ai se estiver.

Um sistema que consuma mais do que o outro vai, necessariamente, gerar e transferir mais calor. A temperatura de um componente, como o chip, é apenas um resultado do processo de dissipação, mas este é totalmente incapaz, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, de anular esse aumento de temperatura. Dissipação é um sistema de transferência de energia térmica, não de anulação.

Em resumo, o calor continua sendo gerado pelo sistema, o que muda é a capacidade de transferir esse calor para o ambiente ao qual este sistema esteja inserido. O fato de dissipar mais ou menos, é irrelevante para o quanto de energia térmica está sendo gerado naquele ambiente.

De novo. Me corrijam ai se eu estiver falando besteira, mas acho que é por ai.

No caso, a discussão foi de 40% mais calor (200W vs 280W). 40% mais calor é bem relevante por si só. Agora a percepção sobre esse calor gerado vai depender completamente do ambiente. Fluxo de ar, temperatura, umidade, posicionamento do sistema, a própria capacidade de dissipação desse ambiente também, etc.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Ainda acho que vc esta confundindo o consumo da 6800xt com o consumo da 7800xt.

Visualizar anexo 378997

4070 203w
7800xt 248w
Eu peguei a informação aqui


E sempre coloco 5% mais, pois os modelos de referência são os que menos consomem.

E nada a ver com o que estamos falando, mas que loucura esse teste usando um processador totalmente ultrapassado.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Mas se for assim, a 4070 que não é modelo referencia tb sobe de consumo ou só vale pra um lado?
Estranho não?
É que no caso específico das 4070, por vários vídeo que vi quando tava pesquisando antes de comprar, dificilmente chega aos 200W mesmo em modelos OC. Geralmente isso, de acordo com que costumo ver, parece ser uma exceção.

Contrário da 7800XT, onde facilmente encontramos conteúdo dela chegando a quase 300W.


1709051285548.png

1709051630590.png
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.473
Reações
34.583
Pontos
1.354
É que no caso específico das 4070, por vários vídeo que vi quando tava pesquisando antes de comprar, dificilmente chega aos 200W mesmo em modelos OC. Geralmente isso, de acordo com que costumo ver, parece ser uma exceção.

Contrário da 7800XT, onde facilmente encontramos conteúdo dela chegando a quase 300W.


Visualizar anexo 379004

Visualizar anexo 379007
Ok, vc provou um ponto, então nisso eu concordo.
Antes vc só estava jogando a informação sem qualquer fato sobre isso, eu tinha contestado da outra vez e tu não me respondeu.
Pela palavra round up achei isso.

vcbvc5fgh.jpg
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.473
Reações
34.583
Pontos
1.354
Apaguei os posts para evitar maiores confusões, eu estava errado nessa e peço desculpas aos envolvidos.
Ter um aumento de quase 1/3 do consumo eu tb já considero relevante.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Tirando a dúvida com o ChatGPT:

Para estimar o aumento de temperatura no ambiente devido a uma placa de vídeo que consome 200 watts, podemos fazer algumas suposições e cálculos aproximados.

Vamos supor que a placa de vídeo transforma toda a energia consumida em calor, o que é uma simplificação razoável. Em seguida, podemos usar a capacidade térmica do ar e o volume do ambiente para calcular o aumento de temperatura.

  1. Capacidade térmica específica do ar: A capacidade térmica específica do ar a pressão constante é aproximadamente 1 J/g⋅°C1J/g⋅°C.
  2. Volume do ambiente: Vamos assumir um ambiente típico de tamanho moderado, como um quarto de 4m x 4m x 3m, o que dá um volume de 48 metros cúbicos.
  3. Massa de ar: A massa de ar pode ser calculada usando a densidade do ar (aproximadamente 1.2 kg/m31.2kg/m3) e o volume do ambiente.
Com esses dados, podemos calcular o aumento de temperatura usando a fórmula:

ΔT=mcQ


Onde:

  • Q é a quantidade de calor em joules (200 watts),
  • m é a massa do ar em gramas,
  • c é a capacidade térmica específica do ar em J/g⋅°CJ/g⋅°C,
  • ΔT é a mudança de temperatura em graus Celsius.
Agora, vamos calcular:

Volume do ambiente=4 m×4 m×3 m=48 m3

Massa de ar=Volume do ambiente×Densidade do ar

Massa de ar=48 m3×1.2 kg/m3=57.6 kg

Agora, podemos calcular o aumento de temperatura:

ΔT=200 J/s57600 g×1 J/g⋅°CΔT=57600g×1J/g⋅°C200J/s

ΔT=20057600 °C≈0.0035 °CΔT=57600200°C≈0.0035°C

Isso significa que, sob essas condições simplificadas, a placa de vídeo aumentaria a temperatura do ambiente em aproximadamente 0.0035 graus Celsius. É uma mudança muito pequena e negligenciável.
W = J por segundo. Ou seja, varia esses 0,0035 graus POR SEGUNDO. Nesse mesmo cálculo, para haver uma mudança de 1 grau, levaria 5 horas em tal ambiente. Mas isso é uma mudança de 1 grau NO AMBIENTE INTEIRO, todo o ar subir 1 grau. Teoricamente se vc usar o PC por 5 horas já sente 1 grau de mudança e 5 horas não é tanto tempo assim. O corpo já sente mudança de meio grau, ainda mais no calor, como inconveniente.

Mas além disso, a mudança ao lado do gabinete ocorre muito mais rápido do que no ambiente inteiro. A homeostase do ambiente demora a ocorrer pela dificuldade de transferência de calor no ar, agora o forno esquentando seus pés ou a região da sua mesa são sentidos muito antes. Se vc tem seu PC muito longe de onde vc senta ou fica e/ou o ambiente é grande, vc provavelmente não vai sentir ou demorará a sentir a diferença. Se vc está num escritório ou quarto pequeno com o PC perto de vc, a diferença é perceptível muito rápido. Ainda mais no calor de 30+ graus de muitas regiões do país no verão, ou até fora do verão.

A física não é complicada, não sei pq custa teimar que não tem diferença. A diferença é perceptível.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Eu acho que a rapaziada ai no tópico andou confundindo as bolas. Eu posso estar totalmente enganado e, por favor, me corrijam ai se estiver.

Um sistema que consuma mais do que o outro vai, necessariamente, gerar e transferir mais calor. A temperatura de um componente, como o chip, é apenas um resultado do processo de dissipação, mas este é totalmente incapaz, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, de anular esse aumento de temperatura. Dissipação é um sistema de transferência de energia térmica, não de anulação.

Em resumo, o calor continua sendo gerado pelo sistema, o que muda é a capacidade de transferir esse calor para o ambiente ao qual este sistema esteja inserido. O fato de dissipar mais ou menos, é irrelevante para o quanto de energia térmica está sendo gerado naquele ambiente.

De novo. Me corrijam ai se eu estiver falando besteira, mas acho que é por ai.

No caso, a discussão foi de 40% mais calor (200W vs 280W). 40% mais calor é bem relevante por si só. Agora a percepção sobre esse calor gerado vai depender completamente do ambiente. Fluxo de ar, temperatura, humidade, posicionamento do sistema, a própria capacidade de dissipação desse ambiente também, etc.
Exatamente. O maior problema é no calor mesmo. No frio, o próprio ambiente (paredes, janelas, etc) frias já fazem a temperatura se normalizar sem ninguém sentir nada. No verão a 30°C, a diferença de temperatura fica menor e a dissipação com fora do escritório mais difícil. 40W acho ainda pouco para fazer diferença considerável, talvez seja difícil perceber mesmo. Mas dos 200 pros 400, ou até mesmo 250 pros 400, a coisa muda. Ainda mais com o PC perto de onde vc trabalha/joga. A região começa a esquentar muito mais rápido.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Exatamente. O maior problema é no calor mesmo. No frio, o próprio ambiente (paredes, janelas, etc) frias já fazem a temperatura se normalizar sem ninguém sentir nada. No verão a 30°C, a diferença de temperatura fica menor e a dissipação com fora do escritório mais difícil. 40W acho ainda pouco para fazer diferença considerável, talvez seja difícil perceber mesmo. Mas dos 200 pros 400, ou até mesmo 250 pros 400, a coisa muda. Ainda mais com o PC perto de onde vc trabalha/joga. A região começa a esquentar muito mais rápido.
Pior que, dependendo das condições até que mencionei, dá pra perceber esses quarentinha.

Coloca uma lâmpada de 40W numa tomada e fica perto dela por uns 5 minutos. A diferença é bem perceptível até. Mas conforme você se distancia da fonte de calor, menor a percepção.

Então tudo depende de como tá configurado o ambiente. Aqui com undervolting eu ganho uns 50W a menos de consumo. PC fica perto de mim e o ventilador perto do PC. Te falar que em dias mais quentes, a diferença é perceptível até. Já quando eu sai da 3070 pra 3070TI, a diferença de 100W foi absurdamente notável. Até minha esposa percebia chegando no quarto.

E graças ao seu quote, ficará registrado para todo e sempre que eu escrevi umidade com H rs. Mas ao menos editei o original agora rs.
 
Topo Fundo