O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.343
Reações
11.739
Pontos
1.614
Eu faço alguns desenvolvimentos de rotinas utilizando algumas APIs em C++, coisa simples, e mesmo assim acho um sofrimento infinito pra fazer qualquer coisa :kkk:kkk

Admiro muito o pessoal que coda em linguagens de baixo nível no dia a dia
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Criador do Ruby on Rails e também um dos maiores evangelistas no uso de Mac para programar, abandonou a Apple.




O argumento dele é que ele disse que quer estar mais próximos de seus usuários, entender suas dores.
Mas há também a controvérsia da Apple banindo a conta dev da Epic, porque esta planejava lançar uma store no iOS na Europa, onde o governo havia permitido.



 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Recentemente me candidatei para uma vaga na gringa voltada para LATAM, a mulher entrou em contato comigo e perguntou se eu falava espanhol , respondi que não, ela nem se deu ao trabalho de me responder :kkk:kkk
É que a resposta dela seria em espanhol.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.131
Reações
17.425
Pontos
1.444
Criador do Ruby on Rails e também um dos maiores evangelistas no uso de Mac para programar, abandonou a Apple.




O argumento dele é que ele disse que quer estar mais próximos de seus usuários, entender suas dores.
Mas há também a controvérsia da Apple banindo a conta dev da Epic, porque esta planejava lançar uma store no iOS na Europa, onde o governo havia permitido.






Apple é burra?

Na boa, nem é questão de concordar com o Ban da Epic ou não mas a união europeia provavelmente vai entender como provocação e vai dar uma bela multa, no mínimo.
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
395
Reações
505
Pontos
118
grupo de linkedin nao vale nada mano, vc entra pensando q vai ser tipo um grupo de face, só q voltado pra coisas de trabalho e só vê um deserto cehio de coach, vendedor de curso ou post motivacional...
Eu assisti um vídeo motivacional do Peter Jordan. Fui fazer um post falando da ilusão de achar que gamedev era fácil de entrar e que trabalhar com isso seria só alegrias. Marquei o ex técnico Bernardinho. 1h depois e recebo um like do próprio Bernardinho. Quase viralizou porque em menos de 3h passou de 1500 views e vários seguidores do Bernardinho começaram a me dar likes e me seguir.

Mas é. Ficar publicando frases de efeito de grandes nomes, palestras do TED e também memes gera muita visualização.
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Um professor meu falou que tinha um programador muito maluco, ele escrevia tudo com nome de fruta
O que achou errado em vários cursos é isso não saber nomear
Cara, eu vi uma vez um código de um banco (acho q era do brasil ou o bradesco) e tinha variaveis com nome de comida.
Tipo:
int macarrao = 3.14 ;
int taxaArroz = 2,23 ;
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.077
Reações
47.914
Pontos
803
Cara, eu vi uma vez um código de um banco (acho q era do brasil ou o bradesco) e tinha variaveis com nome de comida.
Tipo:
int macarrao = 3.14 ;
int taxaArroz = 2,23 ;
Que horrível
Gente pilantra, isso não se faz

Obs: Só dá um fix na minha frase pois o corretor escreveu errado
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.102
Pontos
2.179
Um professor meu falou que tinha um programador muito maluco, ele escrevia tudo com nome de fruta
O que acho errado em vários cursos é isso não saber nomear

No meu estágio a equipe criou os dias temáticos. Tevo o dia a TV por exemplo, onde só era permitido criar variáveis que faziam referência a TV.

Tinha até code review.
 

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.886
Reações
13.953
Pontos
703
No meu estágio a equipe criou os dias temáticos. Tevo o dia a TV por exemplo, onde só era permitido criar variáveis que faziam referência a TV.

Tinha até code review.
Essa questão de nomes até levanta outra sobre comentários. Nos códigos que vocês estão pegando, estão vendo muitos comentários? Particularmente coloco bem poucos, um ou outro aviso quando é algo que foge da lógica geral (da estrutura do projeto), nunca para explicar código.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.102
Pontos
2.179
Essa questão de nomes até levanta outra sobre comentários. Nos códigos que vocês estão pegando, estão vendo muitos comentários? Particularmente coloco bem poucos, um ou outro aviso quando é algo que foge da lógica geral (da estrutura do projeto), nunca para explicar código.

Pessoal aqui comenta pouco, mas eu comento bastante.

Mas não temos regra. Fica a critério do programador.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
aqui onde eu trabalho eu peço aos devs para comentarem todas as funcoes usando js doc, assim como props de componentes e qualquer useEffect. No último caso, é mais pra saber se o cidadão sabe o que ta fazendo no react.
E tb comentamos coisas mirabolantes que as vezes precisam ser feitas
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.077
Reações
47.914
Pontos
803

images
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.439
Reações
4.512
Pontos
1.154
Criador do Ruby on Rails e também um dos maiores evangelistas no uso de Mac para programar, abandonou a Apple.




O argumento dele é que ele disse que quer estar mais próximos de seus usuários, entender suas dores.
Mas há também a controvérsia da Apple banindo a conta dev da Epic, porque esta planejava lançar uma store no iOS na Europa, onde o governo havia permitido.




A Apple tá a cada dia mais surtada. Enfim, da para entender mas ao mesmo tempo tiro no pé muita coisa que andou fazendo.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.893
Reações
7.119
Pontos
1.039
Cara, eu vi uma vez um código de um banco (acho q era do brasil ou o bradesco) e tinha variaveis com nome de comida.
Tipo:
int macarrao = 3.14 ;
int taxaArroz = 2,23 ;
Eu já trabalhei com um cara que ao invés de frutas colocava palavrões.

Essa questão de nomes até levanta outra sobre comentários. Nos códigos que vocês estão pegando, estão vendo muitos comentários? Particularmente coloco bem poucos, um ou outro aviso quando é algo que foge da lógica geral (da estrutura do projeto), nunca para explicar código.
Comento apenas o que sai do óbvio e dou nomes auto explicativos para as variáveis, que é o que qualquer pessoa deveria fazer. Antes de jogar pro main eu leio tudo de novo, e se eu tive alguma dúvida ou fiquei tentando entender algo que fiz, vale o comentário. A parte ruim é que quase ninguém faz isso.
 

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.886
Reações
13.953
Pontos
703
Melhor curso superior para quem visa desenvolver para smartphones?
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
395
Reações
505
Pontos
118
Eu acho aquela declaração da Nvidia de que IA vai acabar com programação uma loucura. Linguagem de programação é feita pra ser exata. IA para traduzir linguagem falada para programação automaticamente sempre vai ter falhas. Já não tem linguagem simplificada, blocos lógicos, visual script e pseudocódigo pra isso?
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Eu acho aquela declaração da Nvidia de que IA vai acabar com programação uma loucura. Linguagem de programação é feita pra ser exata. IA para traduzir linguagem falada para programação automaticamente sempre vai ter falhas. Já não tem linguagem simplificada, blocos lógicos, visual script e pseudocódigo pra isso?
Pode n ser q acabe, mas vai diminuir muito a quantidade de programadores. O que mais dão valor nessa área é a capacidade de analisar e resolver o problema do cliente, e a IA não faz analise de requisitos. Quem tiver essa skill e souber codar, certamente vai se destacar. O cara vai pedir pra IA o que ele quer baseado no que ele propos de solução ao cliente, e com o resultado da IA (que não é 100% preciso), ele faz os ajustes necessários.

Dois pontos: Isso é ótimo pra quem ja trabalha com isso e não fica apenas codando. Aprender a entrevistar cliente, analisar requisitos, propor solução deveria ser algo natural para todo programador com mais senerioridade.

E por último, esses caras que só aprenderem a codar usando framework e não tem poder analitico algum, certamente vão ser kickados do mercado
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Engenharia de software não tem nem conteúdo pra ser um curso superior na minha opinião, no máximo uma pós.
E não cobre tudo o que um desenvolvedor precisa conhecer para desenvolver.

Engenharia de software é mais sobre processos do que desenvolvimento.
This.

Sou Engenheiro de Software e posso confirmar que vais ver tudo, menos código.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Engenharia de software não tem nem conteúdo pra ser um curso superior na minha opinião, no máximo uma pós.
E não cobre tudo o que um desenvolvedor precisa conhecer para desenvolver.

Engenharia de software é mais sobre processos do que desenvolvimento.

Depende muito da faculdade. Na verdade, elas misturam demais os assuntos e acaba que o nome do curso é apenas um nome mesmo.

Onde estudei, existia 5 cursos de TI:

Engenharia da Computação que era o curso de Engenharia Elétrica com algumas especificidades de desenvolvimento de Software.
Gestão de TI era Administração basicamente, com algumas matérias voltadas pra TI.

Agora, Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Engenharia de Software eram basicamente o mesmo curso, tanto que quando precisei, eu peguei matéria nesses cursos para encaixar horários.

A diferença é que em SI, via-se algumas matérias de administração, em CC se aprofundava em coisas como Compiladores e ES tinha coisas como programação mobile.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Depende muito da faculdade. Na verdade, elas misturam demais os assuntos e acaba que o nome do curso é apenas um nome mesmo.

Onde estudei, existia 5 cursos de TI:

Engenharia da Computação que era o curso de Engenharia Elétrica com algumas especificidades de desenvolvimento de Software.
Gestão de TI era Administração basicamente, com algumas matérias voltadas pra TI.

Agora, Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Engenharia de Software eram basicamente o mesmo curso, tanto que quando precisei, eu peguei matéria nesses cursos para encaixar horários.

A diferença é que em SI, via-se algumas matérias de administração, em CC se aprofundava em coisas como Compiladores e ES tinha coisas como programação mobile.

Sim, varia muito de faculdade.
Mas se SI CC e engenharia de software são "o mesmo curso", muito provavelmente a grade é mais rasa também.
 
Topo Fundo