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[Week 10 | 24] TOP 30, Unicord Overlord ESGOTADO, JAPONESES FÂS DE FF LAMENTAM AS VENDAS (post 145,pg4), Varejistas desapontados

YSolaire

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A situação de Final Fantasy no Japão é um pouco tragicômica, do meu ponto de vista.

A série com certeza está em um dos melhores momentos desde muito tempo. Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth são dois jogos excelentes.
Mesmo assim isto não se converte em vendas expressivas no Japão. Vocês vão falar que "ah, é porque é exclusivo do PS5...". Pois bem, a Square Enix pegou o FFVII e fez o Final Fantasy VII: Ever Crisis, um jogo mobile (onde está a maior base instalada), de turnos e com gráficos de ponta e o jogo tá aí meio bomba, também não foi nenhum grande sucesso, se bobear daqui a 1 ano fecha as portas.

O que a Square Enix tem que fazer com a série para reconquistar o Japão? Jogar todo o legado da série para escanteio e partir para um estilo meio anime como Genshin Impact? Eu preferiria que não. De qualquer forma este parece ser o desafio atual da Square Enix, faz aquela fala do produtor do FFXVI ter mais sentido: "FFXVII deveria ser feito por uma nova geração de criadores que consigam se conectar com os jovens".

Acho que a baixa de venda de software no PS5 no Japão pode ser pelo mesmo motivo, não estão conseguindo criar conexão com esse público mais jovem, eles estão consumindo em outro lugar.

Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.

Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
 

Axel Stone

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Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.

Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.
 

Receita Federal

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Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.

Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.

Em termos de gameplay e exploração a série se manteve fiel na maior parte do tempo às suas raízes.

Saltam aos olhos os sistemas adotados em FF2, FF12 e FF16 que destoam da simplicidade habitual da série, seja introduzindo mecânicas enfadonhas como do FF2, os complexos gambits do 12 e o combate action do 16.

Poderia mencionar o 10 também com os sphere grids, mas é como o @Axel Stone falou... cada um é único, inclusive o 8 que introduziu diversos sistemas esquisitos e destoantes que abrangem até um salário pro Squall... e até ele manteve a identidade. E essa é a maior força da série, embora sirva como calcanhar de aquiles de uma base que tende a preferir certos estilos ou certas entradas do que ela como um todo, graças a essas nuances, e quem realmente gosta da franquia Final Fantasy entende como ela de fato é.

Não tem como falar que a franquia está em decadência apenas pq não faz sucesso no Japão, que virou um mercado alienado dos demais na realidade atual.

Azar do Japão, sorte do restante do mundo.
 


Mochilador

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Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.

Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
Os jogos até então tinham uma raíz/base JRPG que acabou se perdendo nos jogos recentes.

Foi o que causou a divisão entre os fãs. FF sempre foi O JRPG mas agora até há dúvidas se podemos chamá-los de JRPG mesmo.
 

YSolaire

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Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.

Sim, desde o 2 eles sempre mudaram as mecânicas, adicionando um sistema de classe, o jeito que vc evolui, como distribui os status e etc, mas até o 10 todos continuavam sendo jogos em turno. A partir desse ponto cada FF foi realmente único, com um sistema de batalha exclusivo para cada titulo.

E não é uma reclamação, é só um fato que a maior vantagem de FF, que é vc nunca saber como a jogabilidade do próximo titulo vai ser, é uma fraqueza tb.

Em termos de gameplay e exploração a série se manteve fiel na maior parte do tempo às suas raízes.

Saltam aos olhos os sistemas adotados em FF2, FF12 e FF16 que destoam da simplicidade habitual da série, seja introduzindo mecânicas enfadonhas como do FF2, os complexos gambits do 12 e o combate action do 16.

Poderia mencionar o 10 também com os sphere grids, mas é como o @Axel Stone falou... cada um é único, inclusive o 8 que introduziu diversos sistemas esquisitos e destoantes que abrangem até um salário pro Squall... e até ele manteve a identidade. E essa é a maior força da série, embora sirva como calcanhar de aquiles de uma base que tende a preferir certos estilos ou certas entradas do que ela como um todo, graças a essas nuances, e quem realmente gosta da franquia Final Fantasy entende como ela de fato é.

Não tem como falar que a franquia está em decadência apenas pq não faz sucesso no Japão, que virou um mercado alienado dos demais na realidade atual.

Azar do Japão, sorte do restante do mundo.

Não, era realmente não está em decadência. Diria que ela está em uma posição muito boa, comparada a como estava na época do 13.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Sim, desde o 2 eles sempre mudaram as mecânicas, adicionando um sistema de classe, o jeito que vc evolui, como distribui os status e etc, mas até o 10 todos continuavam sendo jogos em turno. A partir desse ponto cada FF foi realmente único, com um sistema de batalha exclusivo para cada titulo.

E não é uma reclamação, é só um fato que a maior vantagem de FF, que é vc nunca saber como a jogabilidade do próximo titulo vai ser, é uma fraqueza tb.



Não, era realmente não está em decadência. Diria que ela está em uma posição muito boa, comparada a como estava na época do 13.
Há quem discorde que sempre foi de turno por conta da ATB etc. Cada um tentou ter um sistema diferente. As classes do terceiro também foi uma grande mudança (que foi melhorado em tudo no quinto). FF8 também foi muito diferente por conta dos junctions, draw, armas novas só por upgrades, salários, etc.

Sempre estiveram mudando e isso é uma característica da série. Não consigo ver isso como algo novo.

Sobre as vendas, acho meio óbvio a sequência direta vender pior que o anterior. E o terceiro pode vender menos por isso. Acho que muito poucos compra uma continuação direta da história sem ter jogado a anterior, mesmo que o jogo permita isso. No mais, é um jogaço, pra mim já é Goty e está no top5 da geração.
 

IuriXtremeSilver

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Em termos de gameplay e exploração a série se manteve fiel na maior parte do tempo às suas raízes.

Saltam aos olhos os sistemas adotados em FF2, FF12 e FF16 que destoam da simplicidade habitual da série, seja introduzindo mecânicas enfadonhas como do FF2, os complexos gambits do 12 e o combate action do 16.

Poderia mencionar o 10 também com os sphere grids, mas é como o @Axel Stone falou... cada um é único, inclusive o 8 que introduziu diversos sistemas esquisitos e destoantes que abrangem até um salário pro Squall... e até ele manteve a identidade. E essa é a maior força da série, embora sirva como calcanhar de aquiles de uma base que tende a preferir certos estilos ou certas entradas do que ela como um todo, graças a essas nuances, e quem realmente gosta da franquia Final Fantasy entende como ela de fato é.

Não tem como falar que a franquia está em decadência apenas pq não faz sucesso no Japão, que virou um mercado alienado dos demais na realidade atual.

Azar do Japão, sorte do restante do mundo.

coloque Asia também, não é só Japão não
 

Warlocker

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Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.
No auge da serie a Square era reconhecida pela imensa qualidade tecnica. Podia sair algo muito diferente (como o 8) mas saia sempre algo surpreendente.

Muita gente não sabe mas Final Fantasy tem esse nome porque era um lema dos desenvolvedores em usar todas as suas ideias e dedicar seu maximo talento para a cada vez, fazer o jogo de fantasia mais perfeito que existe.

Se voce ver os detalhes do desenvolvimento de FFVI e FFVIII voce ficava de boca aberta.. os caras varavam a noite tentando deixar os gráficos, as animações e CGS as mais perfeitas possivel.

Hoje voce precisa de um departamento inteiro só pra CG que deve ser o dobro da equipe inteira que FFVI. Se tratando de qualidade tecnica, poucos estudos japoneses fazem frente ao ocidente. Dai começou a putaria de limitar o jogo por essas dificuldades tecnicas. O XIII saiu uma fortuna pra fazer, demorou milenios e era um RPG sem exploração!

O X tambem sofreu da mesma coisa mas foi protegido pelo hype que a serie tinha desde a geração dos 32 bits. Só foi inacreditavel que a Square queria dar o mesmo migué com o XIII que é só um bando de corredores com wallpaper enquanto a Ubisoft lançava AC2 onde voce podia explorar a cidade inteira de Florença na Italia com parkour! Tem um oceano de defasagem entre FF eos games ocidentais que a Square ainda não conseguiu transpor 100% (note como eles gastam muito e demoram milenios pra lançar os jogos).

Eu acho que a midia evoluiu muito tambem... é muito diferente contar uma historia no Super Nintendo onde voce usava a imaginação pra acompanhar o enredo com os graficos de hoje... que nao ha imaginação.. tudo lá esta claro e exposto... incluso dublagens irritantes e personagens meio boca mole.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
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Jogo não faz sucesso no Japão e dizem que foi feito focado no ocidente. Mas aí, parece, que no ocidente tb não está fazendo sucesso. FF7R foi feito pra fazer sucesso onde? Marte?
Sempre bato na tecla de que o problema não é o mercado e sim como a Square gerencia a franquia.
 

Demi-fiend

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A galera não consegue olhar fora do umbigo mesmo, o problema de FF não ir bem no Japão, vai muito além de foda se os japoneses, ia vai repercutir em jogos cada vez mais ocidentalizados, depois da tentativa (fracassada) de um FF hack n slash, qual será a nova tentativa? Bad boys bombados com armas?
 
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Jogo não faz sucesso no Japão e dizem que foi feito focado no ocidente. Mas aí, parece, que no ocidente tb não está fazendo sucesso. FF7R foi feito pra fazer sucesso onde? Marte?
Sempre bato na tecla de que o problema não é o mercado e sim como a Square gerencia a franquia.

Essas malas pretas da clony tão saindo cada vez mais caras
 

Fonx

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Oba ! Mais um tópico de 5 páginas sobre as vendas de FF e sobre a Square !
Como previsto, acertou na mosca :klol enquanto isso estamos degustando com o maior prazer esse jogaço com nota 93 no Meta e super candidato a jogo do ano :kpepeglass o resto é choro dos "investidores" da OS kkkkkkkkkk
 

Link_1998

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Como previsto, acertou na mosca :klol enquanto isso estamos degustando com o maior prazer esse jogaço com nota 93 no Meta e super candidato a jogo do ano :kpepeglass o resto é choro dos "investidores" da OS kkkkkkkkkk

Caixistas e Nintendistas revoltados com um game universalmente aclamado e cheirando a Goty... por que será ? Rsss Se acontecer o crime no final de ano vai ter suicídio, to falando ! Devem estar todos fazendo novena pelo Metacritic do Dragon's Dogma 2 ! kkkkkk

Enquanto isso, dá-lhe mais e mais acordos de exclusividade em games saindo no PS5... Alguma coisa não tá batendo com esses discursos de falência e exclusivos inviáveis...
 
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razorkaos

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geralmente a playasia vendia versões da asia com ingles, não é o caso?
Então, durante a pré venda tinha essa versão Asiática com idioma inglês (custando 520 reais...). Ontem fui ver e já não tinha mais, às versões asiáticas são só as japonesas e chinesas, sem idioma inglês (não sei se esgotou, ou que houve)
 

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Excelentes vantagens de ter uma biblioteca de jogos capenga como a do Minigame!

Foi o que eu falei pro Pasta Térmica... quem não tem Final Fantasy, Rise of Ronin, Stellar Blade e Dragons Dogma, caça com Unicorn Overlord, não que isso seja demérito algum, embora um reflexo da triste realidade do tablet da Nintendo, que msm com suas limitações ainda recebe obras primas como essa.

Espero que vcs ajudem a vender um milhão de cópias deste grande jogo. Estamos juntos nessa empreitada!
 
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Excelentes vantagens de ter uma biblioteca de jogos capenga como a do Minigame!

Foi o que eu falei pro Pasta Térmica... quem não tem Final Fantasy, Rise of Ronin, Stellar Blade e Dragons Dogma, caça com Unicorn Overlord, não que isso seja demérito algum, embora um reflexo da triste realidade do tablet da Nintendo, que msm com suas limitações ainda recebe obras primas como essa.

Espero que vcs ajudem a vender um milhão de cópias deste grande jogo!

Pelo contrario, se fosse uma grande vantagem a genial Square Enix jamais deixaria de lançar seus grandes jogos para esse sistema! Ser o console mais vendido do planeta nao quer dizer nada se você quer que seu jogo tenha vendas expressivas, basta ver esses belos numeros de FF! Essa grande franquia cada dia mais valorizada!

Mais vale uma mala preta na mão do que vendas voando!
 

Fidid0

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E olha que nem saiu aquele PRzinho deles no Twitter falando que vendeu X cópias em uma semana e talz, sinal de que não tá bem das pernas em lugar nenhum... pelo visto o FFVII não é essa santidade toda que sempre disseram, neh.

E só de olho nesses "Estou jogando e estou amando" de gente que tem uma conta aqui há dois anos e já tem o dobro de posts que eu, que estou há DEZ. Realmente, Playstation é divertido pra c***lh0 :klol
 

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Pelo contrario, se fosse uma grande vantagem a genial Square Enix jamais deixaria de lançar seus grandes jogos para esse sistema! Ser o console mais vendido do planeta nao quer dizer nada se você quer que seu jogo tenha vendas expressivas, basta ver esses belos numeros de FF! Essa grande franquia cada dia mais valorizada!

Mais vale uma mala preta na mão do que vendas voando!

Reclame com a Nintendo e seu hardware de celular facilmente pirateável.

E torça muito pro Minigame 2 arrumar essas falhas, senão ficarão sem mais joguinhos pela frente!
 

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Pelo contrario, se fosse uma grande vantagem a genial Square Enix jamais deixaria de lançar seus grandes jogos para esse sistema! Ser o console mais vendido do planeta nao quer dizer nada se você quer que seu jogo tenha vendas expressivas, basta ver esses belos numeros de FF! Essa grande franquia cada dia mais valorizada!

Mais vale uma mala preta na mão do que vendas voando!

Preferi comprar Contra agora que Unicorn que pegarei depois sei lá maio ou junho quando tiver vontade pra jogar ,e ainda tem PPS que comprarei


O publico alvo que está comprando unicorn no Switch não jogaria Ronin, DD ou mesmo Stellar Blade que é mais souls do que seria um Bayonetta clone(aí sim que chamaria mais atenção), a única perda mesmo é DD2, já que há o primeiro

SRPG, contra 3 ARPG e um SoulLike , mesma coisa para os que estão comprando no PS, são fãs de games da Vanilaware ou srpg estão optando por ele que esses jogos
 
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Preguiça

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Reclame com a Nintendo e seu hardware de celular facilmente pirateável.

E torça muito pro Minigame 2 arrumar essas falhas, senão ficarão sem mais joguinhos pela frente!

Só um console da Nasa, como o PS5 que é um console do tamanho de um onibus espacial, para rodar com maestria essa grande obra de arte travestida de jogo! Pena que não é uma arte muito popular!
 

.:Zeldo:.

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Alguém está falando da qualidade do game?
O fato de ser um game excelente, talvez goty, não apaga o fato de que não está rendendo bem.
Chega a ser infantil.
 

.:Zeldo:.

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Caixistas e Nintendistas revoltados com um game universalmente aclamado e cheirando a Goty... por que será ? Rsss Se acontecer o crime no final de ano vai ter suicídio, to falando ! Devem estar todos fazendo novena pelo Metacritic do Dragon's Dogma 2 ! kkkkkk

Enquanto isso, dá-lhe mais e mais acordos de exclusividade em games saindo no PS5... Alguma coisa não tá batendo com esses discursos de falência e exclusivos inviáveis...
As exclusividades deste ano foram acordadas antes do início do desenvolvimento do jogo, 4/5 anos atrás.
 
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