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A situação de Final Fantasy no Japão é um pouco tragicômica, do meu ponto de vista.
A série com certeza está em um dos melhores momentos desde muito tempo. Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth são dois jogos excelentes.
Mesmo assim isto não se converte em vendas expressivas no Japão. Vocês vão falar que "ah, é porque é exclusivo do PS5...". Pois bem, a Square Enix pegou o FFVII e fez o Final Fantasy VII: Ever Crisis, um jogo mobile (onde está a maior base instalada), de turnos e com gráficos de ponta e o jogo tá aí meio bomba, também não foi nenhum grande sucesso, se bobear daqui a 1 ano fecha as portas.
O que a Square Enix tem que fazer com a série para reconquistar o Japão? Jogar todo o legado da série para escanteio e partir para um estilo meio anime como Genshin Impact? Eu preferiria que não. De qualquer forma este parece ser o desafio atual da Square Enix, faz aquela fala do produtor do FFXVI ter mais sentido: "FFXVII deveria ser feito por uma nova geração de criadores que consigam se conectar com os jovens".
Acho que a baixa de venda de software no PS5 no Japão pode ser pelo mesmo motivo, não estão conseguindo criar conexão com esse público mais jovem, eles estão consumindo em outro lugar.
Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.
Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.
Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
Os jogos até então tinham uma raíz/base JRPG que acabou se perdendo nos jogos recentes.Ao meu ver o problema não é o estilo artístico do jogo, mas sim que a franquia perdeu a identidade depois do X.
Vc nunca sabe como vai ser a jogabilidade do jogo até ele sair. Isso acaba dividindo a base de fãs. O ponto positivo é que pelo fato de nada estar escrito em pedra, cada FF é bem único em respeito a jogabilidade, mas se vc curtiu o gameplay do 15 ou do 16, vc sabe que ele não vai se repetir.
Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.
Em termos de gameplay e exploração a série se manteve fiel na maior parte do tempo às suas raízes.
Saltam aos olhos os sistemas adotados em FF2, FF12 e FF16 que destoam da simplicidade habitual da série, seja introduzindo mecânicas enfadonhas como do FF2, os complexos gambits do 12 e o combate action do 16.
Poderia mencionar o 10 também com os sphere grids, mas é como o @Axel Stone falou... cada um é único, inclusive o 8 que introduziu diversos sistemas esquisitos e destoantes que abrangem até um salário pro Squall... e até ele manteve a identidade. E essa é a maior força da série, embora sirva como calcanhar de aquiles de uma base que tende a preferir certos estilos ou certas entradas do que ela como um todo, graças a essas nuances, e quem realmente gosta da franquia Final Fantasy entende como ela de fato é.
Não tem como falar que a franquia está em decadência apenas pq não faz sucesso no Japão, que virou um mercado alienado dos demais na realidade atual.
Azar do Japão, sorte do restante do mundo.
Há quem discorde que sempre foi de turno por conta da ATB etc. Cada um tentou ter um sistema diferente. As classes do terceiro também foi uma grande mudança (que foi melhorado em tudo no quinto). FF8 também foi muito diferente por conta dos junctions, draw, armas novas só por upgrades, salários, etc.Sim, desde o 2 eles sempre mudaram as mecânicas, adicionando um sistema de classe, o jeito que vc evolui, como distribui os status e etc, mas até o 10 todos continuavam sendo jogos em turno. A partir desse ponto cada FF foi realmente único, com um sistema de batalha exclusivo para cada titulo.
E não é uma reclamação, é só um fato que a maior vantagem de FF, que é vc nunca saber como a jogabilidade do próximo titulo vai ser, é uma fraqueza tb.
Não, era realmente não está em decadência. Diria que ela está em uma posição muito boa, comparada a como estava na época do 13.
Em termos de gameplay e exploração a série se manteve fiel na maior parte do tempo às suas raízes.
Saltam aos olhos os sistemas adotados em FF2, FF12 e FF16 que destoam da simplicidade habitual da série, seja introduzindo mecânicas enfadonhas como do FF2, os complexos gambits do 12 e o combate action do 16.
Poderia mencionar o 10 também com os sphere grids, mas é como o @Axel Stone falou... cada um é único, inclusive o 8 que introduziu diversos sistemas esquisitos e destoantes que abrangem até um salário pro Squall... e até ele manteve a identidade. E essa é a maior força da série, embora sirva como calcanhar de aquiles de uma base que tende a preferir certos estilos ou certas entradas do que ela como um todo, graças a essas nuances, e quem realmente gosta da franquia Final Fantasy entende como ela de fato é.
Não tem como falar que a franquia está em decadência apenas pq não faz sucesso no Japão, que virou um mercado alienado dos demais na realidade atual.
Azar do Japão, sorte do restante do mundo.
No auge da serie a Square era reconhecida pela imensa qualidade tecnica. Podia sair algo muito diferente (como o 8) mas saia sempre algo surpreendente.Mas FF sempre foi assim desde o primeiro. Cada um tem seu estilo alterado, principalmente nas batalhas, como passar níveis, classes, etc. Alguns tiveram mudanças bem radicais como o segundo. Quem reclama disso nunca foi fã da série e sim de algum ou outro jogo em específico.
Jogo não faz sucesso no Japão e dizem que foi feito focado no ocidente. Mas aí, parece, que no ocidente tb não está fazendo sucesso. FF7R foi feito pra fazer sucesso onde? Marte?
Sempre bato na tecla de que o problema não é o mercado e sim como a Square gerencia a franquia.
Como previsto, acertou na mosca enquanto isso estamos degustando com o maior prazer esse jogaço com nota 93 no Meta e super candidato a jogo do ano o resto é choro dos "investidores" da OS kkkkkkkkkkOba ! Mais um tópico de 5 páginas sobre as vendas de FF e sobre a Square !
Como previsto, acertou na mosca enquanto isso estamos degustando com o maior prazer esse jogaço com nota 93 no Meta e super candidato a jogo do ano o resto é choro dos "investidores" da OS kkkkkkkkkk
E eu ainda tô puto que a versão física do PS4 ficou só na Ásia...
Então, durante a pré venda tinha essa versão Asiática com idioma inglês (custando 520 reais...). Ontem fui ver e já não tinha mais, às versões asiáticas são só as japonesas e chinesas, sem idioma inglês (não sei se esgotou, ou que houve)geralmente a playasia vendia versões da asia com ingles, não é o caso?
Excelentes vantagens de ter uma biblioteca de jogos capenga como a do Minigame!
Foi o que eu falei pro Pasta Térmica... quem não tem Final Fantasy, Rise of Ronin, Stellar Blade e Dragons Dogma, caça com Unicorn Overlord, não que isso seja demérito algum, embora um reflexo da triste realidade do tablet da Nintendo, que msm com suas limitações ainda recebe obras primas como essa.
Espero que vcs ajudem a vender um milhão de cópias deste grande jogo!
Pelo contrario, se fosse uma grande vantagem a genial Square Enix jamais deixaria de lançar seus grandes jogos para esse sistema! Ser o console mais vendido do planeta nao quer dizer nada se você quer que seu jogo tenha vendas expressivas, basta ver esses belos numeros de FF! Essa grande franquia cada dia mais valorizada!
Mais vale uma mala preta na mão do que vendas voando!
Pelo contrario, se fosse uma grande vantagem a genial Square Enix jamais deixaria de lançar seus grandes jogos para esse sistema! Ser o console mais vendido do planeta nao quer dizer nada se você quer que seu jogo tenha vendas expressivas, basta ver esses belos numeros de FF! Essa grande franquia cada dia mais valorizada!
Mais vale uma mala preta na mão do que vendas voando!
Reclame com a Nintendo e seu hardware de celular facilmente pirateável.
E torça muito pro Minigame 2 arrumar essas falhas, senão ficarão sem mais joguinhos pela frente!
As exclusividades deste ano foram acordadas antes do início do desenvolvimento do jogo, 4/5 anos atrás.Caixistas e Nintendistas revoltados com um game universalmente aclamado e cheirando a Goty... por que será ? Rsss Se acontecer o crime no final de ano vai ter suicídio, to falando ! Devem estar todos fazendo novena pelo Metacritic do Dragon's Dogma 2 ! kkkkkk
Enquanto isso, dá-lhe mais e mais acordos de exclusividade em games saindo no PS5... Alguma coisa não tá batendo com esses discursos de falência e exclusivos inviáveis...
no minimo tem 70mil cópias não vendidas
Muitos varejistas e própria Square Enix esperavam vendas mais próximas do 16
no minimo tem 70mil cópias não vendidas
Muitos varejistas e própria Square Enix esperavam vendas mais próximas do 16