O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Retro+PC Portáteis - O tópico

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.325
Reações
175.863
Pontos
2.234
Intel, portátil e preço na mesma frase não combinam.

EM TESE, essa CPU seria mais barata do que um 155H, por exemplo. Além da estrutura de chiplets, são menos cores do que, por exemplo, os 22 (!) do 155H.
Tem o acréscimo da memória encapsulada, mas se estiver no SoC não estará na placa-mãe e o custo dela baixa. Se o custo empatar nesse ponto já tá bom.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.246
Reações
172.452
Pontos
2.599
Cometi o crime e comprei o Trimui Smart Pro. Precisava? Não. Mas a minha mente se auto-justifico que o dólar só está subindo.
Supostamente, e considerando só o hardware, Lunar Lake-V (Core Ultra 200V) seria uma boa opção pra portáteis.
4P/8T+4LPE 5nm (não, não tem e-cores, só LP-E-Cores, que são e-cores mais econômicos ainda), iGPU Xe-Battlemage 8 Xe Cores (talvez em 3nm), TDP de 17-30W.

17-30? Sim, porque inclui a RAM encapsulada no SoC, que pode ir até LPDDR5X 8533MT/s e tá dentro do SoC, o que melhora uma barbaridade a latência e a performance do vídeo.

Aí eu disse "considerando só o hardware" porque drivers.

E preço, claro.
E a senhora AMD não seria capaz de fazer algo interessante e com consumo muito baixo?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.325
Reações
175.863
Pontos
2.234
E a senhora AMD não seria capaz de fazer algo interessante e com consumo muito baixo?

Baixo já tem, que é o Z1E/7840U e o 8840U, mas tá em em 5nm ainda.
O que daria pra fazer de repente era baixar a litografia pra 2nm e configurar como 2C/4T Zen5 + 4C/8T Zen5c e uma GPU RDNA3.5 8 ou 12CUs. Em N2 provavelmente iria segurar o TDP no intervalo de 7-15W.

O problema é o de sempre: quando baixar pra N2, vão querer socar mais cores de CPU e GPU. Resultado é continuar preso nos 30W, que é administrável, mas não baixo pra tecnologia de baterias.

Até aqui eles não apresentaram APU com memória encapsulada, entretanto. Li que APU com 3D Cache tava nos planos, mas que com essa imbecilidade da MS de querer NPU eles precisam do espaço físico pra integrar - então projeto adiado.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.245
Reações
5.157
Pontos
694
Pessoal que está pegando o Smart Pro, não deixe de atualizar pra versão 1.0.4.

Além de corrigir bugs, teve duas adições importantes, que foi a função de forçar encerramento de um app quando trava (segurar 1.5s o power), e o principal que foi o Vulkan. Testei ontem o Panzer Dragon de SAT, só abrindo direto e estava injogavel. Simplesmente mudei pra Vulkan, e ficou 100%.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.839
Reações
11.008
Pontos
753
Pessoal que está pegando o Smart Pro, não deixe de atualizar pra versão 1.0.4.

Além de corrigir bugs, teve duas adições importantes, que foi a função de forçar encerramento de um app quando trava (segurar 1.5s o power), e o principal que foi o Vulkan. Testei ontem o Panzer Dragon de SAT, só abrindo direto e estava injogavel. Simplesmente mudei pra Vulkan, e ficou 100%.

esse aparelinho não para de surpreender

preciso testar god of war do psp pra ver
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.246
Reações
172.452
Pontos
2.599
Baixo já tem, que é o Z1E/7840U e o 8840U, mas tá em em 5nm ainda.
O que daria pra fazer de repente era baixar a litografia pra 2nm e configurar como 2C/4T Zen5 + 4C/8T Zen5c e uma GPU RDNA3.5 8 ou 12CUs. Em N2 provavelmente iria segurar o TDP no intervalo de 7-15W.

O problema é o de sempre: quando baixar pra N2, vão querer socar mais cores de CPU e GPU. Resultado é continuar preso nos 30W, que é administrável, mas não baixo pra tecnologia de baterias.

Até aqui eles não apresentaram APU com memória encapsulada, entretanto. Li que APU com 3D Cache tava nos planos, mas que com essa imbecilidade da MS de querer NPU eles precisam do espaço físico pra integrar - então projeto adiado.
Digo algo mais fraco para rodar até os emuladores mais difíceis. Z1E é overpower.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.325
Reações
175.863
Pontos
2.234
Pelo que vi tem 3D cache. É isso mesmo?

Esse da Intel tem a memória encapsulada no SoC, em tese até 32GB, melhora mas ainda é no clock da RAM, que é 8533MT/no máximo. Daria banda de uns 70GB/s e melhora mesmo é na latência.
3D Cache é cache mesmo. Mais cara, claro, mas a largura de banda chega a 2.5TB/s nos 7000x3D. Claro que uma GPU integrada não ia conseguir se beneficiar disso na medida, mas que ajudaria pra cacete ajudaria. Nenhuma APU tem 3D Cache.

(em nota paralela, a Samsung apresentou LPDDR5X rodando em 10100MT/s esses dias aí, mas apresentou só, não tem volume e nem previsão de mercado)
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.314
Reações
50.076
Pontos
1.504
Esse mercado de PC portáteis está só começando, a galera curtiu demais o form factor, a Microsoft está demorando demais pra portar a UI do Xbox pro Windows e facilitar a vida dos usuários.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.325
Reações
175.863
Pontos
2.234
Esse mercado de PC portáteis está só começando, a galera curtiu demais o form factor, a Microsoft está demorando demais pra portar a UI do Xbox pro Windows e facilitar a vida dos usuários.

O Windows é muito arcaico, tem coisa da época do Windows 5.1/5.2 e 6 no sistema ainda, não sei se a MS tem disposição pra isso...E é um mercado pequeno, não sei nem se um esforço desse tamanho se justifica. Tem que enxugar pra c***lho, cortar processos que tem muita coisa em background comendo performance e bateria, etc.

Entre todos os problemas do Windows, a UI é o menor...mas obviamente dá pra resolver só o problema de UI e f**a-se pro resto.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.261
Reações
1.505
Pontos
203
hoje mesmo a microsoft pediu minha opnião sobre o xbox no pc , eu respondi que é absurdo eu ter que usar teclado e mouse no meu pc que fica ligado na tv, e não posso usar só o controle do xbox series, porque a microsoft não coloca um modo game no windows onde tudo funciona com o controle do xbox series, o android consigo usar só o controle ligado na tv, com linux do steam os também consigo, com o ios no iphone e ipad consigo mesma coisa com controle mas o windows não dá! é obrigatório usar o teclado e mouse.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.318
Reações
50.739
Pontos
1.539
Eu nem comprei , foi apenas peça de reposição da garantia , deve ser uma carta e eles taxaram uma carta !! Tudo tem limite , taxar uma carta ??
Pior que aqui no RJ está cobrando também ICMS , antes não cobrava , então se tiver que importar algo aqui no RJ fora do receita conforme vai pagar 60% mais 20% de ICMS , não dá para comprar mais nada fora do remessa conforme

todos os estados pagam icms agora...é foda...
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.314
Reações
50.076
Pontos
1.504
O Windows é muito arcaico, tem coisa da época do Windows 5.1/5.2 e 6 no sistema ainda, não sei se a MS tem disposição pra isso...E é um mercado pequeno, não sei nem se um esforço desse tamanho se justifica. Tem que enxugar pra c***lho, cortar processos que tem muita coisa em background comendo performance e bateria, etc.

Entre todos os problemas do Windows, a UI é o menor...mas obviamente dá pra resolver só o problema de UI e f**a-se pro resto.

Tem coisa do 3.1 até, uma lástima.
E se fizerem vai ser só a UI mesmo, que está pronta pro Xbox, só fazer o que a Steam fez com o Big Picture e tá tudo "certo".
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.836
Reações
6.884
Pontos
979
Trimiu Smart Pro ta em promo de novo, saindo por 310 pacotes (ou 12x de 28) com cupom, ja com imposto incluído, a mão até Trimiu aqui :klol.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.691
Reações
15.323
Pontos
1.659

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.245
Reações
5.157
Pontos
694
Informação importante para apreciadores de portateis chineses.

Receita Federal quer começar a barrar importações que representem "risco" ao consumidor.

E Anatel está no meio, então produtos com wifi, bluetooth sem o selo da Anatel serão apreendidos por "risco". Aí é adeus novos portáteis. :ksnif


Visualizar anexo 388531



https://g1.globo.com/economia/notic...ais-que-representem-risco-ao-consumidor.ghtml


O objetivo é proteger o consumidor.

images-19.jpg
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.261
Reações
1.505
Pontos
203
Informação importante para apreciadores de portateis chineses.

Receita Federal quer começar a barrar importações que representem "risco" ao consumidor.

E Anatel está no meio, então produtos com wifi, bluetooth sem o selo da Anatel serão apreendidos por "risco". Aí é adeus novos portáteis. :ksnif


Visualizar anexo 388531



https://g1.globo.com/economia/notic...ais-que-representem-risco-ao-consumidor.ghtml
Isso aí é para proibir roteadores e tvs box , portáteis não vai ter problema, aliás muitos deles nem falam de wi-fi e Bluetooth, e sim como vídeo game , só isso.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.314
Reações
50.076
Pontos
1.504
Informação importante para apreciadores de portateis chineses.

Receita Federal quer começar a barrar importações que representem "risco" ao consumidor.

E Anatel está no meio, então produtos com wifi, bluetooth sem o selo da Anatel serão apreendidos por "risco". Aí é adeus novos portáteis. :ksnif


Visualizar anexo 388531



https://g1.globo.com/economia/notic...ais-que-representem-risco-ao-consumidor.ghtml

Vendo Odin 2 Pro por apenas R$ 8500, no precinho!
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.691
Reações
15.323
Pontos
1.659
Isso aí é para proibir roteadores e tvs box , portáteis não vai ter problema, aliás muitos deles nem falam de wi-fi e Bluetooth, e sim como vídeo game , só isso.

Não, vão aplicar as regras internas da indústria para qualquer produto importado:

1713459554717.png



Todo aparelhos que funcionam com sinais wi-fi, ondas de rádio, infravermelho, bluetooth tem que passar pelo crivo da Anatel.

Se isso acontecer produtos como controles sem fio, portáteis com wifi, etc terão que passar pela Anatel para entrar no pais, não estando aprovado, é barrado a importação. Pega um Switch Nacional como exemplo, e veja que ele tem o selo da Anatel até nos Joycon, é essas regras que eles querem replicar.

Pra mim se isso ir para frente é muito mais grave que o Remessa Conforme, pois além de pagar o imposto teríamos o produto apreendido.



Vendo Odin 2 Pro por apenas R$ 8500, no precinho!

Se for pra frente é o que vai acontecer, terá que alguma empresa homologar o portátil na Anatel para poder vender nacionalmente, ai teremos que comprar produtos chineses de empresas brasileiras que importaram e fizeram o processo, como a Tectoy faz hoje :kcopa
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.691
Reações
15.323
Pontos
1.659
A tendência é que fique mais chato, mas em especial com aparelhos que exigem certificações: roteadores, celulares, etc.

Acho que os portáteis ainda estão livres (por enquanto). Mas a tendência é que as coisas vão piorar com o tempo, isso é inevitável.

Portáteis se enquadram também, o Switch teve que ser homologado para ser vendido aqui.

 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.318
Reações
50.739
Pontos
1.539
Fiquem tranquilos, logo uma grande varejista começa a importar e vender um trimui pela bagatela de 1500 R$...

Bom...sorte que comprei o meu kkkkkkkkk

mas falando sério, a galera vai dar um jeito de trazer via PY, obviamente vai ficar mais caro, vc vai pagar um atravessador, mas fazer o que?

Mas o mercado livre é justamente uma das empresas que pressiona o governo para isso, por eles até a isenção de $50 dólares no remessa conforme acaba.

O ML está no remessa conforme, um tempo atrás eles tavam dando cupom de 10% pra vc comprar de vendedores de fora, acho que por eles tinha isenção de td, o ML quer lucrar, o dono dele é libertario, apoia o Milei, pelo ML quanto menos imposto melhor, eles querem que vendam e eles ganhem comissão.
 

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.442
Reações
2.720
Pontos
1.639
Alguém usa algum app nesses portáteis Android para fazer um backup e sincronismo dos saves dos emuladores na nuvem, usando GoogleDrive ou algo do tipo?

Ah sim, até hoje não enviaram meu Odin, estão de zueira com a minha cara, só pode, mandei email cobrando. Vai chegar a película, o case, o dock, o ssd, o c***lho a 4, mas o portátil mesmo que é bom nem saiu de lá ainda, tá danado.
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.318
Reações
50.739
Pontos
1.539
Alguém usa algum app nesses portáteis Android para fazer um backup e sincronismo dos saves dos emuladores na nuvem, usando GoogleDrive ou algo do tipo?

Ah sim, até hoje não enviaram meu Odin, estão de zueira com a minha cara, só pode, mandei email cobrando. Vai chegar a película, o case, o dock, o ssd, o c***lho a 4, mas o portátil mesmo que é bom nem saiu de lá ainda, tá danado.

Po cara eu desconheço, seria bacana mesmo, no PC eu deixo salvamento no one drive em jogos de PC.
 

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.442
Reações
2.720
Pontos
1.639
Achei essa opção que sincroniza com GoogleDrive e outros serviços de Cloud, mas não suportaria todos os emuladores

 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.246
Reações
172.452
Pontos
2.599
Ontem chegou o R36S e me deu uma canseira.

Assim que botei apareceu a tela do ArkOS mas depois ficou só com a tela preta com um cursor piscando. Pus um firmware que vi em video recente do YouTube e bootou com a tela apagada.

Li que tem um arquivo que você pode precisar mudar se o painel for diferente e testei todos sem sucesso. Baixei outro firmware e a mesma coisa. Mas aí com um desses arquivos funcionou.

No geral, é bem simples quanto a construção, mas decente. A tela é bem boa. A ergonomia vertical é a pior parte. Dá para jogar se não precisar usar muito os gatilhos, mas é um pouco incômodo. É para algo que não precise de precisão. Mas por 145 pratas é algo indecente.
 
Topo Fundo