O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena eu me mudar para São Paulo para trabalhar como engenheiro eletricista?

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
relaxa, não foi com esse tom.
Só quis frisar pro rapaz, ainda nem formado, que esse valor não é o padrão, sendo alternativa morar na favela. Porque esse é o tom da maioria das respostas. Tem um gradiente de valores e condições no meio. Por exemplo, Interlagos, Sabará, Ipiranga, Santana... Dá pra conseguir moradia digna por 700. Se for um pouco mais pra zona sul, consegue casa com garagem e dois andares por esse valor, em bairros residenciais. CPTM existe e está em expansão nesses locais.

Dá pa morar em SP com menos, sacrificando um pouco em distância. Perigo é relativo, pois se o sujeito tem jeito de bobo, até em bairro nobre vai sofrer violência se vacilar.

Quanto ao cara dos 10k, 15k, é troll.
Sim, o cara dos 10k é troll, pq pelo que eu pesquisei um tempo atrás dava para conseguir um local para morar perto do metrô por uns 2500 a 3000 reais, e com as outras despesas para um único cara não acho que passaria de uns 5500. No entanto, desde a pandemia e com o governo do painho que está imprimindo dinheiro sem parar, a inflação aumentou consideravelmente, por isso não sei se está tão mais caro.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
O clima de SP é muito frio? Nunca saí do Nordeste, na verdade nunca saí de Sergipe, então tenho curiosidade. Até porque eu costumo preferir o frio (para o padrão do Nordeste) da noite do que o calor fodido que faz de dia.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Vale a pena sim, mas ou você já vem com algum trabalho já acertado ou se tem parentes combine com eles de se alojar em suas casas durante o tempo que você procura o trampo.

Hoje em dia não precisa estar no local pra poder conseguir o trabalho portanto se fosse eu, conseguiria primeiro o trabalho e depois viria.
Nem lembrava, eu tenho parentes em SP, sim, talvez nem precise pagar aluguel se eles tiverem condições de me deixar ficar lá por uns meses.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.273
Reações
46.828
Pontos
1.934
relaxa, não foi com esse tom.
Só quis frisar pro rapaz, ainda nem formado, que esse valor não é o padrão, sendo alternativa morar na favela. Porque esse é o tom da maioria das respostas. Tem um gradiente de valores e condições no meio. Por exemplo, Interlagos, Sabará, Ipiranga, Santana... Dá pra conseguir moradia digna por 700. Se for um pouco mais pra zona sul, consegue casa com garagem e dois andares por esse valor, em bairros residenciais. CPTM existe e está em expansão nesses locais.

Dá pa morar em SP com menos, sacrificando um pouco em distância. Perigo é relativo, pois se o sujeito tem jeito de bobo, até em bairro nobre vai sofrer violência se vacilar.

Quanto ao cara dos 10k, 15k, é troll.
tranquilo de boa. É um assunto interessante...Essas regiões q vc citou agora podem ser interessantes dependendo de onde ele conseguir trampo mas o aluguel sozinho pra um apêzinho razoável fica entre 2-3k mesmo assim. Mesmo nessas regiões. Mais barato que isso é pra abrir mão de mto conforto que para o OP e para vc pode ser tranquilo. Aí vai fundo mas pessoalmente acho complicado. Posso ter viés por ter estabilidade e conforto mesmo morando na cidade mais cara de SP. Acaba sendo mto subjetivo talvez? O q definimos como digno? Qual seria a métrica quando falamos em conforto?

Mas falando em custos de aluguel, ja viu quanto custa uma moradia em barraco na paraisópolis? Heliópolis? Em 2014 ficava entre 500-600. :klol Não achei rápido aqui quanto ta atualmente mas fica o artigo de 2014 (link)

esses 700 vão ficar em regiões com qualidade bem nerfada pra morar sozinho ou vai achar em uma pensão/república. Alugando quarto no fundo de uma casa de uma aposentada. Sei dos perrengues e valores pq to me atualizando com mercado imobiliário, faço casas no interior de SP, casas na capital e reformas em apês de alto padrão (ainda não é altíssimo padrão absurdo multi-milionários como fazenda boa vista e quinta da baronesa mas quem sabe um dia kkk). Então eu sei que tipo de estrutura um lugar de 700-1000 reais tem a oferecer e o que tem em seu entorno. Sei o quanto um lugar q custa 2-3k tem a oferecer assim como sei como é ter aluguel de 5-10k tbm. Um abismo de realidade pra cada situação. Só to colocando as cartas da mesa para o OP fazer o planejamento dele caso queira vir pra SP seja com qualidade ou sem. Não to aqui pra falar que ele é obrigado a gastar x ou y. A escolha é dele mas tem q entender as consequências.

Acabo lidando com vários amigos, colegas de trabalho e prestadores de serviço de diversos níveis sócio-econômicos. Aqui no fórum mesmo a gente lida com uma diferença enorme nessa questão. Entendo bem a realidade dos caras que ralam e dos que vivem relativamente bem e mto bem em SP. Conheço gente (tbm boas amizades) da galera q mora em vila prudente, são mateus, vila zelina, cambuci, brás, casa verde, carrão, belenzinho, penha, água branca, sacomã, vila alpina, entre outros. Tem aluguel na minha casa e minha vida na vila prudente de 35-40m2 q custa uns 2k/mês somando com IPTU e condominio na faixa dos 300-400 reais. Não vou nem entrar no mérito dos padrões mais elevados dessas mesmas regiões. Mto menos falar de bairros mais bacanas

santana, mooca, ipiranga (alguns vc mesmo citou) é bem o que falei posts atrás. É um padrão mais elevado que os bairros que citei no parágrafo anterior onde vc pode achar algo bem barato numa parte mais isolada dessas regiões como vai ver aluguel caro na faixa dos 3-4k. Na faixa dos 700-1000 reais sempre vão ser pensões e reps. Meu sogro num aperto anos atrás alugou uma pensão que custou mensalmente uns 800 reais na mooca em uma região +- boa. Pra ficar num quartinho de 10m2... Senhor de terceira idade tendo q dividir banheiro e cozinha com universitário por uns 3-4 anos e isso foi pré pandemia ( entre 2016-2020 +-) Graças a deus ele ta bem melhor hoje, com um apê alugado só pra ele.

a média pra morar sozinho em um cantinho completo (leia se um quarto, cozinha exclusiva, um banheiro só pra vc) em uma região SEGURA e não acabada não é barato. Vc pode pagar valores mais baixos mas a que custo? Pra ouvir funk do vizinho até 2h da manhã, pegar 2hrs de condução, ser quase assaltado na rua não é bacana apesar de ser a situação mais comum na vida do paulistano (do brasileiro em geral ne)

Sei q é a realidade de uns 80-90% passar um put* perrengue diariamente mas é principalmente de gente mais simples e que moram ainda mais longe dos lugares que citei, que pega CPTM, busão de meia hora depois de descer na estação itaquera e por aí vai. É cortador de tecidos em uma confecção, vendedor de loja pequena, diarista, pedreiro, faxineiro, recepcionista, eletricista, operário do chão de fábrica, estoquista, etc. Só que o OP parece ter mínima condição além de poder guardar dinheiro enquanto espera a oportunidade certa & emprego garantido antes de se mudar. O cara tem ensino superior e tudo mais. Dá pra ter mais estratégia aí e cuidado pra pegar algo mais condizente com a situação dele. Se PUDER não passar perrengue, melhor. Se tiver q passar, pensa duas vezes. É basicamente isso

off topic: uns tempos atrás conclui um projeto de casa para um cliente de Aracajú. A obra está para terminar, faltando parte da marcenaria pra concluir... tem algo a ver com juíz ou algo tipo q agora não lembro exatamente o q ele faz mas tem grana viu... Ta fazendo uma casa bem bacana em um condomínio fechado, vem direto pra SP por alguma razão... e trabalhei em parceria com um escritório local de engenharia que se chama "sakada projetos" mas nao to achando mais os caras no instagram (talvez faliram sei la). Ia até recomendar os caras para o OP mas deixa pra la :kwow
 
Ultima Edição:

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Cara, sinceramente a situação não está boa.

Meu irmão é engenheiro e estava trabalhando em uma multinacional alemã na área de energia, mas as coisas não estão nada fáceis.

O mercado para engenheiros está saturado, a maioria das empresas quer contratar engenheiros como analistas para não pagar nem o piso salarial. Se quiser começar aqui vai ganhar pouco e ralar muito, porque do mesmo jeito que a cidade é grande a concorrência também é.

Eu acho que seria jogo, sem brincadeira, você avaliar como está a situação no Rio Grande do Norte (que é o maior polo de energia eólica do Brasil).

O clima de SP é muito frio? Nunca saí do Nordeste, na verdade nunca saí de Sergipe, então tenho curiosidade. Até porque eu costumo preferir o frio (para o padrão do Nordeste) da noite do que o calor fodido que faz de dia.

Deveria ser mais ameno, mas ultimamente é um calor do inferno. Tem gente que vem do NE e reclama do calor daqui, sem brincadeira. Acontece que por ser uma cidade muito grande há várias regiões onde se formam ilhas de calor, daí fica 30º de temperatura ambiente + asfalto + carros + prédios que não deixam passar uma mísera brisa.

Agora, isso também depende de onde você vai morar. Se morar na ZN perto do Horto Florestal, por exemplo, apesar de ser afastado do centro é beeeeem mais fresco que morar na República.

Sim, o cara dos 10k é troll, pq pelo que eu pesquisei um tempo atrás dava para conseguir um local para morar perto do metrô por uns 2500 a 3000 reais, e com as outras despesas para um único cara não acho que passaria de uns 5500. No entanto, desde a pandemia e com o governo do painho que está imprimindo dinheiro sem parar, a inflação aumentou consideravelmente, por isso não sei se está tão mais caro.

O pessoal exagera muito, se você morar "nas pontas" dá para arrumar aluguel perto do metrô por menos que isso. Aqui dá pra ir andando tanto pro Tucuruvi quando para a parada Inglesa em coisa de 10 minutos de caminhada.

 
Ultima Edição:

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.387
Reações
10.894
Pontos
1.169
Ainda não. Depois vou olhar cidades próximas da capital.
É a unica cidade metropoli sem ser capital. Tem estrutura q faz frente a floripa. Só pra vc ter noção contei 6 shopping. aCHO ELA MTO MAIS SEGURA Q SAO PAULO, me sinto seguro.

CPS

População no último censo [2022]1.139.047 pessoas
Densidade demográfica [2022]1.433,54 habitante por quilômetro quadrado
Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2021]3,8 salários mínimos


FLORIPA

Florianópolis
Município do Brasil
População total (Censo IBGE/2022)537 213 hab.
• PosiçãoBR: 47º
Densidade796,1 hab./km²
 


Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Deveria ser mais ameno, mas ultimamente é um calor do inferno. Tem gente que vem do NE e reclama do calor daqui, sem brincadeira. Acontece que por ser uma cidade muito grande há várias regiões onde se formam ilhas de calor, daí fica 30º de temperatura ambiente + asfalto + carros + prédios que não deixam passar uma mísera brisa.

Agora, isso também depende de onde você vai morar. Se morar na ZN perto do Horto Florestal, por exemplo, apesar de ser afastado do centro é beeeeem mais fresco que morar na República.
Isso dos prédios é foda mesmo. Como a cidade tem muitos prédios de concreto bem altos eles deixam a sensação térmica elevada. Eu soube que é por causa dos prédios que São Paulo não tem mais aquela garoa como tinha antigamente, pelo menos não na mesma frequência; e a arquitetura mais moderna da cidade é feia, a tal selva de pedra, mas as partes mais antigas ainda preservam prédios muito bonitos. O foda é que os caras não fazem questão de preservar os prédios históricos e a vegetação do lugar, tornando tudo ainda mais cheio de concreto e vidro. Vide o exemplo abaixo:

images (64).jpeg
Isso deve deixar o lugar pegando fogo. Mas, no inverno, ainda faz de 4 a 9 graus como alguns anos atrás? De vez em quando eu via notícias sobre frio intenso aí, principalmente na parte mais ao sul que é menos desenvolvida e chega a ter temperatura negativa as vezes.
 
Ultima Edição:

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Cara, sinceramente a situação não está boa.

Meu irmão é engenheiro e estava trabalhando em uma multinacional alemã na área de energia, mas as coisas não estão nada fáceis.

O mercado para engenheiros está saturado, a maioria das empresas quer contratar engenheiros como analistas para não pagar nem o piso salarial. Se quiser começar aqui vai ganhar pouco e ralar muito, porque do mesmo jeito que a cidade é grande a concorrência também é.

Eu acho que seria jogo, sem brincadeira, você avaliar como está a situação no Rio Grande do Norte (que é o maior polo de energia eólica do Brasil).
Não terei problema em trabalhar como analista por um tempo, é chato, mas estou disposto a ralar um pouco mais no início se isso me fizer ter outras oportunidades depois de um tempo.
Eu estou mais afim de ir para São Paulo, Florianópolis ou Curitiba por terem mais oportunidades ligadas à área de eletrônica, robótica e programação. Além disso, eu prefiro o clima mais frio.
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.660
Reações
19.708
Pontos
1.094
Terminarei o curso de engenharia elétrica entre o fim de 2025 e o primeiro semestre de 2026, como aqui em Aracaju-SE não tem grandes empresas nas áreas mais ligadas a eletrônica,robótica e computação, estou cogitando uma mudança para São Paulo. O que vcs podem me dizer sobre oportunidades de emprego, custo de vida e outras coisas?

Vai ser formar com uns 40 anos?
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
É a unica cidade metropoli sem ser capital. Tem estrutura q faz frente a floripa. Só pra vc ter noção contei 6 shopping. aCHO ELA MTO MAIS SEGURA Q SAO PAULO, me sinto seguro.

CPS

População no último censo [2022]1.139.047 pessoas
Densidade demográfica [2022]1.433,54 habitante por quilômetro quadrado
Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2021]3,8 salários mínimos


FLORIPA

Florianópolis
Município do Brasil
População total (Censo IBGE/2022)537 213 hab.
• PosiçãoBR: 47º
Densidade796,1 hab./km²
Estou vendo umas notícias sobre a cidade e parece que ela realmente pode ser uma boa opção, a área de tecnologia está crescendo bem. Se as minhas 3 primeiras opções derem errado eu vou olhar Campinas.
E quanto a Guarulhos, é muito abaixo de Campinas?
 
Ultima Edição:

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Vai ser formar com uns 40 anos?
29 e alguns meses. Já era para está formado, mas tive uns problemas com ansiedade, não estava conseguindo estudar direito, o que me fez perder matérias e depois veio a pandemia que atrasou o meu curso devido a impossibilidade de fazer disciplinas práticas. Felizmente, eu já estou me recuperando e voltando a estudar do jeito certo, e como tenho uma grande facilidade com cálculo terminar o curso será tranquilo. Vou pegar umas 7 ou 8 matérias no próximo semestre para recuperar o atraso, pois com a minha idade já era para eu está trabalhando. Eu sinto que perdi muito tempo por causa dos problemas que tive, não trabalhei até hoje porque pensei que estaria formado até esta altura, no entanto mudei de curso, tive problemas de ansiedade e ainda peguei a pandemia, o que me fez ficar atrasado, tenho que recuperar.
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.387
Reações
10.894
Pontos
1.169
Estou vendo umas notícias sobre a cidade é parece que ela realmente pode ser uma boa opção, a área de tecnologia está crescendo bem. Se as minhas 3 primeiras opções derem errado eu vou olhar Campinas.
E quanto a Guarulhos, é muito abaixo de Campinas?
Não sei te dizer, mas no estado de SP só confio em valinhos, vinhedo, jundiai, indaiatuba, paulinia e campinas. Sendo q as cincos primeiras são pequenas.

Para mim, na real, Guarulhos e capital sao paulo é a mesma cidade, tenho preconceito igual(não me sinto segura em nenhuma das duas)
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Uma coisa que esqueci de perguntar, o pessoal aí liga muito para o nome da universidade, eles dão preferência a quem fez em universidade muito famosa? Eu faço elétrica na Universidade Federal de Sergipe, vou ficar em muita desvantagem em relação as pessoas que são formadas na USP, PUCs e Mackenzie?
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.368
Reações
69.681
Pontos
2.059
Não li todas as respostas, mas tome cuidado. Se sua universidade for Federal, melhor, porque mesmo se formando aqui em São Paulo, dependendo da Universidade, se não for fora da curva, não consegue exercer a função pretendida.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Não li todas as respostas, mas tome cuidado. Se sua universidade for Federal, melhor, porque mesmo se formando aqui em São Paulo, dependendo da Universidade, se não for fora da curva, não consegue exercer a função pretendida.
Acabei de perguntar justamente isso.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.368
Reações
69.681
Pontos
2.059
Acabei de perguntar justamente isso.
Cara. É complicado e vai muito da decisão da empresa ou gestor da área contratante.
Conheci gestores que ti tinham como critério apenas alunos Uspinianos. Também vi o RH passando pra segunda fase apenas alunos da Usp, Puc, Mackenzie
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Isso dos prédios é foda mesmo. Como a cidade tem muitos prédios de concreto bem altos eles deixam a sensação térmica elevada. Eu soube que é por causa dos prédios que São Paulo não tem mais aquela garoa como tinha antigamente, pelo menos não na mesma frequência; e a arquitetura mais moderna da cidade é feia, a tal selva de pedra, mas as partes mais antigas ainda preservam prédios muito bonitos. O foda é que os caras não fazem questão de preservar os prédios históricos e a vegetação do lugar, tornando tudo ainda mais cheio de concreto e vidro. Vide o exemplo abaixo:

Visualizar anexo 388723
Isso deve deixar o lugar pegando fogo. Mas, no inverno, ainda faz de 4 a 9 graus como alguns anos atrás? De vez em quando eu via notícias sobre frio intenso aí, principalmente na parte mais ao sul que é menos desenvolvida e chega a ter temperatura negativa as vezes.

Agradeça ao Bruno Covas por essa reforma maravilhosa no Anhangabaú.

De vez em quando ainda faz frio, provavelmente você estranhará o primeiro frio FRIO que você pegar. Já peguei 0ºC na Zona Norte em 2016, mas nos últimos anos tem sido raro temperaturas abaixo de 10 graus.

Estou vendo umas notícias sobre a cidade e parece que ela realmente pode ser uma boa opção, a área de tecnologia está crescendo bem. Se as minhas 3 primeiras opções derem errado eu vou olhar Campinas.
E quanto a Guarulhos, é muito abaixo de Campinas?

Cara, na prática Guarulhos, Santo André, São Caetano e Osasco são tão conurbados com São Paulo que se você não conhecer o local não sabe onde começa uma e acaba a outra.

A escolha entre elas é a seguinte: quão longe vou ficar do trabalho? Tenho como me locomover de carro no contrafluxo? Se você quiser evitar carro a todo custo, nenhuma delas presta e é melhor morar do lado do metrô. Se tiver carro e conseguir se locomover no contrafluxo / fizer algum tanto de home office, economize no aluguel.

Falando de Guarulhos em específico é tranquilo se você morar na parte sul do município (que faz fronteira com a Zona Norte / Leste de São Paulo), porque você chega mais rápido no região central de São Paulo do que no final do próprio município de Guarulhos. Para te dar um exemplo prático, morando na Vila Augusta (bairro em Guarulhos) você estará mais ou menos na mesma distância da Sé que do Aeroporto Internacional (uns 15km), uns 8km do Tatuapé (ZL) e também uns 8km de Santana (ZN). Agora, morando nos fundão de Guarulhos você estará longe para c***lho de tudo, inclusive do próprio centro de Guarulhos. A decisão, portanto, tem que ser por bairros / regiões desses municípios da Grande SP.

Dois mapas para você entender melhor a grande São Paulo e os bairros de Guarulhos

1200px-Mapa-RMSP-subregions.svg.png



municipio-guarulhos-bairros.jpg
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Cara. É complicado e vai muito da decisão da empresa ou gestor da área contratante.
Conheci gestores que ti tinham como critério apenas alunos Uspinianos. Também vi o RH passando pra segunda fase apenas alunos da Usp, Puc, Mackenzie
Pois é, li relatos de contratantes que nem leem o currículo do fulano quando batem o olho e descobrem que ele é de uniesquina.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
mapa-bairros-de-sao-paulo (1).jpg
Vendo os locais, acho que o Butantã, Ipiranga, Vila Mariana e o Vila Prudente são muito bons porque estão próximos do centro, mas preciso ver o preço. Qual desses vcs me recomendam?
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.368
Reações
69.681
Pontos
2.059
Pois é, li relatos de contratantes que nem leem o currículo do fulano quando batem o olho e descobrem que ele é de uniesquina.
Por isso que te digo, não espere terminar a faculdade e entrar como engenheiro direto. Se acontecer, maravilha, mas não plante expectativas pra não colher frustrações
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.368
Reações
69.681
Pontos
2.059
Visualizar anexo 388748
Vendo os locais, acho que o Butantã, Ipiranga, Vila Mariana e o Vila Prudente são muito bons porque estão próximos do centro, mas preciso ver o preço. Qual desses vcs me recomendam?
Não se preocupe com o centro. Digo mais, passe longe. Os empregos estão na sua maior parte da 9 de Julho, na altura da Paulista pra zona Sul.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.273
Reações
46.828
Pontos
1.934
Cara, sinceramente a situação não está boa.

Meu irmão é engenheiro e estava trabalhando em uma multinacional alemã na área de energia, mas as coisas não estão nada fáceis.

O mercado para engenheiros está saturado, a maioria das empresas quer contratar engenheiros como analistas para não pagar nem o piso salarial. Se quiser começar aqui vai ganhar pouco e ralar muito, porque do mesmo jeito que a cidade é grande a concorrência também é.

Eu acho que seria jogo, sem brincadeira, você avaliar como está a situação no Rio Grande do Norte (que é o maior polo de energia eólica do Brasil).



Deveria ser mais ameno, mas ultimamente é um calor do inferno. Tem gente que vem do NE e reclama do calor daqui, sem brincadeira. Acontece que por ser uma cidade muito grande há várias regiões onde se formam ilhas de calor, daí fica 30º de temperatura ambiente + asfalto + carros + prédios que não deixam passar uma mísera brisa.

Agora, isso também depende de onde você vai morar. Se morar na ZN perto do Horto Florestal, por exemplo, apesar de ser afastado do centro é beeeeem mais fresco que morar na República.



O pessoal exagera muito, se você morar "nas pontas" dá para arrumar aluguel perto do metrô por menos que isso. Aqui dá pra ir andando tanto pro Tucuruvi quando para a parada Inglesa em coisa de 10 minutos de caminhada.

é então vai nesses 2-3k que falei. Apesar de q vendo melhor a situação do OP até os 2k seja um pouco pesado e precise avaliar bem o quanto ele precisa ganhar aqui pra não sofrer tanto

só que recém formado e sem emprego garantido seria um milagre tirar 4k limpo (líquido) para pagar as despesas e sobrar uma graninha pra guardar. São 2k de aluguel+iptu+condominio (se tiver condominio), + entorno 500-600/mês de custos básicos (telefone, internet, luz e água) + 500-600 reais/mês de mercado (foda aqui que com 50 conto vc só sai com um saco de arroz pequeno, 5 pães franceses, um potinho de manteiga, café moído, um barra de chocolate, papel higienico e detergente :kkk Acrescente mais 50 se comprar carne para a semana (frango eo, linguiça e carne moída)
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
é então vai nesses 2-3k que falei. Apesar de q vendo melhor a situação do OP até os 2k seja um pouco pesado e precise avaliar bem o quanto ele precisa ganhar aqui pra não sofrer tanto

só que recém formado e sem emprego garantido seria um milagre tirar 4k limpo (líquido) para pagar as despesas e sobrar uma graninha pra guardar. São 2k de aluguel+iptu+condominio (se tiver condominio), + entorno 500-600/mês de custos básicos (telefone, internet, luz e água) + 500-600 reais/mês de mercado (foda aqui que com 50 conto vc só sai com um saco de arroz pequeno, 5 pães franceses, um potinho de manteiga, café moído, um barra de chocolate, papel higienico e detergente :kkk Acrescente mais 50 se comprar carne para a semana (frango eo, linguiça e carne moída)
Comida, roupas, Internet, lazer e eletrodomésticos são muito mais caros aí do que em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis e a minha Aracaju?
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.545
Reações
7.592
Pontos
1.044
Nem passa pela minha cabeça a cidade de Brasília, deve ser um lugar depressivo com toda a corrupção dos políticos, a arquitetura horrível do Niemeyer e do Lúcio Costa, pensada para carros e não para pessoas, toda a safadeza do funcionalismo público e o clima que eu ouvi dizer que não é legal.

Daí cê tá bem mal informado sobre aqui. Arquitetura é linda, a cidade é moderna (mesmo pensada para carros), até porque quem mora em Brasília, tem grana no bolso, pois é tudo muito caro e se faz muito pouca coisa à pé, pois quem lá reside, tem carro. (eu moro do Distrito Federal).

Políticos? Aiai... você NUNCA os vê. Aqui não é como praias de bairros nobres do RJ que se vê artista da Globo não... Ande onde for que cê não vê político e a cidade é movida pelo Distrito Federal.
Pessoal pensa que aqui é só o que passa nos telejornais...
Temos a maior favela da América Latina a 35km do presidente da república, amigo.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Daí cê tá bem mal informado sobre aqui. Arquitetura é linda, a cidade é moderna (mesmo pensada para carros), até porque quem mora em Brasília, tem grana no bolso, pois é tudo muito caro e se faz muito pouca coisa à pé, pois quem lá reside, tem carro. (eu moro do Distrito Federal).

Políticos? Aiai... você NUNCA os vê. Aqui não é como praias de bairros nobres do RJ que se vê artista da Globo não... Ande onde for que cê não vê político e a cidade é movida pelo Distrito Federal.
Pessoal pensa que aqui é só o que passa nos telejornais...
Temos a maior favela da América Latina a 35km do presidente da república, amigo.
Sinceramente já vi fotos de Brasília, e posso dizer que não gosto de sua arquitetura, pq eu não gosto de arquitetura moderna. Realmente não sabia sobre isso da favela e acho bem paia a cidade ser pensada para carros.
Onde os fdp dos políticos passam a maior parte do tempo?
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
14.217
Pontos
453
Eu indico procurar vagas para o interior de SP, como Jundiaí, São Carlos, Campinas, São José dos Campos etc.
Em Jundiaí, por exemplo, tem a elétrica ISA CTEEP.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.683
Reações
10.183
Pontos
1.029
Virgílio Spada (lá ele...), tem inglês fluente? Seria um ótimo aditivo.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Vendo os locais, acho que o Butantã, Ipiranga, Vila Mariana e o Vila Prudente são muito bons porque estão próximos do centro, mas preciso ver o preço. Qual desses vcs me recomendam?

De novo: vai do imóvel e do local. Vila Mariana é boa, mas é cara. Chegando na cara e na coragem dificilmente você terá condições de tankar um aluguel ali. Já na região do Butantã tem locais bons e locais muito ruins. Ipiranga idem. E esse mapa aí é dos distritos, não dos bairros.

O principal é olhar o mapa do metrô.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.803
Reações
9.046
Pontos
753
São Paulo é a locomotiva do País, eu costumo utilizar a mesma frase para SP quando eu usava quando fazia Senai , que só fica desempregado quem quer

É quase impossível você ser qualificado e ficar desempregado em sp

Isso só falando da capital que possui 4 extremos

Se tirar a capital , você ainda tem a grande São Paulo de canto a canto que também é tão ou mais forte que a capital como centro industrial, essas cidades da Grande São Paulo fazem divisa com a capital e possuem grande oferta de transporte público, são cidades como Guarulhos ( o maior centro industrial dentre todas ) , Suzano, POA, Mogi das cruzes, Cotia , São Caetano, Santa André, Mauá, Diadema , Taboão da Serra , Embu das Artes ( que possui um grande centro industrial farmacêutico, mais ou menos 25 indústrias farmacêuticas ) ,entre outras


Sobre custo de vida , não vá na onda do pessoal, eles só te mostraram um lado da moeda que é o lado da classemedia alta, da para você alugar tranquilamente um bom apartamento por até 1200 reais ( eu alugo um por 1000 + 400 de condomínio que fica a 30 minutos de trem do centro ) , inclusive eu moro próximo desse apartamento que tenho alugado que fica na zona intermediária da zona leste

Eu moro na zona leste e atualmente estou trabalhando no bairro da Lapa que fica na zona oeste , são 32 km de distância, eu levo 1 hora de carro todo dia , de trem da o mesmo tempo , vou de trem quando tenho rodizio as tercas feiras e eu nao morro por causa disso ( apesar que fico uma semana interno na fabrica e uma semana viajando pelo país visitando clientes)


Pode vir mesmo sem arrumar nada que aqui você consegue rápido, sobre sua duvida a maioria das empresas não liga para nome de faculdade, isso é coisa de um pequeno seleto grupo de empresas que tem esses detalhes de onde você estudou


Meu tio e meu primo se formaram em engenharia na UMC que fica em Suzano , meu tio já trabalhou em várias multinacionais e atualmente já está há 15 anos no grupo Stellantis ( PSA + Fiat ) como coordenador de auditores de engenharia , supervisiona mais 30 engenheiros....meu primo também já trabalhou em várias multinacionais, já trabalhou na Fiat em Betim e hoje está como engenheiro na Cummins( maior empresa de Guarulhos )

Eu mesmo, apesar de ter feitos vários cursos do Senai , me formei em Bacharelado na FMU e nunca fui descriminado por isso



A única coisa que você não pode ter é preguiça de se locomover em São Paulo.." A mais o trabalho fica no outro extremo há duas horas " , meu amigo o trabalho paga bem ? Vale a pena ?

Apesar que você ainda irá morar de aluguel , é mais fácil você morar inicialmente em uma pensão e depois de conseguir trabalho em algum bairro ou cidade , você aluga um apartamento próximo....bem melhor do que alugar logo de cara e conseguir um emprego um pouco mais longe .....tem um colega meu que mora em uma pensão na mooca zona central da leste e paga 900 reais em um quarto individual com banheiro , divide numa boa a pensão com outras 5 pessoas e olha que o cara é meio fresco


São Paulo é rodeado de indústrias e não falo da boca pra fora , já visitei desde 2014 mais de 3 mil indústrias em São Paulo como vendedor técnico até hoje


Emprego não falta
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
144
Reações
579
Pontos
108
Virgílio Spada (lá ele...), tem inglês fluente? Seria um ótimo aditivo.
Comecei o curso do Mairo Vergara, estou na metade da primeira etapa, que é a fundação, até a minha mudança acredito que estarei fluente. Estudo todos os dias da semana, a não ser nas semanas que venho visitar minha família no interior, no qual eu inclusive estou agora. Estou gostando bastante do curso, o Mairo ensina bem e começa por entender o inglês por texto com áudio, para adquirir vocabulário para poder construir uma base e manda o aluno assistir muitos filmes e séries em inglês para se expor ao idioma. O aplicativo anki é usado para memorizar através de repetição espaçada as palavras e as frases construídas. O método dele faz mais sentido do que o tradicional que começa por gramática, pois o ser humano primeiro ouve o idioma para poder falar e ler, aprendendo a escrever somente após tudo isso.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.273
Reações
46.828
Pontos
1.934
São Paulo é a locomotiva do País, eu costumo utilizar a mesma frase para SP quando eu usava quando fazia Senai , que só fica desempregado quem quer

É quase impossível você ser qualificado e ficar desempregado em sp

Isso só falando da capital que possui 4 extremos

Se tirar a capital , você ainda tem a grande São Paulo de canto a canto que também é tão ou mais forte que a capital como centro industrial, essas cidades da Grande São Paulo fazem divisa com a capital e possuem grande oferta de transporte público, são cidades como Guarulhos ( o maior centro industrial dentre todas ) , Suzano, POA, Mogi das cruzes, Cotia , São Caetano, Santa André, Mauá, Diadema , Taboão da Serra , Embu das Artes ( que possui um grande centro industrial farmacêutico, mais ou menos 25 indústrias farmacêuticas ) ,entre outras


Sobre custo de vida , não vá na onda do pessoal, eles só te mostraram um lado da moeda que é o lado da classemedia alta, da para você alugar tranquilamente um bom apartamento por até 1200 reais ( eu alugo um por 1000 + 400 de condomínio que fica a 30 minutos de trem do centro ) , inclusive eu moro próximo desse apartamento que tenho alugado que fica na zona intermediária da zona leste

Eu moro na zona leste e atualmente estou trabalhando no bairro da Lapa que fica na zona oeste , são 32 km de distância, eu levo 1 hora de carro todo dia , de trem da o mesmo tempo , vou de trem quando tenho rodizio as tercas feiras e eu nao morro por causa disso ( apesar que fico uma semana interno na fabrica e uma semana viajando pelo país visitando clientes)


Pode vir mesmo sem arrumar nada que aqui você consegue rápido, sobre sua duvida a maioria das empresas não liga para nome de faculdade, isso é coisa de um pequeno seleto grupo de empresas que tem esses detalhes de onde você estudou


Meu tio e meu primo se formaram em engenharia na UMC que fica em Suzano , meu tio já trabalhou em várias multinacionais e atualmente já está há 15 anos no grupo Stellantis ( PSA + Fiat ) como coordenador de auditores de engenharia , supervisiona mais 30 engenheiros....meu primo também já trabalhou em várias multinacionais, já trabalhou na Fiat em Betim e hoje está como engenheiro na Cummins( maior empresa de Guarulhos )

Eu mesmo, apesar de ter feitos vários cursos do Senai , me formei em Bacharelado na FMU e nunca fui descriminado por isso



A única coisa que você não pode ter é preguiça de se locomover em São Paulo.." A mais o trabalho fica no outro extremo há duas horas " , meu amigo o trabalho paga bem ? Vale a pena ?

Apesar que você ainda irá morar de aluguel , é mais fácil você morar inicialmente em uma pensão e depois de conseguir trabalho em algum bairro ou cidade , você aluga um apartamento próximo....bem melhor do que alugar logo de cara e conseguir um emprego um pouco mais longe .....tem um colega meu que mora em uma pensão na mooca zona central da leste e paga 900 reais em um quarto individual com banheiro , divide numa boa a pensão com outras 5 pessoas e olha que o cara é meio fresco


São Paulo é rodeado de indústrias e não falo da boca pra fora , já visitei desde 2014 mais de 3 mil indústrias em São Paulo como vendedor técnico até hoje


Emprego não falta
Bom acho q só eu falei de números então a carapuça serviu pra mim ( tirando troll do inviável ganhando 10k)

Maioria dos aluguéis em lugares que acho ok pra mais ou menos (visão pessoal e subjetiva) q ficam na casa dos 1-1,5k ainda tem IPTU e condomínio a parte q somando Vai ficar o q ? 1,5-2k?

Tá tão longe e extremo assim dos 2-3k que falei no fim das contas? Num cativeiro de 35m2 q o pessoal tem a pachorra de chamar de studio. Ainda falei das favelas q até 10 anos atrás a mensalidade estava em 600-800 reais kkk. Falei das pensões e tbm citei a Mooca igual vc. Meu sogro pagava por aí tbm nessa região. Uns 800 por mês num quarto particular com cama de solteiro e banho+cozinha comunitário. Fiz questão de sugerir alternativas para q 3k virasse 1,5k ou menos mostrando os sacrifícios. Posso até estar um pouco dessensibilizado pq já vi aluguéis de 6, 10, 20k por aí. Eu tô até nerfando sem me usar de exemplo pq meus vizinhos cobram 5k pra alugar ( isso sem contar IPTU, condomínio de 900 reais). Eu não passo por isso pq sou proprietário e financiamento quitado.

Mas no fim o q eu ou vc achamos legal ou ruim é subjetivo pq os demais podem ter diferentes opinões. Apesar de tudo é bom ouvir diferentes pontos de vista sem desdenhar pq o q vc acha bom o OP pode não achar e tá no direito dele. Assim como tá no meu direito não ter a mesma leitura q vc sobre o que é bom, confortável, etc. Diferentes realidades, faz parte do jogo

Eu sei o q é perrengue pq já morei na região do glicério, já morei no pari a poucas quadras da av. Do estado e marginal Tietê. Quem sabe, sabe a zona e perigo q é. Apesar de ter sido na década de 90 assim q pisei neste país sem um puto no bolso (pré plano real) Meus pais sem ensino médio e sem falar português. E pensar q um brasileiro com diploma hoje falando português tá sofrendo pra c***lho é triste. This is Brazil diria o Toretto em 2024
 
Ultima Edição:

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Eu sei o q é perrengue pq já morei na região do glicério, já morei no pari a poucas quadras da av. Do estado e marginal Tietê. Quem sabe, sabe a zona e perigo q é. Apesar de ter sido na década de 90 assim q pisei neste país sem um puto no bolso (pré plano real) Meus pais sem ensino médio e sem falar português. E pensar q um brasileiro com diploma hoje falando português tá sofrendo pra c***lho é triste. This is Brazil diria o Toretto em 2024

Boliviano? Pergunto pois nessa região tem bastante, inclusive já fiquei "preso" por desconhecer aquela feirinha de Domingo que tem na rua de trás do IF :klolz
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.668
Reações
30.557
Pontos
1.253
Boliviano? Pergunto pois nessa região tem bastante, inclusive já fiquei "preso" por desconhecer aquela feirinha de Domingo que tem na rua de trás do IF :klolz
Aliás, tu sabe fábrica do que tem do lado do IF na Pedro Vicente? O cheiro era horrível :kpuke
 
Topo Fundo