O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


13 Sentinels of Aegis Rim

Cantalupo

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
296
Pontos
238


A versão de texto abaixo, para quem prefere.
Qualquer comentário é bem vindo.
Thirteen Sentinels of Aegis Rim foi publicado pela Atlus, mas, foi feito pela Vanilware. É um estúdio que eu não escuto falar muito nos lugares onde converso sobre videogame. Esse estúdio fez o primor de jogo que é Odin Sphere (que também tem múltiplos protagonistas e uma história deliciosa) e Dragon Crown com sua jogabilidade afinada e sua arte audaciosa.

A história incomum, a beleza da arte e o fato de eu gostar muito do estúdio me prenderam na gravidade de 13 sentinelas. Ele está disponível para PS4 e para Switch que é onde eu joguei.

Jogabilidade e Desenho de Jogo

Os JRPG`S clássicos se sustentam 3 pilares: Um bom sistema de combate, uma boa história e exploração. Em 13 sentinelas esses elementos estão divididos por um menu, ou seja, mais divorciados impossível! Todavia existem razão na história que fazem essa divisão funcionar. E como são esses três elementos?

A exploração simplesmente não existe no jogo. Nada de andar por ambientes e encontrar itens ou coisa parecida.

Já na história você pode escolher um dos protagonistas e passar por uma sessão de novela visual. Aqui é onde está a carne do jogo e apesar de visual novel não ser o meu gênero favorito eu gostei bastante da história. As jornadas dos personagens se entrelaçam e a cada um que eu joguei eu entendia um pouco mais da história geral. Algumas histórias têm condições para se seguir em frente, como derrotar certas batalhas ou chegar até um certo pedaço das outras. Se você não gosta de longos períodos de exposição a lá Kojima esse jogo não é para você. Aqui não há nada complexo e é muito difícil falhar. Inclusive há um mapa que mostra as correntes da história que ainda não foram percorridas. O que devia ser obrigatório por LEI nesse tipo de jogo.

Uma coisa que 13 sentinelas faz das novelas visuais mais tradicionais é que aqui você tem o controle e ver o personagem com quem se está jogando. Eu acho que assim fica mais evidente a personalidade de cada um deles.

Na segunda parte da jogabilidade (Chamada de Destruction) se assume o comando de uma unidade de robôs gigantes que tem que defender a cidade de Tóquio de um ataque de outros robôs o Kaiju. Se tem quatro tipos de unidade: Os lutadores corpo a corpo, os de longa distância, os híbridos e os suportes voadores. No começo os voadores parecem ser bem mais poderosos que os outros, mas, conforme o jogo avança as coisas ficam mais equilibradas. Todas a missões do jogo consistem em defender uma área e as vezes aparecem objetivos secundários de destruir algum inimigo mais poderoso. Esse tipo de missão foram as que eu mais gostei pois me obrigaram a separar minhas forças. Eu acho que a jogabilidade seria muito beneficiada por um aumento na dificuldade.

A missões em geral são bem fáceis, mesmo no nível mais difícil e ainda é possível jogar novamente para conseguir mais dinheiro e melhoria para os robôs. O tempo para nós combates por isso dá para fazer escolhas tranquilamente o que é ótimo, ao passo que existem várias maneiras de neutralizar os inimigos.

A crítica que tenho ao combate é: Existem muitas opções, mas, o jogo não traz diversidade o suficiente para que você explore as muitas opções. Depois que eu descobri duas estratégias eu simplesmente passei por cima de tudo que o jogo colocou na minha frente. Só fui ter problemas novamente nos desafios pós game.

Existe uma última coisa que eu quero falar que não é exatamente sobre o jogo e sim sobre vários review`s que li sobre ele. Por algum motivo várias pessoas dizem que esse jogo é um RTS ou estratégia em tempo real. Ora bolas como algo pode ser em tempo real se você tem a opção de PAUSAR o combate?

Gráficos

A arte do jogo fica a cargo do artista George Kamitani. Ele é um veterano e já trabalhou em vários como desenhista e escritor. O estilo dele é bem maleável, mas, dá para ver uma constância no rosto dos personagens. Sou fã dele.

Os traços dos personagens são suaves e bonitos e geralmente eles são diferenciados por vários elementos como cabelo, roupa e postura. Alguns personagens destoam dos outros como a professora e seu desenho hã... voluptuoso. Hahahahah bobeira a parte eu acho um estilo muito bonito. As corem em geral são pastéis e quase tudo tem uma aparência de ser pintado.

Os cenários são desenhados e prodigiosos. Eles se repetem bastante na história, mas, eu acho isso um ponto positivo pois dá para apreciá-los bastante.

Já os robôs têm aquela aparência de caixa e de serem superpesados. Nos pequenos quadros de animação em eles aparecem, eles geralmente demoram um tempo para começar a se mover o que aumenta ainda mais a sensação deles serem pesados.

Nos combates a visão é super distante e os imigos em geral são bem simples, mas os efeitos visuais e o som deixam os combates bem empolgantes.

História

A história deste jogo é simplesmente uma das melhores que já vi em um videogame. A audácia e a execução algo que eu nunca tinha visto na mídia. É uma história com referências e ideias de quase todos os gêneros de ficção cientifica. Eu acho que esse jogo vai se tornar um clássico com o tempo. Por isso eu resolvi separar a história em outro vídeo onde vou falar dela e de suas referências e do que achei de tudo.

Música e Efeitos Sonoros

A música do jogo se divide muito entre os dois modos Remenbrance (que é a história do jogo) e o Destruction (o modo de luta). No modo história as músicas são variadas, mas, estão mais para som de fundo. Nenhuma é intrusiva para não sobrepujar as falas dos personagens. Nesse modo os efeitos sonoros também são nada chamativos neste modo de jogo. Não estou dizendo que sejam ruins, mas, nenhuma delas me chamou a atenção. E eu acho que essa é a ideia.

Agora no modo de combate os efeitos sonoros e as músicas são fantásticas. Os efeitos sonoros dão uma sensação de impacto deliciosa. Misseis, metralhadoras e lasers têm seus efeitos visuais amplificados pelos impactantes áudios.

Em geral são músicas eletrônicas supervelozes e que dão uma urgência enorme ao combate. Como cada confronto (pelo menos em tempo de jogo) é lépido elas combinam muito bem com a jogabilidade e dão um senso de crise e dificuldade. Outra coisa muito legal, é o nome das músicas: Todas elas têm os nomes de aminoácidos usados pelo corpo humano para sintetizar proteínas que formam o DNA e o RNA humano. Fica aí com 30 segundos da minha preferida.



Pensamentos Finais

Eu me diverti bastante com esse jogo. As batalhas de robôs são bem divertidas e nos poucos momentos que o jogo aumenta a dificuldade as coisas ficaram melhores ainda. Há muito tempo atrás eu fui capturado por histórias onde adolescentes salvam o mundo pilotando robôs gigantes, como em Evangelion, eu gostei bastante dessa parte.

A história de como todos os protagonistas chegam à batalha final foi muito excitante. Todos os capítulos antes do final terminam em ótimos ganchos e eu ficava pensando no que ia acontecer até poder voltar e jogar mais.

Eu tenho que admitir que eu não gostei muito de como as coisas se resolveram. A solução final paras os mistérios me decepcionou um pouco. Não pela ideia em si, mas por ela desestabilizar outras ideias. Eu tenho a impressão de que vários conflitos poderiam ter sido resolvidos com uma simples conversa.

Apesar de não ter gostado tanto da resolução eu ainda admiro muito a história por tem conseguido criar tantos personagens carismáticos, por ter várias referências e temas que são muito interessantes, e por ter a força gravitacional do sol! Depois de entrar dentro do campo de interesse é quase impossível largar o jogo. E é algo audacioso e que merece se experimentado!

Eu gosto de dar notas ao jogo. Claro, notas são algo completamente subjetivo. Cada jogo recebe duas notas: Uma por Qualidade e outra por Dificuldade. A qualidade vai de 0 a 10. Um jogo de qualidade é divertido, memorável e visualmente distinto. A dificuldade vai de E até X. X é o mais difícil e E o mais fácil.

13 Sentinelas merece 9 em qualidade e C em dificuldade. Recomendado para qualquer pessoa que goste de novelas visuais e de JRPG`s.

Para você que leu os meus pensamentos até aqui, muito obrigado por assistir, significa muito para mim. Boa noite e até a próxima.
 
Topo Fundo