O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'A ciência não mata Deus', diz físico brasileiro Marcelo Gleiser, ganhador de prêmio anual nos EUA

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
O físico teórico brasileiro, que se esforça para demonstrar que ciência e religião não são inimigas, recebeu o prêmio Templeton
20190319110451822732u.jpg

O prêmio Templeton foi concedido, nesta terça-feira (19/3), ao físico teórico brasileiro Marcelo Gleiser (foto: AFP)

Washington, Estados Unidos - O prêmio Templeton, que recompensa a cada ano uma personalidade que explora "a dimensão espiritual da vida", foi concedido nesta terça-feira (19/3) ao físico teórico brasileiro Marcelo Gleiser, que se esforça para demonstrar que ciência e religião não são inimigas.

O professor de Física e Astronomia, especializado em Cosmologia, nascido no Rio de Janeiro há 60 anos e que mora desde 1986 nos Estados Unidos, não acredita em Deus. Ele é agnóstico.

"O ateísmo é inconsistente com o método científico", afirmou Gleiser à AFP na segunda-feira no Dartmouth College da Universidade de New Hampshire, onde é professor desde 1991.

"O ateísmo é uma crença na não-crença. Então você nega categoricamente algo contra o qual você não tem provas", acrescentou."Mantenho a mente aberta, porque entendo que o conhecimento humano é limitado", completa o cientista.

O prêmio Templeton é financiado pela fundação do falecido John Templeton, um americano presbiteriano que fez fortuna em Wall Street. Dotado com 1,1 milhão de libras esterlinas (quase 1,5 milhão de dólares, 50% a mais que o Nobel), já foi recebido desde 1973 por Desmond Tutu, o Dalai Lama, filósofos, outros astrofísicos, Alexander Solzhenitsyn, entre outros.

Com cinco livros em inglês e centenas de artigos em blogs e na imprensa dos Estados Unidos e do Brasil, Gleiser explica de que maneira ciência e religião estão direcionadas para responder perguntas muito similares sobre a origem do universo e da vida.

"A primeira coisa que você lê na Bíblia é uma história da criação", afirma. Judeus, cristãos, muçulmanos: independentemente da religião, "todos querem saber como o mundo surgiu".

Esta curiosidade fundamental, científica ou religiosa, leva, sem dúvida, a respostas diferentes. O método científico é feito de hipóteses refutáveis, o que não acontece com as religiões.

"A ciência pode dar respostas a certas questões, até um certo ponto". O que são o tempo, a matéria, a energia? As respostas científicas são válidas apenas em um âmbito teórico.

"Este é um problema conhecido na filosofia por muito tempo, chamado de problema de primeira causa: ficamos presos", afirma Gleiser, pai de cinco filhos. "Devemos ter a humildade para aceitar que estamos cercados de mistério".

"Arrogância" científica

Gleiser já escreveu sobre mudança climática, Einstein, furacões, buracos negros, a consciência... Seu credo é rastrear os vínculos entre a ciência e as humanidades, incluindo a filosofia. O que ele pensa dos que acreditam que a Terra foi criada em sete dias?

"Eles consideram a ciência como o inimigo, porque têm um modo muito antiquado de pensar sobre ciência e religião, no qual todos os cientistas tentam matar Deus", disse. "A ciência não mata Deus", completa.

Gleiser lamenta que os "novos ateus" tenham ampliado a distância com a religião, especialmente o cientista britânico Richard Dawkins (que pediu a prisão do papa Bento XVI pelos casos de pedofilia na Igreja católica), ou o falecido jornalista Christopher Hitchens, que criticava a Madre Teresa (a primeira a receber o prêmio Templeton).

Para Gleiser, que cresceu na comunidade judaica do Rio de Janeiro, a religião não é apenas a crença em Deus: dá um senso de identidade e comunidade. "Ao menos metade da população do planeta é assim".

"É extremamente arrogante para os cientistas descer de suas torres de marfim para fazer estas declarações sem compreender a importância social dos sistemas de crenças", opina.

"Quando você ouve cientistas muito famosos fazendo declarações como ... a cosmologia explicou a origem do universo e de tudo, e nós não precisamos mais de Deus. Isso é um completo nonsense", acrescenta. "Porque nós não explicamos a origem do universo em absoluto", conclui.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Correto. Boa parte da bíblia é calcada em preceitos científicos, mas nego não entende que a ciência em si foi visualizada e explicada por leigos. Se algum de nós voltasse 100 anos no passado e mostrasse um smartphone pra alguém do povo, como eles iriam falar sobre?
 

Karamazov

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
1.661
Pontos
233
Isso é algo óbvio não? É extremamente estúpido usar a ciência para tentar "matar" Deus, da mesma forma que é igualmente estúpido usar a ciência para "provar" a existência de Deus. Utilizar a ciência para provar a existência ou inexistência de algo que faz parte do campo da metafísica é puro bullshit.
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.935
Reações
55.065
Pontos
1.839
Finalmente alguém com respaldo para falar o óbvio.

Agora é só esperar extremistas de ambos os lados para tentar refutar o físico. Daqui a pouco aparece um que diz que ele "provou" o design inteligente ou outro da Atea para menosprezar a bagagem científica dele, dizendo que sua produção científica até hoje foi meio irrelevante.
 


Tyrael_

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.578
Reações
6.624
Pontos
1.349
Somente quando se estuda a história da Ciência e de seus expoentes em geral, nos diversos ramos que a Ciência possui, um pode constatar que os maiores intelectuais das suas respectivas épocas possuíam uma crença Divina.
Alguns até "enlouqueceram", receberam um chamado SANCTO e foram peregrinar na TERRA SANCTA.
Mas, é só história, né...
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Uma pergunta que só será respondida com a nossa própria morte ou não.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Só acho tosco esse panos quentes tendenciosos do Gleiser. Ele não está errado nas afirmações, mas ele sempre se limita a um lado apenas só pra agradar a plateia específica.

A ciência não mata nem confirma Deus. A mesma coisa pra Exu, Gumbala, Alá, Odin, Sargeras e etc. O que a ciência mata são as afirmações objetivas e falseáveis que as religiões fazem: como a literalidade do Gênesis, mitos de criação hinduístas e etc.

Quando você considera isso a afirmação, do Gleiser é falaciosa ou, pelo menos, esquisita. Ele faz todo esse esforço em falar que o ateísmo é incompatível com o método científico quando o outro lado também é verdadeiro, ou seja assim como o ateísmo é incompatível o teísmo também o é.

O problema é que existe essa corrente atual em dizer que o ateísmo é errado pra tentar trazer o teísmo mais próximo do agnosticismo, quando na realidade ele só está fazendo o que ele condena (reclama do afastamento que os ateus fizeram entre religião e ciência ao mesmo tempo em que ele tenta afastar ciência e ateísmo).

A verdade é que, fora das análises falseáveis de contos religiosos, tanto a crença quanto a descrença categórica não passam pelo crivo científico, pura e unicamente porque não tem nada que dê pra passar além de opinião pessoal imaterial. Mas isso é ok, você pode acreditar em (d)Deus(es), desacreditar ou mesmo qualquer outra opção entre ou além delas que isso é uma prerrogativa sua, enquanto a ciência como instituição tem a liberdade de poder esperar por um tempo indefinido para obter uma resposta, nós, como pessoas, não temos todo esse tempo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
O coitado do Carl Jung estudou tanto isto e ao invés de usarem o que ele descobriu simplesmente ignoram. E olhe que ele perdeu a sanidade para demonstrar exatamente o que havia ali e os caras ainda nesse papo de crianças.
A humanidade precisa entender a Religião, não sob aspectos do gênero "existe x não existe" isto é irrelevante, a Religião como fenômeno, porque tantos se dedicam a isto, porque tanto se deixam dominar ou dominam outros usando isto, para que serve, como é que isto funciona, porque temos conflitos e contradições, como fazer isso se tornar menos doentio.
Eu já encontrei a resposta infelizmente não vejo como traduzi-la em um livro ou frase, não tenho essa capacidade de um Sócrates para dizer façam isso e vai ficar tudo bem. Sempre que entro em discussões religiosas, eu acabo me perdendo na doença do outro que não tem sabedoria de escutar o que tenho a dizer, portanto não tenho paciência para estas conversas imbecis se Deus existe ou não existe, se age na Terra ou está ausente, se religião X é melhor que Y, o que sei e tenho certeza é que não conheço quem esteja isento da influencia da religião de onde nasceu e foi criado, salvo se criado em uma caverna.
E a maneira como os orientais enxergam o principio religioso é totalmente oposto ao do ocidente, eles acreditam em uma maneira distinta especialmente os budistas, especialmente eles tem formas diferentes em encarar isso e não parecem preocupados se isso existe, eles aceitam o fenômeno mental e convivem com isto. Nós ocidentais é que temos a mania de achar que tudo deve ser escrutinado e de alguma maneira provado ou falseado, não é necessário, o que precisa ser estudado é a mente e se conseguíssemos aceitar o fenômeno da religião, dizer os parâmetros pelos quais ela funciona evitaríamos os fanáticos com maior eficácia mas não vejo isto acontecer, é mais fácil se enebriar na loucura dos lideres e fingir fingir e derramar-se na hipocrisia pois muitos conscientemente, frequentam uma igreja mas não acreditam em absolutamente nada que é dito ali! São os famosos crentes hipocritas, vão a igreja apenas pelo fator social, alguns até acreditam mesmo em outras coisas como por exemplo no Candomblé, Espiritismo ou mesmo são totalmente céticos mas continuam a ir apenas pelo convívio com os amigos...
E outro ponto, o imenso preconceito religioso que paira por aí, principalmente em evangélicos que dizem anátema o Espiritismo, o Candomblé, Umbanda tudo o mais que eles não acreditam dizem ser automaticamente, "coisa do diabo". Isto sinceramente é uma estupidez sem tamanho e falta de compreensão do fenômeno. Eu acho que é mais fácil encontrar crentes honestos e sinceros no que acreditam mais nos cultos afro que nos evangélicos pois simplesmente, vi muitos ali apenas a fazer as danças, os gritos, as pirotécnicas, o falar em línguas estranhas, mas na prática, não se via nada de prático e de fé tão pouco apenas na hora do culto era bonito ver lagrimas a correr mas na verdade, o sujeito era um tremendo ateu! Enquanto que no Candomblé ou Espiritismo, os que lá estão não querem saber do show, tem fé no que estão a fazer e acreditam no que seja lá o que for que ali está. Esta diferença é crucial, porque ir em uma religião se não acredita verdadeiramente nela? Se quando em momentos de aperto pensa em outra coisa que não aquilo que lá está? Para que te serve?
 
Ultima Edição:

Leeroy

Habitué da casa
Mensagens
245
Reações
418
Pontos
98
Já foi dito anteriormente, mas repito: Deus é um assunto não para a ciência, mas pra as filosofias metafísicas. A ciência é, resumidamente, um instrumento para se medir a realidade, isto é, o mundo físico — apenas.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Isso é algo óbvio não? É extremamente estúpido usar a ciência para tentar "matar" Deus, da mesma forma que é igualmente estúpido usar a ciência para "provar" a existência de Deus. Utilizar a ciência para provar a existência ou inexistência de algo que faz parte do campo da metafísica é puro bullshit.

Tava conversando com amigo evangelico outro dia sobre isso.
No máximo, o que pode ocorrer num futuro próximo, é que evidencias investigadas mostrem que algo que está na Biblia não foi exatamente como relatado.
Como uma discussão que vi outro dia onde se discutia se Adão e Eva era literal ou uma parábola. Mas nada disso, tira mérito das religiões ou prova que inexiste um Deus.
Eu ainda acho que o mais racional é ser agnóstico, ou seja, ter ciencia que não sabemos tudo. Assim como não é necessário por não sabermos a verdade, apenas assumir algo como verdadeiro.
E quem tem fé, acho ótimo, que tenha. A muitos faz bem e dá um belo norte moral, senso de comunidade entre outras coisas.
Pena que muitos cristãos não agem baseado no que acreditam. E felizmente, alguns pelo menos tentam ao maximo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
No máximo, o que pode ocorrer num futuro próximo, é que evidencias investigadas mostrem que algo que está na Biblia não foi exatamente como relatado.
os caras estão sempre a fazer upgrades bíblicos. isso já é uma constante deles. antigamente achava-se que a Terra era plana e que o sol circundava a terra e que havia um oceano no céu, as tais águas celestes sustentadas por colunas.
Ao ver esse diagrama, vemos exatamente como eles pensavam
67080

Está aí, com referencia a cada um dos versículos para quem quiser ver e tentar novamente dizer que eu minto. Está tudo aí!
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Ausencia de evidencia não implica evidencia de ausencia. Ok.

Mas sem evidencia não há razão nenhuma pra ficar assumindo existencia tambem. E continuo achando 100% que ciencia e aspectos sobrenaturais da religiao sao mutuamente exclusivos. Muito facil falar que só por que nao passa em qualquer metodo cientifico que é por que o metodo cientifico nao aplica. Lembre-se que se vc segue uma fé, voce concorda com ateu sobre todas as outras.
 
Ultima Edição:

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Eu como cristão fico bem feliz ao ver que ainda existam cientistas que - ainda que não acreditem em Deus - têm humildade suficiente pra admitir que a ciência não é infalível e que ela é limitada ao tentar responder as perguntas mais importantes da humanidade.
Mas é triste saber que esses sensatos são poucos em comparação ao exército de arrogantes, jocosos e insensatos cientistas e neo ateistas (nesse fórum tem alguns...) que não perdem uma oportunidade de zombar da fé alheia, e que se recusam a descer de seus pedestáis de presunção e impáfia, mas que não se apercebem que eles mesmos acabaram transformando a ciência em uma espécie de religião onde eles são os seguidores fiéis ao passo que Richard Dawkins é o seu papa. rs
 

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
Lembrem-se que a queda dos muros de jerico fora causada pelo maior Terremoto que ja atingiu a região do oriente medio, e ate hoje tanto a comunidade científica e a igreja tentam encontrar relatos sobre o ocorrido, pois fora falha inteira que deu tilt.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Lembrem-se que a queda dos muros de jerico fora causada pelo maior Terremoto que ja atingiu a região do oriente medio, e ate hoje tanto a comunidade científica e a igreja tentam encontrar relatos sobre o ocorrido, pois fora falha inteira que deu tilt.
não é isto que está escrito na bíblia, nao teve terremoto nenhum mas sim um povo tocando trombetas
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
os caras estão sempre a fazer upgrades bíblicos. isso já é uma constante deles. antigamente achava-se que a Terra era plana e que o sol circundava a terra e que havia um oceano no céu, as tais águas celestes sustentadas por colunas.
Ao ver esse diagrama, vemos exatamente como eles pensavam
Visualizar anexo 67080

Está aí, com referencia a cada um dos versículos para quem quiser ver e tentar novamente dizer que eu minto. Está tudo aí!

Isaías 40:22
Há Alguém que mora acima do círculo da terra:kjoinha
 

Biroliro

Bam-bam-bam
Mensagens
124
Reações
379
Pontos
238
A resposta de Chesterton sobre ciência x religião; "Não conhecemos o mundo em que vivemos. Baseamo-nos em centenas de fatos sem confirmá-los, acreditamos em máximas sem questioná-las, construímos dogmas achando desconstruir outros — que já nem sequer são dogmas — quando, na verdade, o que se tem é nosso aprisionamento. O louco, para Chesterton, é aquele que perdeu tudo menos a razão, e que ao pensar encontrar nela a sua liberdade, restringe-se a um círculo perfeito, porém extremamente limitado. Crer, ou ao menos considerar possível, ele explica, amplia nossos horizontes. Posso estudar aquilo que é possível, mas não tenho por que me ater àquilo que excluo desse campo. Dentro de si, as crenças podem fazer sentido, mas vistas externamente são frágeis e fixas. O cético, nesse sentido, pode tornar-se dogmático por simplesmente assumir certas “verdades céticas” — não racionalmente analisadas, como a verdade cristã, ou tornar-se imóvel, por duvidar de sua própria capacidade. Os que insistem irracionalmente nessa falta de transcendência, explica, são filhos da Lua e portanto lunáticos, vivendo nesse círculo perfeito e inconfundível, porém de rota previsível“.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Pelo contrário, ele até alfinetou o ateísmo.
Outro que fica meio indignado quando o associam ao ateísmo é neil degrasse tyson, me lembro de ter visto ele comentando isso em alguma entrevista.

ele alfineta o "Ateísmo militante", mais especificamente o "movimento anti religião" criado por Richard Dawkins... ele deixa bem claro isso no livro "Criação Imperfeita"
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.642
Pontos
744
O cara foi direto e prático. Ele não consegue provar que Deus existe. Da mesma forma, ele não consegue comprovar que Deus não existe.

Logo, a conclusão dele é a de que não pode dizer se Deus existe ou não existe.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
A ciência não mata Deus ou a fé de ninguém, o problema é que tem muito pastor picareta querendo que as pessoas tenham o mesmo conhecimento científico da época que a Bíblia foi escrita, ai surge esse embate.
 
Mensagens
146
Reações
121
Pontos
228
ele alfineta o "Ateísmo militante", mais especificamente o "movimento anti religião" criado por Richard Dawkins... ele deixa bem claro isso no livro "Criação Imperfeita"

Ótimo livro inclusive.

Tipo, não tenho como saber se o conteúdo dessa matéria foi dito por ele mesmo, não vi o vídeo. Já em "criação imperfeita" é algo dele, então tudo que ele diz lá é realmente o que ele pensa no momento em que foi escrito.

Segundo a citação dessa entrevista, ele dá uma certa alfinetada com elegância no ateísmo independentemente da militância de Dawkins. o trecho mostra claramente isso ...

"O ateísmo é uma crença na não-crença. Então você nega categoricamente algo contra o qual você não tem provas", acrescentou."Mantenho a mente aberta, porque entendo que o conhecimento humano é limitado"

"então você nega categoricamente algo contra o qual você não tem provas" "mantenho a mente aberta"
Independente de alguém ir a um talk show e falar que o ateísmo é o caminho, ele disse que mantém a mente aberta por não ser ateu.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo