O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A Constituição Oculta do Homem.

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Nota aos colegas do fórum:

Primeiro que o conhecimento posto aqui é de corrente teosófica, portanto, aberto ao público.

Segundo quero registrar que em minha visão como discípulo da Sabedoria Iniciativa das Idades essa corrente de pensamento é uma abordagem inicial, pois, sim, existem outras correntes, vindas de outras escolas, com conhecimento posterior e mais elevado.

Terceiro, há ainda conhecimento não divulgado sobre o assunto, os quais, somam e dão uma perspectiva mais ampla para quem busca a Iniciação, todavia cada um deve trilhar seu próprio caminho, portanto aqui, vamos apontar algumas direções.

De tal modo compreendo que muito do que está aqui pode gerar dúvidas profícuas e, se for do seu interessar, compartilhes; pois se estiver ao meu alcance não hesitarei em auxiliar.

O importante é não acreditem em nada do que está aqui se isso não for somar em suas vidas de forma prática e em direção a uma evolução tendo por foco a transformação com base no trabalho, a superação com base no caráter e metástase com base na cultura, somado sobretudo na medida que compreendam de forma objetiva o que é caminhar em direção ao bem o bom e o belo e estes possam ser a sua ética a sintética e a estética respectivamente

Há muito mais a ser abordado, dependendo do desenvolvimento, vamos em frente, portanto não se limitem a isso para seus julgamentos.

Os termos são do Sânscrito, todavia a sua tradução carrega consigo um significado contemporâneo, portanto, qualquer coisa, podem perguntar.

Fiquem bem e em paz, tenham uma boa vida e um feliz sempre.


A CONSTITUIÇÃO OCULTA DO HOMEM

Vamos tratar do estudo dos princípios do homem. Primeiramente visualizaremos o homem sob três aspectos principais: o homem como unidade; o homem como ternário e o homem como setenário. Veremos depois, em linhas gerais, o último aspecto, ou seja, o homem como setenário.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PRINCÍPIOS DO HOMEM

Existe um ser manifestado, Infinito e Incognoscível, que jaz por trás de tudo quanto possa ser conhecido em nosso universo. Este ser Imanifestado também é denominado de Tat, Asat, Ain Suf, Absoluto, Divina Essência, Substância Eterna, Incognoscível, Parabram. Parabram significa além de Bram, isto é, do Universo Manifestado. Parabram "não é objeto de conhecimento, pois é a causa do próprio conhecimento".

Contrapondo-se a este Ser Eterno, se assim podemos nos expressar, apresenta-se-nos o Universo Manifestado, o Cosmos, do qual participamos. Este Universo Manifestado é finito, pois tudo que tem princípio deve, logicamente, ter fim, representa uma emanação cíclica do próprio Parabram, na aurora do Manuântara.

Como ensinam as tradições, o Universo Manifestado é constituído de uma só matéria, aqui no sentido genérico, que se apresenta com nuances diferentes, densidades distintas, de maior ou menor sutileza, que são os chamados Planos Cósmicos ou Planos do Universo. Assim, à maneira de um rio cujas águas ao saírem da nascente são puras e cristalinas, mas que pouco a pouco se turvam e se maculam com o carreamento das terras, também a emanação única de Parabram, ao se manifestar, vai se condensando até constituir o plano mais inferior do Cosmos ou plano físico.

Podemos dividir, didaticamente, os planos cósmicos em sete, os quais não constituem camadas superpostas, como poderá parecer, mas um todo em que os mais sutis interpenetram os mais grosseiros.

58143

Vemos acima um esquema representativo dos planos cósmicos que, em essência, constituem uma unidade: o macrocosmo.

Mas voltemos ao homem.
Que é o homem se não um todo constituído de elementos retirados dos planos cósmicos?

É, portanto, uma miniatura desse Cosmos, um microcosmo. Assim, baseando-se no fato de ser o homem estruturado à custa de materiais dos planos universais, e, podendo estes ser representados por uma unidade, analogicamente, o homem, na síntese das sínteses, representa um unitário.

Já dizia Krishna a Arjuna, no Bhagavad Gitâ:

"Eu sou a origem de tudo, o universo inteiro de mim dimana. Eu sou o princípio, o meio e o fim de todas as coisas. Vê e observa o Universo inteiro, com todos os seres animados e inanimados, formando uma unidade, um todo no meu corpo..." "Vê, pois, ó filho da Terra, e contempla-me, que sou um só, em milhares e milhões de diferentes e variadíssimas formas".

Dessa passagem, podemos dizer que o homem como espírito e matéria apresenta-se como uma dualidade.

Vejamos o homem como uma triplicidade. Encontramos nos ensinamentos de filósofos gregos, tais como Platão e seu discípulo Aristóteles de Estágira, referências ao que eles chamavam de alma tríplice. Corresponde ao nosso corpo, alma e espírito, ou do grego Physis ou Soma, o corpo físico; Psychê, a alma e Nous, o espírito.

A Târaka-Râja-Ioga tem a seguinte classificação:
Sthulopadhi - o corpo físico;
Sukshmopadhi - o corpo anímico;
Karonopadhi - o corpo espiritual.

O sufixo upadhi significa, em sânscrito, "o que oculta", isto é, aquilo que oculta ou serve de veículo ao Ego Divino, ao Atmã.
O veículo intermediário, a alma ou Sukshmopadhi representa o liame plástico entre a parte física ou grosseira do homem e seu corpo espiritual ou Karanopadhi liga-se a Sthulopadhi.
Vejamos o homem como um setenário, ou seja, dividido em 7 veículos ou corpos, rupas em sânscrito, indo do mais sutil para o mais grosseiro.

58144
É necessário atentar que estes veículos formam um todo. Esta divisão é, pois, meramente didática e traduz as propriedades e funções de determinadas variedades de matéria que o formam. Em outras palavras, os veículos são constituídos de energias ou matérias que formam os planos cósmicos, cabendo a cada um, analogicamente, uma determinada qualidade, um determinado atributo.

Passemos a ver sumariamente os princípios do homem.

1º Veículo - Físico
Variando com a função de seus diferentes órgãos, podemos dividir o homem físico em vários sistemas ou aparelhos, cujos principais são:
a) Sistema ósseo;
b) Sistema Muscular (Voluntário e Involuntário);
c) Sistema Digestivo;
d) Sistema Respiratório;
e) Sistema Cardio Vascular ou Circulatório;
f) Sistema Nervoso;
g) Sistema Glandular.

2º) Veículo - Duplo Etérico
Constituído de matéria etérica, como o nome indica, possui este corpo duas funções principais:
a) serve de ligação entre o corpo físico e o corpo astral;
b) recebe e distribui a energia ao corpo físico, sem o que este seria um montão de átomos dispersos.

O duplo etérico, vitalizando o corpo, agrega seus elementos, suas células, para as variadas funções por nós estudadas. Para tanto possui o etérico os chamados chacras (do sânscrito: Rodas) ou centros de energia vital que aos olhos do vidente se apresentam como discos de variadas colorações girando no sentido dos ponteiros de um relógio. Os principais chacras são os seguintes:
  1. Muladhara ou raiz situado no cóccix;
  2. Svadistana ou esplênico, em relação com o plexo hipogástrico (baço e pâncreas);
  3. Manipura ou Umbilical em relção às supra reais;
  4. Anahata ou Cardíaco sobre o coração;
  5. Vishuda ou Laríngeo na garganta;
  6. Ajna ou Frontal na testa;
  7. Sahashara ou Coronal no alto da cabeça.
3º) Veiculo - Astral ou Cama
Cama, em sânscrito, significa "desejo" e traduz justamente a parte afetiva do homem. É a sede das sensações de prazer e dor. Acha-se em estreita união com o veículo imediatamente superior, o mental concreto. Ao vidente se apresenta com contornos nítidos, dotado de coloração, que varia com o tipo de sentimento que o ser apresenta. Tal como o etérico possui seus chacras ou centros de força, ainda que só ativos em seres espiritualmente desenvolvidos. Após a morte física este corpo, somado ao mental concreto, constitui o Cama-Rupa das tradições.

4º) Veículo - Mental Concreto ou Cama-Manas
É Manas quem discrimina as sensações, é o chamado mental discursivo ou discriminativo. Ele compara as impressões passadas com as atuais, tirando suas deduções; fenômeno esse a que chamamos de raciocínio. O estágio atual da evolução humana acha-se no aperfeiçoamento e desenvolvimento deste veículo. Os demais, só serão desenvolvidos nas futuras raças-mães, nos futuros ciclos evolutivos, pois a nossa consciência neles ainda não está focada.

5º) Veículo - Mental Abstrato ou Manas Arrúpico
Deste veículo temos apenas vislumbres e é por seu intermédio que concebemos as idéias abstratas de toda a natureza.

6º) Veículo - Budhi
Caracteriza-se pelo conhecimento intuitivo, direto. É um conhecimento global, sintético sobre determinada coisa, o que coincide com o que a moderna psicologia chama de Intuição.

7º) Veículo - Atmã
Não constitui na realidade um veículo, é a própria chispa divina "que pende da chama pelo fio mais tênue de Fohat", como nos diz a Doutrina Secreta.

Atmã é o próprio Ego Divino que como um Raio de Surya, o Sol, desce aos planos da matéria para adquirir consciência e para isto se reveste de veículos, de capas, originárias dos planos cósmicos. É, portanto, a queda na matéria, a PraVritti-Marga, o caminho da descida. Mas esse descenso tem um limite, onde então começa o caminho da ascensão, a NiVritti-Marga dos orientais.

É Atmã a própria vida, como Jivatmã e, portanto, é mantenedor deste setenário, que é o homem.
 
Ultima Edição:

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Para um maior entendimento do que foi sintetizado aí teria que ter um maior conhecimento do Hinduísmo, pelo que eu sei a Teosofia mistura conceitos de diversas religiões.
 


Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.876
Reações
3.943
Pontos
1.544
Desculpem coveirar, mas eu não tinha visto o tópico ainda. Espero que possa contribuir para o tópico.

Eu li a Doutrina Secreta 1 e 2 e alguns livros teosóficos do C. W. Leadbeater em uma época que estava buscando um caminho espiritual. Vim de uma família Católica (mais culturalmente do que religiosamente falando) e já no início da adolescência fazia perguntas cujas respostas eram "não se questiona Deus" e coisas assim.

A Doutrina Secreta (os ensinamentos da Blavatsky) são muito interessantes e eu os coloquei em prática em uma fase bem interessante de minha vida e pude comprovar o poder e sabedoria dela, pois consegui ter várias experiências espirituais sublimes que carrego comigo até hoje.

Após um tempo percebi que, PARA MIM, faltava algo e então me encontrei finalmente no Budismo Tibetano e hoje vejo que o Budismo satisfaz plenamente meus anseios espirituais de forma que nada mais é capaz. Apesar disso, tenho muito carinho pela Doutrina Secreta e Teosofia e sei que foram um passo crucial para que eu chegasse até em "casa".

Abraços
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
belo relato.

tambem vim de uma familia mais culturalmente catolica do que religiosamente catolica, e o papel que a Helena fez em tua vida o Kardec fez na minha.

e, assim como você se afastou da teosofia, eu me afastei do espiritismo, por motivos que eu já explanei em outro tópico.
 

Usuário curioso

Ser evoluído
Mensagens
162
Reações
246
Pontos
43
Desculpem coveirar, mas eu não tinha visto o tópico ainda. Espero que possa contribuir para o tópico.

Eu li a Doutrina Secreta 1 e 2 e alguns livros teosóficos do C. W. Leadbeater em uma época que estava buscando um caminho espiritual. Vim de uma família Católica (mais culturalmente do que religiosamente falando) e já no início da adolescência fazia perguntas cujas respostas eram "não se questiona Deus" e coisas assim.

A Doutrina Secreta (os ensinamentos da Blavatsky) são muito interessantes e eu os coloquei em prática em uma fase bem interessante de minha vida e pude comprovar o poder e sabedoria dela, pois consegui ter várias experiências espirituais sublimes que carrego comigo até hoje.

Após um tempo percebi que, PARA MIM, faltava algo e então me encontrei finalmente no Budismo Tibetano e hoje vejo que o Budismo satisfaz plenamente meus anseios espirituais de forma que nada mais é capaz. Apesar disso, tenho muito carinho pela Doutrina Secreta e Teosofia e sei que foram um passo crucial para que eu chegasse até em "casa".

Abraços
Poderia compartilhar estas experiências?, sou apenas um cético leigo buscando vivências.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.876
Reações
3.943
Pontos
1.544
belo relato.

tambem vim de uma familia mais culturalmente catolica do que religiosamente catolica, e o papel que a Helena fez em tua vida o Kardec fez na minha.

e, assim como você se afastou da teosofia, eu me afastei do espiritismo, por motivos que eu já explanei em outro tópico.

Gostaria de saber os motivos, se for possível (mesmo que indique em qual tópico falou sobre isso).

Eu cheguei a ir ao Espiritismo, tive algum contato com o chamado Espiritsmo Mesa Branca (parece que há alguma dificuldade em definir os tipos de Espiritismo), onde embora eu tenha visto que há uma busca sincera e digna pela bondade, o referido caminho não satisfez todas as questões que tinha.

Poderia compartilhar estas experiências?, sou apenas um cético leigo buscando vivências.

Nos livros da Blavastky existem vários exercícios ou práticas de meditação e outras práticas diferentes, como visualizar o universo, algumas de respiração, exercícios na hora de dormir e acordar e eu fiz todos os que estavam no livro. É por causa disso que eu tive essas experiências.

Eu tive algumas experiências de sentir a noção de expansão até um ponto que não havia separação entre "eu" e o todo. Eu andava e conseguia sentir como se as folhas da árvore estivessem encostando em mim, mas eu estava há cerca de meio metro delas, esse tipo de coisa. Como se eu estivesse conectado com a natureza a minha volta e isso trazia uma sensação maravilhosa de paz e harmonia.

Essa paz ajudou a trazer uma paciência que nunca tive, é como se qualquer coisa que acontecesse de ruim, se tornasse tão pequena que não me desequilibrava de jeito nenhum. Pessoas quando gritavam comigo não me alteravam em nada e eu só tinha uma sensação boa e pacífica ao me mover, falar, dormir, etc. Ao dormir, dormia em paz e rapidamente, dormia bem, acordava quando o sol nascia, naturalmente, muito disposto e cheio de energia.

Durante minhas interações com as pessoas, é como se eu sentisse o que elas sentiam, havia uma integração inexplicável pela lógica. Eu sentia as pessoas, mas não havia qualquer desejo ou interesse de usar isso em benefício próprio, apenas de viver o momento presente. Havia uma alegria em simplesmente estar vivo.

Isso durou uns 2 meses se não me engano. Eu falava apenas quando tinha algo de benéfico a dizer (então falava bem menos, rs) e quando falava, prestava atenção em cada palavra que usava, de uma forma que a minha fala apenas criasse harmonia e paz nos outros também. Na época eu morava com meus pais, que são pessoas muito inquietas e confusas. Até eles mudaram durante esse período.

Basicamente é isso.
 

Usuário curioso

Ser evoluído
Mensagens
162
Reações
246
Pontos
43
Gostaria de saber os motivos, se for possível (mesmo que indique em qual tópico falou sobre isso).

Eu cheguei a ir ao Espiritismo, tive algum contato com o chamado Espiritsmo Mesa Branca (parece que há alguma dificuldade em definir os tipos de Espiritismo), onde embora eu tenha visto que há uma busca sincera e digna pela bondade, o referido caminho não satisfez todas as questões que tinha.



Nos livros da Blavastky existem vários exercícios ou práticas de meditação e outras práticas diferentes, como visualizar o universo, algumas de respiração, exercícios na hora de dormir e acordar e eu fiz todos os que estavam no livro. É por causa disso que eu tive essas experiências.

Eu tive algumas experiências de sentir a noção de expansão até um ponto que não havia separação entre "eu" e o todo. Eu andava e conseguia sentir como se as folhas da árvore estivessem encostando em mim, mas eu estava há cerca de meio metro delas, esse tipo de coisa. Como se eu estivesse conectado com a natureza a minha volta e isso trazia uma sensação maravilhosa de paz e harmonia.

Essa paz ajudou a trazer uma paciência que nunca tive, é como se qualquer coisa que acontecesse de ruim, se tornasse tão pequena que não me desequilibrava de jeito nenhum. Pessoas quando gritavam comigo não me alteravam em nada e eu só tinha uma sensação boa e pacífica ao me mover, falar, dormir, etc. Ao dormir, dormia em paz e rapidamente, dormia bem, acordava quando o sol nascia, naturalmente, muito disposto e cheio de energia.

Durante minhas interações com as pessoas, é como se eu sentisse o que elas sentiam, havia uma integração inexplicável pela lógica. Eu sentia as pessoas, mas não havia qualquer desejo ou interesse de usar isso em benefício próprio, apenas de viver o momento presente. Havia uma alegria em simplesmente estar vivo.

Isso durou uns 2 meses se não me engano. Eu falava apenas quando tinha algo de benéfico a dizer (então falava bem menos, rs) e quando falava, prestava atenção em cada palavra que usava, de uma forma que a minha fala apenas criasse harmonia e paz nos outros também. Na época eu morava com meus pais, que são pessoas muito inquietas e confusas. Até eles mudaram durante esse período.

Basicamente é isso.
Quais os livros que você leu?, poderia me recomendar ou passar material em pdf?, e este encontro com o budismo tibetano se deu de que forma?, não achei muita coisa com relação a esta linha.
 

Scant S/A

Bam-bam-bam
Mensagens
646
Reações
2.544
Pontos
283
[QUOTE = "firulero, postagem: 18569219, membro: 135676"]
que porra é isso
[/CITAR]
apenas uma metáfora...
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
Gostaria de saber os motivos, se for possível (mesmo que indique em qual tópico falou sobre isso).

eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.
 

Scant S/A

Bam-bam-bam
Mensagens
646
Reações
2.544
Pontos
283
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

(...)

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.

Pq a umbanda?
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
porque explica as coisas que o espiritismo ensina, porém sem ser um pseudocristianismo e sem abrir passagem para ego e vaidade de dirigente de centro espírita.

tenho colegas que são ex-espíritas, e hoje frequentam a umbanda.

o oposto, nunca vi.
 

Scant S/A

Bam-bam-bam
Mensagens
646
Reações
2.544
Pontos
283
porque explica as coisas que o espiritismo ensina, porém sem ser um pseudocristianismo e sem abrir passagem para ego e vaidade de dirigente de centro espírita.

tenho colegas que são ex-espíritas, e hoje frequentam a umbanda.

o oposto, nunca vi.
recomenda algum livro?
 

Usuário curioso

Ser evoluído
Mensagens
162
Reações
246
Pontos
43
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.
E quais princípios norteariam a reencarnação?, porque este eterno retorno se não há um processo de karma ou de evolução por trás?, poderia partilhar algumas de suas experiências metafísicas que corroboram com a sua visão de mundo hoje?.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
porque explica as coisas que o espiritismo ensina, porém sem ser um pseudocristianismo e sem abrir passagem para ego e vaidade de dirigente de centro espírita.

tenho colegas que são ex-espíritas, e hoje frequentam a umbanda.

o oposto, nunca vi.
Um post mais honesto do que uns 90% dos espíritas.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
E quais princípios norteariam a reencarnação?, porque este eterno retorno se não há um processo de karma ou de evolução por trás?, poderia partilhar algumas de suas experiências metafísicas que corroboram com a sua visão de mundo hoje?.

nobre curioso,

aconselho que você, com tempo e disposição, estude todas as páginas deste tópico aqui: https://forum.outerspace.com.br/ind...ia-mística-teoria-conspiração-e-afins.559796/

falo sobre isso que você perguntou e muito mais.

se por acaso você não gostar do tópico, então desconsidere minha sugestão.

abs.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.876
Reações
3.943
Pontos
1.544
Quais os livros que você leu?, poderia me recomendar ou passar material em pdf?, e este encontro com o budismo tibetano se deu de que forma?, não achei muita coisa com relação a esta linha.

Os livros que eu li foram A Doutrina Secreta 1, A Doutrina Secreta 2, O Lado Oculto das Coisas e alguns outros mais ligados à Teosofia que não me marcaram o suficiente para serem citados. Também li alguns trechos do Ísis sem Véu, que é considerado como uma versão anterior e menos completa talvez de a Doutrina Secreta.

Como introdução a tudo que a Doutrina Secreta aborda, eu recomendaria o Lado Oculto das Coisas, do Leadbeater. Todos esses livros eu li no papel mesmo.

O Encontro com o Budismo Tibetano ocorreu nessa época em que estava lendo a Doutrina Secreta e um grande amigo tinha acabado de retornar da Índia e me contou sobre as experiências que teve e eu vi as mudanças impressionantes que aconteceram com ele. Aí ele começou a me contar do Budismo Tibetano e me emprestou um livro que mudou minha vida.

Desde então, já faz mais de uma década eu nunca mais parei de estudar e praticar o Budismo Tibetano e ao que tudo indica, vou fazer isso até o dia de minha morte.

Recomendo que não baixe qualquer coisa aleatoriamente, pois como tudo hoje em dia, há muita porcaria disponível que pode estragar sua cabeça.

Se quiser ter uma introdução a esse caminho espiritual ou ciência da mente (como alguns mestres se referem ao Budismo), recomendo o Portões da Prática Budista, de Chagdud Tulku Rinpoche. O livro é uma maravilhosa introdução.


Qual Rama do Budismo praticas caro @Tsultrim ?

Essa é uma pergunta que admite algumas respostas.

Basicamente eu pratico o Budismo Tibetano, da Linhagem Nyingma..

eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.

Muito interessante. Concordo com suas conclusões, a meu ver são bastante lúcidas. A Umbanda parece interessante, realmente. Eu tive pouco contato. O problema que a maioria dos caminhos espirituais e religiões enfrenta no mundo inteiro e que sempre enfrentou é a falta de critérios fortes na sequência da linhagem de mestres e praticantes. Assim, com o tempo os caminhos vão sendo esquecidos, pessoas sem realização acabam usando o caminho para fins egoístas e aquilo se perde ou se torna um caminho falso.

O Cristianismo é o maior exemplo disso, a meu ver, já que hoje ter acesso aos ensinamentos do próprio Cristo de forma imaculada é praticamente impossível para a maioria das pessoas. Só historiadores com acesso a ensinamentos antigos ou monges em monastérios têm esse privilégio.

Nisso eu acredito que o Budismo conseguiu minimizar tais danos, pois a linhagem só é passada de mestre realizado para mestre realizado. E, ao contrário do que poderia parecer a quem vê de fora, existem critérios para mensurar a realização de alguém, como a estabilidade da mente diante de situações extremas, sonhos premonitórios, visões e contato direto com deidades, por exemplo.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Se quiser ter uma introdução a esse caminho espiritual ou ciência da mente (como alguns mestres se referem ao Budismo), recomendo o Portões da Prática Budista, de Chagdud Tulku Rinpoche. O livro é uma maravilhosa introdução.
230577


Fiquei decepcionado com esse livro. Após anos ouvindo sobre a filosofia budista, a leitura me trouxe a óbvia, mas também decepcionante constatação de que budismo é também uma religião.

Acho fascinante a prática de técnicas que permitem controlar a natureza reativa da mente. Ainda sim, a metodologia budista aparentemente se baseia no reconhecimento dos três venenos, apego, aversão, e ignorância. A ignorância, entretanto, é aquela sobre sua verdadeira natureza, e não pode ser combatida sem o salto de fé em aceitar a natureza da própria realidade conforme pregado pela doutrina.
 
Ultima Edição:

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O budismo assim como toda doutrina, acaba se transformando em religião.

Mas existem duas ramas em particular com um conhecimento realmente iniciático.

A questão é que hoje muita coisa já se disseminou pelo caminho da teosofia.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.876
Reações
3.943
Pontos
1.544
Visualizar anexo 230577


Fiquei decepcionado com esse livro. Após anos ouvindo sobre a filosofia budista, a leitura me trouxe a óbvia, mas também decepcionante constatação de que budismo é também uma religião.

Acho fascinante a prática de técnicas que permitem controlar a natureza reativa da mente. Ainda sim, a metodologia budista aparentemente se baseia no reconhecimento dos três venenos, apego, aversão, e ignorância. A ignorância, entretanto, é aquela sobre sua verdadeira natureza, e não pode ser combatida sem o salto de fé em aceitar a natureza da própria realidade conforme pregado pela doutrina.

Na verdade a ignorância pode ser subdividida em duas, a ignorância mais "cotidiana" que é um dos três venenos e a ignorância mais básica, que nada mais é do que a falta de reconhecimento da natureza pura da mente.

Se você parar para refletir, é impossível escapar da fé na vida. Até para ser agnóstico, é necessário ter fé que nada existe após a morte, pois não há como ter a experiência direta disso até o momento da morte.

A diferença do Budismo é que há um convite a dar um voto de confiança a tal premissa (da natureza imaculada) e com isso ter a possibilidade de ter a experiência direta disso mediante os métodos propostos, que são basicamente alguns tipos de meditação.

A fé no Budismo é definida como fé inteligente, pois ela só advém após testes e provas através da experiência direta, muito similar a qualquer método científico sério, onde se parte de uma premissa e o método busca provar ou refutar tal premissa.

Acredito que o maior problema no Ocidente com a fé é o peso que o termo carrega e sua atribuição às religiões judaico-cristãs, que pregam a chamada fé cega, algo que não possui qualquer espaço no Budismo. No Budismo, a fé apenas surge depois que a pessoa ouviu ensinamentos, contemplou, meditou sobre e colocou em prática. Ou seja, a fé surge da experiência direta do praticante.

Assim, se você duvida que a natureza da mente seja pura, ok, comece a meditar, estude e reflita, pois não existe a proibição de meditar, ler, estudar e praticar se você duvida disso. Apenas é necessário acreditar nisso para quem se torna Budista, através da cerimônia da tomada de votos de refúgio, mas até lá, dá para seguir sem essa "preocupação".

O Budismo não é um caminho para todo mundo e não estou aqui querendo que alguém se torne budista ou algo assim, mas se alguém sentir a conexão, faça o esforço, busque entender mais, ouça ensinamentos de mestres reconhecidos e tire suas próprias conclusões.


Visualizar anexo 230585


budismo é mesmo só mais uma religião.

Lembre-se que essa é apenas mais uma opinião. A experiência de uma pessoa. E o Batchelor não é representante do Budismo, então ele não pode definir o que Budismo é ou não é.

É como se um terraplanista chegasse aqui e dissesse: "A Terra é plana". Isso não muda em nada o fato de a Terra ser o que é, entende?

Quando perguntaram a Sua Santidade o Dalai Lama se Budismo era uma religião, ele disse que pode ser, mas que para ele é muito mais uma ciência da mente.
Eu prefiro esse termo segundo minha experiência pessoal, ou então o termo: caminho espiritual.

Talvez para alguns monges seja uma religião e a meu ver, também não há problema com isso, desde que torne as pessoas melhores, mas para mim não se encaixa como religião, dentre tantos motivos, pelo fato de o Buddha ter dito que não precisávamos acreditar no ensinamento dele apenas porque ele tinha dito, mas que os alunos deveriam tirar suas próprias conclusões baseadas em ouvir, contemplar, meditar e colocar em prática. Eu nunca vi uma religião em que o líder máximo diz isso, rs
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Na verdade a ignorância pode ser subdividida em duas, a ignorância mais "cotidiana" que é um dos três venenos e a ignorância mais básica, que nada mais é do que a falta de reconhecimento da natureza pura da mente.

Se você parar para refletir, é impossível escapar da fé na vida. Até para ser agnóstico, é necessário ter fé que nada existe após a morte, pois não há como ter a experiência direta disso até o momento da morte.

A diferença do Budismo é que há um convite a dar um voto de confiança a tal premissa (da natureza imaculada) e com isso ter a possibilidade de ter a experiência direta disso mediante os métodos propostos, que são basicamente alguns tipos de meditação.

A fé no Budismo é definida como fé inteligente, pois ela só advém após testes e provas através da experiência direta, muito similar a qualquer método científico sério, onde se parte de uma premissa e o método busca provar ou refutar tal premissa.

Acredito que o maior problema no Ocidente com a fé é o peso que o termo carrega e sua atribuição às religiões judaico-cristãs, que pregam a chamada fé cega, algo que não possui qualquer espaço no Budismo. No Budismo, a fé apenas surge depois que a pessoa ouviu ensinamentos, contemplou, meditou sobre e colocou em prática. Ou seja, a fé surge da experiência direta do praticante.

Assim, se você duvida que a natureza da mente seja pura, ok, comece a meditar, estude e reflita, pois não existe a proibição de meditar, ler, estudar e praticar se você duvida disso. Apenas é necessário acreditar nisso para quem se torna Budista, através da cerimônia da tomada de votos de refúgio, mas até lá, dá para seguir sem essa "preocupação".

O Budismo não é um caminho para todo mundo e não estou aqui querendo que alguém se torne budista ou algo assim, mas se alguém sentir a conexão, faça o esforço, busque entender mais, ouça ensinamentos de mestres reconhecidos e tire suas próprias conclusões.

Se fé é acreditar sem provas, concordo. Até porque não é possível verificar tudo, e evidências podem ser suficientes ou não dependendo do grau de rigor empregado.

Ainda sim, em toda a obra há constante menção à verdadeira essência, a natureza da mente, karma, planos de existência... Estou relendo o livro nesse instante, mas tenho dificuldade em separar exercícios mais "mundanos" como simplesmente relaxar a mente ou contemplar a impermanência daqueles relacionados à visão cosmológica da doutrina.

Além disso minhas motivações são egoístas, o que aparentemente é um non-starter. Vou continuar a releitura e ver se consigo baixar o ceticismo a ponto de meditar e refletir.

-----------------------------------
O seu comentário sobre o Budismo não ser um caminho para todos me chamou atenção. O objetivo da prática espiritual não deveria ser a busca da libertação de todos os seres? Ou isso é particular à vertente budista a qual pertencia o Chagud Tulku?

230656
 

Scant S/A

Bam-bam-bam
Mensagens
646
Reações
2.544
Pontos
283
Na verdade a ignorância pode ser subdividida em duas, a ignorância mais "cotidiana" que é um dos três venenos e a ignorância mais básica, que nada mais é do que a falta de reconhecimento da natureza pura da mente.

Se você parar para refletir, é impossível escapar da fé na vida. Até para ser agnóstico, é necessário ter fé que nada existe após a morte, pois não há como ter a experiência direta disso até o momento da morte.

A diferença do Budismo é que há um convite a dar um voto de confiança a tal premissa (da natureza imaculada) e com isso ter a possibilidade de ter a experiência direta disso mediante os métodos propostos, que são basicamente alguns tipos de meditação.

A fé no Budismo é definida como fé inteligente, pois ela só advém após testes e provas através da experiência direta, muito similar a qualquer método científico sério, onde se parte de uma premissa e o método busca provar ou refutar tal premissa.

Acredito que o maior problema no Ocidente com a fé é o peso que o termo carrega e sua atribuição às religiões judaico-cristãs, que pregam a chamada fé cega, algo que não possui qualquer espaço no Budismo. No Budismo, a fé apenas surge depois que a pessoa ouviu ensinamentos, contemplou, meditou sobre e colocou em prática. Ou seja, a fé surge da experiência direta do praticante.

Assim, se você duvida que a natureza da mente seja pura, ok, comece a meditar, estude e reflita, pois não existe a proibição de meditar, ler, estudar e praticar se você duvida disso. Apenas é necessário acreditar nisso para quem se torna Budista, através da cerimônia da tomada de votos de refúgio, mas até lá, dá para seguir sem essa "preocupação".

O Budismo não é um caminho para todo mundo e não estou aqui querendo que alguém se torne budista ou algo assim, mas se alguém sentir a conexão, faça o esforço, busque entender mais, ouça ensinamentos de mestres reconhecidos e tire suas próprias conclusões.




Lembre-se que essa é apenas mais uma opinião. A experiência de uma pessoa. E o Batchelor não é representante do Budismo, então ele não pode definir o que Budismo é ou não é.

É como se um terraplanista chegasse aqui e dissesse: "A Terra é plana". Isso não muda em nada o fato de a Terra ser o que é, entende?

Quando perguntaram a Sua Santidade o Dalai Lama se Budismo era uma religião, ele disse que pode ser, mas que para ele é muito mais uma ciência da mente.
Eu prefiro esse termo segundo minha experiência pessoal, ou então o termo: caminho espiritual.

Talvez para alguns monges seja uma religião e a meu ver, também não há problema com isso, desde que torne as pessoas melhores, mas para mim não se encaixa como religião, dentre tantos motivos, pelo fato de o Buddha ter dito que não precisávamos acreditar no ensinamento dele apenas porque ele tinha dito, mas que os alunos deveriam tirar suas próprias conclusões baseadas em ouvir, contemplar, meditar e colocar em prática. Eu nunca vi uma religião em que o líder máximo diz isso, rs
complicado não falar q budismo é uma religião, pois ele lida com demônios, espíritos, deuses, reencarnação inclusive na forma de animais, insetos etc
e a prova deles disso tudo é o testemunho de monges há muito defuntos

ciência da mente? budismo tá longe de parecer com psicologia...fora que budismo usa fé e não provas cientificas (meditação como método cientifico soaria como piada para um cientista. no final é só mais um nome bonito pra "fé")

buda não é o líder máximo.

ele FOI o líder máximo.

o budismo hoje é dividido em "feudos" ao redor do mundo. ele duvido q esses feudos se deem bem.

assim como há vários movimentos dentro da igreja católica, há vários movimentos dentro do budismo, com hierarquias, cânticos, rituais, liturgias próprias e tudo regionalizado.

chamar tudo isso de ciência, é chamar qq religião de ciência

provavelmente quando buda falou isso (2500 anos atrás), o budismo ainda não era religião e nem tinha a estrutura atual.

assim como as palavras originais de buda são pouco estudas hoje em dia, as palavras de jesus cristo são mal interpretadas por sacerdotes católicos e protestantes que sentam em tronos de ouro enquanto há fome pelo mundo.

fora q rola putaria entre os budistas como em outras religiões, ahahahahahahha
 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.143
Reações
16.755
Pontos
803
Meditei um tempo e teve um dia que de repente surgiu uma espécie de pressão inicialmente na cabeça. Mas isso meio que se movia pelo corpo, e parecia coincidir com as posições que dizem haver chacras.

Isso faz 8 anos, eu parei pouco tempo depois, apesar de ainda ficar sentindo essas pressões. Eu passei a ignora-las e aí elas não aparecem, mas se eu me concentrar eu ainda consigo sentir alguma coisa.

Até fiz um teste aqui e senti no céu da boca e garganta.

Não sei o que é, já pesquisei e tem possíveis explicações que vai nesse sentido aí de chacras, energias e tal. Mas decidi deixar pra lá, as vezes é melhor nem mexer com o desconhecido.
 

Scant S/A

Bam-bam-bam
Mensagens
646
Reações
2.544
Pontos
283
Meditei um tempo e teve um dia que de repente surgiu uma espécie de pressão inicialmente na cabeça. Mas isso meio que se movia pelo corpo, e parecia coincidir com as posições que dizem haver chacras.

Isso faz 8 anos, eu parei pouco tempo depois, apesar de ainda ficar sentindo essas pressões. Eu passei a ignora-las e aí elas não aparecem, mas se eu me concentrar eu ainda consigo sentir alguma coisa.

Até fiz um teste aqui e senti no céu da boca e garganta.

Não sei o que é, já pesquisei e tem possíveis explicações que vai nesse sentido aí de chacras, energias e tal. Mas decidi deixar pra lá, as vezes é melhor nem mexer com o desconhecido.
as vezes é só mal alimentação - carência de vitamina e minerais, ahahahahahaha
 
Topo Fundo